Ilmar Rohloff de Mattos

Possui graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1965) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1985). Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1980 - 1985

Universidade de São Paulo
Título: O Tempo Saquarema
Orientador: Eduardo d'Oliveira França
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Setores de atividade: Educação.

Graduação em História Social

1962 - 1965

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: História da Historiografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MATTOS, I. R. . III Encontro Institucional do PIBID. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de História da PUC-Rio / 2017.NOVOS MÉTODOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Seminário).

História às Sextas.Por que ensinar história? Aprender história para quê? Como formar um professor de história. 2015. (Outra).

III Encontro Institucional do PIBID.Mesa Redonda: Impactos do PIBID/PUC-Rio nas Escolas. 2015. (Encontro).

Seminário Guerra Literária A Imprensa Nas Independências Ibero ? Americanas.A Imprensa e a formação dos Estados Nacionais. 2015. (Seminário).

II Encontro Institucional do PIBID-PUC-Rio. II Encontro Institucional do PIBID-PUC-Rio. 2014. (Olimpíada).

Semana de História da PUC-Rio - 2012.1822: 190 anos de Independência do Brasil. 2012. (Seminário).

12∘ Fórum da Revista Almanack Braziliense - Homenagem a István Jancsó.Dialogando com a obra de istván Jancsó: algumas considerações sobre a contribuição desse historiador do Brasil para os debates recentes da historiografia.. 2011. (Seminário).

II Workshop da Rede de História Social e Cultural do Trabalho na Argentina e no Brasil (REDHISOC).Conferência de Abertura. 2011. (Seminário).

Semana de História: Temas e problemas da historiografia contemporânea - Faculdade de História ? Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ? Pontifícia Universidade Católica de Campinas..Pensar o Império. A experiência do Império do Brasil. 2011. (Seminário).

Seminário A Companhia de Jesus na América: Pesquisas e Contrastes.Conferência de Abertura. 2011. (Seminário).

Conferência inaugural do Curso de Especialização História do Rio de Janeiro, do Departamento de História ? Universidade Federal Fluminense.História do Rio de Janeiro como História Regional. 2010. (Outra).

Ciclo de palestras ?Conversas entre professores?. Grupo de Pesquisa Oficinas de História, realizado na UFRJ.A escola, a formação de jovens e crianças, a história hoje: impasse e projetos. 2009. (Oficina).

Ciclo de palestras ?Conversas entre professores?. Grupo de Pesquisa Oficinas de História. Evento realizado na Faculdade de Formação de Professores-UERJ.A escola, a formação de jovens e crianças, a história hoje: impasse e projetos. 2009. (Oficina).

Seminário A Batalha do Jenipapo na independência do Brasil - organizado: Universidade Federal do Piauí ? Governo do Estado do Piauí.A Corte e as Províncias: a emancipação política do Piauí e a independência do Brasil. 2009. (Seminário).

Seminário A FACE e a Cultura - Mesa Redonda Francisco Iglesias,História e Literatura. Organizado pela Faculdade de Ciências Econômicas / CEDEPLAR - UFMG.Francisco Iglesias? e a História Política do Império do Brasil. 2009. (Seminário).

Seminário Cem anos de Rio de Janeiro: da Cidade-Corte à Cidade maravilhosa. Organizado pelo Programa de Pós-graduação em História da UERJ.Uma cabeça para o Império. 2009. (Seminário).

Palestra - Organizada pelo Departamento de História da PUC-Rio.Imagens da partida. 2008. (Outra).

Palestra para o Grupo PET/PUC-Rio.A historiografia brasileira: um balanço.. 2008. (Encontro).

Seminário 200 anos da chegada da família real ao Brasil. Temas de cultura e história em sociedades de expressão portuguesa..A transferência da Corte a o Império americano.. 2008. (Seminário).

Seminário História, Memória e Natureza: 1808-2008 - Org: Departamento de História-PUC-Rio/Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.1808: continuidades e descontinuidades. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Revoluções de independência e construção da nação na América Ibérica - PUC-Rio.Coordenador da Mesa redonda: Nação / Território. 2008. (Seminário).

Conferência de abertura do Seminário ?Os livros de história na escola: trajetórias e usos?, organizado pelo Grupo de Pesquisa Oficinas de História. FFP-UERJ..Livros didáticos de História: memórias de uma trajetória particular. 2007. (Seminário).

II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online. A formação de professores de história em educação a distância. 2007. (Congresso).

II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online - Organizado pela Universidade Aberta ? Lisboa. 2007. (Congresso).

Palestra no Encontro semestral dos Professores de História do Colégio Pedro II, organizado pelo NUDOM ? Núcleo de Memória e Documentação do Colégio Pedro II.Leitores, autores e aula como texto?: pensando a prática do professor de História. 2007. (Encontro).

Seminário ?A formação do Brasil e do Chile no século XIX: temas para uma história comparada.Emancipação política e expansão para dentro: notas para o estudo de uma singularidade. 2007. (Seminário).

Seminário ?A formação do Brasil e do Chile no século XIX: temas para uma história comparada?.. 2007. (Seminário).

Seminário ?Os livros de história na escola: trajetórias e usos?, organizado pelo Grupo de Pesquisa Oficinas de História. FFP-UERJ.. 2007. (Seminário).

Aula Magna do Curso de Licenciatura Plena em História ? Modalidade de Ensino a Distância, no Instituto Anísio Teixeira.Tendências e Perspectivas da Historiografia e do Ensino de História. 2006. (Outra).

I Jornada de Ensino de História da Escola de História ? Centro de Ciências Humanas e Sociais ? UNIRIO.O ensino de História: novas questões e abordagens. 2006. (Simpósio).

I Seminário de História do ICHS: Caminhos da historiografia brasileira contemporânea.O Império do Brasil: tendências, nações e brasileiros. 2006. (Seminário).

Projeto TUNING - América Latina - Comunidade Européia - Universidade de Deusto - Quarta reunião.O Ensino da História no Brasil: esboço histórico, características e perspectivas. 2006. (Seminário).

Projeto TUNING - América Latina - Comunidade Européia - Universidade de Deusto - Terceira Reunião.Competências e habilidades específicas da área de História. 2006. (Seminário).

Projeto Tuning - América Latina.Comunidade Européia - Universidade de Deusto - Área de História - Primeira Reunião. 2005. (Outra).

Projeto Tuning - América Latina.Comunidade Européia - Universidade de Deusto - Área de História - Segunda Reunião. 2005. (Outra).

8º Seminário da História da Cidade e do Urbanismo."A Corte, a Roça e o Sertão", apresentado na Mesa Redonda: Articulações urbanas no Brasil do passado. 2004. (Seminário).

Curso de Especialização na Universidade Candido Mendes.A formação do Estado Imperial. 2004. (Outra).

V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - sujeitos, saberes e práticas.História, historiografia e ensino: questões atuais. 2004. (Encontro).

51 Congresso Internacional de Americanistas -Universidad de Chile. Do Império do Brasil ao Império do Brasil. 2003. (Congresso).

Conferência.O Ensino de História, hoje: algumas reflexões. 2003. (Outra).

Palestra.Eduardo d`Oliveira França: um mestre formando gerações. 2003. (Outra).

Seminário Internacional Independência do Brasil: história e historiografia - USP Congresso Internacional de Americanistas -Universidad de Chile.Herdeiros e construtores: a trama dos interesses na construção da unidade política. 2003. (Seminário).

Curso de extensão Educação no Brasil: História, Cultura e Política.A construção do Império da boa sociedade. 2001. (Outra).

IV Seminário Perspectivas do Ensino de História.Saber docente e ensino-aprendizagem da História. 2001. (Seminário).

XXX PREPES - Curso de pós-graduação lato sensu.A formação do Estado nacional. 2001. (Outra).

Semana de História 2000 - Fronteiras.Fronteiras do Trabalho escravo: Sudeste 1850-1910 - Mediador da Mesa. 2000. (Seminário).

Congresso Internacional D. Pedro, Imperador do Brasil, Rei de Portugal - Do absolutismo ao liberalismo. Nem liberal, nem corcunda. Dom Pedro I no imaginário da boa sociedade imperial. 1998. (Congresso).

Fundación Centro de Estudos Brasileiros.Argentina e Brasil na virada do século XIX para o século XX. 1998. (Seminário).

VI Jornada de Ciências Sociais.Leandro Konder: vida e obra. 1998. (Outra).

Ciclo de Palestras A Coleção do Imperador.Imagens da Boa Sociedade. 1997. (Outra).

II Jornada de Trabalho do Laboratório de Análise do Proc Civiliz.Região e experiência: possibilidades de cruzamento das dimensões espaço e tempo na construção da História Regional. 1997. (Outra).

Seminário Argentina-Brasil e a formação da identidade nacional.Um país novo. A construção da identidade brasileira e a visão da Argentina. 1997. (Seminário).

Seminário Principios Liberais no Brasil.Liberalismo e fundação do Estado no Brasil. 1997. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jessicka Dayane Ferreira da Silva

MATTOS, I. R.; MELLO, J. S. B.; REZNIK, Luís; ROCHA, H. A. B.. A narrativa da história escolar e a produção de sentidos: discursos sobre mulheres em livros didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresa Cristina da Silva

MATTOS, I. R.; MELLO, J. S. B.; MAGALHAES, M. S.. O Ensino de História e Reforma Curricular no Município do Rio de Janeiro no Contexto da Transição Democrática (1983-1991): Entre rupturas e marcas de continuidade. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfHistória ? Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: AGNES ALENCAR DE CASTRO A PASTOR

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; OLIVEIRA FILHO, J. P.. Tamoios contra tupiniquins: guerras americanas, medos europeus. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina Neves de Azevedo

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; BOSCHI, Caio César. Arte sacra e distinção social: Joaquim José da Natividade no sul de Minas Gerais na primeira metade do século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Nascimento de Oliveira

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; MARINHO, P. E. M. M.. Plantas de fortificação do Rio de Janeiro: arquitetura militar e a defesa do Império (1700-1730). 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Fraguas Serra Lucas

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A.; PAMPLONA, M. A. V.. ?Pode haver Povo sem ter Rei; E Rei sem ter Povo pode haver??: panfletos manuscritos e emancipação do Reino do Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Nayara Emerick Lamb

MATTOS, I. R.; GONCALVES, M. A.. História de Farrapos: biografia, historiografia e cultura histórica no Rio Grande do Sul oitocentista. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Silva do Nascimento

MATTOS, I. R.; SALLES, R. H.; MARINHO, P. E. M. M.. O Barão de Cotegipe e a crise do Império. 2012. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joice de Souza Santos

MATTOS, I. R.; LIMA, I. S.; RIBEIRO, A. V.; PEREIRA, L. A. M.. As embaixadas dos reinos da costa africana como mediadoras culturais: missões diplomáticas em Salvador, Rio de Janeiro e Lisboa (1750-1823). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Rodrigues Belem

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.; MOREL, Marco. Para o bem do Povo e Felicidade geral da Nação. Povo, Nação, Felicidade e Soberania no Dia do Fico.. 2011. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Pereira Claudino

