Lara Cristina Assis Europeu
Sou Graduada em Pedagogia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás -UEG (2011); Pós-Graduada (Latto Sensu) em Língua Brasileiras Sinais (LIBRAS), pelo instituto Qualis de Pós Graduação.
Tenho experiência pedagogia prisional. Trabalhei do ano de 2006 a 2014 anos na Policia Civil do Estado de Goiás, na Delegacia de Policia de Jaraguá-GO, exercendo a função de Escrivão Ad Hoc.
Trabalho na Universidade Estadual de Goiás- UEG- Câmpus Jaraguá, desde Setembro do ano de 2013, ministrando as disciplinas de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais), História Social da Criança e Educação e Diversidade.
Em 2014 ministrei as disciplina Conteúdos e Processos de Ensino de Ciências, Teoria Social, Educação e Estado, LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais), Exerci a função de Assessora da Direção de fevereiro até Dezembro 2014. Ministrei um Curso de extensão de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) que o mesmo está cadastrado na plataforma Pegasus. Participei do NDE (Núcleo de Desenvolvimento Estruturante) no período de Julho 2014 até Março de 2015 conforme portaria 954/2014, trabalhei na orientação 03 (três) Trabalhos de Conclusão de Curso todos voltados para LIBRAS, participei como leitora de 10 (dez) apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso.
Em 2015 exerci a função de Coordenadora Pedagógica do Câmpus Jaraguá conforme portarias 1.714/2014, Ministrei as disciplinas LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) e Sociologia da Educação. A segunda reedição do Curso de extensão em LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) foi aprovada pela Pro - Reitoria de Extensão da UEG com vigência de um ano.. Trabalhei na orientação de 01 (um) Trabalhos de Conclusão de Curso voltado para LIBRAS. Fui designada para exercer a Função de Diretora Interina conforme portaria 1.419/2015. Participei como leitora de 05 (cinco) apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso.
Em 2016 exerci a função de Coordenadora Pedagógica do Câmpus Jaraguá conforme portarias 178/2016, Ministrei as disciplinas LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) e Sociologia da Educação. Ministrei a disciplinas LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) na UEG Câmpus Pirenopolis para os curso de Gastronomia e Hotelaria. A Terceira reedição do Curso de extensão em LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) foi aprovada pela Pro - Reitoria de Extensão da UEG com vigência de um ano. Fui designada a Exercer como Presidente da Comissão Permanente de Avaliação do Sistemas de Contas do Câmpus UEG Jaraguá conforme portaria 49/2016. Fui designada a ser suplente do contrato nº 052/2016 celebrado entre a Universidade Estadual de Goiás e a empresa Garra Forte Empresas de Segurança LTDA, conforme portaria 699/2016. Fui designada para exercer a Função de Diretora Interina conforme portaria 430/2016. Fui designada para exercer a Função de Membro da Comissão Setorial de Patrimônio do Câmpus de Jaraguá, conforme portaria 728/2016. Fui designada para exercer a Função de Direta Interina conforme portaria 1348/2016. Trabalhei como Coordenadora Loca do programa PRONATEC, nas Cidades de Jaraguá com os Cursos Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Mestre de Obras, São Francisco Curso de Maquiagem, Goianésia Curso de Panificação, Rubiataba Curso Informática Básica e Petrolina de Goiás Cursos Confeitaria e Contador de História. Participei como presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado do Câmpus Jaraguá. Participei como leitora de 05 (cinco) apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso.
Em 2017 e 2018 continuei exercendo a Função de Coordenadora Pedagógica na UEG Câmpus Jaraguá conforme portaria 81/2017. Estou ministrando a disciplina Libras ( Língua Brasileira de Sinais). A 4°e5°reedição do Curso de extensão em LIBRAS foi aprovada pela Pro - Reitoria de Extensão da UEG com vigência de um ano, sendo que o Curso será ministrado no Câmpus de Jaraguá e na Administração da UEG na cidade de Anápolis. Estou na Função de Assessora Pedagógica no Programa do PRONATEC ofertado pelo ITEGO de Goian
Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Línguas Brasileiras de Sinais (LIBRAS)
2012 - 2013
Instituto Qualis de Pós Graduação
Título: A Inclusão do Surdo na Sociedade
Orientador: Aldelimar Santos
Graduação em Pedagogia
2008 - 2011
Universidade Estadual de Goiás
Título: O Menor Infrator em um Município do Estado de Goias
Orientador: Katia Braga Arruda
Formação complementar
2016 - 2016
Fundamentos da Educação a Distancia. (Carga horária: 10h). , FATEC SENAI ITALO BOLOGNA, FATEC, Brasil.
