Rogério Soares Brito

Possuo graduação em LETRAS/INGLÊS pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Sou pós-graduado em Literatura Comparada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Santa Cruz (2008) com trabalho sobre a poesia do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Atualmente trabalho como professor substituto da UNEB - Campus VI, Caetité. Recentemente, conclui o mestrado com dissertação que versa sobre as instituições de transmissão que favoreceram o surgimento de narradores populares em Caetité-Ba. Desempenho atividades nos seguintes grupo de pesquisa: Educação, Leitura e Formação Docente; Leitura, Cultura e Formação Docente da UNEB. Antes dessas atividades fui contratado da Universidade do Estado da Bahia, exercendo de 2004 a 2008 a função de bibliotecário. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada em língua portuguesa e catalogação e conservação de acervo bibliográfico. No ano de 2015 assumi pela Secretária Municipal de Educação do Município de Caetité a função de Coordenador Pedagógico da área de Linguagem. Atuei na ocasião na Escola Zelinda Cavalho. Além das atividades acadêmicas atuo também no serviço privado. Sou desde 2018 Coordenador Pedagógico do Colégio da Cooperativa Educacional de Caetité-COOPEC, Ba.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS

2016 - 2018

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Os narradores de contos populares de Caetité e as instituições de transmissão, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Prof. Dr. Luiz Otávio de Magalhães
Palavras-chave: Cultura Popular; Oralidade; Instituições de transmissão; Narradores.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Literatura Comparada em Língua Portuguesa

2007 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Lira e Antilira: A construção poética de João Cabral de Melo Neto de "Pedra do Sono" a "O Engenheiro"
Orientador: Flávio Lourenço Peixôto Lima

Graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas

2002 - 2006

Universidade do Estado da Bahia

Formação complementar

2021 - 2021

Do mito ao conto, do conto ao mito: uma jornada poética com Marco Haurélio. (Carga horária: 20h). , A Casa Tombada, CASA, Brasil.

2020 - 2020

Contos de Fadas: retorno ao país da infância. (Carga horária: 8h). , A Casa Tombada, CASA, Brasil.

2020 - 2020

Clássicos do Pensamento Brasileiro. (Carga horária: 32h). , Faculdade Autônoma de Direito, FADISP, Brasil.

2020 - 2020

Romance de 1930 e intérpretes de Brasil. (Carga horária: 10h). , Faculdade Autônoma de Direito, FADISP, Brasil.

2020 - 2020

Contos de Fadas: retorno ao país da infância. (Carga horária: 6h). , A Casa Tombada, CASA, Brasil.

2020 - 2020

História da Fotografia no Brasil. (Carga horária: 20h). , Fotô Editorial, FOTÔ, Brasil.

2013 - 2013

Rito e rotas: a literatura de viagem com Paulo Nogueira. (Carga horária: 8h). , Maria Antônia Centro Universitário da USP, MARIA ANTÔNIA, Brasil.

2010 - 2010

A educação em língua materna, por João W. Geraldi. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Avaliação do Livro Didático de História. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Mundial. e Ident. Étnica: nós e os outros na Roma. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Modelos Interpretativos acerca do Jesus Histórico. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em História Cultural e Literatura Latina. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de Educação Patrimonial. (Carga horária: 30h). , Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, IPAC, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Idiomas. (Carga horária: 100h). , Fisk Englisk Courses, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infantil.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Oralidade.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cultura Popular.

Organização de eventos

BRITO, R. S. . Olimpíada Brasileira de Física. 2020. .

BRITO, R. S. ; PIRES, M. F. N. ; SANTOS, P. H. D. . Literatura, História e Política. 2020. (Outro).

BRITO, R. S. ; PIRES, M. F. N. ; SANTOS, P. H. D. . Literatura, História e Política. 2020. (Outro).

BRITO, R. S. ; PIRES, M. F. N. ; SANTOS, P. H. D. ; MARQUES, Z. M. ; BRITO, R. S. . Sertões da Bahia: Pesquisa e Prática, História e Literatura Latino-Americana. 2019. (Outro).

BRITO, R. S. . Olimpíada Brasileira de Física. 2019. .

BRITO, R. S. . I Encontro do Centro de Leitura Nicodema Alves - I ECELENA e I Encontro do Grupo de Pesquisa/ CNPq Leitura, Cultura e Formação Docente - IEGPLEC. 2012. (Outro).