MATTOS, I. R.; Wlamir Silva. Uma verdadeira torre de Babel: entre a Corte a Província. A Liga Progressista em Minas Gerais (1862-1868). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Raphael Diego Neves Martins

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.; GONÇALVES, M. A.. Formar para Civilizar: A Revista Minerva Brasiliense na construção da Nação Brasileira (1843-1845). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cesar Augusto Tovar Silva

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; GONÇALVES, Margareth de Almeida. A plasticidade de Santo Antônio. Devoção, imagens e cultura barroca no Rio de Janeiro colonial. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Dias Souza

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.; GONÇALVES, Margareth de Almeida. Ensinando a ser brasileiro: O Colégio Pedro II e a formação dos cidadãos na Corte imperial (1837-1861). 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Fabris Estefanes

MATTOS, I. R.; Monica Duarte Dantas; Maria Odila Leite da Silva Dias. Conciliar o Império. Honório Hermeto Carneiro Leão, os partidos políticos e a política de conciliação no Brasil monárquico (1842-1856). 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Soares dos Santos

MATTOS, I. R.; GRYNSZPAN, Mario; RIBEIRO, Jayme Lúcio Fernandes. Cada qual no seu lugar: a constituição do espaço rural na cidade do Rio de Janeiro, 1890-1940.. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Macedo Janke

MATTOS, I. R.; GESTEIRA, Heloisa Meireles; PEREIRA, D. M.. LEMBRAR PARA MUDAR O MEMORIAL ORGÂNICO DE VARNHAGEN E A CONSTITUIÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL COMO UMA NAÇÃO COMPACTA. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Waleska Souto Maia

MATTOS, I. R.; MÄDER, M. E. N. S.; FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito. Frei Caneca: O Império da Liberdade. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Gouvea de Sousa

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; KODAMA, K.. Entre fronteiras e nações: um estudo sobre a revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro desde 1870 a 1890. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Zina Maria de Teive Argollo Valderato

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A.; SOUZA, Adriana Barreto de. Lições da Ciência do Belo: Os Saquaremas e a Conformação dos Brasileiros.. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Saulo Santiago Bohrer

MATTOS, I. R.; PINEIRO, T. L.. Interesses seguros: companhias de seguro e a provedoria de seguros do Rio de Janeiro (1810-1831). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eliezer Raimundo de Souza Costa

MATTOS, I. R.; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Saber acadêmico e saber escolar: a História do Brasil, da historiografia à sala de aula na primeira metade do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael de Almeida Daltro Bosísio

MATTOS, I. R.; SALGADO, Manoel. Entre o escritor e o historiador: a história do Brasil imperial na pena de Joaquim Manuel de Macedo.. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Álvaro Antônio Klafke

MATTOS, I. R.; OSÓRIO, Helen. O Império na Província: construção do Estado Nacional nas páginas de O Propagador da Indústria Rio-Grandense. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria da Glória de Oliveira

MATTOS, I. R.; CEZAR, Temístocles. Crítica, método e Escrita da História em João Capistrano de Abreu. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiza Larangeira da Silva Mello

MATTOS, I. R.; ARAUJO, R. A. B.; WEGNER, R.. Natureza e Artifício Sérgio Buarque de Holanda e as formas mentis portuguesa e espanhola na conquista e colonização do Novo Mundo. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina Fonseca Ribeiro Vidal

MATTOS, I. R.; ENGEL, M.. Jonathas Serrano: limites e possibilidades no ensino de História do Brasil nos anos 30. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Alves Cardoso Moreira

MATTOS, I. R.; PINEIRO, T. L.. Uma família no Império do Brasil: os Cardoso de Itaguaí (um estudo sobre economia e poder). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Eduarda Castro Magalhães Marques

MATTOS, I. R.; KAMITA, J. M.; MONTEIRO, R. N. B.; RODRIGUES, A. E. M.. Os azulejos da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador: uma representação simbólica da cultura política barroca portuguesa no Brasil durante o reinado de D. João V. 2004. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata William Santos do Vale

MATTOS, I. R.; NEVES, M. S.; SALLES, R. H.. Lições da História. As concepções de História dos fundadores do IHGB. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Ribeiro de Castro

MATTOS, I. R.. A Educação Physica e a Gesta nas Theses da Faculdade de Medicina do Rio de janeiro nos anos 1850. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fernanda Magalhães Silva

MATTOS, I. R.. CINEMATOGRAPHO: crônica e sociedade na Belle Époque carioca. 2002. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Frota Martinez

MATTOS, I. R.. Educar e instruir: a instrução popular na Corte Imperial. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elina de Souza Paiva

MATTOS, I. R.. Gregório de Mattos e a Bahia colonial no século XVII. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silvana Assad

MATTOS, I. R.. Brás Cubas: Uma representação da vivência da modernidade. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patricia Ferreira de Souza Lima

MATTOS, I. R.. Petrópolis: progresso e tradição nos trabalhos da memória. 2001. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Cristina Lettieri de Campos

MATTOS, I. R.. O Brasil na segunda conferência de paz em Haia e a política exterior do Barão do Rio Branco. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmen Teresa Gabriel Anhorm

MATTOS, I. R.. O saber histórico: entre o universal e o particular. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Cícero Cavallini

MATTOS, I. R.. O diário de Machado: a política do Segundo Reinado sob a pena de jovem cronista liberal. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Marcelo Giffoni

MATTOS, I. R.. Sal: um outro tempero ao Império (1801-1850). 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

MATTOS, I. R.. A DESCOBERTA DA INFÂNCIA: A construção de um habitus civilizado na boa sociedade imperial. 1999. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmen Teresa Gabriel Anhorm

MATTOS, I. R.. O saber histórico: entre o universal e o particular. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André Paulo Castanha

MATTOS, I. R.. Pedagogia da moralidade: o Estado e a organização da Instrução Pública na Provincia de Mato-Grosso (1834-1873). 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adriana Tavarez do Amaral Martins

MATTOS, I. R.. FESTAS, MEMÓRIA E IDENTIDADE NACIONAL NA CORTE IMPERIAL. 1998. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo de Oliveira

MATTOS, I. R.. Sertão e Nação: Euclides da Cunha e a Construção da brasilidade sertaneja. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosa Maria Costa Ribeiro

MATTOS, I. R.. Ouro Preto: Paisagem e História. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Facina do Amaral Martins

MATTOS, I. R.. Artífices da Reconciliação: Intelectuais e Vida Pública No Pensamento de Mário de Andrade. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Célide Maria Mendes

MATTOS, I. R.. CANUDOS: AS HISTÓRIAS QUE CONTA(M) A HISTÓRIA: Uma análise do discurso histórico. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosa Maria Sá Costa Ribeiro

MATTOS, I. R.. Ouro Preto: Paisagem e História. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cecília Dourado

MATTOS, I. R.. A Genealogia da tristeza: Paulo Prado e o ensaio sobre a formação da Nacionalidade Brasileira. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Christiane Figueiredo Pagano de Mello

MATTOS, I. R.. O auto na festa de São Lourenço. A catequese sobe ao palco. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Macedo Janke

MATTOS, I. R.; MORAES, A. C. R.. Duarte da Ponte Ribeiro. Território e territorialidade no Império do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Alves Cardoso Moreira

MATTOS, I. R.; PINEIRO, T. L.. Legislação Eleitoral e Política Regional: um estudo sobre o impacto das reformas de 1855, 1860 e 1875 no sul fluminense. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Livia Beatriz da Conceição

MATTOS, I. R.; CASTRO, F. L. V.. Diálogos apropriativos: a questão da instrução pública primária na trajetória política do personagem Joaquim José Rodrigues Torres ( 1814-1840). 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmen Lucia de Azevedo

MATTOS, I. R.; SALIBA, E. T.; RAFFAINI, P. T.; SCHAPOCHNIK, N.; SOARES, G. P.. Jeca Tatu, Macunaíma, a preguiça e a brasilidade. 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Reis de Faria

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; OLIVEIRA FILHO, J. P.; AMANTINO, M. S.; SALLES, R. H.. Leste Oeste: frentes de expansão em bravo sertão [Rio de Janeiro ? Minas Gerais, XVIII-XIX]. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Gouvea de Sousa

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A.; Valdei Lopes de Araujo; JASMIN, M. G.; TURIN, R.. Proclamação e revolta: recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880 ? 1900). 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Hamilton da Silva Barra

MATTOS, I. R.; Lucia Maria Bastos Pereira das Neves; GONÇALVES, M. A.; LIMA, I. S.; SILVA, A. R. C.. Ilustração e Memória: a Impressão Régia do Rio de Janeiro e o projeto do novo império português. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo de Mello Rangel

MATTOS, I. R.; Valdei Lopes de Araujo; Felipe Charbel Teixeira; GONÇALVES, M. A.. Poesia, história e economia política nos Suspiros Poéticos e Saudades e na Revista Niterói. Os primeiros Românticos e a civilização do Império do Brasil.. 2011. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia March de Souza

MATTOS, I. R.; Luiz Carlos Soares; Andrea Barbosa Marzano; NEVES, M. S.; LIMA, I. S.. Visualidade da escravidão: representações e práticas de vestuário no cotidiano dos escravos na cidade do Rio de Janeiro oitocentista.. 2011. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana dos Santos Ribeiro

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.; NEVES, M. S.; CORTÊS, Norma; FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito. Construindo Histórias e Memórias em Meio às Efemérides de 1917, 1922 e 1924: Identidade Nacional e Pátria Pernambucana nas Interpretações do IHGB e do IAHGP. 2011. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Josiane Roza de Oliveira

MATTOS, I. R.; WEGNER, R.. Um historiador em formação: os primeiros anos de Capistrano de Abreu (1875-1882). 2011. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Silvana Cassab Jeha

MATTOS, I. R.; Jaime Rodrigues; Marcus Joaquim Maciel de Carvalho; SALLES, R. H.; LIMA, I. S.. A galera heterogênea: naturalidade, trajetória e cultura dos recrutas e marinheiros da Armada Nacional e Imperial do Brasil, c.1822 - c. 1854. 2011. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Eduarda Castro Magalhães Marques

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; CALAINHO, Daniela Buono; BOSCHI, Caio César; CABRAL, Evaldo. Homens de negócio, de fé e de poder político: a Ordem Terceira de São Francisco do Recife, 1695- 1711. 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Françoise Jean de Oliveira Souza

MATTOS, I. R.; MOREL, Marco; Data da Defesa: 30 de agosto de 2010; Lucia Maria Bastos Pereira das Neves; Lucia Maria Paschoal Guimarães; Regina Horta Duarte. Do altar à tribuna: os padres políticos na formação do Estado nacional brasileiro (1823-1841). 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Henrique de Paula Borralho

MATTOS, I. R.; ENGEL, Magali Gouveia. A Athenas Equinocial: a fundação de um Maranhão no Império Brasileiro.. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dimas Santana Souza Neves

