Gabriele Tusa

possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990) e mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Sao Judas Tadeu, professor da Universidade de São Paulo, professor titular da Escola Superior de Advocacia, professor titular - Tribunal Arbitral da Câmara de Comércio do Mercosul, professor da Faculdade de Direito do Sul de Minas, professor do Instituto Paranaense de Ensino - Faculade de Maringá, tradutor - Editora Maltese, tradutor - Polyglot Communications, advogado com escritório na cidade de São Paulo, diretor - Câmara de Comércio Brasil-Itália e palestrante da Escola Paulista de Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, poder judiciário e responsabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Cláusulas gerais no código civil de 2002: Reflexões acerca de sua aplicação
Orientador: Giselda Maria Fernandes NovaesHironaka
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado / Especialidade: Direito Civil.

Mestrado em Direito

1993 - 1999

Universidade de São Paulo
Orientador: Tercio Sampaio Ferraz Junior
Palavras-chave: Negócio jurídico; Manifestação de vontade; Teoria Geral do Direito.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Filosofia e Teoria Geral do Direito.

Graduação em Direito

1986 - 1990

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ensino Médio (2º grau)

1982 - 1984

Colégio Dante Alighieri

Formação complementar

2000 - 2000

Extensão universitária em Usjt no 3º Milênio Uma Universidade Para a Paz. (Carga horária: 16h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Direito Desportivo. (Carga horária: 4h). , Instituto dos Advogados de São Paulo.

1990 - 1990

Extensão universitária em A Lei de Execução Penal e a Realidade Carcerária. , Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo.

1990 - 1990

Extensão universitária em A Dinâmica dos Crimes Modernos. , Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

1990 - 1990

Extensão universitária em A Nova Lei de Locação. , Associação dos Advogados de São Paulo.

1989 - 1989

Extensão universitária em Ciclo de Palestras Sobre Tóxicos. , Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo.

1989 - 1989

Extensão universitária em Seminário Legislação do Mercado de Capitais. , Comissão Nacional de Bolsas de Valores.

1988 - 1988

Extensão universitária em A Interação Comercial Brasil Japão. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Participação em eventos

Prescrição e decadência no Direito Civil.Como distinguir prescrição e decadência. 2014. (Outra).

SEMINÁRIO: GUIA DE FINANCIAMENTO DA AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO.SEMINÁRIO: GUIA DE FINANCIAMENTO DA AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO. 2012. (Outra).

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS DE BAIXO CARBONO: GESTÃO DE RISCOS E OPORTUNIDADES.ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS DE BAIXO CARBONO: GESTÃO DE RISCOS E OPORTUNIDADES. 2011. (Outra).

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL PRODUÇÃO MAIS LIMPA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA CIADADE DE SÃO PAULO.10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL PRODUÇÃO MAIS LIMPA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA CIADADE DE SÃO PAULO. 2011. (Outra).

OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA ECONOMIA DO BAIXO CARBONO.OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA ECONOMIA DO BAIXO CARBONO. 2011. (Outra).

SEMINÁRIO: OS DESAFIOS DO BRASIL COMO 5º POTÊNCIA MUNDIAL E O PAPEL DO AGRONEGÓCIO.SEMINÁRIO: OS DESAFIOS DO BRASIL COMO 5º POTÊNCIA MUNDIAL E O PAPEL DO AGRONEGÓCIO. 2011. (Outra).

SUSTENTÁVEL 2011 4º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.SUSTENTÁVEL 2011 4º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2011. (Outra).

WORLD URBAN FORUM 5 (5º FÓRUM URBANO MUNDIAL). WORLD URBAN FORUM 5 (5º FÓRUM URBANO MUNDIAL). 2010. (Congresso).

COMÉRCIO E MUDANÇA DO CLIMA UMA AGENDA PARA A COALIZÃO EMPRESARIAL BRASILEIRA.COMÉRCIO E MUDANÇA DO CLIMA UMA AGENDA PARA A COALIZÃO EMPRESARIAL BRASILEIRA. 2010. (Outra).

9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL PRODUÇÃO MAIS LIMPA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA CIADADE DE SÃO PAULO.9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL PRODUÇÃO MAIS LIMPA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA CIADADE DE SÃO PAULO. 2010. (Outra).

BRASIL-ITÁLIA NOVAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS.BRASIL-ITÁLIA NOVAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS. 2010. (Outra).

MISSÃO EMPRESARIAL BRASIL-ITÁLIA II FÓRUM ECONÔMICO: CUSTOMIZAÇÃO, INOVAÇÕES, TECNOLÓGICAS E COMPETITIVIDADE. MISSÃO EMPRESARIAL BRASIL-ITÁLIA II FÓRUM ECONÔMICO: CUSTOMIZAÇÃO, INOVAÇÕES, TECNOLÓGICAS E COMPETITIVIDADE. 2009. (Congresso).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS ESTADOS E REGIOES.SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS ESTADOS E REGIOES. 2009. (Seminário).

1º FÓRUM INTERNACIONAL DE RELAÇÕES MULTILATERAIS ECONOMICO COMERCIAS.1º FÓRUM INTERNACIONAL DE RELAÇÕES MULTILATERAIS ECONOMICO COMERCIAS. 2009. (Seminário).

AQUECIMENTO GLOBAL, SOLUÇÕES VIÁVEIS.AQUECIMENTO GLOBAL, SOLUÇÕES VIÁVEIS. 2009. (Encontro).

