Mariê Augusta de Souza Pinto

Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA (2013). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Martha Falcão (2007). Graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Atuou como professora na Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), no Centro Universitário do Norte (UNINORTE), no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), Instituto de Teologia Aplicada (INTA), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), PARFOR (UFAM); PARFOR (UEA).Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) Tem experiência na área de Educação, Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Aprendizagem; Educação de Surdos; Lúdico; Artes e Educação.Introdução à Psicopedagogia. Psicologia da Aprendizagem. Atuou como Coordenadora de Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação - SEMED em Parintins - Am . Coordenadora de Educação Inclusiva na Coordenadoria Regional de Educação de Paintins - CREP/SEDUC. Professora Substituta da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013), atuando nas áreas de Metodologia do Ensino de Ciências nos anos iniciais; Metodologia do Ensino de História nos anos iniciais. Coordenadora do Centro de Atendimento ao Surdo - CAS/AM. Atualmente é Professora Formadora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (CEPAN) - SEDUC. Autora dos livros Minha Tabuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), 4a. edição (2013). Surdez, cognição e matemática (2018).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amaz

2010 - 2013

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdos.,Ano de Obtenção: 2013
Yuri Expósito Nicot.Palavras-chave: COGNIÇÃO.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação Especial e Inclusiva

2005 - 2007

faculdade martha falcão
Título: Diversidade: Educação de Surdos através de uma proposta bilingue.
Orientador: Patrícia Farias Frantinel Trevisan

Graduação em Normal Superior

2002 - 2005

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Surdez, uma experiência visual
Orientador: Dilza Marialva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial e Inclusiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINTO, M. A. S. . Seminário Regional de Formação para Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. 2014. (Outro).

PINTO, Mariê . VIII Seminário de Formação de Continuada de Professores em Atendimento Educacional Especializado - AEE. 2013. (Outro).

PINTO, M. A. S. . DIA DA EFICIÊNCIA. 2013. (Outro).

PINTO, M. A. S. . A Educação Inclusiva no Município de Parintins: fio condutor entre a escola, a família e a comunidade.. 2013. (Outro).

PINTO, M. A. S. . I Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia - SECAM. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Seminário de Formação dos Profissionais da Educação / Formação de Professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência.O PARFOR no Amazonas: experiências integradoras com os acadêmicos do curso de Geografia no Município de Maraã. 2019. (Seminário).

II ENCONTRO DE SURDOS E INTERPRETES DE LIBRAS DE SANTAREM.Minha Tabuada em LIBRAS. 2015. (Encontro).

Seminário Regional para Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade.Seminário Regional de Formação para Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. 2014. (Seminário).

2o. Seminário de Sensibilização sobre Acessibilidade, Tema: Tecnologia Assistiva.2o. Seminário de Sensibilização sobre Acessibilidade, Tema: Tecnologia Assistiva. 2013. (Seminário).

2o Seminário de Sensibilização sobre Acessibilidade, de Tema: Tecnologia Assistiva..Minicurso de Construção de Materiais Didáticos Adaptados. 2013. (Seminário).

2o Seminário de Sensibilização sobre Acessibilidade, de Tema: Tecnologia Assistiva..Pedagogia Diferenciada. 2013. (Seminário).

III Conferência Municipal de Educação.III Conferência Municipal de Educação. 2013. (Outra).

REATECH 2013.Minha Tabuada em Libras. 2013. (Outra).

Ciências e Cognição 2012 - II Encontro Ciências e Cognição. Raciocínio e resolução de problemas em matemática: a investigação no mundo do silêncio. 2012. (Congresso).

Ciências e Cognição 2012 - II Encontro Ciências e Cognição.II Encontro Ciências e Cognição. 2012. (Encontro).

Ciências e Cognição 2012 - II Encontro Ciências e Cognição.Distúrbios de Linguagem e Educação Inclusiva. 2012. (Outra).

I Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências.I Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências. 2012. (Outra).

III Seminário Ciências e Cognição: Novas Fronteiras Cognitivas.III Seminário Ciências e Cognição / I Encontro Ciências e Cognição: Novas Fronteiras Cognitivas. 2011. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdos.. 2011. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA - COORDENAÇÃO.Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia - Universidade do Estado do Amazonas. 2011. (Simpósio).

