Tércia Pereira de Araújo Lima

Graduada em Psicologia pela Faculdade Maurício de Nassau - FMN. Cursa especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP e em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal pela Unipê. Formada, também, em Turismo pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba - Iesp, com especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pela Universidade de Brasília - UNB. Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Possui experiência na área de gestão e docência. Atualmente é Servidora Pública Federal na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, no cargo de Psicóloga.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Hospitalidade

2008 - 2010

Universidade Anhembi Morumbi
Título: Formação Profissional em Gastronomia: um estudo com os chefes de cozinha na cidade de João Pessoa - PB,Ano de Obtenção: 2010
Renê Corrêa do Nascimento.Palavras-chave: Gastronomia; Formação Profissional; Mercado de Trabalho; Chefe de Cozinha; Cidade de João Pessoa.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental

2016 - Atual

Instituto WP

Especialização em andamento em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal

2013 - Atual

Centro Universitário de João Pessoa

Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar

2005 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Implantação do Manual de Boas Práticas no Hotel-escola Portal do Sol na Cidade de João Pessoa
Orientador: Wilma Araújo

Graduação em Psicologia

2011 - 2015

Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa
Título: O Estresse no Trânsito: concepções de estudantes universitários
Orientador: Shirley de Souza Silva Simeão

Graduação em turismo

2001 - 2004

Instituto de Educação Superior da Paraíba

Formação complementar

2007 - 2008

Rotinas Administrativas. , Microlins, MICROLINS, Brasil.

2006 - 2006

barman. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

2006 - 2006

Degustaçao de Vinhos. , Casa Valduga, Casa Valduga, Brasil.

2006 - 2006

etiqueta a mesa. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

2005 - 2005

Oratória. (Carga horária: 20h). , Servilo Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Recreação e Lazer. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Organização de eventos

LIMA, T. P. A. . Dia Mundial do Turismo. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Qualidade de Vida de Cuidadores de Idosos de Uma Instituição de Longa Permanência. 2013. (Congresso).

I SIMPÓSIO INTEGRADOR DA SAPIENS.Perspectivas e desafios da educação para o século XXI. 2013. (Simpósio).

37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.A Gastronomia Vista como Elemento da Cultura de uma Sociedade. 2010. (Encontro).

5º Salão do Turismo: roteiros do Brasil. 2010. (Outra).

36º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.A questão do gerenciamento da informação como estratégia de competitividade na expansão de negócios: o setor de serviços em restaurantes na cidade de São Paulo.. 2009. (Encontro).

4º Salão do Turismo: roteiros do Brasil. 2009. (Outra).

Aula Inaugural Mestrado em Hospitalidade "Os Franceses" com Ricardo Coelho 2009/1. 2009. (Outra).

Aula Inaugural Mestrado em Hospitalidade com Danilo Santos de Miranda. 2009. (Outra).

V Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi.Treinamento: Um Estudo Exploratório em restaurantes na cidade de São Paulo. 2009. (Encontro).

V Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi. 2009. (Encontro).

Aula Magna Meeting Architecture - a manifesto - Palestrante: Maarten Vanneste. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ivanei Macêdo de Lima

MEDEIROS, L. S.;LIMA, T. P. A.; SOUZA, L. A. S.. Análise da Qualidade da Oferta Turística ao Mototurista do Estado da Paraíba: estudo de caso dos membros do motoclube mamutes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Aline Alexandra Silva Augusto Lima

LUZ, M. A. S.; SOUZA, L. A. S.;LIMA, T. P. A.. A Importância do Turismo Sustentável Para a Conservação Ambiental em Fernando de Noronha.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Priscilla da Rocha Felizardo

LUZ, M. A. S.;LIMA, T. P. A.; BARBOSA, S.. Turismo Cultural: um estudo na Fortalez de Santa Catarina em João Pessoa-PB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Mariza Fernanda dos Santos de Oliveira

LUZ, M. A. S.;LIMA, T. P. A.; MELO, S.. Hotelaria Hospitalar: os serviços de hotelaria hospitalar na cidade de João Pessoa-PB.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Orientou

Leidiane Silva de Morais

A Influência Italiana no Desenvolvimento do Enoturismo no Rio Grande do Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em turismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Tércia Pereira de Araújo Lima;

Thays Azevedo Evangelista de Brito

Eventos Gastronomicos: possibilidade de aumento no fluxo turistico na cidade de João Pessoa na baixa temporada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em turismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Tércia Pereira de Araújo Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, T. P. A. ; ARAUJO, J. P. ; PINTO, C. L. . Psicologia da aprendizagem: aprendendo a aprender na velhice. In: I SIMPÓSIO INTEGRADOR DA SAPIENS, 2013, Campina Grande. I SIMPÓSIO INTEGRADOR DA SAPIENS, 2013.

  • LIMA, T. P. A. . A Prática da Hospitalidade Comercial: estudo analítico numa empresa do setor de alimentos & bebidas na cidade de São Paulo. In: VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - Semintur, 2010, Caxias do Sul. VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - Semintur. Caxias do Sul, 2010. v. 6º.

