Karolina de Almeida Calado

Professora Adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa. Doutora e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca ? UNIFAVIP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo digital, atuando, principalmente, nos seguintes temas: narrativas jornalísticas, estratégias comunicacionais e mídia independente.

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2015 - 2019

Universidade Federal de Pernambuco
Título: NARRATIVAS JORNALÍSTICAS NA MÍDIA INDEPENDENTE: vozes, temáticas e estratégias argumentativas
, Ano de obtenção: 2019. Heitor Costa Lima da Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Narrativas jornalísticas; Mídia independente; Financiamento de mídia; Espaço público; Democracia.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: NARRATIVAS JORNALÍSTICAS NO TABLET: aspectos estruturais em produtos de notícia, com estudos de caso do O Globo a Mais e Jornal do Commercio
, Ano de Obtenção: 2014.José Afonso da Silva Junior.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Tablet; Narrativas jornalísticas; Estruturas; Aplicativos; Remediação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Informação e comunicação.

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

2007 - 2010

Centro Universitário do Vale do Ipojuca
Título: Colaboração no Jornalismo Televisivo: uma Análise da Utilização de Vídeos do Site YouTube no Programa Fantástico
Orientador: Tenaflae da Silva Lordêlo

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2006

Escola Estaduas Lenita Fontes Cintra - Normal em Nível Médio

Formação complementar

2020 - 2020

Material Didático para o Ensino a Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2020 - 2020

Educação a Distância: desafios para o ensino online e offline. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2016 - 2016

Normalização de trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2012 - 2012

Trabalhando com hipertexto no cotidiano escolar. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2012

II Seminário Internacional de COM - Mídias Móveis. (Carga horária: 15h). , Instituto Internacional de Ciências Sociais, IICS/CEU, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Fotografia: Explorando a Luz Noturna. (Carga horária: 30h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2010 - 2010

Mídias Móveis. (Carga horária: 30h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2010 - 2010

Jornalista militante: como manter um blog. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2010 - 2010

Jornalismo nas Mídias Digitais: Redes sociais. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2010 - 2010

Oficina Publicações Hipermídia. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2008 - 2008

Oficina: Técnicas de produção textual. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2008 - 2008

Cordel Português e Brasileiro - Estudo de Caso. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2006 - 2006

Contos - Leitura e Produção de Narrativas. (Carga horária: 15h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2006 - 2006

Design e papel reciclado. (Carga horária: 30h). , Centro Pernambucano de Design, CPD, Brasil.

2005 - 2005

Comunicação e cidadania. (Carga horária: 30h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2004 - 2005

Marketing Pessoal. (Carga horária: 30h). , Escola de Técnicas Profissionais de Pernambuco, ETP/PE, Brasil.

2004 - 2005

Redação Comercial. (Carga horária: 30h). , Escola de Técnicas Profissionais de Pernambuco, ETP/PE, Brasil.

2004 - 2005

Organização & Gestão. (Carga horária: 30h). , Escola de Técnicas Profissionais de Pernambuco, ETP/PE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Editorial de Jornais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

CALADO, K. A. . In-Comunicações. 2021. (Congresso).

CALADO, K. A. ; VELOZO, E. ; CERQUEIRA, J. . Palestra com a fotógrafa Eliane Velozo: projeto "Senha aberta". 2019. (Outro).

CALADO, K. A. . DT Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom Nordeste 2016. 2016. (Congresso).

CALADO, K. A. . Colóquio Redes, Bordas e Entretenimento. 2012. (Outro).

Participação em eventos

AMAZÔNIA: A REGIÃO DE CARAJÁS.COMENTARISTA DO TEXTO 'PANORAMA MIDIÁTICO DA REGIÃO DE CARAJÁS. 2023. (Seminário).

Currículo, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade: desafios transversais. 2023. (Outra).

Formação Acadêmica e Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. 2023. (Outra).

Qualijor - Amazônia.JORNALISMO LOCAL DE INTERESSE PÚBLICO NO PORTAL RONDON NOTÍCIAS.. 2023. (Simpósio).

VIII Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa. 2023. (Seminário).

Café com Case.Você como marca. 2020. (Oficina).

I Seminário Internacional de Mídia e Pós-Verdade. 2017. (Seminário).

Colloque Internacional de l'ARIC 2016. 2016. (Outra).

X Seminário de Mídia e Cidadania.As narrativas em suas formações discursivas: o caso ?Lava jato? em sites jornalísticos. 2016. (Seminário).

X Seminário de Mídia e Cidadania.As narrativas em suas formações discursivas: o caso "Lava jato" em sites jornalísticos. 2016. (Seminário).

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Como contam os narradores: estratégias argumentativas em narrativas da Agência Pública. 2016. (Congresso).

4º Simpósio de Ciberjornalismo.ESTRUTURAS DE NARRATIVAS MULTIMÍDIA EM TABLETS: uma análise de três jornais em Pernambuco. 2013. (Simpósio).

II Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor ? 2013).Reflexos do mobile no jornalismo. 2013. (Outra).

Intercom Nordeste 2013. Narrativas jornalísticas em dispositivos móveis: apropriações da colaboração de usuários para o desenvolvimento do jornalismo hiperlocal. 2013. (Congresso).

4º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede.AS NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NAS LITERATURAS PERIFÉRICAS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO PORTAL INTERPOÉTICA. 2012. (Simpósio).

4º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede.SESSÃO DE COMUNICAÇÃO CI-38. 2012. (Simpósio).

Desafios da Integração da TV Conectada no ambiente da TV Digital Brasileira. 2012. (Seminário).