X CONGRESSO INTERNACIONAL E XVI SEMINÁRIO NACIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS. EDUCAÇÃO DE SURDOS : A CONQUISTA DE NOVOS TERRITÓRIOS. 2011. (Congresso).

XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.LIBRAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2011. (Simpósio).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. 2011. (Encontro).

1o. SEMINÁRIO EFICIÊNCIA - 1o. ENCONTRO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.1o. SEMINÁRIO EFICIÊNCIA. 2010. (Seminário).

INSTRUTORA DO CURSO DE EXTENSÃO: PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS ESPECIAIS NAS ÁREAS: VISUAL, AUDITIVA E PARALISIA CEREBRAL.PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS ESPECIAIS NA ÁREA DE SURDEZ. 2010. (Outra).

Instrutora do Curso de Extensão: Práticas Alternativas de Recursos Didáticos para Alunos Especiais nas áreas: Visual, Auditiva e Paralisia Cerebral..Instrutora do Curso de Extensão: Práticas Alternativas de Recursos Didáticos para Alunos Especiais nas áreas: Visual, Auditiva e Paralisia Cerebral.. 2010. (Outra).

I Seminário Regional Norte de EPCT INCLUSIVA / II Encontro Regional Norte de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNEs.I Seminário Regional Norte de EPCT INCLUSIVA / II Encontro Regional Norte de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNEs. 2010. (Seminário).

I Seminário Regional Norte de EPCT INCLUSIVA / II Encontro Regional Norte de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNEs.Oficina "Procedimentos Básicos para Atendimento ao Aluno com Deficiência Auditiva".. 2010. (Oficina).

I Seminário Regional Norte de EPCT INCLUSIVA / II Encontro Regional Norte de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNEs.Oficina "Procedimentos Básicos para Atendimento ao Aluno com Deficiência Visual".. 2010. (Oficina).

INSTRUTORA DO CURSO DE EXTENSÃO: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)..Curso de Extensão: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2009. (Outra).

Instrutora do Curso de Extensão - LIBRAS.Instrutora do Curso de Extensão - LIBRAS. 2009. (Outra).

Primeiro Encontro de Intérpretes.Primeiro Encontro de Intérpretes. 2009. (Encontro).

Seminário: "Tecnologia Assistiva a Serviço da Educação Inclusiva"..Tecnologia Assistiva a Serviço da Educação Inclusiva".. 2009. (Seminário).

XI ENEJA - Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.. XI ENEJA - Encomtro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.. 2009. (Congresso).

Conferencista ?Diversidade :Educação de Surdos através de uma proposta bilíngüe..I Mostra de Estudos Cientificos do Proformar. 2008. (Seminário).

Conferencista Relatos de Experiencia ?Minha Tabuada em Libras?.I Mostra de Estudos Cientificos do Proformar. 2008. (Seminário).

Congressista do Seminário Internacional do PROFORMAR.I Mostra de Estudos Cientificos do Proformar. 2008. (Seminário).

Curso de Extensão para Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS..Curso de Extensão para Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2008. (Seminário).

Evento de Extensão Linguistica e Ensino de Portugues para Surdos.Diversidade : Educação de Surdos Através de uma Propósta Bilingue. 2008. (Oficina).

III Mostra Interinstitucional de Extensão : apresentação oral.?Diversidade : Educação de Surdos através de uma proposta bilíngue?.?Diversidade : Educação de Surdos através de uma proposta bilíngue?. 2008. (Seminário).

II Jornada de Educação ? Educação Especial..Jornada de Educação ? Educação Especial.. 2008. (Seminário).

Linguistica e Ensino de Português para Surdos..Linguistica e Ensino de Português para Surdos pela Universidade de Brasília.. 2008. (Outra).

Seminário Internacional: apresentação oral ?Minha Tabuada em Libras?.I Mostra de Estudos Cientificos do Proformar. 2008. (Seminário).

A Organização Profissional do ILS ( Intérprete de Língua de Sinais):?Questões Emergentes?..A Organização Profissional do ILS ( Intérprete de Língua de Sinais):?Questões Emergentes?.. 2007. (Seminário).