  • LIMA, T. P. A. . Experiência Turística com Enfoque na Gastronomia Enquanto Produto da Cultura Local. In: Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria - AMFORHT, 2010, São Paulo. Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria - AMFORHT. São Paulo: Senac, 2010.

  • LIMA, T. P. A. . Treinamento: Um Estudo Exploratório em Restaurantes na Cidade de São Paulo. In: V Encontro Científico Anhembi Morumbi, 2009, São Paulo. V Encontro Científico. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2009. v. 5.

  • LIMA, T. P. A. ; Alessandra Silva Carvalho ; Cislene Moreira . A Acessibilidade dos Lugares: reflexões e práticas. In: VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2009, São Paulo. VI Semniário ANPTUR. São Paulo: VI ANPTUR, 2009. v. 6.

  • LIMA, T. P. A. . Expansão de Negócios: o conhecimento da informação como vantagem competitiva. In: X Congresso Luso-Afro Brasileiro, 2008, Braga. X Congresso Luso-Afro Brasileiro. Braga, 2008. v. 10.

  • LIMA, T. P. A. ; FARIAS, A. R. R. L. . Qualidade de Vida de Cuidadores de Idosos de Uma Instituição de Longa Permanência. In: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013.

  • LIMA, T. P. A. . A Gastronomia Vista como Elemento da Cultura de uma Sociedade. In: 37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2010, São Paulo. 37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: EDUSP, 2010. v. 37.

  • LIMA, T. P. A. . A questão do gerenciamento da informação como estratégia de competitividade na expansão de negócios: o setor de serviços em restaurantes na cidade de São Paulo.. In: 36º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2009, São Paulo. 36º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: EDUSP, 2009. v. 36.

  • LIMA, T. P. A. . Expansão de Negócios: o conhecimento da informação como vantagem competitiva. In: II Colóquio Internacional em Hospitalidade, 2008, Porto. II Colóquio Internacional em Hospitalidade. Porto: Universidade Católica do Porto, 2008. v. 2.

  • LIMA, T. P. A. . Mercado de Trabalho: mudanças e tendências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, T. P. A. . Endomarketing: Uma Avaliação da Hospitalidade Comercial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, T. P. A. . Estudo de Caso sobre um empreendimento do setor de alimentos e bebidas em São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, T. P. A. . Treinamento: teoria e prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, T. P. A. ; DELCHIARO, B. N. . Café: Uma Dádiva ao Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, T. P. A. . Expansão de Négócios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LIMA, T. P. A. . História da Alimentação e Gastronomia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, T. P. A. . Noções de Segurança Alimentar e Atendimento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, T. P. A. . Noções de Segurança Alimentar e Preparação de Coquetéis. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, T. P. A. . Higiene Pessoal, Comportamento e Atendimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, T. P. A. . Técnicas de Expressão Corporal no Palco. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    ESTRESSE NO TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE GÊNERO, Descrição: Diante do maior número de carros trafegando pelas ruas da capital paraibana e do índice crescente de violência no trânsito, surge esta pesquisa que busca listar e comparar os fatores que influenciam o estresse em homens e mulheres no trânsito. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo descritiva e natureza qualitativa, na qual participaram 50 homens e 50 mulheres com idade mínima de 18 anos e possuidores da Carteira Nacional de Habilitação ? CNH. Como instrumento utilizou-se um questionário construído a partir dos objetivos deste, cujos dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram as variáveis que mais causam estresse, bem como, quanto menor a idade, mais agressivos são os condutores e envolvidos em discussões no trânsito. Também se constatou que os homens agem com mais agressividade. Palavras Chave: Trânsito; Estresse; Gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tércia Pereira de Araújo Lima - Coordenador / Kay Francis Leal Vieira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto de Educação Superior da Paraíba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

2006 - 2006

Instituto de Educação Superior da Paraíba

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2

Outras informações:
Apresentação de trabalho resultante do relatório de estágio apresentado à coordenação de estágios da Faculdade IESP aos alunos do 6º período do curso de Turismo.

2005 - 2005

Instituto de Educação Superior da Paraíba

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2

Outras informações:
Palestra de encerramento da disciplina Alimento e Bebidas do curso de Turismo da faculdade IESP sobre "Turismo e Gastronomia na Paraíba".

2011 - 2012

Secretaria de Esporte e Turismo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

2007 - 2008

Sociedade Paraibana de Ensino Superior e de Pesquisa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2007 - 2007

Curso de Gastronomia Fátima Lima, -

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

2005 - 2005

Vida e Mar

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 3

Outras informações:
Palestra ministrada ao grupo de terceira idade sobre a gastronomia paraibana.

2002 - 2003

Rogetur Turismo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Agente de Viagem

2005 - 2005

Hotel escola Portal do Sol

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2

Outras informações:
Palestra ministrada sobre segurança alimentar a estagiários de gastronomia.

2003 - 2004

Schwermann Viagens Turismo e Receptivo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Agente de Viagem Receptivo

2017 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40