BRITO, R. S. . III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana: Linguagem, Leitura e Literatura. 2011. (Outro).

BRITO, R. S. . I Congresso Internacional de Língua e Literatura Africanas e Afro-Brasilidades. 2010. (Congresso).

BRITO, R. S. . 2ª Semana de Letras Linguagem e Discurso: Reflexões Polissêmicas na Contemporaneidade. 2009. (Outro).

BRITO, R. S. . 1ª Semana de Letras - Letras da Bahia: falares em verso e prosa. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Literatura, História e Política.Literatura, História e Política. 2020. (Outra).

Conferência "Memórias de um leitor numa terra sem livros" - Antônio Torres. 2012. (Outra).

I Encontro do Centro de Leitura Nicodema Alves e I Encontro do grupo de pesquisa CNPq Leitura, Cultura e Formação docente. 2012. (Encontro).

Conferência "Professor Leitor, Escola Leitora" proferida pela prof Eliana Yunes. 2011. (Outra).

III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana: Linguagem, Leitura e Literatura. 2011. (Encontro).

Cinedebate: X edição "Cinema na Bahia: Trajetórias e Tendências. 2010. (Encontro).

I Congresso Internacional de Língua e Literatura Africanas e Afro-Brasilidades. 2010. (Congresso).

III Ciclo de Palestras Linguagem, Leitura e Complexidade: Do mundo à Letra e de volta ao mundo. 2010. (Outra).

I Semana Interdepartamental de Ensino, Pesquisa e Extensão em Rede "Anísio Teixeira: O fazer acadêmico em Diálogo com outros saberes".Literatura de Cordel ou Folhetos: Origens de nossa literatura popular. 2010. (Outra).

V Encontro de História o ofício do historiador: Fronteiras e temporalidades (Mini-curso: "Identidade: nação, classe e raça, na teoria e na documentação". 2010. (Encontro).

XI Edição do CINEdebate "O ofício do historiador: fronteiras e temporalidades". 2010. (Outra).

Assembléia Universitária. 2009. (Encontro).

II Edição do Geografia, Literatura e Cinema - Oriente Médio: Uma visão geo-historiográfica dos conflitos políticos-religiosos que dividem povos - (Minicurso:Técnicas fotográficas). 2009. (Encontro).

II Semana de Letras "Linguagem e Discurso: reflexões polissêmicas na contemporaneidade".Pichação Literária: diálogo com a arte e com a cultura nos sítios urbanos. 2009. (Outra).

IV Encontro de Identidade Negra do Alto Sertão. 2009. (Encontro).

CINEdebate, "Revoluções: múltiplas faces, contextos e significados". 2008. (Outra).

CINEdebate, Movimentos sociais e políticos no Brasil republicano. 2008. (Outra).

III Encontro de História: Imagens e Representações.A Profanação das Certezas: A pintura de Max Ernest na reconstrução das imagens e representações sociais. 2008. (Encontro).

III Encontro de História: Imagens e representações (Mini-curso: Anticlericalismo e misoginia no Decameron de Bocaccio/Pasolini). 2008. (Encontro).

III Encontro de Identidade Negra do Alto Sertão: Afro-descendência quilombo e currículo escolar. 2008. (Encontro).

III Encontro de Identidade Negra do Alto Sertão: Afro-descendência quilombo e currículo escolar (Mini-curso: Quilombo, Calombo). 2008. (Encontro).

CINEdebate: "O cinema clássico italiano: o neo-realismo (diálogos com a história). 2007. (Outra).

CINEdebate - A história do Brasil em perspectiva: da Colônia à República. 2007. (Oficina).

I Encontro Letras e Artes.Da chã dramarturgia vicentina aos autos nordestinos. 2007. (Encontro).

II Encontro de História: Trabalho e Memória. 2007. (Encontro).

IX EREL - Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

IX EREL - Encontro Regional dos Estudantes de Letras (Minicurso - O percurso do personagem Severino na obra de João Cabral de Melo Neto: a tentativa de fugir da morte e a busca incessante por um sentido para a vida). 2007. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Nordeste. 2007. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Nordeste (Oficina Temática - Cultura, Memória e Tradição Oral: Desafios Epistemológicos. 2007. (Oficina).

XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura do GT Mulher e Literatura da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. 2007. (Seminário).