MATTOS, I. R.; GONDRA, José Gonçalves; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Razões de Estado: as reformas da instrução pública em Mato Grosso, Minas Gerais e na Corte imperial (1851-1859). 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rui Aniceto Nascimento Fernandes

MATTOS, I. R.; REZNIK, Luís; GONÇALVES, M. A.; ALBUQUERQUE, Durval Muniz de; GUIMARAES, M. L. S.. Historiografia e identidade fluminense. A escrita da história e os usos do passado no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1950. 2009. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: VALTER LUIZ DE MACEDO

MATTOS, I. R.; FRIDMAN, Fania. Província fluminense: um território a serviço da nação. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação ? Instituto de Pesquisa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Mendes Cunha

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida;MATTOS, I. R.. Minas Gerais, da capitania à província: elites políticas e a administração da fazenda em um espaço em transformação. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato Amado Peixoto

MATTOS, I. R.; GUIMARAES, M. L. S.. A máscara da medusa: a construção do espaço nacional brasileiro através das corografia e da cartografia no século XIX. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Barreto de Souza

MATTOS, I. R.; GUIMARAES, M. L. S.. Caxias e a formação do Império brasileiro: um estudo sobre trajetória, configuração ação política. 2004. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Carla Pereira de Brito Fonseca

MATTOS, I. R.; GUIMARAES, M. L. S.. A idéia de República no Império do Brasil: Rio de Janeiro e Pernambuco (1824-1834). 2004. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcello Otávio Neri de Campos Basile

MATTOS, I. R.; CARVALHO, J. M.. O Império em construção : projetos de Brasil e ação política na Corte regencial. 2004. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmen Teresa Gabriel Anhorn

MATTOS, I. R.. Um objeto de ensino chamado história: a disciplina história nas tramas da didatização. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Falco Genovez

MATTOS, I. R.. O espelho da monarquia: Minas Gerais e a Coroa no Segundo Reinado. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro

MATTOS, I. R.. Ensino de História: entre saberes e práticas. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Jean Phillipe Challandes

MATTOS, I. R.. A Pátria dos Vencidos. O crepúsculo de um projeto de nação. Brasil: 1839-1842.. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Wlamir Silva

MATTOS, I. R.. Liberais e povo: a construção da hegemonia liberal moderada na Província de Minas Gerais (1830-1834). 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Alice Ferreira

MATTOS, I. R.; FALCON, F. J. C.. A INSTRUÇÃO DO POVO COMO MISSÃO: O ensino público primário na cidade do Rio de janeiro entre os anos de 1870 e 1922. 2002. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Célia Maria Leite Costa

MATTOS, I. R.. Memória e administração: o Arquivo Público do Império e a consolidação do Estado. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise Pini Rosalem da Fonseca

MATTOS, I. R.. Resistência social na periferia dos engenhos de açucar. Bahia 1791-1835. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gladys Sabina Ribeiro

MATTOS, I. R.. A liberdade em construção: identidade nacional e conflitos antilusitanos no Primeiro Reinado. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Augusto Pádua

MATTOS, I. R.. A degradação do berço esplendido. 2002. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Jurandir Malerba

MATTOS, I. R.. A Corte no Exílio. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Fernanda Baptista Bicalho

MATTOS, I. R.. A cidade e o Império. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Mesquita Pereira

MATTOS, I. R.; FALCON, F. J. C.; GOMES, A. C.; SALLES, R. H.; SALGADO, Manoel. Descobrimentos de Capistrano. A História do Brasil ?a grandes traços e largas malhas?. 2002. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Frota Martinez Schueler

MATTOS, I. R.. Formas e culturas escolares na cidade do Rio de Janeiro: representações, experiências e profissionalização docente em escolas públicas primárias (1870-1890). 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jefferson Cano

MATTOS, I. R.; MARSON, I.. O fardo dos homens de Letras: o "orbe literário" e a construção do Império brasileiro. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Almir Leal de Oliveira

MATTOS, I. R.; DIAS, M. O. S.. O Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. Memória, Representações e Pensamento Social. 2001. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi

MATTOS, I. R.; GOMES, A. C.. Lições de casa: discursos pedagógicos destinados à família no Brasil. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Miriam Waidenfeld Chaves

MATTOS, I. R.. A escola anisiana nos anos 30: fragmentos de uma experiência. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Porta Santos Fernandes

MATTOS, I. R.. Elites dirigentes e projeto nacional: a formação de um corpo de funcionários do Estado do Brasil. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robert Wegner

MATTOS, I. R.. Artifício e natureza: a conquista do Oeste Brasileiro segundo Sergio Buarque de Holanda. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

MATTOS, I. R.. O rei no espelho. A monarquia portuguesa e a colonização da América. 1640-1720. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Magda Maria de Oliveira Ricci

MATTOS, I. R.. Assombrações de um padre Regente: Diogo Antonio Feijó. 1998. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Oswaldo Munteal Filho

MATTOS, I. R.. Uma sinfonia para o Novo Mundo. A Academia Real das Ciências de Lisboa e os caminhos da ilustração luso-brasileira na crise do antigo sistema colonial. 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hélion Póvoa Neto

MATTOS, I. R.. No caminho das pedras: Itinerários na formação da mobilidade garimpeira em Goiás. 1998. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcia Regina Romeiro Chuva

MATTOS, I. R.. Os arquitetos da memória: a construção do patrimônio histórico e artístico nacional no Brasil (anos 30 e 40). 1998. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lygia Pereira Segala Pauletto

MATTOS, I. R.. Ensaio das Luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. 1998. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magda Maria Oliveira Ricci

MATTOS, I. R.. Assombrações de um padre-regente; Diogo Antonio Feijó. 1998. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Camila Borges da Silva

MATTOS, I. R.; Lucia Maria Bastos Pereira das Neves; RODRIGUES, A. E. M.. As ordens honoríficas e a Independência do Brasil: o papel das comendas na construção do Estado Brasileiro (1822-1831). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Edianne dos Santos Nobre

MATTOS, I. R.; CASTRO, F. L. V.. O fio da trama: instrução pública e formação do Estado imperial no Brasil em Joaquim José Rodrigues Torres (1821- 1837/39). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Pinto Rodrigues

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, Margareth de Almeida. Luzes e espectros na instrução secundária: o Colégio Pedro II e a consolidação do Império.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana dos Santos Ribeiro

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. Confederação do Equador: um olhar sobre suas memórias, histórias e produções historiográficas.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Fernandes de Oliveira

MATTOS, I. R.; CANDAU, Vera Maria Ferrão. História da África e dos africanos na escola. O que acontece com a formação docente quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular?. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Josiane Roza de Oliveira

MATTOS, I. R.; WEGNER, R.. Inscrições de natureza, narrativas de história: história e geografia na obra de Capistrano de Abreu. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luiz Fernandes de Oliveira

MATTOS, I. R.; CANDAU, Vera Maria Ferrão. História da África e dos africanos na escola: o que acontece com a formação docente quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular?. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Dimas Santana Souza Neves

MATTOS, I. R.; GONDRA, José Gonçalves. Instrução pública e conciliação em Mato Grosso, Minas Gerais e na Corte imperial (1851-1857). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Costa Carvalho de Andrade

MATTOS, I. R.. A medida da civilidade: as novas preocupações da imprensa no Brasil Regencial. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Elisa Noronha de Sá Mäder

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. Civilização e barbárie: a representação da nação nos textos de Sarmiento e do Visconde do Uruguai. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Luiz Vale Castro

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. Analisando uma comunidade argumentativa: A Revista Americana e o intercâmbio intelctual entre as Américas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Amado Peixoto

MATTOS, I. R.. A construção do espaço nacional brasileiro através da geografia e da cartografia no século XIX. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Celi Chaves de Vasconcelos

MATTOS, I. R.. Retratos da educação doméstica no Brasil do século XIX: a preceptora como estratégia na luta entre o Governo da Casa e o Governo do Estado. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi

MATTOS, I. R.. Educando a família e ensinando a educar. Discursos pedagógicos destiandos à família no Brasil: anos 20/30. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wlamir José da Silva

MATTOS, I. R.. Da Moderação ao Regresso na Província de Minas Gerais. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresa Cristina da Silva

MATTOS, I. R.; MELLO, J. S. B.. O ensino de história e Reforma curricular no município do Rio de Janeiro no contexto da transição democrática (1983-1992): entre rupturas e marcas de continuidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ProfHistória ? Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Taranto Pereira Rodrigues

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.. História na escola: os desafios da tolerância religiosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato de Oliveira Ferraz

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. !Viva a Pátria, El Rey e a Constituição!: o processo de independência na província do Maranhão (1821-1822). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatriz Campos Pantaleão

MATTOS, I. R.; REZNIK, Luís. Fundação Gol de Letra: um ator social e participativo dentro do processo de Educação Integral no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Daflon Yunes

MATTOS, I. R.; SILVA, Eduardo. Experiências e historiografia: os quilombos e algumas interpretações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Heitor Velasco Fernandes Guimarães

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.. O desassossego jesuíta: resistência indígena à colonização.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Barbosa do Nascimento

MATTOS, I. R.; LIMA, I. S.. Língua Nacional e Instrução na formação do Império do Brasil. Debates de projetos, discussão de idéias ? 1826-1827.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Maria de Oliveira

MATTOS, I. R.; LIMA, I. S.. Na marra ou na manha. Resistência escrava em Iguaçu no século XIX. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Lemos Xavier

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. O Papel da Editora Brasiliense no processo de transição democrática (1979-1985). 2002. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata William Santos do Vale

MATTOS, I. R.; NEVES, M. S.; SALLES, R. H.. Entre a concepção antiga e a moderna: as tensões na definição do conceito de História no IHGB entre 1838 e 1854. 2002. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel França dos Santos

MATTOS, I. R.; NEVES, M. S.; LIMA, I. S.. Visões sobre Copacabana e Lapa nas crônicas de Antonio Maria - Rio de Janeiro: 1950. 2002. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Diana Berman

MATTOS, I. R.; FALCON, F. J. C.. Brasil Colônia: História e histórias. 2002. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira

MATTOS, I. R.; NEVES, M. S.. O conservadorismo a serviço da memória: tradição e patrimônio no pensamento de Gustavo Barroso. 2002. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A.; Marcus Joaquim Maciel de Carvalho; SALLES, R. H.. Concurso Público para Professor do Quadro Principal da área de História do Brasil (ênfase em História do Brasil Império) ? Departamento de História ? PUC-Rio. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Concurso Público para Professor do Quadro Principal da área de História do Brasil -Departamento de História - UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; MAGALHAES, M. S.; MAGALDI, A. M. B. M.. Concurso Público para Professor do Quadro Principal da área de Prática de Ensino, do Departamento de História da PUC-Rio.. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Concurso Público para Professor do Quadro Principal da área de História da Educação / Educação Brasileira, do Departamento de Educação da PUC-Rio. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Concurso Público de Títulos e Provas para a Classe de Professor Adjunto ? Área de conhecimento: História do Brasil Império. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Concurso para Professor Adjunto ? área de Metodologia de Ensino e Prática de Pesquisa em História, do Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; REZNIK, Luís. Seleção para Professor substituto área de História do Brasil - Departamento de História. 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; BOSCHI, Caio César; FUNES, Eurípedes. Seleção para professor de tempo contínuo (40 horas) do Departamento de História - área de história moderna e contemporânea. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Concurso Público para Professor Adjunto, Setor de Estudo: História do Brasil - Centro de Humanidades - Departamento de História. 2005. Universidade Federal do Ceará.

