Felipe Oviedo Frosi

Felipe Frosi é mestre em Design (UniRitter), especialista pelo curso MBA em Gestão de Organizações Inovadoras (Unisinos) e graduado em Jogos Digitais (Unisinos). Atua como Gestor nacional da área de TI Computação da Ânima Educação e como docente na Faculdade de Informática da UniRitter. Atuou na indústria de jogos, tendo coordenado projetos de jogos corporativos para empresas como Distribuidores Ford do Brasil e O Boticário, além de atuar no mercado de jogos mobile. É certificado como programador e projetista de jogos, utilizando metodologias de projetos de inovação. Participou do programa setorial de Tecnologia da Informação do SEBRAE-RS, nos cursos de Gestão da Qualidade: Visão Estratégica e Indicadores. Possui experiência na organização de eventos nacionais e internacionais. Como pesquisador, possui diversos trabalhos relacionados a jogos digitais publicados nas áreas de design, educação e computação. Atua como elaborador e revisor de conteúdos para disciplinas em Educação a Distância nas áreas da Computação, Design e Jogos Digitais. Parte da sua pesquisa de mestrado foi consolidada no Vale do Silício (Califórnia), tendo realizado imersão em diversos estúdios de jogos digitais nas cidades de São Francisco, Oakland e Sausalito. Atua como gestor do HUB de inovação da Ânima Educação: o Ânima Lab HUB. Uma rede de 85 laboratórios de inovação e empreendedorismo de base tecnológica em todas as Instituições de Ensino Superior da Ânima pelo Brasil, com mais de 371 squads multidisciplinares, mais 40000 alunos envolvidos e 145 professores mestres e doutores, realizando pesquisas e experimentos em inovação tecnológica nas diversas áreas do conhecimento (saúde, direito, engenharia, comunicação, gestão e negócios, entre outras). Atua como gestor do Programa de Empreendedorismo da Ânima Educação: o Ânima NEST. O Ânima NEST é o programa de empreendedorismo da Ânima Educação, promovido pela Diretoria de Personalização da Vice Presidência Acadêmica. Os objetivos do Ânima NEST são:Incentivar e desenvolver a cultura empreendedora discente; Fomentar conexão com empresas e organizações do mercado de trabalho; Catalisar propostas empreendedoras conectadas aos componentes curriculares.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Design

2015 - 2016

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER
Título: O impacto da utilização de assets não exclusivos no projeto de design de jogos digitais
Orientador: César Steffen
, Ano de Obtenção: 2016.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Design; Game Design; Abordagens Projetuais; Jogos Digitais; Game Assets.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em MBA em Gestão de Organizações Inovadoras

2011 - 2012

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Adaptação da Metodologia Stage Gate para o Desenvolvimento de Novos Produtos com Inovações Incrementais na Indústria do Entretenimento Digital
Orientador: Janaína Ruffoni

Graduação em Jogos Digitais

2008 - 2010

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: AVAGames: Um Espaço de Convivência Digital Virtual no Contexto do Edutretenimento Digital
Orientador: Eliane Schlemmer
Bolsista do(a): Fundo Loyola de Apoio Acadêmico (UNISINOS), FLAA, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

Ecossistemas de Inovações Verdes: criando ambientes e conexões que fomentem. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Metodologias ativas e práticas simuladas. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Avaliação como desenvolvimento e autorregulação da aprendizagem. (Carga horária: 10h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Premissas para o design das Unidades Curriculares. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Inovação e Futuro Ensino superior sob a ótica do currículo por competências. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Formação Docente GA - O papel do Horário Coletivo como espaço de formação. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Ensino, pesquisa e extensão: A universidade catalisadora do desenvolvimento. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Emergências Climáticas e ODS: o caso RS. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Perspectivas de inovação no Ensino, Pesquisa e Extensão. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Construção coletiva: o planejamento da Unidade Curricular (UC). (Carga horária: 10h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Pensar global, agir local: a Extensão e os ODS. (Carga horária: 10h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Gastronomia e Sustentabilidade. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2024 - 2024

Conectividade urbana: pilar para a inovação em mobilidade e acessibilidade. (Carga horária: 2h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2023 - 2023

Formação para composição dos Núcleos Docentes Estruturantes - NDEs. (Carga horária: 12h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2021 - 2021

Formação para Multiplicadores do Sala Mais: Trilha Diversidade e Inclusão. (Carga horária: 10h). , Anima Educação, Anima, Brasil.

