Reudismam Rolim de Sousa
Reudismam Rolim de Sousa, 35 anos, natural de Cajazeiras -- PB, é Tecnólogo pelo curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutor também em Ciência da Computação pela UFCG. Antes de sua entrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atuou como professor substituto na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Licenciatura em Ciência da Computação. Entrou em exercício na UFERSA no dia 03 de abril de 2018, com lotação no Campus de Pau dos Ferros. Atualmente é professor Adjunto, e ministrou diversas disciplinas, tais como Algoritmos, Algoritmos e Estruturas de Dados I e Desenvolvimento de Aplicações Web. Atualmente, ministra disciplinas de Seminário de Introdução ao Curso, Laboratório de Algoritmos e Estruturas de Dados I, Multimídia e Arquitetura de Software. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Laboratório de Inovações em Software (LIS). Também atua nos grupos Laboratório de Análise de Sinais Biomédicos (LASBIO) e Grupo de Pesquisa em Sistemas Críticos de Segurança (GPSiCS). É atuante em ações de melhoria ao ensino de graduação, tendo coordenado e ministrado deste o semestre 2018.1 até o semestre atual (2020.2) o projeto Pré-Algoritmos. Coordenou atualmente 16 ações de ensino/extensão e participa de outras 11 ações deste tipo. Foi coordenador do I Encontro de Computação do Oeste Potiguar (I ECOP Pocket), contribuiu com a III Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar (III SEQAS) e é coordenador do V Encontro de Computação do Oeste Potiguar, a ser realizado em 2021. Atuou em 12 projetos de pesquisa e orientou diversos alunos de iniciação científica, de conclusão de curso e estágio superior obrigatório e não obrigatório. Tem em seu currículo diversos trabalhos publicados em veículos nacionais e internacionais, além de trabalhos completos e resumos publicados em anais de eventos locais. Realizou cooperação de pesquisa internacional com pesquisadores da Microsoft e Universidade de Wisconsin-Madison. Atuou como membro de empresa júnior na graduação e é assessor técnico do Núcleo de Incubação Tecnológico e Social (NITS). Durante todo o período de atuação profissional na UFERSA, participou ativamente de atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Foi coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação (BTI) de 13 de janeiro de 2020 até julho de 2021. Atualmente, atua como Diretor do Campus Pau dos Ferros.
Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pós-Graduação em Ciência da Computação
2014 - 2018
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Learning Syntactic Program Transformations from Examples
Orientador: Gustavo Araújo Soares
, Ano de obtenção: 2018. Coorientador: Rohit Gheyi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Refactoring; Programação por exemplos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Ciência da Computação
2012 - 2014
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Uma Arquitetura Multimodal para Recomendação Baseada em Conteúdo para TV Digital
, Ano de Obtenção: 2014.Hyggo Oliveira de Almeida.Coorientador: Angelo Perkusich. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Computação Pervasiva; Sistema de Recomendação; Big Data.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2008 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Título: Computação Ubíqua Aplicado ao Monitoramento Residencial Utilizando o Sun SPOT
Orientador: Ricardo de Sousa Job
Formação complementar
2019 - 2019
Encontro de Formação - Pro Dia Nascer Feliz. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2019 - 2019
Encontro de Formação: Metodologia- Estratégias de Ensino, Recursos Didática. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2019 - 2019
Exibição do documentário ?Nunca me Sonharam?. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2019 - 2019
Seminário de Integração dos Novos Servidores da UFERSA 2019. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
Oficina Hábitos e Motivação para os Estudos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
Encontro de Formação - Da Competência Docente na Educação Superior. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
Encontro de Formação - Transposição Didática: Por onde começar?. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
Curso ?Ética no Serviço Público?. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de recomendação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de programação.
Participação em eventos
Maratona de Programação ICPC. Maratona de Programação ICPC. 2018. (Olimpíada).
39th International Conference on Software Engineering..Learning syntactic program transformations from examples. 2017. (Outra).
FSE 2016: ACM SIGSOFT International Symposium on the Foundations of Software Engineering.Automating repetitive code changes using examples. 2016. (Simpósio).
I Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2012. (Encontro).
XVII Maratona de Programação. Fase Regional, ACM\ICPC.. XVII Maratona de Programação. Fase Regional, ACM\ICPC. 2012. (Olimpíada).
IV Semana de Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras.Sun SPOT. 2011. (Oficina).
Oficina de projetos de software: desenvolvimento baseado em processos ágeis. 2010. (Oficina).
Participação em bancas
CHAGAS, J. F. S.;SOUSA, R. R.; SILVA, H. M.. DESENVOLVIMENTO DE UMA API PARA SISTEMAS DE ANAMNESE: UM ESTUDO DE CASO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, H. M.; CHAGAS, J. F. S.; SOUZA NETO, J. B.;SOUSA, R. R.. UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MÉTRICAS PARA CONTROLE DE DÍVIDA TÉCNICA EM SOFTWARES OPEN SOURCE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; GOMES, H. P. R.; SILVA, H. M.. PROJETO DE ARQUITETURA DE UM SISTEMA PARA ADOÇÃO DE ANIMAIS RESGATADOS PELO GRUPO UNIDOS PELAS PATINHAS EM PAU DOS FERROS/RN E REGIÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA NETO, J. B.;SOUSA, R. R.; CHAGAS, J. F. S.. ANÁLISE E PROJETO DE UM SISTEMA DE AUXÍLIO PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;SOUSA, R. R.; MAIA, D. C. M.. Impactos da Ação Pré-Algoritmos nas Notas em Programação na Ufersa Campus Pau dos Ferros. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;SOUSA, R. R.; MEDEIROS., K. H. M.. Iniciativas para o Ensino de Computação/Informática em outras áreas: uma Revisão Sistemática da Literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
NASCIMENTO, S. M.; MEDEIROS, J. L. G.;SOUSA, R. R.. IMPACTO DA COVID-19 NOS INDICADORES SOCIAIS DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE TEMPORAL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
NASCIMENTO, S. M.; FARIAS, A. M. G.;SOUSA, R. R.. PREVISÃO DA DIABETES USANDO TÉCNICAS DE MACHINE LEARNING: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS E APLICAÇÃO PRÁTICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
GONCALVES, S. M. N.;SOUSA, R. R.; OLIVEIRA, D. M. N.. EderBOT: UM ASSISTENTE VIRTUAL PARA APOIAR A EQUIPE DE SAÚDE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; GOMES, H. P. R.; GONCALVES, S. M. N.. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: POTENCIAL TRANSFORMADOR E DESAFIOS PARA OS PROFESSORES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;SOUSA, R. R.; ALMEIDA, A.. Análise da Usabilidade dos Sistemas de Submissão de Artigos em Revistas Acadêmicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FONTES, L. M. O.; MILANEZ, A. F.;SOUSA, R. R.. AUTOAVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO INTRODUTÓRIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FONTES, L. M. O.; SOUZA NETO, J. B.;SOUSA, R. R.. Análise da Influência do Perfil Socioeconômico no Desempenho de Estudantes em Programação Introdutória: um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FONTES, L. M. O.; SOUZA NETO, J. B.;SOUSA, R. R.. Perfil Socioeconômico e Desempenho no ENEM 2023: uma análise com microdados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
COUTINHO, J. C. S.; NASCIMENTO, S. M.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM. Avaliação da Experiência de Usuário em Aplicações Web Single Page Application no Contexto de Governança Eletrônica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA NETO, J. B.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; CHAGAS, J. F. S.. Agends: Um aplicativo para o aluguel de máquinas agrícolas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
BORGES NETO, J. B.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; CHAGAS, J. F. S.. PETMAP: Um aplicativo para auxiliar no processo de adoção de animais.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; COUTINHO, J. C. S.; CHAGAS, J. F. S.. DESENVOLVENDO A INTERFACE DA PLATAFORMA EDUCACIONAL LOOP ACADEMIC: MÓDULO ALUNO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; COUTINHO, J. C. S.; CHAGAS, J. F. S.. PROJETO DE UMA ARQUITETURA PARA A FERRAMENTA LOOP ACADEMIC: MÓDULO ALUNO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; SOUZA NETO, J. B.; SANTOS, J. R.. UMA ARQUITETURA DE UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
NASCIMENTO, S. M.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; OLIVEIRA, D. M. N.. EderBOT: UM ASSISTENTE VIRTUAL PARA APOIAR A EQUIPE DE SAÚDE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; LOPES, K. R.; SILVA, H. M.. ANDERSON AUGUSTO BEZERRA DE FREITAS PINTO,. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; CHAGAS, J. F. S.; TEIXEIRA, P. S. M.. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DESPESAS PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; GOMES, H. P. R.; SILVA, H. M.. DESDOBRAMENTOS DO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CAMPUS PAU DOS FERROS: UMA VISÃO DOS DISCENTES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; CHAGAS, J. F. S.; SOBREIRA, T. A.. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE TRANSPORTES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; BATISTA, A. C. D.. Denário: uma Alternativa na Educação Financeira dos Brasileiros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; CHAGAS, J. F. S.. Estágio Supervisionado Obrigatório: Jorge Lopes de Mesquisa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA NETO, C. M.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; MEDEIROS, P. R. T.. Estágio Supervisionado Obrigatório: Iorrane Nobre de Holanda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA NETO, C. M.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; MEDEIROS, P. R. T.. Estágio Supervisionado Obrigatório: Luan Guilherme Dantas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, P. T. V.; SILVA, W. J. A.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM. Sistema para Gerenciamento de Ponto Eletrônico Desenvolvido com Arquitetura de Microservices Utilizando Nest.js Framework. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, P. T. V.; SILVA, W. J. A.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM. PontoUp - Sistema de Gerenciamento e Registro de Ponto Eletrônico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.; LOPES, K. R.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; MAIA, D. C. M.. Análise da Viabilidade de Implementação de Um Smart Campus na Ufersa ? Pau Dos Ferros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.; SEGUNDO, FRANCISCO CARLOS GURGEL DA SILVA; BATISTA, A. C. D.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM. AMA - Aventuras no Mundo Autista: Modelagem de um Jogo Para Auxiliar Profissionais da Saúde no Desenvolvimento da Comunicação e Aprendizado de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; MELO, L. A.. Praticando Testes de Software com o Gametest. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
BATISTA, A. C. D.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; MELO, L. A.. Iniciativas para o Ensino de Estrutura de Dados em Universidades Brasileiras: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; DANTAS, C. C. F.. Cosmetech: Protótipo para o Gerenciamento de Pequenos Negócios de Cosméticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; SOUZA NETO, J. B.. Automatizando Processos com Django-Full-Crud. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
CHAGAS, J. F. S.;SOUSA, REUDISMAM; SILVA, H. M.. Ensino de Programação Introdutória para Comunidade Surda: Uma Revisão da Literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.;SOUSA, REUDISMAM; CHAGAS, J. F. S.. GymFast: protótipo de aplicativo que busca conectar pessoas ligadas a atividades físicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
COUTINHO, J. C. S.; NASCIMENTO, S. M.;SOUSA, REUDISMAM. Avaliação da Experiência de Usuário em Aplicações Web Single Page Application e Multi Page Application: Um Estudo Comparativo (TCC I). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, P. T. V.; SEGUNDO, F. C. G. S.;SOUSA, REUDISMAM; FEITOSA, A. P.. Sistema de Monitoramento de Lixeiras ? Greentrash. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, P. T. V.; SEGUNDO, F. C. G. S.;SOUSA, REUDISMAM; FEITOSA, A. P.. Sistema de Monitoramento de Lixeiras ? Greentrash. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, W. J. A.; BORGES NETO, J. B.;SOUSA, REUDISMAM. Um Estudo sobre a Migração de um Sistema de Apoio à Aprendizagem do Ambiente On-Premise para uma Nuvem Pública da AWS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
ARRAIS JUNIOR, E.; MENDES, L. A.; SEGUNDO, F. C. G. S.;SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE. Jogo de realidade virtual para auxílio na reabilitação motora utilizando EMG como interface de controle. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, V. M. L.; SILVA, J. W. C.;SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE. Plataforma de Prototipagem Arduino no Ensino da Física: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FONTES, L. M. O.;SOUSA, REUDISMAM; SILVA, V. M. L.. Um Protótipo de um Sistema para Fornecer Dicas para Tarefas de Programação em Disciplinas de Programação Introdutória. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SEGUNDO, F. C. G. S.;SOUSA, REUDISMAM; NASCIMENTO, S. M.. Aplicativo Móvel para o Acompanhamento do Nível de Oxigênio (Spo2) no Sangue de Pacientes Neonatais e Adultos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, REUDISMAM; NASCIMENTO, S. M.; SOUZA, V. S. V.. Projeto de um Modelador e Simulador de Rede de Petri. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, D. M. O.;SOUSA, REUDISMAM; NASCIMENTO, S. M.. Proposta de Design para um Ambiente de Gestão de Horários Acadêmicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEITE, F. T.;SOUSA, REUDISMAM; HOLANDA, W. D.. Framework Scrum Aplicado em uma Microempresa Focada em Soluções de Software: Um Estudo de Caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LOPES, K. R.;SOUSA, REUDISMAM; SILVA, W. J. A.. Avaliando as Recomendações de Segurança da OWASP E ISO 25010: Uma Visão dos Participantes de Cursos de Curta Duração. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, D. M. O.;SOUSA, REUDISMAM; HOLANDA, W. D.. Avaliação das Heurísticas de Nielsen e Teste de Usabilidade em Websites de Prefeituras: Um Estudo Quali-quantitativo dos Sítios Eletrônicos Municipais de Portalegre - RN, Martins - RN e Pau Dos Ferros ? RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEITE, F. T.;SOUSA, REUDISMAM; NASCIMENTO, SAMARA. Construção Automatizada de Grade de Horários: Uma Solução com Algoritmos Genéticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, D. M. O.;SOUSA, REUDISMAM; SILVA, V. M. L.; HOLANDA, W. D.. Arquitetura de um Sistema Robótico Aplicado à Prática do Jogo de Xadrez. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MILANEZ, A. F.; FONTES, L. M. O.;SOUSA, REUDISMAM; SILVA, V. M. L.. Smaart: Sistema de Monitoramento do Abastecimento de Água Territorial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SEGUNDO, F. C. G. S.; SOUZA, P. T. V.;SOUSA, REUDISMAM; SILVA, V. M. L.. Sistema Embarcado IOT Aplicado ao Contexto de Crises Hídricas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
GUIMARAES, A. O.; SA, G. C. B. E.;SOUSA, REUDISMAM. Desenvolvimento de Uma Toolbox no Matlab para o Auxílio do Processo de Ensino-Aprendizagem dos Métodos Numéricos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SEGUNDO, F. C. G. S.; TERCEIRO, F. S. S.;SOUSA, REUDISMAM. Plataforma de Monitoramento Remoto para Pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, D. M. O.;SOUSA, REUDISMAM; HOLANDA, W. D.. ToSeguro: Um Protótipo de Alta Fidelidade de Sistema Gerenciador de Cartão Unificado Desenvolvido a Partir do Framework Design Sprint. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SEGUNDO, F. C. G. S.;SOUSA, REUDISMAM; HOLANDA, W. D.; LACERDA, C. V. S.. Sample: Um Framework de Suporte à Micro e Pequenas Empresas na Identificação e Formalização de Seus Processos de Negócio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
FONTES, L. M. O.; MESQUITA, M. D. A.;SOUSA, R. R.. Estágio Supervisionado Obrigatório - Camila Perin de Carvalho. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA NETO, C. M.; MESQUITA, M. D. A.;SOUSA, R. R.. Estágio Supervisionado Obrigatório - Dhiogo Samuel Pinheiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LIMA, N. C. A.; MESQUITA, M. D. A.;SOUSA, R. R.. Estágio Supervisionado Obrigatório - Jefferson John do Rego Leite. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MACEDO, R. L.; LEITE, F. T.;SOUSA, R. R.. Estágio Supervisionado Obrigatório - Lizandra Meire Moreira Santos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MACEDO, R. L.; LEITE, F. T.;SOUSA, R. R.. Estágio Supervisionado Obrigatório - Rarysson Guilherme da Costa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, V. M. L.; FONTES, L. M. O.;SOUSA, R. R.. Uma Intervenção Metodológica para Auxiliar a Aprendizagem de Programação Introdutória da UFERSA, Campus Pau dos Ferros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