Instrutora do Curso de Educação Inclusiva para Formação continuada de Professores em Braille e Libras..Educação Inclusiva para Formação continuada de Professores em Libras.. 2006. (Seminário).

Seminário nacional:?Reflexões sobre as práticas na Educação de Surdos e Surdocegos?.Minha Tabuada em Libras. 2006. (Seminário).

Seminário nacional:?Reflexões sobre as práticas na Educação de Surdos e Surdocegos? (apresentação oral?Minha Tabuada em Libras?).Minha Tabuada em Libras. 2006. (Seminário).

Curso Capacitação de Intérprete Libras (Língua Brasileira de Sinais)..Capacitação de Intérprete Libras (Língua Brasileira de Sinais).. 2005. (Seminário).

Curso de Extensão .?Língua de Sinais Aplicado a Educação?.?Língua de Sinais Aplicado a Educação?. 2005. (Seminário).

Evento de extensão INTERPRETAÇÃO LÍNGUA DE SINAIS/PORTUGUÊS. Evento de extensão INTERPRETAÇÃO LÍNGUA DE SINAIS/PORTUGUÊS pela Universidade de Brasília. 2005. (Congresso).

Seminário sobre Educação e Surdez..Educação e Surdez.. 2004. (Seminário).

I Encontro de Surdos do Amazonas..I Encontro de Surdos do Amazonas.. 2001. (Seminário).

Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.Treinamento em LIBRAS. 2000. (Oficina).

Curso de Libras ? Aspectos Pedagógicos..Curso de Libras. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Railce da Silva de Azevedo

PINTO, M. A. S.. Formação docente inicial: contribuições das práticas vivenciadas no espaço escolar pelo PIBID em uma perspectiva interdisciplinar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bruna Azevedo de Oliveira

PINTO, M. A. S.. O uso da linguagem figurada para a concepção metafórica em crianças no Espectro Autista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Elcione Oliveira Rodrigues

PINTO, M. A. S.. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o papel social e formador do professor frente as dificuldades do aluno.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Geana de Jesus Prestes

PINTO, M. A. S.. A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - na formação de professores do 1o ao 5o Ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Michely dos Santos Ferreira

PINTO, M. A. S.. O uso da Literatura Infantil de forma lúdica nas séries iniciais para crianças surdas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Ivone Teixeira da Silva

PINTO, M. A. S.. A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Kátia Custódia da Silva

PINTO, M. A. S.. A importância do lúdico na Formação do Educador da Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Kamila de Kássia Araújo da Silva e Maria Onete Nogueira Dias

PINTO, M. A. S.. A importância dos jogos no ensino da matemática nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Joiane Oliveira Pinheiro e Merijane de O

PINTO, M. A. S.. Pinheiro Moreira.A inclusão através do lúdico na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Filomena Onety Saldanha e Inês Maria Batista Moreira

PINTO, M. A. S.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Aluno: Vanessa Ribeiro Bacelar e Josiane Gomes Ribeiro

PINTO, M. A. S.. Dificuldades de aprendizagem dos alunos surdos na alfabetização.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

AUGUSTO FACHIN TERÁN

NICOT, Y. E.;BARBOSA, I. S.; CORRERA, C. M. C.;Fachín-Terán, A.; KALHIL, J. B.. Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.

Claudio Manoel de Carvalho Correia

Mariê Pinto; Yuri Nicot;CORREIA, C. M. C.; Ierecê Barbosa. Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdos. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Patricia Sánchez Lizardi

Raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos em estudantes surdos: Uso de uma didática diferenciada (LIBRAS); Início: 2010; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Yuri Expósito Nicot

OS PROCESSOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE UMA DIDÁTICA ESPECÍFICA PARA ESTUDANTES SURDOS; ; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Yuri Expósito Nicot

Os Processos cognitivos da Aprendizagem Matemática por méio de uma Didática específica; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas,; Orientador: Yuri Expósito Nicot;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, M. A. S. ; GOMES, A. M. S. ; NICOT, Y. E. . A experiência visual como elemento facilitador na Educação em Ciências para alunos surdos. Areté (Manaus) , v. 5, p. 147-152, 2012.

