Gledson Ribeiro de Oliveira

Pesquisador e professor Adjunto IV da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalhou no ensino básico antes de exercer a 'função' de professor substituto na UFC, por um ano, e na UECE por seis anos. Foi o primeiro coordenador do curso de licenciatura em Sociologia da UNILAB (2014-2015). Membro do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Linguagens Artísticas Modernas e Contemporâneas" (FLAMCO-UNILAB), desenvolve pesquisas em Religião e Sociedade, Religião e Política, Artes Visuais (fotografia, quadrinhos, cinema de animação). Foi membro fundador e diretor-tesoureiro da SINDUECE (2003-2004) e diretor-presidente da SINDUNILAB (gestões 2015; 2016-2018).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2008 - 2012

Universidade Federal do Ceará
Título: Bodes, hereges, irmãos: as igrejas presbiterianas e batistas no Ceará do primeiro Novecentos
Julia Miranda. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História

1999 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sal da Terra: identidade e intolerância de católicos e protestantes no Ceará do século XIX.,Ano de Obtenção: 2001
Maria do Socorro Ferraz Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: conflito, intolerância, o Outro.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em História

1992 - 1996

Universidade Estadual do Ceará
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Religiões.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sociologia das religiões.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sociologia e História econômica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RODRIGUES, H. A. ; OLIVEIRA, GLEDSON R. ; MELO, M. C. O. . 3ª Conferência da Cidade de Fortaleza. 2007. (Outro).

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; OUTROS, . IX Encontro Estadual de História. 2004. (Outro).

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; NEVES, B. C. ; OLIVEIRA, C. F. ; DAMASCENO, F. ; JUCA, G. M. ; BANDEIRA, I. . I Seminário de Reforma Curricular do curso de História.. 2001. (Outro).

OLIVEIRA, GLEDSON R. . I Cena historiográfica do curso de HIstória - UECE. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Rubens de Azevedo: humor e ficção científica na imprensa cearense (1938-1945). 2017. (Outra).

Violências e Conflitos Sociais: criminalização, controle e punição.Branquitude, outras relações étnico-raciais, violência e migrações. 2016. (Seminário).

3ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Histórias em Quadrinhos e seus Inimigos. 2015. (Outra).

IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: territorilalidade e desigualdades. GT 16 - Relações Étnico-Racias, Violência e Desigualdade. 2014. (Congresso).

IV Reunião Equatorial de Antropologia. O Museu Escravo Liberto e a História de Redenção.. 2013. (Congresso).

XXIX Congreso Latinoamericano de Sociologia ALAS 2013,. Diálogo inter-religioso? Católicos e protestantes no período pós-concílio Vaticano II no Brasil.. 2013. (Congresso).

Filosofia da Religião. 2010. (Outra).

Simpósio Nacional de História.Sedução e Conversão - batistas e presbiterianos no campo religioso cearense. 2009. (Simpósio).

XII Semana de História da UECE.O ofício do hisoriador: fontes, métodos e luta de classes. 2008. (Outra).

Dia Internacional dos Museus - Museu da Imagem e do Som - Ceará.De Arronches a Parangaba: história e imagem. 2007. (Outra).

Cultura, história urbana e preservação ambiental.279 anos de Fortaleza: por uma cidade sustentável. 2005. (Seminário).

História, Cultura e cidade.Práticas e representações evangélicas no Ceará: o caso batista (1960-1989). 2005. (Seminário).

II Conferência Estadual das Cidades - Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.Planejamento urbano e meio ambiente. 2005. (Outra).

Seminário História, cultura e cidade.Cidade sagrada: pentecostais, espaço urbano e cotidiano em Fortaleza. 2005. (Seminário).

Seminário História, Cultura e Cidade.Práticas e representações evangélicas no Ceará: o caso batista (1960-1989). 2005. (Seminário).

XI Semana de História - Decifrando as linguagens da pesquisa.Interdisciplinaridade na Pesquisa Histórica. 2005. (Encontro).