COUTINHO, J. C. S.; MACEDO, R. L.;SOUSA, R. R.. Uso de Práticas de UX Design para Modelagem do Ambiente Professor da Plataforma Educacional Loop Academic. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
COUTINHO, J. C. S.;SOUSA, R. R.; LIMA, N. C. A.. Uso do Design Thinking na Concepção de um Jogo Sério Educativo para Auxiliar no Pré-diagnóstico da Dislexia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SEGUNDO, F. C. G. S.;SOUSA, R. R.; MESQUITA, M. D. A.. Estágio Supervisionado Obrigatório - Juan Carlos Soares de Oliveira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, L. C. E.; SILVA, V. M. L.;SOUSA, R. R.. Estágio Supervisionado - Bianca Stephanie Guimarães Morais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, V. M. L.; SOUZA, P. T. V.;SOUSA, R. R.; SEGUNDO, F. C. G. S.. Sistema de Controle de Estoque Aplicado em Laboratório de Pesquisa Na Ufersa - Campus Pau dos Ferros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, V. M. L.; SILVA, L. C. E.;SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE. Sistema de Controle de Acesso Utilizando Tecnologia RFID - GPACESS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MESQUITA, M. D. A.;SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE; SILVA, V. M. L.. SGPIP: Etapas do Processo de Desenvolvimento Full-stack para um Sistema de Gestão de Bolsas da Ufersa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEITE, F. T.;SOUSA, REUDISMAM; MACEDO, R. L.. Uma Ferramenta de Tutoria Inteligente para Introdução à Programação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM; MEDEIROS, J. L. G.; NASCIMENTO, S. M.. Banca Examinadora - Concurso para professor efetiivo Edital 029/2021. 2022. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEITE, F. T.; TERREMATTE, P. C. A.;SOUSA, REUDISMAM. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, regido pelo Edital no 022/2021. 2021. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUSA, R. R.; LEITE, F. T.; SILVA, L. C. E.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, regido pelo Edital n° 29/2019. 2019. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, P. T. V.;SOUSA, R. R.; SEMENTE, R. S.. Participação em Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, regido pelo Edital N° 035/2019. 2019. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Orientou
Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
FRANCISCO GERLIANO DE OLIVEIRA SOUZA; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Rural do Semi-Árido; (Orientador);
Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento do transporte; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; (Orientador);
Desenvolvendo a Identidade da UFERSA Campus Pau dos Ferros; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
UMA ARQUITETURA DE UM SISTEMA PARA ADOÇÃO DE ANIMAIS RECUPERADOS PELA ONG UNIDOS PELA PATINHA - PAU DOS FERROS/RN; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
UM ESTUDO SOBRE O USO DA UML EM EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE POR PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Projeto de TCC: Análise Comparativa de Sistemas de Recomendação para Tarefas de Programação; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Projeto de TCC: : A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POTENCIAL TRANSFORMADOR E DESAFIOS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Projeto de TCC; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
ESTUDO DIRIGIDO EM PESQUISA CIENTÍFICA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
ESTUDO DIRIGIDO EM PESQUISA CIENTÍFICA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: POTENCIAL TRANSFORMADOR E DESAFIOS PARA OS PROFESSORES; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: um Estudo de Caso sobre a sua Influência no Ensino-Aprendizado na Percepção dos Jovens de Tenente Ananias-RN; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desdobramentos do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia Da Informação no Campus Pau dos Ferros: Uma Visão dos Discentes; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Despesas para Instituições Públicas; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Sistema para Gerenciamento de Transportes; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
UMA ARQUITETURA DE UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
DESENVOLVENDO A INTERFACE DA PLATAFORMA EDUCACIONAL LOOP ACADEMIC: MÓDULO ALUNO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
PROJETO DE UMA ARQUITETURA PARA A FERRAMENTA LOOP ACADEMIC: MÓDULO ALUNO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO ESPORTE: IMPACTOS NA ANÁLISE DE DADOS, PERFORMANCE, QUESTÕES JURÍDICAS E ECONÔMICAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Hackeando o sexismo: um estudo exploratório dos desafios de gênero e estratégias para combater a desigualdade de gênero na tecnologia e no marketing; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
O MERCADO DE TRABALHO PARA AS MULHERES NA ÁREA DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DAS EGRESSAS DA UFERSA CAMPUS PAU DOS FERROS-RN; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS MÍDIAS SOCIAIS E SEUS EFEITOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
ALÉM DAS CRIPTOMOEDAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DO BLOCKCHAIN; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Aplicação de sistemas embarcados e suas tecnologias no combate a COVID-19: uma breve revisão da literatura; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Uma revisão sistemática sobre cyberbullying nas escolas; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Um jogo sério para promoção da educação no ensino básico; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
ESTUDO DIRIGIDO EM PESQUISA CIENTÍFICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
ESTUDO DIRIGIDO EM PESQUISA CIENTÍFICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Agrotech: um Protótipo de um Sistema de Gestão Agrícola; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de Um Ambiente de Gestão de Horários Acadêmicos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Programação na Educação Básica e Superior: Uma Nova Dimensão do Projeto Pré-Algoritmos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - NEaD) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Abordagens para Geração de Tabelas de Horários Escolares: Uma Revisão Sistemática da Literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Projeto de um Software para Auxiliar no Processo de Compras de Materiais na Universidade Federal Rural Do Semi-Árido - Campus Pau dos Ferros; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Avaliando as Recomendações de Segurança da OWASP e ISO 25010: Uma Visão dos Participantes de Cursos de Curta Duração; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Um Sistema de Monitoramento do Abastecimento de Água Territorial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Proposta de Design para um Ambiente de Gestão de Horários Acadêmicos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Avaliação das Heurísticas de Nielsen e Teste de Usabilidade em Websites de Prefeituras: Um estudo quali-quantitativo dos sítios eletrônicos municipais de Portalegre - RN, Martins - RN e Pau dos Ferros ? RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
SAMPLE: Um Framework de Suporte à Micro E Pequenas Empresas na Identificação e Formalização de Seus Processos de Negócio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Projeto de um Modelador e Simulador de Rede de Petri; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Ferramenta que Automatiza a Geração de Casos de Teste; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Uso de Elementos de Jogos para o Ensino de Programação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Uma Arquitetura de um Sistema para Interação entre Alunos e Professores na Aprendizagem de Programação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estudo Dirigido em Pesquisa Científica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Um Protótipo de um Sistema para Fornecer Dicas para Tarefas de Programação em Disciplinas de Programação Introdutória; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Aplicativo Móvel para o Acompanhamento do Nível de Oxigênio (Spo2) no Sangue de Pacientes Neonatais e Adultos; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Projeto Arquitetural de Uma Ferramenta para Geração Automatizada de Casos de Teste; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Uma Ferramenta de Tutoria Inteligente para Introdução à Programação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de Ferramentas de Apoio a Língua Brasileira de Sinais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Uma Ferramenta Para Correção De Erros Sintáticos Usando Aprendizado de Máquina Para Programação Introdutória; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Aplicativo Universitário para Assinaturas Digitais e Autenticação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de Abordagens em Tecnologia da Informação Para Auxiliar Instituições de Ensino em Atividades Administrativas; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Mineração de dados educacionais para a prevenção de insucesso e abando escolar dos estudantes de ensino superior; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estudando como estereótipos em ambiente gamificados afetam o senso de realização, engajamento e desempenho dos estudantes; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estudando como estereótipos em ambiente gamificados afetam o senso de significado, engajamento e desempenho dos estudantes; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estudando os efeitos da gamificação fundamentada na teoria de fluxo no ensino de programação; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Mineração de dados educacionais para a promoção de engajamento e bem-estar dos estudantes de ensino médio; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Projeto Olímpico no Ensino Médio (2023; 1); 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Algoritmos no Ensino Médio (2023; 1); 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Gamificação no Ensino de Programação (2023; 1); 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Coders no Ensino Médio (2023; 1); 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvendo Ferramentas Administrativas para Auxiliar Instituições de Ensino; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Dialogando com o Ensino Básico como Instrumento a Melhoria da Qualidade de Ensino; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Aplicando Ciência de Dados para Auxílio à Educação; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Utilizando Abordagens Lúdicas para Auxílio à Educação; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Empregando Tecnologias para a Melhoria da Qualidade do Ensino; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Iniciação Científica do Ensino Médio; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de Ferramentas Administrativas para Auxiliar na Educação; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de Solução de Apoio ao Ensino; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Emprego de Abordagens Aplicadas à Educação; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Uso de Elementos de Jogos para Apoio ao Ensino; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Utilização da Ciência de Dados para Apoio à Educação; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Algoritmos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsa acadêmica: Carcará: Atuando na Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Campus Pau dos Ferros; 2025; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
ANÁLISE DA COMPATIBILIDADE ENTRE DESIGN GRÁFICO E ACESSIBILIDADE NO WEBSITE DA UFERSA PAU DOS FERROS; 2024; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO PARA GESTÃO EFICIENTE DE MATERIAIS NA UFERSA; 2024; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE DADOS PARA AGÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL UTILIZANDO PYTHON; ; 2024; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista Acadêmica; Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista Acadêmica; Carcará: Atuando para Melhoria da Infraestrutura da UFERSA; 2024; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Carcará: Atuando na Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Campus Pau dos Ferros; 2024; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Desenvolvimento de Abordagens em Tecnologia da Informação para melhoria da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação; 2024; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista Acadêmica: Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educção; 2024; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista Acadêmica; 2023; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêm; Bolsista Acadêmica; 2023; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsa Acadêmica; 2023; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsa Acadêmica; 2023; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: um Estudo de Casos sobre a sua influência no Ensino-Aprendizado dos Jovens Detenente Ananias-RN; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Sistema de Gestão de Agricultores; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Software) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêmica; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêmica; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêmica; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêmica; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Projeto de Extensão UFERSA Mostra sua Cara; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Projeto de Extensão UFERSA Mostra sua Cara; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Projeto de Extensão UFERSA Mostra sua Cara; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Projeto de Extensão UFERSA Mostra sua Cara; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Monitoria Algoritmos; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Obrigatório - André Lopes de Lima; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Não Obrigatório - André Lopes de Lima; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsa Permanência - Raquel Barroso Leite Furtado; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsa Permanência - José Vinícius Gomes Magalhães; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Monitoria: Laboratório de Algoritmos e Estruturas de Dados I; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêmica; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação: Bolsista Acadêmica; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação de monitoria: Laboratório de Algoritmos e Estruturas de Dados I; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Não Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista Acadêmico: Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Estágio Supervisionado Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Monitoria Algoritmos; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Bolsista Permanênciai; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Algoritmos; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Algoritmos; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Algoritmos; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Olimpíada de Programação: Treinando Campeões; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Olimpíada de Programação: Treinando Campeões; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação de Estágio Supervisionado Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação de Estágio Supervisionado Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação de Estágio Supervisionado Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Orientação de Estágio Supervisionado Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Ferramenta que Automatiza a Geração de Casos de Teste; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Algoritmos; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Pré-Algoritmos; 2018; Orientação de outra natureza; (Computação e Informática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Algoritmos; 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia da Informação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Unviersidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Reudismam Rolim de Sousa;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, M. H. F. ; SOUSA, REUDISMAM ; MARTINS NASCIMENTO GONÇALVES, SAMARA . UM ESTUDO SOBRE O USO DA UML EM EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWAREPOR PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR , v. 6, p. 1-26, 2025.