MATTOS, I. R.. Professor Adjunto na área de História do Brasil e Teoria da História - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Professor Adjunto de História do Brasil (na qualidade de presidente). 2002. Universidade Federal do Ceará.

MATTOS, I. R.. Professor Adjunto de História do Brasil. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

MATTOS, I. R.. Professor Adjunto de História do Brasil. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MATTOS, I. R.. Banca Examinadora (na qualidade de Presidente) para provimento de Professor Adjunto para a área de História do Brasil da Faculdade de Formação de Professores. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Disciplina História da Educação e a História da Escrita e da Leitura no Brasil. 2004. Universidade de São Paulo.

MATTOS, I. R.. Membro da Comissão de avaliação de curso. 1997. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

MATTOS, I. R.; SALLES, R. H.. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado da aluna Carla Silva do Nascimento, intitulada ? A direção da crise: o Barão de Cotegipe e a queda do Império.. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A.. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado da Nayara Emerick Lamb, intitulada ? Memórias de Farrapos: historiografia e cultura no Rio Grande do Sul oitocentista.. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; Wlamir Silva. Banca de Exame de Qualificação de Guilherme Pereira Claudino, intitulada: O surgimento da Liga Progressista em Minas Gerais. 2010. Universidade Federal de São João Del-Rei.

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. Membro da Banca do Exame de Qualificação do aluno: Rafael Diego Neves Martins, intitulada: Do pequeno formato às grandes idéias. A revista Minerva Brasiliense construindo a Nação brasileira (1843-1845). 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; REZNIK, Luís. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Leonardo Martins Barbosa, com o título - Tempos de democracia. Transição política e redemocratização na revista Cultura & Política ? CEDEC (1978-1982). 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de César Augusto Tovar Silva, com o Título - a plasticidade de Santo Antônio. 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; PAMPLONA, M. A. V.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Carlos Eduardo Dias Souza, com o título - Os bachareis e o Império: o Colégio Pedro II e a Monarquia (1854-1870). 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; GUIMARAES, M. L. S.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Rafael de Almeida Daltro Bosidio, com o título ?Entre o escritor e o historiador: a corte do Rio de Janeiro na pena de Joaquim Manuel de Macedo?. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; RODRIGUES, A. E. M.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Daniel Pinha Silva ? ?Três Alencares e uma questão: como e por que sou moderno?. 2006. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; MONTEIRO, R. N. B.; RODRIGUES, A. E. M.. O Impacto da instalação da corte de D. João na Cidade do Rio de Janeiro. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; LIMA, I. S.. "O grito do Ipiranga Ortográfico?: a questão da língua na Revista Brasileira (1879-1881). 2005. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; ENGEL, M.. Ensino de história e história do Brasil: uma leitura das produções didáticas de João Ribeiro e Jonathas Serrano. 2005. Universidade Federal Fluminense.

MATTOS, I. R.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Solange Godoy, intitulada "O avô do tempo. Diário de um meteorologista". 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Marcelo de Mello Rangel, intitulada "Projeto civilizador e tensão ética em Gonçalves de Magalhães". 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; ARAUJO, R. A. B.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Luiza Larangeira da Silva Mello, intitulada "Natureza e artifício. Sérgio Buarque de Hollanda e as forma mentis portuguesa e espanhola na conquista e colonização do Novo Mundo". 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MATTOS, I. R.; ALMEIDA, M. R. C.. Membro da Banca de Projeto de Dissertação de Mestrado de Silvana Cassab Jeha, intitulada "O padre, o militar e os índios. Chagas Lima e Marliére: civilizadores de índios nos sertões de São Paulo e Minas Gerais no século XIX". 2004. Universidade Federal Fluminense.

MATTOS, I. R.. Membro do Comitê Externo do PIBIC - MAST-CNPq. 2001. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

MATTOS, I. R.. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Silvio Romero - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / FUNARTE. 2001. Ministério da Cultura.

MATTOS, I. R.. Banca do Exame de Seleção para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura. 2001. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando Antonio Novais

NOVAIS, F. A.. O Tempo Saquarema: a formação da elite imperial do Brasil. 1985. Tese (Doutorado em História) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Costa Carvalho de Andrade

A medida da civilidade: as novas preocupações da imprensa no Brasil Regencial; Início: 2005; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Claudia Teixeira de Lima

Por que ensinar História? Aprender História para quê? Como formar um professor de História; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Hélio Maurício Pirajá Cannone

Por que ensinar História? Aprender História para quê? Como formar um professor de História; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Joel L

P; de Souza Moura; Por que ensinar História? Aprender História para quê? Como formar um professor de História; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ruberval Jose da Silva

Palavras do Brasil - Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Vitor Hugo Quima Correa

Por que ensinar História? Aprender História para quê? Como formar um professor de História; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Vera Regina Faulhaber Bastos Tigre

Palavras do Brasil - Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Barbara Cristina Perdigão F de Oliveira

Palavras do Brasil - Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eduardo Barreto Teles

Por que ensinar História? Aprender História para quê? Como formar um professor de História; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Vanessa Fraguas Serra Lucas

?Pode haver Povo sem ter Rei; e Rei sem ter Povo pode haver??: panfletos manuscritos e emancipação no Reino do Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Luiza Nascimento de Oliveira

Plantas de fortificação do Rio de Janeiro: arquitetura militar e a defesa do Império (1700-1730); 2014; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Paula Rodrigues Belem

Para o bem do Povo e Felicidade geral da Nação; Povo, Nação, Felicidade e Soberania no Dia do Fico; ; 2011; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Leandro Macedo Janke

LEMBRAR PARA MUDAR O MEMORIAL ORGÂNICO DE VARNHAGEN E A CONSTITUIÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL COMO UMA NAÇÃO COMPACTA; 2009; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Waleska Souto Maia

Frei Caneca: O Império da Liberdade; 2009; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Zina Maria de Teive Argollo Valderato

Lições da Ciência do Belo: Os Saquaremas e a Conformação dos Brasileiros; 2008; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Francisco Gouvea de Sousa

Entre fronteiras e nações: um estudo sobre a revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro desde 1870 a 1890; 2008; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Fernanda Costa Carvalho de Andrade

A medida da liberdade: a imprensa da Corte no período regencial (1831-1833); 2006; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Sérgio Hamilton da Silva Barra

Entre a Corte e a Cidade ? O Rio de Janeiro no tempo do Rei (1808-1821); 2006; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Solange de Sampaio Godoy

Avô do Tempo, Diário de um meteorologista (1900-1940); 2005; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Marcelo de Mello Rangel

Reflexão e diálogo; Liberdade e responsabilidade em Gonçalves de Magalhães e a construção da Nação brasileira; 2005; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Renata William Santos do Vale

Lições da História; As concepções de História dos fundadores do IHGB; 2003; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Sandra Mara Silva de Lima

Primavera em 11 de agosto: Álvares de Azevedo, mocidade e poesia no viver acadêmico paulistano; ; 2002; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Carmen Lucia de Azevedo

Monteiro Lobato: um moderno não modernista; 2002; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Raquel França dos Santos

Visões sobre Copacabana e Lapa nas crônicas de Antônio Maria - Rio de Janeiro: 1950; 2002; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Renata Correa Tavares Barbosa

Devios do olhar: a escravidão na hitoriografia brasileira recent; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Patrícia dos Santos Hansen

Feições e fisionomia do Brasil; História, cultura e nação na História do Brasil; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Kaori Kodama

MARTIUS E O IHGB: Um naturalista e os letrados na construção de uma História; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ricardo Henrique Salles

Um Pensador do Império; Joaquim Nabuco, cosmopolitismo, nação e história; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

LUCIENE DE MENEZES SIMÃO

O Artista Popular Em Sua Sala: Poética e Política de Exposição; 1998; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Daniel Mesquita Pereira

Boletim de Historia; Uma Experiencia de vanguarda na Faculdade Nacional de Filosofia -1958-1963; 1998; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Mariana Ferreira de Melo

Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro: Assistêncialismo, Solidariedade e Poder (1780-1822); 1997; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ana Alice Ferreira

"O Baptismo da Instrução" As Expectativas No Ensino Público Primário Durante O Final do Império e O Início da República (1870 À 1900); 1997; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Tereza Chaves de Mello

Futuro do Passado; Uma Apologia da América Latina; 1997; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Elisa Bezerra de Araújo

O Cometa do Fim do Mundo: Ciência e Superstição Na Imprensa Carioca de 1910; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Heloísa Meirelles Gesteira

Cidade Maurícia: A Colonização Neerlandesa No Brasil; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Vivien Fialho da Silva Ishaq

Compromisso das Almas: Irmandades Leigas Na Cidade do Rio de Janeiro; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ricardo Mariella da Silva

São Sebastião do Rio de Janeiro; Religiosidade e Segurança no Século XVI; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Sérgio Alcides Pereira Amaral

Estes penhascos Claudio Manoel da Costa e a Paisagem das Minas (1753-1773); 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Marcia de Almeida Gonçalves

Ânimos Timoratos: Uma Leitura dos Medos Sociais Na Corte No Tempo das Regências; 1995; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Eunícia Barros Barcelos Fernandes

Cardim e A Colonialidade; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Elisa Noronha de Sá Mäder

O Vazio: O Sertão No Imaginário da Colônia Nos Séculos Xvi e Xvii; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Sonia Joia Bezerra

O Jornal Última Hora e As Eleições Presidenciais de 1955: Um Estado-Maior Intelectual; 1994; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Alda Lucia Heizer

Uma Casa Exemplar; Pedagogia, Memória e Identidade No Museu Imperial de Petrópolis; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Beatriz Catão Cruz Santos

O Pináculo do Temp(L)O; O Sermão do Padre Antonio Vieira e O Maranhão do Século Xvii; 1994; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Sérgio Hamilton da Silva Barra

Ilustração e Memória: a Impressão Régia do Rio de Janeiro e o projeto do novo império português; 2012; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Francisco Gouvea de Sousa

Proclamação e revolta: recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880-1900); 2012; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Marcelo de Mello Rangel

Poesia, história e economia política nos Suspiros Poéticos e Saudades e na Revista Niterói; Os primeiros Românticos e a civilização do Império do Brasil; ; 2011; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Patrícia March de Souza

Visualidade da escravidão: representações e práticas de vestuário no cotidiano dos escravos na cidade do Rio de Janeiro oitocentista; ; 2011; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Silvana Cassab Jeha