II Fórum da Internet no Brasil.Como Estimular Conteúdos e Plataformas Nacionais na Rede Mundial. 2012. (Outra).

Novas tecnologias: uma discussão a partir de Pierre Bourdieu. 2012. (Outra).

O fim dos meios massivos. O começo de um debate. 2012. (Seminário).

Seminário: Mídia e Liberdade,. 2012. (Seminário).

Seminário: Televisão e Sociedade. 2012. (Seminário).

VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ciberculturaibra (ABCIBER).A Resolução Semântica no Jornalismo de Base de Dados: uma Análise das Hipernarrativas do Diario de Pernambuco no Tablet. 2012. (Simpósio).

I Jornada das Crianças e Adolescentes Filhos e Filhas dos Trabalhadores Rurais do MSTTR.Proteção infanto-juvenil e do trabalho infantil. 2011. (Oficina).

1º Encontro Regional de Jornalismo.Os Desafios para uma Comunicação de Interesse Público. 2010. (Encontro).

I Encontro Regional Acadêmico de Política.A Política na sua Esfera Legal, Comunicacional e Contábil. 2010. (Encontro).

IV Empreender.Empreendedorismo, Intraempreendedorismo e Empregabilidade. 2010. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Ciências do Comunicação na Região Nordeste. Comunicação, Cultura e Juventude. 2010. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação, Cultura e Juventude. 2010. (Congresso).

IV Encontro Favip de Comunicação - Marketing Político - Publicidade e Propaganda e Jornalismo.Marketing Político. 2009. (Encontro).

XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Comunicação, educação e cultura na era digital. 2009. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação, educação e cultura na era digital. 2009. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mídia, Ecologia e Sociedade. 2008. (Congresso).

1º Conder - Congresso Nacional de Desenvolvimento Regiional. Desenvolvimento Regional: Formação profissional, Cidadania e Responsabilidade Social. 2007. (Congresso).

II Encontro Favip de Jornalismo e Publicidade.Linguagem dos Meios de Comunicação e Discussão sobre Áreas Promissoras. 2007. (Encontro).

Inclusão Digital como base para a Inclusão Social.Inclusão Digital como base para a Inclusão Social. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Rodolfo Rodrigo da Silva

MESQUITA, G.; SOARES, T.;CALADO, K. A.. DOS ?BAILES DE GALERA? A CAMPANHAS EDUCATIVAS CONTRA O ASSÉDIO FEMININO: Como o Brega Funk recifense vem sendo construído nos jornais de Pernambuco?. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: SWELLEN DANUZA COQUEIRO FEITOZA DA SILVA

CALADO, Karolina de Almeida; JAVORSKI, E.; BUENO, T. C.. Um brinde à cultura: Análise de elementos identitários e regionais nos perfis do Instagram de Cervejarias Artesanais Brasileiras. 2023. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sérgio de Albuquerque Montenegro Filho

FIGUEIREDO, C. D.; ROCHA, H. C. L.;CALADO, K. A.. O jornalismo independente e a pandemia em Pernambuco: narrativas de interesse público na cobertura do portal Marco Zero Conteúdo. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marília Gabriela Silva Rêgo

CALADO, K. A.; ROCHA, H. C. L.; VIZEU, A.; COUTINHO, I. M. S.; MELLO, I.. O TENSIONAMENTO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA MÍDIA BRASILEIRA: SISTEMAS DE MÍDIA, TELEJORNALISMO E A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: ANA CÉLIA SOUZA DE SÁ LEITÃO

CALADO, K. A.; ROCHA, H. C. L.; VIZEU, A.; DANTAS, I. H.; MESQUITA, G.. NOTÍCIA E CONTEÚDO EXPANDIDO: A INFORMAÇÃO COLABORATIVA NAS PÁGINAS DO DIARIO DE PERNAMBUCO E NE10 NO FACEBOOK. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ivo Henrique França de Andrade Dantas Cavalcanti

CALADO, K. A.; ROCHA, H. C. L.; VIZEU, A.; REIS, P.; CUNHA, R.. PORTAIS, ESFERA PÚBLICA E FRAGMENTAÇÃO: A cobertura do UOL e Globo.com em tempos de filtros-bolha e câmaras de eco. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marília Gabriela Silva Rêgo

CALADO, K. A.; COUTINHO, I. M. S.; ROCHA, H. C. L.; VIZEU, A.. O TENSIONAMENTO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA MÍDIA BRASILEIRA: SISTEMAS DE MÍDIA, TELEJORNALISMO E A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Tânia Costa Moreira de Oliveira

CALADO, K. A.; SILVA JUNIOR, C. B.; AGNES, A.. IDENTIDADE TOCANTINENSE EM DISPUTA NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS EM 2022. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Sociedade) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rodolfo Rodrigo da Silva

CALADO, K. A.; MESQUITA, G.; SOARES, T.. ?DOS ?BAILES DE GALERA? A CAMPANHAS CONTRA O ASSÉDIO FEMININO: Como o bregafunk recifense vem sendo construído jornalisticamente??. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sérgio de Albuquerque Montenegro Filho

CALADO, K. A.; ROCHA, H. C. L.; FIQUEIREDO, C. D.. O JORNALISMO INDEPENDENTE E A PANDEMIA EM PERNAMBUCO NARRATIVAS DE INTERESSE PÚBLICO NA COBERTURA DO PORTAL MARCO ZERO CONTEÚDO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: DEYVISON JUNIOR DA SILVA ROCHA

CALADO, K. A.; PINTO, J. N.; BOTELHO, J.. ANÁLISE DAS NARRATIVAS JORNALÍSTICAS SOBRE O ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: MIRELLA SOARES CARVALHO