I- Jornada de Direito Civil "Professor Miguel Reale" - realizada pelo Centro Acadêmico de Direito "Professor André Franco Motoro". I Jornada de Direito Civil "Professor Miguel Reale". 2006. (Congresso).

IV Jornada de Direito Civil - realizada na Escola de Magistratura Federal da Primeira Região. IV - Jornada de Dierito Civil. 2006. (Congresso).

Família e Dignidade Humana. Sucessão do Companheiro: concorrência com descendentes comuns e exclusivos o autor da herança. 2005. (Congresso).

Apresentação de Trabalho Selecionado no V - Congresso Brasileiro de Direito de Família. V- Congresso Brasileiro de Direito de Família. 2005. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Direito de Família. 2005. (Congresso).

Palestra no ICT Business Meeting - 3º Encontro Ítalo-Brasileiro de Tecnologia, na Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria..ICT Business Meeting - 3º Encontro Ítalo-Brasileiro de Tecnologia. 2005. (Encontro).

Palestra "Aspectos Gerais do Direito de Empresa no Novo Código Civil": EFD."Aspectos Gerais do Direito de Empresa no Novo Código Civil". 2004. (Simpósio).

"Ciclo de Palestras sobre o Novo Código Civil" - Faculdade Integral Cantareira."Ciclo de Palestras sobre o Novo Código Civil". 2002. (Simpósio).

"USJT no 3º Milênio - Uma Universidade para a Paz"."USJT no 3º Milênio - Uma Universidade para a Paz". 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Clóvis Veiga Laranjeira Malheiros

TUSA, Gabriele. Comércio Eletrônico no Âmbito de Direito do Consumidor. 2010 - Faculdade Autônoma de Direito.

Aluno: Clovis Errador Dias

TUSA, Gabriele. O Condomínio Edilício em Confronto com o Loteamento Fechado. 2010 - Faculdade Autônoma de Direito.

Aluno: Flávio Lucas de Menezes Silva

TUSA, Gabriele. Franchising e Estabelecimento Franqueado. 2009 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sergio Igor Lattanzi

TUSA, Gabriele. A Prescrição intercorrente no Direito Tributário. 2009 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Capelli

TUSA, Gabriele. Famílias Monoparentais chefiadas por mulheres. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Aluno: Tânia Souza Tiburzio

TUSA, Gabriele. As cláusulas gerais do Novo Código Civil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Aluno: Roberto Georgean

TUSA, Gabriele. A evolução e o futuro da responsabilidade objetiva. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Civil Constitucional) - Escola Superior de Direito Constitucional.

Aluno: Camila Ferreira da Silva

TUSA, Gabriele. Dano Moral: Reparação pelo Dano Estético Causado por Erro Médico na Realização de Cirurgia Plástica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Eduardo Félix de Souza

TUSA, Gabriele. O Regime Jurídico do Ponto Comercial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Fabiana Cristina Pavanello

TUSA, Gabriele. Adoção Internacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Giuliano Dal Farra

TUSA, Gabriele. A Mediação Familiar como meio de Pacificação Social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: José Roberto Quinteiro Junior

TUSA, Gabriele. A Família perante a Vigência do Código Civil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Lígia Serotini

TUSA, Gabriele. Da Impenhorabilidade do Bem de Família em face da Lei 8.009/90. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Renato Pellegrino Gregório

TUSA, Gabriele. Dano Moral e Erro Médico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Thais de Carvalho Rozão

TUSA, Gabriele. Responsabilidade Civil do Médico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Yang Barban de Campos Lima

TUSA, Gabriele. Arbitragem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Caroline Gallelli Lima

TUSA, Gabriele. Ação Monitória. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Flávia Renata de Souza Siqueira Gonçalves

TUSA, Gabriele. Do Pátrio Poder ao Poder Familiar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Lilian Satie Adachi

TUSA, Gabriele. Apelação Civil no Ordenamento Jurídico Vigente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Marcelo Linhares Ferreira

TUSA, Gabriele. Do Efeito Suspensivo da Apelação no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Taissa Monseff de Biagi

TUSA, Gabriele. Alimentos na União Estável. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Adriano de Aguiar Ferreira

TUSA, Gabriele. A Responsabilidade Civil e suas Implicações no Acidente do Trabalho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: André Luis Esteves Mendes

TUSA, Gabriele. O Estado de Perigo como Defeito do Negócio Jurídico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: André Luiz Sartori

TUSA, Gabriele. O Direito de Superfície como Instrumento de Efetivação da Função Social da Propriedade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Cristiane Garcia

TUSA, Gabriele. Responsabilidade Civil Decorrente de Erro Médico em Cirurgia Plástica Estética. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Erik Alexander Silva

TUSA, Gabriele. Contratos de Adesão no Código Brasilero de Defesa do Consumidor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Guilherme Trindade Abdo

TUSA, Gabriele. Eficácia Probatória dos Documentos Eletrônicos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Helio Virgilio Junior

TUSA, Gabriele. Os Elementos Informadores da Responsabilidade Civil Objetiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Lígia Cristina dos Santos Malagoli

TUSA, Gabriele. O Direitode Superfície como Garantia do Desenvolvimento Sócio-Econômico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Luiz Celso Rodrigues Madureira

TUSA, Gabriele. O Reflexo Patrimonial do Direito de Superfície. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Patrícia de Cássia Furno Olindo

TUSA, Gabriele. O Direito de Superfície . 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Rafaela Thaís Aparecida Junqueira

TUSA, Gabriele. Contrato de Adesão: É acordo de Vontades?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Vinícius Franciscon Prezato

