Gregory Oliveira Neres
Especialista em Literatura Infantojuvenil (UFF) e bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial (UFRJ). Foi coordenador editorial no Grupo Editorial Nacional (GEN), onde coordenou a produção de livros nacionais e estrangeiros da área de Exatas, Humanas, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Foi analista editorial no Editorial Saúde, também do Grupo GEN, e produtor editorial na Quartet Editora, onde, além da coordenação da produção editorial dos livros da Editora, trabalhou com produção gráfica, marketing e digital. Foi estagiário na Ediouro Publicações, Grupo Lance! e Editora da UERJ, nas áreas de texto, arte, internet, jornalismo e mídias digitais. Foi bolsista de iniciação científica do projeto "A linguagem gráfica do jornalismo impresso: a diagramação como instrumento de significação da informação na imprensa carioca", coordenado pelo Professor Dr. Paulo César Castro, na UFRJ. Cuidou da atualização e da divulgação do blog e da rede social do curso de Produção Editorial da UFRJ. Foi colunista de Produção Editorial e revisor da revista virtual Brifando, que tratava da área de Comunicação Social. Atua também como produtor editorial freelancer, fazendo diagramações, projetos gráficos, revisões, copidesques, cotejos de inglês e de português e batidas de diagramação para editoras, laboratórios de pesquisa e escritórios de design.
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Literatura Infantojuvenil
2015 - 2017
Universidade Federal Fluminense
Título: Adaptações de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores
Orientador: Sonia Monnerat Barbosa
Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial
2009 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da Editora Abril
Orientador: Mário Feijó Borges Monteiro
Graduação interrompida em 2009 em Letras - Português / Francês
2008 - Atual
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2009
Formação complementar
2015 - 2015
The Olympic Games and the Media. (Carga horária: 45h). , Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2010 - 2013
Inglês: Curso de Línguas Aberto à Comunidade, CLAC. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Cinema: Representação Social e Política no Brasil. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
Língua Francesa. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura infantojuvenil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Organização de eventos
NERES, G. O. . Lançamento da coleção Ciranda da Poesia. 2010. (Outro).
NERES, G. O. . Lançamento do livro Mímesis e a reflexão contemporânea. 2010. (Outro).
NERES, G. O. . Lançamento da Revista Rio de Janeiro, edições 20-21. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Livro Digital: uma realidade. 2011. (Seminário).
21ª UERJ Sem Muros.Escritório de Divulgação e Eventos da EdUERJ. 2010. (Outra).
XXXII Jornada Giulio Massarini de Inicição Científica, Artística e Cultural.Para além do lead: Influência do jornalismo americano sobre a diagramação dos jornais cariocas nos anos 1950: o caso do Última Hora. 2010. (Outra).
20ª UERJ Sem Muros.Revista Rio de Janeiro. 2009. (Outra).
III Semana de Jornalismo da UFRJ - Meio a meios: InDesign Básico. 2009. (Oficina).
Seminário Internacional Retornos do Real: Cinema e Pensamento Contemporâneos. 2009. (Seminário).
Aula Inaugural sobre Machado de Assis. 2008. (Outra).
Congresso Relações Literárias Internacionais: Lusofonia e Francofonia. 2007. (Congresso).
Debate Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. 2007. (Outra).
III Congresso de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras da UERJ. 2007. (Congresso).
II Simpósio de Cultura Galega. 2007. (Simpósio).
I Simpósio UERJ de Estudos em Jornalismo Cultural no Brasil. 2007. (Simpósio).
Semana UERJ de Psicologia. 2007. (Outra).
Seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação. 2007. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
NERES, G. O. . Motores em fúria. Revista Fut! Lance, Grupo Lance!, Rio de Janeiro, , v. 41, p. 95 - 95, 01 abr. 2014.
-
NERES, G. O. . Harley trilegal!. Revista Fut! Lance, Grupo Lance!, Rio de Janeiro, , v. 41, p. 80 - 81, 01 abr. 2014.
-
NERES, G. O. . Maio em decisão. Revista Fut! Lance, Grupo Lance!, Rio de Janeiro, , v. 42, p. 96 - 96, 29 abr. 2012.
-
NERES, G. O. . Campeão em cena. Revista Fut! Lance, Grupo Lance!, Rio de Janeiro, , v. 41, p. 94 - 94, 01 abr. 2012.
-
NERES, G. O. . Atleta em reflexão. Revista Fut! Lance, Grupo Lance!, Rio de Janeiro, , v. 40, p. 94 - 94, 03 mar. 2012.
