Maria Renúbia Nunes Silva

Atualmente é estudante do curso de direito. Técnica em agroecologia. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, agroecologia, realidade dos estudantes e ensino-aprendizagem. Possui qualificação profissional em desenvolvimento sustentável, desenvolvimento local, cidadania, empreendedorismo e negócios. É graduada em educação do campo com habilitação em ciências agrárias, pós graduanda em nível de especialização em geografia e meio ambiente, educadora popular e especialista em direito aplicado a educação.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Geografia e Meio Ambiente

2014 - Atual

Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde

Especialização em Direito Aplicado à Educação

2019 - 2022

Faculdade Campos Elíseos
Título: direito aplicado a educação

Graduação em andamento em Direito

2025 - Atual

Faculdade Vale do Pajeú

Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Educação do Campo

2010 - Atual

Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde

Curso técnico/profissionalizante

2009 - 2010

SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2007

ESCOLA CÔNEGO OLÍMPIO TORRES

Formação complementar

2015 - 2015

Politícas Públicas Para a Agricultura Familiar. (Carga horária: 20h). , ONG EDUCOOP, EDUCOOP, Brasil.

2015 - 2015

oficina tecnologias alternativas. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Tuparetama, PMT, Brasil.

2015 - 2015

canteiro econômico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernabuco, UFRPE, Brasil.

2015 - 2015

saneamento básico em áreas rurais. (Carga horária: 20h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2013 - 2013

Administração. , Brasitec Cursos, BRASITEC CURSOS, Brasil.

2012 - 2013

Operador de Microcomputador. (Carga horária: 120h). , Net Word, NET WORD, Brasil.

2012 - 2012

Curso de capacitação e boas práticas de fabricação. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2011 - 2011

Curso Básico de Informática. (Carga horária: 36h). , Rotary Tuparetama, ROTARY, Brasil.

2011 - 2011

Aplicações de vacina em bovino. , Agencia de Defesa e Fiscalização Agropecuária, ADAGRO, Brasil.

2008 - 2008

Consórcio Social da Juventude Rural. (Carga horária: 400h). , Serviço de Tecnologia Alternativa, SERTA, Brasil.

2007 - 2007

Markting Pessoal. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.

2007 - 2007

Cuidados com a Água e Educação Ambiental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Curso Técnico em Agroecologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Participação em eventos

13ª SEIA segurança alimentar e mudanças climáticas. 2015. (Outra).

OFICINA ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO. 2015. (Oficina).

seminário de educação do campo e agroecologia.experiências de educação no município. 2015. (Seminário).

VII seminário nacional de educação e movimentos sociais memória, territórios e sujeitos. 2015. (Seminário).

Amostra de Ecotecnologias. 2014. (Exposição).

II Seminário Paulo Freire "EJA, espaço para aprender, fazer e ser". 2014. (Seminário).

conferencia de educação do campo.compromissos e desafios em busca de uma política pública. 2013. (Outra).

Conferência Municipal de Educação do Campo: compromissos e desafios em busca de uma política pública. 2013. (Outra).

II Seminário Nacional de Educação do Campo e Diversidade Cultural. 2013. (Seminário).

IX COEPE. 2013. (Congresso).

VII semana de licenciatura em ciências agrárias ensino, mundo do trabalho, e culturas locais: mapeando o perfil da licenciatura em ciências agrárias. 2013. (Outra).

VII SEMLICA. 2013. (Seminário).

I Colóqui de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. 2012. (Outra).

I Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco.A Contextualização do Ensino: um enfoque sofre sobre os desafios enfrentados na prática pedagógica de duas escolas do campo no sertão pernarnambucano. 2012. (Outra).

I Congresso Estadual de Educação e Saúde. 2012. (Congresso).

III Seminário do GPEMCE: Educação Matemática Tecnologia e Educação do Campo.A matemática aplicada no cotidiano dos agricultores. 2012. (Seminário).

I Seminário Regional da Caatinga: desertificação. 2012. (Seminário).

Seminário de Inauguração do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo. 2012. (Seminário).

I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo. 2011. (Encontro).

I Intercâmbio de Práticas Educativas e Pesquisa em Educação do Campo.Função Social da Escola do Campo. 2011. (Encontro).

I Intercâmbio de Práticas Educativas e Pesquisas em Educação do Campo.Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Seminário).

II Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade.Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Seminário).

Semiinário Regional de Experiências em Educação do Campo. 2011. (Seminário).

VI COEPE - Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão. Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Congresso).

I Festival das Juventudes em Fortaleza - América Latina e as Lutas Juvenis. 2010. (Encontro).

II Seminário Regional O Direito de Aprender: Experiências de Educação em Alagoas, Paraíba e Pernambuco. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. R. N. ; OLIVEIRA, A.S. . Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. R. N. ; OLIVEIRA, A.S. . Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. R. N. ; OLIVEIRA, A.S. . Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. R. N. ; OLIVEIRA, A.S. . Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. R. N. ; OLIVEIRA, A.S. . Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. R. N. ; OLIVEIRA, A.S. . Função Social da Escola do Campo: Relação ensino-aprendizagem e a realidade do estudante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa

Vínculo: aluno estagiário do SERTA, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
SERTA serviço de tecnologia alternativa

2016 - 2018

Prefeitura Municipal de Tuparetama

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Prefeitura Municipal de Tuparetama

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: projovem campo, Carga horária: 20

Outras informações:
projovem campo saberes da terra

2011 - 2013

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno bolsista da CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
aluna bolsista da CAPES instituição AESA-CESA