A galera heterogênea: naturalidade, trajetória e cultura dos recrutas e marinheiros da Armada Nacional e Imperial do Brasil, c; 1822?c; 1854; ; 2011; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Eduarda Castro Magalhães Marques

Homens de negócio, de fé e de poder político: a Ordem Terceira de São Francisco do Recife, 1695- 1711; 2010; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Kaori Kodama

Os filhos das brenhas e o Império do Brasil: a etnografia do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (1840-1860); 2005; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Tereza Chaves de Mello

Com o Arado do Pensamento: a cultura democrática e científica da década de 1880 no Rio de Janeiro; 2004; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Daniel Mesquita Pereira

Descobrimentos de Capistrano; A História do Brasil ?a grandes traços e largas malhas?; 2002; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ricardo Henrique Salles

Joaquim Nabuco: um pensador do Império; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Beatriz Catão Cruz Santos

O corpo de Deus na América: A festa de Corpus Christi nas cidades da América Portuguea - seculo XVIII; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Eunícia Barros Barcelos Fernandes

Futuros outros: homens e epaços (os aldeamentos jesuíticos e a colonização na Améric portuguesa); 2001; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Heloísa Meirelles Gesteira

O teatro das coiss naturais: conhecimento e domin'ao neerlandesa no Brasil (1624-1654); 2001; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ivana Stolze Lima

Cores, marcas e falas; A polissemia da mestiçagem no Império do Brasil; 2000; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Bárbara Cristina Perdigão F

de Oliveira; A porta que se abre para trás jorra luz para frente: Getúlio Vargas, D; Pedro II e o Museu Imperial de Petrópolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ruberval Jose da Silva

Com toda segurança e cautela: o Chefe da Polícia de Corte Eusébio de Queiros e o Uso do Medo Insurreições na cidade do Rio de Janeiro (1833-1944); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

André Novelino Gouvêa

Bernardo Pereira de Vasconcelos, agricultura escravista e ordem imperial; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Vera Regina Faulhaber Bastos-Tigre

José de Alencar; O romancista e o político no debate sobre a emancipação do ?elemento servil?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Alessandra González de Carvalho Seixlack

De um império a outro: Território, População e Cidadania na Construção da Nação Brasileira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Daniel Guimarães Elias dos Santos

Saúde dos escravos:o impacto da epidemia de cólera na População Cativa (1855-1860); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Joice de Souza Santos

Que as águas levem minhas saudades para minha querida terra; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Daniela Daflon Yunes

Experiências e historiografia: os quilombos e algumas interpretações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Paula Rodrigues Belem

Povo na Independência: uma análise do conceito de Povo no período em que o Reino do Brasil se tornou independente (1820-1822); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Raphael Diego Neves Martins

A construção do Estado através de uma nova luz; A Nova Luz Brasileira no Período Regencial; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Wladmir de Castro Caetano

Boas maneiras e distinção à mesa: em busca da modernidade na Belle époque carioca; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ana Cora Gonçalves de Lima

Leopoldina: uma Habsburgo no Império do Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Leandro Macedo Janke

Povo e Nação na consolidação do Império do Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Waleska Souto Maia

O Império do Brasil; A cidadania em construção; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Gilmar Machado de Almeida

Águas de Março não Movem o Moinho: análise histórica do sistema de abastecimento de água da Cidade do Rio de Janeiro: da chegada dos primeiros colonos até o fim do Império; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Luciano Rodrigo de Oliveira

Uma pedagogia política através dos conceitos de Brasiliense, Brasiliano, e Brasileiro ? 1808-1822,; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Edil Ferreira da Silva

Nem Negros nem Brancos Todos são Escravizados, o cotidiano numa fazenda de café, 1855-1857; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Eliana Santos da Silva

Ações constantes, reações necessárias: Crimes de escravos no Recôncavo da Guanabara; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Leonardo O'Reylli Brandão

ROMÂNTICAS PALAVRAS DO BRASIL nação e brasileiro em O Guarani, de José de Alencar; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Marcos Rezende Nunes

Irmandade de Santa Cruz dos Militares: Uma confraria militar no Rio de Janeiro Colonial; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

José Luis Rodrigues

A QUESTÃO DA TERRA ENTRE 1822 E 1850: A Disputa de Projetos na Esfera Política e Social; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Irene dos Santos Cesconi

Passeando pela História do Brasil com Viriato Corrêa; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Adriana da Silva Serafim

Uma Comparação Entre As Iluminadas Idéias De José Mariano Da Conceiçao Veloso E José Joaquim Da Cunha De Azeredo Coutinho; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Silvana Cassab Jeha

Rendon e Bonifácio; Dois projetos de política indigenista no início do Império do Brasil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Silvana Cassab Jeha

Rendon e Bonifácio; Dois projetos de política indigenista no início do Império do Brasil; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Silvana Cassab Jeha

Dois projetos de política indigenista no início do Império do Brasil; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Luiz Alberto Alves Couceiro

Reinventando o Trabalho: Escravos, Senhores, e Política em Fazendas de Café - Sudeste, 1870-1889; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Luiz Alberto Alves Couceiro

Título Reinventando o Trabalho: Escravos, Senhores, e Política em Fazendas de Café ? Sudeste, 1870-1889; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Renata William Santos do Vale

Em busca da Nação: o IHGB e o projeto da construção da história nacional; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Rafael Aragon Guerra

Ambições prometéicas; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Renata Correa Tavares Barbosa

Negociações, Resistência e Liberdade: O Escravo no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Roberta Martinelli e Barbosa

O medo na cidade do Rio de Janeiro do século XVIII; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Patrícia dos Santos Hansen

A República e o Ensino de História do Brasil; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ana Pires do Prado

A Consciência Crítica na Literatura Infantil de Monteiro Lobato; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ricardo Henrique Salles

Bizarros Soldados; Guerra do Paraguai: Narrativa, Memória e Identidade Nacional; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Elizabeth Cantisano Leal

Plano de Metas; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Daniel Mesquita Pereira

José Honório Rodrigues: Três dimensões de uma consciência histórica; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Andre Novellino Gouvêa

Palavras do Brasil - Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil,; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Eduardo Tude Falcão

Palavras do Brasil - Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Alessandra González de Carvalho Seixlack

Palavras do Brasil; Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Beatriz Campos Pantaleão de Araujo

Palavras do Brasil - Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Maria Luiza Ghizi Assad

Palavras do Brasil; Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Paula Rodrigues Belem

PALAVRAS DO BRASIL ? VOCABULÁRIO E EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NO IMPÉRIO DO BRASIL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Leandro Macedo Janke

PALAVRAS DO BRASIL ? VOCABULÁRIO E EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NO IMPÉRIO DO BRASIL; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Luciano Rodrigo de Oliveira

Palavras do Brasil; Vocabulário e experiência histórica no Império do Brasil; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Leonardo O'Reylli Brandão

Palavras do Brasil; Vocabulário e experiência histórica no Império do Brasil; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MATTOS, I. R. . Mas não somente assim!? Leitores, autores, aula como texto e o ensino-aprendizagem de História.. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF , v. 11, p. 15-26, 2007.

  • MATTOS, I. R. . Mas não somente assim. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF , Niterói, v. 1, 2005.

  • MATTOS, I. R. . Construtores e herdeiros. A trama dos interesses na construção da unidade política. Almanack Braziliense (Online) , São Paulo, v. 1, n.1, p. 8-26, 2005.

  • MATTOS, I. R. . Capítulos de Capistrano. Site modernos descobrimentos, Rio de Janeiro, 2002.

  • MATTOS, I. R. . No sítio de José Bento. Patrimônio, imagem de infância e língua nacional na obra infantil de Monteiro Lobato. Site Modernos Descobrimentos, Rio de Janeiro, 2002.

  • MATTOS, I. R. . Viajantes e Cronistas. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, 1999.

  • MATTOS, I. R. . Brasil-Argentina: A Visão do Outro. ARGENTINA-BRASIL: A VISAO DO OUTRO, BUENOS AIRES, p. 03-18, 1997.

  • MATTOS, I. R. . A Criacao das Faculdades Catolicas: Um Projeto Singular. UNIVERSIDADE(S): HISTORIA, MEMORIA, PERSPECTIVAS, COIMBRA, v. 4, p. 465-480, 1991.

  • MATTOS, I. R. . Do Império à República. Revista de Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n.4, p. 163-171, 1989.

  • MATTOS, I. R. ; MATTOS, S. R. . O Juiz de Paz na Roça ou uma Aula sobre a Vida Social e Vida Política sob as Regências. Contacto Humanidades, Rio de Janeiro, v. 41, p. 109-115, 1981.

  • MATTOS, I. R. . O Tempo Saquarema. A formação do Estado Imperial. 7. ed. São Paulo: HUCITEC Editora, 2017. v. 1. 311p .

  • MATTOS, I. R. . Rio de Janeiro. Histórias concisas de uma cidade de 450 anos. 1. ed. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2015. v. 1. 224p .

  • MATTOS, I. R. ; ALBUQUERQUE, L. A. S. . Independência ou morte. A emancipação política do Brasil. 14. ed. São Paulo: Atual Editora, 2014. v. 1. 98p .

  • MATTOS, I. R. ; GONÇALVES, M. A. . História do Brasil II e VI. 1. ed. Rio de Janeiro: Departamento de História da PUC-Rio, 2011. v. 1. 200p .

  • MATTOS, I. R. . O Tempo Saquarema. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2011. v. 1. 311p .

  • MATTOS, I. R. ; BARBOSA, R. M. E. . História do Brasil I; colonizadores, colonos e colonizados na América portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora do Dep. História/ PUC-Rio, 2009. v. 1. 178p .

  • MATTOS, I. R. . Independência ou morte. A emancipação política do Brasil. 15. ed. São Paulo: Atual, 2009. v. 1. 98p .

  • MATTOS, I. R. . O Império da boa sociedade. A construção do Estado imperial brasileiro. 15. ed. São Paulo: Atual, 2009. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 13. ed. São Paulo: Atual, 2009. v. 1. 94p .

  • MATTOS, I. R. . Independência ou morte. A emancipação política do Brasil. 14. ed. São Paulo: Atual, 2007. v. 1. 98p .

  • MATTOS, I. R. . O Império da boa sociedade. A construção do Estado imperial brasileiro. 14. ed. São Paulo: Atual, 2007. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 12. ed. São Paulo: Atual, 2007. v. 1. 94p .

  • MATTOS, I. R. . O Tempo Saquarema. 5. ed. São Paulo: EDITORA HUCITEC, 2004. v. 1. 311p .

  • MATTOS, I. R. ; BELOCH, I. . Da Caixa Montepio à PREVI: 100 anos do maior fundo de pensão da América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Memória do Brasil, 2004. v. 1. 176p .

  • MATTOS, I. R. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 11. ed. São Paulo: Atual, 2003. v. 1. 44p .

  • MATTOS, I. R. . O Império da boa sociedade. 14. ed. São Paulo: Atual, 2003. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. . Independência ou morte. A emancipação política do Brasil. 13. ed. São Paulo: Atual, 2003. v. 1. 97p .