2020 - 2020

1º Workshop: 3 Dimensões - avaliação das condições de ensino. (Carga horária: 4h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2019 - 2019

Simulação. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Estratégias educacionais: Nível do curso. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Aula Expositiva Interativa. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Instrução dinâmica. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

O estudante adulto trabalhador. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Estratégias de aprendizagem colaborativa. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Adaptações pedagógicas para grandes turmas. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Estratégias educacionais: Nível da unidade. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2019 - 2019

Prevenção Contra Assédio do Corpo Docente e Comportamento Adequado. (Carga horária: 1h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2019 - 2019

Como aperfeiçoar a prática de ensino por meio da pesquisa em sala de aula. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

O ensino superior no século XXI. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Engajamento de estudantes em aulas presenciais. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Here for Good: O Código de Conduta e Ética da Laureate. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Nossa cultura: o Movimento da Laureate. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Andragogia. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Ensino e Aprendizagem Digital. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Funções Blackboard. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

O futuro do ensino superior da Laureate. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Modelo acadêmico. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Promovendo a Aprendizagem na Sala de Aula Blackboard. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Laureate Professional Assessment. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2016 - 2016

Código de Conduta e Ética da Laureate. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação Docente. (Carga horária: 3h). , Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil, FTEC, Brasil.

2014 - 2014

Formação Didático Metodológica e Sistemas. (Carga horária: 9h). , Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil, FTEC, Brasil.

2012 - 2012

Gestão da Qualidade: Visão Estratégica. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

2012 - 2012

Indicadores. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

2012 - 2012

Formação pedagógica para docentes. (Carga horária: 3h). , Universidade Corporativa Ftec, UNIC, Brasil.

2006 - 2006

Maratona de Empreendedorismo da UFRGS 2006. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da Inovação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Organização de eventos

FROSI, F. O. . Trilha Parceiro UniRitter | IA na Educação. 2024. (Outro).

FROSI, F. O. . TDC 2022 FUTURE - Trilha Parceiro Ânima: Tecnologia na revolução da educação. 2022. (Outro).

FROSI, F. O. . Hackahub - Primeira Etapa. 2022. (Outro).

FROSI, F. O. ; CASSOL, V. J. . TDC 2019 - Trilha de Jogos Digitais. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Simpósio Docente Que País é Esse? O que a educação precisa aprender com a história",. 2024. (Simpósio).

TDC 2024 Summit Porto Alegre. 2024. (Outra).

CISCO Networking Academy Learn-A-Thon 2023. 2023. (Outra).

I Encontro de Gestoras e Gestores Acadêmicos da Vice Presidência de Estratégia Acadêmica e Inspirali Educação. 2023. (Encontro).

Simpósio Docente "Olhando para o futuro: um diálogo entre a educação, a neurociência e as tecnologias emergentes. 2023. (Simpósio).

The Developers Conference - Trilha GenAI para produtividade. 2023. (Outra).

XXII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. VIII Fórum de Ensino de Jogos Digitais.Curricularização da extensão: o que tem sido feito?. 2023. (Simpósio).

XXI Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment.VII Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Curricularização da extensão. 2022. (Simpósio).

XXIV Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2022. (Simpósio).

XXXV Conference on Graphics, Patterns and Images. 2022. (Congresso).

IV Seminário Nacional de Trânsito.Apresentação sobre jogos digitais utilizados na educação. 2021. (Seminário).

XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.VI Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas. 2021. (Simpósio).

XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Avaliação dos Pitches dos Short Papers dos Jogos Diversos. 2021. (Simpósio).

XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Jogos Digitais para o ensino de programação: uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil entre 2015 e 2019. 2020. (Simpósio).

