Flávia Carla Takaki Cavichioli

Mestre em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas a Regeneração Tecidual pela UNIFESP. Graduada em Enfermagem pela Universidade De Mato Grosso do Sul (2006) e Bacharel em Administração pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2015), possui pós graduação em Urgências pela UNOESTE (2008), Farmacologia pela Universidade Dom Bosco (2011), Docência em Ensino Superior pela FAPREV (2012), Saúde Pública no Sistema Prisional pela UFMS (2015) e pós graduação em Empreendedorismo pela Universidade do Brasil (2018). Atuação como docente pela Centro Paula Souza (2016), curso de atendente de Farmácia (2017) na Escola Manager Cursos e curso de Marketing Digital e Vendas em redes sociais (2022). Pós graduanda em Terapias alternativas e complementares em Saúde pela Novoeste. Atualmente atua em atividades assistenciais no Sistema Prisional do Estado de São Paulo e por quinze anos desenvolveu atividades de Cordenação e Gestão á Assistência á Saúde em uma unidade Prisional. Pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP/FIOCRUZ/RJ,participando no estado de São Paulo no desenvolvimento do Inquerito Nacional sobre as Condições de Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade e Análise Qualitativa da Politica Nacional de Atençao Integral à Saude dessa populaçao, coordenada por Maria Cecilia de Souza Minayo.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciencia, Tecnologia e Gestão Aplicadas á Regeneração Tecidual

2018 - 2020

Universidade Federal de São Paulo
Título: CURSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE ON LINE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Leila Blanes
Coorientador: Denise Nicodemo e Gisele Grinevicius Garbe. Palavras-chave: Educação continuada; Educação em enfermagem; Educação a distância; Capacitação profissional; Ferimentos e lesões; Prisões.

Especialização em andamento em Pós-graduação em Práticas Integrativas e Terapias Complementares em Saúde

2024 - Atual

Faculdade Novoeste

Especialização em Empreendedorismo

2017 - 2018

Universidade Brasil
Título: Enfermeiro: Ator no empreendedorismo social
Orientador: José Carlos Zanetti

Especialização em GESTÃO EM SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL

2013 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: REALIZAÇÃO DE TESTE RÁPIDO PARA DIAGNÓSTICO DA HEPATITE B E C NA INCLUSÃO DE SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL
Orientador: Jumara Espíndola dos Santos

Especialização em DOCENCIA EM ENSINO SUPERIOR

2011 - 2012

Centro Venceslauense de estudos avançados
Título: ADEQUAÇÃO DA GRADE CURRICULAR PARA O DOCENTE DE ENFERMAGEM
Orientador: Prof. Ms. Marcos Jesus Boaretti Puerta

Especialização em Farmacologia

2010 - 2011

Universidade Católica Dom Bosco
Título: Coinfecção Virus da Imunodeficiencia Humana e tuberculose: uma revisao de literatua
Orientador: Erica Siu

Especialização em Urgências

2007 - 2008

Universidade do Oeste Paulista
Título: INTOXICAÇÃO DIGITÁLICA: FATORES DE RISCO AO PACIENTE E ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA NA EMERGÊNCIA
Orientador: Maria Nilda C. Barros Barreto.

Graduação em Administração

2012 - 2015

Instituto Educacional do Estado de São Paulo
Título: Nanotecnologia Soluções Empresariais
Orientador: Miguel Farina Neto

Graduação em Enfermagem

2002 - 2006

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Hipertensão Arterial Sistêmica e Síndrome Metabólica: Avaliação do Nível de conhecimento sobre estas doenças e das terminologias de uso freqüente no cotidiano dos pacientes atendidos pelo programa ?Hiperdia - SUS? no município de Três Lagoas-MS.
Orientador: Mário Augusto da Silva Freitas

Formação complementar

2017 - 2017

Fitoterapia. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de HIV. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de hepatites virais. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de sifilis. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Coleta de sangue- Diagnóstixo e monitoramento das DST,AIDS e hepatites vira. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Biossegurança laboratórios de DST, AIDS e hepatites virais. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Zika abordagem clínica na atenção básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

Urgencias psiquiatricas. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Prisional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Famacologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Terapias Interativas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em saúde.

Organização de eventos

CAVICHIOLI, F.C.T. ; GARCIA, S. J. ; BORGES, D. T. M. ; BLANES, L. ; FERREIRA, L. M. . 1 Encontro sobre Prevenção e Tratamento de Lesão por pressão da Região de Araçatuba. 2018. (Outro).

Participação em eventos

1 resercha Day 2024- UNIFESP. 2024. (Congresso).

4ºCongresso Paulista de Estomoterapia. LESOES POR QUEIMADURAS COM EVOLUCAO PARA ULCERA DE MARJOLIN. 2024. (Congresso).