TUSA, Gabriele. Responsabilidade Civil da Indústria do Tabaco. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Beatriz Galvão Raposo

TUSA, Gabriele. Princípios do Processo Civil na Constituição Federal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Fernanda de Oliveira Ribeiro

TUSA, Gabriele. A Importância do Exame de DNA na Ação de Investigação de Paternidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Fernanda de Souza Barbeiro

TUSA, Gabriele. O Documento Eletrônico como Fonte de Prova no Processo Civil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Gláucia Valderez Zamboni

TUSA, Gabriele. A Publicidade Enganosa no Código de Defesa do Consumidor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Ligia Maria Costa Ribeiro

TUSA, Gabriele. Dano Moral Ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Rachel Rodrigues Cardoso

TUSA, Gabriele. Cláusulas Abusivas nos Contratos de Adesão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.

Orientou

Elisa Souza Santos

A Validade dos Contratos Eletrônicos em Face do Ordenamento Jurídico Brasileiro; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Civil) - Faculdade de Direito do Sul de Minas; Orientador: Gabriele Tusa;

Camila Ferreira da Silva

Dano Moral: Reparação pelo Dano Estético Causado por Erro Médico na Realização de Cirurgia Plástica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Eduardo Félix de Souza

O Regime Jurídico do Ponto Comercial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Fabiana Cristina Pavanello

Adoção Internacional; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Giuliano Dal Farra

A Mediação Familiar como Meio de Pacificação Social; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

José Roberto Quinteiro Junior

A Família Perante a Vigência do Novo Código Civil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Lígia Serotini

Da Impenhorabilidade do Bem de Família em face da Lei 8; 009/90; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Renato Pellegrino Gregório

Dano Moral e Erro Médico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Thais de Carvalho Rozão

Responsabilidade Civil do Médico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Yang Barban de Campos Lima

Arbitragem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Adriano de Aguiar Ferreira

A RESPONSABILIDADE CIVIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ACIDENTE DO TRABALHO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

André Luiz Esteves Mendes

O ESTADO DE PERIGO COM DEFEITO DO NEGÓCIO JURÍDICO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

André Luiz Sartori

O DIREITO DE SUPERFÍCIE COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Cristiane Garcia

RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DE ERRO MÉDICO EM CIRÚRGIA PLÁSTICA ESTÉTICA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Erick Alexander Silva

CONTRATOS DE ADESÃO NO CÓDIGO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Guilherme Trindade Abdo

EFICÁCIA PROBATÓRIA DOS DOCUMENTOS ELETRÔNICOS; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Helio Virgilio Junior

OS ELEMENTOS INFORMADORES DA RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Lígia Cristina dos Santos Malagoli

O DIREITO DE SUPERFÍCIE COMO GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Luiz Celso Rodrigues Madureira

O REFLEXO PATRIMONIAL DO DIREITO DE SUPERFÍCIE; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Patrícia de Cássia Furno Olindo

O DIREITO DA SUPERFÍCIE; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Rafaela Thaís Aparecida Junqueira

CONTRATOS DE ADESÃO: É ACORDO DE VONTADES?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Vinícius Franciscon Prezato

RESPONSABILIDADE CIVIL DA INDÚSTRIA DO TABACO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Gabriele Tusa;

Produções bibliográficas

  • TUSA, Gabriele . Commercio bilaterale di basso carbonio. Guida per gli investimenti ambientali , v. 1, p. 41-49, 2010.

  • TUSA, Gabriele . Considerações sobre a reforma agrária e seus participantes. O Onze de Agosto, São Paulo, v. 1, p. 16-19, 1997.

  • CURY, Afifi Habib ; SANTOS, C. A. S. ; BAHIA, Cláugio José Amaral ; SEGALLA, Conrado Rodrigues ; ALMEIDA, Daniel Freire e ; RODRIGUEIRO, Daniela Aparecida ; GARCIA, Edinês Maria Sernani ; OLIVEIRA, E. B. ; TUSA, Gabriele ; MONACO, Gustavo Ferraz de Campos ; SILVA NETO, José Francisco da ; OLIVEIRA, Lucas Pimentel de ; GODOY, Luciano de Souza ; GUIMARÃES, Luiz Ricardo ; NUNES, Lydia Neves Bastos Telles . Novo Código Civil: interfaces no ordenamento jurídico brasileiro. 1. ed. BELO HORIZONTE: DE, 2004. v. 1. 540p .

  • BARBOSA, Águida Arruda ; VIEIRA, Cláudia Stein ; SEGALLA, Conrado Rodrigues ; RODRIGUEIRO, Daniela Aparecida ; ALMEIDA, Daniel Freire e ; TANAKA, Eduardo ; OLIVEIRA, Euclides Benedito de ; TUSA, Gabriele ; CARVALHO NETO, Inácio de ; POLI, Leonardo Marcelo ; OLIVEIRA, Lucas Pimentel de ; GODOY, Luciano de Souza ; BETONI, Luís Eduardo ; GUIMARÃES, Luiz Ricardo ; NUNES, Lydia Neves Bastos Telles ; CANELLAS, Maria Isabel Jesus Costa ; BASTOS, Ricardo da Silva ; CURIONI, Rossana Teresa ; MARTIM, Ruben L ; ALVARES, Silvio Carlos . Direito e Responsabilidade. 1. ed. BELO HORIZONTE: DEL REY, 2002. v. 1. 548p .