-
MELO, T. R. S. ; MORAIS, E. B. D. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE ; GONCALVES, S. M. N. . Utilizando o Método Pesquisa-Ação para Desenvolver um Protótipo de um Sistema para Empréstimos de Materiais para a UFERSA, Campus Pau dos Ferros. REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA , v. 17, p. 1-13, 2025.
-
ALVES, D. S. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; NASCIMENTO, S. M. . Utilizando o Método Pesquisa-Ação para Desenvolver um protótipo de Aplicativo para Facilitar a Busca por Moradias Compartilhadas em Pau dos Ferros, RN. REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA , v. 17, p. 1, 2025.
-
RAMOS, V. M. ; PAIVA, S. C. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; SILVA, V. M. L. . Pensamento Computacional no 9° ano do Ensino Fundamental II: um relato de experiência sobre uma oficina usando Computação Desplugada. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 21, p. 98-115, 2025.
-
MORAIS, E. B. D. ; MELO, T. R. S. ; SOUSA, R. R. ; GONCALVES, S. M. N. . Uma Arquitetura de Sistema de empréstimos de materiais para a UFERS. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 21, p. 78-95, 2025.
-
LIMA, G. D. S. ; SOUSA, R. R. . UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UMA PLATAFORMA DE GERÊNCIA DE PET SHOPS COM SOLUÇÕES DE UI/UX. Revista Científica Multidisciplinar , v. 6, p. 1-16, 2025.
-
DIAS, G. K. ; SOUSA, R. R. ; GONCALVES, S. M. N. . DESAFIOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES SOBRE ADAPTAÇÃO A NOVAS TECNOLOGIAS, ATUAÇÃO EM PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS E INTERPESSOAIS. Revista Científica Multidisciplinar , v. 6, p. 1-24, 2025.
-
ALVES, I. H. S. ; SOUSA, R. R. . FEELINGS: PROTOTIPAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE MONITORAMENTO EMOCIONAL E INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA PERSONALIZADA COM BASE EM DADOS. Revista Científica Multidisciplinar , v. 6, p. 1-20, 2025.
-
NEGREIROS, A. K. P. ; CLAUDINO, R. P. B. ; SOUSA, R. R. . UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE FLUXO DE CAIXA PARA PIZZARIAS. Revista Científica Multidisciplinar , v. 6, p. 1-16, 2025.
-
SOUZA, M. E. F. ; SOUSA, R. R. ; GONCALVES, S. M. N. . A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DISCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Científica Multidisciplinar , v. 6, p. 1-25, 2025.
-
FONTES DA COSTA, PEDRO MAKSON ; DO NASCIMENTO SILVA, VITOR GABRIEL ; DA SILVA JUNIOR, JOSÉ DE ANCHIETA ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UMA API PARA UM SISTEMA DE GESTÃO DE CLÍNICAS DE SAÚDEUSING THE ACTION RESEARCH METHOD TO DEVELOP AN API FOR A HEALTH CLINIC MANAGEMENT SYSTEMUSO DEL MÉTODO DE INVESTIGACIÓN-ACCIÓN PARA DESARROLLAR UNA API PARA UN SISTEMA DE GESTIÓN DE CLÍNICAS DE SALUDUTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UMA API PARA UM SISTEMA DE GESTÃO DE CLÍNICAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 6, p. e676670, 2025.
-
MELO, M. V. M. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; SILVA, V. M. L. . UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO EM FORMATO DE QUIZ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Recima21 , v. 6, p. 1-20, 2025.
-
DELAN BEZERRA LIMA, KERVIN ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM ; PESSOA DE CARVALHO, FELIPE ; MAGNO OLIVEIRA, DYEGO . GAMIFYCODE UM ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS GAMIFICADOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e534992, 2024.
-
PESSOA GOMES, CAIO VINICIUS ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . AUMIGOS DO PEITO: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE RUA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e534948, 2024.
-
DE FREITAS FERNANDES, ALLYSON BRUNO ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA PACIENTES COM CÂNCER NA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e534903, 2024.
-
CAMARA PEREIRA, KLEBER ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E FATORES QUE MOTIVAM PARA O ESTUDO PARA PROGRAMAÇÃO: O QUE MUDOU DESDE OS ESTUDOS DE 2018 NO CURSO DE TI DA UFERSA, CAMPUS PAU DOS FERROS?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e545151, 2024.
-
DA SILVA, ANNA CLARA FERNANDES ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . USOS E RECEIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PELOS PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL, CAMPUS PAU DOS FERROS. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. 4715-4738, 2024.
-
MORAIS, E. B. D. ; DE SOUZA MELO, TAÍSSO RENI ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Arquitetura de uma ferramenta para controle e rastreio de artefatos de software. PEER REVIEW , v. 6, p. 1-15, 2024.
-
RENI, TAÍSSO ; BRUNO DUARTE DE MORAIS, EMANUEL ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . ExpressRD: uma ferramenta para controle e rastreio de artefatos de software. PEER REVIEW , v. 6, p. 38-51, 2024.
-
LAUANA IZIDIO FERREIRA, LEANDRA ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS MÍDIAS SOCIAIS E SEUS EFEITOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃOA SYSTEMATIC REVIEW OF SOCIAL MEDIA AND ITS EFFECTS ON IMPROVING EDUCATION QUALITYUNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LAS REDES SOCIALES Y SUS EFECTOS EN LA MEJORA DE LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓNUMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS MÍDIAS SOCIAIS E SEUS EFEITOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e565317, 2024.
-
CAETANO DE LUCENA SANTOS, HELUAN ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . ALÉM DAS CRIPTOMOEDAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DO BLOCKCHAINBEYOND CRYPTOCURRENCIES: AN EXPLORATORY STUDY ON THE USE OF BLOCKCHAINMÁS ALLÁ DE LAS CRIPTOMONEDAS: UN ESTUDIO EXPLORATORIO SOBRE EL USO DE BLOCKCHAINALÉM DAS CRIPTOMOEDAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DO BLOCKCHAIN. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e575461, 2024.
-
QUEIROZ, FRANCISCO ALISSON ; MAIA, SEBASTIÃO COSTA ; SILVA, VERONICA MARIA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM . APLICAÇÃO DE SISTEMAS EMBARCADOS E SUAS TECNOLOGIAS NO COMBATE A COVID-19: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURAAPPLICATION OF EMBEDDED SYSTEMS AND THEIR TECHNOLOGIES IN THE FIGHT AGAINST COVID-19: A BRIEF LITERATURE REVIEWAPLICAÇÃO DE SISTEMAS EMBARCADOS E SUAS TECNOLOGIAS NO COMBATE A COVID-19: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURAAPLICACIÓN DE SISTEMAS EMPOTRADOS Y SUS TECNOLOGÍAS EN EL COMBATE COVID-19: B. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e585603, 2024.
-
GADELHA, VERA CÉLIA ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE CYBERBULLYING NAS ESCOLASA SYSTEMATIC REVIEW OF CYBERBULLYING IN SCHOOLSUNA REVISIÓN SISTEMÁTICA SOBRE EL CIBERBULLYING EN LAS ESCUELASUMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE CYBERBULLYING NAS ESCOLAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e595650, 2024.
-
FERNANDES, JÉSSICA ROSÁLIA ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; SILVA, VERONICA MARIA LIMA . UM JOGO SÉRIO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICOA SERIOUS GAME FOR THE PROMOTION OF EDUCATION IN PRIMARY EDUCATIONUN JUEGO SERIO PARA LA PROMOCIÓN DE LA EDUCACIÓN EN LA ENSEÑANZA BÁSICAUM JOGO SÉRIO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e5105758, 2024.
-
RODRIGUES MAGALHÃES, LILIANE ; BARBALHO FERNANDES, LAYSA LETÍCIA ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . HACKEANDO O SEXISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS DESAFIOS DE GÊNERO E ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA TECNOLOGIA E NO MARKETINGHACKING SEXISM: AN EXPLORATORY STUDY OF GENDER CHALLENGES AND STRATEGIES TO COMBAT GENDER INEQUALITY IN TECHNOLOGY AND MARKETINGHACKEAR EL SEXISMO: UN ESTUDIO EXPLORATORIO DE LOS DESAFÍOS Y ESTRATEGIAS DE GÉNERO PARA COMBATIR LA DESIGUALDAD DE GÉNERO E. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e5105748, 2024.
-
DAFINE FERREIRA ALVES, JADI ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM ; MARTINS NASCIMENTO GONÇALVES, SAMARA . O MERCADO DE TRABALHO PARA AS MULHERES NA ÁREA DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DAS EGRESSAS DA UFERSA CAMPUS PAU DOS FERROS-RNTHE JOB MARKET FOR WOMEN IN THE TECHNOLOGY FIELD: AN ANALYSIS OF THE PROFILE OF FEMALE GRADUATES FROM UFERSA CAMPUS PAU DOS FERROS-RNEL MERCADO LABORAL PARA LAS MUJERES EN EL ÁREA DE TECNOLOGÍA: UN ANÁLISIS DEL PERFIL DE LAS EGRESADAS DE LA UFERSA CAMPUS PAU DOS FERROS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e5105829, 2024.