I Fórum de Profissionais da História da UECE: a formação do historiador.Por que Historiador?. 2004. (Outra).

IX Encontro Estadual de História.Religião e Mito. 2004. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de História - História, acontecimento e narrativa..O Mesmo e o Outro: intolerância no campo religioso cearense no século XIX.. 2003. (Simpósio).

V Encontro Estadual de História.Memória Cultura, Política e Cidadania. 1996. (Encontro).

Rodolfo Teófilo: história, literatura e ciência. 1995. (Seminário).

Semana da História - UECE. 1995. (Outra).

XV Encontro Nacional dos Estudantes de História.História e Governos Populares. 1995. (Encontro).

I Seminário de Cultura Oriental da UECE. 1994. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de Estudantes de História. 1994. (Outra).

A Religiosidade Popular no Ceará: resistência ou alienação?. 1993. (Seminário).

Nós e o Plebiscito. 1993. (Outra).

Fim da URSS e as perpectivas do socialismo. 1992. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eliana Coelho da Silva

Miranda, J;OLIVEIRA, GLEDSON R.; FLAMMING, A.. CHAMADAS POR DEUS: CARATERÍSTICAS DO PASTORADO FEMININO NA CIDADE DE FORTALEZA. 2014.

Aluno: Eliakim Lucena de Andrrade

OLIVEIRA, GLEDSON R.; FLEMMING, A.; Miranda, J. A rua dos irmãos: uma etnografia na prisão. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Valberth Veras da Silva

Miranda, J; Barreira, C.;OLIVEIRA, GLEDSON R.; ABREU, D. S.; RODRIGUES, K. M.. FILHOS E NETOS DE ALAH: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ISLÂMICAS EM FOZ DO IGUAÇU. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Vângela Maria Isidoro de Morais

OLIVEIRA, GLEDSON R.; Oliveira, M; Barreira, C.; Miranda, J; Brás, I.. Filhos de Deus e Netos de Makunaima: apropriações do catolicismo em terras Makuxi.. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA DULCILENE P

OLIVEIRA, GLEDSON R.. SANTOS; MARILENE VIEIRA; VALMIRA BORGES. O paradoxo entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a proficiência dos educandos nas turmas de 4ª série / 5 ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal pública de São Francisco do Conde ? Bahia.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Alan C

OLIVEIRA, GLEDSON R.. dos Santos; Carine de Almeida; Claudia dos A. Jesus. A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS PELA GESTÃO PÚBLICA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO CARENTE DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE ? BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Raimundo Roque Dantas

OLIVEIRA, GLEDSON R.. INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM SÃO FRANCISCO DO CONDE- BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: ALÃ SANTOS DA SILVA; ANDRÉA IRIDAN DOS SANTOS

OLIVEIRA, GLEDSON R.. DISCURSOS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DO PDDE COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO ARACI ? BA.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Raimundo Nonato Wanderley de Sousa

OLIVEIRA, GLEDSON R.; PASSOS, G.; JUNIOR, E.. HIerarquia da Igreja Católica do Ceará na crise do governo João Goulart: os discursos do Jornal O NORDESTE (janeiro 1964 a abril 1964). 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HIstória) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Neyandra Nogueira da Costa

OLIVEIRA, GLEDSON R.; DAMASCENO, F.. A modernização da vaquejada na ótica do vaqueiro tradicional. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e Abordagens em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antônio Vilamarque de Sousa

OLIVEIRA, GLEDSON R.; DAMASCENO, F.; PADUA, A.. Afro-católicos: aspectos da militância negra católica no Ceará (1982-2002). 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e Abordagens em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Danielly Greisson

OLIVEIRA, GLEDSON R.; JUCA, G. M.. As práticas político-sociais dos jucistas em Fortaleza entre as décadas de 1950 e 1960.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e Abordagens em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mauro Vieira da Silva

OLIVEIRA, GLEDSON R.; RONALD APOLINÁRIO DE LIRA,; A-MI, J.. Uma análise da HQ Sandman e o mito de Morpheus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Thiago Moreira Barros

OLIVEIRA, GLEDSON R.. A representação de minorias nas histórias de super-heróis: um estudo de caso de "All-New, All-Different Avengers".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Sete de Setembro.

