Maria Teresa Cera Sanches

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), possui Mestrado na Área da Saúde da Mulher e da Criança (2000) pela Faculdade de Saúde Pública/ USP e Doutorado na Área de Epidemiologia (2005) pela Faculdade de Saúde Pública/ USP, com enfoque para os temas de Aleitamento Materno e Método Canguru. Atualmente integra o Instituto de Saúde (IS), da Secretaria de Estado/SP, atuando como pesquisadora e já participou de projetos de pesquisa na área de Saúde Coletiva, com financiamento da FAPESP, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Ministério da Saúde e da SES-SP. Integra também o corpo docente do IS e atua como multiplicadora de Cursos Oficiais do Ministério da Saúde para equipes de saúde em "Manejo do Aleitamento Materno", "Aconselhamento em Amamentação" (pela SES-SP) , "Avaliação do Frênulo Lingual em RN" e " Método Canguru" (MS), sendo consultora do Ministério da Saúde nessa área. Possui experiência clínica e hospitalar e em pesquisa na área da Saúde da Criança - destacando-se o tema de Aleitamento Materno e Método Canguru. Atuou 15 anos na IHAC, em hospitais de referência em aleitamento materno e banco de leite humano no Estado de SP, contribuindo para implantação do Método Canguru como política pública brasileira. É parecerista de periódicos científicos e já participou de bancas de qualificação, mestrado e doutorado. Atua como fonoaudióloga clínica (desde 90), com enfoque para atendimento à mães e bebês com dificuldades na amamentação e público infantil, atuando há 10 anos na equipe interdisciplinar da Casa Curumim, desde sua fundação. Professor convidado do Curso de Especialização em Aleitamento Materno - Passo 1 /SP. Membro fundador do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, atuando por 10 anos.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2000 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Fatores associados à amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso integrantes do Método Canguru
Orientador: Luiz Fernando de Góes Siqueira
Palavras-chave: aleitamento materno exclusivo; recém nascidos de baixo-peso; Epidemiologia; humanização em saúde; Método Canguru.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Neonatologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Nutrição e Alimentação; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Saúde Pública

1996 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Dificuldades iniciais na amamentação - enfoque fonoaudiológico
, Ano de Obtenção: 2000.Keiko Ogura Buralli.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: amamentação; dificuldades iniciais na mamada; Fonoaudiologia; recém-nascido; dificuldades padrão de sucção.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Nutrição e Alimentação; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Especialização em Ativ Proces Mudança Formação Superior Profis Saúde

2005 - 2006

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz
Título: Introdução da avaliação por meio do portfólio reflexivo no programa de aprimoramento profissional do Instituo de Saúde
Orientador: Marli T Oliveira Vannuchi

Graduação em Fonoaudiologia

1983 - 1986

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Oficina de multiplicadores capacitação de profis. de saúde na av frênulo l. (Carga horária: 8h). , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso Básico do Método Therapy Taping. (Carga horária: 20h). , GEADCURSOS capacitação em fonoaudiologia, GEAD, Brasil.

2017 - 2017

Aconselhamento em amamentação - atualização. (Carga horária: 16h). , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.

2017 - 2017

Manejo clínico em aleitamento materno - atualização. (Carga horária: 24h). , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.

2010 - 2010

Manejo clínico em aleitamento materno - atualização. (Carga horária: 24h). , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.

2009 - 2009

Evidencias científicas para tomada de decisão. (Carga horária: 20h). , Biblioteca Regional de Medicina, BRM, Brasil.

2005 - 2005

NormaBrasileiraComercialização Alimentos lactentes. , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.

2003 - 2003

Controle e qualidade em Banco de Leite Humano. (Carga horária: 40h). , Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, HMLMB, Brasil.

2001 - 2001

Aconselhamento em Amamentação-Multiplicadores. (Carga horária: 80h). , Escola de Saúde Pública do Paraná, ESPP, Brasil.

2001 - 2001

Amamentação:a relação entre o biológico e o social. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

1992 - 1992

Treinamento Aleitamento Materno Eq Multiprofission. (Carga horária: 133h). , Secretaria de Estado da Saúde SP - Hospital Guilherme Álvaro, Brasil.

1989 - 1991

Aperfeiçoamento Estudos Supervisão Clinica Fonoaud. (Carga horária: 200h). , Curso de Extensão Em Fonoaudiologia Clínica, CEFAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Aleitamento Materno.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Mulher e da Criança.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Promoção da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Motricidade Oral.

Organização de eventos

MATOS, A. T. B. ; SANCHES, MTC ; MAZZONI, A. ; CHENCINSKI, M. Y. . Curso pré-congresso: Exame físico do RN e identificação de anquiloglossia do XV ENAM e V ENAC. 2019. (Outro).

SANCHES, MTC ; Almeida H . Curso pré-congresso V congresso Paulista de Bancos de Leite Humano. 2018. (Outro).

SANCHES, MTC . Seminário para lançamento do livro Método Canguru o Brasil: 15 anos de política pública. 2016. (Outro).

CINTRA, E. M. ; ARRUDA, K. ; SANCHES, MTC . Curso para Capacitação de Tutores para a seguimento compartilhado entre a atenção hospitalar e Atenção Básica. 2015. (Outro).

SANCHES, MTC . Reunião Semestral dos Consultores do Método Canguru. 2014. (Outro).

PAULA, S. H. B. ; SANCHES, MTC . CurSus: Educação Pré-natal e perinatal com uso de recursos expressivos para Atenção Básica.. 2014. (Outro).

SANCHES, MTC . Oficina de Boas Práticas para alimentação do bebê pré-termo e baixo peso ao nascer. 2013. (Outro).

SANCHES, MTC . Fonoaudiologia Neonatal. 2013. (Outro).

SANCHES, MTC . CurSus: Capacitação para o seguimento de bebês de baixo peso e prematuros na atenção básica. 2012. (Outro).

SANCHES, MTC . Oficina de Práticas Alternativas para incentivo ao aleitamento materno exclusivo de recém-nascidos de baixo peso e prematuros. 2012. (Outro).

HGIS, O. ; ANDRADE, M. ; DIRIKSON, M. ; SANCHES, MTC . Curso para Capacitação de Tutores para a Atenção Humanizada ao RNBP - Método Canguru. 2012. (Outro).

ANDRADE, M. ; SANCHES, MTC ; LAMY, Z. C. ; PENALVA, Olga . Curso para Capacitação de Tutores para a Atenção Humanizada ao RNBP - Método Canguru. 2012. (Outro).

SANCHES, MTC ; ALMEIDA, Honorina de . CurSus: Acompanhamento de bebês de baixo peso na atenção básica. 2011. (Outro).

SANCHES, MTC . Seminário Amamentando às Segundas: Desafios e Experiências da Lactação Adotiva e relactação.. 2005. (Outro).

SANCHES, MTC . Seminário amamentando ás Segundas: Reflexões sobre a atuação da psicologia, fonoaudiologia e nutrição no aleitamento materno e Método Mãe-Canguru. 2005. (Outro).

SANCHES, MTC . Seminário Amamentando às Segundas: Fonoaudiologia e amamentação: possibilidades e perspectivas. 2004. (Outro).

SANCHES, MTC . II Fórum do Grupo de Fonoaudiólogos Pró-Amamentção: Políticas Públicas de aleitamento Materno e a Inserção da fonoaudiologia. 2003. (Outro).

SANCHES, MTC ; CRUZ, Walter Paiva ; RIZZO, Lucia Mara . 3a Jornada de Fonoaudiologia em Santos e 2a Jornada de Fonoaudiologia em Santos. 1991. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso de Freios Orais. Atuação fonoaudiológica em casos de anquilolgossia em bebês. 2022. (Congresso).

Simpósio de aleitamento materno do Hospital maternidade Leonor Mendes de Barros.Avaliação do Frênulo Lingual em RN. 2022. (Simpósio).

XXiV Semana Mundial de aleitamento materno de Uberlândia.Disfunções Orais na Amamentação. 2022. (Simpósio).

Projeto Gêmeos em Pediatria 2020. 2020. (Congresso).

Semana Mundial de Aleitamento Materno e Agosto Dourado.Amamentação e Saúde onde tudo começa!. 2020. (Encontro).

Semana Mundial de Aleitamento Materno e Agosto Dourado.Por um planeta Saudável: desafios da amamentação e introdução alimentar. 2020. (Outra).

WEBNAR: Agosto Dourado:. 2020. (Encontro).

XVI JORNADA MINEIRA DE ATUALIZAÇÃO EM AMAMENTAÇÃO do Agosto Dourado. 2020. (Congresso).

2o Simpósio de Aleitamento Materno.Discussão de casos clínicos - anquiloglossia. 2019. (Simpósio).

2o Simpósio de Aleitamento Materno. 2019. (Simpósio).

39o Congresso de Pediatria. 2019. (Congresso).

39o Congresso de Pediatria. Mesa Redonda: temas polêmicos em aleitamento materno. 2019. (Congresso).

Oficina de multiplicadores para capacitação de profissionais de saúde na avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos.capacitação de profissionais de saúde na avaliação do frênulo lingual em recém-nascid. 2019. (Oficina).

XV ENAM V ENACS. 2019. (Encontro).

XV ENAM V ENACS.Frênulo lingual submucoso e Amamentação. 2019. (Encontro).

XV ENAM V ENACS.ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA VISITA DOMICILIAR PUERPERAL: A COMPREENSÃO DE ENFERMEIROS E PUÉRPERAS. 2019. (Encontro).

Curso Sensório - Motricidade e formas primárias de simbolização. 2018. (Encontro).

Série: Qualidade de Vida - Fases da Vida.fases da vida: recém-nascido e amamentação. 2018. (Outra).

V Congresso Paulista de Banco de Leite Humano XV encontro Paulista de Aleitamento Materno Ma. Aconselhamento em amamentação no contexto da visita domiciliar puerperal: a compreensão de enfermeiros. 2018. (Congresso).

V Congresso Paulista de Banco de Leite Humano XV encontro Paulista de Aleitamento Materno Ma. 2018. (Congresso).

V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XV Encontro Paulista de Aleitamento Materno.. Disfunções orais e amamentação. 2018. (Congresso).

XI Encontro Nacional e IV Encontro Internacional sobre o bebê. 2018. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudioloiga e III Congresso Ibero-Americano de de Fonoaudiologia. Políticas públicas: Os Desafios no cuidado em saúde do Recém-Nascido. 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudioloiga e III Congresso Ibero-Americano de de Fonoaudiologia. 2018. (Congresso).

1o Simpósio de Aleitamento Materno.Temas controversos relacionados ao aleitamento materno - Uso da chupeta. 2017. (Simpósio).

1o Simpósio de Aleitamento Materno.Amamentação na maternidade - teste da linguinha. 2017. (Simpósio).

1o Simpósio de Aleitamento Materno. 2017. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de fonoaudiologia Hospitalar. Fatores associados à amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso ao nascer integrantes do Método canguru. 2016. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de fonoaudiologia. Análise de instrumentos para avaliação do frênulo lingual em bebês. 2015. (Congresso).

22o Congresso Brasileiro de Perinatologia e IX Simpósio Internacional de Medicina Fetal. Mesa Redonda: Visão do Fonoaudiólogo: Diretrizes Assistenciais no FollowUp do RN de Risco. 2014. (Congresso).

IV Encontro Nacional sobre o Método Canguru. 2014. (Encontro).

marco Zero PPSUS-SP.Apresentação dos projetos aprovados no PPSUS-SP 2012. 2014. (Seminário).

Simpósio de aleitamento Materno do Saúde Inteligente.como tornar a minha cidade amiga da amamentação. 2014. (Simpósio).

21o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A atuação do fonoaudiólogo com o recém-nascido pré-termo e baixo peso. 2013. (Congresso).

II Seminário do rio Grande do Sul - Práticas profissionais no incentivo ao aleitamento materno.Prática profissional fonoaudiológica no incentivo ao Aleitamento Materno. 2013. (Seminário).

Encontro de Coordenadores de Saúde da Criança e dos Centros de Referência para o Método Canguru. 2012. (Encontro).

II Encontro Nacional do Método Canguru. 2012. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ENACS. O Caminho da Sonda Oro Gastro/SOG para o Peito. 2012. (Congresso).

18 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Dificuldades na continuidade da amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso ao nascer com alterações no funcionamento oral, integrantes do Método Canguru.. 2010. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno.Queixa na amamentação exclusiva de mães e lactentes nascidos com baixo peso atendidos na atenção básica. 2010. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno e I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável.Amamentação de recém-nascidos à termo com disfunção oral durante atendimento fonoaudiológico domiciliar. 2010. (Encontro).

11 Congresso Paulista de Saúde Pública. 2009. (Congresso).

11 Congresso Paulista de Saúde Pública. Dificuldades do processo de educação permane te em saúde na visão das equipes de saúde da família. 2009. (Congresso).

11o Congresso Paulista de Saúde Pública. Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo de recém-nascidos de baixo peso ao nascer no seguimento ambultaorial da atenção básica. 2009. (Congresso).

17 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1 Congresso Iber0Americano de Fonoaudiologia. 2009. (Congresso).

17 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1 Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia. Aleitamento Materno exclusivo e queixa das mães de recém-nascidos de baixo peso atendidos por Unidades Básicas de Saúde. 2009. (Congresso).

Seminário Amamentando às Segundas.A experiência de capacitação de equipes em seus locais de trabalho sobre o Método Canguru. 2009. (Seminário).

Seminário Amamentando às Segundas. 2009. (Seminário).

16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Conhecimentos e práticas das equipes de saúde de família sobre o aleitamento materno no seguimento ambulatorial dos RNBP pertencentes à região de Pirituba/Perus-São Paulo. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. Aleitamento materno exclusivo dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer em população atendida pelas unidades básicas de saúde da região de Pirituba/Perus-São Paulo. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Aleitamento materno exclusivo dos recém-nascidos de baixo peso ao nacer em população atendida pelas unidades básicas de saúde da região de Pirituba/Perus-São Paulo. 2008. (Congresso).

15 Congresso Brasieliro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Rede de atenção à saúde - enfoque fonoaudiológico para ações da saúde da mulher e da criança. 2007. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Chupeta e Amamentação: repensando a prática fonoaudiológica. 2007. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2007. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Coordenadora de Mesa de Temas Livres do Departamento de Saúde Coletiva. 2007. (Congresso).

Happy Hour Cultural do Conselho regional de Fonoaudiologia - 2a região.Fonoaudiologia na promoção do Aleitamento Materno. 2007. (Encontro).

I Encontro sobre a Re--(h)abilitação na discursividade hospitalar, familiar e políticas de saúde..A discursividade hospitalar no contexto da reabilitação - enfoque fonoaudiológico. 2007. (Encontro).