  • MATTOS, I. R. ; ALBUQUERQUE, L. A. S. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 5. ed. São Paulo: ATUAL, 2001. v. 1. 94p .

  • MATTOS, I. R. ; GONCALVES, M. A. . O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. 11. ed. São Paulo: ATUAL, 2001. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. . Independência ou Morte. A emancipação política do Brasil. 13. ed. São Paulo: ATUAL, 2001. v. 1. 98p .

  • MATTOS, I. R. . O Tempo Saquarema. 4. ed. RIO DE JANEIRO: ACCESS, 1999. 300p .

  • MATTOS, I. R. ; GONCALVES, M. A. . O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. 10. ed. SÃO PAULO: ATUAL, 1999. 106p .

  • MATTOS, I. R. ; ALBUQUERQUE, L. A. S. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 5. ed. SÃO PAULO: ATUAL, 1998. 94p .

  • MATTOS, I. R. . Historias do Ensino da Historia No Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: ACCESS, 1998. 82p .

  • MATTOS, I. R. . Ler e Escrever Para Contar. Documentaçao, Historiografia e Formação do Historiador. 1. ed. RIO DE JANEIRO: ACCESS, 1998. 194p .

  • MATTOS, I. R. ; GONCALVES, M. A. . O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. 9. ed. São Paulo: ATUAL, 1998. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. . Independência ou morte. A emancipação política do Brasil. 13. ed. São Paulo: Atual, 1998. v. 1. 98p .

  • MATTOS, I. R. ; ALBUQUERQUE, L. A. S. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 4. ed. São Paulo: ATUAL, 1997. v. 1. 94p .

  • MATTOS, I. R. ; GONCALVES, M. A. . O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. 8. ed. São Paulo: ATUAL, 1997. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. . Independência ou Morte. A emancipação política do Brasil. 12. ed. São Paulo: ATUAL, 1997. v. 1. 98p .

  • MATTOS, I. R. . Independência Ou Morte. A Emancipação Política do Brasil. 11. ed. SÃO PAULO: ATUAL, 1996. 98p .

  • MATTOS, I. R. ; ALBUQUERQUE, L. A. S. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 3. ed. São Paulo: ATUAL, 1996. v. 1. 94p .

  • MATTOS, I. R. ; GONCALVES, M. A. . O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. 7. ed. São Paulo: ATUAL, 1996. v. 1. 106p .

  • MATTOS, I. R. ; ALBUQUERQUE, L. A. S. . O Rio de Janeiro, Capital do Reino. 2. ed. São Paulo: ATUAL, 1995. v. 1. 94p .

  • MATTOS, I. R. ; FALCON, F. J. C. ; MATTOS, S. R. . História - 1ª Série do 2º grau. 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves / Edutel, 1978. v. 1.

  • MATTOS, I. R. . Para contar história(s). In: SALOMÃO, Maria Rita. (Org.). Experiências na formação de professores. Cinco anos do PIBID/PUC-RIO.. 1ed.RIO DE JANEIRO: Editora PUC-Rio, 2017, v. 1, p. 81-99.

  • MATTOS, I. R. . Apresentação. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Rio de Janeiro. Histórias concisas de uma cidade de 450 anos.. 1ed.Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2015, v. 1, p. 11-12.

  • MATTOS, I. R. . Pensar um império. In: Heloísa Meireles Gesteira; Luís Miguel Carolino; Pedro Marinho. (Org.). Formas do Império. Ciência, tecnologia e política em Portugal e no Brasil. Séculos XVI ao XIX. 1ed.São Paulo: Paz e Terra, 2014, v. 1, p. 17-43.

  • MATTOS, I. R. . Outros ?capítulos?; outros impérios. In: Maria Emília Prado; Oswaldo Munteal Filho. (Org.). Francisco Falcon. O ofício do historiador. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2012, v. 1, p. 143-154.

  • MATTOS, I. R. . Paulino José Soares de Souza (Visconde do Uruguai -1807-1866). In: Maria Emilia Prado. (Org.). Dicionário do pensamento político brasileiro. Obras políticas do Brasil Imperial. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2012, v. 1, p. 1-1.

  • MATTOS, I. R. . Transmigrar: nove notas a propósito do Imperio do Brasil. In: PAMPLONA, Marco Antonio e Ana Maria Stuven. (Org.). Estado e nação no Brasil e no Chile ao longo do século XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2010, v. 1, p. 97-115.

  • MATTOS, I. R. . Introdução. In: Marcelo de Souza Magalhães; Helenice Aparecida Bastos Rocha; Luís Reznik. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2009, v. 1, p. 13-27.

  • MATTOS, I. R. . Transmigrar: nueve notas a propósito del Imperio de Brasil. In: STUVEN, Ana Maria y Marco A. Pamplona. (Org.). Estado y nación em Chile y Brasil en el siglo XIX. 1ed.Santiago: Universidad Católica de Chile, 2009, v. 1, p. 89-113.

  • MATTOS, I. R. . Rio de Janeiro. In: Ronaldo Vainfas; Lucia Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 393-397.

  • MATTOS, I. R. . Verbete - Maioridade. In: Circe Bittencourt. (Org.). Dicionário de Datas da História do Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2007, v. 1, p. 179-182.

  • MATTOS, I. R. . Entre a Casa e o Estado. Nação, território e projetos políticos na construção do Estado imperial brasileiro. In: Instituto Mora. (Org.). La integración del territorio en una idea de Estado. México y Brasil, 1821-1946.. Cidade do México: Instituto Mora / UNAM, 2006, v. 1, p. -.

  • MATTOS, I. R. . Verbete - Empire of Brazil. Encyclopedia of Latin América History and Culture. 2ed.: The Gale Group, Inc., 2006, v. , p. -.

  • MATTOS, I. R. . Construtores e herdeiros. A trama dos interesses na construção da unidade política. In: Istvan Jancsó. (Org.). Independência: história e historiografia. 1ed.São Paulo: HUCITEC/FAPESP, 2005, v. 1, p. 271-300.

  • MATTOS, I. R. . Maioridade. In: Circe Bittencourt. (Org.). Dicionários de Datas e Acontecimentos da História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Contexto, 2005, v. , p. -.

  • MATTOS, I. R. . Do Império do Brasil ao Império do Brasil. In: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (Org.). Estudos em homenagem a Luís Antonio de Oliveira Ramos. 1ed.Porto: Universidade do Porto, 2004, v. 2, p. 727-736.

  • MATTOS, I. R. . A construção do Império da boa sociedade. In: José Gonçalves Gondra; Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi; Cláudia Alves. (Org.). EDUCAÇÃO NO BRASIL: História, Cultura e Política. 1ed.São Paulo: Editora Universitária São Francisco (EDUSF), 2003, v. 1, p. 147-170.

  • MATTOS, I. R. . La experiencia del imperio en Brasil. In: Antonio Annino; François-Xavier Guerra. (Org.). Inventando la nación iberoamericana-Siglo XIX. 1ed.Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2003, v. 1, p. 613-628.

  • MATTOS, I. R. . O Rio de Janeiro e a experiência imperial. In: Andre Nunes de Azevedo. (Org.). Rio de Janeiro: capital e capitalidade. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002, v. 1, p. 77-86.

  • MATTOS, I. R. . A construção do Império da boa sociedade. In: J. Gondra; Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi; C. Alves. (Org.). Educação no Brasil: História, Cultura e Política. 1ed.Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2002, v. 1, p. -.

  • MATTOS, I. R. . Do Império do Brasil ao Império do Brasil. In: Universidade do Porto. (Org.). Homenagem ao Prof. Dr. Luís Oliveira Ramos. 1ed.Porto: Universidade do Porto, 2001, v. 1, p. -.

  • MATTOS, I. R. . Um país novo: a formação da identidade brasileira e a visão da Argentina. In: FUNCEB-FUNAG. (Org.). A visão do outro: seminário Brasil-Argentina. 1ed.São Paulo: FUNAG, 2000, v. , p. 57-98.

  • MATTOS, I. R. . O Lavrador e o construtor. O Visconde do Uruguai e a construção do Estado Imperial. In: Maria Emilia Prado. (Org.). O Estado como vocação. 1ed.Rio de Janeiro: ACCESS, 1999, v. 1, p. 191-218.

  • MATTOS, I. R. . Textos, ledores e formação do Povo. Escrita e leitura na formação do Estado imperial brasileiro. In: Sociedade Portuguesa de Ciências da educ. (Org.). Leitura e Escrita em Portugal e no Brasil. 1500-1970. Políticas, mentalidades, práticas educativas. 1ed.Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1998, v. 1, p. 559-570.

  • MATTOS, I. R. . As oficinas da velha senhora. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Histórias do Ensino da história no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: ACCESS Editora, 1998, v. 1, p. 5-8.

  • MATTOS, I. R. . A propósito de uma experiência original. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Ler e escrver para contar. Documentação, historiografia e formação do historiador. 1ed.Rio de Janeiro: ACESS Editora, 1998, v. 1, p. 5-10.

  • MATTOS, I. R. . Um país novo. A construção da identidade brasileira e a visão da Argentina. In: Fundacion Centro de Estudos Brasileiros; Fundação Alexandre Gusmão. (Org.). Argentina-Brasil y la formación de la identidad nacional. 1ed.Buenos Aires/São Paulo: Fundacion Centro de Estudos Brasileiros / Fundação Alexandre Gusmão, 1997, v. 1, p. 9-22.

  • MATTOS, I. R. . Prefácio. In: Claudia Beatriz Heynemann. (Org.). A FLORESTA DA TIJUCA. NATUREZA E CIVILIZAÇÃO NO BRASIL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. RIO DE JANEIRO: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, 1996, v. , p. -.

  • MATTOS, I. R. . La Experiencia Del Imperio En Brasil. In: Antonio Annino; Luis Castro Leiva; François-Xavier Guerra. (Org.). DE LOS IMPERIOS A LAS NACIONES: IBERO-AMERICA. 1ed.ZARAGOZA: IBERCAJA, 1994, v. , p. 511-524.

  • MATTOS, I. R. . Viajantes e cronistas. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 01 ago. 1999.

  • MATTOS, I. R. . Herdeiros e construtores: a trama dos interesses na construção da unidade política. In: Seminário Internacional Independência do Brasil: História e Historiografia, 2003, São Paulo. Anais do Seminário Internacional Independência do Brasil: História e Historiografia. São Paulo, 2003. v. 1.

  • MATTOS, I. R. . Nem liberal nem corcunda: D. Pedro I no imaginário da boa sociedade imperial. In: Congresso Internacional D. Pedro Imperador do Brasil, Rei de Portugal. Do absolutismo ao liberalismo, 2003, Porto. Actas do Congresso Internacional D. Pedro Imperador do Brasil, Rei de Portugal. Do absolutismo ao liberalismo. Porto: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses/Universidade do Porto, 2003. v. 1. p. 365-384.