CALADO, K. A.; BARBALHO, M. L.; JAVORSKI, E.. POR TRÁS DA ORLA: Uma reportagem longform sobre as percepções e impactos da Orla Domingos Canoeiro no bairro Amapá. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: MARIA VITÓRIA CAMPOS GOMES

MELLO, M. S.; Moraes, J. S.;CALADO, K. A.. SEU ESPECTRO: PODCAST DOCUMENTAL SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Brenda Fernandes Rodrigues

CALADO, K. A.; BARBALHO, M. L.; Silva, J. V.. MEMORIAS EM IMAGENS: A HISTÓRIA DOS PIONEIROS DE RONDON DO PARÁ. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: GRAZIELA NOGUEIRA ROCHA

CALADO, K. A.; MELLO, M. S.; GUSMAO, C. R.. Irserção que DesafIA: Audiodocumentário sobre a inserção da inteligência artificial numa escola de Rondon do Pará. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Laura Guido Lima

CALADO, K. A.; PINTO, J. N.; BASSI, I. G.. Comunicação popular e contra hegemônica como defesa do território: a atuação do Movimento pela soberania popular na mineração (MAM) no sudeste paraense (2012 ? 2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ana Lua Franco da Cruz

CALADO, K. A.; ARAUJO, D. A. C.; BARGAS, J. K. R.. TRANSNOTÍCIA CONTEÚDO JORNALÍSTICO SOB DEMANDA PARA A POPULAÇÃO TRANS BRASILEIRA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: FERNANDA DE CASTRO SOARES

CALADO, K. A.; BASSI, I. G.; PINTO, J. N.. VOZES DA RESISTÊNCIA: Trajetórias de defensores da floresta na Amazônia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Bárbara Sâmile Souza Ribeiro Ferreira

CALADO, K. A.; BASSI, I. G.; PINTO, J. N.. DOCUMENTÁRIO: REPRESENTATIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS NEGROS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM RONDON DO PARÁ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Antonio Luiz Ferreira

CALADO, Karolina de Almeida; BASSI, I. G.; BOTELHO, J.. Jornalismo na Amazônia: análise da plataforma Sumaúma - Jornalismo do Centro do Mundo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: LUCAS GUILHERME DA SILVA

BARGAS, J. K. R.; CAVALCANTE, D. F. M.;CALADO, K. A.. Desertos de Notícias e Cidadania: A Escassez do Jornalismo Local em Rondon do Pará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Stephanie Almeida Moreir

OLIVEIRA, M. C.; VILAS BOAS, V.;CALADO, K. A.. DE SCROLL EM SCROLL, O TIKTOK CONQUISTA O MUNDO DA MÚSICA E OS ARTISTAS INDEPENDENTES CONQUISTAM O TIKTOK. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Samuel dos Santos

AGUIAR, S. L.; SCHNEIDER, G.;CALADO, K. A.. .Livro-reportagem: ?Além do teiêro?: a vida de mulheres sertanejas de Porto da Folha/SE narrada em crônicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: DANIELLE ARAUJO SILVA

CALADO, K. A.; HORTA, P.; VIEIRA, L. O.. Conjunta: uma plataforma de crowdfunding e comunidade de apoio para mulheres. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: GABRIEL GUIMARÃES; KAYQUE BARROS; LAURA RAMOS

CALADO, K. A.; OLIVEIRA, M. C.; HORTA, P.. ARRASTA+: CONECTANDO ESTUDANTES DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA COM O MERCADO DE TRABALHO EM ARACAJU - SE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Kinberly dos Santos Mota

CALADO, K. A.; VILAS BOAS, V.; ANEAS, T. G.. OS SIGNOS COMO ESTRATÉGIA COMUNICACIONAL: Um estudo de caso sobre o uso dos signos para criação de marca pessoal e lançamento do álbum Reputation de Taylor Swift. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Vinícius Oliveira Rocha

LOPES, S. A.; FRANCISCATO, C. E.;CALADO, K. A.. Monografia: "AQUI EU RENASÇO, DESFIZ UMA FARSA": Uma análise do jornalismo cultural regional através das revistas nordestinas Cumbuca e Continente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Wesley Silva Andrade

CALADO, K. A.; HORTA, P.; VIEIRA, E.. Aplicativo: Germine. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Elivelton de Jesus Costa

CALADO, K. A.; CUNHA, D. F.; ANJOS NETO, J. D.. Eu pixo, você pinta: dinâmicas da pixação em Aracaju. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: SIQUEIRA, A

CALADO, K. A.; HORTA, P.; ANJOS NETO, J. D.. F. A., SILVA, C. D. V., SOUZA, L. S. P. S..OCA: UMA PLATAFORMA COMERCIAL GERADORA DE CONEXÕES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

CALADO, K. A.; BARBALHO, M. L.; MELLO, M. S.. Concurso para professor substituto da Faculdade de COmunicação. 2023. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

CALADO, K. A.; MENDONCA, J.; MONTENEGRO, F.. Membro da comissão julgadora do processo seletivo para professor auxiliar no curso de Publicidade e Propaganda. 2014. Faculdade Maurício de Nassau - Maceió.

CALADO, K. A.; MENDONCA, J.; BRAGA, L.. Membro da comissão julgadora do processo seletivo para professor auxiliar no curso de Publicidade e Propaganda. 2014. Faculdade Maurício de Nassau - Maceió.