IX Encontro da Fonoaudiologa na Saúde Pública. 2007. (Encontro).

Nursing - 5o Congresso Brasileiro. 2007. (Congresso).

Nursing- 5o Congresso Brasileiro. Desafios na assistência multiprofissional em aleitamento materno. 2007. (Congresso).

Semana Mundial da Amamentação: Santa Bárbara d'Oeste.Amamentação: enfoque fonoaudióligco. 2007. (Encontro).

Semana Mundial da Amamentação - Uberaba/ Faculdade Federal do Triângulo Mineiro.Amamentação: um contínuo acompanhamento. 2007. (Encontro).

Workshop da Comissão de Ensino Integralidade na Atenção à saúde: desafios da formação em fonoaudiologia. 2007. (Congresso).

CESUMAR - Centro Universitário de Maringá.Aleitamento matermo e o uso de bicos artificiais: as implicações para a Fonoaudiologia. 2006. (Outra).

III Congresso Paulista de banco de leite humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno.Prematuro e Segurança Alimentar. 2006. (Encontro).

III Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. Pesquisa em Aleitamento Materno. 2006. (Congresso).

III Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. O uso da chupeta e suas implicações para a prática da amamentação. 2006. (Congresso).

III Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. Manejo do AM do recém-nascido prematuro: aspecto fonoaudiológico. 2006. (Congresso).

III Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. Fatores associados à amamentação exclusiva de RNBP ao nascer integrantes do Método Canguru. 2006. (Congresso).

IV Encontro Internacional de Disfagia Pediátrica e III Encontro Nacional de Nutrição em Disfagia Pediátrica.Aleitamento materno exclusivo em recém nascidos de baixo peso integrantes do Método Mãe-Canguru. 2006. (Encontro).

IV Semana da Fonoaudiologia da UNICAMP.Trabalho fonoaudiológico com neonatos prematuros e com baixo peso. 2006. (Outra).

IX Encontro Nacional de Aleitamento Materno.O caso do finger feeding: recém nascidos de muito baixo peso. 2006. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Aleitamento Materno. 2006. (Encontro).

Oficina: Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia saúde da Família - AMQ. 2006. (Oficina).

Semana Mundial da Amamentação - Centro Professorado Paulista de Casa Branca.Desmame Precoce e suas Repercussões no Desenvolvimento Orofacial. 2006. (Encontro).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Grupo 38 do Curso de especialização em processos de mudança na formação superior de profissionais da saúde, núcleo São Paulo: relato de experiência. 2006. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 5o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Avaliação da mamada de recém-nascido de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru - abordagem fonoaudiológica. 2005. (Congresso).

I Encontro de Aleitamento Materno da Região Sul do Município de São Paulo.Atenção fonoaudiológica para Promoção do Aleitamento Materno e a Alimentação Complementar. 2005. (Encontro).

I Encontro de Aleitamento Materno da Região Sul do Município de São Paulo. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional sobre Segurança Alimentar na Primeira Infância. 2005. (Encontro).

II Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e IV Congresso Brasileiro de Bancos de Leite e Aleitamento Materno. Como alimentar um bebê prematuro. 2005. (Congresso).

II Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e IV Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Neonatal - Centro de Especialização e Pesquisas em Fonoaudiologia. Complemento Alimentar em Neonatologia. 2005. (Congresso).

II Jornada de Atualização em Obstetrícia e Neonatologia.Evolução de Recém-Nascido do HMCL antes e após a implantação da Atenção Humanizada ao RN Baixo Peso/Método Mãe-Canguru. 2005. (Outra).

IV Mostra - Universos da Voz: caminhos e descaminhos. 2005. (Outra).

IX Congresso de Saúde Pública - Saúde e Desenvolvimento. A prática da amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso, integrantes do Método Mãe-Canguru e os fatores associados à sua interrupção. 2005. (Congresso).

Primeira Infância pela Paz - Projeto PIPAZ. 2005. (Simpósio).

Semana Mundial da Amamentação: Maternidade Pró-Matre Paulista e Hospital Santa Joana.Considerações sobre o Aleitamento Materno para bebês prematuros. 2005. (Encontro).

Seminário: Amamentado ás Segundas - Desafios e experiências da lactação adotiva. 2005. (Seminário).

Seminário: Amamentando às Segundas - Amamentação, curiosidade, inspiração, suor e teses. 2005. (Seminário).

Seminário: Amamentando ás Segundas - Reflexões sobre a atuação da psicologia, fonoaudiologia e nutrição no aleitamento materno e Método Mãe-Canguru. 2005. (Seminário).

Seminário Amamentando às Segundas: ?Alimentação de lactentes e crianças de primeira infância? ? tendências e medidas de proteção no Instituto de Saúde. 2005. (Seminário).

Simpósio ?Primeira Infância pela Paz ? Projeto PI Paz? Associação dos bolsistas JICA ? SP. 2005. (Simpósio).

Treinamento da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). 2005. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Políticas Públicas de Aleitamento Materno. 2005. (Congresso).

I Encontro de Aleitamento Materno e Relactação do Hospital Infantil Cândido Fontoura.Fonoaudiologia em Aleitamento Materno. 2004. (Encontro).

Seminário ? Amamentando às segundas - do Instituto de Saúde.Possibilidades da atuação fonoaudiológica na promoção e assistência do Aleitamento Materno. 2004. (Seminário).

Seminário Amamentando às Segundas:? Segurança alimentar do recém-nascido? no Instituto de Saúde. 2004. (Seminário).

XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia, XV Reunião de Enfermagem Perinatal. 2004. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia e XV Reunião de enfermagem Perinatal. Atuação Multiprofissional no Aleitamento Materno. 2004. (Congresso).

32 Congresso Brasileiro de Pediatria. ?Ensinando as Mães a técnica correta da amamentação? in Mesa: Aleitamento Materno na Prática Clínica?. 2003. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Neonatal. Proposta de Atuação Fonoaudiológica na IHAC e Método Mãe-Canguru. 2003. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Neonatal. Aleitamento materno. 2003. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Neonatal / Jornada Multidisciplinar de UTI Neonatal e Pediátrica. 2003. (Congresso).

curso básico pré-congresso de aleitamento materno. II Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. Situações especiais relacionadas à criança. 2003. (Congresso).

Curso de Banco de Leite Humano Teórico e Prático: processamento e controle de Qualidade. 2003. (Outra).

II Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. Inserção da Fonoaudiologia na IHAC e Método Canguru. 2003. (Congresso).

II Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. Inserção da Fonoaudiologia na IHAC e Método Canguru. 2003. (Congresso).

II Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XII Encontro Paulista de Aleitamento Materno.Inserção da Fonoaudiologia nas políticas públicas em aleitamento materno. 2003. (Encontro).

II Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XII Encontro Paulista de Aleitamento Materno - EPAM. "Aspectos da disfunção oral do RN e lactente? in Mesa: Disfunção Motora-Oral: realidade ou conseqüência?. 2003. (Congresso).

II Congresso Paulista de Bancos de Leite Humanto e XII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. 2003. (Congresso).

Organização Social de Saúde Santa Marcelina.Amamentação como Instrumento de Paz e Amor no Mundo Globalizado. 2003. (Outra).

V Congresso Internacional; XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia. Proposta de Protocolo Evolutivo para Avaliação Fonoaudiológica de recém-nascidos baixo peso submetidos ao Método Mãe Canguru. 2003. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite humano. Aleitamento Materno: uma questão de cidadania. 2002. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano. A Fonoaudiologia na Amamentação: Reflexões além das fronteiras. 2002. (Congresso).

I Seminário Regional de Amamentação - Secretaria de Estado da Saúde. 2002. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Fonoaudiolgoia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. Atuação fonoaudiológica no Método Canguru. 2002. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. "Desafios da fonoaudiologia na Saúde Materno-Infantil? Mesa: Atuação Fonoaudiológica na Saúde Pública. 2002. (Congresso).

I Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano. Atuação fonoaudiológica na Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Método Canguru. 2001. (Congresso).

I Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano. Amamentação uma Visão Fonoaudiológica. 2001. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. ?Organização dos Serviços de Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde (SUS)?.. 2001. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2001. (Congresso).

VII Congresso Paulista de Saúde Pública. Atuação fonoaudiológica e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2001. (Congresso).

VII Encontro Nacional de Aleitamento Materno. 2001. (Encontro).

I Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano, II Congresso Brasileiro de Bancos de Leite e I Encontro Nacional de Hospitais Amigos da Criança. Dificuldades iniciais na amamentação - enfoque fonoaudiológico.. 2000. (Congresso).

I Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano / II Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e I Encontro Nacional de Hospitais Amigo da Criança. 2000. (Congresso).

I Seminário Internacional - Defiência auditiva na infância: diagnóstico e intervenção. 2000. (Seminário).

Jornada de Aleitamento Materno do Hospital Leonor Mendes Barros (Secretaria de Estado da Saúde de SP).Dificuldades em amamentação: enfoque fonoaudiológico. 2000. (Outra).

XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno e IV Encontro Paulista de Bancos de Leite.Normas gerais para a implantação do programa Mãe-Canguru. 2000. (Encontro).

XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno e IV Encontro Paulista de Bancos de Leite.Experiências de Implantação do Programa Mãe Canguru. 2000. (Encontro).

XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno e IV Encontro Paulista de Bancos de Leite.Método Mãe-canguru e amamentação no Hospital Guilherme Álvaro. 2000. (Encontro).

XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno e IV Encontro Paulista de Bancos de Leite.Experiências de implantação do Programa Mãe-Canguru?.. 2000. (Encontro).

XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno e VI Encontro Paulista de Bancos de Leite Humano.Contribuição da pesquisa para a transformação da assistência em aleitamento materno. Estado Atual, Tendências e perspectivas. 2000. (Encontro).

BNDES.?Conferência Nacional Método Mãe-Canguru de Assistência ao Prematuro?. 1999. (Outra).

Seminário do Programa Creche e Laboratório de Investigações Fonoaudiológicas em alterações das funções alimentares do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP.Formação do Profissional de Saúde X Aleitamento Materno in Mesa Redonda: ?Sucção sob Múltiplos Enfoques?. 1999. (Seminário).

Simpósio Paciente Respirador Bucal. 1999. (Simpósio).

Superintendência de Planejamento e Organização dos Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás,.?Atendimento multidisciplinar à criança: uma necessidade de integração entre os profissionais?. 1999. (Outra).

VI Congresso Paulista de Saúde Pública. Dificuldades no estabelecimento da amamentação - enfoque fonoaudiológico. 1999. (Congresso).

X Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista. 1999. (Congresso).

X Encontro Paulista de Aleitamento Materno e III Encontro Paulista de Banco de Leite Humano.Fatores associados ao trauma mamilar ? enfoque fonoaudiológico. 1999. (Encontro).

XXI Semana de Estudos de Fonoaudiologia da PUCC-Campinas.?Método Mãe-canguru: a Interface Profissional.?. 1999. (Outra).

III Seminário de Aleitamento Materno do Hospital Maternidade Interlagos.?Fonoaudiologia & Aleitamento Materno?. 1998. (Seminário).

IV Encontro Municipal de Aleitamento Materno ? Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e Prefeitura de Uberaba.?Atuação Fonoaudiológica em Neonatologia?. 1998. (Encontro).

IV Encontro Municipal de Aleitamento Materno ? Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e Prefeitura de Uberaba.?Aspectos do desenvolvimento facial na amamentação?. 1998. (Encontro).

IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno e II Encontro Paulista de bancos de leite humano.Atuação fonoaudiológica no Hospital Guilherme Álvaro. 1998. (Encontro).

V Encontro de Aleitamento Materno da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.Desenvolvimento motor-oral e a amamentação. 1998. (Encontro).

XVII Curso de reciclagem em pediatria da Santa Casa de São Paulo.Palestra. 1998. (Oficina).

2ª Jornada de Fonoaudiologia.Saúde Pública: Atuação Fonoaudiológica no Aleitamento Materno. 1997. (Outra).

Avaliação de uma nova metodologia de formação de recursos humanos em saúde. 1997. (Seminário).

Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2ªRegião.O Fonoaudiólogo e o Mercado de Trabalho. 1997. (Outra).

II Congresso Goiano de Odontopediatria. 1997. (Congresso).

Seminário Instituto da Saúde: ?Avaliação de uma nova metodologia de formação de recursos humanos em saúde?. 1997. (Seminário).

V Encontro Nacional de Aleitamento Materno.Intervenção Fonoaudiológica no recém-nascido de baixo peso. 1997. (Encontro).

VIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno e I Encontro Paulista de Banco de Leite.Síndrome do Respirador Bucal. 1997. (Encontro).

I Encontro de Aleitamento Materno do Vale do Paraíba ? Projeto Cazulo, Casa da Gestante/ Centro de Lactação / Prefeitura Municipal de S. José dos Campos.?Ações Preventivas da Fonoaudiologia em Aleitamento Materno. 1996. (Encontro).

Reunião Científica do Serviço de Neonatologia do Hospital Maternidade Leonor Mendes Barros (Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo,).?Estimulação Fonoaudiológica dos RNs de Alto Risco e Prematuros?. 1996. (Outra).

1o congresso Nacional SOLA Nueva Generacion / XXXIII Seminário Odontológico Latinoamericano. 1995. (Congresso).

Encontro Científico Mensal organizado pelo Sindicato dos Fonoaudiólogos da Baixada Santista.?Atuação fonoaudiológica em Berçário e UTI Neonatal?. 1995. (Encontro).

I Encontro de Aleitamento Materno do Vale do Paraíba.?Fonoaudiologia em programas de promoção do Aleitamento materno?. 1995. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz. 1995. (Congresso).

VIII Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista. 1995. (Congresso).

Promoção de la Lactância por Medio de los Hospitales en américa Latina.Conferência Regional sobre Promoción de la Lactância Materna por Medio de los Hospitales en América Latina. 1994. (Encontro).

Encontro Científico Mensal organizado pelo Sindicato dos Fonoaudiólogos da Baixada Santista,.?Integração: Fonoaudiologia e Ortopedia Funcional dos Maxilares?. 1993. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz. 1993. (Congresso).

Programa de Estudos Pós ? Graduados em Distúrbios da Comunicação ? Envelhecimento da Voz. 1993. (Outra).

Conferência na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e S. Vicente.?Atuação da Fonoaudiologia junto à Ortodontia e Odontopediatria ?. 1991. (Outra).

III Jornada de ORL e II Jornada de Fonoaudiologia de Santos. 1991. (Outra).

Ciclo de Conferências - 10 Questões Sobre Psicossomáticas. 1990. (Outra).