-
FELIPE, LUIS ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO ESPORTE: IMPACTOS NA ANÁLISE DE DADOS, PERFORMANCE, QUESTÕES JURÍDICAS E ECONÔMICASTECHNOLOGICAL INNOVATIONS IN SPORT: IMPACTS ON DATA ANALYSIS, PERFORMANCE, LEGAL AND ECONOMIC ISSUESINNOVACIONES TECNOLÓGICAS EN EL DEPORTE: IMPACTOS EN EL ANÁLISIS DE DATOS, RENDIMIENTO, CUESTIONES LEGALES Y ECONÓMICASINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO ESPORTE: IMPACTOS NA ANÁLISE DE DADOS, PERFORM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 , v. 5, p. e5105838, 2024.
-
FERREIRA, JOÃO VICTOR ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . The employability of students in undergraduate courses in Information Technology. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 835-858, 2023.
-
RIBEIRO, EDILANE ; SOUSA, REUDISMAM . Informatics in brazilian basic education: a bibliographic review of the literature on the subject. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 889-903, 2023.
-
DA SILVA, LUCAS MATHEUS ALEXANDRE ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . ADVOGADOS BR: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ENCONTRAR ADVOGADOS. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 16400-16421, 2023.
-
LIMA, BRUNO WELLINGTON DA SILVA ; SILVA, VINÍCIUS ; DE LIMA, LÍVIA BEATRIZ MAIA ; ANDRADE, DIMONA LAQUIS ALVES ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; MILANEZ, ALYSSON FILGUEIRA . DW RIDES: UMA PROPOSTA DE SISTEMA PARA CARONAS COLETIVAS. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 17637-17659, 2023.
-
CARVALHO, FELIPE PESSOA DE ; SANTOS, RAFAEL CAVALCANTE DOS ; NASCIMENTO, SAMARA MARTINS ; COUTINHO, JARBELE CÁSSIA DA SILVA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . Investigating the relationship between academia and the information technology industry: a systematic literature review. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 11-35, 2023.
-
AMANCIO, E. M. R. S. ; SOUSA, REUDISMAM ; SOUZA, T. F. ; NASCIMENTO, S. M. . Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 2998-3019, 2022.
-
ROCHA, P. P. D. F. ; NASCIMENTO, S. M. ; SOUSA, REUDISMAM . Uma Ferramenta para Diagnóstico de (In)Sucesso Acadêmico: Um Estudo de Caso do Curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação. CONJECTURAS , v. 22, p. 1-29, 2022.
-
MORAIS, E. B. D. ; ALVES, D. S. ; MELO, T. R. S. ; SOUSA, REUDISMAM . SICC: Um Sistema Integrado de Controle de Cabines. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 11014-11041, 2022.
-
DE SOUZA MELO, TAÍSSO RENI ; SARAIVA LACERDA, CARLOS VICTOR ; SANTANA DO NASCIMENTO, RENAN ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . SGDU: Sistema de Gerenciamento de Despesas Universitárias para transparência de gastos em instituições públicas. CONJECTURAS , v. 22, p. 1636-1662, 2022.
-
FERREIRA DE LIMA, JANNESON JOSÉ ; LIMA SILVA, VERONICA MARIA ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; SANTANA DA COSTA, ROSENDO LUCAS . Sistema embarcado IOT aplicado ao contexto de crises hídricas. CONJECTURAS , v. 22, p. 443-457, 2022.
-
COSTA, ROSENDO LUCAS SANTANA DA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE ; LIMA, JANNESON JOSÉ FERREIRA DE ; SILVA, VERÔNICA MARIA LIMA . Sistema para monitoramento do abastecimento residencial. CONJECTURAS , v. 22, p. 215-229, 2022.
-
MELO, A. I. R. ; SOUSA, REUDISMAM . GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA PROPOSTA SIMPLES DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 47048-47061, 2022.
-
LOPES COSTA, FRANCISCO VINÍCIUS ; DA SILVA SEGUNDO, FRANCISCO CARLOS GURGEL ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM . Sistema de monitoramento da qualidade de água para piscicultura. CONJECTURAS , v. 22, p. 511-534, 2022.
-
PINHEIRO, ALANA GABRIELLY PEREIRA ; SILVA, PEDRO HENRIQUE AIRES DA ; SEGUNDO, FRANCISCO CARLOS GURGEL DA SILVA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . Parkrun: um jogo educacional voltado para o estímulo e melhora da capacidade motora e cognitiva de crianças com Síndrome de Down. CONJECTURAS , v. 22, p. 571-585, 2022.
-
SANTANA IZIDÉRIO, HÉRCULES JANOCA ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM ; SILVA, VINÍCIUS . Moldes de um protótipo acessível e os desafios para a criação de um aplicativo inclusivo. CONJECTURAS , v. 22, p. 491-508, 2022.
-
VINÍCIUS, MATHEUS ; ROLIM, REUDISMAM . Uma análise da adoção de assinaturas digitais de uma instituição pública de ensino superior no período da pandemia do COVID-19 utilizando técnicas de open source intelligence. CONJECTURAS , v. 22, p. 509-519, 2022.
-
SANTOS, LANUZA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE ; SILVA, JOSÉ WAGNER CAVALCANTI . Arquitetura de um ambiente para a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR). CONJECTURAS , v. 22, p. 958-976, 2022.
-
SANTOS, JOSEANNY ; SOUZA, DYEGO MAGNO OLIVEIRA ; SILVA, FÁTIMA LUANA ABREU DA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . Desenvolvimento de app mobile para adoção de animais recuperados pela ONG Unidos pelas Patinhas - Pau dos Ferros/RN. CONJECTURAS , v. 22, p. 704-720, 2022.
-
COSTA, P. ; SOUSA, R. R. ; SILVA, V. M. L. . Agitador de Moléculas de Baixo Custo para Aplicação Experimental Relacionada à Teoria Cinética dos Gases para Alunos do Ensino Médio. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 51258-51268, 2021.
-
NASCIMENTO NETO, J. A. ; NASCIMENTO, S. M. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . PRATIC: uma Plataforma para Auxílio às Práticas de Ensino na Saúde. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 44053-44078, 2021.
-
ALVES, R. S. ; NASCIMENTO, G. M. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . Elementos do Emprego de Chatbots para Auxílio no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 43908-43927, 2021.
-
ROSA, T. J. L. ; NASCIMENTO, S. M. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE ; OLIVEIRA, D. M. N. . Análise sobre a Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem no enfrentamento da COVID-19: Uma Análise num Hospital Regional. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 44293-44317, 2021.
-
SILVA, F. L. A. ; SOUZA NETO, Z. P. ; HOLANDA, I. N. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE . Um Relato de Experiência do Uso de Metodologias Ativas para o Ensino Remoto de Estruturas de Dados em Tempos de Pandemia. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 70453-70488, 2021.
-
SOUZA, J. V. Q. ; NASCIMENTO, S. M. ; SOUSA, R. R. . Análise de Usabilidade de Web Sites Institucionais: Estudo de Caso do Web Site da Universidade Federal Rural Do Semi-árido (UFERSA). Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 66442-66462, 2021.
-
ALVES, R. S. ; SA, A. L. E. ; SOUSA, R. R. . O Uso de Jogos para o Ensino de Programação: Um Estudo Preliminar do Perfil do Uso de Jogos de Estudantes do Ensino Básico. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 70018-70031, 2021.
-
LIMA, JOSIMARA ; SILVA, FÁTIMA LUANA ; HOLANDA, IORRANE ; NASCIMENTO, SAMARA ; SOUSA, REUDISMAM . Fatores que motivam na participação de ações de ensino e extensão: perspectiva dos discentes de um curso de tecnologia da informação. INTERAÇÃO (CURITIBA) , v. 21, p. 75-99, 2021.
-
PEREIRA DE OLIVEIRA NETO, OSCAR ; ROLIM DE SOUSA, REUDISMAM ; DE OLIVEIRA FONTES, LAYSA MABEL . Percepções do ensino de programação em cursos de tecnologia da informação: o que pensam discentes e docentes?. CONJECTURAS , v. 21, p. 122-141, 2021.
-
ROCHA, PEDRO PAULO DANTAS FRANCO ; NASCIMENTO, SAMARA MARTINS ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Um dashboard para visualização de insumos relacionados à Covid-19 / A dashboard for viewing inputs related to Covid-19. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 84457-84482, 2021.
-
MESQUITA, J. L. ; SOUSA, REUDISMAM ; NASCIMENTO, SAMARA ; SOUZA, T. F. . Academic Analytics como Apoio ao Sucesso na Graduação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 99808-99817, 2021.
-
SILVA, P. H. A. ; PINHEIRO, A. G. P. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; SOUSA, REUDISMAM . Promovendo a Educação de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Modelagem de um Jogo Sério. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 35, p. 1-15, 2021.
-
MAGALHAES, K. D. S. ; SOUSA, REUDISMAM . Uma Arquitetura de Software para um Sistema Interno para Comunicação entre Setores. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 112700-112713, 2021.
-
SOUSA, R. R. ; LEITE, F. T. ; GUIMARAES, A. O. ; OLIVEIRA, A. R. . Pré-Algoritmos ? Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 12635-12635, 2020.
-
GABRIELLY, A. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; SOUSA, R. R. . GameLab: Um jogo para auxílio na motricidade fina. I Encontro de Computação do Oeste Potiguar ? Pocket , v. 4, p. 1-6, 2020.
-
COSTA, R. R. ; SOUSA, R. R. . O Uso de Tutores de Programação Inteligentes na Produção de Feedback para Estudantes em Tarefas de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. brazilianjourna-29496, 2020.
-
SILVA, A. G. L. ; SOUSA, R. R. . Uma Revisão Sistemática da Literatura das Técnicas para Auxiliar Estudantes na Resolução de Tarefas de Programação. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 33385-33408, 2020.
-
PINHEIRO, A. F. ; SOUSA, R. R. . Uma Revisão Sistemática do Uso de Elementos dos Jogos para Motivar os Estudantes para o Aprendizado de Programação. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 36612-36636, 2020.
-
PINHEIRO, A. G. P. ; SOUSA, R. R. ; SEGUNDO, F. C. G. S. . Um Jogo Sério para Auxiliar Pessoas com Síndrome de Down no Desenvolvimento da Motricidade Fina das Mãos. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 30630-30649, 2020.
-
SOUSA, R. R. . A Systematic Review of the Literature of the Techniques to Perform Transformations in Software Engineering. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 46927-46949, 2020.
-
SILVA, M. A. F. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; SOUSA, R. R. ; ARRAIS JUNIOR, E. . Robot Car: Um Carro Robô Controlado pelo Movimento da Face. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 36637-36653, 2020.
-
ANDRADE, E. O. ; SOUSA, R. R. . Uma Arquitetura de um Sistema para Interação entre Alunos e Professores na Aprendizagem de Programação. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 40868-40890, 2020.
-
SOUZA NETO, Z. P. ; SOUSA, R. R. . Uma Revisão Sistemática Sobre o Desenvolvimento de Ferramentas de Apoio a Língua de Sinais. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 51872-51891, 2020.
-
SOUZA NETO, Z. P. ; SOUSA, R. R. . Tecnologias da Informação e Comunicação e Seu Impacto no Convívio Familiar. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 68803-68814, 2020.
-
SOUSA, R. R. . Motivando os Discentes e Solucionando seus Desafios de Aprendizagem, um Estudo do Projeto de Ensino Pr´e-Algoritmos. I Encontro de Computação do Oeste Potiguar â013 Pocket , v. 4, p. 1, 2020.
-
SOUSA, R. R. ; LEITE, F. T. . Usando gamificação no ensino de programação introdutória. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 33338-33356, 2020.
-
ROLIM, REUDISMAM ; LEITE, F. T. ; GUIMARAES, A. O. ; OLIVEIRA, A. R. . Pré-Algoritmos - Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação. ECOP , v. 3, p. 123-130, 2019.
-
SOUZA, D. ; COUTINHO, J. C. S. ; SOUSA, R. R. . LoopAcademic: Helping the Learning andTeaching of Introductory Programming. In: Mesquita, Anabela; Abreu, António; Carvalho, João Vidal. (Org.). Perspectives and Trends in Education and Technology. 1ed.Singapore: Springer Singapore, 2021, v. 256, p. 1-10.
-
SOUSA, R. R. ; LEITE, F. T. ; GUIMARAES, A. O. ; OLIVEIRA, A. R. . As diferentes dimensões ligadas às ciências exatas. PRÉ-ALGORITMOS ? AÇÕES DE APOIO À MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. 1ed.São José dos Pinhais: Brazilian Journals, 2020, v. 2, p. 112-124.