Aluno: Klaustemizia Ferreira de Queiroga

OLIVEIRA, GLEDSON R.; BARBOSA, F. C. J.; OLIVEIRA, C. S.. "Cinema é pura mentira"! Um olhar indagador sobre o processo de produção do filme o jardineiro fiel.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luis Eduardo Braga Monteiro

OLIVEIRA, GLEDSON R.; BRUNO, A.; PEREIRA, A. F. G.. A participação da Convergência Socialista na construção do Partido dos Trabalhadores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rodrigo Capistrano Camurça

OLIVEIRA, GLEDSON R.; NEVES, B. C.; CASTELO, S. C.. Memória, montagem e monumentalização no cinema documental: o caso de 'ABRY'. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ana Odete de Araújo Correia

BANDEIRA, I.; NEVES, B. C.;OLIVEIRA, GLEDSON R.. Paurilo Barroso: linhas cruzadas da vida de um poeta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Adria Linhares Façanha Moreira

JUCA, G. M.;OLIVEIRA, GLEDSON R.; GADELHA, F. A. L.. A comunidade católica Shalom: institucionalizaçõ da Renovação Carismática Católica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: José Airton Sampaio Filho

OLIVEIRA, GLEDSON R.; PASSOS, G.; JUNIOR, E.. A atuação do Partido Comunista do Brasil (PC do B) no movimento estudantil universitário cearense nos anos de 1966 a 1968.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Tácito Thadeu Leite Rolim

OLIVEIRA, GLEDSON R.; CORDEIRO, I.; VENANCIO, G.. O bizarro no Estado do Cearáem fins da década de 50: clarões, estrondos,objetos luminosos e tremores de terra.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Paulo Henrique Ponte Rodrigues

OLIVEIRA, GLEDSON R.; JUNIOR, E.; JUCA, G. M.. Quando os sonhos se encontram, uma análise histórica da eleição de 1985. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antônio Aristóteles Dutra de Oliveira

OLIVEIRA, GLEDSON R.; OLIVEIRA, C. F.; DAMASCENO, F.. Patrimônio Arquitetônico de Fortaleza - um passeio pela memória do centro da cidade.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Marco Antonio Rêgo Albuquerque

OLIVEIRA, GLEDSON R.. Abertura política no governo Figueiredo através dos cartons. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ediluce Menezes Moreira

OLIVEIRA, GLEDSON R.. Violência Policial em Fortaleza de 1995 a 2001: uma perspectiva histórica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonia Lannuzza Gomes Loureiro

OLIVEIRA, GLEDSON R.. O papel da "História" nas escolas difrenciadas Tapeba.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Silvaniza Maria Vieira Ferrer

OLIVEIRA, GLEDSON R.. O discurso feminino do jornal O Rebate durante os anos de 1905 a 1911.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Trajano Dantas de Andrade

OLIVEIRA, GLEDSON R.. Empresários do transporte coletivo urbano versus poder público: uma contenda pouco benéfica a população - Fortaleza 1940 - 1960.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Eridiana Lopes Macedo

OLIVEIRA, GLEDSON R.. O cemitério São João Batista enqunto patrimônio histórico e cultural. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Dircelene Ferreira de Sales

OLIVEIRA, GLEDSON R.. A controvertida visão de Viurgulino Ferreira - Lampião. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raimundo Moreira da Costa

OLIVEIRA, GLEDSON R.. O movimento teatral em Fortaleza de 1968 a 1978. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ronivaldo da Silva Maia

OLIVEIRA, GLEDSON R.. Da ação indivildual à ação coletiva: elementos de identidade do movimento estudantil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Marceza Maria Azevedo Araújo