  • PINTO, Mariê ; FONSECA, M. A. . Surdez, cognição  e matematica. 01. ed. Manaus: Oriente e Damasceno Servicos Graficos Ltda, 2018. v. 300. 100p .

  • PINTO, Mariê . Minha Tabuada em Libras. 4a. ed. MANAUS: , 2013. v. 1000. 184p .

  • PINTO, M. A. S. . Minha Tabuada em Libras 3ª edição ampliada e atualizada. 3ª. ed. Manaus: IFAM - Instituto Federal do Amazonas, 2010. v. 400. 118p .

  • PINTO, M. A. S. . Minha Tabuada em Libras 1ª edição. 1ª. ed. Manaus: Cefet, 2005. v. 1500. 80p .

  • PINTO, M. A. S. . Revista Sentidos. É do Amazonas aquela que é considerada a primeira tabuada para pessoas com deficiência auditiva no Brasil, Revista Sentidos, , v. 77, 18 abr. 2013.

  • PINTO, M. A. S. . Institutos Federais expõem projetos de acessibilidade. Jornal Correio do Brasil, Portal MEC, 12 abr. 2012.

  • PINTO, M. A. S. . Tabuada em Libras reconhecida pelo MEC. Novo Horizonte, Parintins, p. 9 - 9, 12 dez. 2009.

  • PINTO, M. A. S. . 'Minha Tabuada Em Libras. Amazonas em Tempo (Arte Final), Manaus, p. D1 - D1, 26 out. 2005.

  • PINTO, M. A. S. . Surdos ganham tabuada. O Estado do Amazonas, Manaus, p. 4 - 4, 23 out. 2005.

  • PINTO, M. A. S. ; NICOT, Y. E. . Minha Tabuada em Libras (Lingua Brasileira de Sinais). In: I Encontro do Departamento de Fisica e Astronomia para a Educacao Inclusiva, 2017, Potugal. Minha Tabuada em Libras (Lingua Brasileira de Sinais), 2017.

  • PINTO, M. A. S. ; LIZARDI, P. S. ; Dalmir Pacheco . Minha Tabuada em Libras. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Minha Tabuada em Libras, 2011.

  • PINTO, M. A. S. ; LIZARDI, P. S. . A EXPERIÊNCIA VISUAL COMO ELEMENTO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. A EXPERIÊNCIA VISUAL COMO ELEMENTO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS, 2011.

  • PINTO, M. A. S. . Minha Tabuada em Libras. In: Reflexões sobre as práticas na educação de surdos e surdocegos, 2006, Belém. Minha Tabuada em Libras. Manaus: CEFET, 2006. v. 01. p. 15-80.

  • PINTO, M. A. S. ; LIZARDI, P. S. . Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para alunos surdos. SECAM 2011 , 2011.

  • PINTO, Mariê . Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Mariê . Educacao Especial - SURDEZ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Mariê . Libras: Liberdade e Inclusão do Surdo na sociedade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, M. A. S. . Minha Tabuada em Libras - Surdez, cognição  e matematica - relatos de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, M. A. S. . O Dialogo da Escola Rural e a Educacao Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, Mariê . Minha Tabuada em LIBRAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, M. A. S. . ?Língua Brasileira de Sinais: um recurso de inclusão social?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, M. A. S. ; LIZARDI, P. S. . Racicínio e resolução de problemas: uma investigação no mundo do silêncio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, M. A. S. ; Dalmir Pacheco ; LIZARDI, P. S. . Minha Tabuada em LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, M. A. S. ; LIZARDI, P. S. . A Experiência visual como elemento facilitador na educação em ciências para alunos surdos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, M. A. S. . Libras: Liberdade e Inclusão do surdo na sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, M. A. S. . Tabuada em Libras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, M. A. S. . Papo Firme. 2013.

PINTO, M. A. S. . Ciências e Cognição 2012 - II Encontro Ciências e Cognição.Distúrbios de Linguagem e Educação Inclusiva. 2012.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINTO, M. A. S. . Institutos Federais expõem projetos de acessibilidade. Jornal Correio do Brasil, Portal MEC, 12 abr. 2012.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, M. A. S. . Programa Magazine: Minha Tabuada Em Libras. 2010.