CINEdebate, Mostra de Cinema Nacional: "O cinema novo em evidência, a história em debate...". 2006. (Oficina).

Fórum Social Mundial - Um outro mundo é possível. 2005. (Encontro).

I Encontro de História e Cultura. 2005. (Encontro).

II Encontro Nacional de Agendas 21 Locais. 2005. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos e II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso. 2005. (Seminário).

I Seminário Internacional de Agenda 21 - Construindo a Democracia Participativa para o Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Seminário).

1 Semana de Letras - Letras da Bahia: Falares em verso e prosa.Membro da comissão organizadora. 2004. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar Graciliano Ramos: Memórias, Vidas e Histórias (Monitor). 2004. (Seminário).

I Seminário de Estudos de Cidades. 2002. (Seminário).

I Seminário de Estudos e Cidades (Minicurso - Literatura e Imagens Urbanas). 2002. (Seminário).

XIV Congresso dos Estudantes da UNEB. Delegado. 2002. (Congresso).

XIV Congresso dos Estudantes da UNEB. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Patrícia Batista Nogueira Nunes

BRITO, R. S.; SOUZA, R. J. P.; LADEIA, R. T. L. R.. Ethos e identidades de mulheres negras: Discursivizações sobre cabelos crespos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Célia da Cruz Oliveira

BRITO, R. S.; LADEIA, R. T. L. R.; TEIXEIRA, A. F. B.. Histórias em quadrinhos no livro didático de português: Contribuições para formação do leitor crítico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Elexandro Rodrigues Xavier

BRITO, R. S.; Meira, Esmeralda Guimarães; MORAIS, E. S.. Literatura, Sociedade e História na poética de Camillo de Jesus Lima. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cleonária de J

RAMOS, R. T.; MAGALHAES, R. A.;BRITO, R. S.. B. Ferreira e Maria Eliene S. C. Vieira.INTERGENERACIDADE: Um estudo da função do gênero textual entrevista no conto "O Monstro" de Sérgio Santanna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luciene Ferreira da Silva e Maíra Élidy Brito Junqueira

MAGALHAES, R. A.;BRITO, R. S.; CESAR, P.. Estratégias Discursivas do Narrador Hilstiano: Crítica Social, Literária e Erótica/Pornográfica na obra ?Contos Descárnio Textos Grotescos de Hilda Hilst. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: SALETE DA PAIXÃO SOUZA e IARA PEREIRA DA SILVA

SANTOS, Oton Magno Santana;BRITO, R. S.. A construção narrativa da obra "O Cortiço" e os conflitos de gêneros representados pelas personagens Rita Baiana e Bertoleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marlon Lucas Leite Alves

SANTOS, Oton Magno Santana;BRITO, R. S.. Configurações da narrativa amadiana a partir da personagem Gabriela: Um desafio à supremacia masculina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cristiana S

SANTOS, Oton Magno Santana;BRITO, R. S.. Silva e mariene Silva Pedreira.A crítica social representada na narrativa machadiana a partir do romance Helena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Graciele Moura de Souza

MORAIS, E. S.;BRITO, R. S.. A narrativa de Clarice Lispector a partir do conto "Amor": Um estudo sobre a identidade feminina na ótica do narrador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cleisimar de Almeida Dias

BRITO, R. S.; BASTOS, L. de C. S. L.. A literatura Infantil: Reflexões sobre práticas leitoras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luciana da Costa Santos

LIMA, A. M. O.; ARAUJO, G. C.;BRITO, R. S.. Literatura Infantil nas séries iniciais e ensino: Algumas reflexões sobre as metodologias utilizadas pelos professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Hab. em Líng. Port. e Lit. de Ling. Po) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Luisa Santana de Jesus e Patrícia Guedes da S

MAGALHAES, R. A.; SILVA, M. S.;BRITO, R. S.. Santos.Literatura e ensino de literatura no ensino médio: Uma reflexão metodológica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Hab. em Líng. Port. e Lit. de Ling. Po) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adriana Souza Caxias e Josimara Evangelista Mendes

SILVA, M. S.; MAGALHAES, R. A.;BRITO, R. S.. As representações identitárias da mulher negra em Clara dos Anjos e em Ponciá Vicêncio: Um olhar reflexivo sobre o preconceito racial e de gênero. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Hab. em Líng. Port. e Lit. de Ling. Po) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adriana Souza Caxias e Josimara Evangelista Mendes