CALADO, K. A.; GAMA, L.. Comissão de Análise dos Projetos da Programação do Festival de Inverno de Garanhuns. 2011. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Orientou

MIRELLA SOARES CARVALHO

POR TRÁS DA ORLA: Uma reportagem longform sobre as percepções e impactos da Orla Domingos Canoeiro no bairro Amapá; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

DEYVISON JUNIOR DA SILVA ROCHA

ANÁLISE DAS NARRATIVAS JORNALÍSTICAS SOBRE O ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

FERNANDA DE CASTRO SOARES

DOCUMENTÁRIO VOZES DA RESISTÊNCIA: Trajetórias de defensores da floresta na Amazônia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Bárbara Sâmile Souza Ribeiro Ferreira

DOCUMENTÁRIO: REPRESENTATIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS NEGROS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM RONDON DO PARÁ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

DANIELLE ARAUJO SILVA

Conjunta: uma plataforma de crowdfunding e comunidade de apoio para mulheres; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

GUIMARÃES, Gabriel; BARROS,Kayque; RAMOS, Laura

ARRASTA+: CONECTANDO ESTUDANTES DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA COM O MERCADO DE TRABALHO EM ARACAJU - SE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Kinberly dos Santos Mota

OS SIGNOS COMO ESTRATÉGIA COMUNICACIONAL: Um estudo de caso sobre o uso dos signos para criação de marca pessoal e lançamento do álbum Reputation de Taylor Swift; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

SIQUEIRA, A

F; A; , SILVA, C; D; V; , SOUZA, L; S; P; S; ; OCA: UMA PLATAFORMA COMERCIAL GERADORA DE CONEXÕES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Gilmaro do Carmo

Ilab - laboratório de pesquisa e inovação jornalísticas em contexto de desertos de notícias; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Ingrid Carolinne Oliveira

Ilab - laboratório de pesquisa e inovação jornalísticas em contexto de desertos de notícias; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Rita Cecília Costa

Monitoria na disciplina Planejamento Gráfico; 2023; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Guilherme Oliveira

Supervisão de estágio Docência na disciplina Comunicação Visual; 2020; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Renata Benia

Supervisão de estágio Docência na disciplina Teorias da Imagem; 2019; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Karolina de Almeida Calado;

Produções bibliográficas

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . COMO CONTAM OS NARRADORES: estratégias argumentativas em narrativas da Agência Pública.. Espaço e Tempo Midiáticos , v. v.2, p. p.166-187, 2017.

  • CALADO, K. A. . Enquadramentos em narrativas jornalísticas: comparações entre a revista O Cruzeiro e o Jornal do Commercio de Pernambuco. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 13, p. 110-124, 2017.

  • CALADO, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. A. . Reflexos do Mobile no Jornalismo. ESFERAS , v. 4, p. 41-49, 2015.

  • CALADO, K. A. . Narrativas jornalísticas em dispositivos móveis: apropriações da colaboração pelo jornalismo local. Temática. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 12, p. 89, 2014.

  • CALADO, K. A. . A resolução semântica no jornalismo de base de dados: uma análise das hipernarrativas do jornal Diario do Pernambuco no tablet. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 9, p. 1-15, 2013.

  • CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . Colaboração no Jornalismo Televisivo: Uma Análise da Utilização de Vídeos do Youtube no Programa Fantástico. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. VII, p. 1-15, 2011.

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . Análise da cobertura jornalística de manifestações culturais da capital em detrimento do interior de Pernambuco no Jornal do Commercio. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. VI, p. 01-10, 2010.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . O protagonismo de jornalistas independentes no impeachment de Dilma Rousseff: uma análise das narrativas contra-hegemônicas do marco zero conteúdo. In: Demétrio de Azeredo Soster e Mara Rovida. (Org.). Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Perspectivas Protagonistas. 1ed.Santa Cruz do Sul: Catarse, 2021, v. 1, p. 148-164.

  • CALADO, Karolina de Almeida ; Rocha, Heitor Costa Lima da . AS NARRATIVAS EM SUAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS: O CASO ¿LAVA JATO¿ EM SITES JORNALÍSTICOS. Comunicação: Mídias, temporalidade e processos sociais. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 71-84.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . Narrativas jornalísticas no site jornalistas livres: as estratégias argumentativas de seus narradores durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. In: Marta Maia; Mateus Yuri Passos. (Org.). Narrativas Midiáticas Contemporâneas: epistemologias dissidentes. 1ed.Santa Cruz do Sul: Catarse, 2020, v. 1, p. 111-125.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . Jornalista e fonte na narrativa jornalística: hierarquia, autonomia e problematizações em conceitos teórico-metodológicos. In: Marta R. Maia e Monica Martinez. (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas metodológicas. 1ed.Santa Cruz do Sul: Catarse, 2018, v. 1, p. 225-238.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . Jornalista e fonte na narrativa jornalística: hierarquia, autonomia e problematizações em conceitos teórico-metodológicos. In: Marta R. Maia e Monica Martinez. (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas metodológicas. 1ed.Santa Cruz do Sul: Catarse, 2018, v. 1, p. 313-331.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . Narrativas jornalísticas sob a luz da pragmática: uma análise das implicações ideológicas a partir da perspectiva de Motta e Habermas. In: Demétrio de Azeredo Soster; Fabiana Quatrin Piccinin. (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas epistemológicas. 1ed.Santa Cruz do Sul: Catarse, 2017, v. I, p. 12-21.

  • CALADO, K. A. . Biodança no SUS. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 8 - 9, 28 maio 2018.

  • CALADO, K. A. . Conferência Nacional convoca escolas a desenvolverem plano de ação sustentável. Revista Jornalismo e Cidadania, p. 8 - 9, 20 mar. 2018.