OLIVEIRA, GLEDSON R.. Os aldeamentos como forma de aculturação do indígena cearense. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

OLIVEIRA, GLEDSON R.. Consultor Pedagógico no Processo Seletivo Prova Prática (aula) da Secretaria de Educação e da Secretaria de Palnejamento e Gestão do Ceará (SEDUC/CE). 2010. Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marie-Jeanne dite Marion Aubrée

AUBRÉE, Marion. Bodes, herejes, irmãos - Igrejas presbiterianas e batistas no Ceará do primeiro novecento. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Sylvana Maria Brandão de Aguiar

BRANDÃO, Sylvana. "Sal da Terra"uma leitura da identidade e intolerância de católicos e protestantes no Ceará do século dezenove.. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Donizéti Siepierski

SIEPIERSKI, P. D.. "Sal da Terra": uma leitura da identidade e intolerância de católicos e protestantes no Ceará do século dezenove. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria do Socorro Ferraz Barbosa

FERRAZ, Socorro. O Sal da Terra: um estudo sobre identidade e intolerância de católicos e protestantes no Ceará do Século XIX. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Isabelle Braz Peixoto da Silva

HENRIQUES, Júlia Maria Pereira de Miranda;SILVA, Isabelle Braz Peixoto. Bodes, Hereges, Irmãos: Igrejas presbiterianas e batistas no Ceará do primeiro novecentos. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Francisco Carlos Castro e Silva

CLIENTELISMO ? A NEGOCIAÇÃO DO VOTO E APOIO POLÍTICO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Pablo Ronald Ferreira Batista

Grafite e Pichação: modos de recepção na cidade de Baturité, Ceará; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Francisco Geovane Nascimento Pereira

Religião em conflitos católicos e evangélicos na comunidade de Olho D?água do Constantino, Redenção - CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Francisco Erick de Oliveira

Você é católico? Sim, eu sou Shalom; Uma análise do católico shalom em Redenção; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Laudiano da Silva Martins

UMA HOMOFOBIA ?CRISTÃ? O CAMINHO DO PLC 122; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

VIVIANE BESERRA HOLANDA

AÇÃO SOCIAL E IGREJA CATÓLICA: UM ESTUDO A PARTIR DO TRABALHO CARITATIVO NA PASTORAL DA CRIANÇA, DO MUNICÍPIO DE ACARAPE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Isaac Bruno Oliveira Araújo

O PARAÍSO É AQUI! PROSPERIDADE, CURA E LIBERTAÇÃO NA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Sérgio William de Castro Oliveira Filho

Emissário do frade apostata; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Luis Carlos Saldanha Ribeiro

"Terra estrangeira" - uma metáfora do mundo globalizado e do Cinema da Retomada; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Welly Alves Prado

A Democracia Socialista e o Partido dos Trabalhadores entre 1990-2002; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

José Ivaldo Mendes Rocha Júnior

Quadrinhos como elemento para análise de fatos históricos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Kalliany Moreira Menezes

Pré-Milenarismo na Igreja Evangélia Apocalipse Pentecostal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Ana Cristina Rodrigues de Sousa Andrade

Luiz Severiano Ribeiro: o pioneiro exibidor do cinema brasileiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Marcos Paulo VIeria de Figueiredo

A omissão de direitos humanos da ALEC no contexto da positivação e garantia dos Direitos HUmanos no Brasil -uma contribuição para a memória dos DH no Ceará; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Janaína Martins Bento

Música e Movimento estudantil no Ceará durante a ditadura militar (1964-1968); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Geraldo Gonçalves Ferreira

Da esperança à agonia: a triste história dos retirantes da seca na capital do Ceará nos anos 1877 a 1879; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Walbervan de Oliveira Pontes

O Evangelho de Tomé e a Igreja; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

João Helson Carvalho Franklin

Igrejas Batistas e Autoritarismo em Fortaleza de 1964 a 1969; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Francisco José Silva Souza