SILVA, M. S.; MAGALHAES, R. A.;BRITO, R. S.. As representações identitárias da mulher negra em Clara dos Anjos e em Ponciá Vicêncio: Um olhar reflexivo sobre o preconceito racial e de gênero. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Hab. em Líng. Port. e Lit. de Ling. Po) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Lúcia P

SILVA, M. S.; M. Rozânia.;BRITO, R. S.. de A. Moreira e Mônica de Cássia L. M. Borges.Análise do perfil do retirante nordestino representado pelos protagonistas Fabiano em Vidas Secas e Severino em Morte e Vida Severina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lindiane Carla pereira cardoso

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; SILVA, M. S.. Identidade e Alteridade: As personagens Negras Protagonistas na Literatura Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Acácia Rivelly Fernandes

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; SILVA, M. S.. O poder da literatura Infanto-juvenil na construção do sujeiro leitor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tatiely Mayara de Oliveira Neves e Willike Fernandes Moreira

BRITO, R. S.; TEIXEIRA, A. F. B.; Meira, Esmeralda Guimarães. Literatura de Cordel: Permanência e Transformações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: EDINEUZA DE JESUS TEIXEIRA ALVES

BRITO, R. S.; Meira, Esmeralda Guimarães; TEIXEIRA, A. F. B.. O Pássaro que canta o mundo: Breve Estudo sobre o Eu Lírico Poeta em Camillo de Jesus Lima. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: MARISANGELA SANTANA DE SOUZA E SONIA MARIA DAS NEVES

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; SILVA, M. S.. A personagem Feminina no Conto Machadiano: A Cartomante. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Helenice Alves do N

BRITO, R. S.; SILVA, M. S.; Silva, R. A. M. da.. Guimarães e Niracy Pereira de Aragão.A Metáfora da Cegueira na Obra Ensaio Sobre a Cegueira: Literatura e Crítica Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: POLIANA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; SILVA, M. S.. A Literatura Contemporânea em contexto: crise da literatura ou das antigas representatividades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Clemilton Oliveira Silva

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; SILVA, M. S.. O Caráter Psicológico e comportamental da personagem Rubião em Quincas Borba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: JOSIANE DE JESUS SANTANA

SILVA, M. S.;BRITO, R. S.. O Quarto de Despejo e os trastes velhos: Realismo, Linguagem e Sensibilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Érica Marlúcia Silva Azevedo e Loília Almeida da Silva

M. Rozânia.; SILVA, M. S.;BRITO, R. S.. As minúcias de Fabiano e Paulo Honório em Vidas Secas e São Bernardo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nádma Silveira e Rayana Lima

M. Rozânia.; SILVA, M. S.;BRITO, R. S.. A Concepção do Amor Ilustrada nas obras Amor de Perdição e Amor de Salvação de Camilo Castelo Branco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cristina Nogueira de Araújo / Luzia Márcia Teixeira Bomfim

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; BASTOS, L. de C. S. L.. A personagem e os seus estereótipos: Dos parâmetros pedagógicos e moralizantes dos contos tradicionais aos contos modernos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cristiane Faria Soares / Elenice Pereira Donato

BRITO, R. S.; M. Rozânia.; BASTOS, L. de C. S. L.. A incursão de recursos audiovisuais na educação como suporte ao contexto pedagógico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Dolores Rosa de Oliveria

BRITO, R. S.; M. Rozânia.. Leitura e percepção do racismo nos livros didáticos e paradidáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Lúcia de Jesus Barbosa

BRITO, R. S.; M. Rozânia.. Esmeralda Riberiro: Afirmação da Identidade Negre na literatura afro-brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Neusa

BRITO, R. S.; MORAIS, E. S.; SILVA, M. S.. A leitura clássica no ensino médio: Problemas, perspectivas e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Edineusa Cruz Teixeira e Vanessa de Souza e Silva

TEIXEIRA, A. F. B.; M. Rozânia.;BRITO, R. S.. A representação do desejo feminino na poesia erótica de Gilka Machado como meio de libertação poética e social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Bruna karine Pereira de Souza e Lucas da Silva Barbosa

TEIXEIRA, A. F. B.; M. Rozânia.;BRITO, R. S.. Os percalços da publicação literária no Brasil: Terezinha Teixeira Santos: exemplo de persistência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Verônica do Carmo Souza Pereira