The Developers Conference. 2019. (Outra).

UXConf BR. 2019. (Outra).

XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.O Estigma da Patologização da Vida Infantil e o Jogar como Ato Terapêutico. 2018. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Game User Experience (UX): Explorando a Teoria da Diegese. 2017. (Simpósio).

12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. GESTÃO DE GAME DESIGN: Diretrizes para a Relação Entre Equipes no Processo de Design. 2016. (Congresso).

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis.Aplicações de Técnicas de Criatividade em Design: Um Novo Conceito de Produto Comunicacional. 2016. (Outra).

XV Simpósio Brasileiros de Jogos e Entretenimento Digital.Adaptando o Stage Gate: desenvolvimento de novos produtos com inovações incrementais na indústria de jogos digitais. 2016. (Simpósio).

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis.Design Emocional e Game Design: Analisando Elementos Visuais com Direcionamentos Emocionais em Jogos. 2015. (Outra).

XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Direcionamentos no Character Design: Uma Análise Arquetípica e Semiótica dos Personagens de Jogos Digitais. 2015. (Simpósio).

CeBIT. CeBIT 2013 - Shareconomy. 2013. (Congresso).

4º Congresso Internacional de Inovação - Os Desafios da Inovação em Mercados Emergentes. 2011. (Congresso).

Game Development School. 2010. (Simpósio).

IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Jogos Digitais no Contexto Escolar: desafios e possibilidades para a Prática Docente. 2010. (Simpósio).

Game Development School.A indústria dos Jogos Digitais no RS. 2009. (Simpósio).

Live to Play 2009 - Advergames. Visões Técnica e Mercadológica. 2009. (Outra).

Workshop da ONG ICDE - Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência.Apresentação sobre Jogos Educacionais para Conscientização. 2009. (Encontro).

Game Development School. 2008. (Simpósio).

XXIII Encontro Nacional das Empresas de Software e Serviços de Informática. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

AMARAL, L. A.;FROSI, F. O.. Zgierski, F. Mello, K. Farah, R. Praetzel.Broken Inside - Jogo Digital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

FROSI, F. O.; AMARAL, L. A.. Brites, K. Maroniene.Uma abordagem clássica ao terror psicológico moderno. 2022 - Centro Universitário Ritter dos Reis.

FROSI, F. O.; AMARAL, L. A.. Pedroso, L. Saraiva, T. Araújo.Cyberbots - Jogo Digital. 2022.

Aluno: Luis Áureo Dubal Velloso

RIVA, A. D.FROSI, F. O.. Projeto Empreendedor Ftec. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil.

Aluno: Vladimir Figueira Gaspar Júnior

RIVA, A. D.FROSI, F. O.. Projeto Empreendedor Ftec. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil.

Orientou

Andréia Ratzlaff Scherer

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

FABIO CESAR LUZ CAMPOS FILHO

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

FRANCISCO MONTENEGRO IZQUIERDO

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

HENRIQUE DA SILVA NASCIMENTO JUNG

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

LUCAS IBARRA RODRIGUES DE FREITAS

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

PEDRO LOGUERCIO BACCIN

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

RAFAEL AURELIO CARVALHO

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

ANDRE LUIS MENDES QUADROS

Laboratório de Software e Projetos - desenvolvimento de artigo científico e solução computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Felipe Oviedo Frosi;

Produções bibliográficas

  • COELHO, L. H. ; FROSI, F. O. ; MEURER, H. ; RAVANELLO, I. ; DIAS, E. . Mídias digitais como auxiliares no processo criativo em Design - Análise de uso do aplicativo Farbe. INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 14, p. 106-122, 2017.

  • FROSI, F. O. . E-book para disciplina de Programação para Jogos 3D. 1. ed. , 2021.

  • Silva, Isabel Cristina Siqueira da ; Frosi, Felipe Oviedo . Game Interface: Influence of Diegese Theory on the User Experience. Encyclopedia of Computer Graphics and Games. 1ed.: Springer International Publishing, 2024, v. , p. 760-770.