Debatedora em Mesa Redonda: 10 questões sobre Psicossomática ? Ciclo de Conferências Científicas da Associação dos Psicólogos de Santos, SP.Fonoaudiologia e Psicossomática. 1990. (Encontro).

II Jornada de ORL e I Jornada de Fonoaudiologia de Santos- Associação dos Médicos de Santos. 1989. (Outra).

IV Jornada Estadual de Fonoaudiologia - Associação Paulista de Fonoaudiologia. 1986. (Outra).

I Congresso Internacional dos Profissionais em Fonoaudiologia, I Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Nacional de Fonoaudiologia. 1983. (Congresso).

I Seminário sobre Psicologia da Criança. 1983. (Seminário).

Técnicas de Expressão Oral e Escrita - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Campinas. 1983. (Outra).

V Semana de Estudos do Excepcional. 1982. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Tarita de Losso da Silveira Bueno

SANCHES, MTC; PESSOTO, M. A.; MARBA, S. T. M.. Associação entre contato pele a pele e aleitamento materno no primeiro mês de vida. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tarita de Losso da Silveira Bueno

MARBA, S. T. M.;SANCHES, MTC; PESSOTO, M. A.. Associação entre contato pele a pele e aleitamento materno no primeiro mês de vida. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pâmela Bonifacio de Camargo Siqueira

SANCHES, MTC; VENANCIO, S. I.; ABRÃO, Ana Cristina Freitas de Vilhena. Aconselhamento em amamentação no contexto da visita domiciliar puerperal: a compreensão de enfermeiros e puérperas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde.

Aluno: Mari Elisia de Andrade

SANCHES, MTC; SEGRE, C. M.. Displasia broncopulmonar e complicações em recém-nascidos de muito baixo peso e sua evolução durante os dois primeiros anos de vida. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Hospital do Servidor Público Estadual.

Aluno: Gabriela dos Santos Buccini

VENÂNCIO, Sonia Iano;SANCHES, MTC. Determinantes do uso da chupeta e mamadeira em crianças menores de um ano nas capitais brasilleiras e DF. 2012 - Faculdade de saúde Pública - USP.

Aluno: Lisiane L Siqueira

SANCHES, MTC. Influência da estimulação sensório-motora oral na amamentação de RNPT. 2009. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Santa maria.

Aluno: Kelly Pereira Coca

SANCHES, MTC. Traumas Mamilares: Estudo dos fatores associados. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia Crucello da Silva

ALMEIDA, Honorina de;SANCHES, MTC. Uso de chá no primeiro mês de vida entre lactentes nascidos em um hospital público de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências) - Coordenadoria de Controle de Doenças.

Aluno: Gabriela dos Santos Buccini

VENANCIO, S. I.;SANCHES, MTC; MONTEIRO, C.. Evolução do uso da chupeta e sua influência no aleitamento materno no Brasil (99-20). 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Erika de Sá Vieira Abuchaim

SILVA, Isilia Aparecida; PRAÇA, Neide de Souza; ALMEIDA, João Aprígio Guerra de; ABRÃO, Ana Cristina Freitas de Vilhena; TERUYA, Keiko Miyasaki; NAKANO, Ana Marcia Spanó; SOUZA, Ivis Emília; SANTOS, Evangelina Kotzias Atherino dos;SANCHES, MTC. Vivenciando a amamentação e a sexualidade na maternidade: dividindo-se entre ser mãe e mulher. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Faccio Gomes

TREZZA, Ercília Maria Carone; MURADE, Emilio Cezar Mamede; SEBASTIÃO, Luciana Tavares; RUGOLO, Ligia Maria Suppo de Souza;SANCHES, MTC. Avaliação eletromiográfica dos músculos masseter, temporal e bucinador de lactentes em situação de aleitamento natural e artificial. 2005. Tese (Doutorado em Pediatria [Botucatu]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Keite Helen dos Santos

SANCHES, MTC; VENANCIO, SONIA ISOYAMA; TERRA, M. F.. Desafios e estratégias para implementação de ações pró-amamentação na Atenção básica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde.

Aluno: Caroline Carapiá Ribas Lisboa

VENÂNCIO, Sonia Iano;SANCHES, MTC; FAUSTINO, R. L. H.. Rede de atenção integral à saúde - em foco a gestão assistencial do desenvolvimento infantil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Secretaria de Estado da Saúde SP.

Aluno: Flávia Zanatta

SANCHES, MTC. As Práticas Alimentares em uma Escola Municipal de Educação Infantil: Barreiras e Potencialidades. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde.

Aluno: Gabriela Sintra Rios

SANCHES, MTC. Sendo mais mãe - Amamentação em Presídios. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde.

Aluno: FABIO UCHOA

SANCHES, MTC. Janelas da Oportunidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Secretaria de Estado da Saúde SP.

SANCHES, MTC. Coordenador de Sessão Técnica de temas livres VV ENAM V ENACS. 2019. Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar.

SANCHES, MTC. Comissão de temas livres no V congresso Paulista de Bancos de Leite Humano. 2018. Associação Brasileira profis de Banco de Leite Humano e Aleitameno Materno.

SANCHES, MTC. Avaliador in loco - trabalhos científicos em motricidade orofacial. 2018. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

SANCHES, MTC. Avaliador in loco - trabalhos científicos em saúde coletiva. 2018.

SANCHES, MTC. Banca avaliadora de trabalhos científicos. 2015.

SANCHES, MTC. Banca avaliadora dso trabahos científicos. 2014. Sociedade Brasileira de Pediatria.

SANCHES, MTC. comentarista de trabalhos científicos - tipo poster. 2013. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

HEIMANN, L. S.;SANCHES, MTC. Marco Zero PPSUS-SP. 2012. Instituto de Saúde.

SANCHES, MTC. Julgador de Temas Livres. 2007. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

SANCHES, MTC. Julgador de trabalhos. 2007. Prefeitura da Cidade de São Paulo.

SANCHES, MTC. Julgador de trabalhos Científicos no V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia. 2003. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

SANCHES, MTC. Coordenadora de Mesa no V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia. 2003. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

SANCHES, MTC. Coordenadora de Programas Institucionais de Intervenção em Fonoaudiologia no V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia. 2003. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

SANCHES, MTC. Coordenadora de sessão de Temas Livres. 2002. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

SANCHES, MTC. Presidente do Simpósio: Fonoaudiologia e Amamentação no III congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano. 2002. Rede de Banco de Leite Humano.

SANCHES, MTC. Membro da Comissão Julgadora de Temas Livres. 2001. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Hosp Clínicas.

SANCHES, MTC. Coordenadora do I Fórum de Fonoaudiólogos que atuam em Aleitamento Materno, em Hospital Amigo da Criança e Programa Canguru. 2001. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Hosp Clínicas.

SANCHES, MTC. Coordenação do II fórum de Fonoaudiólogos que atuam em aleitamento materno, Hospital Amigo da Criança e Programa Canguru. 2001. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Hosp Clínicas.

SANCHES, MTC. Participação da comissão científica do IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno - IV Encontro Paulista de Banco de Leite Humano. 2000. Universidade Federal de Sp Fundação Oswaldo Cruz.

Orientou

Keite Helen dos Santos

Desafios e estratégias para implementação de ações pró-amamentação na atenção básica, sob a compreensão dos enfermeiros; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Secretaria de Estado da Saúde SP; (Coorientador);

Pâmela Bonifacio de Camargo Siqueira

As percepções dos enfermeiros da estratégia saúde da família sobre a assistência ao binômio mãe0-bebê referente ao aleitamento materno no contexto da visita domiciliar puerperal; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Secretaria de Estado da Saúde SP,; Orientador: Maria Teresa Cera Sanches;

Maria Fernanda Brazeiro Urroz

Avaliação do curso de Capacitação para o Seguimento de Bebês de Baixo Peso na Atenção Básica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde, Fundação de Desenvolvimento Profissional; Orientador: Maria Teresa Cera Sanches;

Gabriela dos Santos Buccini

Equipe Saúde da Família: conhecimentos e prática sobre Método Canguru e Aleitamento Materno; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde, Fundação de Desenvolvimento Profissional; Orientador: Maria Teresa Cera Sanches;

Amanda de Oliveira

Acesso dos recém-nascidos de baixo peso na atenção básica da Supervisão de Saúde de Pirituba/Perus do município de são Paulo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde, Fundação de Desenvolvimento Profissional; Orientador: Maria Teresa Cera Sanches;

Produções bibliográficas

  • SIQUEIRA, P. B. C. ; SANCHES, MTC . desafios e avanços na qualificação em Aconselhamento em amamentação de enfermeiros da ESF no município de Taubaté. Boletim do Instituto de Saúde - BIS (on line) , v. 20, p. 74-82, 2019.

  • VENANCIO, S. I. ; ROSA, TEREZA ETSUKO DA COSTA ; SANCHES, MTC ; SHIGENO, ELZA YOSHIE ; SOUZA, JOSÉ MARIA PACHECO . Effectiveness of Family Health Strategy on child's health indicators in São Paulo State. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 16, p. 271-281, 2016.

  • VENANCIO, S. I. ; MARTINS, M. C. F. N. ; SANCHES, MTC ; ALMEIDA, Honorina de ; Rios, GS ; FRIAS, P. G. . Análise de implantação da Rede Amamenta Brasil: desafios e perspectivas da promoção do aleitamento materno na atenção básica. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. 2261-2274, 2013.

  • SANCHES, MTC ; Buccini, GS ; GIMENO, S.GA ; Rosa, TEC ; BONAMIGO, AW . Fatores associados à interrupção do aleitamento materno exclusivo de lactentes nascidos com baixo peso assistidos na atenção básica. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 953-965, 2011.

  • Buccini, GS ; SANCHES, MTC ; Nogueira-Martins, MCF ; BONAMIGO, AW . Acompanhamento de recém-nascdios de baixo peso pela atenção básica na perspectiva das Equipes de Saúde da Família. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 11, p. 239-247, 2011.

  • ALMEIDA, Honorina de ; VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; SANCHES, MTC . Impacto do Método Canguru nas taxas de aleitamento materno exclusivo em recém-nascidos de baixo peso. Jornal de Pediatria (Impresso) , v. 86, p. 250-253, 2010.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; NOGUEIRA-MARTINS, Maria C. F. ; SANCHES, MTC . O processo de educação permanente em saúde: percepção de equipes de saúde da família. BIS. Boletim do Instituto de Saúde , v. 48, p. 51-54, 2009.

  • CARDOSO, A. C. A. ; Romiti, R ; RAMOS, J.L.A ; ISSLER, H ; GRASSIOTTO, C ; SANCHES, MTC . Método Mãe-Canguru: aspectos atuais. Pediatria (USP) , v. 28, p. 128-134, 2006.

  • SANCHES, MTC . Manejo clínico das disfunções orais na amamentação. Jornal de Pediatria , Rio de Janeiro, v. 80, n.5 Supl, p. S155-S162, 2004.

  • SANCHES, MTC ; LAMY, Z. C. (Org.) ; AZEVEDO, V. (Org.) ; COSTA, R. (Org.) ; MORSCH, D. S. (Org.) . Método Canguru no Brasil: 15 anos de política pública. 1. ed. São Paulo: Instituto de saúde, 2015. v. 1. 250p .

  • MAZZONI, A. ; SANCHES, MTC . Aleitamento Materno: uma abordagem ampliada. In: Valério, Patricia. (Org.). Forma e movimento: bases fisiológicas da Ortopedia Funcional dos Maxilares. 1ed.Ribeirão Preto: Editora Tota, 2022, v. 01, p. 136-167.

  • SANCHES, MTC ; FRAGUAS, M. V. C. ; CHENCINSKI, Y. M. . Anquiloglossia em recém-nascidos e lactentes. In: Chencinski, Yechiel Moises. (Org.). aleitamento materno na Era Moderna - vencendo desafios. 1ed.Rio de janeiro, São Paulo: Editora Atheneu, 2021, v. 01, p. 103-110.

  • BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC . Atualidades sobre o uso de bicos artificiais e aleitamento materno. In: Tatiana Vargas Castro Perilo. (Org.). Tratado do especialista em cuidado materno-infantil com enfoque em amamentação. 1ed.Belo Horizonte: Editora Mame Bem, 2019, v. 1, p. 339-352.

  • SANCHES, MTC . A prática fonoaudiológica no início da amamentação. In: Carvalho, MR; Gomes CF. (Org.). Amamentação: bases científicas 4a edição. 04ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, v. 01, p. 108-131.

  • GUILHERME, J. ; TAVARES, L A M. ; SANCHES, MTC ; WILLUMSEN, D. K. ; GUASTALLA, R. . Técnicas utilizadas na facilitação do aleitamento materno de prematuros. In: Guilherme J; Tavares LAM; Sanches MTC; Willumsen DK; Guastalla R. (Org.). Amamentação: bases científicas 4. 4ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, v. 1, p. 406-415.

  • CARDOSO, J. S. ; LAMY, Z. C. ; SANCHES, MTC . Análise Situacional da Implantação do Método Canguru em Maternidades Públicas Brasileiras. In: Cardoso , JS. (Org.). Análise Situacional da Implantação do Método Canguru em Maternidades Públicas Brasileiras. 1ed.São Paulo: Instituto de Saúde, 2015, v. 1, p. 165-187.

  • COSTA, R. ; AZEVEDO, V. ; SANCHES, MTC ; BUENO, A. C. ; MACHADO, L. G. . Contribuições de autores nacionais para a produção de conhecimento sobre o Método Canguru. Contribuições de autores nacionais para a produção de conhecimento sobre o Método Canguru. 1ed.São Paulo: Instituto de Saúde, 2015, v. 1, p. 211-244.

  • SANCHES, MTC ; VENANCIO, S. I. ; Toma, T ; ALMEIDA, Honorina de . Contribuições do Instituto de Saúde para a produção de conhecimento e capacitação de profissionais para o Método Canguru. In: Sanches, MTC; Venâncio SI: Toma TS; Almeida A. (Org.). Contribuições do Instituto de Saúde para a produção de conhecimento e capacitação de profissionais para o Método Canguru. 1ed.São Paulo: Instituto de Saúde, 2015, v. 1, p. 245-261.

  • SANCHES, MTC ; MELO, A. M. . Políticas Públicas Nacionais em Aleitamento Materno e Saúde do recém-nascido e a a atuação fonoaudiológica. In: Marchesan, IQ; Silva, HJ; Tomé, MC. (Org.). Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.são paulo: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 772-778.

  • SANCHES, MTC . Enfoque fonoaudiológico na amamentação. In: Carvalho, MR; Masson, LT. (Org.). Amamentação: bases científicas para a prática profissional.. 3ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan SA, 2010, v. 1, p. 152-175.