-
OLIVEIRA, A. R. ; SOBRINHO, A. ; SOUSA, R. R. ; SILVA, L. C. E. ; OLIVEIRA, H. F. A. ; PERKUSICH, A. . A Software Architecture of Test Case Tools for Object-Oriented Programs. In: Shahram Latifi. (Org.). 17th International Conference on Information Technology?New Generations. 1ed.Switzerland AG: Springer, Cham, 2020, v. 1134, p. 687-691.
-
SOUSA, R. R. ; LEITE, F. T. . Usando Gamificação no Ensino de Programação Introdutória.. In: Edilson Antonio Catapan. (Org.). Os impactos de estudos voltados para as ciências exatas. 1ed.São José dos Pinhais: Editora Brazilian Journals, 2020, v. 1, p. 185-205.
-
COSTA, R. R. ; SOUSA, R. R. . O Uso de Tutores de Programação Inteligentes na Produção de Feedback para Estudantes em Tarefas de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Edilson Antonio Catapan. (Org.). Reflexões sobre os aspectos educacionais. 1ed.São José dos Pinhais: Brazilian Journals, 2020, v. 1, p. 23-39.
-
DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; COUTINHO, JARBELE CÁSSIA DA SILVA ; NASCIMENTO, SAMARA MARTINS ; LEITE, FELIPE TORRES . Investigando as Dificuldades e Perspectivas sobre um Curso de Engenharia de Software de Dois Ciclos: Um Survey com a Visão Discente. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021, Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP 2021), 2021. p. 55.
-
SOUSA, REUDISMAM ; SOARES, GUSTAVO ; GHEYI, ROHIT ; BARIK, TITUS ; D'ANTONI, LORIS . Learning Quick Fixes from Code Repositories. In: SBES '21: Brazilian Symposium on Software Engineering, 2021, Joinville Brazil. Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM, 2021. p. 74.
-
SILVA, P. H. A. ; PINHEIRO, A. G. P. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; SOUSA, REUDISMAM . Modelagem de um Jogo Voltado para Criancas com Transtorno do Espectro Autista. In: VI Congresso sobre Tecnologias na Educação Ctrl+E, 2021, Pau dos Ferros. VI Congresso sobre Tecnologias na Educação Ctrl+E, 2021. p. 1-10.
-
LIMA, J. S. ; NASCIMENTO, S. M. ; SOUSA, REUDISMAM . Avaliando a Usabilidade do SIGAA: Uma Visão Discente. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2021, Online. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Online: Even3, 2021. p. 1-8.
-
SILVA, P. H. A. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Aplicativo Móvel para o Acompanhamento do Nı́vel de Oxigênio (SpO2) no Sangue de Pacientes Neonatais e Adultos. In: Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, 2021, Pau dos Ferros. Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, 2021.
-
LEITE, FELIPE TORRES ; COUTINHO, JARBELE C. S. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . An Experience Report About Challenges of Software Engineering as a Second Cycle Course. In: SBES '20: 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020, Natal Brazil. Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM, 2020. p. 824.
-
ROLIM, REUDISMAM ; SOARES, GUSTAVO ; D'ANTONI, LORIS ; POLOZOV, OLEKSANDR ; GULWANI, SUMIT ; GHEYI, ROHIT ; SUZUKI, RYO ; HARTMANN, BJORN . Learning Syntactic Program Transformations from Examples. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017. p. 404.
-
RAMOS, FELIPE BARBOSA ARAÚJO ; LORAYNE, ANNE ; COSTA, ANTONIO ALEXANDRE MOURA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE ; ALMEIDA, HYGGO ; PERKUSICH, ANGELO . Combining Smartphone and Smartwatch Sensor Data in Activity Recognition Approaches: an Experimental Evaluation. In: The 28th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2016. org.crossref.xschema._1.Title@e5746a6. p. 267.
-
RAMOS, FELIPE BARBOSA ARAÚJO ; COSTA, ANTONIO ALEXANDRE MOURA ; ROLIM, REUDISMAM ; SOARES, GUSTAVO ; ALMEIDA, HYGGO OLIVEIRA DE ; PERKUSICH, ANGELO . Recommendation in the Digital TV Domain: an Architecture based on Textual Description Analysis. In: The 27th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2015. p. 99.
-
SOUZA, D. ; COUTINHO, J. C. S. ; SOUSA, R. R. . LoopAcademic: uma Plataforma Web para o Ensino-Aprendizagem de Programação Introdutória. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021, Porto Alegre. ANAIS ESTENDIDOS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO LABORATÓRIO DE IDEIAS, 2021.
-
ROLIM, REUDISMAM . Automating repetitive code changes using examples. In: the 2016 24th ACM SIGSOFT International Symposium, 2016, Seattle. Proceedings of the 2016 24th ACM SIGSOFT International Symposium on Foundations of Software Engineering - FSE 2016. New York: ACM Press, 2016. p. 1063.
-
COSTA, ANTONIO ALEXANDRE MOURA ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM DE ; RAMOS, FELIPE BARBOSA ARAUJO ; SOARES, GUSTAVO ARAUJO ; ALMEIDA, HYGGO OLIVEIRA DE ; PERKUSICH, ANGELO . A Collaborative Method to Reduce the Running Time and Accelerate the k-Nearest Neighbors Search. In: The 27th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2015. p. 105.
-
ROLIM, REUDISMAM ; BARBOSA, FELIPE ; COSTA, ALEXANDRE ; CALHEIROS, GIOVANNI ; ALMEIDA, HYGGO ; PERKUSICH, ANGELO ; MARTINS, ALDENOR . A recommendation approach for digital TV systems based on multimodal features. In: the 29th Annual ACM Symposium, 2014, Gyeongju. Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '14. New York: ACM Press, 2014. p. 289.
-
CLAUDINO, R. P. B. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Design e Experiência do Usuário para Sistemas Administrativos no Campus Pau dos Ferros. Mossoró/RN: UFERSA, 2024 (Resumo publicado em evento).
-
NUNES, M. M. ; SILVA FILHO, Z. C. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; DIAS, N. S. . Aplicativo para recicladores encontrarem pontos de coleta, garantindo descarte de materiais de forma correta. Mossoró/RN: UFERSA, 2024 (Resumo publicado em evento).
-
SILVA, F. A. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; CHALLCO, G. C. . Interface gamificada estereotipada quanto à interação sob os níveis de senso de significado, engajamento e desempenho dos estudantes, numa perspectiva dialética de gênero. Mossoró/RN: UFERSA, 2024 (Resumo publicado em evento).
-
PINHEIRO, A. ; CHALLCO, G. C. ; SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Uma revisão sistemática sobre mineração de dados educacionais para a prevenção de insucesso e abandono escolar. Mossoró/RN: UFERSA, 2024 (Resumo publicado em evento).
-
FERREIRA, L. L. I. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Empregando Tecnologias para a Melhoria da Qualidade do Ensino 2022 (Resumo publicado em evento).
-
SA, A. L. E. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Uso de Elementos de Jogos para Apoiar o Ensino 2022 (Resumo publicado em evento).
-
SILVA, K. R. L. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Construindo a Identidade da UFERSA por Meio de Ambientes Web 2022 (Resumo publicado em evento).
-
ROCHA, P. P. D. F. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Aplicando Ciência de Dados para Auxílio à Educação 2022 (Resumo publicado em evento).
-
DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM ; SOARES, W. E. S. . Dialogando com o Ensino básico como instrumento a melhoria da qualidade de ensino 2022 (Resumo publicado em evento).
-
CLAUDINO, R. P. B. ; DE SOUSA, REUDISMAM ROLIM . Desenvolvendo Ferramentas Administrativas para Auxiliar Instituições de Ensino 2022 (Resumo publicado em evento).
-
PINTO, H. W. C. ; SILVA, L. C. E. ; SOUSA, REUDISMAM . Um aplicativo de triagem inteligente e serviço de encaminhamento de pacientes com a COVID-19 2021 (Resumo publicado em evento).
-
HOLANDA, I. N. ; SOUSA, REUDISMAM . Emprego de abordagens aplicadas à educação: um relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas para o ensino de programação 2021 (Resumo publicado em evento).
-
SA, A. L. E. ; SOUSA, REUDISMAM . Investigando a Percepção dos Estudantes do Ensino Básico sobre o Uso de Jogos para o Ensino da Programação 2021 (Resumo publicado em evento).
-
NASCIMENTO, G. M. ; SOUSA, REUDISMAM . Investigando Emprego de Chatbots para Auxílio no Ensino de Programação 2021 (Resumo publicado em evento).
-
CARNEIRO FILHO, F. N. G. ; SOUSA, REUDISMAM . Investigando o desenvolvimento de ambientes para auxiliar à educação 2021 (Resumo publicado em evento).
-
FERREIRA, L. L. I. ; SOUSA, REUDISMAM . O Uso de mídias digitais como apoio ao ensino de programação 2021 (Resumo publicado em evento).
-
HOLANDA, I. N. ; SOUSA, R. R. . Emprego de Abordagens Aplicadas à Educação 2020 (Artigo completo aceito para publicação).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Carcará: Atuando na Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Campus Pau dos Ferros, Descrição: Uma infraestrutura de tecnologia da informação de qualidade é uma necessidade de todos os tipos de organizações. Em especial, as instituições de ensino, além da infraestrutura necessária para as atividades administrativas, também costumam ter ambientes específicos com equipamentos de TI para auxiliar na execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um exemplo desses ambientes são os laboratórios de informática, que dão apoio às aulas e projetos de pesquisa e extensão. Neste projeto é proposto o Carcará TI, que simular a essa ave, comum no sertão, busca manter-se ativo e atento para a proposições de soluções para melhoria da qualidade da infraestrutura de TI da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em especial do Campus Pau dos Ferros, tendo como norte o Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UFERSA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Coordenador / Eduardo Araujo de Medeiros - Integrante / LEANDRA LAUANA IZIDIO FERREIRA - Integrante / WALBER JOSE ADRIANO SILVA - Integrante / JEAN RIBEIRO DOS SANTOS - Integrante / ANDREY DE OLIVEIRA SABINO - Integrante / MARIA ALICE FERREIRA TEIXEIRA - Integrante / VINICIUS ANACLETO DE ALMEIDA - Integrante / LIDIANA COSTA DE SOUZA - Integrante / ALICE DOS SANTOS PINHEIRO - Integrante / ALICIA SAMILLY OLIVEIRA BENTO - Integrante / ALLAN GABRIEL SILVA DE FREITAS - Integrante / AMANDA CRISTINA ALENCAR GOMES - Integrante / ANA VITORIA DE QUEIROZ OLIVEIRA - Integrante / ANDREWS FERREIRA DE PAIVA SILVA - Integrante / ANTONIA JAELICA SOUZA OLIVEIRA - Integrante / CICERO ARAUJO RODRIGUES - Integrante / EVELYN CRISTINA DE OLIVEIRA GOMES - Integrante / FRANCISCO FELIPE CHAVES LIMA - Integrante / FRANCISCO LAILSON DE ALMEIDA - Integrante / GABRIELLE NAIARE PEREIRA DE OLIVEIRA - Integrante / JAKELINE BENICIO DE LIMA - Integrante / JOAO LUCAS FERNANDES E SILVA - Integrante / JOSE DANILO SANTOS DO NASCIMENTO - Integrante / JOSE PEREIRA DO NASCIMENTO NETO - Integrante / LAURA GONCALVES FERNANDES - Integrante / LAVINIA DANTAS DE MESQUITA - Integrante / LUCAS ALVES FERREIRA - Integrante / LUCAS MAIRON OLIVEIRA CAMILO - Integrante / MANOEL NASCIMENTO DE PAIVA NETO - Integrante / MARIA FRANCISCA PESSOA DE QUEIROZ - Integrante / MARIA HERCULANA DA SILVA SOUZA - Integrante / MARIA ISABELLY LIMA DE SOUSA - Integrante / MARIA KAROLINE FIRMINO DE MOURA - Integrante / MARIA LUMA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / MATEUS GOMES SALOME - Integrante / MICAELY DA CONCEICAO MELO - Integrante / MOISES GUILHERME SILVA FERNANDES - Integrante / NATHAN CARDOSO LINHARES - Integrante / PEDRO ARTHUR SANTOS MARTINS - Integrante / PEDRO CARLOS LIMA PAIVA - Integrante / PEDRO LUCAS DA SILVA LIMA - Integrante / PEDRO LUCAS SILVA CORDEIRO - Integrante / PEDRO VICTOR SOARES GONCALO - Integrante / RAFAEL OLIVEIRA FREIRE - Integrante / THIAGO DA SILVA LIMA - Integrante.