  • BRIANI, Alberto ; TUSA, Gabriele ; TAVARES, André Ramos ; WAJNGARTEN, Aron ; CALAIS, Camila Leal ; BAHIA, Cláudio José Amaral ; SEGALLA, Conrado Rodrigues ; RODRIGUEIRO, Daniela Aparecida ; GARCIA, Ednês Maria Fernani ; NENE, Eliana Franco ; PRIMOLAN, Emilio Donizeti ; OLIVEIRA, Flavio Luis de ; RAGAZZU, José Luis ; SEGALLA, José Roberto Martins ; ROVHA, Luis Otávio de Oliveira ; NUNES, Lydia Neves Bastos Telles ; CANELLAS, Maria Isabel Jesus Costa ; RODRIGUES, Ney Lobato ; LAURIS, Paulo Roberto ; ALARCÓN, Pietro de Jesús Lora ; DANIEL, Roberto Francisco ; MANDELLI JUNIOR, Roberto Mendes ; PIVA, Rui Carvalho . 15 Anos da Constituição Federal: em busca da efetividade. 1. ed. BAURU: EDITE, 1997. v. 1. 562p .

  • CASELLA, P. B. ; ARAÚJO, Nadia de ; CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro ; COSTA, José Augusto Fontoura ; CUNHA, Ricardo T da ; DERAINS, Yves ; GOULENE, Alain ; LEMES, Selma Maria Ferreira ; NEHRING NETTO, Carlos ; PIMENTA, Rafaela Lacorte Vitale ; RACINE, Jean Baptiste ; RAMOS, André de Carvalho ; SANTLEBEN, Jurgen ; SOUSA JUNIOR, Lauro da Gama e ; STRENGER, Irineu ; TUSA, Gabriele ; VERA, N Marcos . Arbitragem: A nova lei brasileira (9.307/96) e a praxe internacional. 1. ed. SAO PAULO: LTDA, 1997. v. 1. 389p .

  • FERNANDES, W. ; MENEZES, F. L. ; TUSA, Gabriele . Contratos de franquia empresarial: A instrumentalização de um negócio formatado. In: Wanderley Fernandes. (Org.). Contratos de organização da atividade economica. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2011, v. 1, p. 249-282.

  • CHINELLATO, S. J. A. ; SIMÃO, José Fernando ; FUJITA, J. S. ; TUSA, Gabriele . Bem de família: modalidades e tendências. In: Maria Cristina Zucchi. (Org.). Direito de família no nov milênio. 1ed.São Paulo: Atlas, 2010, v. 1, p. 635-647.

  • PEREIRA, Rodrigo da Cunha ; TUSA, Gabriele . Sucessão do companheiro: concorrência com descendentes comuns e exclusivos do autor da herança. In: Rodrigo da Cunha Pereira. (Org.). Família e Responsabilidade: Teoria e prática do Direito de família. 1ed.Porto Alegre: Magister, 2009, v. 1, p. 71-75.

  • HIRONAKA, G. M. F. N. ; SIMÃO, José Fernando ; TUSA, Gabriele . Sucessão do companheiro: concorrência com descendentes comuns e exclusivos do autor da herança. Direito de famíia e das sucessões: temas atuais. 1ed.São Paulo: Método, 2009, v. 1, p. 477-498.

  • HIRONAKA, G. M. F. N. ; TUSA, Gabriele . Sucessão do Companheiro e as divergências na interpretação dos dispositivos referente ao tema. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). A outra face do Poder Judiciário: decisões inovadoras e mudanças de paradigmas. 2ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2007, v. 2, p. 313-340.

  • CASTILHO, Ricardo ; TUSA, Gabriele . Contratos Bancários. In: Flávio Tartuce. (Org.). Direito Civil: Direito Patrimonial e Direito Existencial. 1ed.São Paulo: Método, 2006, v. , p. 297-325.

  • Alves, Jones Figueirêdo ; TUSA, Gabriele . A responsabilidade de contato e direito eletronico. In: Mário Luiz Delgado. (Org.). Questões controvertidas do novo Código Cilvel. 5ed.São Paulo: Método, 2006, v. 5, p. 167-194.

  • TUSA, Gabriele ; BARBOSA, Águida Arruda ; VIEIRA, Cláudia Stein ; OLIVEIRA, Euclides Benedito de ; MONACO, Gustavo Ferraz de Campos ; CARVALHO NETO, Inácio de ; GODOY, Luciano de Souza ; CASSETARI, C. ; CANEZIN, C. C. ; ZANETTI, C. S. . Prescrição: o prazo de extinção da pretensão da reparação civil. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). A outra face do Poder Judiciário: decisões inovadoras e mudanças de paradigmas. Belo Horizonte: Del Rey, 2005, v. , p. 31-47.

  • TUSA, Gabriele ; CURY, Afifi Habib ; FRANCO, Caio Agustro Silva ; BAHIA, Cláudio José Amaral ; SEGALLA, Conrado Rodrigues ; ALMEIDA, Daniel Freire e ; RODRIGUEIRO, Daniela Aparecida ; GARCIA, Ednês Maria Fernani ; OLIVEIRA, Euclides Benedito de ; MONACO, Gustavo Ferraz de Campos ; SILVA NETO, José Francisco da ; OLIVEIRA, Lucas Pimentel de ; GODOY, Luciano de Souza ; GUIMARÃES, Luis Ricardo ; NUNES, Lydia Neves Bastos Telles ; COLLEGA, Magali Ribeiro ; CANELLA, Maria Isabel Jesus Costa ; LEVY, Maria Stella Ferreira ; BRANDÃO, Michel de Souza ; GODOI, Paulo Henrique Silva ; ALEIXO, Reinaldo Antonio ; BASTOS, Ricardo da Silva ; ALVAREZ, Silvio Carlos ; VENOSA, Silvio de Salvo ; LUNARDI, Soraya Regina Gasparetto . Condomínio Edilício - a multa por atraso no pagamento da prestação condominial. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). Novo Código Civil - interfaces no ordenamento jurídico brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 2004, v. , p. 223-232.