  • CALADO, K. A. . Liberdade de expressão é ameaçada no Brasil segundo relatório da campanha Calar Jamais!. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 14 - 15, 04 dez. 2017.

  • CALADO, K. A. . Vamos falar sobre suicídio na mídia?. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 6 - 7, 04 out. 2017.

  • CALADO, K. A. . Sons e gestos que alfabetizam. Revista Jornalismo e CIdadania, Recife, p. 32 - 33, 31 jul. 2017.

  • CALADO, K. A. . Michel Temer e as 'Diretas Já' nas mídias brasileiras. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 14 - 15, 12 jun. 2017.

  • CALADO, K. A. . A relação da mídia com a publicidade e propaganda do Governo Temer: o que o povo tem a ver com isso?. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 14 - 15, 02 maio 2017.

  • CALADO, K. A. . Quem tem medo da mídia?. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 25 - 25, 02 abr. 2017.

  • CALADO, K. A. . Mídia, narrativa e poder: algumas considerações. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 22 - 23, 30 dez. 2016.

  • CALADO, K. A. . Jornalismo: história e independência. https://issuu.com/revistajornalismoecidadania/docs/n5jec, Recife, p. 18 - 19, 01 nov. 2016.

  • CALADO, K. A. . Financiamento coletivo é tema de debate no NE. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 20 - 21, 01 ago. 2016.

  • CALADO, K. A. . As práticas coletivas e a promoção do bem comum. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 18 - 19, 01 ago. 2016.

  • CALADO, K. A. . A pluralidade de vozes no jornalismo de financiamento coletivo. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, , v. 0, p. 26 - 27, 01 jul. 2016.

  • CALADO, K. A. . Caminhando em território de gigantes. Revista Jornalismo e Cidadania, Recife, p. 20 - 21, 01 jul. 2016.

  • CALADO, K. A. . Garanhuense é aprovado em 1º lugar em concurso da Jucepe. Jornal DAC Eventos e Publicidades, Garanhuns, p. 9 - 9, 02 fev. 2012.

  • CALADO, K. A. . Reportagem: Armadilha contra a dengue é experimentada em Caruaru. A Notícia, Saúde & Comportamento, , v. 25, p. 6 - 6, 20 mar. 2010.

  • CALADO, K. A. . Web: um meio na difusão da informação. A Notícia, Educação, , v. 24, p. 5 - 5, 20 nov. 2009.

  • CALADO, K. A. . A criminalização dos movimentos sociais por meio da parcialidade midiática. A Notícia, Caruaru, , v. 22, p. 6 - 6, 20 set. 2009.

  • CALADO, K. A. . Expectativas para os próximos quatro anos. Jornal Extra de Pernambuco, Caruaru, p. B2 - B2, 06 out. 2008.

  • CALADO, K. A. . Descaso com o dinheiro público em comunidade quilombola. A Notícia, Caruaru, p. 5 - 5, 20 set. 2008.

  • CALADO, K. A. . Artigo: Consciência Política. Jornal Extra de Pernambuco, Opinião, p. A11 - A11, 05 jul. 2008.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . Como contam os narradores: estratégias argumentativas em narrativas da Agência Pública. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2016. v. XVIII.

  • CALADO, K. A. . Enquadramentos em narrativas jornalísticas: comparações entre a revista O Cruzeiro e o Jornal do Commercio de Pernambuco. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2016. v. XXXIX. p. 1-14.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . As narrativas em suas formações discursivas: o caso ?Lava jato? em sites jornalísticos. In: X Seminário de Mídia e Cidadania, 2016, Goiânia. Anais do X Seminário de Mídia e Cidadania. Goiânia: PPGCOM/UFG, 2016. v. X. p. 174-189.

  • CALADO, K. A. . Narrativas jornalísticas em dispositivos móveis: apropriações da colaboração de usuários para o desenvolvimento do jornalismo hiperlocal. In: Intercom Nordeste 2013, 2013, Mossoró/RN. Comunicação em tempos de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. São Paulo: Intercom, 2013. v. XV.

  • CALADO, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. A. . Reflexos do mobile no jornalismo. In: II Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo - MEJOR, 2013, Natal/RN. Estatutos, carreiras e normas. Brasília: SBPjor, 2013. p. 1-13.

  • CALADO, K. A. . Estrutura de narrativas multimídia em tablets ? uma análise de três jornais em Pernambuco. In: 4º Simpósio de Ciberjornalismo, 2013, Campo Grande/ MS. Jormalismo: integração midiática e experimentação. Campo Grande: Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, 2013. v. 4. p. 1-18.

  • CALADO, K. A. . Narrativas Fotográfi cas no Tablet: uma Análise das Galerias de Fotos do Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. In: Intercom Nacional 2013, 2013, Manaus. Tema central: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013. v. XXXVI.

  • CALADO, K. A. ; CALADO, K. A. ; BASTOS, L.D.N. . Universidade Federal de Pernambuco NEHTE / Programa de Pós Graduação em Letras CCTE / Programa de Pós Graduação em Ciências da Computação - 1 - AS NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NAS LITERATURAS PERIFÉRICAS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO PORTAL INTERPOÉTICA. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede, 2012, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: NEHTE-UFPE, 2012. v. 4.

  • CALADO, K. A. . A Resolução Semântica no Jornalismo de Base de Dados: uma Análise das Hipernarrativas do Diario de Pernambuco no Tablet. In: VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2012, Novo Hamburgo/RS. VI Simpósio Nacional da ABCiber: Entretenimento Digital. Novo Hamburgo: ABCiber, 2012. v. VI.

