Dionísio Tavares de Almeida
Graduando em Pedagogia/IH Licenciatura Plena (UNILAB), Pós-graduação em Liderança e Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui experiência em pesquisa sobre políticas públicas, com ênfase nas políticas sociais e transferência de renda (Por uma vida melhor: Educação Financeira sem fronteiras). Tem experiência em pesquisa nas ações de promoção da inclusão financeira e das microfinanças solidárias: estudo sobre inclusão financeira, orientação acerca de acessos a crédito serviços financeiros e estruturação de área de estudo com relação a microfinanças. Tem experiência em pesquisa o programa bolsa família e a relação com endividamento social: olhares sobre a ?saúde financeira? de seus beneficiários em município de Redenção-CE.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Liderança e Gestão Pública
2020 - 2021
Centro Universitário Internacional
Título: OLHARES SOBRE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Graduação em Administração Pública
2011 - 2016
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A RELAÇÃO COM O ENDIVIDAMENTO SOCIAL: Olhares sobre a ?Saúde Financeira? de seus beneficiários
Orientador: Clébia Mardônia Freitas Silva
Graduação interrompida em 2009 em Administração e Economia Social
2007 - Atual
Universidade Colinas de Boe
Ano de interrupção: 2009
Formação complementar
2015 - 2015
100 Anos da Seca de 1915 no Ceará. (Carga horária: 4h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2015 - 2015
Dia dos trabalhador. (Carga horária: 8h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
Oficinas Capacitação em Educação Financeira. (Carga horária: 80h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
Historia da Administração Pública nos Países Afric. (Carga horária: 20h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
Consultoria em Educação Financeira. (Carga horária: 20h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
programa de extensão. (Carga horária: 20h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
Programa de Extensão por uma vida melhor. (Carga horária: 20h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2012 - 2012
Cooperação internacional com a Africa Educaç. (Carga horária: 7h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2012 - 2012
Gestão Pública e Social. (Carga horária: 8h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2011 - 2011
I Oficina de Extensão para elaboração de projetos. (Carga horária: 4h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2011 - 2011
II Circuito Sócio Cultural da Unilab. (Carga horária: 20h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2011 - 2011
I Circuito Sócio Cultural da Unilab. (Carga horária: 24h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Organização de eventos
ALMEIDA, D. T. . Seminário Internacional Desenvolvimento e Economia Solidária nos Países Lusófonos e da Integração Sul-Sul. 2015. (Outro).
Participação em eventos
SEMINÁRIO INTITULADO VII SEMANA UNIVERSITÁRIA.Desafios Da Universidade Em Tempo De Isolamento Social. 2021. (Seminário).
VII SEMANA UNIVERSITÁRIA.VII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNILAB. 2021. (Simpósio).
VII SEMANA UNIVERSITÁRIA.Práticas Educativas Afrorreferenciadas: Um Olhar Sobre A Componente Curricular Didática Nos Países Da Integração. 2021. (Encontro).
VII SEMANA UNIVERSITÁRIA.A Didática Afrocentrada Na Unilab: Socializando Um Conceito Emergente Para A Construção De Uma Base Epistemológica. 2021. (Encontro).
XVII Congresso Virtual de Administração. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PONTO DE PARTIDA PARA REDUZIR O ENDIVIDAMENTO SOCIAL. 2020. (Congresso).
XVII Congresso Virtual de Administração. POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO: OLHARES SOBRE A ?SAÚDE FINANCEIRA? DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE. 2020. (Congresso).
I ENEPCP.I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. 2015. (Encontro).
III Encontro de Extensão, Arte e Cultura.Os Bancos Comunitários como Ferramentas Microfinanceiras No Processo de Desenvolvimento Territorial o Papel da Intesol. 2015. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, D. T. ; SILVA, E. D. A. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PONTO DE PARTIDA PARA REDUZIR O ENDIVIDAMENTO SOCIAL. In: XVII Congresso Virtual de Administração, 2020, São Paulo, SP. XVII Congresso Virtual de Administração, 2020.
-
ALMEIDA, D. T. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO: OLHARES SOBRE A ?SAÚDE FINANCEIRA? DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE. In: XVII Congresso Virtual de Administração, 2020, São Paulo, SP. XVII Congresso Virtual de Administração, 2020.
-
JULIAO, K. S. ; LIMA, A. O. ; SILVA, G. J. A. ; ALMEIDA, Y. A. ; ALMEIDA, D. T. . PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAIS: UM ESTUDO NA REGIÃO DO MACIÇO DO BATURITÉ-CE. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2016, Fortaleza. Anais do XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2016.
-
ALMEIDA, D. T. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO: OLHARES SOBRE A ?SAÚDE FINANCEIRA? DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, D. T. ; SILVA, G. J. A. ; JULIAO, K. S. ; ALMEIDA, Y. A. . PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAIS: UM ESTUDO NA REGIÃO DO MACIÇO DO BATURITÉ-CE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
A DIDÁTICA AFRORREFERENCIADA DA UNILAB: A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA SOBRE O ENSINO PARA A AFRICA DE LINGUA PORTUGUESA E A DISPOSRA NEGRA, Descrição: PROPPG 04/2020 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC/CNPq/UNILAB) Nosso alvo de pesquisa é a componente curricular "didática nos países da integração", que ocorre no Instituto de Humanidades, para os cursos de letras - língua portuguesa, Pedagogia, História e Sociologia. Trata-se de uma pesquisa que versa sobre questões epistemológicas da ciência da educação. Notadamente acerca da didática, campo específico da pedagogia que tem como objeto de estudo o ensino e seus impactos na sociedade. O trabalho é vinculado ao projeto "A didática afrorreferenciada da Unilab: A construção de uma teoria sobre o ensino para a África de língua portuguesa e a diáspora negra. Se configura em uma contribuição fundamental para o entendimento do que vem se tornando a formação de professores da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - UNILAB, o campo de pesquisa. Ela foi criada pela Lei 12.289 de 20 de julho de 2020 esta instituição federal pública de ensino atua no Nordeste do Brasil. Sendo seu campus sede no município de Redenção, Estado do Ceará. Sua missão institucional é formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. Estrutura-se a partir de ações mediante o intercâmbio acadêmico e solidário com países africanos de lingua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, além de Timor-Leste. Os cursos e ações da Unilab têm foco preferencialmente em áreas estratégicas de interesse do Brasil e dos demais países integrados, reunindo estudantes e professores brasileiros e estrangeiros e contribuindo para que o conhecimento produzido no contexto da integração acadêmica seja capaz de se transformar em políticas públicas de superação das desigualdades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dionisio Tavares de Almeida - Coordenador / Rebeca de Alcântra e Silva Meijer - Integrante / Igor Marcos Lemos Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. , RUA DOS ALIADOS Nº98, VILA SÃO PEDRO, 62785000 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 939299528
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: vínculo Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 12
2013 - 2014
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista no Projeto de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista no Projeto de Extensão Intitulado: POR UMA VIDA MELHOR: EDUCAÇÃO FINANCEIRA SEM FRONTEIRA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dionísio Tavares de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?