-
2024 - Atual
Inclusão e acessibilidade nos mais diversos âmbitos do ensino superior, Descrição: O ambiente universitário é ocupado ecleticamente pelos membros da comunidade acadêmica, tendo de forma diversa os mais diversos usuários com necessidades de uso diferentes, ensejando a necessidade da inclusão desde o estacionamento, o local de reunião pública, as áreas de vivências, as salas de aula e entre outros aspectos o ajuste necessário do método de lecionar as componentes curriculares integrantes dos cursos, independentemente de qual grande área esse esteja vinculado ao CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em busca de melhoria contínua e de fomentar o ensino superior de qualidade em instituições públicas, é que o estudo pretende verificar entre os mais diversos aspectos de correlação e implementação de infraestruras acessíveis e necessárias para o bom desempenho das atividades didáticas, além da verificação da necessidade de desenvolvimento de tecnologias aplicáveis a adequação da antropometria ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão universitária. Ao término, pretende-se obter respostas para a implementação de medidas técnicas necessárias, com o intuito de tornar o ensino superior eficaz.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / RAFAELY ANGELICA FONSECA BANDEIRA - Coordenador / CLAWSIO ROGERIO CRUZ DE SOUSA - Integrante / EDUARDO RAIMUNDO DIAS NUNES - Integrante / MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE - Integrante / MARILIA CAVALCANTI SANTIAGO - Integrante / DA SILVA SEGUNDO, FRANCISCO CARLOS GURGEL - Integrante / CYBELLE BARBOSA E LIMA VASCONCELOS - Integrante / DEIVYD HEIVYSON DIÓGENES COSTA - Integrante / VANIA CHRISTINA NASCIMENTO PORTO - Integrante / ERIBERTO CARLOS MENDES DA SILVA - Integrante / ARIOSVALDO BARRETO - Integrante / REGINA CELIA DE OLIVEIRA BRASIL DELGADO - Integrante.
-
2023 - Atual
Gamificação e Engenharia de Ontologias na Promoção do Bem-estar e Equidade de Gênero em Sistemas de Tutores Inteligentes, Descrição: A aplicação da Inteligência Artificial (IA) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação tem sido cada vez mais destacada na sociedade atual. Pesquisas nesse assunto são parte da área conhecida como Inteligência Artificial na Educação (IAED), na qual os estudos visam combinar a inteligência humana e IA para melhorar a tomada de decisões pedagógicas, fornecer a individualização da aprendizagem e facilitar a implantação e avaliação de novas metodologias pedagógicas, tais como aprendizagem ativas, aprendizagem aumentada, aprendizagem baseado em jogos e Gamificação. Nesta perspectiva, ferramentas e sistemas educacionais adaptativos, tais como Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), são a solução tecnológica que têm alcançado diferentes objetivos pedagógicos, como melhorar a aprendizagem, engajamento, motivação, entre outros. Entretanto, um desafio recentemente abordado é o bem-estar emocional dos estudantes. Em outras palavras, o ensino adequado não só deve focar no aspecto pedagógico, mas também deve promover o estado de satisfação com o aprendizado, ele deve promover o sentimento de alcançar aquilo que é intrinsecamente valioso. A promoção do bem-estar, mesmo em situações adversas, como a pandemia do COVID-19 demonstrou favorecer a motivação intrínseca e o desempenho acadêmico.O bem-estar emocional também ajuda a reduzir o estresse acadêmico e evitar comportamentos indesejáveis, levando assim aos estudantes a ter níveis mais elevados de concentração, criatividade e produtividade. Associado ao bem-estar, há diferentes teorias da psicologia positiva que tentam explicar como ele acontece, cada uma com uma perspectiva distinta. Por exemplo, enquanto a teoria de PERMA indica que o bem-estar depende dos fatores de emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização; a teoria de Carol Ryff postula que é necessário auto aceitação, crescimento pessoal, propósito, domínio, autonomia e relações positivas. Desta forma, um dos grandes desafios que deve ser superado é de como formalizar todas essas teorias, seus conceitos e seus postulados de maneira que ferramentas e sistemas educacionais adaptativos, como os sistemas de tutores inteligentes, consigam entender elas para determinar quais, como e quando aplicá-las no diagnóstico e avaliação do bem-estar dos estudantes, assim como na implementação de estratégias de promoção e a gestão inteligente da aprendizagem. Duas áreas da comunidade científica de IAED são necessárias para abordar o desafio, eles são: i) Engenharia de Ontologias, onde pesquisadores têm investigado como fornecer aos computadores com conhecimentos humanos e de como esse conhecimento pode ser empregado para realizar tomada de decisões adaptativas; e ii) Gamificação como Computação Persuasiva, onde pesquisas são conduzidas a fim de entender como elementos de jogos podem produzir mudanças nas atitudes, comportamentos e motivação dos usuários. Porém, a gamificação não apresenta um design adequado, podem ser introduzidos fatores externos que causem efeitos contrários aos esperados. Um desses fatores é os estereótipos de gênero, como por exemplo, o emprego de avatares orientados para um único gênero, viés de cores e/ou o uso de rankings e crachás ou mecânicas de jogo de apelo a um único gênero.Com base no indicado no parágrafo anterior, este projeto de pesquisa tem três objetivos fundamentais: primeiro, investigar os efeitos da Gamificação no bem-estar dos estudantes empregando para sua análise, design e avaliação teorias de psicologia positiva; o segundo, investigar quais são os efeitos causados nos estudantes por estereótipos de gênero presentes na Gamificação; e o terceiro, é aplicação de engenharia de ontologias para o desenvolvimento e gamificação de Sistemas de Tutores Inteligentes com mecanismos de apoio à promoção do bem-estar e que promovam a equidade de gênero.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / GEISER CHALCO CHALLCO - Coordenador / ALEX BRUNO DUARTE - Integrante / KAYLLAN PABLO DA SILVA - Integrante.
-
2023 - Atual
Mulheres nas Ciências Exatas, Descrição: Este projeto tem como finalidade entender o contexto profissional e acadêmico de mulheres que atuam na área de Ciências Exatas, assim como incentivar o interesse feminino na referida área de conhecimento. Portanto, inicialmente, julga-se importante investigar onde alunas hoje estão, e o que alunas egressas hoje fazem, de forma a entender como a graduação impactou nas escolhas realizadas. O projeto permitirá investigar o perfil dessas mulheres, fornecendo importantes subsídios para as mais diversas tomadas de decisões, como apresentar a real inserção no mercado de trabalho e como as Universidades podem continuar incentivando sua permanência nos cursos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Jarbele Cassia da Silva Coutinho - Integrante / SAMARA MARTINS NASCIMENTO - Coordenador / ADRIELE KARIN FELICIANO DA SILVA - Integrante / ENAI TAVEIRA DA CUNHA - Integrante / GILWAN SOUZA SANTOS - Integrante / GISLENE MICARLA BORGES DE LIMA - Integrante / ISRAEL MESSIAS DA SILVA LIMA - Integrante / JOAO VICTOR CORREIA QUEIROZ CAVALCANTE - Integrante / LETICIA MARIA BANDEIRA DE LUCENA - Integrante / LIDIANE ALVES DE MORAIS - Integrante / MARIA YNGRID CUNHA DOS SANTOS - Integrante / MONIQUE DE MEDEIROS FELIX DA SILVA - Integrante / RAFAEL CAVALCANTE DOS SANTOS - Integrante / VIRGINIA MOURA RAMOS - Integrante / WESLEY DOS SANTOS SILVA - Integrante.
-
2023 - Atual
Investigando oportunidades e desafios na Indústria de Software, Descrição: Diante do avanço contínuo das tecnologias e da necessidade de formar profissionais mais capacitados para as reais demandas do mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), surge a necessidade de compreender o cenário atual da indústria de software. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as principais oportunidades e desafios emergentes da indústria de software, no que se refere à qualificação profissional, tecnologias emergentes, dentre outros. Portanto, espera-se contribuir com novos insights para a formação acadêmica de futuros profissionais na área de TI, bem como apresentar um panorama atual desta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Coordenador / Jarbele Cassia da Silva Coutinho - Integrante / SAMARA MARTINS NASCIMENTO - Integrante / RAFAEL CAVALCANTE DOS SANTOS - Integrante / FELIPE PESSOA DE CARVALHO - Integrante.
-
2023 - Atual
Mineração de Dados Educacionais e Web-Semântica no Suporte à Gestão Inteligente da Aprendizagem no Ensino Híbrido, Descrição: A pandemia aprofundou a crise na educação brasileira, fazendo com que hoje exista déficit de aprendizagem, alta evasão escolar e estresse acadêmico. Nesta perspectiva, os sistemas educacionais tradicionais não dão conta da crise. Precisa-se adaptar o sistema tradicional e o ensino híbrido é proposto como uma solução que facilita ao aluno acesso à educação a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Evidências sugerem que o ensino híbrido é tão efetivo como o ensino online e presencial. No entanto há vários desafios que devem ser superados para sua correta aplicação. Os principais desafios são a realização de um monitoramento e avaliação constante do ensino híbrido e a personalização da aprendizagem baseado nesse monitoramento e avaliação. Devido à grande variedade de dados disponíveis e em diferentes formatos, também é um desafio seu compartilhamento e tornar eles úteis para a tomada de decisões. Para lidar com esses desafios, duas áreas são promissoras: primeiro, a Mineração de Dados Educacionais (EDM - Educational Data Mining), onde pesquisas são orientadas à aplicação de técnicas de aprendizado máquina para a análises de dados e descoberta automática de padrões; e segundo, a Web-Semântica, onde pesquisas são conduzidas a fim de prover à web com uma camada de metadados que é usada por programas de computador para inferir novas informações. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como a EDM e a Web-Semântica podem ser empregadas no apoio à tomada de decisões no ensino híbrido. Essa gestão, a qual combina a inteligência humana com técnicas de Inteligência Artificial (IA), tais como EDM e Web-Semântica, é denominada neste projeto de pesquisa de Gestão Inteligente de Aprendizagem no ensino híbrido e ela é o assunto abordado neste projeto de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / GEISER CHALCO CHALLCO - Coordenador / Huliane Medeiros da Silva - Integrante / ANGELO SILVANO DA SILVA SABINO - Integrante.
-
2022 - Atual
Metodologias Ativas para o ensino de Ciências Exatas e Naturais, Descrição: As Instituições de ensino do país, progressivamente, vêm superando seus desafios e, de acordo com as suas realidades, seguem na efetivação de estratégias que possibilitam tanto a prática docente, quanto a aprendizagem, através do uso das tecnologias educacionais, principalmente, por meio da internet. É preciso cada vez mais a aproximação do que o estudante vivencia extramuros da escola com as atividades próprias do ambiente escolar. Os dispositivos móveis, principalmente os smartphones conectados à internet, são recursos muito presentes na vida dos alunos. As possibilidades que se abrem com essa ferramenta são inúmeras e, o professor, bem como a escola de modo geral, devem aproveitar essa fonte de informação, para sistematizar o conhecimento. Nesse contexto, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizado objetivamos desenvolver sequências didáticas atrelada às metodologias ativas para o ensino-aprendizagem de conceitos básicos de Matemática, Física e/ou Química, a fim de promover a vivência e interação dos discentes com o conteúdo a ser trabalhado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Jose Wagner Cavalcanti Silva - Integrante / GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - Coordenador / RONIERE ALVES MOREIRA - Integrante / ANTONIO DE PADUA FARIAS DE SOUZA FILHO - Integrante / LAZARO ROMULO DE SOUZA - Integrante / NIVIA STEFANIE DA SILVA LIMA - Integrante / RAFAEL LEITE DOS SANTOS - Integrante.