III SIMPOSIO ONLINE DE GERIATRIA: USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA PESSOA IDOSA. 2024. (Simpósio).

13 Encontro Mineiro de Angiologia e Cirurgia Vascular.ENFERMEIRO: ATOR NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL. 2020. (Encontro).

Congresso Paulista de Estomoterapia online. Manejo de paciente com síndrome de fournier: relato de caso. 2020. (Congresso).

Congresso Paulista de Estomoterapia online. Qualidade de Vida e autoestima de pacientes com úlcera venosa atendidos nas unidades de saúde da família em município da mesorregião metropolitana da capital mineira. 2020. (Congresso).

Tratamento Avançado de Feridas com abordagem Transdisciplinar. 2020. (Outra).

V Simpósio Internacional de Estomaterapia do Noroeste Paulista."Uso das metodologias ativas de ensino em cursos de capacitação da enfermagem". 2019. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Estomaterapia. CURSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE ON LINE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS. 2019. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Estomoterapia. CARACTERIZAÇÃO DOS PRIVADOS DE LIBERDADE COM DERMATOSES EM UMA UNIDADE PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2019. (Congresso).

1 Encontro sobre Prevenção e tratamento de Lesão Pressão na Região de Araçatuba.Escalas de Avaliação de Risco- o que há de novo?. 2018. (Encontro).

Encontro de Atualização em imunização. 2017. (Encontro).

Forum de Prevenção- GVE Presidente Prudente e Presidente Venceslau. 2017. (Outra).

Fórum Estadual de Tuberculose. 2016. (Outra).

3 Conferencia Municipal de Saúde de Presidente Venceslau. 2015. (Outra).

Curso: IPGN Iniciando um pequeno Grande Negócio. 2015. (Outra).

Curso AE Aprendendo a empreender. 2015. (Outra).

Curso Gestão Ambiental. 2015. (Outra).

Curso MEI Microempreendedor individual. 2015. (Outra).

IX Semana de Administração. 2015. (Outra).

Organização de Quermesse- Administração. 2015. (Outra).

Palestra: Planejamento O primeiro passo para começar seu negócio. 2015. (Outra).

Palestra Projeto Incubadora. 2015. (Outra).

VI Semana Acadêmica Diversidade e Formação: Gênero, deficiência e identidade ética. 2015. (Outra).

Palestra Gestão de Pessoas. 2014. (Outra).

PPRA-Como Elaborar corretamente com foco na NR 32. 2014. (Outra).

Programa de Imunizações. 2014. (Outra).

Semana Acadêmica de Administração. 2013. (Outra).

Administração e motivação. 2012. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem ao Paciente com HIV. 2012. (Outra).

Curso de Neurologia. 2012. (Outra).

Curso Empregabilidade. 2012. (Outra).

O Circo como empresa. 2012. (Outra).

Palestra Empregabilidade. 2012. (Outra).

Palestra Empregabilidade. 2012. (Outra).

Programa Agentes Promotores de Saúde. 2012. (Outra).

VII Semana de Administração. 2012. (Outra).

Curso Alterações e intervenções associadas ao envelhecimento. 2010. (Outra).

Curso SAE. 2010. (Outra).

Distúrbios Emocionais e Comportamentais do paciente na clínica. 2010. (Outra).

I Encontro Práticas Estadual do Sistema Prisional-Juntos Vencemos a tuberculose". 2010. (Encontro).

II Fórum Paulista RH em Enfermagem. 2010. (Outra).

Palestra Segurança do Paciente. 2010. (Outra).

Quimioterapia: Atualizando o saber e o fazer do enfermeiro. 2010. (Outra).

V Encontro de Capacitação Continuada "Hipertensão e Diabetes". 2010. (Encontro).

Curso para Inciante na área da Saude. 2009. (Outra).

I Encontro Práticas de Saúde. 2009. (Encontro).

I Encontro Regional de Enfermeiros" O cotidiano do Cuidador- hanseníase". 2009. (Encontro).

Aprendendo a Empreender. 2008. (Outra).

Curso Análise e Planejamento Financeiro. 2008. (Outra).

Curso Como vender mais e melhor. 2008. (Outra).

Curso de Enfermagem em Administração e Gerenciamento de Serviço Hospitalar. 2008. (Outra).

Curso de Olho na Qualidade:5Ss para os pequenos negócios. 2008. (Outra).

Curso Segurança e Prevenção no uso de perfurocortantes. 2008. (Outra).

Segurança e uso de Perfurocortantes. 2008. (Outra).

9° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e 3° Congresso Nacional de Residência de Enfermagem. 2006. (Congresso).

Curso a Arte de falar em Público. 2006. (Outra).

Curso de Consulta de Enfermagem no PSF. 2006. (Congresso).

Curso Farmacologia Aplicada na Enfermagem: Interação medicamentosa, preparo e cálculo de d dosagem. 2006. (Congresso).

Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra Tuberculose.Orientações, informações de demonstração do Bacilo de Koch. 2006. (Outra).

Capacitação e atualização em urgência e emergência (UTI e PS). 2005. (Outra).

Capacitação em rastreamento para o câncer de Mama por meio de exame Clínico. 2005. (Outra).

Configure o Word para publicação científica nas normas da ABNT. 2005. (Outra).

Curso Gestão de Pessoas. 2005. (Outra).

Curso Marketing Pessoal. 2005. (Outra).

Dicas econômicas. 2005. (Outra).

I Jornada de biologia: uma profissão há 25 anos em expansão. 2005. (Outra).

Qualidade no atendimento ao usuário do serviço público. 2005. (Outra).

1°Conferência Municipal de saúde Bucal e 1°Conferência de Ciência e tecnologia e inovação em saúde de Três Lagoas. 2004. (Outra).

1°Jornada de Enfermagem da UFMS de Três Lagoas. 2004. (Outra).

7°Congresso Brasileiro dos conselhos de Enfermagem. 2004. (Congresso).

Atendimento com qualidade. 2004. (Outra).

Atualização em punção venosa. 2004. (Outra).

Eletrocardiografia clínica. 2004. (Outra).

Prática Interdisciplinar em Neonatologia. 2004. (Outra).

Projeto "formar o professor, formar cidadão: o desafio de trabalhar com a prevenção das drogas. 2004. (Outra).

6° Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem. 2003. (Congresso).

Acesso Venoso. 2003. (Outra).

Anotações de enfermagem. 2003. (Outra).

II Encontro de estudantes de enfermagem de Mato Grosso do Sul. 2003. (Encontro).

Semana de História Estudo Afro-Brasileiros Histótia e Cultura: Reflexões".Projeto Avaliação de fatores contribuintes para doenças arterioscleróticas. 2003. (Outra).

Produções bibliográficas

  • DO NASCIMENTO FILHO, HÉLIO MARTINS ; SUZUKI, VANESSA YURI ; BORGES, DANIELA TINTI MOREIRA ; FERREIRA, FABÍOLA ARANTES ; CAVICHIOLI, FLÁVIA CARLA TAKAKI ; REIS, ELISÂNGELA SOARES DA SILVA ; COSTA, LARA MENDES CHAER REZENDE ; REZENDE, LEONARDO CHAER ; GONZAGA, DAIANE CHRIS DE OLIVEIRA ; GRAGNANI, ALFREDO . Tratamento e custo-efetividade de paciente com úlceras venosas ativas há 34 anos: relato de caso. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 17363-17380, 2023.

  • CAVICHIOLI, F.C.T. ; BLANES, L. ; GARBE, G. G. ; NICODEMO, D. ; FERREIRA, L. M. . EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTANCIA DE ENFERMAGEM PARA TRATAMENTO DE FERIDAS NO PRESIDIO. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 1, p. 1, 2022.

  • MARTINS DO NASCIMENTO FILHO, HÉLIO ; BLANES, LEILA ; FERREIRA GONÇALVES P. DE CASTRO, NATÁLIA ; MAIA PRADO, BEATRIZ ; TINTI MOREIRA BORGES, DANIELA ; TAKAKI CAVICHIOLI, FLÁVIA CARLA ; MASAKO FERREIRA, LYDIA . Qualidade de vida e autoestima de pacientes com úlcera venosa. NURSING (SÃO PAULO) , v. 24, p. 5115-5127, 2021.

  • TAKAKI CAVICHIOLI, FLÁVIA CARLA ; MARTINS DO NASCIMENTO FILHO, HÉLIO ; TINTI MOREIRA BORGES, DANIELA ; BLANES, LEILA ; MASAKO FERREIRA, LYDIA . Educação continuada e metodologias ativas em cursos a distância em enfermagem: revisão integrativa da literatura. NURSING (SÃO PAULO) , v. 24, p. 5670-5685, 2021.

  • NASCIMENTO FILHO, HÉLIO MARTINS DO ; FERREIRA, FABÍOLA ARANTES ; REIS, ELISÂNGELA SOARES DA SILVA ; BORGES, DANIELA TINTI MOREIRA ; CAVICHIOLI, FLÁVIA CARLA TAKAKI ; COSTA, LARA MENDES CHAER REZENDE . Diagnóstico e tratamento de úlcera hipertensiva de Martorell: artigo de revisão. NURSING (SÃO PAULO) , v. 24, p. 6505-6510, 2021.

  • MARTINS DO NASCIMENTO FILHO, HÉLIO ; TINTI MOREIRA BORGES, DANIELA ; ARANTES FERREIRA, FABÍ­OLA ; MENDES CHAER REZENDE COSTA, LARA ; SOARES DA SILVA REIS, ELISÂNGELA ; TAKAKI CAVICHIOLI, FLÁVIA CARLA . Enfermeiro: ator no empreendedorismo social. NURSING (SÃO PAULO) , v. 24, p. 6063-6074, 2021.

