THIAGO FABRÍCIO LIMA BITENCORT

Bombeiro Militar do Estado do Pará e Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação de Geografia, participou do Grupo de Estudo "Produção do espaço, dinâmicas territoriais e Geoinformação: Geografia e violência no Estado do Pará" pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Participou do Grupo Afetividade, inteligência e moralidade (AFIM) da Universidade do Estado do Pará - UEPA e Monitor da disciplina Psicologia de Desenvolvimento e Aprendizagem. Atualmente desenvolve trabalhos na área social pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) no Programa Escola da Vida (PEV).

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em GEOGRAFIA

2012 - 2016

Universidade do Estado do Pará
Título: Geografia, Práxis da Transformação: Liberdade e Autonomia como Metas Para a Educação e Formação do Cidadão Crítico
Orientador: Leá Maria da Costa

Curso técnico/profissionalizante em Curso de Formação de Praças BM combatentes/2017

2017 - 2017

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, CBMPa

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Sistema Educacional Sophos

Formação complementar

2018 - 2018

Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos - VA. (Carga horária: 60h). , Secretária Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.

2018 - 2018

Bombeiro Educador. (Carga horária: 60h). , Secretária Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.

2017 - 2017

Condutores de Veículos de Emergência. (Carga horária: 60h). , Secretária Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.

2017 - 2017

Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. (Carga horária: 60h). , Secretária Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Organização de eventos

BITENCORT, T. F. L. . Semana de Conscientização de Saúde Bucal no PEV ( Programa Escola da Vida). 2018. (Outro).

BITENCORT, T. F. L. . Semana Interdisciplinar do PEV ( Programa Escola da Vida), Lutas, Esportes, Jogos e Brincadeiras.. 2018. (Outro).

BITENCORT, T. F. L. . Semana de Conscientização e Guarda Responsável de Animais de Estimação no PEV ( Programa Escola da Vida). 2018. (Outro).

BITENCORT, T. F. L. . XX Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. 2015. (Outro).

BITENCORT, T. F. L. . XIX SEMANA ACADÊMICA. 2014. (Outro).

BITENCORT, T. F. L. . XIV Encontro Paraense de Geografia. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

I workshop de Defesa Civil. Segurança Contra Incêndio e Emergência. 2017. (Outra).

Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará. FEIRA VOCACIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA.EXPOSITOR.. 2015. (Exposição).

I Encontro de Geografia (ENGEO). 2015. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa em Geografia Agrária - UEPA. 2015. (Seminário).

XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana SIMPURB. 2015. (Simpósio).

XX Semana Acadêmica: Educação e Diversidade.. 2015. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Geógrafos.. 2014. (Congresso).

XIX Semana Acadêmica CCSE 2014 Tema: Educação, mídia e participação social. 2014. (Simpósio).

XIV Encontro Paraense de Geografia (EPG).pesquisa e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 2013. (Encontro).

XIV Encontro Paraense de Geografia (EPG). 2013. (Encontro).

Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA).Curso de Licenciatura Plena em Geografia. 2012. (Outra).

I Seminário "Ilha de Cotijuba: ambiente, cultura e história".Ilha de Cotijuba: Uma análise sócio/espacial. 2012. (Seminário).

I Simpósio de estudos e pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. 2012. (Simpósio).

I Simpósio de geografia campus Vigia. 2012. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BITENCORT, T. F. L. . Noções de Prevenção e Extinção a Princípio de Incêndio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Noções Básicas de Salvamento Terrestre, Aquático, e Aéreo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Noções Básicas de Primeiros Socorros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Higiene Pessoal/Coletivo e Prevenção de Doenças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Ética e Cidadania. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Educação Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Estudo e Prática Bombeiro Militar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Incêndio Florestal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. . Prevenção ao Uso de Drogas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCORT, T. F. L. ; COSTA, F. A. B. S. . Liberdade e Autonomia como metas para a Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. P. ; BITENCORT, T. F. L. ; CHAGAS, C. A. N. . ANÁLISE SOCIOESPACIAL DA VIOLÊNCIA NA 12ª AISP: O USO DO TERRITÓRIO, GEOINFORMAÇÃO E INFLUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA URBANA EM BELÉM- PA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITENCORT, T. F. L. ; ALVES, L. S. ; SANTANA, L. L. S. ; SILVA, M. P. ; SILVA, J. M. . O modo de vida camponês e o meio ambiente urbano amazônico: análise do modo da comunidade do Piri na Ilha de Cotijuba em Belém, PA - 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Território, Produção do Espaço e Violência Urbana: Uma leitura Geográfica da Criminalidade na Região Metropolitana de Belém., Descrição: O projeto organizado pelo professor Dr. Clay Anderson Nunes Chagas, resultado de anos de estudos, vinculados aos grupos de Pesquisa: Ordenamento Territorial, Espaço Urbano e Violência na Amazônia, pertencentes a Universidade do Estado do Pará e do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA). O grupo de pesquisa está atrelado a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará ? PROPESP/UEPA,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Fabricio Lima Bitencort - Integrante / clay anderson nunes chagas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Afetividade, inteligência e moralidade., Descrição: O AFIM existe desde 2009 e é formado por professores e alunos, compondo um grupo de 8 pessoas. O grupo tem como referência de estudo Jean Piaget, reconhecido pesquisador da educação e pedagogia. Jean Piaget é natural de Neuchâtel, cidade na Suíça. Falecido em 1980. O pesquisador se especializou em psicologia evolutiva e no estudo de epistemologia genética. Estudos de Jean sobre pedagogia revolucionaram a educação por derrubar visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Fabricio Lima Bitencort - Integrante / Fernando Augusto Bentes De Souza Costa - Coordenador.

Prêmios

2014

Excelência Acadêmica do 2° Ano do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

2013

Excelência Acadêmica do 1° Ano do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitor da disciplina Psicologia de Desenvolvimento e Aprendizagem.

2017 - Atual

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, CBMPa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Soldado do Corpo de Bombeiros do Pará, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Soldado Bombeiro Militar

2017 - Atual

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, CBMPa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Programa Escola da Vida, Carga horária: 20

Outras informações:
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará tendo como premissa a atual Política de Segurança Pública do Estado: ?Segurança com Cidadania?, voltada à prevenção e redução da violência e criminalidade, bem como, a consolidação da cultura da paz social, contribuindo de forma efetiva junto à comunidade, não apenas avançando na melhoria dos serviços prestados, mas também desenvolvendo há vinte e seis anos o Programa Social Escola da Vida, proporcionando a crianças e adolescentes, ações socioeducativas, que lhes assegurem um espaço de construção e promoção da cidadania.