  • Lima, G ; PENALVA, Olga ; ALMEIDA, Honorina de ; SANCHES, MTC ; SAntos, A . Aleitamento Materno. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde da Criança.. (Org.). Atenção humanizada ao recém -nascido de baixo peso: Método Canguru. 2ed.Brasília: MS ? OS 2007/1202, 2009, v. 1, p. 1-238.

  • SANCHES, MTC . Enfoque Fonoaudiológico na amamentação. In: Carvalho, MR; Tamez, RN. (Org.). Amamentação bases científicas. 2ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan SA, 2005, v. 1, p. 100-120.

  • SANCHES, MTC . Amamentação - enfoque foaudiológico. In: Carvalho, Marcus Renato; Tamez, Raquel N. (Org.). Amamentação: bases científicas para a prática profissional. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, v. 01, p. 50-59.

  • SANCHES, MTC . Cinesiologia Motora-Oral e Amamentação - atuação fonoaudiológica no aleitamento materno. In: Hospital Guilherme Alvaro; Fundação Lusiadas; SES/SP; OPAS; OMS. (Org.). Apostila - Treinamento de Equipes Multiprofissionais em Amamentação do Centro de Lactação Santos. Santos: , 1993, v. , p. -.

  • SANCHES, MTC . Dourado- aleitamento materno. Dourado - aleitamento materno, são Paulo, p. 34 - 37, 02 ago. 2021.

  • SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos ; COTRIM, Lílian ; CRUCELLO, Patricia da Silva . Grupo de Fonoaudiólogos Pró-amamentação. Revista da Fonoaudiologia, São Paulo, , v. 42, p. 15 - 15, 08 dez. 2001.

  • SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos . ?Brasil celebra dia mundial da Amamentação.?. Revista da Fonoaudiologia do Conselho Regional de Fonoaudiologia, SÃO PAULO.

  • SANCHES, MTC ; CARDOSO, Maria Regina Alves ; ROSA, Teresa Etsuko da Costa . ?Fatores associados à amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru?. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005, santos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento especial. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. v. I.

  • SANCHES, MTC ; PRESTO, Nastienka Ojivan ; COTRIM, Lilian Cristina ; MEDEIROS, Rosana ; NHANI, Carla Vanessa Bueno ; MARTINSSILVA, Adriana Alves . Proposta de Protocolo para Avaliação fonoaudiológica em Amamentação. In: V Congresso Internacional; XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia, 2003, Fortaleza. Revista Brasileira de Fonoaudiologia Supl especial, 2003.

  • SANCHES, MTC . Prática fonoaudiológica na amamentação do recém-nascido baixo peso, submetidos ao Método Canguru. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiolgoia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia, 2002, Belo Horizonte. Anais do X Congresso Brasileiro, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • SANCHES, MTC ; MURAHOVSCHI, Jayme ; BURALLI, Keiko Ogura . Dificuldades iniciais na amamentação - enfoque fonoaudiológico. In: XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno - IV Encontro Paulista de Banco de Leite Humano, 2000, São Paulo. XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno - IV Encontro Paulista de Banco de Leite Humano, 2000.

  • SANCHES, MTC . A Educação para a Amamentação como prevenção de doenças no Adulto: Disfunções orais e amamentação: enfoque fonoaudiologico. In: X Encontro Paulista de Aleitamento Materno e III Encontro Paulista de Banco de Leite Humano, 1999, São Paulo. X Encontro Paulista de Aleitamento Materno e III Encontro Paulista de Banco de Leite Humano, 1999.

  • SIQUEIRA, P. B. C. ; SANCHES, MTC . Aconselhamento em amamentação no contexto da visita domiciliar puerperal: a compreensão de enfermeiros e puérperas. In: XV ENAM V ENACS, 2019. anais do congresso, 2019.

  • SANCHES, MTC ; MAZZONI, A. ; CHENCINSKI, M. Y. ; Almeida H . Fênulo Sub-mucoso e amamentação. In: XV ENAM V ENACS, 2019, Rio de Janeiro. anais do congresso, 2019.

  • SIQUEIRA, P. B. C. ; SANCHES, MTC . Aconselhamento em amamentação no contexto da visita domiciliar puerperal.. In: V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XV Encontro Paulista de Aleitamento Materno., 2018, São Paulo. anais do, 2018.

  • SANCHES, MTC ; MAZZONI, A. ; CHENCINSKI, M. Y. . Seguimento de lactentes com anquiloglossia e dificuldades na amamentação segundo fluxograma do ministério da saúde. In: V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XV Encontro Paulista de Aleitamento Materno., 2018, São Paulo. anais do congresso, 2018.

  • MAZZONI, A. ; SANCHES, MTC ; CHENCINSKI, M. Y. . Aplicação do fluxograma proposto pelo Ministério da Saúde para avaliação e seguimento de lactentes com anquiloglossia.. In: Congresso de Odontopediatria da APCD-APO,, 2018, São Paulo. Revista Papo. São Paulo, 2018., 2018. v. 1. p. 16-16.

  • MAZZONI, A. ; NOBREGA, D. ; ALMEIDA, H. ; SANCHES, MTC . Anquiloglossia e Aleitamento Materno. In: 14 congresso Paulista de Pediatria, 2016, São Paulo. Anais do 14 congresso Paulista de Pediatria, 2016. v. 1. p. 125-125.

  • BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC . SERÁ QUE A INDÚSTRIA DE BICOS ARTIFICIAIS PODE INFLUENCIAR O CAMINHO DA CIÊNCIA?. In: XIV ENAM e IV ENACS, 2016, Florianópolis. Anais do XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação complementar, 2016. v. 1.

  • SANCHES, MTC ; ALMEIDA, H. ; GOMES, D. N. ; MAZZONI, A. . SEGUIMENTO DA AMAMENTAÇÃO DE BEBÊS COM DIAGNÓSTICO DE ANQUILOGLOSSIA E INDICAÇÃO CIRÚRGICA. In: XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação complementar, 2016, Florianópolis. Anais do XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação complementar, 2016. v. 1.

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, G. S. ; VENANCIO, S. I. ; Toma, T ; ARAUJO, C. L. . Análise de instrumentos para avaliação do frênulo lingual em bebês. In: XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de fonoaudiologia, 2015, Salvador. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de fonoaudiologia, 2015. v. 1.

  • BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC ; VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; Toma, T ; ARAUJO, C. L. . A presença de anquiloglossia pode influenciar a prática do aleitamento materno?. In: XXIII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2015, Salvador. Anais do XXIIICongresso Internacional de Fonoaudiologia, 2015.

  • BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC . Revisão das evidênicas do impacto do uso da chupeta e mamadeira no desenvolvimento da criança. In: 22o congresso brasileiro de fonoaudiologia : da promoção à reabilitação, 2014, Joinville. anais do 22o congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2014.

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, G. S. . Análise crítica-reflexiva acerca da meta-análise: ?uso do copinho x outras formas de complementação alimentar para recém-nascidos inaptos á amamentação exclusiva. In: XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ENACS, 2012, Fortaleza. XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ENACS, 2012. v. 1. p. 1-155.

  • SANCHES, MTC ; CERQUEIRA, M. B. . Técnicas do Copinho e da Translactação para Auxílio na Prática da Amamentação de Recém-Nascidos Prematuros e Baixo Peso ao Nascer, Segundo Percepções Maternas. In: XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ENACS, 2012, fortaleza. XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ENACS, 2012. v. 1. p. 32.

  • VENÂNCIO, Sonia Iano ; Nogueira-Martins, MCF ; SANCHES, MTC ; Almeida H ; Rios, GS ; FRIAS, P. G. . Análise de Implantação da Rede Amamenta Brasil: desafios e perspectivas. In: World nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. Anais do World Nutrition rio2012, 2012.

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, G. S. . Fatores associados ao uso da chupeta em lactentes nascidos de baixo peso atendidos na Atenção Básica. In: VIII Congresso Brasileiro de epidemiologia, 2011, são paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • SANCHES, MTC ; ROSA, M . Dificuldades na continuidade da amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso com alterações no funcionamento oral, integrantes do Método Canguru. In: 18 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento. são Paulo: Soc Bras Fonoaudiologia, 2010. v. 15. p. 4002-4002.

  • SANCHES, MTC . Atenção integral à Saúde do RN: Políticas Públicas e atuação do fonoaudiólogo". In: 18 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento. São Paulo: Soc Bras Fonoaudiologia, 2010. v. 15. p. 683-683.

  • SANCHES, MTC . Amamentação de recém-nascidos à termo com disfunção oral durante atendimento fonoaudiológico domiciliar. In: XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2010, Santos. Anais do XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno. Jundiaí: IBFAN Brasil, 2010. v. 1. p. 43-43.

  • SANCHES, MTC ; BONAMIGO, AW ; Buccini, GS . Queixa na amamentação exclusiva de mães de lactentes nascidos com baixo peso atendidos na atenção básica. In: XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2010, Santos. Anais do XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno. Jundiaí: IBFAN Brasil, 2010. v. 2010. p. 158-158.

  • SAntos, A ; SANCHES, MTC ; Andrade, ME ; HGIS, O. . Evolução da alimentação e da amamentação de RNPTMBP com displasia bronco pulmonar durante período hospitalar. In: XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2010, Santos. Anais do XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno. Jundiaí: IBFAN Brasil, 2010. v. 2010. p. 92-92.

  • SANCHES, MTC . amamentação de recém-nascidos à termo com disfunção oral durante atendimento fonoaudiológico domiciliar. In: XI Encontro nacional de aleitamento materno, 2010, Santos. Anais do XI Encontro Nacional de aleitamento materno, 2010.

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Teresa da Costa ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; BONAMIGO, Andrea Wander . Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo de recém nascidos de baixo peso ao nascer no seguimento ambulatorial da atenção básica. In: 11o Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009, São José dos Campos. 11o Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; SANCHES, MTC ; NOGUEIRA-MARTINS, Maria C. F. . Dificuldades do processo de educação permanente em saúde na visão das equipes de saúde da família. In: 11o Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009, São José dos Campos. 11o Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009.

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; BONAMIGO, Andrea Wander . Aleitamento materno exclusivo e queixa das mães de recém-nascidos de baixo peso atendidos por unidades básicas de saúde. In: I o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. I o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009.

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Teresa da Costa ; BONAMIGO, Andrea Wander . Aleitamento materno exclusivo dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer em população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde da região de Pirituba/Perus ? São Paulo/SP. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; SANCHES, MTC ; NOGUEIRA-MARTINS, Maria C. F. ; BONAMIGO, Andrea Wander . Conhecimentos e práticas das equipes de saúde de família sobre o aleitamento materno no seguimento ambulatorial dos RNBP pertencentes à região de Pirituba/Perus ? São Paulo. In: 16 o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos de Jordão, 2008., 2008, Campo do Jordão. 16 o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos de Jordão, 2008., 2008.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; SANCHES, MTC . Chupeta e amamentação: repensando a prática fonoaudiológica. In: 15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. Anais do 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; SANCHES, MTC . O uso da chupeta e suas implicações para a prática da amamentação. In: III Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno, 2006, Guarulhos. Anais do III Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIII Encontro Paulista de Aleitamento Materno, 2006.

  • SANCHES, MTC . Grupo 38 do Curso de Especialização em Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Núcleo São Paulo: Relato de Experiência. In: VII Congresso Nacional da Rede Unida, 2006, Curitiba. VII Congresso Nacional da Rede Unida, 2006.

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Tereza Etusuko da Costa . Dificuldades orais e a prática de amamentação exclusiva dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005, Santos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento Especial. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. v. I-.

  • SANCHES, MTC ; MARTINSSILVA, Adrian Alves ; NHANI, Carla Vanessa Vilela Bueno ; ALMEIDA, Honorina de ; VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; ONUKE, Daisuke . Avaliação da mamada de recém-nascido de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru - abordagem fonoaudiológica. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005, Santos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento especial. São Paulo: Sociedade Brasileira de fonoaudiologia, 2005. v. I.

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Tereza Etusuko da Costa . A prática da amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso, integrantes do Método Mãe-Canguru e os fatores associados à sua interrupção. In: IX Congresso de Saúde Pública - Saúde e Desenvolvimento, 2005, Santos. Anais do IX Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo: Associação Paulista de Saúde Pública, 2005. v. 14. p. 34-34.

  • SANCHES, MTC . Evolução de recém-nascidos do Hospital do campo Limpo antes e após a implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso ? Método Mãe-Canguru. In: IX Congresso de Saúde Pública - Saúde e Desenvolvimento, 2005, Santos. Saúde e Sociedade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública. v. 14.

  • SANCHES, MTC ; BONAMIGO, Andrea Wander ; COTRIM, Lilian Cristina ; MEDEIROS, Rosana M P ; PRESTO, Nastienka O ; NHANI, Carla V V B . Proposta de Protocolo para Avaliação Fonoaudiológica em Amamentação. In: V Congresso Internacional; XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudioloiga, 2003, Fortaleza. Revista Brasileira de Fonoaudiologia - Supl especial, 2003.

  • SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos ; MARTINS, Adriana Alves ; CRUCELLO, Patricia Silva ; ALBERGARIA, Cecília . Proposta de Protocolo Evolutivo para Avaliação Fonoaudiológica de recém-nascidos baixo peso submetidos ao Método Mãe Canguru. In: V Congresso Internacional; XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia, 2003, Fortaleza. Revista Brasileira de Fonoaudiologia - Supl especial, 2003.

  • SANCHES, MTC ; SOUZA, Teresa Cristina ; SILVA, Patrícia Crucello da ; SANTOS, Andrea dos ; SILVA, Adriana Alves Martins da . Atuação fonoaudiológica no Método Canguru. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiolgoia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia, 2002, Belo Horizonte. X Congresso Brasileiro de Fonoaudiolgoia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia, 2002. v. 1. p. 01-02.

  • SANCHES, MTC . Prática fonoaudiológica na amamentação de recém-nascido baixo peso ao nascer submetidos ao Método Canguru. In: III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 2002, Petrópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • COTRIM, Lilian Crisitna ; ALBERGARIA, Cecília Fátima Paiva ; BONAMIGO, Andrea Wander ; FUJINAGA, Cristina Ide ; SANCHES, MTC ; MEDEIROS, Rosana M P R ; MINGRONE, Rosana ; NAGATA, A ; LEITE, Cristina ; ZANAINI, Suzana . Aleitamento Materno: uma questão de cidadania. In: III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 2002, Petrópolis. Anais do III Congresso Brasileiro, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, Patricia Crucello da ; ENGLER, Eliane ; KOBAYASHI, Walquíria Y ; SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos ; SILVA, Adriana Alves Martins da ; SOUZA, Teresa Cristina ; MENDES, Monica ; MEDEIROS, Rosana M P R ; PRESTO, Nastienka ; BORGES, Renata . Atuação fonoaudiológica no Método Canguru. In: III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 2002, Petrópolis. III Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 2002.