  • BRIANI, Alberto ; TAVARES, André Ramos ; WAJNGARTEN, Aron ; CALAIS, Camila Leal ; BAHIA, Cláugio José Amaral ; SEGALLA, Conrado Rodrigues ; RODRIGUEIRO, Daniela Aparecida ; GARCIA, Edinês Maria Sernani ; NENE, Eliana Franco ; PRIMOLAN, Emilio Donizeti ; OLIVEIRA, Flavio Luis de ; TUSA, Gabriele ; RAGAZZU, José Luis ; SEGALLA, José Roberto Martins ; ROVHA, Luis Otávio de Oliveira ; NUNES, Lydia Neves Bastos Telles ; CANELLA, Maria Isabel Jesus Costa ; RODRIGUES, Ney Lobato ; LAURIS, Paulo Roberto ; ALARCÓN, Pietro de Jesús Lora ; DANIEL, Roberto Francisco ; MANDELLI JUNIOR, Roberto Mendes ; PIVA, Rui Carvalho . A dignidade relativa. In: Luis Alberto David Araújo; José Roberto Martins Segalla. (Org.). 15 Anos da Constituição Federal em Busca da Efetividade. Bauru: Edite, 2003, v. , p. 305-324.

  • BARBOSA, Águida Arruda ; VIEIRA, Cláudia Stein ; SEGALLA, Conrado Rodrigues ; ALMEIDA, Daniel Freire e ; RODRIGUEIRO, Daniela Aparecida ; TANAKA, Eduardo ; OLIVEIRA, Euclides Benedito de ; TUSA, Gabriele ; CARVALHO NETO, Inácio de ; POLI, Leonardo Marcelo ; BETONI, Luís Eduardo ; GUIMARÃES, Luiz Ricardo ; OLIVEIRA, Lucas Pimentel de ; GODOI, Luciana Souza ; NUNES, Lydia Neves Bastos Telles ; CANELLAS, Maria Isabel Jesus Costa ; BASTOS, Ricardo da Silva ; CURIONI, Rossana Teresa ; MARTIM, Ruben L ; ALVARES, Silvio Carlos . Aspecto da competência na responsabilidade civil do fornecedor no âmbito do Código de Defesa do Consumidor. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). Direito e Responsabilidade. 1ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2002, v. , p. 181-194.

  • ARAÚJO, Nadia de BARBOSA, Samoel Rodrigues BARRAL, Welber CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro COSTA, José Augusto Fontoura CUNHA, Ricardo T da DERAINS, Yves GOULENE, Alain LEE, João Bosco LEMES, Selma Maria Ferreira MAFRA, Paulo Sérgio Pontes da Silva MARTINS, Pedro A Batista MUNIS, Petrônio R Gonçalves NEHRING NETTO, Carlos TAQUELA, Maria Blanca Moodt PIMENTA, Rafaela Lacorte Vitale RACINE, Jean Baptiste RAMOS, André de Carvalho ROSA, Luis Fernando Frances Chini da SACERDOTI, Giorgio SANTLEBEN, Jurgen SOUSA JUNIOR, Lauro da Gama e SANTOS, Francisco Cláudio de Almeida SANTOS, Manoel J Pereira dos SHIGUENATSU, Plínio José Lopes , et al. SILVA NETO, Orlando Celso da STRENGER, Irineu TUSA, Gabriele VERA, N Marcos ; Expectativas e âmbito de aplicabilidade da nova Lei de Arbitragem. In: Paulo Borba Casella. (Org.). Arbitragem - Lei brasileira e praxe internacional. 2ªed.São Paulo: LTR, 1999, v. , p. 327-336.

  • TUSA, Gabriele . Opportunity tem saques de 1 bilhão em dois dias. Zero Hora, Rio Grande do Sul, 11 jul. 2008.

  • TUSA, Gabriele . Especialista discute cláusulas do novo Código Civil em PP. O Imparcial, Coluna 2, p. B2, 12 jun. 2006.

  • TUSA, Gabriele . Rede 'wraps' pede registro e tenta evitar uso da marca. Valor Economico, São Paulo, p. E.2, 06 fev. 2006.

Outras produções

TUSA, Gabriele . Direito das Sucessões. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TUSA, Gabriele . SUCESSÃO DE CÔNJUGES. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

nenhum ; TUSA, Gabriele . "Curso Prático de Licitação Pública" - na qualidade de "Facilitador". 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2005

Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Itália - São Paulo, Câmara de Comércio Brasil-Itália - São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Gabriele Tusa - Advogado. , Rua Sete de Abril, 97 - 7º andar; conj. 7A, Higienópolis, 01043-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32310515, Fax: (11) 32310515

Experiência profissional

2015 - Atual

Faculdade Baiana de Direito

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/2015

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sucessão geral e sucessão legítima: principais questões polêmicas

2009 - 2012

MENEZES ADVOGADOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADVOGADO

2008 - Atual

Fundação Getúlio Vargas - SP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV)

