Sérgio Eduardo Lima da Silva
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2000) e doutorado em Programa Integrado de Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2013). Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Metafísica, Hermenêutica.
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa Integrado de Doutorado em Filosofia
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Hermenêutica Existencial em Agostinho de Hipona e Martin Heidegger
Orientador: Glenn Walter Erickson
Palavras-chave: Metafísica; Hermenêutica.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Mestrado em Educação
1998 - 2000
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Relação Eduacção e trabalho: uma análise a partir da obra O Capital de Karl Marx(Livro 01),Ano de Obtenção: 2000
Oswaldo Hajime Yamamoto.Palavras-chave: Marxismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Setores de atividade: Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.
Participação em eventos
Docência no ensino superior: desafios da prática. 2013. (Outra).
I Encontro de Pesquisadores em Filosofia Medieval do Nordeste.O "Moisés Platônico" agostiniano: a busca da conciliação entre filosofia e teologia. 2011. (Encontro).
III Jornada Heidegger.Escatologia e liberdade: a expectativa da parusia como expressão da vida fática. 2011. (Encontro).
II Simpósio da Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos.Agostinho e o uso de categorias platônicas e neoplatônicas como instrumentos de superação exegética. 2011. (Simpósio).
XIX Semana de Humanidades.O "Neoplatônico Agostinho" como leitor do "platônico Moisés": uma exegese conciliadora. 2011. (Outra).
Comemoração do aniversário do Hospital Unimed.Breve reflexão sobre ética clássica. 2008. (Outra).
Encontro junguiano - Carl Gustav Jung :a vida de um precursor. 2006. (Encontro).
XI semana de humanidades.A origem da linguagem em Hobbes. 2003. (Seminário).
XI SEMANA DE HUMANIDADES.LUDWIG FEUERBACH E OS FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM RELIGIOSA. 2003. (Seminário).
XI SEMANA DE HUMANIDADES.A NOÇÃO DE SER HUMANO A PARTIR DE UM DISCURSO SOBRE O ABORTO E A EUTANASIA. 2003. (Seminário).
XI SEMANA DE HUMANIDADES.O ESTATUTO DO TEXTO E AS IMPLICAÇÕES IDEOLOGICAS EM OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA. 2003. (Oficina).
XI SEMANA DE HUMANIDADES.ÉTICA, POLITICA E RELIGIÃO. 2003. (Outra).
Encontro regionalizado de capacitação de conselheiros de direitos e tutelares.Ética e cidadania. 2002. (Encontro).
Seminários de Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem.Leviatã e o Nominalismo de T. Hobbes. 2002. (Seminário).
XI SEMANA DE FILOSOFIA.Filosofia no ensino fundamental. 2002. (Outra).
ENCONTROS COM ERNST TUGENDHAT. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
NAHRA, C. M. L.; DIAS, M. C. L. C.;SILVA, S. E. L.. Fundamentos da filosofia moral de Peter Singer. 2013.
BAUCHWITZ, O. F.; SANTOS, G. A. (Gisele Amaral dos Santos);SILVA, S. E. L.. A morte como o despertar para a vida: mundo e impessoal em "Ser e Tempo". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BAUCHWITZ, O. F.; SANTOS, G. A. (Gisele Amaral dos Santos);SILVA, S. E. L.. O Livre Arbítrio em Anselmo de Cantuária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BAUCHWITZ, O. F.; Gisele Amaral dos Santos;SILVA, S. E. L.. Estética em Plotino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.; DELA-SAVIA, S. L. R.(Sérgio Luis Rizzo Dela-Sávia);SILVA, S. E. L.. O caráter ambivalente da biotecnologia: uma ameaça à humanidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.; DELA-SAVIA, S. L. R.(Sérgio Luis Rizzo Dela-Sávia);SILVA, S. E. L.. Uma análise sobra a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC) na promoção da justiça e do alívio da pobreza à luz da teoria do direito dos povos de Rawls. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
NAHRA, C. M. L.;SILVA, S. E. L.; BAUCHWITZ, O. F.. A moralidade tomista: elemento de uma sexualidade orientada pela razão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.; BIELLA, J.;SILVA, S. E. L.. A Filosofia e as crianças em Montaigne e Rousseau. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.; SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.. Sócrates: uma reflexão sobre educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.; NAHRA, C. M. L.. Aspectos da justiça política-social no livro Ética a Nicômaco, de Aristóteles. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.; COELHO, J. R.. A amizade de acordo com a natureza(kaka physin) em Epicuro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
COELHO, J. R.;SILVA, S. E. L.; SILVA, M. F.. O sentido da visão interior. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; SILVA, M. F.. A educação das crianças segundo Michel Montagne. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.; BAUCHWITZ, O. F.. A relação entre virtude e paixão na ética aristotélica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.; BONACCINI, J. A.. Felicidade: entre a ética e a política. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.; BONACCINI, J. A.. A Amizade e a vida feliz na ética a Nicômaco de Aristóteles. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; SILVA, M. F.; BAUCHWITZ, O. F.. Liberdade e vontade no livre-arbítrio em Santo Agostinho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.; ERICKSON, G. W.;SILVA, S. E. L.. Comentários sobre a República de Platõ e outros aspectos do platonismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.. A Filosófica teoria atômica de Leucipo e Demócrito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BIELLA, J.;SILVA, S. E. L.; MENEZES, A. B. T. N.. Algumas considerações filosóficas sobre a felicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; BIELLA, J.. Clonagem humana: uma discussão ética. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; MACEDO, M. C.. A loucura como razão de desrazão: uma concepção moral a partir de Michel Foucault. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.; PINHEIRO, E. J. M.;SILVA, S. E. L.. A Felicidade e o prazer em Aristóteles. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.;SILVA, S. E. L.; MENEZES, A. B. T. N.. Confrontando virtude e continência na "Ética de Nicômaco" de Aristóteles. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.; MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.. A Filosofia para todos na educação: da educação de Platão à educação contemporânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, M. F.; MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.. Epicuro e a essência da felicidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; BONACCINI, J. A.; ANDRADE, A. C.. Um comentário da teoria moral Kantiana na Fundamentação da metafisica dos costumes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; CRUZ, A. M. P.; MOURA, J. E. A.. A teoria dos atos de falta em sua aplicação na analise de enunciados morais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; MACEDO, M. C.; SILVA, M. F.. Aquestão do determinismo na Filosofia do imperador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; BIELLA, J.; ERICKSON, G. W.. Parto humanizado - Analise da proposta do SUS à luz da filosofia e de Hannah Arendt. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; BONACCINI, J. A.; SILVA, M. F.. O prazer como bem supremo em Epicuro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; MACEDO, M. C.; SILVA, M. F.. O problema da imortalidade da alma no Fédon. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; CRUZ, A. M. P.. Ética e Politica em Maquiavel e Kant. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; PINHEIRO, E. J. M.; ERICKSON, G. W.. O homem um ser para morte. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; NUNES, R. G.; ERICKSON, G. W.. A linha dividida como estrutura do pensamento platônico na República, Banquete e Timeu. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; BIELLA, J.; COELHO, J. R.. Os reflexos do mito de narciso na estetica de cartazes publicitarios de perfume. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.; ERICKSON, G. W.; NAHRA, C. M. L.. O utilitarismo de John Stuart Mill. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.. COMISSÃO EXECUTIVA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR EFETIVO. 2002. Universidade Regional do Cariri.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.. Processo seletivo de professor substituto da disciplina/área: filosofia. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; MEDEIROS, M. P. N.; ALVES, D. D. P.. Comissão para inscrição do concurso público de provas e títulos para o cargo de professor de 3 grau na classe adjunto da disciplina/área: Metafísica. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; MEDEIROS, M. P. N.; ALVES, D. D. P.. Comissão para inscrição do concurso público de provas e títulos para o cargo de professor de 3 grau na classe adjunto da disciplina/área: filosofia antiga. 2008.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; MEDEIROS, M. P. N.; ALVES, D. D. P.. Comissão para o cargo de professor de 3 grau na classe adjunto da disciplina/área:ética. 2008.
SILVA, M. F.; BONACCINI, J. A.;SILVA, S. E. L.; NAHRA, C. M. L.. Comissão para elaboração do plano trienal 2007-2009 do departamento de filosofia. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENEZES, A. B. T. N.;SILVA, S. E. L.; ANDRADE, A. C.. Processo seletivo simplificado de professor substituto. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, S. E. L.. Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica(XIV Congresso de Iniciação Científica da UFRN). 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
A teoria antropológica de Marx nos manuscritos de 1844; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Crer ou não crer - eis a questão: pensando com Ludwig Feuerbach; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Natureza humana como princípio fomentador da teoria política realista de Maquiavel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Eutanásia: prós e contras segundo Peter Singer; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Breve comentário acerca da viagem da alma de Avicena; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Especismo: uma ideia equivocada; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O sentido transcendental da existência humana no pensamento de Soren Kierkegaard; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A questão de Deus em Voltaire; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A prespectiva feuerbachiana sobre a religião; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O Aparente conflito entre Ética e Política presente no pensamento de Maquiavel; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O Argumento ontológico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Reflexões sobre a questão da liberdade humana no Contrato Social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Sobre o conceito de trabalho alienado em Marx; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A Visão do poder na obra O Príncipe de Maquiavel e no Regulamento Disciplinar da PM/RN; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A Morte: símbolo da vida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A Existência de Deus em Tomás de Aquino; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O problema da fome no Rio Grande do Norte; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
da Silva; Os ritos fúnebres, o interdito da morte no ocidente e a busca do homem pela imortalização; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O conceito de Deus e do homem na profissão de fé do vigário saboiano; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O Homem e a liberdade no pensamento de John Stuart Mill; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A Moral política em Maquiavel; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O Fenômeno religioso em Feuebach; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O Lazer como prolongamento do trabalho alienado; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
O Simbolismo do círculo em Jung e a dinâmica dos grupos como fenômeno de si mesmo(individuação); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A Estrutura religiosa do homem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A Concepção da história em "O Príncipe" de Maquiavel; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Rousseau e o problema da desigualdade entre os homens; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A teologia: uma problemática filosófica em Paul Tillich; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Uma reflexão sobre os fundamentos das desigualdades entre os homens na concepção de Rousseau; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Ausência de uma ação consciente; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A eutanásia e seus questionamentos éticos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A questão do contrato social em Hobbes; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
A ética pública e privada em Nicolau Maquiavel; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Associados pela razão: do estado de natureza ao civil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Conceito do homem na concepção marxista: um estudo sobre os manuscristos econômicos-filosóficos; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sérgio Eduardo Lima da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, S. E. L. . A teoria antropológica em Tomás de Aquino. In: Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes. (Org.). Ética, Bioética: diálogos interdisciplinares. 1ªed.Natal: EDUFRN, 2006, v. 01, p. 121-135.