PINTO, M. A. S. . Tabuada em Libras reconhecida pelo MEC. Novo Horizonte, Parintins, p. 9 - 9, 12 dez. 2009.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, M. A. S. . Surdos ganham tabuada. O Estado do Amazonas, Manaus, p. 4 - 4, 23 out. 2005.. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, M. A. S. . 'Minha Tabuada Em Libras. Amazonas em Tempo (Arte Final), Manaus, p. D1 - D1, 26 out. 2005. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, M. A. S. . Programa Nosso Encontro: Minha Tabuada em Libras.. 2005.

PINTO, M. A. S. . LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, M. A. S. . INSTRUTORA DO CURSO DE EXTENSÃO: PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS ESPECIAIS NAS ÁREAS: VISUAL, AUDITIVA E PARALISIA CEREBRAL.PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS ESPECIAIS NA ÁREA DE SURDEZ.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, M. A. S. . TUPÃ. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Libras - confecção de materiais didáticos em Libras).

PINTO, M. A. S. . LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, M. A. S. . LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, M. A. S. . Instrutora do Curso de Educação Inclusiva para Formação continuada de Professores em Braille e Libras. Educação Inclusiva para Formação continuada de Professores em Libras.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

PROFESSORA HOMENAGEADA DO CURSO DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

2013

PROFESSORA HOMENAGEADA PELA AUTORIA DO LIVRO "MINHA TABUADA EM LIBRAS" - Língua Brasileira de Sinais. 2013/02, Instituto Fedral do Amazonas - IFAM.

2013

MOÇÃO DE APLAUSOS, Câmara Municipal de Parintins 2013/01 - Vereadora Vanessa Gonçalves.

2012

PARANINFA DO CURSO DE PEDAGOGIA 2012/02, FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO.

2011

PROFESSORA HOMENAGEADA DO CURSO DE PEDAGOGIA 2011/01, FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2012

    FAMETRO - Faculdade Metropolitana de Manaus

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Teoria e Prática da Educação Especial. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Fundamentos Metodológicos do Ensino de Artes na Educação Especial. Concepção e Metodologia do Ensino para Alunos com Deficiências Múltiplas. Fundamentos da Educação Especial.

  • 2007 - 2008

    Faculdades Inta - Instituto de Teologia Aplicada

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Disciplina Ministrada: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

  • 2008 - 2012

    IFAM - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

    Vínculo: Professora do Curso de LIBRAS, Enquadramento Funcional: Colaborador

  • 2010 - 2010

    CIESA - Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Disciplina Ministrada: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

  • 2010 - 2012

    UNINORTE - CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Teoria e Prática da Educação Especial.

  • 2013 - 2015

    Secretaria Municipal de Educação de Parintins

    Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenado de Educação Inclusiva, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolvimento de ações de formação de professores, avaliação e acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados na Educação Especial, assessoramento pedagógico aos educadores que atuam na Educação especial. (2013 a 06/2015)

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor pelo Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no município de São Gabriel da Cachoeira - AM (2013-01); Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no município de Itacoatiara - AM (2013-02).

  • 2019 - Atual

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor PARFOR, Enquadramento Funcional: P

    Outras informações:
    Professor pelo Plano Nacional de Formação de Professor - PARFOR: Psicologia da Educação. Maraã, 2019 (02)

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Professor PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor pelo Plano Nacional de Formação de Professor - PARFOR: Psicologia Geral e da Personalidade no Município de Guajara (2016-02)

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Professor - PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professora pelo Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: Artes e Educação no município de Manacapuru - AM

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Professor - PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor pelo Plano Nacional de Formação de Professor - PARFOR: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Município de Parintins (2015-01)

  • 2016 - Atual

    INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Servicos Educacionais, Carga horária: 8

  • 2016 - Atual

    Universidade Candido Mendes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Servicos Educacionais, Carga horária: 4

  • 2015 - 2016

    Unicurso

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

  • 2015 - Atual

    Instituto de Apoio Superior do Norte

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Psicologia da Aprendizagem aplicada a Educação Especial. A Escolaridade da Pessoa com deficiência física, auditiva e visual. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.