Quintino Cunha: além do humor; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Bonifácio Vieira Neto

O desenvolvimento dos ritos sacramentais nas comunidades cristãs; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Hegine Jane de Sousa Vieira

A função da Arte e o projeto EDISCA; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Ana Hérica Brasil Figueiredo

Patrimônio Histórico: entre o discurso oficial e a realidade no governo das mudanças (1987-2000); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Jackqueline Maria Sampaio Furtado

José Walter: sonho e desilusão habitacional (1970-1980); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Gledson Ribeiro de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria do Socorro Ferraz Barbosa

O Sal da Terra: um estudo sobre identidade e intolerância de católicos e protestantes no Ceará do Século XIX; ; 2000; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria do Socorro Ferraz Barbosa;

Julia Maria Pereira de Miranda Henriques

Bodes, Hereges, Irmãos: Igrejas presbiterianas e batistas no Ceará do primeiro novecentos; 2012; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Julia Maria Pereira de Miranda Henriques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, GLEDSON R. . Identificar, acusar, expulsar: rivalidades e enfrentamentos religiosos no Brasil (1900-1960). ESTUDOS DE RELIGIÃO , v. 34, p. 178-198-198, 2020.

  • OLIVEIRA, GLEDSON R. . Sobre el diálogo ecuménico: el concilio Vaticano II y las iglesias Protestantes en Brasil. Revista Persona y Sociedad , v. XXVIII, p. 111-127-127, 2014.

  • OLIVEIRA, GLEDSON R. ; Russo, M. . Devagar e sempre com fé em Deus: evangélicos cearenses nos Censos Demográficos. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza) , v. 42, p. 129-150, 2011.

  • OLIVEIRA, GLEDSON R. . Paideia: a formação da reta doutrina protestante no Ceará. Estudos de História , v. 13, p. 149-177, 2006.

  • OLIVEIRA, GLEDSON R. . Os Filhos de Lutero: atores protestantes no Ceará do século XIX. Trajetos (UFC) , Fortaleza, v. 02, p. 31-54, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; FIGUEIREDO, M. P. V. . Fragmentos do século XX. 2003.

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; MELO, M. C. O. . INVENTÁRIO, TRANSFERÊNCIA E DISPONIBILIZAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO E MEMORIAL DO HISTORIADOR GERALDO NOBRE. 2008.

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; MELO, M. C. O. ; BRAGA, R. C. ; RODRIGUES, H. A. ; BEZERRA, C. A. ; OLIVEIRA, J. ; SOUSA, D. F. ; C. Andrea . Prosposta de Zona Especial de Patrimônio HIstórico da Parangaba - Plano Diretor Participativo de Fortaleza.. 2006.

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; Vários autores . Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla. 2005.

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; LUNA, D. ; DANIELE, L. ; ANDRESSA, K. . Levantamento Histórico da Fazenda Háras-Boa Esperança. - Primeira Campanha Arqueológica - Etapas II e III da linha de transmissão 230 KV Sobral II / Sobral III - C1 e C2.. 2005.

OLIVEIRA, GLEDSON R. . Levantamento Histórico da Igreja N. S. do Rosário - I Campanha Arqueológica. 2002.

OLIVEIRA, GLEDSON R. ; BANDEIRA, I. ; NEVES, B. C. ; JUCA, G. M. ; DAMASCENO, F. ; OLIVEIRA, C. F. . Comissão de Reforma Curricular dos cursos de História da UECE.. 2000.

OLIVEIRA, GLEDSON R. . "A cidade que temos" e "A cidade que queremos".. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, GLEDSON R. . Imagética, Cinema e História - observação observadora. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, GLEDSON R. . Formação Política: Elementos de HIstória. 2003. .

OLIVEIRA, GLEDSON R. . Os Filhos de Lutero: atores protestantes na província cearense do século XIX.. 2001. .