  • Frosi, Felipe Oviedo ; Silva, Isabel Cristina Siqueira da . A BATTLING BEHAVIOR ANALYSIS OF SHOOTER GAMES BOTS BASED ON THE BARTLE¿S PLAYER TYPES AND FINITE STATE MACHINES. In: Ernane Rosa Martins. (Org.). A Produção do Conhecimento na Engenharia da Computação. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 176-193.

  • Silva, Isabel Cristina Siqueira da ; Frosi, Felipe Oviedo . Game Interface: Influence of Diegese Theory on the User Experience. Encyclopedia of Computer Graphics and Games. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 1-11.

  • FROSI, F. O. ; JAQUES, P. A. . Jogos Digitais para o ensino de programação: uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil entre 2015 e 2019. In: XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2020, Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020.

  • FROSI, F. O. ; SILVA, I. C. S. . CodeBots: Ensino Lúdico de Conceitos Introdutórios de Programação para Estudantes da Educação Básica. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of SBGames 2019, 2019.

  • FROSI, F. O. ; SIQUEIRA, M. F. . Revisitando a Teoria da Diversão: Uma Análise no Âmbito da Psicologia, Educação e Design. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of SBGames 2019, 2019.

  • SIQUEIRA, M. F. ; FROSI, F. O. . O Estigma da Patologização da Vida Infantil e o Jogar como Ato Terapêutico. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçú. Proceedings of SBGames 2018, 2018.

  • AZEVEDO, F. M. ; SILVA, I. C. S. ; FROSI, F. O. . Game User Experience (UX): Explorando a Teoria da Diegese. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017. Anais do SBGames 2017, 2017.

  • FROSI, F. O. ; STEFFEN, C. . Adaptando o Stage Gate: desenvolvimento de novos produtos com inovações incrementais na indústria de jogos digitais. In: XV Simpósio Brasileiros de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Anais do SBGames 2016, 2016.

  • FROSI, F. O. ; COELHO, L. H. ; SURIS, B. S. . Aplicações de Técnicas de Criatividade em Design: Um Novo Conceito de Produto Comunicacional. In: XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, 2016, Porto Alegre. Anais do XII SEPesq, 2016.

  • FROSI, F. O. . BotBattle: A Aplicação de uma Tecnologia Digital no Contexto do Ensino de Inteligência Artificial para Jogos. In: 1ª Escola Regional de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, Porto Alegre. Anais da 1ª Escola Regional de Jogos e Entretenimento Digital, 2016. p. 41-46.

  • FROSI, F. O. ; WOLFF, F. ; STEFFEN, C. . GESTÃO DE GAME DESIGN: Diretrizes para a Relação Entre Equipes no Processo de Design. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Anais do 12º P&D, 2016. p. 1244-1253.

  • FROSI, F. O. ; STEFFEN, C. . Direcionamentos no Character Design: Uma Análise Arquetípica e Semiótica dos Personagens de Jogos Digitais. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings do SB Games 2015, 2015.

  • FROSI, F. O. ; ANICET, A. ; STEFFEN, C. . Design Emocional e Game Design: Analisando Elementos Visuais com Direcionamentos Emocionais em Jogos. In: XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, 2015, Porto Alegre. XI SEPesq, 2015. v. 1.

  • FROSI, T. O. ; FROSI, F. O. . As Rainhas da Luta: representações das mulheres karate-ka nos Jogos Digitais. In: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010, Florianópolis. Proceedings do SB Games 2010. Florianópolis: Meio Digital, 2010. v. 1. p. 40-48.

  • FROSI, F. O. ; SCHLEMMER, E. . Jogos Digitais no Contexto Escolar: desafios e possibilidades para a Prática Docente. In: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010, Florianópolis. Proceedings do SB Games 2010. Florianópolis: Meio Digital, 2010. v. 1. p. 115-122.

  • FROSI, F. O. ; KLEIN, G. ; RIBEIRO, G. I. ; MORAES, B. F. . Educa XR: Uma proposta de jogo digital para conscientização no trânsito. In: XV Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter, 2019, Porto Alegre. Anais da XV Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter, 2019.