  • SANCHES, MTC ; FONOAMAMENT, Grupo . Atuação fonoaudiológica e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. In: VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001, Santos. VII Congresso Paulista de Saúde Pública.

  • SANCHES, MTC ; TEIXEIRA, Ernesto ; LIMA, Élides ; GRIZZI, Monica . Método Mãe-Canguru e amamentação no Hospital Amigo da Criança. In: VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001, Santos. VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001.

  • SANCHES, MTC ; SOUZA, Teresa Cristina ; ROSA, Mario . Padrão de amamentação de recém-nascidos baixo peso ao nascer submetidos ao Método Mãe-Canguru. In: I Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, 2001, Ribeirão Preto. I Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, 2001.

  • SANCHES, MTC ; FONOAMAMENT, Grupo . Atuação fonoaudiológica na Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Método Canguru. In: I Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, 2001, Ribeirão Preto. I Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, 2001.

  • SANCHES, MTC . Padrão de amamentação de recém-nascidos de baixo peso ao nascer submetidos ao Método Mãe-Canguru - enfoque fonoaudiológico. In: VII Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2001, Salvador. VII Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2001.

  • ROSA, Mario ; SANCHES, MTC . Método Mãe-Canguru e amamentação no Hospital Guilherme Álvaro. In: VII Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2001, Salvador. VII Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2001.

  • SANCHES, MTC ; MURAHOVSCHI, Jayme ; BURALLI, Keiko Ogura . Dificuldades iniciais na amamentação - enfoque fonoaudiológico. In: I Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano, II Congresso Brasileiro de Bancos de Leitye e I Encontro Nacional de Hospitais Amigos da Criança, 2000, Natal. I Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano, II Congresso Brasileiro de Bancos de Leitye e I Encontro Nacional de Hospitais Amigos da Criança, 2000.

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Mario . ?Método Mãe-canguru e amamentação no Hospital Guilherme Álvaro?. In: XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno e IV Encontro Paulista de Bancos de Leite, 2000, São Paulo. XI Encontro Paulista de Aleitamento Materno - IV Encontro Paulista de Bancos de Leite, 2000.

  • SANCHES, MTC ; BURALLI, Keiko Ogura ; MURAHOVSCHI, Jayme . Dificuldades no estabelecimento da amamentação - enfoque fonoaudiológico. In: VI Congresso Paulista de Saúde Pública, 1999, Aguás de Lindóia. VI Congresso Paulista de Saúde Pública, 1999.

  • SANCHES, MTC . Abordagem preventiva e interdisciplinar em fonoaudiologia. In: VI Congresso Paulista de Saúde Pública, 1999, Aguás de Lindóia. VI Congresso de Saúde Pública, 1999.

  • SANCHES, MTC . Fatores associados ao trauma mamilar ? enfoque fonoaudiológico. In: X Encontro Paulista de Aleitamento Materno e III Encontro Paulista de Banco de Leite Humano, 1999, São Paiulo. X Encontro Paulista de Aleitamento Materno, III Encontro Paulista de banco de leite Humano, 1999.

  • SANCHES, MTC ; MONGES, J S ; MOREIRA, L S ; RODRIGUES, S J . Amamentação em bebês prematuros e/ou baixo peso ao nascer. In: IX Congresso Paulista de Aleitamento Materno, 1998, São Paulo. IX Congresso Paulista de Aleitamento Materno, 1998.

  • SANCHES, MTC ; MARTINS, Aline O ; GOMES, A C ; MATIAS, C F J . Atuação fonoaudiológica no Hospital Guilherme Álvaro. In: IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno e II Encontro Paulista de Bancos de Leite Humano, 1998, São Paulo. IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno e II Encontro Paulista de Bancos de Leite Humano, 1998.

  • SANCHES, MTC . Anquiloglossia e Amamentação.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Por um planeta Saudável: desafios da amamentação e introdução alimentar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANCHES, MTC . Avaliação do Frênulo Lingual em recém-nascido.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Atuação multiprofissional no aleitamento materno: aspectos éticos e práticos - fonoaudiiologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Atualidades em Aleitamento Materno. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC ; ALMEIDA, H. . Definição e tratamento das Disfunções orais na amamentação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC ; ALMEIDA, H. . Compreendendo a anquiloglossia e suas repercussões para a Saúde Oral e global do RN e criança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC ; ALMEIDA, H. . Analisando casos com diagnóstico de disfunção oral e seguimento transdisciplinar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Aleitamento Materno: muito mais que nutrir. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Políticas públicas: Os Desafios no cuidado em saúde do Recém-Nascido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Como tornar a minha cidade amiga da amamentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANCHES, MTC . Visão do Fonoaudiólogo - Mesa redonda: Diretrizes Assistenciais no follow up do RN de risco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; Raposo, RD . Moderadora da Conferência: como trabalhar a sucção no RNPT com vistas ao sucesso da amamentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC . REVISÃO DAS EVIDÊNCIAS DO IMPACTO DO USO DE CHUPETA E MAMADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . A atuação do fonoaudiólogo com o recém-nascido pré-termo e baixo peso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Como retirar o leite materno e alimentar um bebê. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Apoio às mães que amamentam. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Políticas Públicas de incentivo ao aleitamento materno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANCHES, MTC . Amamentação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANCHES, MTC . Fonoaudiologia no Método Canguru. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANCHES, MTC . Políticas Públicas do recém-Nascido e do aleitamento materno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANCHES, MTC . Promovendo a amamentação entre os recém-nascidos de baixo peso e prematuro - enfoque fonoaudiológicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANCHES, MTC . Políticas Públicas de saúde e aleitamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . O Caminho da Sonda Oro Gastro/SOG para o Peito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Saúde Materno-Infantil: Atualização em Fonoaudiologia e Diálogos Complementares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANCHES, MTC . Abordagem fonoaudiológica nos Métodos de Alimentação em Situações Especiais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, MTC . Amamentação de recém-nascidos à termo com disfunção oral durante atendimento fonoaudiológico domiciliar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; BONAMIGO, Andrea Wander . Queixa na amamentação exclusiva de mães de lactentes nascidos de baixo peso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; BONAMIGO, Andrea Wander . Aleitamento materno exclusivo e uso da chupeta entre recém-nascido de baixo peso durante o seguimento na atenção básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAntos, A ; SANCHES, MTC ; Andrade, ME ; PENALVA, Olga . Evolução da alimentação e da amamentação de RNPTMBP com displasia bronco pulmonar durante período hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; BONAMIGO, Andrea Wander . Aleitamento materno exclusivo e queixa das mães de recém-nascidos de baixo peso atendidos por unidades básicas de saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . A fonoaudiologia contribuindo para o aleitamento materno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . A experiência de capacitação das equipes em seus locais do trabalho sobre o Método Canguru. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Teresa da Costa ; BONAMIGO, Andrea Wander . Aleitamento materno exclusivo dos recém-nascdios de baixo peso ao nascer em população atendida pelas unidades básicas de saúde da região de Pirituba/Perus-São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; SANCHES, MTC ; NOGUEIRA-MARTINS, Maria C. F. ; BONAMIGO, Andrea Wander . Conhecimentos e práticas das equipes de saúde de família sobre o aleitamento materno no seguimento ambulatorial dos RNBP pertencentes à região de Pirituba/Perus - São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Teresa da Costa ; BONAMIGO, Andrea Wander . Aleitamento materno exclusivo dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer em população atendida pelas unidades básicas de saúde da região de Pirituba~Perus-São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Grupo 38 do Curso de Especialização em Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Núcleo São Paulo: Relato de Experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; SANCHES, MTC . O uso da chupeta e suas implicações para a prática da amamentação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Repercussões das dificuldades no funcionamento oral para a amamentação exclusiva de recém nascidos de baixo peso ao nascer. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Teresa Etsuko da Costa . A prática da amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso, integrantes do Método Mãe-Canguru e os fatores associados à sua interrupção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; MARTINSSILVA, Adrian Alves ; NHANI, Carla Vanessa Vilela Bueno ; ALMEIDA, Honorina de ; VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; ONUKE, Daisuke . Avaliação da mamada de recém-nascido de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru - abordagem fonoaudiológica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Teresa Etsuko da Costa . Dificuldades orais e a prática de amamentação exclusiva dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Evolução de recém-nascidos do Hospital do campo Limpo antes e após a implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso ? Método Mãe-Canguru. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; CARDOSO, Maria Regina Alves ; ROSA, Teresa Etsuko da Costa . Fatores associados à amamentação exclusiva de recém-nascidos de baixo peso ao nascer integrantes do Método Mãe-Canguru. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos ; MARTINS, Adriana Alves ; CRUCELLO, Patricia da Silva ; ALBERGARIA, Cecília Fátima Paiva . Proposta de Protocolo Evolutivo para Avaliação Fonoaudiológica de recém-nascidos baixo peso submetidos ao Método Mãe Canguru. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; BONAMIGO, Andrea Wander ; COTRIM, Lilian Crisitna ; MEDEIROS, Rosana M P ; PRESTO, Nastienka O ; NHANI, Carla V V B . Proposta de Protocolo para Avaliação Fonoaudiológica em Amamentação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; PRESTO, Nastienka O ; COTRIM, Lilian Cristina ; MEDEIROS, Rosana M P ; NHANI, Carla Vanessa Bueno ; SILVA, Adriana Martins Alves da . Proposta de Protocolo para Avaliação fonoaudiológica em Amamentação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COTRIM, Lilian Crisitna ; ALBERGARIA, Cecília Fátima Paiva ; BONAMIGO, Andrea Wander ; FUJINAGA, Cristina Ide ; SANCHES, MTC ; MEDEIROS, Rosana M P R ; MINGRONE, Rosana ; NAGATA, A ; LEITE, Cristina ; ZANAINI, Suzana . Aleitamento Materno: uma questão de cidadania. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; SOUZA, Teresa Cristina ; SILVA, Patrícia Crucello da ; SANTOS, Andrea dos ; SILVA, Adriana Martins Alves da . Atuação fonoaudiológica no Método Canguru. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Patrícia Crucello da ; ENGLER, Eliane ; KOBAYASHI, Walquíria Y ; SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos ; SILVA, Adriana Alves Martins da ; MENDES, Monica ; MEDEIROS, Rosana M P ; PRESTO, Nastienka O ; BORGES, Renata . Atuação fonoaudiológica no Método Canguru. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Prática fonoaudiológica na amamentação de recém-nascido baixo peso ao nascer submetidos ao Método Canguru. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Prática fonoaudiológica na amamentação do recém-nascido baixo peso, submetidos ao Método Canguru. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; FONOAMAMENT, Grupo . Atuação fonoaudiológica e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; FONOAMAMENT, Grupo . Atuação fonoaudiológica na Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Método Canguru. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; TEIXEIRA, Ernesto ; LIMA, Élides ; GRIZZI, Monica . Método Mãe-Canguru e amamentação no Hospital Amigo da Criança. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSA, Mario ; SANCHES, MTC . Método Mãe-Canguru e amamentação no Hospital Guilherme Álvaro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; SOUZA, Teresa Cristina ; ROSA, Mario . Padrão de amamentação de recém-nascidos baixo peso ao nascer submetidos ao Método Mãe-Canguru. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Padrão de amamentação de recém-nascidos de baixo peso ao nascer submetidos ao Método Mãe-Canguru - enfoque fonoaudiológico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; MURAHOVSCHI, Jayme ; BURALLI, Keiko Ogura . Dificuldades iniciais na amamentação - enfoque fonoaudiológico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; MURAHOVSCHI, Jayme ; BURALLI, Keiko Ogura . Dificuldades iniciais na amamentação - enfoque fonoaudiológico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; ROSA, Mario . ?Método Mãe-canguru e amamentação no Hospital Guilherme Álvaro?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . A Educação para a Amamentação como prevenção de doenças no Adulto: Disfunções orais e amamentação: enfoque fonoaudiologico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Abordagem preventiva e interdisciplinar em fonoaudiologia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; BURALLI, Keiko Ogura ; MURAHOVSCHI, Jayme . Dificuldades no estabelecimento da amamentação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Fatores associados ao trauma mamilar ? enfoque fonoaudiológico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; MONGES, Juliana S ; MOREIRA, L S ; RODRIGUES, S. J. . Amamentação em bebês prematuros e/ou baixo peso ao nascer. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC ; MARTINS, Aline O ; GOMES, A C ; MATIAS, C F J . Atuação fonoaudiológica no Hospital Guilherme Álvaro. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, MTC . Prematuridade e uso exclusivo de leite humano - Como alimentar um bebê prematuro 2005 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Políticas Públicas de Aleitamento Materno 2005 (Conferência).

  • SANCHES, MTC . Complemento alimentar em neonatologia 2005 (Conferência).

  • SANCHES, MTC . Atenção fonoaudiológica para a promoção do aleitamento materno e a alimentação complementar 2005 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Fonoaudiologia em aleitamento Materno 2004 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Possibilidades da atuação fonoaudiológica e assistência do Aleitamento materno 2004 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Atuação Multiprofissional no Aleitamento Materno. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria/ sociedade de Pediatria de São Paulo, 2004 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Conversa com os professores - apresentação de casos clínicos 2003 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . II Fórum do Grupo de Fonoaudiólogos Pró-amamentação - Políticas Públicas de aleitamento materno e inserção da fonoaudiologia 2003 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Conversa com os professores - a teoria a partir de um caso 2003 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Disfunção Motora Oral: realidade ou consequência? 2003 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Curso básico de aleitamento - Situações especiais relacionadas à criança 2003 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Intervenção fonoaudiológica no aleitamento materno. Goiânia: II Congresso Goiano de Odontopediatria e II Encontro Goiano de Promoção de Saúde, 1997 (Conferência).

  • SANCHES, MTC . Fonoaudiologia em programas de promoção do aleitamento materno 1995 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Atuação Fonoaudiológica em Berçário e UTI Neonatal 1995 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Integração: Fonoaudiologia e Ortopedia Funcional dos Maxilares 1993 (Palestra).

  • SANCHES, MTC . Atuação da Fonoaudiologia junto à ortodontia e odontopediatria 1991 (Conferência).

Outras produções

SANCHES, MTC . Assessoria técnica especializada para o Ministério da Saúde/OPAS. 2021.

MATTOS, A. ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; SANCHES, MTC ; BUCCINI, G. S. . Assessoria técnica especializada sobre o Teste de Avaliação do Frênulo Lingual para recém-nascidos para o Ministério da Saúde. 2019.