OLIVEIRA, GLEDSON R. . Primeiro lugar na 4ª Mostra Cearense de Fotografia Universitária, realizada pelo 8 NÓIA ? Festival do Audiovisual Universitário com a fotografia intitulada. 2009. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Quadrinhos: trabalho criativo e profissão, Descrição: A proposta é estudar a representação da vida de quadrinista de um grupo de desenhistas, roteiristas, arte-finalistas e coloristas cearenses que fazem histórias em quadrinhos (HQs) e analisar o trabalho vocacionado e diletante no mercado mainstream e independente. Também é objeto deste projeto formar um painel das soluções criativas do ato quadrinístico a partir da descrição e análise dos documentos de processo. Metodologicamente a pesquisa se valerá da técnica de entrevista temática para apreender nos relatos orais os aspectos relevantes do ser quadrinista e do trabalho vocacionado e diletante com quadrinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gledson Ribeiro de Oliveira - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Arte gráfica sequencial na imprensa cearense, Descrição: Esta pesquisa é um estudo de caso, a partir do contexto cearense, sobre a recepção e crítica às histórias em quadrinhos no período da Ditadura Militar. Em uma rápido inventário da bibliografia disponível percebe-se a carência de pesquisas empíricas e de estudos que tratem da formação do campo das histórias em quadrinhos e de seus agentes de criação, consumo, censura e controle na região nordeste. No Brasil, a narrativa gráfico-visual (Moacy Cirne), seja ela no formato de tiras ou de gibis, conquistou leitores e se consolidou como produto cultural nos anos 1960. Empresários e profissionais ligados à imprensa, editoras e consumidores das mais diferentes camadas sociais prestigiavam os quadrinhos como forma de leitura, arte e entretenimento. Ao mesmo tempo, intelectuais e agentes ligados a governos, instituições educacionais e culturais consagradas empenhavam-se em classificá-los como uma sub-literatura e sub-arte ofensivos à ordem social-educacional. O campo cultural cearense não ficou imune a essa configuração histórica em que a prática da leitura de quadrinhos foi móvel de controvérsias entre apoiadores e críticos. Como entender essas visões opostas sobre as histórias em quadrinhos? As noções de apropriação, discurso competente e espaços de consagração (Pierre Bourdieu) são ferramentas importantes para compreender as formas de ressignificação dos produtos culturais, bem como o lugar e o alcance social do discurso de intelectuais cearenses e agentes de Estado acerca dos 'perigos' da leitura dos quadrinhos. Nos anos de chumbo, mesmo uma reunião de lançamento de livro sobre o tema era passível de ser escrutinada pelo agentes da repressão. A partir da pesquisa em jornais de época, documentos da censura, e entrevistas poder-se-á contribuir com mais um fragmento à história das histórias em quadrinhos no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gledson Ribeiro de Oliveira - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Parangaba: história, memória e fotografia, Descrição: Esta pesquisa privilegia a oralidade e a análise de imagens fotográficas na reconstrução e interpretação das mudanças e permanências da fisionomia urbana , ao longo do século XX e XXI, de um dos mais antigos bairros da cidade de Fortaleza: a Parangaba. Situado ao sudoeste da capital cearense, a 7 km do centro histórico de Fortaleza, o bairro da Parangaba foi um aldeamento indígena no século XVII, elevado em 1759 à Villa Nova de Arroches. Trata-se de um território de intensa presença Potiguar (Tupis), que, deslocados do litoral da Capitania o Rio Grande [do Norte], alcançaram as praias alencarinas à época dos primeiros contatos. Sob administração jesuíta e depois secular a Parangaba configurou-se como centro pastoril e porta de entrada de produtos e mercadorias que vinham do sertão e do Maciço do Baturité. A Parangaba era um concorrido mercado de venda de gado e de seus derivados, de fabricação de tijolos e telhas, de acoitamento de escravizados fugitivos do centro de Fortaleza, de pouso de imigrantes advindos do interior e de moradores da capital que se deslocavam pela