  • FROSI, F. O. ; SILVA, I. C. S. . Building Bots for Shooter Games based on the Bartle's Player Types and Finite State Machines: A Battling Behaviour Analysis. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçú. Proceedings of SBGames 2018, 2018.

  • FROSI, F. O. ; MARSON, F. P. . Tapamática: Uma aplicação de Realidade Aumentada com Enfoque Educacional para Estudantes das Séries Iniciais. In: 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2009, Santos. Anais do 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Santos, 2009. v. 1. p. 1-2.

  • FROSI, F. O. . O impacto da utilização de Assets não exclusivos no projeto de design de jogos digitais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Anais do SBGames 2017, 2017.

  • FROSI, F. O. ; JAQUES, P. A. . Jogos Digitais para o ensino de programação: uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil entre 2015 e 2019. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. ; SILVA, I. C. S. . CodeBots: Ensino Lúdico de Conceitos Introdutórios de Programação para Estudantes da Educação Básica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. ; SIQUEIRA, M. F. . Revisitando a Teoria da Diversão: Uma Análise no Âmbito da Psicologia, Educação e Design. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. ; KLEIN, G. ; RIBEIRO, G. I. ; MORAES, B. F. . Educa XR: Uma proposta de jogo digital para conscientização no trânsito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FROSI, F. O. ; SILVA, I. C. S. . Building Bots for Shooter Games based on the Bartle's Player Types and Finite State Machines: A Battling Behaviour Analysis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. ; SIQUEIRA, M. F. . O Estigma da Patologização da Vida Infantil e o Jogar como Ato Terapêutico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AZEVEDO, F. M. ; SILVA, I. C. S. ; FROSI, F. O. . Game User Experience (UX): Explorando a Teoria da Diegese. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. . O impacto da utilização de Assets não exclusivos no projeto de design de jogos digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. . Trabalho, Diversão e Criatividade: Atuando na Indústria Criativa e de Jogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FROSI, F. O. . GESTÃO DE GAME DESIGN: Diretrizes para a Relação Entre Equipes no Processo de Design. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FROSI, F. O. . Adaptando o Stage Gate: desenvolvimento de novos produtos com inovações incrementais na indústria de jogos digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. ; COELHO, L. H. ; SURIS, B. S. . Aplicação de Técnicas de Criatividade em Design: Um Novo Conceito de Produto Comunicacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FROSI, F. O. ; STEFFEN, C. ; ANICET, A. . Design Emocional e Game Design: Analisando Elementos Visuais com Direcionamentos Emocionais em Jogos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FROSI, F. O. ; STEFFEN, C. . Direcionamentos no Character Design: Uma Análise Arquetípica e Semiótica dos Personagens de Jogos Digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FROSI, F. O. . Da Incubadora ao Processo de Internacionalização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FROSI, F. O. ; SCHLEMMER, E. . Jogos Digitais no Contexto Escolar: desafios e possibilidades para a Prática Docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

FROSI, F. O. . Tapamática. 2009.

FROSI, F. O. . Pacote de Jogos Educacionais. 2007.

FROSI, F. O. . Serious Game Comércio de Veículos. 2012.

FROSI, F. O. . Serious Game Gestão de Pessoas. 2012.

FROSI, F. O. . Biofishing - Jogo Digital aplicado na área da saúde. 2011.

FROSI, F. O. . Biorock - Jogo Digital aplicado na área da saúde. 2011.

FROSI, F. O. . Biotrain - Jogo Digital aplicado na área da saúde. 2010.