-
SILVA, S. E. L. . Stuart Mill e o cálculo hedônico de J. Bentham. 2004 (Participante) .
-
SILVA, S. E. L. . Os limites da ética: horizontes e fronteiras. 2004 (Participante) .
-
SILVA, S. E. L. . O ESTATUTO DO TEXTO E AS IMPLICAÇÕES IDEOLOGICAS EM OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA. 2003 (Professor de oficina na XI SEMANA DE HUMANIDADES) .
-
SILVA, S. E. L. . A origem da linguagem em Hobbes. 2003 (Apresentação de trabalho na XI SEMANA DE HUMANIDADES) .
-
SILVA, S. E. L. . A noção de ser humano a partir de um discurso sobre o aborto e a eutanasia. 2003 (Apresentação de trabalho na XI SEMANA DE HUMANIDADES) .
-
SILVA, S. E. L. . LUDWIG FEUERBACH E OS FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM RELIGIOSA. 2003 (aPRESENTAÇÃO DE TRABALHO NA XI SEMANA DE HUMANIDADES) .
-
SILVA, S. E. L. . ÉTICA, POLITICA E RELIGIÃO. 2003 (Coordenador de grupo de trabalho) .
-
SILVA, S. E. L. . FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2002 (RESPONSAVEL PELO MINI CURSO) .
-
SILVA, S. E. L. . XI SEMANA DE FILOSOFIA. 2001 (cOLABORADOR NA XI SEMANA DE FILOSOFIA) .
-
SILVA, S. E. L. . ENCONTROS COM ERNST TUGENDHAT. 2001 (Participante) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Leitura e subjetividade: a presença do (In)finito na trajetória hermenêutica ocidental, Descrição: Este projeto possui como intenção primeira investigar o processo hermenêutico ocidental, tomando como ponto de partida o elemento subjetivo, isto é, o finito como modo de apreensão do infinito, do absoluto. O processo acima citado ganha expressão considerável a partir do estabelecimento do cristianismo como religião normativa, tanto individual como institucional, cujos valores eram retirados diretamente de um texto, considerado sagrado, exigindo um processo universal de interpretação textual. O estabelecimento de tal padrão de interpretação possui na figura de Agostinho de Hipona(354-430) o primeiro grande vulto da antiguidade tardia a tentar dar vida a tal projeto. No entanto, a partir das teses de Hans-Georg Gadamer(1900-2002), considerado o pai da hermenêutica filosófica, tentaremos mostrar, a partir de estudo de caso, como o elemento subjetivo encontra-se presente na tentativa agostiniana de estabelecer um padrão hermenêutico universal, bem como mostraremos casos específicos em que o citado autor abandona explicitamente os pressupostos por ele estabelecidos na tentativa de explicação de passagens dos textos sagrados, ou seja, na apreensão do infinito(a palavra revelada da divindade) o finito(o sujeito interpretador) é guiado por padrões subjetivos(não perceptíveis ao mesmo). Deve-se ainda considerar que este projeto possui uma função social importante, pois suas discussões se remeterão, de forma inevitável, a tentar compreender o papel da subjetividade no método interpretativo de comunidades religiosas, que mesmo em um estado laico, são guiadas por padrões específicos no processo interpretativo de seus textos sagrados, bem como no âmbito do poder judiciário, cujos intérpretes possuem a obrigação de interpretar um texto, não sagrado, mas igualmente normativo, texto este que adquire um caráter de supra-temporalidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Eduardo Lima da Silva - Coordenador.
-
2003 - 2004
A NOÇÃO DE VIDA HUMANA EM TOMÁS DE AQUINO: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS ÉTICOS E TEOLÓGICOS DO DISCURSO RELIGIOSO SOBRE A ORIGEM DA VIDA, Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de vida humana e sua origem a partir dos pressupostos tomistas encontrados na ?Suma Teológica?, de Tomás de Aquino. Esta análise tem a intenção de mostrar os fundamentos do pensamento cristão, na vertente do catolicismo romano, que possui Tomás de Aquino como referencial teórico, no âmbito do discurso bioético atual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Eduardo Lima da Silva - Coordenador / Antonio Basilio Tomaz Novaes de Menezes - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , Av. Senador Salgado Filho, s/n, Lagoa Nova, 59072-970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 2153568, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Outro (especifique): docente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Eduardo Lima da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?