Atividades

  • 03/2008

    Ensino, Programa Educação Continuada Especialização Direit, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contratos Empresariais; O Contrato; Jurisprudência Constitucional; Contratos de Consumo e Atividade Economica; Contratos Empresariais em Espécie; Contratos de Execução da Atividade Empresarial; Direito e Conflito; Fundamentos e Princípios de Contratos;, IJM Organização de Capital; Contratos: Instrumento do Exercício da Empresa;

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: palestrante, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

  • 03/2006 - 03/2006

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Responsabilidade civil no direito do trabalho

2006 - 2006

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: palestrante, Enquadramento Funcional: palestrante

Atividades

  • 06/2006 - 06/2006

    Ensino, I Jornada de Direito Civil - Unesp/Franca, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Sistemática dos Juros no novo Código Civil

2006 - Atual

Escola Paulista de Direito

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 03/2009

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Direito do Consum, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inicio da parte Geral do Código Civil. A pessoa Natural no Código Civil de 2002. Teoria das Incapacidades. Inicio da Personalidade Civil. Fim da Personalidade. Morte: Conceitos, Modalidades e Consequências, Inicio de contratos em espécie. Compra e Venda. Conceito, elementos, efeitos. Limitações à compra e venda (venda entre cônjuges, venda de ascendente e descendente, venda de coisa comum, venda de bens sob administração) Repercussões para o direito do cons, Teoria do pagamento. Regras do pagamento direto. Partes, Objeto, prova, lugar e tempo de pagamento. A teoria do adimplemento substancial. Primeira abordagem;, Elementos da responsabilidade Civil. Aula 5. Dano. Danos Morais. Conceito, classificações e questões polêmicas. Danos Morais da pessoa jurídica. Danos Morais x Transtornos. Critérios para quantificação dos danos morais, Responsabilidade Civil dos profissionais da área de saúde. Responsabilidade Civil do médico. Obrigação de meio X obrigação de resultado; Direito do Consumidor. Elementos da relação de consumo(elementos subjetivos e objetivos), Da sucessão geral: fundamentos, constitucionalização, aceitação, renúncia, cessão de direitos hereditários, petição de herança, indignidade e deserdação. A sucessão do cônjuge e do companheiro

  • 04/2007

    Ensino, Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dissolução da lei do divórcio. Modalidades de separação de divórcio. A mitigação da culpa na separação judicial. A dissolução por morte; Bens de família no Código civil e na lei nº 8.009/90, Da aceitação e da renúncia à herança. Visão geral e questões polêmicas; Invalidade do casamento. Casamento inexistente. Casamento nulo e casamento anulável. Hipóteses, efeitos e procedimentos; Sucessão legítima. A sucessão do cônjuge e do companheiro., A fórmula Tusa.Testamenteiro. Conceito, especia e funções. O direito à vintena. Da extinção da testamentária, contratos em espécie: Compra e venda e doação. Questões polêmicas, Bem de família. Modalidades e polêmicas. A polêmica da penhora do imóvel de residência do fiador; Celebração, prova e efeitos do casamento. Os deveres do casamento e sua quebra; Análise dos arts. 1565 a 1570 do Código Civil, União estável. Aspectos materiais, Conceito, requisitos, efeitos pessoais e patrimoniais. Diferenças entre união estável e concunbinato; Dos legados. Conceito, Modalidades e efeitos jurídicos. Pagto e caducidade dos legados. Direito de acrescer, Do inventário e da partilha. Sonegados. Pagamento de dívidas. Colação e redução das doações inoficiosas; Exclusão da sucessão e deserdação: pertinência e contemporaneidade dos conceitos e da causa. análise jurídico-criminal;

  • 05/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Contratual, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O direito intertemporal e o contrato. Análise da lei de introdução ao código civil e das disposições finais e transitórias do código civil; Problematização envolvendo fiança; Revisão de contratos pelo código civil e pelo código de defesa do consumidor., Contrato de mandato e atuação do advogado. A responsabilidade civil do advogado. A questão da perda da chance e sua aplicação à atuação advocática; Contrato de transporte, aplicações do código civil e do consumidor de defesa do consumidor., Regras especiais e cláusulas especiais da compra e venda (venda e contendo, venda por amostra, venda admensuram, cláusula de retrovenda, cláusula preempção, cláusula de venda com reserva de domínio e cláusula de venda sobre documentos), Vícios redibitórios e vícios do produto. Confrontações entre o código civil e o código de defesa do consumidor. Evicção; Contrato de depósito, Modalidades e efeitos. Questões teóricas e práticas. A prisão civil do depositário infiel;, Interpretação dos contratos. Regras interpretativas. Questões teóricas e práticas; Contratos agrários. Teoria geral e contratos em espécies; Vícios do negócio jurídico e suas repercussões para contrato: Erro, dolo, coação e estado de perigo, Transação e compromisso. Outras formas de extinção das obrigações e suas repercussões para direito contratual (sub-rogação, imputação, dação em pagamento, novação, compensação, confusão e remissão)