FROSI, F. O. ; CARVALHO, B. J. A. ; GOMIDE, J. V. B. ; SILVA, M. A. E. ; SILVA, S. F. . Curricularização da extensão: possibilidades e experiências. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FROSI, F. O. . IV Seminário Nacional de Trânsito (Bloco 1). 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FROSI, F. O. ; FANTINI, E. P. ; SANTOS, L. M. ; SILVA, M. A. ; MOTTA, R. L. . Expectativas e realidades no recrutamento e seleção de alunos e egressos dos cursos de graduação no V Fórum de Ensino de Jogos Digitais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FROSI, F. O. . Entrevista para o Programa Band RS sobre o evento Game Jam. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FROSI, F. O. ; SILVA, I. C. S. . Entrevista para o Programa RS Acontece sobre o Projeto de Extensão CodeBots. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Balanceamento de Jogos. 2021. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Design, Cultura e Sociedade. 2021. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Design de Interface e Interação. 2021. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Jogos Multiplayer. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Matemática e Física Aplicada a Jogos. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Princípios de Criptomoedas e Mineração. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Programação Estatística. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Projeto de Gamificação Digital. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Projeto de Gamificação Analógica. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Programação para Jogos e Cloud Computing. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Projeto de Psicologia e Gamificação. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Game Engine. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Projeto de Inteligência Artificial. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina Tópicos Especiais em Inteligência Artificial. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica da estrutura e plano de ensino da disciplina de Programação para Jogos em Redes. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Inteligência Artificial para Jogos. 2020. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Introdução a Programação em Big Data. 2019. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Legislação Aplicada a Tecnologia. 2019. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Modelagem de Negócios e Processos. 2019. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . Revisão Técnica do E-book para a disciplina Laboratório de Software e Projetos. 2019. (Revisão Técnica de Conteúdo EAD).

FROSI, F. O. . PROJETO RUMO - Seminário de Orientação Profissional. 2018. (Palestra).

FROSI, F. O. . RUMO - Seminário de Orientação Profissional. 2017. (Palestra).

FROSI, F. O. . Programação I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

FROSI, F. O. . Lógica para Computação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

FROSI, F. O. . Programação II. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

FROSI, F. O. . Trajetória e Posicionamento no Mercado de uma Empresa Nascente na Área do Entretenimento Digital. 2012. (Palestra).

FROSI, F. O. ; GUICHARD, D. . Evolução dos Games e Impostos no Brasil/ Tutorial sobre Game Maker. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FROSI, F. O. ; Lopes, D. Q. . Mostra UNISINOS de Iniciação Científica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FROSI, F. O. . Curso de desenvolvimento básico de jogos 2D. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FROSI, F. O. . Curso de desenvolvimento básico de jogos digitais estilo RPG. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2023

Paraninfo do curso de Ciência da Computação, UniRitter.

2023

Paraninfo do curso de Jogos Digitais, UniRitter.

2023

Networking Academy Premier Partner 2023, CISCO.

2023

Red Hat® Academy Partner - Ready, Red Hat.

2023

Menção Honrosa - projeto destaque, inscrito na 2º Mostra Nacional do Ensino Dual, Ânima Educação.

2022

Paraninfo do curso de Ciência da Computação, UniRitter.

2021

Paraninfo do curso de Big Data e Inteligência Analítica, UniRitter.

2020

Paraninfo do curso de Jogos Digitais, UniRitter.

2020

Professor de Referência para o Protagonismo Estudantil, UniRitter.

2019

Professor homenageado do curso de Sistemas de Informação, UniRitter.

2019

Professor homenageado do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, UniRitter.

2006

Segunda Colocação - Maratona de Empreendedorismo da UFRGS 2006, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2005

Produto Desque - Programa Miniempresa, Junior Achievement.

2005

Melhor Vendedor - Programa Miniempresa, Junior Achievement.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Ritter dos Reis. , Rua Orfanotrófio, 555, Santa Tereza, 90840440 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32303333, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Anima Educação, Anima

