Dircineia Ferreira da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FAG (2006);Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Vale do Ivai - UNIVALE (2008); Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela Universidade Federal do Paraná, Universidade de Stuttgart (Alemanha) (2011).Docente do Centro Universitário FAG, atuou cursos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2012); Tecnologia de Alimentos (2012); Engenharia de Controle e Automação (2013); Engenharia Elétrica (2013); Engenharia Mecânica (2013) e Arquitetura e Urbanismo (2014 a 2017); Agronomia (2015) com as disciplinas; Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos; Gerenciamento do Meio Ambiente; Gestão Ambiental; Saúde e Segurança no Trabalho; Avaliação de Impactos Ambientais e Ciências Ambientais e Estudo do Habitat; Ciências Biológicas (2021) com a disciplina de BiossegurançaAtuou como docente nos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental no Centro Universitário FAG com o módulo de Gestão Ambiental; curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Obras do SENAI-SC com o módulo de Gestão Sócio Ambiental com ênfase em Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil; curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Obras do SENAI de Cascavel com o módulo de Políticas de Gestão Ambiental na Construção Civil. Atuou como docente do Curso de Ciências Biológicas com as disciplinas de Auditoria e Perícia Ambiental; Gestão Ambiental; Fundamentos de Biologia e Bioética; Recuperação de Áreas Degradadas e Estagio Supervisionado. Consultora da Área Ambiental. Professor Formador do curso de Educação a Distância de Gestão Ambiental com as disciplinas de Planejamento Urbano-Ambiental e Geomorfologia e Recursos Hídricos. Professor Conteudista do curso de Gestão Ambiental com as disciplinas de Gerenciamento de Resíduos e Saúde e Segurança no Trabalho.Atuou como Docente do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho com a disciplina de Proteção do Meio Ambiente Experiência em consultorias para elaboração, acompanhamento e implementação de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Plano de Controle Ambiental (PCA);Treinamentos; Palestras; Licenciamento Ambiental; Consultoria em Normas de Qualidade ISO 14001; 9001 e PBQPh. Elaboração de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e consultoria nas. demais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Técnica de Segurança do Trabalho. Atualmente colaboradora do SENAI unidade de Ponta Grossa, em atendimento Jornada SEBRAE/ SENAI de Qualidade e Produtividade; Brasil Mais Produtivo (B+P) nas empresas da região Oeste e Sudoeste do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em MAUI - Meio Ambiente Urbano e Industrial

2009 - 2011

Universidade Federal do Paraná
Título: Mapeamento da Situação Ambiental das Indústrias da Região Oeste do Paraná, com ênfase no diagnóstico do setor alimentício, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Fabiana Cristina C. Sckrobot
Coorientador: Renato Cassol de Oliveira. Bolsista do(a): SENAI, SENAI, Brasil.

Especialização em Educação e Gestão Ambiental

2008 - 2008

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Título: Gerenciamento de Resíduos Sólidos da unidade SESI/SENAI de Cascavel

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2006

fundaçao faculdade assis gurgacz
Orientador: Prof. Dr.Renato Cassol de Oliveira

Formação complementar

2020 -

Ação Estratégica para enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2019 - 2019

Manejo de Répteis, Manejo em Zoológico e Pets não convencionais. (Carga horária: 8h). , União de Ensino do Sudoeste do Paraná, UNISEP, Brasil.

2016 - 2016

Feira das Profissões do Centro Universitário FAG. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário FAG, FAG, Brasil.

2015 - 2015

Workshop sobre Odor. (Carga horária: 16h). , Instituto Ambiental do Paraná, IAP, Brasil.

2015 - 2015

Atualização da ISO 14001. (Carga horária: 10h). , Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora, BV, Brasil.

2013 - 2013

Auditoria Ambiental Compulsória. (Carga horária: 70h). , SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.

2012 - 2012

WORKSHOP REDE SENAI MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 10h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.

2011 - 2011

Formação de Auditores Ambientais. (Carga horária: 40h). , Impacto Zero Consultoria e Planejamento Ambiental, IZ, Brasil.