  • 03/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A pessoa natural no Código Civil de 2002. Incapacidade. A situação Jurídica do Nascituro. Os defeitos da Personalidade no CC/02 e na CF/88; Os bens no CC/02. Conceito, Modalidades. O bem de família legal e voluntário., Bens. Objeto do Direito. Conceito e Classificações. Bem de Família. Aspectos Controvertidos; Adimplemento: Pagamento e Outras formal; Dano patrimonial e Dano Moral. Dano estético. A responsabilidade dos profissionais liberais. Resp. Civil do Médico, Dano Patrimonial e Dano Moral. Dano Estético. A responsabilidade do Cirurgião Plástico. Obrigação de meio e de Resultado; Os direitos da personalidade e suas repercussões para o contrato. Analise de casos práticos; Bens. Objetivo da relação jurídica., Posse e proteção possessória. Aspectos Materiais e processuais; Direito de família: valores constitucionais e mudança de paradigma. Aspectos Pessoais e Patrimoniais do Direito de Família Casamento e União estável;, Prescrição e Decadência; Tutela e Curatela; O código civil anterior e o código civil atual. Colidência das Leis. Questões de Direito Intertemporal; O fim Ilicíto defeituando o negócio jurídico: Lesão, Simulassão, Fraude contra credores. Sist. de Nulidades, Transmissão das obrigações, discussão em relação às fontes obrigacionais; Inadimplemento e consequências. A taxa selic e suas aplicações nos tribunais (Juros), Cláusula Penal , Condomínio Horizontal e Edillício;

  • 03/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Compra e venda mercantil; Princípios Contratuais; Teoria Geral dos Contratos; Da aceitação e da renúncia à herança. Visão geral e questões polêmicas. Teoria geral dos contratos;

2006 - Atual

Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 05/2006 - 11/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Negócio Jurídico Parte II - 12 horas/aula, Responsabilidade Civil - 12 horas/aula, Contratos em Espécies - 12 horas/aula

2005 - 2011

Câmara de Comércio Brasil-Itália

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor

Atividades

  • 09/2005 - 09/2005

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Seminário "Exportação".

2005 - 2006

Instituicao Toledo de Ensino

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2005 - 06/2006

    Ensino, Direito Empresarial com ênfase em Direito do Trab, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral dos Contratos 16 horas/aula, Direito Bancario 16 horas/aula

  • 04/2006 - 04/2006

    Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Contratual 16 horas/aula

2005 - 2005

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2005 - 02/2005

    Ensino, Teoria Geral do Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Parte geral do Código Civl

2005 - 2005

ICT - Businness Meeting - 3º Encontro Ítalo-Brasileiro de T.I.

Vínculo: palestrante, Enquadramento Funcional: palestrante

Outras informações:
palestra sobre o tema "RFID & Privacy"

Atividades

  • 10/2005 - 10/2005

    Ensino, RFID & Privacy, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, palestra RFID & Privacy

2005 - Atual

Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2009

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil T6, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Civil

  • 02/2007

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil T4, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Sucessões

  • 08/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil T3, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Civil, Direito Contratual

  • 08/2005

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil T2, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Civil;

2004 - 2005

Associação dos Advogados de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: palestrante, Carga horária: 0

Atividades

  • 06/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Sucessão do Companheiro.

  • 03/2006 - 03/2006

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São José dos Campos, .,Atividade de extensão realizada, Prescrição e Decadência.

  • 01/2006 - 01/2006

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, aula "Direito das Obrigações" no Curso básico de atualização em direito civil..

  • 10/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, aula "Responsabilidade Civil no Novo Código Civil".

  • 10/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, palestra sobre os Enunciados da 1ª Jornada Paulista de Direito Civil.

  • 10/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - Santos, .,Atividade de extensão realizada, aula "Responsabilidade Civil Extracontratual".

  • 09/2005 - 09/2005

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - Santos, .,Atividade de extensão realizada, Sucessão do companheiro e colaterias.

  • 08/2005 - 09/2005

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso: Os primeiros impactos do código civil atual (3 módulos).

  • 06/2005 - 06/2005

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Sucessão Testamentária - parte 1.

  • 05/2004 - 05/2004

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Novos paradigmas contratuais.

  • 04/2004 - 04/2004

    Extensão universitária , Associação dos Advogados de São Paulo - São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Ajustes da convenção de condomínio; inadimplência e utilização das partes comuns; juros moratórios; multa condominial; análise intertemporal.

2004 - 2005

Faculdades Alves Faria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2004 - 03/2004

    Ensino, Revisão e Atualização à Face do Novo Código Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prescrição e decadência

2004 - 2004

Instituto Esap de Pós Graduação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/2004 - 12/2004

    Ensino, Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Novo enquadramento do direito das sucessões no novo Código Civil

  • 07/2003 - 07/2003

    Ensino, Direito Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nova Parte Geral do Novo Código Civil

2004 - 2004

Fundação Carlos Chagas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: desenvolvimento de questões, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2004 - 03/2004

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Questões de Direito Civil para o concurso da Procuradoria do Município de São Paulo.

2004 - 2004

Escola Federal de Direito

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: palestrante, Carga horária: 0

Atividades

  • 11/2004 - 11/2004

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Aspectos Gerais do direito de empresa no novo Código Civil.

2004 - Atual

Escola Superior de Advocacia

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0

Outras informações:
Curso na modalidade TELEPRESENCIAL.

Atividades

  • 05/2005

    Ensino, O Novo Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Os direitos da personalidade sob as vestes do Código Civil, Inovações no conceito de bem jurídico na nova legislação civil. Exclusão do bem de família da parte geral do novo Código Civil, A nova abordagem dos fatos e atos jurídicos: o negócio jurídico como ponto central na nova codificação, Novo perfil dos institutos da decadência e da prescrição

  • 10/2004

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Sub-coordenador do curso quanto à parte geral do Código Civil.