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor nacional do Ânima Lab HUB e Ânima NEST, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestor do HUB de inovação da Ânima Educação: o Ânima Lab HUB. Uma rede de 85 laboratórios de inovação e empreendedorismo de base tecnológica em todas as Instituições de Ensino Superior da Ânima pelo Brasil, com mais de 371 squads multidisciplinares, mais 40000 alunos envolvidos e 145 professores mestres e doutores, realizando pesquisas e experimentos em inovação tecnológica nas diversas áreas do conhecimento (saúde, direito, engenharia, comunicação, gestão e negócios, entre outras).Gestor do Programa de Empreendedorismo da Ânima Educação: o Ânima NEST.O Ânima NEST é o programa de empreendedorismo da Ânima Educação, promovido pela Diretoria de Personalização da Vice Presidência Acadêmica. Os objetivos do Ânima NEST são:Incentivar e desenvolver a cultura empreendedora discente; Fomentar conexão com empresas e organizações do mercado de trabalho; Catalisar propostas empreendedoras conectadas aos componentes curriculares

2022 - 2024

Anima Educação, Anima

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor nacional da área do conhecimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestor nacional da área de TI Computação da Ânima Educação em tempo integral. Gestão que abarca instituições em diversas regiões do Brasil, incluindo: UNA, ANHEMBI MORUMBI, UNISOCIESC, UNIFACS, MILTON CAMPOS, SÃO JUDAS, UNP, UNIBH, UNIRITTER, AGES, UNIFG, FADERGS, UNICURITIBA, FPB, UNISUL, FASEH e IBMR.ATIVIDADES: Conceber, implantar e acompanhar o projeto acadêmico dos cursos de extensão, técnicos, de graduação e de pós-graduação na área de TI Computação; Articular parcerias estratégicas visando formação profissional e certificações com grandes players como Microsoft, Google, Oracle, IBM, CISCO, Red Hat e AWS; Liderar a organizar o evento acadêmico Tech Week, com mais de 60 mil visualizações por edição; Organizar a concepção da formação de professores na área e atuar como multiplicador do conhecimento para Coordenadores e Professores; Realizar o planejamento acadêmico semestral dos cursos da área, organizar a elaboração e revisão dos planos de ensino, bem como, a escrita de documentos acadêmicos; Acompanhar os ambientes de aprendizagem físicos e virtuais e propor inovações, bem como, apoiar os Coordenadores em visitas de avaliação externa; Especificar equipamentos e recursos tecnológicos para a área, bem como, ter olhar atento para propor melhorias e inovações no âmbito dos cursos em questão; Prospectar parceiros (empresas, entidades, organizações) para aprimorar os projetos desenvolvidos na área; Participar e organizar eventos da área de TI Computação, visando integração e expansão da área; Acompanhar a concepção e aplicação das avaliações internas e externas e avaliar os resultados; Acompanhar os Coordenadores e os docentes em Unidades Curriculares, garantindo pleno apoio e uma boa condução; Propor melhorias e inovações com base na escuta ativa, em feedbacks, em análise e interpretação de dados e na experiência dos alunos e professores.

2021 - 2022

Anima Educação, Anima

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de gestão de integração curricular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessor na gestão nacional da área de TI Computação da Ânima Educação em tempo integral. Definição de estratégias acadêmicas para a área no âmbito de ensino, pesquisa e extensão. Elaboração de matrizes curriculares e integração com diferentes áreas de conhecimento. Gestão que abarca instituições em diversas regiões do Brasil, incluindo: UNA, ANHEMBI MORUMBI, UNISOCIESC, UNIFACS, MILTON CAMPOS, SÃO JUDAS, UNP, UNIBH, UNIRITTER, AGES, UNIFG, FADERGS, UNICURITIBA, FPB, UNISUL, FASEH, UNIFG e IBMR.ATIVIDADES:Conceber, implantar e acompanhar o projeto acadêmico dos cursos de extensão, técnicos, de graduação e de pós-graduação na área de TI Computação;Organizar a concepção da formação de professores na área e atuar como multiplicador do conhecimento para Coordenadores e Professores;Realizar o planejamento acadêmico semestral dos cursos da área, organizar a elaboração e revisão dos planos de ensino, bem como, a escrita de documentos acadêmicos;Acompanhar os ambientes de aprendizagem físicos e virtuais e propor inovações, bem como, apoiar os Coordenadores em visitas de avaliação externa;Especificar equipamentos e recursos tecnológicos para a área, bem como, ter olhar atento para propor melhorias e inovações no âmbito dos cursos em questão;Prospectar parceiros (empresas, entidades, organizações) para aprimorar os projetos desenvolvidos na área;Prospectar e acompanhar atividades de certificação profissional da área de TI com parceiros estratégicos;Participar e organizar eventos da área de TI Computação, visando integração e expansão da área em diferentes instituições;Acompanhar a concepção e aplicação das avaliações internas e externas e avaliar os resultados, propondo melhorias com base em análise dos dados e escuta ativa;Acompanhar e liderar os Coordenadores de curso e os docentes em Unidades Curriculares, garantindo pleno apoio e uma boa condução.