-
NERES, G. O. . Escritório de Divulgação e Eventos da EdUERJ. In: 21ª UERJ Sem Muros, 2010, Rio de Janeiro. Anais da 21ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2010. v. 1. p. 498-498.
-
NERES, G. O. . Para além do lead: Influência do jornalismo americano sobre a diagramação dos jornais cariocas nos anos 1950: o caso do Última Hora. In: XXXII Jornada Giulio Massarini de Inicição Científica, Artística e Cultural, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. v. 1. p. 194-194.
-
NERES, G. O. . Revista Rio de Janeiro. In: 20ª UERJ Sem Muros, 2009, Rio de Janeiro. Anais da 20ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2009. v. 1. p. 518-518.
-
NERES, G. O. ; LACERDA, M. G. . Adaptações de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NERES, G. O. . Para além do lead: Influência do jornalismo americano sobre a diagramação dos jornais cariocas nos anos 1950: o caso do Última Hora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERES, G. O. . Escritório de Divulgação e Eventos da EdUERJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERES, G. O. . Revista Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NERES, G. O. ; LACERDA, M. G. . Adaptações de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017 (Artigo científico).
-
NERES, G. O. . Make Internet TV, 2010. (Tradução/Outra).
Outras produções
MONTEIRO, M. F. B. ; SOUSA, P. C. C. ; NERES, G. O. . Rede social do curso de Produção Editorial da UFRJ. 2010; Tema: Notícias e lista de discussão sobre Produção Editorial.. (Rede social).
SOUSA, P. C. C. ; MONTEIRO, M. F. B. ; NERES, G. O. . Blog do curso de Produção Editorial da UFRJ. 2010; Tema: Notícias e lista de discussão sobre Produção Editorial.. (Blog).
NERES, G. O. . Blog da ECA/USP - Equívoco do MEC pode prejudicar a qualidade da informação. 2009; Tema: Notícias e lista de discussão sobre Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP.. (Blog).
NERES, G. O. . 1937: o golpe que mudou o Brasil - O Estado Novo. 2016. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Das areias de Ipanema à planície Goytacá: gênero, política e poder. 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Educação ambiental no contexto escolar: balanço crítico da Década de Educação Sustentável. 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Poder local e políticas públicas para a educação em periferias urbanas do estado do Rio de Janeiro. 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Estruturas sintáticas do português: uma abordagem gerativa. 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Imaginários da terra: ensaios sobre natureza e arte na contemporaneidade. 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (Brunner). 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Feridas agudas e crônicas. 2015. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . O Tempo e a Escuta da Vida: configurações gestálticas e práticas contemporâneas. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Pesquisa(s) em história da educação e da infância: conexões entre ciência e história. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Outros tempos, outras escolas. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Pedagogias da libertação: estudos sobre Freire, Boal, Capitini & Dolci. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Em busca do tempo perdido: O tempo recuperado (vol. 7). 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Assim é como termina. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . O último homem na torre. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Em busca do tempo perdido: Sodoma e Gomorra (vol. 4). 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Grandes esperanças. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Deus não está morto: provas da existência e da ação de Deus num mundo de descrentes. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Vera Verão. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . A revolução do pensamento. 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950). 2014. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Eu sou trezentos, eu sou trezentos e cincoenta. 2013. (Editoração/Livro).
NERES, G. O. . Os filhos da Candinha. 2013. (Editoração/Livro).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2012
Revista BrifandoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colunista de produção editorial e revisor, Carga horária: 10
Outras informações:
Colunista de produção editorial, revisor e responsável por elencar as principais notícias de produção editorial para a revista, além de relacionar dicas de livros específicos da área.