  • MATTOS, I. R. . Do Império do Brasil ao Império do Brasil. In: 51 Congresso Internacional de Americanistas - Simpósio Nationalism in the new world, 2003, Santiago. Anais do 51 Congresso Internacional de Americanistas - Simpósio Nationalism in the new world. Santiago: Universidade do Chile, 2003. v. 1.

  • MATTOS, I. R. . Um país novo. A construção da identidade brasileira e a visão da Argentina. In: A visão do outro - Seminário Brasil-Argentina, 1997, Buenos Aires. Anais do Seminário Brasil-Argentina - A visão do outro. Buenos Aires, 1997. v. 1. p. 57-95.

  • MATTOS, I. R. . Textos, ledores e formação do povo. Escrita e leitura na construção do Estado imperial brasileiro, Leitura e escrita em Portugal e no Brasil: 1500-1970. In: Política - Mentalidades - Práticas educativas, 1996, Lisboa. Anais Política - Mentalidades - Práticas educativas. Lisboa, 1996. v. 1. p. 559-570.

  • MATTOS, I. R. . Alencar, Varnhagen e a formação dos brasileiros: uma prática pedagógica na. In: V Congresso luso-brasileiro de história da educação - Igreja, Estado, Sociedade civil. Instâncias promotoras de Ensino, 2004, Évora. Livro de Resumos. Évora: Universidade de Évora - Portugal, 2004. v. 1.

  • MATTOS, I. R. . Dialogando com a obra de istván Jancsó: algumas considerações sobre a contribuição desse historiador do Brasil para os debates recentes da historiografia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MATTOS, I. R. . Prefácio do livro História e Educação. Dialogando com as fontes. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Prefácio do livro Descobrimentos de Capistrano: a História do Brasil ?a grandes traços e largas malhas. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Em terreno movediço. Biografia e história na obra de Octávio Tarquínio de Sousa. Livro de autoria de Márcia de Almeida Gonçalves. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009 ("Orelha").

  • MATTOS, I. R. . Prefácio do livro: Iconografia e patrimônio: o Catálogo da Exposição de História do Brasil e afisionomia da nação.. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Liberais e povo: a construção da hegemonia liberal-moderada na província de Minas Gerais (1830-1834).. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Iconografia e patrimônio. Um estudo da Exposição de História do Brasil de 1881 e seu catálogo monumental.. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Orelha do livro: Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Orelha do livro: A república consentida. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio deJaneiro, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. . Anísio Teixeira e a Universidade de Educação. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MATTOS, I. R. ; RICCI, M. M. . Atribulações de um padre regente. Campinas: EdUnicamp, 2001 ("Orelha").

  • MATTOS, I. R. . Assombrações de um padre regente. Diogo Antônio Feijó, 1784-1843. Campinas, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MATTOS, I. R. . Projeto "Da Caixa Montepio à PREVI: 100 anos do maior fundo de pensão da América Latina. 2004.

MATTOS, I. R. . Consultor ad hoc da FAPERJ. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor ad hoc do CNPq. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor ad hoc da FAPESP. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor do projeto e sub-coordenador. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor de Projetos de Pesquisa. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor de Projetos de Pesquisa. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor de Projetos de Pesquisa. 2003.

MATTOS, I. R. . Consultor do Projeto República on line - Museu da República. 2002.

MATTOS, I. R. . Assessor da CAPES. 2002.

MATTOS, I. R. . Assessor do CNPq. 2002.

MATTOS, I. R. . Assessor da FAPERJ. 2002.

MATTOS, I. R. . Assessor da FAPESP. 2002.

MATTOS, I. R. . Consultor do Projeto República on line - Museu da República. 2001.

MATTOS, I. R. . Brasil 500 anos. Obras raras relacionadas ao Descobrimento do Brasil. 2000.

MATTOS, I. R. . Assessor da CAPES. 1999.

MATTOS, I. R. . Assessor do CNPq. 1999.

MATTOS, I. R. . Assessor da FAPERJ. 1999.

MATTOS, I. R. . Assessor da FAPESP. 1999.

MATTOS, I. R. . História do Brasil. Centro de Informações. Módulo A América Portuguesa. 1999.

MATTOS, I. R. . Assessor da CAPES. 1999.

MATTOS, I. R. . Assessor do CNPq. 1999.

MATTOS, I. R. . Consultor do Projeto. 1999.

MATTOS, I. R. . Consultor técnico. 1998.

MATTOS, I. R. . Consultor técnico. 1998.

MATTOS, I. R. . Consultor técnico. 1998.

MATTOS, I. R. . Consultor técnico. 1998.

MATTOS, I. R. . Arquivo História - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 1997.

MATTOS, I. R. . Membro do Comitê Assessor de História. 1997.

MATTOS, I. R. . Consultor da série Brasil, um país em construção. 1997.

MATTOS, I. R. . Membro do Comitê Assessor da área de História. 1997.

MATTOS, I. R. . Membro da Comissão do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. 1997.

ILMAR, R. M. ; MATTOS, I. R. . Arquivo História - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 1996.

MATTOS, I. R. . Prefeitura Municipal de Vitória - Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. 1996.

MATTOS, I. R. . Membro do Conselho Histórico do Museu Nacional. 1995.

MATTOS, I. R. . Consultor para a Área de História da Proposta Cuuricular MULTIEDUCAÇÃO. 1993.

MATTOS, I. R. . Capítulos de Capistrano. 2001.

MATTOS, I. R. . No sítio de José Bento: patrimônio, imagem de infância e lingua nacional na obra infantil de Monteiro Lobato. 2001.

MATTOS, I. R. . Parecerista ad hoc. 2001.

MATTOS, I. R. . Parecerista. 2001.

MATTOS, I. R. . Parecerista para a FAPERJ. 2001.

MATTOS, I. R. . Parecerista ad hoc - CAPES. 2001.

MATTOS, I. R. . Membro do Comitê Externo de avaliação do Congresso do PIBIC da UERJ. 1999.

MATTOS, I. R. . Relatório do Comitê de Avaliação Externa do Curso de Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. 1999.

MATTOS, I. R. . Relatório Parcial do Projeto Integrado financiado pelo CNPq: Monteiro Lobato e Cecília Meirelles: novos descobrimentos. 1998.

MATTOS, I. R. . Parecerista do Projeto - Parâmetros Curriculares Nacionais - 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. 1997.

MATTOS, I. R. . Membro do Conselho do Museu Histórico Nacional. 1997.

MATTOS, I. R. . Membro da Comissão de avaliação de Curso Graduação. 1997.

MATTOS, I. R. . Membro da Comissão do Prêmio Nelson Chaves de teses sobre o Norte e Nordeste. 1997.

MATTOS, I. R. . Curso de Extensão: A formação do Estado Imperial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . A Formação do Estado Nacional Brasileiro. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . A Formação do Estado Nacional Brasileiro. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATTOS, I. R. . Ordem e Civilização no Império do Brasil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . Curso de Extensão: A formação do Estado Nacional Brasileiro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . Curso de Extensão: A formação do Estado Nacional XXX PREPES. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . Revista Manguinhos - História, Ciências, Saúde. 2002. (Editoração/Periódico).

MATTOS, I. R. . Conselho Editor de Rascunhos de História - Revista do Departamento de História da PUC-Rio. 2002. (Editoração/Periódico).

MATTOS, I. R. . Conselho Consultivo da revista Varia História. 2002. (Editoração/Periódico).

MATTOS, I. R. . Conselho Consultivo da Revista Estudos Históricos. 2002. (Editoração/Periódico).

MATTOS, I. R. . Curso de Extensão: A formação do Estado Nacional Brasileiro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . A Formação do Estado Imperial. 1999. .

MATTOS, I. R. . Brasil: una experiência historica - Problemas de História Americana: História Social del Brasil. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, I. R. . Conselho Consultivo. 1999. (Editoração/Periódico).

MATTOS, I. R. . Curso de Extensão: PREPES - XXVI Programa - História do Brasil - A Formação do Estado Imperial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . Curso de Extensão: Política no Brasil Império. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MATTOS, I. R. . Palavras do Brasil: vocabulário e experiência histórica no Império do Brasil. 2003 (Projeto de Pesquisa) .

MATTOS, I. R. . Palavras do Brasil: vocabulário e experiência histórica no Império do Brasil. 2003 (Projeto de Pesquisa) .

MATTOS, I. R. . - O conservadorismo a serviço da memória: tradição e patrimônio no pensamento de Gustavo Barroso. 2002 (Membro da banca) .

MATTOS, I. R. . Brasil Colônia: História e histórias. 2002 (Membro da banca) .

MATTOS, I. R. . Retratos da educação doméstica no Brasil do século XIX: a preceptoria como estratégia na luta entre o Governo da Casa e o Governo do Estado.. 2002 (Membro da banca) .

MATTOS, I. R. . O papel da Editora Brasiliense no processo de transição democrática (1979-1985).. 2002 (Membro da banca) .

MATTOS, I. R. ; FERNANDES, P. P. S. ; DIAS, M. O. S. . Elites dirigentes e projeto nacional; a formação de um corpo de funcionários do Estado do Brasil. 2001 (Membro de banca examinadora de tese de doutorado) .

MATTOS, I. R. ; CHAVES, M. W. ; MENDONÇA, A. W. P. . A escola anisiana dos anos 30: fragmentos de uma experiência. 2001 (Membro da banca examinadora de tese de dourorado) .

MATTOS, I. R. ; SIMÕES, V. S. ; CAMARGO, S. . O Brasil na segunda conferencia de paz em Haia e a política exterior do Barão do Rio Branco. 2001 (Membro da banca examinadora de dissertação de Mestrado) .

MATTOS, I. R. . As Religiões das Aldeias. 2000 (Orientador de Exame de Qualificação) .

MATTOS, I. R. . O Teatro das coisas naturais do Brasil. 2000 (Orientador de Exame de Qualificação) .

MATTOS, I. R. . Musa Travessa. Bastos Tigre e a Literatura da belle époque carioca. 2000 (Membro da banca examinadora de dissertação de Mestrado) .

MATTOS, I. R. . Anarquistas, Rusquentos e demagogos: os liberais exaltados e a formação da esfera pública na corte imperial (1829-1834). 2000 (Membro da banca examinadora de dissertação de Mestrado) .

MATTOS, I. R. . As Culturas do Brasil. História Natural no Setecentos luso-brasileiros. 2000 (Membro da banca examinadora de tese de dourorado) .

MATTOS, I. R. ; MONTEIRO, R. N. B. . O Rei no Espelho - A Monarquia Portuguesa e a Colonização da América - 1640-1720. 1999 (Membro da banca examinadora de tese de dourorado) .

MATTOS, I. R. ; MUAZE, M. A. F. . A DESCOBERTA DA INFÂNCIA: A construção de um habitus civilizado na boa sociedade imperial. 1999 (Membro de banca de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. . Artifício e Natureza: a conquista do Oeste brasileiro segundo Sergio Buarque de Holanda. 1999 (Membro da banca examinadora de tese de dourorado) .

MATTOS, I. R. ; PAULETTO, L. P. S. ; Ensaio de Luzes Sobre Um Brasil Pitoresco:O Projeto Fotografico de Victor Frond. 1998 (TESE DE DOUTORAMENTO) .