Estrada do Arronches - de carroça e bonde -, ou pela Estrada de Ferro da Rede Viação Cearense, para desfrutar do clima ameno e da paisagem da lagoa de Parangaba. As potencialidades históricas, arquitetônicas e arqueológicas da Parangaba foram comprometidas, ao longo do tempo, pelo crescimento urbano não-planejado. Contudo, o valor cultural e histórico da Parangaba pode ser evidenciada: nas edificações em estilo clássico e eclético que ainda testemunham a existência da 'velha Parangaba' - casa da família Leonardo Mota, Pedra Natalense, Casa Paroquial, Intendência Municipal, Igreja Matriz, arte cemiterial, ruínas da casa do Senador Olavo Oliveira etc. -; no patrimônio ambiental e paisagístico - cajazeiras, manguezais centenários e a Lagoa da Parangaba -; e na cultura material de subsolo preservada no Museu do Ceará - a igaçaba e urna funerária desveladas pelo etnógrafo Dias da Rocha. Com a criação da Zona Especial de Patrimônio Histórico da Parangaba [ZEPH-2006] buscou-se a proteção, conservação e preservação dos elementos significativos da arquitetura, paisagem e da cultura material/imaterial. Porém, a maioria das edificações - residenciais e industriais - foram descaracterizadas e/ou destruídas - Educandário São José e a Fábrica de Gesso, por exemplo - para dar lugar a empreendimentos privados e obras estatais de infraestrutura. Literalmente 'tombados' apenas dois lugares de memória do bairro estão protegidos por força de lei: a Estação Ferroviária da Parangaba [Decreto Municipal 12.313/2007] e o espelho de água da Lagoa da Parangaba [Lei N 6.201/1987]. O bairro da Parangaba é formado por várias camadas de tempo que implicam diferentes formas de organização e intervenção no espaço urbano. Passado e presente estão espacialmente superpostos formando um enigma de presenças e ausências que pode ser reconstruído e decifrado por meio das memórias de velhos moradores e da análise de fotografias, esse instantâneo luminoso que interrompe e imortaliza o tempo tornando-o, também, uma imagem-memória. Neste projeto, a memória, seja ela expressa pela narrativa oral ou fixada em papel fotossensível, é, ao mesmo tempo, representação social e documento sobre o passado-presente de um bairro cujo tecido urbano está em constante transformação, e, porque não, em constante degradação urbana e ambiental. As transformações e permanências na fisionomia urbana da Parangaba têm na memória de seus velhos moradores e nas fotografias de João Ribeiro Pessoa, presentes no Álbum dos Padres de 1915, os seus principais 'arquivos'. É por meio delas que é possível expor as camadas superposta de tempo e espaço no tecido urbano da Parangaba, suas marcas, traços, vestígios e formas arquitetônicas visíveis e invisíveis, e interpretar os seus significados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gledson Ribeiro de Oliveira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Transnacionalização religiosa: igrejas neopentecostais brasileiras em Angola., Descrição: A pesquisa busca estudar a expansão neopentecostal brasileira na República de Angola. Com uma população acima de 21 milhões de habitantes , sendo Luanda e Huambo as cidades mais densamente povoadas das 18 províncias , observa-se em Angola um crescente aumento do número de adesões às igrejas neopentecostais vindas do Brasil. A intensa concorrência no mercado religioso brasileiro tornou os países africanos de língua portuguesa ? ao lado dos países latino-americanos - alvos privilegiados da estratégia de expansão internacional das igrejas neopentecostais desde os anos 1980. Neste caso, interessa-nos aqui dimensionar demograficamente a presença dessas igrejas em território angolano e compreender as ações político-religiosas de seus agentes - com suas estratégicas de expansão e inserção sociocultural - no campo religioso. Para esse intento faz-se necessário incluir o neopentecostalismo brasileiro na paisagem e dinâmica religiosa angolana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gledson Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Isaac Araújo - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Bacharelado em Humanidades, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.