2016 - 2022
GRUPO EDITORIAL NACIONALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador editorial, Carga horária: 40
Outras informações:
- Coordenação da produção de projetos nacionais e estrangeiros; preparação de originais recebidos e orientação dos colaboradores escalados para o processo: tradutor, revisor de redação, desenhista, capista etc.; montagem de um quadro de colaboradores externos (revisores de redação, designers, produtores de texto);
- Coordenação de projetos editoriais digitais e multimídia: preparação; padronização; conferência; avaliação de tratamento e redesenho de imagens; conversão de arquivos para o Moodle; validação e teste de conteúdo implementado na plataforma AVA | Gen/Moodle; checagem de dúvidas com autores e colaboradores externos;
- Apoio aos tradutores e revisores técnicos, revisores de redação, revisores tipográficos e empresas paginadoras mediante o esclarecimento de dúvidas e a resolução de problemas; contato com autores a fim de obter esclarecimentos de dúvidas, alterações, aplicações de errata e sugestões de melhoria no texto final; padronização final dos textos, identificando e procurando corrigir possíveis falhas advindas das etapas anteriores;
- Revisão e padronização de cada figura disponibilizada em obras nacionais, garantindo a qualidade das imagens e das informações, coordenando o trabalho do desenhista; elaboração de especificação de modelos e orientações para a empresa paginadora. Em caso de obras nacionais, a confecção de modelos requer identificação detalhada de características da obra e elaboração do layout do miolo;
- Aprovação de layouts de capas, orientando designers quanto à adequação do projeto, redigindo e revisando textos de capa, provas de layout e textos, bem como realizando a conferência dos arquivos finais recebidos;
- Revisão e redação de textos de marketing editorial e mídias sociais;
- Realização de conferência da prova de autor e incorporação de suas marcações às da revisão tipográfica; cuidado da produção editorial dos materiais suplementares, padronizando o livro e liberando os arquivos para as etapas seguintes, até sua publicação.
2014 - 2016
Quartet EditoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor editorial, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenação da produção editorial dos livros, checando arquivos e orientando capistas, designers e revisores; contatos e reuniões com autores; edição, cotejo e revisão de texto; batidas de diagramação e de bonecas; redação de quarta-capa, contratos de edição e de textos administrativos; solicitação de ISBN's e fichas catalográficas e encaminhamento do depósito legal; coordenação da conversão e homologação de e-books; coordenação da produção de sites de livros; atualização de eventos nas mídias sociais da editora, encaminhamento de pagamentos e da cota de direitos autorais; acompanhamento dos lançamentos.
2014 - Atual
FreelancerVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor editorial freelancer, Carga horária: 30
Outras informações:
Realiza diagramações, projetos gráficos, revisões, copidesques, cotejos de inglês e português e batidas de diagramação. Clientes: Nova Fronteira, Agir, Saraiva, Grupo GEN, Flacso-LPP/UERJ e Escritório ABrum.
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Pesquisa: "A linguagem gráfica do jornalismo impresso: a diagramação como instrumento de significação da informação na imprensa carioca", coordenado pelo professor doutor Paulo César Castro de Sousa. Apresentação de trabalho próprio na XXXII Jornada Giulio Massarini de Inicição Científica, Artística e Cultural, em outubro de 2010. Título do trabalho: Para além do lead: Influência do jornalismo americano sobre a diagramação dos jornais cariocas nos anos 1950: o caso do Última Hora.
Atividades
-
02/2010 - 10/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Comunicação.,Linhas de pesquisa
2012 - 2014
Ediouro PublicaçõesVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de e-books e de produção editorial, Carga horária: 30
Outras informações:
Produção editorial: revisão de textos, cotejo, inserção e batidas de emendas de revisão, batidas de plotters (bonecas), batidas de diagramação, descrições de imagens para livros inclusivos para deficientes visuais (MecDaisy), batidas de texto com o áudio de MecDaisy, conferência de tiragem final para PNBE, redação de ?Sobre o Autor? para livros impressos. Mídias digitais: conversão de livros em arquivos de InDesign/PDF para o formato e-Pub, atualização de metadados e transferência dos arquivos para os canais de venda, cotejo e revisão (homologação) de e-books, checagem de preços nas lojas e pesquisa de mercado.
2011 - 2012
Grupo LanceVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário: negociação, editoração/jornalismo, Carga horária: 30
Outras informações:
Editoração e jornalismo (Revista Fut!): apoio à diagramação da revista e inserções de créditos de fotografias, redação e revisão de textos jornalísticos, edição e pesquisa de imagens, pautas, realização de entrevistas e apuração.
Negociação (Agência Lancepress!): prospecção de novos negócios, levantamento de marcas e/ou possíveis clientes, contato e atendimento a clientes, atualização de dados financeiros de faturamento e comissionamento de vendas de fotografias.
2010 - 2011
Editora da UERJVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de editoração, Carga horária: 20
Outras informações:
Atualização de web site e do catálogo on-line, apoio à divulgação de lançamentos, distribuindo convites a professores para eventos, atualização do mural interno e distribuição de marcadores de páginas nas bibliotecas da universidade, clipping identificando notícias sobre a editora nos principais jornais impressos. Apresentação oral do projeto (pôster) na UERJ Sem Muros, em setembro de 2010.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gregory Oliveira Neres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?