LAMY, Z. C. ; MARBA, S. T. M. ; Lima GMS ; SANCHES, MTC ; Borck, M ; DIRIKSON, M. ; Andrade M E ; Oliveira ND ; Raposo, RD . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2018.

MATTOS, A. ; VENANCIO, SONIA ISOYAMA ; SANCHES, MTC ; BUCCINI, G. S. . Assessoria técnica especializada sobre o Teste de Avaliação do Frênulo Lingual para recém-nascidos para o Ministério da Saúde. 2018.

LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; GIANINI, N. O. M. ; OLIVEIRA, N. D. ; LIMA, G. M. S. ; COSTA, R. ; Raposo, RD ; SANCHES, MTC ; CINTRA, E. M. ; ANDRADE, M. ; Borck, M . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2015.

LAMY, Z. C. ; Oliveira ND ; Morsch D ; Lima GMS ; Andrade M E ; OLIVEIRA, Z. A. ; GIANINI, N. O. M. ; Menezes S O ; SILVA, O. P. V. ; Andrade, MAG ; SANCHES, MTC . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2014.

SANCHES, MTC . Morbidade, crescimento e desenvolvimento de escolares de 6 a 10 anos nascidos com baixo peso ao nascer - Integralidade e intersetorialidade na atenção à criança no sistema local de saúde do Embu. 2013.

LAMY, Z. C. ; OLIVEIRA, N. D. ; MORSCH, D. S. ; Andrade, MAG ; Menezes S O ; SILVA, O. P. V. ; GIANINI, N. O. M. ; OLIVEIRA, Z. A. ; Andrade M E ; SANCHES, MTC ; Cordeiro, ID ; Raposo, RD ; Borck, M ; PERNEIRA, A. R. ; COSTA, R. . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2013.

LAMY, Z. C. ; OLIVEIRA, N. D. ; MORSCH, D. S. ; LIMA, G. M. S. ; Andrade, MAG ; SILVA, O. P. V. ; GIANINI, N. O. M. ; SANCHES, MTC ; Raposo, RD ; Borck, M ; PERNEIRA, A. R. ; COSTA, R. ; Cordeiro, ID . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2012.

SANCHES, MTC . Morbidade, crescimento e desenvolvimento de escolares de 6 a 10 anos nascidos com baixo peso ao nascer - Integralidade e intersetorialidade na atenção à criança no sistema local de saúde do Embu. 2012.

LIMA, G. M. S. ; OLIVEIRA, N. D. ; LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; Cordova F P ; ANDRADE, M. A. G. ; ALMEIDA, H. ; SANCHES, MTC ; GIANINI, N. O. M. ; SILVA, O. P. V. ; Menezes S O ; OLIVEIRA, Z. A. . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2011.

LIMA, G. M. S. ; OLIVEIRA, N. D. ; LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; Cordova F P ; ANDRADE, M. A. G. ; ALMEIDA, H. ; SANCHES, MTC ; SILVA, O. P. V. ; GIANINI, N. O. M. ; Menezes S O ; OLIVEIRA, Z. A. . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2010.

VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; Lima, G ; PENALVA, Olga ; SANCHES, MTC ; ALMEIDA, Honorina de ; SAntos, A . Manual Técnico sobre a "Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso ao nascer" - 2a edição. 2009.

LIMA, G. M. S. ; OLIVEIRA, N. D. ; LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; Cordova F P ; Andrade, MAG ; Almeida H ; SANCHES, MTC ; GIANINI, N. O. M. ; SILVA, O. P. V. ; Menezes S O ; OLIVEIRA, Z. A. . Assessoria técnica especializada sobre o Método Canguru para o Ministério da Saúde. 2009.

SANCHES, MTC . Consultoria especializada na área de fonoaudiologia para capítulo de livro: Cartilha de amamentação, doando amor. 1997.

VENANCIO, S. I. ; BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC ; COSTA, H. ; OLIN, P. ; COIMBRA, T. . Adaptação Transcultural do Protocolo de Avaliação da língua de Bristol e do protocolo de Avaliação de anquiloglossia em bebês ammentados. 2022.

SANCHES, MTC ; VENANCIO, S. I. ; MAZZONI, A. C. ; CHENCINSKI, M. Y. ; SILVA, C. S. ; RUFINO, A. A. ; SILVA, F. A. F. L. E. ; FERNANDES, A. P. S. ; CHIARADIA, R. G. ; CHIARADIA, D. L. ; MATTAR, M. J. G. . Aulas EAD para Curso de Capacitação on-line para Plataforma AvaSus. 2021.

MATOS, A. T. B. ; SANCHES, MTC ; VENANCIO, S. I. ; BUCCINI, G. S. ; MOURA, A. S. ; ARAUJO, R. G. ; STEENHOUWER, R. B. . CADERNO DE IMPLEMENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO FRÊNULO LINGUAL EM RECÉM-NASCIDOS. 2019.

Lima GMS ; LAMY, Z. C. ; SANCHES, MTC . Diretrizes de cuidado sobre o Método Canguru. 2018.

PENALVA, Olga ; LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; SANCHES, MTC . Manual de seguimento compartilhado entre a atenção hospitalar e a Atenção Básica. 2015.

Lima GMS ; Oliveira, ND ; LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; Cordova F P ; ALMEIDA, Honorina de ; ANDRADE, M. A. G. ; SANCHES, MTC ; GIANINI, N. O. M. ; SILVA, O. P. V. ; Menezes S O ; OLIVEIRA, Z. A. . Caderno do Tutor - Método Canguru. 2011.

Lima GMS ; Oliveira ND ; LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; Cordova F P ; Almeida H ; ANDRADE, M. A. G. ; SANCHES, MTC ; GIANINI, N. O. M. ; Silva, OPV ; Menezes S O ; OLIVEIRA, Z. A. . CD das aulas - Caderno de Tutor para o Método Canguru. 2011.

ALMEIDA, Honorina de ; VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; FIEL, E.B ; MARTINS, Adriana Alves ; SANTOS, Andrea dos ; ANDRETTO, D.A. ; SANCHES, MTC ; GONCALVES, C. M. ; DELPOIO, A.T. ; TRIGO, L. F. D. . Manual Técnico - Cientifico - Método Canguru - Curso em 20 horas. 2005.

LAMY, Z. C. ; Cordova F P ; OLIVEIRA, Z. A. ; Menezes S O ; VENANCIO, S. I. ; Silva, RNM ; GIANINI, N. O. M. ; SILVA, O. P. V. ; Lima GMS ; Oliveira, ND ; MORSCH, D. S. ; Andrade, MAG ; SUCHBERT, C. A. ; ALMEIDA, H. ; SANCHES, MTC ; Elias, Carmem ; SANTOS, Andrea dos . Manual técnico - Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Canguru. 2002.

SANCHES, MTC ; VENANCIO, S. I. ; BUCCINI, G. S. ; MATOS, A. T. B. ; MOURA, A. S. ; ARAUJO, R. G. ; STEEN, R. B. . Curso de capacitação de avaliação de frênulo lingual em Recém-nascidos no SUS. 2019.

MATOS, A. T. B. ; SANCHES, MTC ; VENANCIO, S. I. ; BUCCINI, G. S. ; MOURA, A. S. ; ARAUJO, R. G. ; STEENHOUWER, R. B. . OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NOTA TÉCNICA N 35/2018 AVALIAÇÃO DO FRÊNULO LINGUAL EM RECÉM-NASCIDOS. 2019.

MONTEIRO, F. R. ; BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC ; VENANCIO, S. I. . NOTA TÉCNICA N 35/2018: Anquiloglossia. 2018. (Nota Técnica).. 2019.

VENANCIO, S. I. ; Toma, T ; BUCCINI, G. S. ; SANCHES, MTC ; ARAUJO, C. L. ; FIGUEIRO, M. F. . Anquiloglossia e aleitamento materno: evidências sobre a magnitude do problema, protocolos de avaliação, segurança e eficácia da frenotomia.. 2015.

SANCHES, MTC ; PRÓAMAMENTAÇÃO, Grupo de Fonoaudiólogos . Relatório das Atividades do Grupo de Fonoaudiólogos Pró-Amamentação. 2002.

SANCHES, MTC ; MAICHIN, V. . Semana Mundial de Aleitamento Materno. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAZZONI, A. ; NAVARRO, R. ; SANCHES, MTC . Disfunções orais, Aleitamento materno e frenotomia lingual. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Aleitamento Materno e cuidados Maternos Infantis. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC . Anatomia e disfunções orofaciais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC ; MAZZONI, A. ; PADOVAN, S. ; CHENCINSKI, M. Y. . Aleitamento Materno. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; ALMEIDA, H. . Disfunções orais e amamentação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Oficina de Atualização Fonoaudiológica na amamentação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Oficina de Oferta de Leite Materno em situações especiais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Políticas públicas em amamentação e saúde da criança. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC . Prática fonoaudiológica na amamentação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZONI, A. ; CHENCINSKI, M. Y. ; SANCHES, MTC ; RUIZ, D. R. . Os primeiros 1.000 dias do bebê. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . A prática fono em amamentação: maternidade, ambulatório, domicílio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, M. R. ; SANCHES, MTC . Desafios clínicos na amamentação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Almeida H ; SANCHES, MTC . X Curso de Manejo clínico em Aleitamento Materno. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, H. ; SANCHES, MTC . XI Curso de Manejo clínico em Aleitamento Materno. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAMY, Z. C. ; MARBA, S. T. M. ; AZEVEDO, V. ; COSTA, R. ; Raposo, RD ; Oliveira, ND ; GIANINI, N. O. M. ; SANCHES, MTC . Ditrtrizes de cuidado do Método Canguru. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes para cuidado do RNPT e baixo peso ao nascer).

SANCHES, MTC . Atuação fonoaudiológica na Saúde do Recém nascido e aleitamento materno. 2015. .

SANCHES, MTC ; Almeida H . IV Curso de Manejo Clínico em aleitamento Materno. 2015. .

SANCHES, MTC . Políticas Públicas no aleitamento materno e Método Canguru. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; Almeida H ; GOMES, D. N. . III Curso de Manejo Clínico em aleitamento Materno. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; ALMEIDA, Honorina de ; GOMES, D. N. . Curso de Manejo Clínico de aleitamento materno. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Aleitamento Materno e Método Canguru. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Fonoaudiologia Neonatal. 2013. .

SANCHES, MTC . Oficina de Boas Práticas para alimentação do bebê pré-termo e baixo peso ao nascer. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VENANCIO, S. I. ; RIOS, G. S. ; Almeida H ; Nogueira-Martins, MCF ; SANCHES, MTC ; FRIAS, P. G. . Análise de Implantação da Rede Amamenta Brasil. 2013. (Relatório de pesquisa).

SANCHES, MTC ; BASTOS, S. . CurSus: aperfeiçoamento em recursos expressivos no pré-natal para Atenção Básica.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; SAntos, A . II Curso de atualização em fonoaudiologia neonatal baseado em evidências. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANCHES, MTC . Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Canguru. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Atualização das Disfunções orais na amamentação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANCHES, MTC . Repercussões do aleitamento materno para saúde da criança e do adolescente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; BONAMIGO, AW ; GIMENO, S.GA ; ROSA, Tereza Etusuko da Costa . Relatório Final. 2009. (Relatório de pesquisa).

SANCHES, MTC . Capacitação para o seguimento de bebês de baixo peso na atenção básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Curso de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Amamentação em situações especiais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANCHES, MTC . Método Mãe-Canguru. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC . Método Mãe-Canguru. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC . Aleitamento materno e banco de leite. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANCHES, MTC . Nutrição do prematuro e aleitamento materno. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Dinâmica do nó. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . O bebê sujeito. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; ROSA, Tereza Etusuko da Costa . Relatório Parcial. 2007. (Relatório de pesquisa).

SANCHES, MTC . Nutrição do prematuro e aleitamento materno. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Intervenção no meio ambiente da UTI-neonatal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Nutrição do prematuro e aleitamento materno. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos . III Curso Teórico Prático em Fonoaudiologia Neonatal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; ALMEIDA, Honorina de ; SANCHES, MTC . Oficina de Sensibilização sobre o Método Canguru. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; MATTAR, Maria José Guardia ; SANCHES, MTC . Oficina sobre Aconselhamento em Amamentação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; MATTAR, Maria José Guardia ; SANCHES, MTC . Curso de Manejo em Aleitamento Materno. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VENÂNCIO, Sonia Isoyama ; TOMA, Tereza ; SANCHES, MTC . Formação de multiplicadores em manejo da lactação para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos . Curso Prático de Fonoaudiologia Neonatal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos . Curso de Atualização da prática em Fonoaudiologia Neontal - enfoque em amamentação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos . Fonoaudiologia Neonatal: Atuação Fonoaudiológica em Alojamento Conjunto, Cuidados Intermediários e Banco de Leite. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC ; SANTOS, Andrea dos . Curso Teórico-Prático de Fonoaudiologia Neontal - enfoque em Atenção Humanizada e amamentação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Sindromes em neonatologia - enfoque fonoaudiológico e Atuação Fonoaudiológica na 2a etapa do Método Canguru. 2002. .

SANCHES, MTC . Dificuldades no aleitamento materno e intervenções fonoaudiológicas no aleitamento materno em alokjamento conjunto e atenção básica. 2002. .

SANCHES, MTC . Fisiologia da sucção em neonato. 2002. .

SANCHES, MTC . Atuação da fonoaudiologia no SUS com enfoque na promoção, prevenção e pesquisa em saúde materno-infantil. 2002. .

SANCHES, MTC ; MARIANI NETO, Corintio ; ABRÃO, Ana Cristina ; MATTAR, Maria José Guardia ; TADINI, Valdir . Curso de Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Neonatal. 2002. .

SANCHES, MTC . Assessoria Técnica Especializada em Fonoaudiologia Hospitalar - área de neonatologia. 2000. (Assessoria Técnica).

SANCHES, MTC . Atuação Fonoaudiológica em Neonatologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Atuação Fonoaudiológica em Bebês. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Intervenção fonoaudiológica em neonatologia: prevenção, diagnóstico e tratamento. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . 1o Módulo Integrado da síndrome do Respirador Bucal. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANCHES, MTC . Manejo clínico das disfunções orais. 2000 (Vídeo Técnico).

SANCHES, MTC . Debate em Saúde. 1999.