  • 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Sociologia.

  • 01/2019 - 12/2019

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - 90 h, SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS PRÁTICAS CULTURAIS - 90 h

  • 01/2018 - 12/2018

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - 90, PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - 90 h, SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS PRÁTICAS CULTURAIS - 90 h, EXPERIÊNCIA, PRÁTICA E SIGNIFICADO - 60 h

  • 01/2016 - 12/2017

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OFICINA DE METODOLOGIA II - 60 h; IDENTIDADE E PODER - 60 h, SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS PRÁTICAS CULTURAIS - 90 h (2016.1), PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - 90 h (2016.2), SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS PRÁTICAS CULTURAIS - 90 h (2016.2), PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - 90 h (2017.2), TERRITÓRIO E PODER - 60 h (2017.2)

  • 10/2017 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Bacharelado em Humanidades, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação Docente Portaria IHL n 111.

  • 01/2016 - 01/2017

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - 90 h; SOCIOLOGIA DA CULTURA E DAS PRÁTICAS CULTURAIS - 90 h, OFICINA DE METODOLOGIA II - 60 h

  • 01/2016 - 01/2016

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quadrinhos / Bandas Desenhadas e práticas educacionais.

  • 01/2015 - 12/2015

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II, QUADRINHOS / BANDA DESENHADA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS - 8 h

  • 07/2014 - 12/2015

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II, Teoria Sociológica I

  • 06/2014 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Conselheiro do Instituto de Humanidade e Letras da UNILAB.

  • 03/2014 - 03/2015

    Direção e administração, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador Interino do Curso de Licenciatura em Sociologia.

  • 01/2014 - 12/2014

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II

  • 09/2014 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de análise e elaboração de parecer sobre pedido de redistribuição - Portaria IHL n. 45, de 01 de setembro de 2014.

  • 04/2014 - 06/2014

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Religiões e Crenças, Sociologia II

  • 02/2014 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de análise e elaboração de parecer sobre pedido de redistribuição - Portaria n 25 de 17 de fevereiro de 2014.

  • 01/2013 - 09/2013

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I - 2013.1

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PENSAMENTO MARXIANO, TRADIÇÃO MARXISTA E QUESTÕES DO SÉCULO XXI

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIEDADE, HISTÓRIA E CULTURA NOS ESPAÇOS LUSÓFONOS

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS INTERCULTURAIS NOS ESPAÇOS LUSÓFONOS

2005 - 2008

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor - Gabinete da Prefeita, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2007

    Serviços técnicos especializados , FUNCET - Prefeitura Municipal de Fortaleza, .,Serviço realizado, EM ANDAMENTO - "INVENTÁRIO, TRANSFERÊNCIA E DISPONIBILIZAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO E MEMORIAL DO HISTORIADOR GERALDO NOBRE".

  • 02/2005 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Comissão Fortaleza Bela, .,Serviço realizado, Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - PROJETO ORLA.

  • 03/2005 - 02/2006

    Serviços técnicos especializados , Comissão Fortaleza Bela, .,Serviço realizado, Zona Especial de Patrimônio Histórico da Parangaba - 2006; Plano Diretor Participativo de Fortaleza - 2006, 2007..

2000 - 2006

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Contratado/celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2006 - 06/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II, História Geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil

  • 01/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil, História Contemporânea II

  • 01/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil, História Contemporânea II

  • 01/2003 - 12/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil

  • 01/2003 - 12/2003

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História I e História II

  • 01/2002 - 12/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil

  • 01/2001 - 12/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil

  • 01/2001 - 12/2001

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História I e História II

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Arte, História Social e Econômica Geral e do Brasil

  • 01/2000 - 12/2000

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História I e História II

1997 - 1998

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Contratado/celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1997 - 03/1998

    Ensino, História- bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História social e política do Brasil, História Moderna e Contemporânea

1997 - 1997

JORNAL O POVO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

1996 - 1996

Centro Universitário 7 de Setembro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

1994 - 1995

Colégio Kerigma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

1993 - 1993

colegio mater dei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20