  • CALADO, K. A. ; MORAES, A. A. ; LORDÊLO, T. S. . Análise da Cobertura Jornalística de Manifestações Culturais da Capital em Detrimento do Interior de Pernambuco no Jornal do Commercio. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande. Comunicação, Cultura e Juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . A relação entre o twitter do JC Interior, o jornalismo e a Cauda Longa no processo de distribuição de informações. In: Intercom Nacional, 2010, Caxias do Sul. Comunicação, Cultura e Juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

  • MOTA, I. P. ; SOUZA, Rosângela Araujo. ; BARRETO, Ismael Gomes. ; LORDÊLO, T. S. ; CALADO, K. A. . Assessoria de Imprensa: Cenário de Negócios e Convergência Tecnológica. In: IV Empreender: Intraempreendedorismo e Empregabilidade, 2010, Caruaru. IV Empreender: Intraempreendedorismo e Empregabilidade. Caruaru: Favip, 2010.

  • CALADO, K. A. ; MOTA, I. P. . A revalorização das manifestações tradicionais na música de Bira e o Bando. In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina/PI. Comunicação, educação e cultura na era digital. São Paulo/SP: Intercom, 2009.

  • CALADO, K. A. ; MOTA, I. P. ; Barbosa, D. J. P. . A (re) criação de signos no cordel de Caxiado. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba/PR. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo/SP: Intercom, 2009.

  • CALADO, K. A. ; CARVALHO, M. . JORNALISMO LOCAL DE INTERESSE PÚBLICO NO PORTAL RONDON NOTÍCIAS.. In: Qualijor - Amazônia, 2024. 1º Qualijor - Simpósio Nacional Sobre Qualidade Jornalística, 2024. v. 1. p. 1-5.

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . Democracia Digital: Um clique pode ter poder?. In: Encontro Regional Acadêmico de Política, 2010, Caruaru/PE. Comunicação, Cidadania e Política. Caruaru/PE: Favip, 2010. v. 1. p. 42-44.

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . Análise do Conceito de Democracia Disseminado no G1 e sua Relação com o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos. In: Encontro Regional Acadêmico de Política, 2010, Caruaru/PE. Comunicação, Cidadania e Política. Caruaru/PE: Favip, 2010. v. 1. p. 51-54.

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . Como contam os narradores: estratégias argumentativas em narrativas da Agência Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . As narrativas em suas formações discursivas: o caso ?Lava jato? em sites jornalísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALADO, K. A. . ESTRUTURAS DE NARRATIVAS MULTIMÍDIA EM TABLETS: uma análise de três jornais em Pernambuco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CALADO, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. A. . Reflexos do mobile no jornalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALADO, K. A. . A Resolução Semântica no Jornalismo de Base de Dados: uma Análise das Hipernarrativas do Diario de Pernambuco no Tablet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CALADO, K. A. ; BASTOS, L.D.N. ; CALADO, K. A. . AS NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NAS LITERATURAS PERIFÉRICAS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO PORTAL INTERPOÉTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . Análise da Cobertura Jornalística de Manifestações Culturais da Capital em Detrimento do Interior de Pernambuco no Jornal do Commercio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . A relação entre o twitter do JC Interior, o Jornalismo e a Cauda Longa no processo de distribuição de informações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CALADO, K. A. ; MORAES, A. A. ; LORDÊLO, T. S. . Análise do Conceito de Democracia Disseminado no G1 e sua Relação com o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, A. A. ; CALADO, K. A. ; LORDÊLO, T. S. . Democracia Digital: Um Clique Pode Ter Poder?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOTA, I. P. ; SOUZA, Rosângela Araujo. ; BARRETO, Ismael Gomes. ; LORDÊLO, T. S. ; CALADO, K. A. . Assessoria de imprensa: cenário de negócios e convergência tecnológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALADO, K. A. ; MOTA, I. P. . A revalorização das manifestações tradicionais na música de Bira e o Bando. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CALADO, K. A. ; Barbosa, D. J. P. ; MOTA, I. P. . A (re) criação de signos no cordel de Caxiado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CALADO, K. A. ; MEDEIRO, I. C. . Precisamos ?politizar? a fome na mídia! 2021 (Texto para blog).

  • CALADO, K. A. . Covid-19: por que chegamos aos 100 mil mortos? 2020 (Blog).

  • CALADO, K. A. . São João no Nordeste: quando o espírito coletivo nos dá ânimo para continuar re(existindo) em tempos de pandemia 2020 (Blog).

Outras produções

ROCHA, H. C. L. ; CALADO, K. A. ; GOMES, I. H. S. . A Conjuntura política Nacional e as ?Diretas Já?. 2018.

ROCHA, H. C. L. ; CALADO, K. A. ; GOMES, I. H. S. . A biodança na promoção da saúde humana. 2018.

CALADO, K. A. ; GOMES, I. H. S. ; ROCHA, H. C. L. . As práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS e a experiência do Serviço Integrado de Saúde do Recife (SIS). 2017.

CALADO, K. A. ; GOMES, I. H. S. ; ROCHA, H. C. L. . Alfabetização em Comunidade de Catadores de Materiais Recicláveis. 2017.

ROCHA, H. C. L. ; GOMES, I. H. S. ; CALADO, K. A. . V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. 2017.

ROCHA, H. C. L. ; CALADO, K. A. . Programa de rádio 'Os desafios de se fazer jornalismo independente no Brasil'. 2016.

CALADO, K. A. . Artigo avaliado para a Revista Tomo. 2023.

CALADO, K. A. . Artigo avaliado para a Revista Mídia & Cotidiano. 2022.