SANCHES, MTC . Fonoaudiologia e amamentação - avaliação do funcionamento motor-oral na amamentação. 1993 (Vídeo Técnico).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ?Diagnóstico, intervenções e acompanhamento de recém-nascidos com anquilolgossia em maternidade pública? em parceria com Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barrros., Descrição: Estudo de coorte de RN nascidos no HLMB, com diagnóstico de anquiloglossia e seguimento no Banco de Leite Humano do mesmo hospital, após realização da frenotomia, até o 6o mês de vida. A pesquisa envolve profissionais de áreas complementares como neonatologia, enfermagem, odontologia e fonoaudiologia, sendo os pesquisadores com vasta experiência no atendimento clínico de bebês e aleitamento materno, além de colaboradores do Ministério da Saúde na implantação das capacitações da Avaliação de Frênulo Lingual em recém-nascidos no Brasil. Acrescentará conhecimentos científicos de alta qualidade sobre esse assunto, uma vez que reunirá aspectos anatômicos e funcionais no diagnóstico e tratamento da anquilolgossia em RN. Também inovará na possibilidade de seguimento desses bebês, com verificação das intervenções para reabilitação oral e restabelecimento da amamentação, além do acompanhamento da cicatrização pós-cirúrgica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Sonia Isoyama Venancio - Integrante / Gabriela dos Santos Buccini - Integrante / Sonia Cristina de Souza - Integrante / Andrea Penha Fernandes Spindola - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Aconselhamento em amamentação no contexto da visita domiciliar puerperal, Descrição: O Projeto envolveu uma pesquisa com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Taubaté/SP, com o objetivo de compreender como esses enfermeiros e as puérperas vivenciam o Aconselhamento em Amamentação, no contexto da visita domiciliar puerperal.qualitativa, por meio de várias técnicas: método observacional, entrevista semiestruturada e grupo focal, com a participação de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e de puérperas do município de Taubaté-SP. O método observacional ocorreu inicialmente durante a Oficina de Aconselhamento em Amamentação, prevista na agenda de Educação Permanente do município de Taubaté ? SP, para os enfermeiros da ESF. Após dois meses desta, foi realizada a observação com três enfermeiros, durante suas visitas domiciliares realizadas a nove puérperas. Após as visitas domiciliares, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 puérperas atendidas. Decorridos seis meses da Oficina foi realizado um grupo focal com seis enfermeiros que participaram da Oficina. Resultados e Discussão: Constatou-se que a maioria dos enfermeiros não possuía conhecimento prévio acerca do termo ?Aconselhamento? e apresentaram dificuldades na incorporação de algumas habilidades como: 1) Habilidades de Escutar e Compreender, referentes à: Usar comunicação não verbal útil, destacando-se: manter a cabeça no mesmo nível e tocar de forma apropriada; fazer perguntas abertas; evitar palavras que soam como julgamento. Não foram observadas as habilidades: usar respostas e gestos que demonstrem interesse e devolver com suas palavras o que a mãe diz. 2) Habilidades de como desenvolver confiança e apoio, evitar palavras que soam como julgamento. Não foi observada a habilidade: aceitar o que a mãe pensa e sente. Alguns dos obstáculos apontados pelos enfermeiros referem-se às lacunas na formação profissional, no conhecimento de políticas da AB e no desenvolvimento de ações em EP pela gestão municipal. As habilidades podem ser desenvolvidas no ambiente domiciliar, o qual, na visão das puérperas pode ser considerado como um espaço para esclarecer dúvidas, adquirir novos conhecimentos e facilitar o acesso à consulta puerperal Considerações Finais: O presente estudo possibilitou compreender que a proposta sugerida pela abordagem do Aconselhamento foi valorizada e bem aceita pelos enfermeiros da ESF de Taubaté, bem como incorporada parcialmente na prática assistencial, durante as VD, apesar das dificuldades enfrentadas. Indicou ainda que as puérperas percebem e valorizam a VD como um espaço acolhedor e facilitador para o acesso a novos conhecimentos. Potencial de aplicabilidade: O presente estudo contribuiu para a capacitação em amamentação dos enfermeiros que atuam na ESF, na maternidade do HUT e no BLH do município de Taubaté, sendo ofertado pela rede pública o ?Curso de Manejo em Amamentação? e a ?Oficina de Aconselhamento em Amamentação?, pela parceria do município de Taubaté e Instituto de Saúde, durante a execução do mestrado profissional. Acredita-se que o estudo poderá auxiliar ainda na melhoria da assistência às mães e bebês e na elevação das taxas de aleitamento materno do município de Taubaté. Além disso, o estudo poderá oferecer subsídios para incorporação dessa nova abordagem para todos os profissionais da AB do município, favorecendo ainda a gestão municipal para a manter esse tema em pauta de ações em EP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Pâmela Bonifácio de Camargo Siqueira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2012

    Efetividade da Estratégia Saúde da Família no âmbito do SUS-SP, Descrição: O projeto tem por objetivos avaliar a efetividade da Estratégia Saúde da Família sobre indicadores de saúde de diferentes linhas de cuidado; caracterizar a evolução da cobertura da ESF nos municípios do Estado de São Paulo; caracterizar a evolução de indicadores de saúde de diferentes linhas de cuidado nos municípios do Estado de São Paulo, construir modelos teóricos sobre as redes de determinantes (fatores sociais e políticas setoriais) da situação de saúde, tomando-se por base indicadores de saúde relacionados a diferentes linhas de cuidado; avaliar o efeito de variáveis socioeconômicas, demográficas e características dos sistemas municipais de saúde sobre os indicadores de saúde de diferentes linhas de cuidado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Integrante / Teresa Etsuko da Costa Rosa - Integrante / Sonia Isoyama Venancio - Coordenador / Ana Aparecida Bersusa - Integrante / Silvia Regina Dias M Saldiva - Integrante / Regina Figueiredo - Integrante / Sílvia Bastos - Integrante / Maria de Lima Salum e Morais - Integrante / José Maria Pacheco de Souza - Integrante / Amália Suzana Kalckmann - Integrante / Marli Fernandes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    Análise de implantação da Rede Amamentação Brasil em municípios brasileiros, Descrição: Descrição: A Rede Amamenta Brasil constitui-se em uma estratégia para a abordagem do Aleitamento Materno (AM) na Atenção Básica à Saúde. O Ministério da Saúde disponibiliza essa linha de ação para todo o território nacional, reforçando o seu compromisso de valorizar a formação de recursos humanos e de incentivar a AM por meio de suas políticas públicas. A operacionalização desta linha de ação se dará através de Oficinas de Formação de Tutores em AM e Oficinas de Trabalho em AM nas UBS. As Oficinas de Formação de Tutores em AM são destinadas a representantes indicados pelas áreas de saúde da criança e aleitamento materno e de atenção básica dos estados e capitais e têm como objetivo capacitar os profissionais para a utilização dos referenciais da educação crítico reflexiva no ensino do AM, dando-lhes subsídios para a multiplicação de novos tutores com competência para a realização de Oficinas de Trabalho em AM nas UBS. As Oficinas de Trabalho sobre AM nas UBS têm como objetivos discutir a prática do AM no contexto do processo de trabalho das UBS e pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao AM de acordo com a realidade de cada UBS. As oficinas para a capacitação de todas as Secretarias Estaduais de Saúde foram organizadas pelo MS em 2008, com a finalidade de que os Estados formassem tutores para realizar a implantação da Rede nos municípios de sua abrangência. Tendo em vista o caráter inovador dessa proposta, este estudo tem por objetivo avaliar a implantação da Rede Amamenta Brasil, bem como os fatores que dificultam e favorecem esse processo, a fim de fornecer aos gestores subsídios para o planejamento e avaliação da Política de AM na Atenção Básica em nosso País.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Integrante / Sonia Iano Venâncio - Coordenador / Maria Cezira Fantini Nogueira Martinsv - Integrante / Honorina de Almeida - Integrante / Gabriela Sintra Rios - Integrante / Paulo Germano Frias - Integrante.

  • 2010 - 2011

    ?Conhecimento e percepções das mães sobre as técnicas alternativas durante o processo de alimentação de bebês de baixo peso as nascer submetidos ao Método Canguru?., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Monique Borba - Integrante., Financiador(es): Instituto de Saúde - Auxílio financeiro / Hospital Geral de Itapecerica da Serra - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    ?Estudo dos fatores associados à amamentação exlusiva de recém-nascidos de baixo peso ao nascer?, Descrição: OBJETIVO: Identificar os fatores associados à interrupção da amamentação exclusiva (AME) de lactentes nascidos com baixo peso, assistidos na Atenção Básica, até o terceiro mês de vida. MÉTODOS: Estudo transversal com 170 lactentes nascidos entre janeiro/2007 e março/2008 assistidos nas unidades básicas de saúde da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus. Incluíram-se bebês com peso ao nascer 2500g (inclusive gemelares), Apgar(5?) 7 e acompanhados até o 3Mês (3°M). Excluíram-se, óbitos de bebê/mãe e aqueles com alterações que impedissem o AME. Coletaram-se os dados através de formulários, preenchidos com informações colhidas durante as consultas e nos prontuários dos bebês/mães. Para avaliação dos fatores associados à interrupção do AME realizou-se análise de regressão logística múltipla hierarquizada, com variáveis sociodemográficas e de estilo de vida das mães (primeiro nível hierárquico); gestacionais e do parto (segundo nível); condições de nascimento dos bebês (terceiro nível); evolução clínica e nutrição dos bebês na fase hospitalar (quarto nível); experiência anterior e prática inicial na amamentação (quinto nível); seguimento ambulatorial nas UBS: 1ªConsulta (sexto nível), 2ªConsulta (sétimo nível). RESULTADOS: Identificou-se associado à interrupção do AME no 3M: idade da mãe, vínculo empregatício informal (fator de proteção), ingestão de álcool na gestação, baixo ganho ponderal no 1M e queixa das mães na amamentação no 2M. CONCLUSÃO: O conhecimento prévio dos fatores associados à interrupção do AME nessa população pode facilitar o planejamento de ações e políticas locais no sentido de melhorar os índices de aleitamento materno e reduzir a morbimortalidade infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Andrea Wander Bonamigo - Integrante / Teresa Etsuko da Costa Rosa - Integrante / Gabriela dos Santos - Integrante., Financiador(es): Instituto de Saúde - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2004 - 2005

    Diagnóstico da Evolução de recém-nascidos do Hospital do Campo Limpo, antes e após a implantação da atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Mãe Canguru, Descrição: Este projeto visou avaliação do impacto de um programa de humanização da asistência neonatal: "Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso/ Método Canguru" sobre a evolução clínica e o desenvolvimento neuropsicoafetivo do RNBP/prematuro. Visou também avaliar a percepção da equipe de saúde da unidade neonatal quanto à assistência do bebê prematuro antes e após a intervenção proposta e o impacto do treinamento sobre os conhecimentos e habilidades dos profissionais da saúde da equipe neonatal no tocante ao manejo do RNBP/prematuro; Outro objetivo consistit em avaliar o impacto do treinamento " Acolhimento e seguimento das famílias de bebês de baixo peso/ prematuras" sobre os conhecimentos dos profissionais das equipes de PSF no tocante ao acompanhamento dos RNBP após a alta hospitalar. Outros objetivos consistiram em avaliar: - o perfil social e percepção materna quanto às suas competências e vinculação com o bebê antes e após a intervenção proposta; - a participação da rede familiar no cuidado do recém-nascido antes e após a intervenção - as práticas de alimentação infantil, especialmente a duração do aleitamento materno exclusivo, pós alta hospitalar, antes e após a intervenção; - o impacto da intervenção proposta sobre a evolução clínica, a audição e o desenvolvimento neurológico dos bebês de baixo peso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Integrante / Tereza Toma - Integrante / Honorina de Almeida - Integrante / Sonia Isoyama Venâncio - Coordenador / Daisuke Onuke - Integrante / Daniela de Almeida Andreto - Integrante., Financiador(es): Instituto de Saúde - Cooperação / Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo - Cooperação / JICA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2004

    Proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno no Estado de São Paulo, Descrição: Objetivos: aumentar a prevalência da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida no Estado de São Paulo e a duração total da amamentação, mediante a realização de 19 cursos de capacitação de profissionais de saúde do SUS, para implementação de estratégias como Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Método Mãe Canguru, Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes; Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação e Projeto Amamentação e Municípios... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Integrante / Honorina de Almeida - Integrante / Sonia Isoyama Venancio - Coordenador / Rui de Paiva - Integrante / Teresa Toma - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação.

  • 2001 - 2003

    Fatores associados à amamentação exclusiva dos Recém-nascidos de baixo peso integrantes do Método Canguru INTEGRANTES DO MÉTODO MÃE-CANGURU, Descrição: Estudo de coorte prospectiva de 111 RNBP nascidos no Hospital Guilherme Álvaro/ SES-SP e integrantes do Método Canguru, com seguimento até o 3o mês de vida, entre janeiro de 1999 a dezembro de 2001. Considerando-se a relevância de intervenções no sentido de elevar os índices do AME e que o conhecimento dos fatores que interferem nesse processo podem subsidiar tais intervenções, este estudo pretendeu identificar fatores socioeconômicos, maternos, neonatais e do funcionamento motor-oral associados à interrupção da amamentação exclusiva aos três meses de vida, de recém-nascidos de baixo peso ao nascer, assistidos no Método Canguru. Como principais resultados do modelo hierarquizado de regressão logística identificou-se como fatores associados à amamentação exclusiva dos RNBP até os 3 meses de idade : início precoce do método Canguru (<15 dias)após o nascimento; condições da pega adequada no peito na fase hospitalar; mães que não traziam mais ?queixas? na amamentação no retorno ambulatorial (principalmente de traumas /dor mamilares e queixas de choro dobebê) e bebês que não usaram chupeta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso - Integrante., Financiador(es): Faculdade de saúde Pública - USP - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6