TEIXEIRA, A. F. B.; M. Rozânia.;BRITO, R. S.. Espelhos em Retalhos, compondo o todo: Fernando Pessoa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: André Sacramento Silva

SILVA, M. S.; M. Rozânia.;BRITO, R. S.. Literatura afro-brasileira e Identidade Negra em Ponciá Vicêncio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adriana Souza Lima e Anaíde de Oliveira Araújo

SILVA, M. S.; M. Rozânia.;BRITO, R. S.. Modernização e Reificação em São Bernardo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão para seleção de alunos da residência estudantil da UNEB - Campu Vi Caetite. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão da Seleção do Programa de Assistência ao Estudante - PAE. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão para seleção de estágio de nível superior - Programa de educação para o trabalho. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão para seleção de alunos da residência estudantil da UNEB - Campu Vi Caetite. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão para seleção de estágio de nível superior - Programa de educação para o trabalho. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão para seleção de estágio de nível superior - Programa de educação para o trabalho. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Seleção de Estagiário de Nível Superios - Programa de Educação para o Trabalho. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

BRITO, R. S.. Comissão para Seleção de Estagiário - Nível Médio/Programa de Educação para o trabalho PROGET. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

Orientou

Rogério Soares Brito

Ethos e identidades de mulheres negras: Discursivizações sobre cabelos crespos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Luciene Ferreira da Silva e Maíra Élidy Brito Junqueira

Estratégias Discursivas do Narrador Hilstiano: Crítica Social, Literária e Erótica/Pornográfica na obra ?Contos Descárnio Textos Grotescos de Hilda Hilst; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Josivelto Cardoso Pereira e Maria Silva Pereira

Sexo verbal - uma análise do Caderno Rosa de Lori Lamby: Pornografia ou erotismo?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Acácia Rivelly Fernandes

O Poder da Literatura Infantil para construção do sujeito-leitor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Maria Lúcia Pereira de Araújo e Mônica de C

L; Moura Borges; Uma análise dos Retirantes Nordestinos partindo das obras: Vidas Secas e Morte e Vida Severina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Tatiely Mayara de Oliveira Neves e Willike Fernandes Moreira

A Literatura de Cordel: Permanência e Transformações; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Edneuza Cruz Teixeira e Vanessa de Souza e Silva

A representação do desejo feminino na poesia erótica de Gilka Machado como meio de libertação poética e social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Bruna Karine e Lucas Barbosa

Os percalços da publicação literária no Brasil: Terezinha Teixeira Santos: exemplo de persistência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

André do Sacramento Silva

Literatura afro-brasileira e Identidade Negra em Ponciá Vicêncio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

POLIANA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA

Literatura contemporânea em contexto: Crise da literatura ou crise das antigas representatividades?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rogério Soares Brito;

Produções bibliográficas

  • DIAS, M. S. ; BRITO, R. S. ; NOGUEIRA, M. L. P. S. . Educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930): análise a partir de ?Os Analphabetos?. REVISTA ANAGRAMA (USP) , v. 14, p. 1, 2020.

  • BRITO, R. S. . Identidade Nacional Através da Literatura em Sílvio Romero. REVISTA ANAGRAMA (USP) , v. 04, p. 1-12, 2011.

  • BRITO, R. S. . Lirismo e formação poética na obra de João Cabral de Melo Neto. Espéculo (Madrid) , v. 48, p. 1-12, 2011.

  • BRITO, R. S. . Contos Populares do Sertão da Bahia. Crítica & Debates: Revista de História, Cinema e Educação , v. 1, p. 1-1, 2010.

  • BRITO, R. S. . O Ressentimento dos portugueuses com José Saramago. CINFORM, Aracaju - Sergipe, p. 8 - 8, 05 jul. 2010.

  • BRITO, R. S. . Uma luz que se apaga: a morte do escritor José Saramago. CINFORM, Sergipe- Aracaju, p. 8 - 8, 28 jun. 2010.

  • BRITO, R. S. ; Zélia Malheiro Marques . Pichação Literária: diálogo com a arte e com a cultura nos sítios urbanos. In: II Semana de Letras Linguagem e Discurso: Reflexões Polissêmicas na Contemporaneidade, 2009, Caetité. II Semana de Letras. Caetité, 2009.