  • SANTOS, CARLA NASCIMENTO SOUZA ; OLIVEIRA, GABRIELA MAIA DE ; CAVICHIOLI, FLÁVIA CARLA TAKAKI ; NASCIMENTO FILHO, HÉLIO MARTINS DO ; FERREIRA, FABÍOLA ARANTES ; BORGES, LOANIELA TINTI MOREIRA . Lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos: prevenção e fatores de risco associados. NURSING (SÃO PAULO) , v. 24, p. 6480-6486, 2021.

  • CAVICHIOLI, F.C.T. ; DO NASCIMENTO FILHO, HÉLIO MARTINS ; BORGES, D. T. M. ; BLANES, L. ; FERREIRA, L. M. . O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: I Jornada Paulista Sobratafe Online de Tratamento Avançado de Feridas, 2020, São Paulo. I Jornada Paulista Sobratafe Online, 2020.

  • DO NASCIMENTO FILHO, HÉLIO MARTINS ; REIS, E. S. S. ; FERREIRA, F. A. ; BORGES, D. T. M. ; CORRÊA, F. C. T. ; MARQUES, E. A. ; ROCHA, C. C. V. ; VIEIRA, C. P. ; COSTA, L. M. C. R. . DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE ÚLCERA HIPERTENSIVA DE MARTORELL. In: Jornada Paulista Sobratafe Online de Tratamento Avançado de Feridas, 2020, São Paulo. I Jornada Paulista Sobratafe Online, 2020.

  • CAVICHIOLI, F.C.T. ; NASCIMENTO FILHO, H. M. ; BORGES, D. T. M. ; BLANES, L. ; FERREIRA, L. M. . CURSOS DE CAPACITAÇÃO DA ENFERMAGEM: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: I Jornada Paulista Sobratefe online, 2020. Anais da I Jornada Paulista Sobratafe Online, 2020.

  • NASCIMENTO FILHO, H. M. ; REIS, E. S. S. ; SUZUKI, V. ; FERREIRA, F. A. ; BORGES, D. T. M. ; CAVICHIOLI, F.C.T. ; CASTRO, N. F. G. P. ; MARQUES, E. A. ; ROCHA, C. C. V. ; VIEIRA, C. P. ; COSTA, L. M. C. R. . DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE ÚLCERA HIPERTENSIVA DE MARTORELL. In: I Jornada Paulista Sobratefe online, 2020. Anais da I Jornada Paulista Sobratafe Online, 2020.

  • NASCIMENTO FILHO, H. M. ; REIS, E. S. S. ; SUZUKI, V. ; FERREIRA, F. A. ; BORGES, D. T. M. ; CAVICHIOLI, F.C.T. ; CASTRO, N. F. G. P. ; MARQUES, E. A. ; ROCHA, C. C. V. ; VIEIRA, C. P. ; CSOTA, L. M. C. R. . Diagnostico e Tratamento da ulcera hipertensiva de Martorell. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO FILHO, H. M. ; CAVICHIOLI, F.C.T. ; BORGES, D. T. M. ; BLANES, L. ; FERREIRA, L. M. . Cursos de Capacitação de enfermagem: O uso de metodologias ativas e o processo de aprendizagem. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVICHIOLI, F.C.T. ; NASCIMENTO FILHO, H. M. ; BORGES, D. T. M. ; BLANES, L. ; FERREIRA, L. M. . Uso Das Metodologias Ativas De Ensino Em Cursos De Capacitação Da Enfermagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO FILHO, H. M. ; CASTRO, N. F. G. P. ; BLANES, L. ; BORGES, D. T. M. ; CAVICHIOLI, F.C.T. ; FERREIRA, L. M. . Caracterização dos pacientes com úlcera venosa em tratamento na atenção primária à saúde em cidade de médio porte do interior de Minas Gerais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVICHIOLI, F.C.T. ; BORGES, D. T. M. ; GARBE, G. G. ; BLANES, L. ; NICODEMO, D. ; FERREIRA, L. M. . CURSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE ON LINE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BLANES, L. ; CORRÊA, F. C. T. ; SANTOS, R. . Atualização de Lesão por pressão: o que há de novo?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Administração Penitenciária. , Antonio Marques da Silva, sn, centro, 19400000 - Presidente Venceslau, SP - Brasil, Telefone: (18) 32711100

Experiência profissional

2008 - Atual

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Manager

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 4

2022 - Atual

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

2016 - 2016

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Processo seletivo/ contrato por tempo determinado licença

2007 - 2007

SANTA CASA DE PRESIDENTE VENCESLAU

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagio Voluntario, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.