MATTOS, I. R. ; CHUVA, M. R. R. ; Os Arquitetos da Memoria: A Construçao do Patrimonio Historico e Artistico Nacional No Brasil (Anos 30 e 40). 1998 (TEWSE DE DOUTORAMENTO) .

MATTOS, I. R. ; POVOA NETO, H. ; No Caminho das Pedras: Itinerários Na Formacao da Mobilidade Garimpeira Em Goias. 1998 (TESE DE DOUTORAMENTO) .

MATTOS, I. R. ; MUNTEAL FILHO, O. ; Uma Sinfonia Para O Novo Mundo. A Academia Real das Ciesncias de Lisboa e Os Caminhos da Ilustracao Luso-Brasileira Na Crise do Antigo Sistema Colonial. 1998 (TESE DE DOUTORAMENTO) .

MATTOS, I. R. . O Humilde e O Sublime A Representação do Bandeirante Na Historiografia Paulista. 1997 (Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. . Artífices da Reconciliação: Intelectuais e Vida Pública No Pensamento de Mário de Andrade. 1997 (Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. . Canudos: As Histórias Que Conta(M) A História. Uma Análise do Discurso Histórico. 1997 (Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado) .

BICALHO, M. F. B. ; MATTOS, I. R. . A Cidade e O Imperio: O Rio de Janeiro Na Dinamica Colonial Portuguesa. Seculos Xvii e Xviii. 1997 (TESSE DE DOUTORAMENTO) .

BICALHO, M. F. B. ; MATTOS, I. R. . A Cidade e O Imperio: O Rio de Janeiro Na Dinamica Colonial Portuguesa. Seculos Xvii e Xviii. 1997 (TESE DE DOUTORAMENTO) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Nas Fronteiras do Poder: Conflitos de Terra e Direito Agrário No Brasil de Meados do Século Xix. 1996 (Membro de banca examinadora de tese de doutorado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Do Brinquedo À Brincadeira. Práticas e Representações Sobre O Brinquedo e O Ato de Brincar Na Brinquedoteca Brincando Com Arte. 1996 (Membro de banca de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Banca Examinadora do Concurso Público Para Professor Adjunto, do Departamento de História da Ufrj. 1996 (Membro da banca) .

MATTOS, I. R. ; HISTÓRIA, M. C. A. ; Membro do Comitê Assessor de História - Cnpq. 1996 (Membro do comitê) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Membro do Conselho Histórico do Museu Histórico Nacional. 1996 (Membro do Conselho) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Manguinhos - História, Ciências, Saúde. 1996 (Editor Associado da Revista) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; I Congresso Nacional de História do Brasil Império. 1996 (Participação) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 1996 (Participação) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; As Concepções de Trabalho e Educação Segundo O Ideário Anarquista No Movimento Operário da Primeira República. 1996 (Membro da banca examinadora de dissertação de Mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Revoltas, Fiscalidade e Identidade Colonial Na América Portuguesa. Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais - 1640-1761. 1996 (Membro da banca examinadora de tese de dourorado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Ler e Escrever Para Contar. 1996 (Elaboração de Projeto) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Parâmetros Curriculares Nacionais - História. 1996 (Parecer Técnico) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Prefeitura Municipal de Vitória - Cmct - Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. 1996 (Assessoria Técnica - Área de Ciências Humanas) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; No Reino do Desejado. A Construção do Sebastianismo Em Portugal (Séculos Xvi e Xvii). 1996 (Membro de banca examinadora de tese de doutorado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Prepes - Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Puc-Mg. 1995 (Cursos) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Prepes - Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Puc-Mg. 1995 (Cursos) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Prepes - Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Puc-Mg. 1995 (Cursos) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Ensino da História Como Produção. 1995 (Palestra) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Política No Brasil Império. 1995 (Palestra) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Ensino de História Como Produção. 1995 (Palestra) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; História e Cinema: Uma Imagem do Brasil Nos Anos 30. 1995 (Membro de banca examinadora de tese de doutorado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; A Loucura Na Cidade do Rio de Janeiro: Idéias e Vivências. 1995 (Membro de banca examinadora de tese de doutorado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Sujeito Histórico Na Sala de Aula. 1995 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Papel dos Princípios Pedagógicos Anarquistas Nas Práticas Cotidianas de Seus Militantes: As Tentativas de Vivência das Idéias e Seus Impasses. 1995 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Mulheres de Bronze. 1995 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Ensino Tradicional de História: Um Muro Já Transposto. 1995 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Banca Examinadora do Concurso Público Para Professor Adjunto, do Departamento de História da Ufrj. 1995 (Membro da banca) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Membro do Comitê Assessor de História - Cnpq. 1995 (Membro do Comitê) .

MATTOS, I. R. ; NACIONA, M. C. H. M. H. ; Membro do Conselho Histórico do Museu Histórico Nacional. 1995 (Membro do Conselho) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Rascunhos de História. 1995 (Conselho Editor) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Estudos Históricos. 1995 (Membro do Consellho Consultivo) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Varia História. 1995 (Membro do Conselho Consultivo) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Ii Encontro de Professores Pesquisadore Na Área do Ensino de História. 1995 (Participação) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Procam - Programa de Capacitação Máxima - Secretaria de Administração e Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Capacitação de Dirigentes de Unidades Escolares. 1994 (Curso) .

ILMAR, R. M. ; MATTOS, I. R. . A Historiografia Brasileira. 1994 (Curso de Especialização em História) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Colonização e Colonialismo Na América Portuguesa. 1994 (Curso de Especialização em História) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; A Literatura e O Literato No Rio de Janeiro do Século Xix. 1994 (Membro de banca examinadora de tese de doutorado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; Natureza e Civilização No Brasil Na Segunda Metade do Século Xix: A Floresta da Tijuca. 1994 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Brasil Mestiço: Discurso e Prática Sobre Relações Raciais Na Passagem do Século Xix Para O Século Xx. 1994 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ILMAR, R. M. ; O Encontro do Rei Com Vênus: A Trajetória do Observatório do Castelo No Ocaso do Império. 1994 (Membro de banca examinadora de dissertação de mestrado) .

MATTOS, I. R. ; ADJUNTO, D. H. U. B. E. C. P. P. P. ; Banca Examinadora do Concurso Público Para Professor Adjunto, do Departamento de História da Ufrj. 1994 (Membro da banca) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Por que ensinar História? Aprender História para quê? Como formar um professor de História, Descrição: O Programa PIBID pretende incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ilmar Rohloff de Mattos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - Atual

    Nação e nacionalismos nas Américas, Descrição: Promove estudos comparados sobre etnicidade, nacionalismo e formação da nação nas Américas, onde ex-colônias com populações multiétnicas e de imigrantes forjaram diferentes tradições de nacionalidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ilmar Rohloff de Mattos - Integrante / Marco Antonio Villela Pamplona - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - Atual

    A Formação do Brasil e Chile no século XIX: Temas para uma história comparada., Descrição: Trabalho de colaboração entre acadêmicos chilenos e brasileiros, para a elaboração e publicação conjunta do livro intitulado - A Formação do Brasil e Chile no século XIX: temas para uma história comparada. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilmar Rohloff de Mattos - Integrante / Marco Antonio Villela Pamplona - Integrante / Ana Maria Stuven - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Palavras do Brasil. Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa PALAVRAS DO BRASIL ? Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil tem como objetivo, através da trajetória histórica do Império do Brasil, compreender como novas palavras são incorporadas e antigas resignificadas expressando as experiências vividas pelos agentes sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ilmar Rohloff de Mattos - Coordenador / Selma Rinaldi de Mattos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Professor Emérito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2006

Orientador da Tese de Doutoramento ?Com o arado do pensamento: a cultura democrática e científica da década de 1880 no Rio de Janeiro?, de autoria de Maria Teresa Chaves de Mello, Prêmio ANPUH ? Rio de História ? 2006 (1o. lugar)..

1998

Prêmio da Secretaria Municipal de Cultura / Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para Teses e Monografias sobre o Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura / Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

1986

Prêmio Literário Nacional - História - Categoria obra inédita - O Tempo Saquarema, Ministério da Cultura - Instituto Nacional do Livro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História. , Rua Marques de São Vicente, 225, sala 512F, Gávea, 22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 31141100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1999 - 1999

Universidad de Buenos Aires

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0

Outras informações:
Curso inaugural da Cátedra de Estudos Brasileiros

Atividades

  • 10/1999 - 12/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas de História Americana: História Social del Brasil

  • 09/1999 - 11/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Brasil: uma experiência histórica - problemas de História Americana

1971 - 1999

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Carga horária: 20

1966 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Conselho de Ensino e Pesquisa.

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .,Cargo ou função, Comissão Geral do Departamento.

  • 01/2008

    Direção e administração, Departamento de História, Licenciatura em História, modalidade de Educação a Distância.,Cargo ou função, Coordenador acadêmico do curso de Licenciatura em História ? modalidade ensino a distância..

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura.,Cargo ou função, Colegiado da Pós-Graduação.

  • 07/2006

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em História, modalidade Ensino a Distância.

  • 01/2005

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Vestibular.

  • 01/2005

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do Centro de Ciências Sociais.

  • 01/2005

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Geral do Departamento.

  • 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Vestibular.

  • 03/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

  • 03/1988

    Ensino, História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação I, Seminário de Dissertação II, Seminário de Tese I, Seminário de Tese II, Seminário de Tese III, Seminário de Dissertação III

  • 03/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pós-Graduação.

  • 03/1966

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, História do Brasil II, Seminário Especial em História Social, Tutoria I, Prática de Ensino em História I, Prática de Ensino em História II

  • 08/2012 - 02/2018

    Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Coordenador de área do Subprojeto - História - PIBID, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID ? MEC-CAPES.

  • 01/1980 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino-Aprendizagem de História

  • 03/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, História do Brasil II

  • 03/2008 - 12/2008

    Ensino, História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese I, Estágio Docência - Doutorado, Estágio Docência - Mestrado

  • 08/2004 - 12/2006

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 08/2004 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Conselho Departamental do CCS.

  • 01/2001 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 12/1999 - 12/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador de curso - Coordenador do Curso de Graduação em História.

  • 03/1995 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do colegiado de Graduação.

  • 08/1999 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 08/1997 - 08/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador do PROIN.

  • 03/1997 - 12/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 03/1997 - 10/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 03/1995 - 12/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 08/1992 - 08/1995

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Vice-Decano do Centro de Ciências Sociais.

  • 08/1992 - 08/1995

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador Setorial de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais.

  • 03/1990 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 05/1990 - 08/1992

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 03/1988 - 03/1990

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador de Ensino do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura.

  • 03/1987 - 12/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 03/1985 - 03/1987

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador Central de Graduação da PUC-Rio.

  • 03/1983 - 03/1985

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador Setorial de Graduação do Centro de Ciências Sociais.

2010 - 2016

Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Consultor da área de História, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10