Alice Mendonça Paz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2010) e Especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Ao longo de sua trajetória profissional, acumulou experiências em Psicologia Organizacional, Social e Clínica atuando na promoção de atividades voltadas à formação e ao desenvolvimento humano e social dentre os quais se destacam as intervenções realizadas na docência do ensino superior e de forma interdisciplinar na promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos. Por acreditar especialmente no alcance da Arte como ferramenta de transformação ético-política e poética de transformação do homem e do mundo participou de grupos de canto-coral e grupos cênicos, bem como desenvolveu e mediou oficinas e socioeducativas para crianças, adolescentes, adultos e idosos permeados pela Arte-Educação em diversos programas e projetos das políticas de Assistência Social de Fortaleza. Em seus trabalhos recentes tem se voltado a pesquisa e intervenção (clinica e social) na área da saúde mental, investigando, principalmente como o contexto laboral e suas relações pode atuar na promoção ou enfraquecimento da constituição subjetiva dos trabalhares de sua práxis.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Saúde Mental

2013 - 2015

Universidade Estadual do Ceará
Título: A SÍNDROME DE BURNOUT NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE 2010 À 2014
Orientador: Profa. Dra. Maria Salete Bessa Jorge

Graduação em Psicologia

2001 - 2010

Universidade de Fortaleza
Título: Relações entre Beleza e Auto-Estima em mulheres de 20 a 40 anos na cidade de Fortaleza.
Orientador: Raquel Costa Alencar

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Capacitação em Psicopatologia na Infância e na Adolescência. (Carga horária: 40h). , Sociedade Cearense de Psiquiatria, SOCEP, Brasil.

2012 - 2012

DISSEMINADORES EXTERNOS DE INFORM. PREVIDENCIÁRIAS. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional do Seguro Social (CE), INSS, Brasil.

2011 - 2011

CAPACITAÇÃO SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.

2005 - 2005

VIVENDO VALORES PARA REABILITAÇÃO DO USO DE DROGAS. (Carga horária: 30h). , VIVENDO VALORES NA EDUCAÇÃO (CE), VVE - CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Organizacional.

Participação em eventos

III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - "Construindo a Psicologia Brasileira: Desafios da Ciência e Prática Psicológica". 2003. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - Diversidade Sexual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - 'Cuidando dos nossos Idosos'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - Drogadição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - Pessoas com Deficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - Igualdade Racial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAZ, A. M. . Palestra de Educação em Direitos Humanos - Meio Ambiente e Cidades Sustentáveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

PAZ, A. M. . Ciclo de Formação de Multiplicadores sobre Cidades Sustentáveis. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAZ, A. M. . Ciclo de Formação de Multiplicadores sobre Mídia e Direitos Humanos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAZ, A. M. . Ciclo de Formação de Multiplicadores sobre Controle Social. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAZ, A. M. . Instituto Moenda de Canto. 2007. Interpretação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Programa Raízes de Cidadania

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Social, Carga horária: 30

Outras informações:
PROGRAMA RAÍZES DE CIDADANIA (SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS ? SDH / PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA) Atividades: Facilitação de Oficinas, Rodas de Conversa e Palestras sobre Direitos Humanos dos cinco eixos de foco do Programa Raiz de Cidadania: Criança e Adolescente; Idosos; Pessoas com Deficiência; Igualdade Racial; Diversidade Sexual / Atendimento da demanda espontânea da Psicologia (atendimentos individuais) e realização de encaminhamentos para equipamentos da rede / Grupos de Estudo / Visitas Institucionais para articulação da rede / Consolidação de parcerias com líderes comunitários.

2011 - 2012

Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Facilitadora de Cursos, Carga horária: 20

Outras informações:
Sob a função de Psicóloga Social, incumbiu-me a Elaboração e Facilitação de Cursos intitulados ?Ciclo de Formação de Multiplicadores em Direitos Humanos?, com o intuito de capacitar professores, líderes comunitários, agentes de saúde e outros parceiros na comunidade à disseminação de conhecimentos referentes aos Direitos Humanos em seus locais de trabalho. Cada ciclo desenvolvia-se em 20h semanais. Temas principais: ?Mídia e Direitos Humanos? / ?Controle Social? / ?Cidades Sustentáveis? / ?Meio-Ambiente?.

2011 - 2011

Centro de Referência de Assistência Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Social, Carga horária: 40

Outras informações:
CRAS ? CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ? SEMAS / PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA ) Atuação em programas de atenção integral às famílias do território (acompanhamento familiar mensal, por meio de atendimentos individuais e de visitas domiciliares) / Atuação em programas de inclusão produtiva (capacitação profissional de mulheres da comunidade) / Inscrição de usuários em projetos de enfrentamento à pobreza (Bolsa-Família e outros benefícios de transferência de renda) / Facilitação de grupos socioeducativos para Crianças (7 a 11 anos), grupos de adolescentes (15 a 17 anos, sob inscrição no Projovem Adolescente) e grupos de idosos, com foco na sua proteção, socialização e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários / Articulação com os equipamentos da rede e realização de encaminhamentos.

2011 - Atual

Psicologia Clínica

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicoterapia para adolescentes e adultos.

2004 - 2006

Fundação Nacional de Saúde - CE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Clínica e Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Aconselhamento Psicológico e Encaminhamentos para equipamentos da rede / Visitas Domiciliares e Hospitalares a servidores enfermos / Facilitação de Grupos Terapêuticos com foco no Tratamento da Dependência Química (Álcool e outras Drogas) dos servidores e familiares.

2008 - 2010

Hospital Otoclínica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Organizacional, Carga horária: 25

Outras informações:
Recrutamento e seleção para todos setores do hospital; elaboração de relatórios mensais sobre pesquisas de opinião (ouvidoria); aplicação, apuração e classificação estatística de avaliação de desempenho dos funcionários; entrevistas de desligamento; apoio a treinamentos; apoio a ações de RH e Marketing; atividades burocráticas (arquivamento, atendimento interno, preenchimento de fichas, protocolo de documentos).

2010 - 2010

Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Organizacional, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de RH da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e Talentos Humanos, realizando atividades de Recrutamento e Seleção por competências, elaboração de contratos de estágios, acompanhamento funcional de colaboradores, atividades burocráticas, atendimento telefônico de esclarecimento sobre os serviços oferecidos pelo SINE/IDT.

2006 - 2007

MRH ? Gestão de Pessoas e Serviços

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Organizacional, Carga horária: 25

Outras informações:
Recrutamento e Seleção para empresas clientes / Negociação sobre vagas (requisitos, remuneração, carga horária) com as empresas clientes / Acompanhamento de Estagiários / Atividades burocráticas do setor.

2014 - Atual

Faculdade Kurios

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Titular das Disciplinas de Introdução à Psicologia e Psicologia Social, nos cursos de Serviço Social e Pedagogia

2014 - 2016

CENTRO POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento psicológico, encaminhamentos para a rede sócio-assistencial, acompanhamento de abordagens sociais de rua, desenvolvimento de oficinas socioeducativas, mediação de conflitos, elaboração de relatórios

2014 - 2016

Rede Aquarela, -

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento Psicossocial a Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual / Palestras no Núcleo de Disseminação do equipamento, facilitando ações integradas de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil

2015 - Atual

Organizações publicas e privadas/ equipamentos sociais, -

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 20

Outras informações:
Palestras Motivacionais e de Treinamento

2004 - 2004

Casa da Tia Léa, -

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento psicopedagógico dos processos de desenvolvimento de crianças com especial atenção as estratégias de inclusão pedagógica e social.