Erik Silverio Coser
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (2000) e mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2004). Atualmente é professor titular da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Tem experiência na área de Direito e Filosofia
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito
2003 - 2004
Universidade Gama Filho
Título: manifestação de vontade e comportamento concludente nas condutas socais típicas, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Ricardo Lira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2012 - 2012
Curso de Introdução ao Direito Norte-Americano. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, FDCI, Brasil.
2012 - 2012
Law and Legal Systems of the United States. (Carga horária: 40h). , Robert H. McKinney School of Law, IU, Estados Unidos.
2009 - 2009
Curso A Dinâmica da Sala de Aula. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, FDCI, Brasil.
2001 - 2001
Curso Básico de Exportação e Importação. (Carga horária: 16h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria Geral do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria Geral do Processo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.
Participação em eventos
XI Semana Jurídica FDCI.CONTRATO NUPCIAL - AUTONOMIA E LIBERDADE. VANTAGENS PARA A ORGANIZAÇÃO PATRIMONIAL DO CASAL. 2020. (Seminário).
IV Semana Jurídica da FDCI.Justiça como retribuição: da razão e da emoção na construção do conceito de justiça. 2011. (Seminário).
II Seman Jurídica da FDCI.Justiça, Direito e Poder. 2009. (Seminário).
I Colóquio de Filosofia Jurídica.Hermenêutica Jurídica Compreendendo o Direito em Tempos Difícies. 2008. (Outra).
I Semana Jurídica FDCI.Perícia Médico-Legal e Ética - O Caso Isabella. 2008. (Seminário).
Mesa Redonda - Estamira.Singularidade do Ser. 2008. (Outra).
XIV Seminario Internacional en Ciencias Sociales y Humanidades.Epistemologia para um Teoria da Justiça na América Latina - Contribuição de Enrique Dussel e John Rawls. 2008. (Seminário).
IV Ciclo de Palestras.Elementos Estruturais e Funcionais do Negócio Jurídico. 2003. (Simpósio).
Semana do Conhecimento.O Valor Decralativo do Silêncio. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
COSER, E. S.. Do concubinato e as suas consequencias jurídicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Prescrição intercorrente no processo de execução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Formas de defesa do executado no cumprimento da sentença. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Responsabilidade objetiva do exequente em sede de execução provisória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Responsabilidade civil na repacação de danos ambientais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Juízo de Admissibilidade de mérito nos recursos de fundamentação vinculada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Responsabilidade Objetiva na execução das medidas provisórias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A influência da mídia na esteriotipação de criminosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Mineração e seu licenciamento ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Direito do idoso: o direito à dignidade da pessoa idosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Lei de crimes ambientais e suas implicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Denunciação da lide no processo civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Alimentos gravídicos no direito de família com um olhar atual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Usucapião. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Divórcio Extrajudicial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Impenhorabilidade do Bem de Família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A influência do cristianismo na legislação penal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Prisao Civil do depositario infiel: inconstitucionalidade frente aos tratados internacionais de direitos humanos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. assedio moral na relaçao empregado x empregador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. uniao estável como entidade famliar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. funcao social da propriedade sob a otica do direito ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A Usucapião Coletiva no Estatuto da Cidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Direito a alimentos entre os membros da união estável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A prisão civil do alimentante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Lentidão nos Trâmites legais nas ações de adoção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. O novo código civil e algumas das suas diretrizes fundamentais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Posse imobiliária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Revelia no Processo Civil no Procedimento Comum Ordinário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Da Antecipação da Tutela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Ação Rescisória. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Produtos Diet e Light: o direito à informação do consumidor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. História e Aplicação Pública e o Meio Ambiente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Classificaçao das sentenças civeis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. contrato de parceria agrícola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. compra pela internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. a progressao de regime nos crimes hediondos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Requisitos Gerais da Petição Inicial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A descontinuidade do serviço público e o código de defesa do consumidor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A discricionariedade do administrador público e o princípio da legalidade na administração pública. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Desapropriação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A lei n.8.666/93 - Da Licitação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Princípio da Eficiência na atividade da Administração Pública Brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. O Pregão Eletrônico e o Princípio da Isonomia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Adequação das empresas de rochas ornamentais à legislação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável do local onde estas se encontram concentradas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Causa Petendi e a Eficácia Preclusiva da Coisa Julgada no Processo de Conhecimento Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Possibilidade de Ocorrência da Prescrição Intercorrente na Execução Fiscal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A Função Social do Contrato. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. O Empresário à Luz do Novo Código Civil Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Evolução Histórica do Instituto da Falência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Responsabilidade Civil pela Apresentação Antecipada do Cheque Pré-Datado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Transfusão Sanguínea do Ponto de Vista Legal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A importância do saneamento no procedimento ordinário e sua adequação à modernidade processual. Na busca da efetividade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Direito dos Consumidores e o Institudo do Contrato. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A Comunicação na Prática Forense. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Responsabilidade Civil: Dano Moral sofrido por pessoa jurídica de direito privado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Leasing: Relação de Consumo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A Exclusão do Sócio na Sociedade Limitada com o advento do Código Civil de 2002. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Sociedade Limitada Unipessoal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Direito de Marcas - Marcas Notórias e Marcas de Alto Renome. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A emissão de cheques sem fundos: prejuízo para o comércio e responsabilidade dos bancos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A Reforma do Direito Falimentar Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Da Desconsideração da personalidade jurídica e o novo código civil brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. O sistema de justiça da infância e da juventude e a violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Abosto Legal na Legislação Brasileira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Crimes de Trânsito: Disposições Gerais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Divórcio indireto litigioso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Da responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Habeas Corpus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. As ocupações coletivas de terra e o crime de alteração de limites: uma abordagem a luz dos princípios constitucionais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Interceptação Telefônica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A prescrição no âmbito da suspensão do estatuto da criança e do adolescente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. Aspecitos Jurídicos da suspensão do fornecimento de água. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A adoção por casal homossexual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
COSER, E. S.. A abusividade dos contratos perante o código de defesa do consumidor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Orientou
A possibilidade do processo no inventario extrajudicial; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A proteção dos animais: aspectos juridicos e legislação pertinente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
União estável simultânea ou família plurimas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Tráfico de animais silvestres no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Alienação parental: análise da lei 12; 318/10; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
As mazelas e a restruturação do sistema prisional capixaba; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Adoção Internacional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
O que é a Justiça?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Família Mosaico: Guarda por socioafetividade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Princípio da Prevenção no Direito Ambiental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Paternidade Socioafetiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
O dever específico do poder público na tutela ambiental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Alienação parental nas separações judiciais no direito civil brasileiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Direitos e Garantias da Criança e do Adolescente no âmbito familiar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Fundamentos constitucionais acerca da adoção homoafetiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Adoção e a lei 12; 010/09; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
União Estável e Alimentos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Dos alimentos e a lei 11; 804/2008; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Inventário e Partilha; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
União Estável como entidade familiar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
O fim das penas e suas teorias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Prescrição e Decadência no direito civil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Famílias Simultâneas: Proteção jurídica à luz dos princípios constitucionais e da boa-fé; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A irrevogabilidade da paternidade socioafetiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A Aplicação dos direitos fundamentais nas relações jurídicas entre particulares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A guarda compartilhada no moderno direito de família; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Controle de constitucionalidade: análise da teoria da transcendência dos motivos determinantes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
O princípio da função sócio ambiental no direito de propriedade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Serventias Extrajudiciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Aplicação da responsabilidade civil do estado na conduta omissiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Preâmbulo Constitucional: A invocação "sob a proteção de Deus"no preâmbulo da constituição não conflita com a posição do Brazil como estado laico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Adoção Internacional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A evolução do direito ambiental e seus reflexos no mercado de trabalho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Inviolabilidade do domicílio sob a luz do direito constitucional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A discricionariedade da licença ambiental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Ibama e ANP - Direito e proteção do meio ambiente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Responsabilidade Civil pela má utilização da água; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Autonomia Privada no contrato de adesão de consumo no âmbito privado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Colisão de Direitos Fundamentais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
O Desvio de função (inconstitucionalidade dos tos) das políticas estaduais e guardas civis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Ação Civil Pública na defesa do meio ambiente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Adoção por casais homossexuais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Paternidade Socio-Afetiva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A relatividade da coisa julgada na ação de investigação de paternidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A crise da autoridade parental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Execução de alimentos nos moldes do art; 733 do Código de Processo Civil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Política Nacional de Meio Ambiente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Recusa à submissão ao exame de DNA na ação de investigação de paternidade: colisão de princípios constitucionais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Licenciamente Ambiental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Lincença ambiental no setor de rochas ornamentais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A culpa na separação judicial; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Ação popular: um instrumento de defesa do meio ambiental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Caminhos da Adoção; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Guardo dos Filhos: um conflito de interesses; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
O instituto da guarda no estatuto da criança e do adolescente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Adequação das empresas de rochas ornamentais à legislação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável do local onde estas se encontram concentradas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Aspectos Jurídicos da Suspensão do Fornecimento de Água; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Interceptação telefônica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
As ocupações coletivas de terra e crime de alteração de limites: uma abordagem à luz dos princípios constitucionais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Divórcio Indireto Litigioso; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Habeas Corpus; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A abusividade dos contratos perante o código de defesa do consumidor; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A Prescrição no Âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
A Adoção por Casal Homessexual; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; Orientador: Erik Silverio Coser;
Produções bibliográficas
-
COSER, E. S. ; Gava, Bruno . RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO PRATICADAS POR MEIO DAS MÍDIAS DIGITAIS SOB A ÓTICA DE UMA DECISÃO JUDICIAL. REVISTA DO DIREITO - FDCI , v. 6, p. 90-107, 2025.