2016 - Atual

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

2020 - 2021

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador da Faculdade de Informática da UniRitter em tempo integral, coordenando os cursos de: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica, tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação, tecnólogo em Jogos Digitais, bacharelado em Ciência da Computação e bacharelado em Ciência de Dados.

2019 - 2020

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador dos cursos de Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Big Data e Inteligência Analítica.

2018 - 2019

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 16

Outras informações:
Coordenador Adjunto da faculdade de informática, atuando na coordenação dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Big Data e Inteligência Análitica, Gestão de Tecnologia da Informação e Jogos Digitais.

Atividades

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Ritter dos Reis - Filial.,Cargo ou função, Membro do colegiado dos cursos de graduação da Faculdade de Informática.

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Ritter dos Reis - Filial.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos da Faculdade de Informática.

  • 07/2018

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação

  • 07/2017

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação

  • 07/2017

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação

  • 07/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação

  • 03/2016

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação, Computação Gráfica, Fundamentos para Computação, Laboratório de Software e Projetos, Programação de Soluções Computacionais, Programação Orientada a Objetos, Estrutura de Dados

  • 03/2016

    Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Game Engine, Introdução ao Game Design, Matemática e Física Aplicada a Jogos, Programação de Jogos para a Web, Programação e Integração de Jogos, Balanceamento de Jogos, Laboratório de Software e Projetos

  • 03/2016

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interface Humano Computador, Laboratório de Software e Projetos, Lógica de Programação, Processos de Negócios e Empreendedorismo, Programação de Soluções Computacionais, Programação Orientada a Objetos, Estrutura de Dados

  • 03/2016

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação, Interface Humano Computador, Programação Orientada a Objetos, Programação de Soluções Computacionais

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Design de Produto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hipermídia

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hipermídia

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental I: Game Design

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental I: Game Design

2010 - 2019

Learn4Fun Tecnologia Educacional LTDA.

Vínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como gestor e líder de projetos no estúdio de jogos digitais/startup Learn4Fun, tendo desenvolvido projetos para empresas como O Boticário. Abbott Vascular e Distribuidores Ford do Brasil. Empresa incubada na Unitec (incubadora do parque tecnológico Tecnosinos). Após 3 anos de atuação da Unitec, a empresa passou do status de incubada para graduada.

2012 - 2018

Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2014 - 2015

Centro Superior de Tecnolgia TECBrasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 12

Outras informações:
Coordenador dos cursos técnicos em Jogos Digitais, Informática para Internet e Informática.

Atividades

  • 04/2014 - 12/2017

    Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação, Estrutura de Dados, Fundamentos Computacionais, Lógica Computacional

  • 04/2014 - 12/2017

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Organização e Arquiteturas de Computadores, Projeto Empreendedor

  • 03/2014 - 12/2015

    Direção e administração, Ftec Centro.,Cargo ou função, Coordenação dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação.

  • 07/2013 - 12/2015

    Ensino, Programação de Jogos Digitais, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Algoritmos, Empreendedorismo, Geometria e Cenários, Inteligência Artificial para Jogos, Lógica para Computação, Programação I, Programação II

  • 07/2012 - 12/2014

    Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Games

2012 - 2012

Junior Achievement RS

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Adviser de Produção, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuação voluntária como Adviser de Produção no programa especial de Inovação da Junior Achievement do Rio Grande do Sul.