2016 - 2016
Workshopde Educação a Distância - Conectividade e Possibilidade. (Carga horária: 4h). , FATEC SENAI ITALO BOLOGNA, FATEC, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação de Agente Mutiplicadores da EAD. (Carga horária: 12h). , FATEC SENAI ITALO BOLOGNA, FATEC, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Línguas Brasileiras de Sinais (LIBRAS). (Carga horária: 65h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Idiomas
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Piscologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação especial e Inclusão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.
Participação em eventos
1° InterMusic Festival. 2011. (Outra).
As Regiões do Brasil. 2010. (Encontro).
Educação para a Vida. 2010. (Seminário).
Festa Junina ( Arraial Uegeano). 2010. (Outra).
Semana de Especifidades da Pedagogia.Pedagogia Prisional. 2010. (Encontro).
Semana Pedagógica Cinematográfica e Aprendizagem. 2010. (Seminário).
Contação de História como Fonte Motivadora de Aprendizagem. 2009. (Seminário).
As Faces da Pedagogia Conteporânea. 2008. (Encontro).
II ENPED.Contação de História. 2008. (Oficina).
II ENPED.Educação no Trânsito. 2008. (Encontro).
II Semana de Calouros. 2008. (Outra).
Semana do Trânsito. 2008. (Outra).
Seminário de Pedagogia.A Vida na Escola e a Escola na Vida. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
EUROPEU, L. C. A.; MACEDO, M. S.. Relações Sociais na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; SILVA, J. A.. O sucesso da Parceria Escola e Família na Aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; SANTOS, R. S.. A evasão da Profissão Docente: Cidade de Jaraguá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; SILVA, F. C. O.. Relação Família Escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; SILVA, J. M. F.. Relação Ensino e Aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; EVANGELISTA, P. A. O.. Dificuldades de Aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; CUNHA, T. C. G.. Inclusão Educacional: Uma Análise do Projeto Politico Pedagógico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; GODOI, C. T.. A Importância da Leitura na Formação da Infância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; MARTINS, E. C. O.. Reflexao a cerca da Importância do Lúdico na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; SOEIRO, E. L.. Disciplina no Desenvolvimento Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; SANTANA, E. S.. Literatura Infantil no Processo Educacinal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.. Gonçalves.O desafio da Educação na Conteporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; Sabriny Rodrigues de Oliveira. Psicomotricidade no processo de Alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; Inês Aparecida do Carmo. Música na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
EUROPEU, L. C. A.; GOTIJO, M. H.. Sexualidade em debate. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
A criança Autista na Escola: Desafios e Possibilidades na Educação Inclusica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Lara Cristina Assis Europeu;
A Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Superior; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Lara Cristina Assis Europeu;
A Realidade das Crianças com Deficiência Visual na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Lara Cristina Assis Europeu;
Outras produções
EUROPEU, L. C. A. . Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EUROPEU, L. C. A. . Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EUROPEU, L. C. A. . Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EUROPEU, L. C. A. . Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EUROPEU, L. C. A. . Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EUROPEU, L. C. A. . Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, UEG- Câmpus Jaraguá. , Av. Divas de Freitas Rios, Aeroporto, 76330000 - Jaraguá, GO - Brasil, Telefone: (62) 33264128
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Atualmente em 2019, estou no cargo de coordenação pedagógica e exercendo temporariamente a função de Diretor substituto, estou trabalhando com educação inclusiva, com enfase na surdez.
2009 - 2014
Secretaria da Segurança Pública de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Escrivã Ad Hoc, Carga horária: 40
2018 - Atual
Instituto de Pós Graduação GaldinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2018 - Atual
Institudo Educacional Multidiciplinar de BrasiliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lara Cristina Assis Europeu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?