  • BRITO, R. S. . A profanação das certezas: a pintura de Max Ernest na reconstrução das imagens e representações sociais. In: III Encontro de História: Imagens e representações, 2008, Caetité-Ba. III Encontro de História: Imagens e representações - caderno de resumos. Salvador: Gráfica da UNEB, 2008. v. 1. p. 19-20.

  • BRITO, R. S. . Percursos Formativos de Mestres e Mestras da Narração Oral. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, R. S. . Projeto de Extensão Ciclo de Lives Multifocal: No tempo dos encantos: um encontro com narrativas tradicionais orais do Sertão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . Projeto de Extensão Ciclo de Lives Multifocal: As narradoras históricas e os contos populares: a voz feminina de Grimm, Pitrè e Câmara Cascudo.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . Cacimba de histórias: nas teias da tradição - live 2. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . Literatura, História e Política. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . História e Literatura Latino-Americana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . Os Narradores de contos populares em Caetité. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, R. S. ; CASTRO, Fabiana Maria . A mulher na poesia de Gilka Machado: O desejo de libertação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. S. ; SILVA, B. S. G. . O arquétipo do herói: Uma transcendência psico-sociocultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. S. . A poética cabralina e o Sertão em sua obra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . Literatura de cordel ou folhetos: Origens de nossa literatura popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. S. ; Zélia Malheiro Marques . Pichação Literária: diálogo com a arte e com a cultura nos sítios urbanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. S. . Aspectos literários e cinematográficos da geografia Baiana através das obras de Jorge Amado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . A Literatura Amadiana na desconstrução do ideário do branqueamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, R. S. . A Profanação das Certezas: A pintura de Max Ernest na reconstrução das imagens e representações sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. S. . Silvio Romero e a construção da identidade nacional através da literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. S. . Da chã dramaturgia vicentina aos autos nordestinos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. S. . A Divina Comédia em Cordel. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRITO, R. S. . A Metamorfose em Cordel. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRITO, R. S. . A Cartomante em Cordel. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRITO, R. S. . Um retrato do artista quando jovem - James Joyce. São Paulo 2008 (Resenha).

Outras produções

BRITO, R. S. . Parecer Técnico para o artigo: Entre a inquietude da consciência e o aplacar da culpa em O Enfermeiro. 2010.

BRITO, R. S. . Navegantes ao Mar. 2007; Tema: Cultura, Literatura, Política, Fotografia, Arte. (Blog).

BRITO, R. S. . Cultura Popular Aspectos de algumas manifestações Brasileiras: Conto Popular, Quadras populares e Romance. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRITO, R. S. . A figura feminina na Literatura. 2012. (Coordenação de Mesa Redonda).

BRITO, R. S. . Edição de Obras Literárias na Bahia ? textos e contextos. 2011. (Coordenação de Mesa Redonda).

BRITO, R. S. . Um dedo de prosa e poesia: lançamento de livros. 2011. (Coordenação de Mesa Redonda).

BRITO, R. S. . Literatura, Oralidade e História em Elomar e Ariano Suassuna. 2009. (Coordenação de Mesa Redonda).

BRITO, R. S. . A imagem como narrativa. 2009. (Coordenação de Conferência).

BRITO, R. S. . Mulher Negra: Identidade e representação. 2009. (Coordenação de Mesa Redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Vozes da tradição: Os narradores de contos populares do Sertão Baiano, Descrição: O presente projeto de pesquisa visa colher da fonte oral: contos tradicionais e outros saberes orais provenientes da tradição popular viva na memória de narradores do Sertão Baiano, com vistas à sua inventariação, valorização, classificação e salvaguarda. Essa ação pretende envolver a comunidade acadêmica, especialmente os alunos do curso de Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI - Caetité, na construção de um banco de memória dos saberes populares oriundos das tradições populares que ainda persistem no imaginário do povo sertanejo. Dessa maneira nos debruçaremos sobre o domínio da literatura oral tradicional, ou seja, naquele conjunto de tradições e expressões orais que se transmitem ao longo de um tempo mais ou menos longo, no seio de uma comunidade que compõem o que os folcloristas chamam de Patrimônio imaterial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rogério Soares Brito - Coordenador / Marco Haurélio - Integrante / Paulo Jorge Correia - Integrante.