  • 1999 - 1999

    Fatores associados ao trauma mamilar: enfoque fonoaudiológico, Descrição: Introdução: A fissura ou rachadura mamilar consiste na ruptura do tecido epitelial que recobre o mamilo, sendo frequentemente observada nas primeiras semanas de amamentação (MOTTER e cols.,1992). Alguns critérios importantes para o sucesso do aleitamento materno envolvem: técnica correta de sucção, aleitamento por livre demanda e posicionamento correto entre mãe-bebê (RIGHARD, 1992;KING,1991; MURAHOVSCHI, 1997). A técnica de sucção pode ser considerada correta quando o bebê apresenta a boca bem aberta e a língua embaixo da aréola, extraindo o leite através de sugadas lentas e profundas (RIGHARD, 1992). Ao sugar apenas o mamilo, a sucção torna-se muito menos efetiva podendo causar os traumas mamilares (esfolamentos, fissuras, vesículas, etc.) até a diminuição do leite e o desmame precoce (VINHA,1994). Objetivo: Verificar fatores associados com a patologia materna de fissura/rachadura mamilar. Métodos:: Estudo retrospectivo realizado no alojamento conjunto do Hospital Guilherme Álvaro, no período de Maio a Dezembro de 1998. Durante esse período foram realizados em média 125 partos/mês, com 96 RN/mês nascidos com peso acima de 2500. Os dados obtidos foram coletados de prontuários médicos e de fichas de observação das mamadas, constando de aspectos da mama, pega, ordenha, ritmo de sucção e posicionamento. Essa observação ocorreu durante uma mamada, durante o período de internação, sendo realizado inicialmente o diagnóstico quanto ao tipo de trauma mamilar, segundo classificação de VINHA (1994). Os sujeitos da pesquisa foram trinta pares mãe/recém-nascidos (RNs) avaliados entre as primeiras 24/48 horas de vida dos neonatos, sendo que ambos não apresentavam intercorrências clínicas e/ou orgânicas que interferissem na amamentação. As mães apresentaram queixa de dor ao amamentar e trauma mamilar; a média de idade foi de 22 anos ( + 5,24 anos); quanto à escolaridade, observou-se 2 analfabetas, 1 mãe que não concluiu o ensino fundamental, 18 que concluíram o ensino secund. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Andrea Fonseca Silveira - Integrante / Fátima Agnelo martins - Integrante / Glauciane Sena Presado - Integrante / Maria Carmen C R Marinho - Integrante / Vanessa Corrêa Marques - Integrante., Financiador(es): Curso de Aprimoramento em Fonoaudiologia do HGA - Outra / Secretaria de Estado da Saúde SP - Hospital Guilherme Álvaro - Cooperação / Centro de Lactação de Santos - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 1998 - 2000

    Dificuldades iniciais na amamentação: enfoque fonoaudiológico, Descrição: O estudo quantitativo, tipo transversal, teve por objetivo caracterizar o padrão de aleitamento materno e principais dificuldades iniciais nesse processo de 409 duplas de mães/recém-nascidos, com condições de estabelecer a amamentação, nascidos no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), entre agosto a dezembro de 1997. O HGA possui título de IHAC, considerado um hospital referência para serviços de aleitamento materno atualmente, do Ministério da saúde e é um centro de capacitação de profissionais de saúde do Brasil nesse tema. Como principais resultados, de acordo com a análise multivariada de regressão logística, obteve-se que 13% de duplas apresentaram dificuldades iniciais no processo de amamentação, sendo os fatores associados: idade da mãe <18 anos; baixa escolaridade e ausência de orientação no pré-natal sobre amamentação; força de sução débil do RN; comportamentos do RN na mamada (barracudas, hper-excitados e gulosos). Concluiu-se que para o diagnóstico precoce das duplas com dificuldades é preciso avaliar a mamada do início ao fim, detectando-se aspectos da mulher, da dupla e também específicos do bebê, inclusive com maior detalhamento no exame oral do RN, bem como do funcionamento do sistema estomatognático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Keiko Ogura Buralli - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 1998 - 1998

    Amamentação em bebês prematuros e/ou baixo peso ao nascer, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Teresa Cera Sanches - Coordenador / Janayra de souza Monges - Integrante / Samira Bakhit Fakhory - Integrante / Silene Jarban Rodrigues - Integrante / Luíza Salles Moreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Lusíadas - Cooperação / Centro de Lactação de Santos - Cooperação / Hospital Guilherme Álvaro - Cooperação.

Prêmios

2019

Multiplicadora para "Capacitação de profissionais de Saúde - Av do Frênulo Lingual em RN", Ministério da Saúde e Instituto de Saúde.

2015

Agradecimento: 2o lugar - DESTAQUE 2015 Departamento de Saúde Coletiva, Sociedade Brasileira de fonoaudiologia.

2015

Consultora do Ministério da Saúde para Avaliação do Frênulo Lingual em Recém-nascidos, Ministério da saúde.

2008

Fonoaudióloga destaque de 2008 - 1 lugar, Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2ª Região/SP.

2002

"Atuação fonoaudiológica no Método Canguru" - um dos cinco melhores trabalhos da área de Saúde Pública na categoria de Pôster, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

2002

"Prática fonoaudiológica na amamentação de recém-nascido baixo peso, submetidos ao Método Canguru" - um dos cinco melhores trabalhos da área de Saúde Pública na categoria de Pôster, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

2002

Consultora no Método Canguru, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

2001

Capacitadora Oficial em Aconselhamento em Amamentação, Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e Ministério da Saúde.

2000

Consultora Nacional do Método Canguru até 2017, Ministério da Saúde.

1992

Capacitadora Ofocial em manejo clínico em aleitamento materno, Centro de Lactação de Santos/HGA-Santos/ SES-SP/ Minstério da Saúde/ OPAS/OMS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Instituto de Saúde Is. , Rua Santo Antonio, 590 / 2o andar, Bela Vista, 01314000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 31168582, Ramal: 8575, Fax: (11) 31052772, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

Instituto de Saúde, ISaúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 30

2008 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: assessoria técnica, Enquadramento Funcional: esporadico

Outras informações:
Consultoria para o Método Canguru

2004 - Atual

Secretaria Estadual de Saúde - Instituto de Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga e Pesquisadora, Carga horária: 30

Outras informações:
No Instituto de Saúde da SES/SP, integro o Núcleo de Práticas e Políticas de Saúde, que tem como objetivo realizar investigações na área da Saúde Coletiva. Minha área de atuação concentra-se em pesquisas na área da saúde da criança e aleitamento materno, envolvendo práticas e promoção da saúde e humanização, como o Método Canguru, Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Atenção Básica. Participo também de cursos e treinamentos oficiais em parcerias do Ministério da Saúde e ou Secretaria de Estado da Saúde como os de "Aconselhamento e Manejo Clínico em Amamentação", "Sensibilização e treinamentos sobe o Método Canguru" , além de consultorias especializadas na área de fonoaudiologia neonatal. Integro ainda atividades na área de ensino do Programa de Aprimoramento Profissional na área de Saúde Coletiva (IS/SES-SP e FUNDAP), desde o ano de 2006, como julgadora e orientadora de trabalho de Conclusão de Curso de alunos do Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva do IS-SES-SP/Fundap/SES-SP. Coordenei os Seminários: "Amamentando às Segundas", destinado à profissionais de saúde, estudantes e gestores, com o objetivo de mater uma discussão sistemática e atualizada sobre o aleitamento materno , envolvendo promoção, proteção, assistência e pesquisa.

Atividades

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde - SES/SP.,Cargo ou função, Membro da comissão Julgadora de TCC do Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto de saúde - Turma 2006.

  • 01/2006

    Ensino, PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso do Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde da aluna Gabriela Buccini

  • 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Saúde - SES/SP.,Linhas de pesquisa

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Saúde - Área de Aleitamento Materno.,Cargo ou função, Consultoria especializada em fonoaudiologia neonatal e aleitamento materno em "Manejo clínico e Aconselhamento em amamentação" e "Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Mãe-Canguru" para capacitação de profissionais de sa.

  • 11/2006 - 11/2006

    Treinamentos ministrados , Instituto de Saúde - SES/SP.,Treinamentos ministrados, II Curso de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo-peso, do Hospital Universitário /USP

  • 03/2006 - 03/2006

    Treinamentos ministrados , Instituto de Saúde - SES/SP.,Treinamentos ministrados, Curso de Atneção Humanizada ao RN de Baixo Peso - Método Canguru do Instituto da Criança da FMUSP, do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde - SES/SP.,Cargo ou função, Menbro da ComissãoJulgadora de TCC do Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto de Saúde - Turma 2005.

  • 01/2005

    Treinamentos ministrados , Instituto de Saúde - SES/SP.,Treinamentos ministrados, OFICINA DE sENSIBILIZAÇÃO SOBRE O MÉTODO MAE CANGURU

  • 01/2005

    Treinamentos ministrados , Instituto de Saúde - SES/SP.,Treinamentos ministrados, ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO

  • 01/2005

    Treinamentos ministrados , Instituto de Saúde - SES/SP.,Treinamentos ministrados, MANEJO EM ALEITAMENTO MATERNO

  • 01/2005

    Treinamentos ministrados , Instituto de Saúde - SES/SP.,Treinamentos ministrados, FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM MANEJO DA LACTAÇÃO PARA A iNICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

2002 - 2003

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: fonoaudiólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em Banco de Leite Humano e Setor de Neonatologia (UTI Neonatal, Cuidados Intermediários, Alojamento Conjunto) com enfoque para atuação à mães-bebês, no manejo clínico da amamentação. Participação em aulas de Cursos e Treinamentos elaborados pelo Banco de Leite Humano do Hospital Leonor Mendes de Barros. Participação em aulas e discussões de casos com residentes de medicina/pediatria do Hospital Leonor Mendes de Barros.

Atividades

  • 04/2002 - 06/2003

    Serviços técnicos especializados , Ses Sp, Banco de Leite Humano.,Serviço realizado, Atuação clínica fonoaudiológica no Banco de Leite Humano.

  • 04/2002 - 06/2003

    Serviços técnicos especializados , Ses Sp, Banco de Leite Humano.,Serviço realizado, Atuação clínica fonoaudiológica na Unidade Neonatal (alojamento conjunto, cuidados intermediários, UTI neonatal).

  • 01/2002

    Ensino, Treinamento Aleitamento Materno p/Equipes de Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, manejo clínico aleitamento em casos especiais

  • 04/2002 - 08/2002

    Ensino, Aperfeiçoamento Fonoaudiologia Neonatal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reflexões sobre a assistência fonoaudiológica em neonatologia, Promoção da saúde e prevenção fonoaudiológica em neonatoloiga, Perspectivas para a pesquisa fonoaudiológica em saúde materno-infantil, Atuação da fonoaudiologia no SUS com enfoque na promoção e prevenção da saúde materno-infantil, Fisiologia da sucção em neonato, Dificuldades no processo de aleitamento materno relacionadas à criança, Programas de intervenção e estimulação precoce, Síndromes em neonatologia, Atuação Fonoaudiológica - 2a Etapa do Método Canguru, Supervisão clínica fonoaudiológica - Alojamento Conjunto, Supervisão clínica fonoaudiológica - Cuidados Intermediários em Neonatologia, Supervisão clínica fonoaudiológica - UTI neonatal, Supervisão clínica fonoaudiológica - Banco de Leite Humano

  • 01/2002

    Ensino, Treinamento Aleitamento Materno p/Equipes de Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cinesiologia motora-oral e aleitamento materno

  • 01/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Ses Sp, Ses Sp.,Atividade realizada, Participação na Jornada de Aleitamento Materno do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.

1991 - 2002

Secretaria de Estado Saúde SP - Hospital Guilherme Álvaro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
Uma vez que o Hospital Guilherme Álvaro (HGA) foi o segundo credenciado como ?Amigo da Criança"(UNICEF/MS) e pioneiro no Método Mãe-Canguru (MM-C) no Brasil, além de ser referência do Ministério da Saúde (MS) para treinamentos de equipes na amamentação minha atuação neste desenvolveu-se de modo bastante abrangente envolvendo desde promoção como assistência, pesquisa e ensino na área da saúde da mulher e da criança. A prática fonoaudiológica englobava desde orientação para as gestantes no pré-natal, grupos de puérperas da Unidade de Neonatologia, assistência às mães/recém-nascidos do alojamento conjunto, cuidados intermediários, UTI ? Neonatal, Programa Mãe-Canguru, sendo que exerci a função de coordenadora dos serviços de Fonoaudiologia Neonatal de 1993 a 2002. Atuei também nos ambulatórios de fonoaudiologia clínica, de aleitamento materno, e de seguimento dos recém-nascidos de baixo-peso. Com a conclusão em 1992, do Curso de Aperfeiçoamento em ?Treinamento de Equipes Multiprofissional em Amamentação?, passei a integrar a equipe interdisciplinar do Centro de Lactação de Santos do HGA, atuando na promoção, assistência, pesquisa e treinamentos de equipes interdisciplinares de profissionais de saúde em amamentação. Na área de ensino e pesquisa, atuei como Supervisora em Fonaudiologia Neonatal e Fonoaudiologia Clínica, no Curso de Aprimoramento Profissional em Fonoaudiologia do Hospital Guilherme Álvaro/SES-SP/FUNDAP (1993 a 2000), supervisionando 4 alunos por ano, perfazendo aproximadamente 1.600 horas de atuação/ano no curso. Ministrava aulas também para alunos de residência médica da Faculdade de Ciências Médicas de Santos/UNILUS, durante a atuação prática nos ambulatórios e cursos de aleitamento materno do HGA (hospital escola desde 1973). Durante esse período produzimos vários trabalhos científicos apresentados em Congressos de Saúde Pública, Aleitamento materno e Fonoaudiologia.

Atividades

  • 01/1993

    Ensino, Curso de Aprimoramento Profissional do HGA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Supervisora em Fonoaudilogia Neonatal e fonoaudiologia Clínica no Curso de Aprimoramento profissional em Fonoauidologia do HGA (SES-SP/ FUNDAP)

1987 - 1991

Secretaria de Estado de Saúde de SP - Ambulatório de Saúde Mental de Santos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: fonoaudiólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
Integrando uma equipe interdisciplinar composta de psiquiatras, psicólogos, terapêuta ocupacional, enfermeira e assistente social nosso objetivo principal era a promoção e assistência aos disturbios psíquicos. Minha atuação enfocava a saúde da criança, participando tanto de grupos terapêuticos fonoaudiológicos, como de grupos de co-terapêutas, integrando a fonoaudiologia com a psicologia e terapia/ocupacional. Realizávamso ainda grupos de orientação à pais / cuidadores de crianças portadoras de patologias psíquicas, bem como do atendimento clínico fonoaudiológico individual, com destaque para distúrbios da fala e linguagem oral e escrita.

1986 - 1987

Secretaria Estadual de Saúde- Centro Saúde de Cubatão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
No Centro de Saúde de Cubatão , referência para saúde da criança e do trabalhador, atuei principalmente nas áreas da saúde da mulher e da criança, participando em conjunto de uma equipe interdisciplinar, de atividades de promoção da saúde como: grupos de gestantes, grupo de orientação para aleitamento materno, grupos de trabalhos para estimulação da fala/linguagem, oficinas de orientações escolares para pais, além do trabalho técnico especializado em fonoaudiologia, prestando atendimento clínico à bebês e crianças que procuravam o Centro de Saúde, com ênfase para alterações da motricidade oral, distúrbios de fala e linguagem e dificuldades escolares e no aprendizado da leitura/escrita. Devido a equipe ser bastante experiente e integrada com a comunidade, a qual já realizava parceria com as escolas do território, pude vivenciar ainda um trabalho de assessoria às escolas, em conjunto com a educadora de saúde e assistente social.

2012 - Atual

Casa Curumim Pediatria e Aleitamento Materno

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 16