-
COSER, E. S. ; DIAS, S. A. . REGIME DE BENS OBRIGATÓRIO: MAIORES DE 70 ANOS E O ENTENDIMENTO CONTEMPORÂNEO DA SUPREMA CORTE. REVISTA DO DIREITO - FDCI , v. 6, p. 457-477, 2025.
-
COSER, E. S. ; Ribeiro, Lorrainy. . HERANÇA DIGITAL: CONTROVÉRSIAS DA DESTINAÇÃO DOS BENS DIGITAIS POST MORTEM. REVISTA DO DIREITO - FDCI , v. 6, p. 254-271, 2025.
-
COSER, E. S. ; Cabral, Wesley. . A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR OS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS CONTRA OS TRÊS PODERES E DEMOCRACIA BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DO PATRIOTISMO CONSTITUCIONAL. REVISTA DO DIREITO - FDCI , v. 5, p. 360-387, 2023.
-
COSER, E. S. . As Condutas Sociais Típicas como forma de manifestação da vontade nos Negócios Jurídicos. Revista do Direito (Cachoeiro de Itapemirim) , Cachoeiro de Itapemirim ES, v. 4, p. 33-58, 2004.
-
COSER, E. S. . Os Princípios da Concorrência na Ordem Econômica Constitucional. O Direito em Movimento , Vítória ES, v. 1, p. 81-102, 2003.
-
COSER, E. S. . Tópica e Argumentação numa visão sistemática do Novo Código Civil Brasileiro. Revista do Direito (Cachoeiro de Itapemirim) , Cachoeiro de Itapemirim ES, v. 3, p. 23-38, 2002.
-
COSER, E. S. ; SANTOS, S. T. . Autonomia patrimonial para cônjuges acima de 70 anos. IBDFam, 20 ago. 2024.
-
COSER, E. S. ; PACIFICO, E. J. C. S. . A possibilidade de instrumentalizar as manifestações de vontade para comprovar a sociedade de fato nas relações poliafetivas. IBDFam.
-
COSER, E. S. ; SANTOS, L. M. B. . Contratos Inteligentes e Blockchain: Desafios e Perspectivas para inserção no direito contratual brasileiro. In: I congresso do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT) no Espírito Santo: Direito Contratual em Perspectiva, 2022, Cachoeiro de Itapemirim. I congresso do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT) no Espírito Santo: Direito Contratual em Perspectiva, 2022.
Outras produções
COSER, E. S. . O que é Ética?. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSER, E. S. . Constituição Federal e Política. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSER, E. S. . Curso Prepatatório Para Exame da OAB - 1a. Fase. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Teorias da Justiça e Hermenêutica Jurídica, Descrição: pesquisa com os alunos da graduação da faculdade de direito de cachoeiro de itapemirim sobre as teorias da justiça e suas repercussõe da doutrina e jurisprudência brasileira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Erik Silverio Coser - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIMVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2004
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia do Direito, Direito Civil IV, Direito Constitucional
2003 - 2006
Universidade IguaçúVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2003 - 02/2006
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IED - Introdução ao Estudo do Direito, Direito Comercial II, Teoria Geral do Processo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Erik Silverio Coser e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?