-
2022 - Atual
Implementação de Ferramentas de Aplicações Computacionais de Engenharias/UFERSA (FACEU), Descrição: A utilização de softwares especializados em resolver problemas e projetos de engenharia tem se tornado amplamente difundida. Em contrapartida, a grande maioria dessas ferramentas apresentam licença para uso, fato que pode dificultar o acesso dessa prática. Diante desse contexto, o presente projeto tem como objetivo otimizar ferramentas didáticas de fácil uso e acesso, para auxiliar usuários no ensino de componentes curriculares relacionados às engenharias em instituições de ensino superior. Para tanto, as aplicações computacionais poderão ser desenvolvidas em ambientes de linguagem de programação de código aberto código aberto e planilhas eletrônicas e auxiliares. Outrossim, com a possibilidade de hospedá-los via web, por exemplo, em sites com essa finalidade e aplicativos para smartphones, destinado aos estudantes e profissionais da área. Com o desenvolvimento deste projeto tem-se a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de inovação tecnológica da UFERSA, na perspectiva de produção intelectual de programas de computador no campo da engenharia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / FERNANDO DUTRA RIBEIRO - Integrante / ALISSON GADELHA DE MEDEIROS - Coordenador / NILDO DA SILVA DIAS - Integrante / WESLEY DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante / MARIA JOSICLEIDE FELIPE GUEDES - Integrante / BRUNO WELLINGTON DA SILVA LIMA - Integrante / HILDI DANTE OLIVEIRA DE QUEIROZ - Integrante / JOAO VICTOR PEREIRA DANTAS DE LUCENA - Integrante / JOHN ELOI BEZERRA - Integrante / MARIA JOSEANE FELIPE GUEDES MACEDO - Integrante / RAIMUNDO GOMES DE AMORIM NETO - Integrante / THAYNON BRENDON PINTO NORONHA - Integrante / VALDER ADRIANO GOMES DE MATOS ROCHA - Integrante.
-
2021 - 2023
Identidade UFERSA, Descrição: A identidade é um importante aspecto de qualquer instituição ou indivíduo. No enquanto percebe-se a necessidade de desenvolver alguns elementos que definem a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em especial, no Campus Pau Ferros. Buscando, desenvolver tais elementos, este projeto de pesquisa busca desenvolver estudos e ambientes que contribuam para a percepção da identidade de instituição. A identidade pode ser entendida de diferentes formas; uma delas é por meio de elementos visuais característicos da instituição. Outros aspectos também contribuem para a percepção da entidade, tal como a disseminação das competências que são características do local. Na UFERSA Campus Pau dos Ferros, atualmente, existem sete cursos de graduação, que atuam ativamente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essas capacidades podem ser difundidas por meio de parcerias/convênios ou mesmo o desenvolvimento de ambiente ou de soluções que melhorem a percepção do Campus. Neste sentido, o projeto de pesquisa busca contribuir para difundir a identidade intrínseca da instituição, em especial, do Campus Pau dos Ferros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Coordenador / THATYARA FREIRE DE SOUZA - Integrante / JEAN RIBEIRO DOS SANTOS - Integrante / RAQUEL BARROSO LEITE FURTADO - Integrante.
-
2021 - 2021
Otimização do processo de extração de óleos essenciais por meio de Inteligência Artificial, Descrição: Os óleos essenciais caracterizam-se como produtos obtidos de plantas através do método de destilação por arraste a vapor, bem como os produtos obtidosatravés da prensagem das sementes de frutos cítricos. São misturas complexas de substâncias lipofílicas, também chamadas de óleos voláteis ou etéreos,e geralmente são odoríferas e líquidas. A designação de óleo pode ser atribuída as suas características físico-químicas, como a de serem líquidos oleososà temperatura ambiente. Esses óleos possuem importância desde a antiguidade e atualmente se destacam no cenário do comércio, com aplicabilidade emvários ramos industriais, que vem se destacando e crescendo recentemente, como na perfumaria, alimentícia, farmacêutica e cosmética. Sendo assim,pretende-se realizar nesta pesquisa a extração dos óleos essenciais da raiz do capim Vetiver e/ou Patchouli a partir do processo da hidrodestilação, bemcomo caracterizá-los e otimizar esse processo por meio de Inteligência Artificial, ao longo do qual será definido o Algoritmo que melhor se adeque aoestudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Ádller de Oliveira Guimarães - Coordenador / PAULO GUSTAVO DA SILVA - Integrante / TYCIANNE JANYNNE DE OLIVEIRA CABRAL - Integrante / PAULO HENRIC PEREIRA DA SILVA - Integrante / JOSE ALEXANDRE DE OLIVEIRA VIANA - Integrante / IVAN GUSTAVO FREITAS CAVALCANTE - Integrante.
-
2021 - 2021
Jogo Educacional Mobile para escolas de ensino fundamental e médio., Descrição: Jogos educacionais digitais vêm sendo aplicados como métodos para melhorar a atenção e a cognição de alunos, desde o ensino básico até o médio. A gamificação é uma metodologia ativa que pode ser entendida como a aplicação de estratégias de jogos para a resolução de um problema, de maneira a motivar e engajar o público alvo. Dessa forma, o objetivo do projeto é o desenvolvimento de um jogo educacional digital, baseado em quiz para alunos do ensino fundamental e médio com o intuito de melhorar a aprendizagem durante estas etapas de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Veronica Maria Lima Silva - Coordenador / DIMONA LAQUIS ALVES ANDRADE - Integrante / JESSICA ROSALIA FERNANDES - Integrante.
-
2021 - 2021
Viabilidade de ferramenta computacional no auxílio do ensino da topografia, Descrição: O processamento de dados topográficos através de softwares especializados tem se tornado amplamente difundido. Em contrapartida, a grande maioria dessas plataformas apresentam licença para uso, dificultando a difusão dessa prática. Diante desse contexto, o presente projeto tem como objetivo otimizar e validar uma ferramenta de fácil uso e acesso, para auxiliar usuários relacionados ao tratamento de dados de levantamentos topográficos, sobretudo, no ensino do componente curricular de topografia em cursos de graduação. Tal validação será realizada através de uma comparação entre a ferramenta desenvolvida e programas comumente utilizados no meio profissional, bem como testes aceite (viabilidade) no ambiente acadêmico. Para tanto, o software será implementado em linguagem TypeScript no desenvolvimento do front/back-end do código aberto, associados a elementos fundamentais para construção de sites HTML e CSS. Dessa forma, com a possibilidade de hospedá-lo via web, por exemplo, no acesso no site oficial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e aplicativo para smartphones, destinado aos estudantes e profissionais da área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / FERNANDO DUTRA RIBEIRO - Integrante / ALISSON GADELHA DE MEDEIROS - Coordenador / MIGUEL FERREIRA NETO - Integrante / NILDO DA SILVA DIAS - Integrante / WESLEY DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante / JOSÉ DANIEL JALES SILVA - Integrante.
-
2021 - 2021
Viabilidade de ferramenta computacional para projetos de engenharia, Descrição: As chuvas são responsáveis por alguns acontecimentos como o escoamento superficial, erosão do solo, assoreamento dos corpos da água e estes fenômenos irão depender das intensidades de como as chuvas ocorrem, além de afetar a capacidade produtiva do solo. Segundo Rodrigues et al. (2008), estudos como a sua quantificação, a forma como se distribui, em relação ao tempo e ao espaço, estão sendo realizados para serem aplicados em projetos hidráulicos e agrícolas como: dimensionamento de canais, proteção contra erosão hídrica e vertedouros.Diante disso, o referido estado apresenta irregularidades no regime pluviométrico devido a variação da frequência e intensidades dos eventos chuvosos. Sendo assim, um melhor entendimento sobre o comportamento deste fenômeno traz benefícios em obras agrícolas e hidráulicas.Esse trabalho objetiva determinar as equações de chuvas intensas (IDF), estimando os parâmetros dos municípios do Rio Grande do Norte que são utilizadas na elaboração de obras hidráulicas, por meio da elaboração de um software que apresenta um relatório com os parâmetros da equação IDF e a estimativa das intensidades máximas médias de chuva para diferentes períodos de retorno, descritas numa tabela.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / FERNANDO DUTRA RIBEIRO - Integrante / JANAINA CORTEZ DE OLIVEIRA - Integrante / ALISSON GADELHA DE MEDEIROS - Integrante / NILDO DA SILVA DIAS - Integrante / WESLEY DE OLIVEIRA SANTOS - Coordenador / JORGE EDSON DA COSTA OLIVEIRA - Integrante / TIAGO EUGENIO ANDRADE PINHEIRO - Integrante.
-
2020 - 2020
MeDiS Uma Plataforma de Triagem Inteligente e Encaminhamento de Pacientes da COVID-19, Descrição: A proposta do trabalho é auxiliar os órgãos e os profissionais da área da saúde a melhor atender as pessoas com suspeita de ter contraído o novo coronavírus, ou mesmo que já tenham contraído o vírus, bem como toda a população em geral que está exposta a contaminação pela doença e, dessa forma, necessitam de atendimento tanto para realizar testes rápidos para identificar se apresentam a doença, bem como receber auxílio sobre quais medidas tomar em cada caso particular, em caso de contaminação. Além desses, a plataforma assistirá os gestores de saúde por meio de dados em tempo real sobre todas as pessoas cadastradas na plataforma, de forma a facilitar a tomada de decisão neste momento único de pandemia que o mundo está vivenciando.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Pedro Thiago Valerio de Souza - Integrante / Veronica Maria Lima Silva - Integrante / LENARDO CHAVES E SILVA - Coordenador / Helder Fernando de Araujo Oliveira - Integrante / HELTON WYLAMMI COSTA PINTO - Integrante / PEDRO FERNANDES RIBEIRO NETO - Integrante / ANDRESSA CARVALHO MELO DA SILVEIRA QUEIROZ - Integrante / LEIVA CASEMIRO OLIVEIRA - Integrante / ALVARO ALVARES DE CARVALHO CESAR SOBRINHO - Integrante / IRIS VIANA DOS SANTOS SANTANA - Integrante.
-
2020 - 2020
Dessalinização da água salobra de poços: usos para consumo e na irrigação de áreas agrícolas de produção familiar, Descrição: As águas subterrâneas é uma alternativa para a segurança hídrica das populações rurais do semiárido brasileiro; entretanto, essas fontes hídricas apresentam, na maioria vezes, restrições de uso por apresentarem problemas de qualidade devido à alta salinidade. Deste modo, muitas estações de dessalinização por osmose reversa, as quais utilizam águas salinas de poços como fontes de alimentação do sistema, foram instaladas nas comunidades rurais difusas a fim de reduzir a salinidade da água, viabilizando o consumo hídrico e a produção agrícola das famílias rurais. Entretanto, o método de dessalinização é limitado pelos custos de eliminação do rejeito salino produzido e pelo impacto negativo da sua disposição no solo. Um projeto será desenvolvido com o objetivo de avaliar a viabilidade da dessalinização da água salobra de poço para fins de o consumo humano e/ou irrigação e, ainda, o potencial de utilização do rejeito para a produção agrícola familiar em Comunidades e Assentamentos rurais do Rio Grande do Norte. Paraatingir os objetivos propostos serão conduzidas quatro ações de pesquisas; na primeira, pretende-se avaliar a qualidade físico-química das fontes hídricas de estações de dessalinização por osmose reversa (águas de alimentação do sistema - poço salino, rejeito salino e água potável) para fins de consumo humano e/ou irrigação; na segunda será estudada à viabilidade técnica e econômica da criação de tilápias em viveiros utilizando rejeito salino como fonte hídrica; na terceira, um experimento será conduzido para avaliar os efeitos da salinidade do rejeito salino no cultivo de erva sal (Atriplex nummularia) após a sua utilização em viveiros de criação de tilápias (efluente salino da piscicultura) e; por último, pretendem-se estudar o potencial dos fitohormônios acido salicílico e jasmonato em conferir tolerância ao estresse salino a plantas de alface (Lactuca sativa L.) e tomate cereja (Solanum lycopersicon L.) quando irrigados com rejeito e/ou efluente da piscicultura. Espera-se que as ações da pesquisa demostrem a viabilidade técnica, econômica e socioambiental da utilização dos rejeitos salinos de estações de dessalinização na produção agrícola familiar, com vista à geração de renda e soberania alimentar em Comunidades e Assentamentos rurais que enfrentam problemas hídricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / FERNANDO DUTRA RIBEIRO - Integrante / ALISSON GADELHA DE MEDEIROS - Integrante / MIGUEL FERREIRA NETO - Integrante / NILDO DA SILVA DIAS - Coordenador / WESLEY DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante / ARAO KELVIM DE ALENCAR RIBEIRO - Integrante / FELIPE OZIAS DE OLIVEIRA - Integrante / MARCELO AUGUSTO COSTA LIMA - Integrante / GLEYDSON DANTAS JALES - Integrante / FRANCISCO VANIES DA SILVA SÁ - Integrante / ALINE TORQUATO LOIOLA - Integrante / DAIANNI ARIANE DA COSTA FERREIRA - Integrante / CLEYTON DOS SANTOS FERNANDES - Integrante / FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR - Integrante / ANA KALINE DA COSTA FERREIRA - Integrante / PATRICIA LIGIA DANTAS DE MORAIS - Integrante.
