Karine França de Oliveira

Técnica em Eletromecânica pelo IFBA e Engenheira Eletricista pela UFBA com período sanduíche nos Estados Unidos através do programa Ciências sem Fronteiras financiado pela CAPES. Atualmente trabalha como Engenheira Eletricista da Marinha do Brasil na área de desenvolvimento de projetos.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Elétrica

2011 - 2017

Universidade Federal da Bahia
Orientador: em California State University Northridge ( Paulo Cesar)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2007 - 2010

Instituto Federal da Bahia

Formação complementar

2012 - 2012

Aceleradores de Íons e Aceleradoes de Elétrons. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Programação em PIC. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2012 - 2012

Instrumentação: Sensores, Eletrônica e Programação. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Extensão em Eletroeletrônica. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

Participação em eventos

III Semana de Engenharia, Tecnologia e Inovação - IFBA. 2012. (Outra).

V Escola de Inverno de Física - UFBA. 2012. (Outra).

XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Desenvolvimento das estações de monitoramento do detector central do projeto Neutrinos Angra. 2012. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sub-Título do Plano de Trabalho: Desenvolvimento das estações de monitoramento do detector central do Projeto Neutrinos Angra. Objetivos específicos: Projetar e montar o sistema de monitoramento de variáveis de resposta lenta (temperatura, nível de de água, pH, resistividade, umidade), acoplado ao detector central do experimento Neutrinos Angra. Incluindo o desenvolvimento do firmware para o microcontrolador, projeto dos circuitos acessórios à plataforma de desenvolvimento do protótipo e o desenvolvimento do firmware (em C e assembly) para a comunicação CAN.

2015 - 2015

Isidore Electronics Recycling

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estágio Internacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio de verao realizado durante o programa Ciencia sem Fronteiras nos Estados Unidos - California.Isidore é uma empresa em Los Angeles que trabalha com reciclagem de Eletronicos e durante o estagio foi desenvolvido um projeto de avaliacao e teste dos produtos disponiveis no mercado para realizacao de destruicao de dados.

2017 - 2017

Braskem - Camaçari - Eteno

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Supervisionado na Unidade de Insumos Básicos da Braskem na Bahia em atividades de manutenção do sistema elétrico constituído de uma central termoelétrica com 5 geradores de 45MVA, linhas de transmissão para um suprimento adicional de 120MW de energia, mais de 20 subestações, 113 transformadores de força e níveis de tensão de 220V, 480V, 4,16KV, 13,8KV, 69KV e 230KV. Principais ocupações:oGerenciamento de planos de manutenção: Utilização do sistema SAP ERP para análise do custo anual de planos de manutenção elétrica, atualização de planos (periodicidade, lista de objetos, lista de operações e etc.) e criação de planos para novos equipamentos, controle de relatórios das ordens encerradas e etc.oAtuação em técnicas preditivas: Medição de corrente de fuga resistiva em para-raios; Medição de descargas parciais em gerador; Análises físico-química, cromatográfica e de furfuraldehído 2FAL do óleo isolante de transformadores de força; Termografia de linha de transmissão e painéis elétricos; Medição de condutância em banco de baterias chumbo-ácidas.oAtuação em rotinas de manutenção preventiva: Painéis Elétricos/CCMs; Transformadores de Corrente e Potencial; Transformador de Força; Chaves Seccionadoras; Disjuntores e Bancos de Baterias.oIntervenções no Sistema de Proteção: Parametrização de relés SEL: configuração e desenvolvimento de lógicas de proteção dentro do projeto SISUP (Sistema de Rejeição de Cargas); Projeto e montagem de painel de testes para relés digitais.

2018 - 2018

SENAI Salvador Dendezeiros

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Acionamentos Elétricos, Carga horária: 20

Outras informações:
Docência no curso de nível técnico de Eletrotécnica da disciplina de Acionamentos Elétricos. A disciplina é composta de aulas teóricas (40) e aulas práticas de montagens em laboratório (60), envolvendo conteúdos sobre manobra e proteção de motores elétricos em partidas diretas e indiretas, desde a partida estrela-triângulo até as partidas utilizando soft-starter e inversor de frequência.

2018 - 2019

TimeNow

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Planejamento da Manutenção, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento e implantação de projetos de manutenção preditiva voltados para a Industria 4.0.

2019 - Atual

Diretoria de Obras Civis da Marinha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheira Eletricista Projetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de Projetos de Instalações Elétricas, Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, realizaçao de vistorias e assessorias técnicas.