CALADO, K. A. . Artigo avaliado para a Revista Esferas. 2021.

CALADO, K. A. . Artigo avaliado para a Revista Ambivalências - Universidade Federal de Sergipe. 2020.

CALADO, K. A. . Artigo avaliado para a Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2020.

CALADO, K. A. . Capítulo avaliado para o livro 'Caleidoscópio Travesti' - II. 2019.

CALADO, K. A. . Capítulo avaliado para o livro 'Caleidoscópio Travesti' - I. 2019.

CALADO, K. A. . Avaliadora no XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2017.

CALADO, K. A. . Parecerista Ad Hoc no III Enexc - Encontro de Extensão e Cultura da UFPE 2017. 2017.

CALADO, K. A. . Avaliadora no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste - Intercom. 2016.

CALADO, K. A. . Revisão e validação de provas institucionais da Faculdade Maurício de Nassau. 2015.

CALADO, K. A. . Revisão e validação de provas institucionais da Faculdade Maurício de Nassau. 2014.

CALADO, K. A. ; MARQUES, J. . Cinema em Movimento: circuito universitário. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, M. C. ; ANJOS NETO, J. D. ; CALADO, K. A. . PUBLICIDADE E PROPAGANDA: OUTRAS POSSIBILIDADE DE INTERAÇÕES SOCIAISUTRAS POSSIBILIDADE DE INTERAÇÕES SOCIAIS. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CASTRO, L. ; LINS, R. ; CALADO, K. A. . A biodança na promoção da saúde humana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CALADO, K. A. ; GALLO, A. ; GONCALVES, G. . V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. ; BARRETO, T. V. ; ROCHA, P. . A Conjuntura política Nacional e as ?Diretas Já?. 2017.

BRAZ, A. L. ; TEIXEIRA, A. ; SILVA, L. ; SANTOS, E. ; CALADO, K. A. . Alfabetização em Comunidade de Catadores de Materiais Recicláveis. 2017.

LINA, J. ; NUNES, J. ; CALADO, K. A. . As práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS e a experiência do Serviço Integrado de Saúde do Recife (SIS). 2017.

CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. ; BUARQUE, S. M. ; Ravena, M. . Os desafios de se fazer jornalismo independente no Brasil. 2016.

CALADO, K. A. ; MEDEIRO, I. C. ; ALMEIDA, R. S. . Marginália Social. 2020. (Blog).

CALADO, K. A. ; ROCHA, H. C. L. . As estratégias crowdfunding no jornalismo brasileiro e a ampliação da diversidade temática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALADO, K. A. . Diagramação do Jornal O Arauto. 2016. (Editoração/Outra).

CALADO, K. A. . DT - Comunicação Espaço e Cidadania. 2016. (Parecerista).

CALADO, K. A. . As narrativas na comunicação personalizada: os diferentes usos das estratégias crossmedia, transmídia, storytelling e second screen. 2014. .

CALADO, K. A. . A produção do livro infantil e os diferentes usos das ilustrações. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALADO, K. A. ; SILVA, R. P. . Documentário da Primeira Jornada das Crianças e Adolescentes Filhos e Filhas dos Trabalhadores Rurais do MSTTR. 2011. (Documentário).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    Ilab - laboratório de pesquisa e inovação jornalísticas em contexto de desertos de notícias, Descrição: A pesquisa se propõe a investigar como se configuram os fluxos de informações jornalísticas e não-jornalísticas em lugares onde há lacunas comunicacionais decorrentes da ausência de veículos jornalísticos, nos chamados "desertos de notícias. O estudo prevê a análise de conteúdos que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas e de uma pesquisa de recepção no município de Rondon do Pará. Ainda, pretende-se reunir dados que possam subsidiar e orientar a a construção de produtos jornalísticos locais e comunitários com base na realidade regional e que tenham caráter de utilidade pública. Para tanto, este projeto propõe uma parceria com projetos de extensão já existentes na Unifesspa, especialmente o portal Rondon Notícias, de forma a experimentar linguagens, tecnologias, suportes e ferramentas que tenham apelo estético e comunitário. O referencial teórico aborda conceitos sobre jornalismo digital, jornalismo comunitário e local, desinformação e desertos de notícias. Este projeto terá uma vigência de 12 meses, conforme cronograma desenvolvido, de março de 2023 a fevereiro de 2024.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karolina de Almeida Calado - Coordenador / Gilmara do Carmo - Integrante / Mirella Carvalho - Integrante / Ingrid Carolinne Oliveira - Integrante.