-
2020 - 2020
Desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com Síndrome de Down (sd) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Descrição: As tecnologias assistivas são recursos e serviços que contribuem para a promoção e, até mesmo, ampliação de características funcionais de pessoas com deficiência, incapacidades ou limitações. As ferramentas desenvolvidas contribuem e proporcionam diversos benefícios para essas pessoas já que essas ferramentas funcionam como facilitador de funções e auxiliam na melhoria da condição, seja física e/ou intelectual. A ideia é que, de fato, os planos de trabalho deste projeto desenvolvam tecnologias voltadas a inclusão social.Apesar do tema ser relativamente novo, vários relatos científicos contemplam essa temática e vários projetos estão em desenvolvimento em busca da melhoria da qualidade dessas pessoas e, de fato, trazer mecanismos que incluem essas pessoas na sociedade.A proposta fundamental deste projeto é desenvolver tecnologias assistivas, fazendo uso da tecnologia. Cujo objetivo é desenvolver soluções em software e/ou hardware para auxiliar pessoas que possuem alguma deficiência ou retardo na sua condição motora e/ou intelectual. As principais frentes de trabalho serão desenvolvimento para indivíduos com Síndrome de Down (SD) e transtorno do espectro autista. Assim, serão desenvolvidos projetos que contemplem o desenvolvimento motor, já que ambos, SD e autista, em uma de suas características está a mobilidade reduzida e também, projetos voltados a linguagem oral, já que também é uma dificuldade encontrada nesses casos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Nathalee Cavalcanti de Almeida Lima - Integrante / Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo - Coordenador / Laysa Mabel de Oliveira Fontes - Integrante / MARIA ADRIANA FERREIRA DA SILVA - Integrante / PEDRO HENRIQUE AIRES DA SILVA - Integrante / ALANA GABRIELLY PEREIRA PINHEIRO - Integrante.
-
2020 - Atual
Emprego de Tecnologias Aplicadas à Educação, Descrição: O objetivo do trabalho é o emprego e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à educação, envolvendo tanto tecnologias voltadas ao ensino e ao desenvolvimento de soluções administrativas. No tocante, a educação as instituições de ensino sofrem com o número de insucessos, por exemplo em BTI na UFERSA-PDF aumenta os número de insucessos ao longo dos semestres letivos. Em relação à área administrativa, precisa desenvolver atividades demoradas e cansativas, tal como a geração da tabela de horários. Dessa forma, pode-se empregar tecnologias tanto para reduzir o número de insucessos ou agilizar as atividades administravas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Coordenador / Felipe Torres Leite - Integrante / Jarbele Cassia da Silva Coutinho - Integrante / SAMARA MARTINS NASCIMENTO - Integrante.
-
2019 - 2020
Tecnologias Assistivas para Deficientes Visuais, Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias assistivas utilizando ferramentas computacionais (soluções em hardware e/ou software) que auxiliem no desenvolvimento cognitivo e/ou motoro de pessoas com deficiência visual, a fim de promover a inclusão destas na sociedade. Assim, serão utilizados procedimentos metodológicos de ensino tendo a computação como ferramenta de auxílio para o aprendizado. Serão elaborados jogos/dinâmicas computacionais voltados para a educação, servindo como ferramenta de auxílio ao aprendizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Ernano Arrais Junior - Coordenador / Nathalee Cavalcanti de Almeida Lima - Integrante / Jose Wagner Cavalcanti Silva - Integrante / Cecilio Martins de Sousa Neto - Integrante / Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo - Integrante / Laysa Mabel de Oliveira Fontes - Integrante / CAMILA PERIN DE CARVALHO - Integrante / MARIA ADRIANA FERREIRA DA SILVA - Integrante / ROSENDO LUCAS SANTANA DA COSTA - Integrante.
-
2019 - 2019
O uso de aplicativos como ferramenta didática para o ensino da Matemática Básica, Descrição: O projeto tem como objetivo diagnosticar a aplicabilidade dos aplicativos na disciplina de Matemática, identificando a percepção de alunos eprofessores com relação ao tema através de questionários, estimulando o uso dos aplicativos nas aulas de Matemática através do desenvolvimento dasquatro operações básicas, analisando o rendimento escolar dos alunos na disciplina, constatando o uso desses recursos na aprendizagem dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Paulo Henrique das Chagas Silva - Coordenador / Tatiana Beserra da Silva - Integrante / Marcos Roberto Eduardo de Albuquerque - Integrante.
-
2019 - 2019
Desenvolvimento de Ferramentas de Apoio a Língua Brasileira de Sinais, Descrição: O projeto tem como objetivo a criação de uma ferramenta para traduzir a linguagem de sinais (linguagem por gestos) para a linguagem textual, usando para isso ferramentas da visão computacional (uma área da linguagem natural que estuda a manipulação de imagens e vídeo) para identificar o posicionamento das mãos de deficientes auditivos, de forma a identificar quais gestos são realizados por eles e traduzir esses gestos para linguagem natural (texto). Para isso, serão aplicados algoritmos de aprendizagem de máquina para aprender a partir de um conjunto de gestos, quais são os gestos realizados por qualquer deficiente auditivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Coordenador / IGOR STHAYNNY COSTA DO NASCIMENTO - Integrante.
-
2019 - 2019
Desenvolvimento de Plataformas Computacionais para Análise de Sinais Biológicos, Descrição: O Projeto tem como objetivo desenvolver plataformas para análise de sinais biomédicos (biopotenciais), emparticular os sinais cardíacos, musculares e oculares. Esta plataforma será composta de diversos módulos para o tratamento do sinal biomédico: sistema de aquisição, processamento do sinal, análise do sinal, módulos de detecção de patologias, módulos de controle e módulos de comunicação (transmissão de dados). Assim, serão estudadas as atividades elétricas do corpohumano e os processos biológicos que as cercam. Com base na análise dos sinais, equipamentos(produtos) podem ser desenvolvidos para a utilização destes em aplicações extracorpóreas, como controle(execução) de pequenas atividades (tarefas) e acompanhamento das atividades corpóreas. Serão utilizadosdesde componentes eletrônicos discretos a sistemas embarcados no auxílio ao desenvolvimento dasplataformas de análise, bem como o uso de softwares de simulação. Assim, sistemas podem serdesenvolvidos para auxílio no diagnóstico de patologias médicas bem como na utilização dos biopotenciaispara auxílio à pessoas com necessidades especiais. Serão desenvolvidos sistemas para aplicação em telessaúde, visando o auxílio no diagnóstico médico de algumas patologias, como por exemplo patologias cardíacas e problemas estomacais (digestivos).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Ernano Arrais Junior - Coordenador / Pedro Thiago Valerio de Souza - Integrante / Nathalee Cavalcanti de Almeida Lima - Integrante / Cecilio Martins de Sousa Neto - Integrante / Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo - Integrante / Jorgiania Vanérica Alves Dias - Integrante / Juarez Alexandre Oliveira Holanda - Integrante / Widgledson Viana Fernandes - Integrante / Tallys Cesar Gurgel Batista - Integrante / José Belarmino dos Santos Neto - Integrante / Veronica Maria Lima Silva - Integrante / Vinicius Samuel Valerio de Souza - Integrante / MARIA ADRIANA FERREIRA DA SILVA - Integrante / DENIS KEUTON ALVES - Integrante / BRUNO JOSE NOGUEIRA DIAS - Integrante / EMERSON DE OLIVEIRA ANDRADE - Integrante / IGOR PEREIRA FERNANDES - Integrante / PEDRO HENRIQUE AIRES DA SILVA - Integrante / IGOR RAMON FERNANDES DINIZ - Integrante / IGOR MOISÉS COSTA BARROS - Integrante / ARTÊNIO ROCHA DE MORAIS - Integrante / LUCAS FERNANDES CARDOSO - Integrante / JACKSON EDPO GOMES DE SOUZA - Integrante / FRANCISCO VINICIUS LOPES COSTA - Integrante.
-
2019 - 2019
Monitoramento da localização da água nos setores de Pau dos Ferros, Descrição: O projeto visa fornecer a população de Pau dos Ferros um aplicativo móvel para monitoramento da água entre os setores da CAERN. Este monitoramente será feito por sensores de fluxo em caixas d'água distribuídas entre os setores, a leitura desses sensores será realizada por meio de microcontrolador com wifi embutido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Veronica Maria Lima Silva - Coordenador / KAROLAYNE SANTOS DE AZEVEDO - Integrante / ROBSON THIAGO BATISTA REGO - Integrante.
-
2019 - 2019
Proposta de criação de Avaliação Pós Ocupação para ambientes construídos no semi árido nordestino., Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal desenvolver uma Avaliação Pós Ocupação- APO, que possa ser aplicada em edificações do semi árido nordestino, A metodologia contará com pesquisa bibliográfica e documental. Após a construção do instrumento, a APO será realizada em edifícios institucionais com o objetivo de propor intervenções que possam melhorar a qualidade do ambiente e sua utilização.Espera-se com isso, contribuir para o debate em torno dos aspectos relacionados à qualidade projetual dos edifícios no semi árido nordestino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Rafaela Santana Balbi - Integrante / Juliana de Castro Souza - Integrante / Tricia Caroline da Silva Santana Ramalho - Coordenador / ANDRE LUIZ SENA DA ROCHA - Integrante / KALINE EVANGELISTA DE FARIAS - Integrante.
-
2010 - 2011
Viabilizando o Desenvolvimento e a Implantação de Soluções de Tecnologia de Informação no Sertão Paraibano. 2011, Descrição: O projeto se propõe a criar e desenvolver uma Empresa Júnior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Cajazeiras do IFPB, de forma a viabilizar o desenvolvimento e a implantação de soluções de Tecnologia de Informação no Sertão Paraibano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Nadja da Nobrega Rodrigues - Coordenador / Amanda Drielly de Sousa Pires - Integrante / Antonio Erismar Albuquerque Freitas - Integrante / Diógenes Bezerra Pereira - Integrante / Diogo Dantas Moreira - Integrante / Fidélis de Moura Andrade - Integrante / Francisco Genemes Dias de Souza - Integrante / João Paulo de Sousa Pereira - Integrante / Nathally Abrantes Uchôa dos Anjos - Integrante / Naylla Vieira de Almeida Estrela - Integrante / Radams da Silva Venceslau - Integrante / Sáskya Thereza Alves Gurgel - Integrante / Sttiwe Washington Ferreira de Sousa - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
Projeto Envision/AOC, Descrição: Projeto de cooperação técnico científica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Envision/AOC, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Reudismam Rolim de Sousa - Integrante / Hyggo Oliveira de Almeida - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Felipe Barbosa Araújo Ramos - Integrante / Antonio Alexandre Moura Costa - Integrante.
Prêmios
2012
Medalhista de bronze Olimpíada Paraibana de Informática, Universidade Federal de Campina Grande.
2008
3º Colocado, Maratona de Programação, IFPB, IFPB.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2018
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Graduando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Analista, Desenvolvedor, Testador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise, desenvolvimento e testes de sistemas para a Recoorsive Solutions JR, empresa situada dentro da instuição, através de uma parceiria entre a empresa e a UNINFO (Unidade de Informática).
2010 - 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Sites Dinâmicos, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Auxílio aos alunos na disciplina de Sites Dinâmicos.
2017 - 2018
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Professor Substítuto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2021 - Atual
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Campus, Carga horária: 40
2021 - Atual
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Memnbro comissão de elaboraçã, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 2
2020 - Atual
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Assessor Técnico, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 4
Outras informações:
Assessor Técnico no Núcleo de Incubação Tecnológico e Social (NITS)
2018 - Atual
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2021
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 14
Atividades
-
01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFERSA - Campus Pau dos Ferros.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação.
-
12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFERSA - Campus Pau dos Ferros.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação.
-
12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFERSA - Campus Pau dos Ferros.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Software.
-
09/2018 - 09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFERSA - Campus Pau dos Ferros.,Cargo ou função, Membro de Comissão para Eleição do Colegiado de Curso de Engenharia Civil.
-
06/2016 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFERSA - Campus Pau dos Ferros.,Cargo ou função, Membro de Comissão para Eleição do Colegiado de Curso de Engenharia Civil.
2015 - 2016
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Reudismam Rolim de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?