2011 - 2011

Conduta do Consultor. (Carga horária: 40h). , SENAI, SENAI, Brasil.

2005 - 2007

FEA - Formação de Educadores Ambientais. (Carga horária: 500h). , ITAIPU BINACIONAL, ITAIPU, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Assessoria e consultoria Ambiental.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Legislação Ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Meio Ambiente.

Participação em eventos

Curso de Manejo de Répteis, Manejo em Zoológico e Pets não concencionais.Curso de Manejo de Répteis, Manejo em Zoológico e Pets não concencionais. 2019. (Encontro).

Workshop sobre Odor. 2015. (Seminário).

Missão a Portugal - Logística Reversa.Missão a Portugal - Logística Reversa. 2014. (Outra).

Eco Feira.Eco Feira Idéias e Práticas Sustentáveis. 2012. (Outra).

Mini Curso de Gerenciamento de RCC.Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. 2012. (Outra).

Westnet International Seminar. 2009. (Congresso).

Fórum Internacional Diálogos da Bacia do Prata. 2005. (Outra).

III Mostra e III Seminário de Educação Ambiental. 2005. (Seminário).

Principios Básicos sobre Plantio, Recuperação e Manutenção de Matas Ciliares. 2005. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Bioética, I Congresso de Bioética del Mercosur e Fórum de Redbioética/UNESCO. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Cristiane Oliveira

TCC;SILVA, D. F.; Renato Cassol de Oliveira. Impacto Ambiental em áreas de risco no entorno da rodovia Br 277 no perímetro urbano de Cascavel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Silvana Damin

TCC;SILVA, D. F.; Renato Cassol de Oliveira. "Ação do extrato vegetal de Nicotiana tabacum L. (Solanaceae) e homeopático de Nicotiana tabacum sobre Alphitobius diaperinus panzer (Coleóptera Tenebrionidae)". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Orientou

Lais Araújo de Matos

Mapeamento da Gestão de Resíduos Sólidos para atividades nos Serviços de Saúde; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Centro Universitário Assis Gurgacz; (Orientador);

Daniele Letícia Dziendzik

Impactos Ambientais causados por queimadas em uma área de reflorestamento na cidade de Quedas do Iguaçu/Pr as margens da PR 473; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário FAG; (Orientador);

Fabiano Bianchi

Deposição de Resíduos Sólidos Não Perigosos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Dircineia Ferreira da Silva;

Celso Francisco de Souza

Diagnóstico da situação atual dos resíduos solidos gerados na cidade de Três Barras do Paraná, com vistas a sustentabilidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário FAG; Orientador: Dircineia Ferreira da Silva;

Glaucia Cristina Feldhaus

Avaliação de Impacto Ambiental no entorno do loteamento Parque Verde do Município de Diamante do Oeste - Pr; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário FAG; Orientador: Dircineia Ferreira da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, D. F. . Mini Curso de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, D. F. . eBOOK SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 2018 (SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO).

  • SILVA, D. F. . eBOOK GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 2018 (MEIO AMBIENTE).

Outras produções

SILVA, D. F. . Assessoria Ambiental; Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Auditoria Ambiental. 2015.

SILVA, D. F. . Licenciamento Ambiental e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2014.

SILVA, D. F. . Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2013.

SILVA, D. F. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS. 2018. (E Book para curso de Educação a Distância).

SILVA, D. F. . SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. 2018. (E Book para curso de Educação a Distância).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SENAI - Departamento Regional do Paraná, Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil. , Rua Joaquim de Paula Xavier, Estrela, 84050000 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 32194900, Ramal: 5416, Fax: (42) 32194900

Experiência profissional

2018 - 2018

Centro Universitário Assis Gurgacz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1990 - 2017

SENAI - Departamento Regional do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ANALISTA DE NEGÓCIOS PLENO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2021

Centro Universitário FAG

Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 12

2023 - Atual

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Vínculo: REGIME INTERMITENTE, Enquadramento Funcional: CONSULTOR PDI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.