  • 2015 - 2019

    Narrativas jornalísticas contemporâneas tecidas pelo financiamento coletivo: a questão da pluralidade de vozes, Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar pragmaticamente as estruturas das narrativas jornalísticas presentes em sites com política de financiamento coletivo e compará-las com sites financiados pela lógica da propaganda, a fim de identificar nos textos a abertura à pluralidade de vozes. Desta forma, pretende-se: categorizar as narrativas a partir de sua temática, fontes de informação e unidades narrativas comuns aos enredos analisados; discutir as relações entre espaço público e participação social a partir da internet e de estratégias de financiamento coletivo; além de diagnosticar temas que levam um maior engajamento do público por meio de discussões e de financiamentos coletivos. A questão central vem problematizar como o debate social democrático tem sido inserido nas narrativas em sites de cunho jornalístico. Mediante contexto, lança-se mão da análise pragmática da narrativa, procurando reconstruir suas sequências, no intuito de compreender os significados das partes e do todo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karolina de Almeida Calado - Integrante / Heitor Costa Lima da Rocha - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    NARRATIVAS JORNALÍSTICAS NO TABLET: aspectos estruturais em produtos de notícia, com estudos de caso do O Globo a Mais e Jornal do Commercio, Descrição: O projeto de pesquisa tinha como objetivo compreender como as narrativas jornalísticas se apresentavam nos aplicativos de notícias para tablet, para tanto, foram escolhidos dois produtos O Globo a Mais e o Jornal do Commercio de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karolina de Almeida Calado - Coordenador / José Afonso da Silva Junior - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Revista Jornalismo e Cidadania - Ano 1, Descrição: Assim, a Revista Jornalismo e Cidadania está fundamentada no paradigma construtivista para respaldar sua convicção na viabilidade da mudança social através da mobilização popular, para reverter a crise estrutural de sentido gerada a partir do fluxo quase exclusivo que a mídia e os portais da internet mantêm das grandes instituições para a periferia da estrutura de poder, marginalizando a maioria sociedade e, assim, comprometendo a legitimidade e ampliando os potenciais de conflito e violência.. , Situação: Concluído; Natureza: Extensão. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Karolina de Almeida Calado - Integrante / Heitor Costa Lima da Rocha - Coordenador / Nataly Queiroz Lima - Integrante / Alexandre Zarate Maciel - Integrante / Patrícia Horta - Integrante / Ivo Henrique Dantas - Integrante / Ana Paula Costa de Lucena - Integrante / Ivson Henrique da Silva Gomes - Integrante / Karoline Maria Fernandes da Costa e Silva - Integrante / Patricia Rakel de Castro Sena - Integrante / Robério Daniel da Silva Coutinho - Integrante / Luiz Lourenço dos Santos - Integrante / Laís Cristine Ferreira Cardoso - Integrante / Luis Celestino de França Júnior - Integrante / Mariana Banja Bezerra Correia - Integrante / Xenya de Aguiar Bucchioni - Integrante / Ticianne Maria Perdigão Cabral - Integrante / Yago de Oliveira Mendes - Integrante / Rui Miguel Pereira Caeiro - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. , Rua Rio Grande do Sul, s/n, Centro, 68638000 - Rondon do Pará, PA - Brasil, Telefone: (94) 21017147, Ramal: 1080, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Curso de Jornalismo.Disciplinas ministradas:Planejamento GráficoMídia e História Social da AmazôniaIntrodução ao Jornalismo DigitalLaboratório de Jornalismo DigitalLaboratório de Jornalismo ImpressoComunicação e práticas inovadoras

Atividades

  • 03/2024

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Jornalismo (Campus Canaã dos Carajás).

  • 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Vice-diretora da Faculdade de Comunicação.

  • 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Presidenta do Núcleo Docente Estruturante.

  • 11/2022

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Serviço realizado, Coordenadora do Laboratório de Jornalismo Digital.

  • 10/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Coordenadora da Agência Paiá.

  • 08/2022

    Estágios , Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Estágio realizado, Coordenadora de estágio do curso de Jornalismo.

  • 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Integrante do Conselho da Faculdade de Comunicação..

  • 09/2023 - 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Integrande do Núcleo Docente Estruturante.

2021 - 2021

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Assessoria de Comunicação, Comunicação Integrada e Introdução ao Marketing

2020 - 2021

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Narrativas midiáticas, Comunicação Visual e Teorias da Imagem.

2019 - 2020

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Produção Digital e Teorias da Imagem.

2015 - 2019

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade. O qual vem realizando e desenvolvendo trabalho de análise da natureza e história do Jornalismo, seus fundamentos epistemológicos bem como o Jornalismo como forma de conhecimento e prática social. Além disso o Grupo também desenvolve investigações sobre Os Estudos e as Teorias do Jornalismo considerando os aspectos da organização, produção, conteúdo e circulação. São ainda objeto de estudos e de publicações do Grupo O Estatuto do Jornalismo como processo produtivo da notícia, as rotinas de produção; a cultura profissional; os constrangimentos organizacionais; os anunciantes e a linguagem, as tecnologias: impacto, efeito e produção de sentidos; o mercado jornalístico; desenvolvimento de projetos de cooperação e formação e a Ética e a deontologia jornalística.

2015 - 2019

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na Linha de Pesquisa: MÍDIA, LINGUAGENS E PROCESSOS SOCIOPOLÍTICOS Ementa: A linha ocupa-se de problematizações de linguagem, produções e processos midiáticos e suas implicações sociopolíticas, práticas profissionais e relações de poder na Comunicação, com ênfase em: ética, democracia e direitos humanos, ideologia e representações, consumo, interações, estratégias narrativas e discursivas, reconfigurações de formatos e tecnologias.

2017 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estádio de doência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiária docente do curso de Rádio, TV e Internet, especificamente na disciplina Sociologia da Comunicação.

2016 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio de docência na disciplina História da Comunicação, acompanhada do professor Dr. Heitor Rocha. Nessa disciplina, oferecemos o panorama da importância da comunicação para a evolução da espécie humana desde os primórdios até a sociedade midiatizada, relacionando o papel dos meios de comunicação em cada época histórica.

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsa Facepe, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Ensino na graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Disciplina ministrada no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo: "Jornalismo e Mobilidade". A temática da disciplina abordou as preocupações com as mudanças convergentes na cadeia de produção jornalística, devido tanto às reconfigurações na rotina produtiva, como a partir do surgimento de consumidores de notícias em aparelhos como smartphones e tablets. Considerações sobre o desenvolvimento da convergência, a evolução do jornalismo móvel e a construção de narrativas jornalísticas formaram a base de discussão tecida durante todo o semestre.