  • 2010 - 2011

    A Metapoesia na obra de João Cabral de Melo Neto, Descrição: O presente projeto de pesquisa busca refletir sobre a poesia cabralina, especialmente, aquela que articula em seu conjunto um discurso sobre o fazer poético; destacando ainda a literatura de alguns escritores, como aqueles que foram tomados pelo poeta, para exemplificar a sua dicção literária num processo de intertextualidade. Com os versos expondo suas próprias tentativas de organização, através do desmascaramento operado pela metalinguagem, buscaremos compreender os motivos para que se tenha tornado tão perceptível na obra desse poeta a necessidade de pesquisar, pensar, tentar entender e definir o fazer poético e o ofício do escritor moderno desconfiado do ato de poetar seja através de uma poesia autorreflexiva, centrada em sua própria natureza, ou refletindo, numa ação crítica em dialogo com a poesia de outros poetas, os seus limites, e a sua função num mundo que parece repelir a linguagem poética moderna. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério Soares Brito - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. , Rua São João, Centro, 46400000 - Caetité, BA - Brasil, Telefone: (77) 34542021

Experiência profissional

2015 - 2016

Secretaria Municipal de Educação de Caetité

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico da área de Linguagem, Carga horária: 40

Outras informações:
Está locado nas Escolas de Fundamental II, Zelinda e Nunila no povoado de Maniaçu - Caetité, BA

2016 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2009 - 2013

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2008 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Bibliotecário

2005 - 2008

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40

Outras informações:
Bibliotecário

Atividades

  • 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas - Campus VI.,Linhas de pesquisa

  • 10/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, GRUPO DE PESQUISA CULTURA, SOCIEDADE E LINGUAGEM,.,Linhas de pesquisa

  • 12/2012 - 01/2013

    Ensino, Leituras: Memórias, Linguagens e Form. Docente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-juvenil

  • 09/2012 - 01/2013

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EStudo da Produção Literária no Brasil, Estudo da Produção Literária no Brasil, Estudo do Texto Dramático

  • 10/2010 - 01/2013

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - Campus VI.,Cargo ou função, Coordenador da área de Literatura.

  • 04/2012 - 08/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo dos Textos Populares, Estudo Teórico do Texto Literário, O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil

  • 10/2011 - 03/2012

    Ensino, Letras Vernáculas e Literatura Brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura, Crítica, História, Cultura e Sociedade, Literatura e Cultura Afro-brasileira

  • 10/2011 - 03/2012

    Ensino, LETRAS/INGLÊS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura em Língua Inglesa e Materna

  • 10/2011 - 03/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O Estético e Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil

  • 07/2011 - 09/2011

    Ensino, Plataforma Freire, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária II

  • 03/2011 - 09/2011

    Ensino, Letras Vernáculas e Literatura Brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Ficção Brasileira Contemporânea, Estudo dos Textos Populares, Literatura Crítica, História, Cultura e Sociedade

  • 12/2010 - 07/2011

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas - Campus VI, Departamento de Ciências Humanas - Campus XII.,Atividade de extensão realizada, Professor de Teoria Literária I - Plataforma Freire de Guanambi.

  • 10/2010 - 03/2011

    Ensino, Letras Vernáculas e Literatura Brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Ficção Brasileira Contemporânea, Estudo da Produção Literária no Brasil, Estudo dos Textos Populares

  • 05/2010 - 09/2010

    Ensino, Letras Vernáculas e Literatura Brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil, Estudo da Produção Literária Baiana, Literatura Crítica, História, Cultura e sociedade

  • 11/2009 - 04/2010

    Ensino, Letras Vernáculas e Literatura Brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Produção Literária Baiana, Estudo da Produção Literária no Brasil

  • 07/2009 - 11/2009

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Produção Literária Baiana, Estudo da Produção Literária no Brasil, Literatura e Outras Artes, O Estético e o lúdico na Literatura Infanto Juvenil

  • 05/2009 - 10/2009

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas - Campus VI.,Atividade de extensão realizada, Professor de Literatura Brasileira no curso de formação de professores em Macaúbas - BA.

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Letras - Habilitação em Português/Inglês e Literat, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Ficção Contemporânea, Estudos da Produção Literária Baiana

2003 - 2004

FUNDAÇÃO CASA ANÍSIO TEIXEIRA

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Bibliotecário

2018 - 2022

Cooperativa Educacional de Caetité

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 25