  • 04/2006 - 04/2006

    Ensino, Aspectos relevantes do Novo Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sucessões: concorrência do cônjuge com os parentes do falecido

  • 03/2006 - 03/2006

    Ensino, Direito locatício e condominial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Locação: garantias contratuais; exoneração do fiador; benfeitorias; locação por temporada

  • 02/2005 - 02/2005

    Ensino, O Novo Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Obrigações: revisão judicial dos contratos do art. 317 do Código Civil

  • 10/2004 - 11/2004

    Ensino, O Novo Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Os direitos da personalidade sob as vestes do novo Código Civil, Inovações no conceito de bem jurídico na nova legislação civil. Exclusão do bem de família da parte geral do novo Código Civil, A nova abordagem dos fatos e atos jurídicos: o negócio jurídico como ponto central da nova codificação, Novo perfil dos institutos da decadência e da prescrição

2004 - Atual

Faculdade de Direito do Sul de Minas

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2004

    Ensino, Programa de Especialização Em Direito Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Alterações do Código Civil - Prescrição e Decadência, Tutela e Curatela

2004 - Atual

Instituto Brasileiro de Direito de Família

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro

2004 - Atual

Tusa Sociedade de Advogados

Vínculo: Sócio Titular, Enquadramento Funcional: Sócio Titular

2003 - 2003

Núcleo Mascaro Mannrich

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2003 - 10/2003

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Curso de atualização em direito de família e das sucessões - módulo II - direito das sucessões.

  • 03/2003 - 03/2003

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Nova parte geral do Código Civil.

2003 - Atual

Instituto Paranaense de Ensino - Faculade de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 09/2003

    Ensino, Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil: Parte Geral, Sucessões, Responsabilidade Civil

2002 - 2002

Faculdades Integradas Cantareira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: palestrante, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/2002 - 09/2002

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Inovações do Código Civil - parte geral.

2000 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria

Outras informações:
11 de março a 21 de junho de 2000 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 123 - Teoria Geral do Direito Privado I. Departamento de Direito Civil. 31 de julho a 14 de novembro de 2000 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 122 - Teoria Geral do Direito II. Departamento de Direito Civil. 20 de fevereiro a 28 de junho de 2001 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 226 - Teoria Geral das Obrigações. Departamento de Direito Civil. 30 de julho a 29 de novembro de 2001 Atividade de Monitoria DCV 227 - Teoria Geral dos Contratos e Contratos do Código Civil. Departamento de Direito Civil. 27 de fevereiro a 15 de maio de 2002 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 327 - Fonte das Obrigações: Contratos Especiais Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e Outras Fontes. Departamento de Direito Civil. 27 de agosto a 19 de novembro de 2002 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 325 - Direitos Reais. Departamento de Direito Civil. 10 de fevereiro a 26 de junho de 2003 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV Direitos de Família. Departamento de Direito Civil. 04 de agosto a 17 de novembro de 2003 DCV 542 Direito Civil Aplicado II. Departamento de Direito Civil. 02 de março a 29 de junho de 2004 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 226 - Teoria Geral das Obrigações. Departamento de Direito Civil. 28 de fevereiro a 29 de junho de 2007 Atividade de Monitoria DCV 541 Direito Civil Aplicado I. Departamento de Direito Civil. 03 de março a 01 de julho de 2008 Atividade de Monitoria DCV 211 - Teoria Geral das Obrigações. Departamento de Direito Civil. 05 de março a 05 julho de 2008 Atividade de Monitoria junto à disciplina DCV 115 - Teoria Geral do Direito Privado I. Departamento de Direito Civil

Atividades

  • 11/2005 - 11/2005

    Ensino, Prescrição e Decadência: distinção dos institutos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, aula sobre Prescrição e Decadência (convidado pelo Prof. Rui Geraldo Camargo Viana)

  • 08/2003 - 08/2003

    Ensino, Novo Código Civil - Parte Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, "Novo Código Civil - Parte Geral"

  • 04/2003 - 04/2003

    Ensino, Bem de Família, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, aula "Bem de Família"

  • 03/2000 - 10/2000

    Ensino, Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Pae, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Evolução do Direito Civil - formação histórica - projetos e anteprojetos que antecederam o Código Civil, Incapacidade Absoluta e Incapacidade Relativa - representação e assistência, Relação Jurídica - Objeto da relação jurídica - Noção de Patrimônio, Bens considerados em si mesmos - bens imóveis, Bens considerados em si mesmos - bens móveis - coisas fungíveis e consumíveis, Bens considerados em si mesmos - coisas singulares e coletivas, Fraude contra credores - ação pauliana, Bens reciprocamente considerados, Bens públicos e particulares - coisas que estão fora do comércio, Bem de família

  • 01/1996 - 12/1996

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Ciclo geral - tendências contratuais.

  • 06/1996 - 06/1996

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Largo São Francisco.,Atividade de extensão realizada, Novas tendências contratuais e o rumo dos contratos internacionais.

2000 - 2006

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado

Atividades

  • 02/2000

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil I - Obrigações

  • 01/2004 - 01/2004

    Extensão universitária , Departamento de Cursos de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL - PARTE GERAL E DISCIPLINA CONTRATUAL DA NOVA REALIDADE JURÍDICA..

2000 - 2000

Faculdade de Direito de Sorocaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2000 - 06/2000

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Arbitragem internacional.

2000 - Atual

Tribunal Arbitral da Câmara de Comércio do Mercosul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de formação de árbitros

1994 - 2004

Tusa e Giusti Advogados Associados

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio

Atividades

  • 07/2004

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Advocacia cível e comercial.

1994 - 2004

Escritório de Advocacia Próprio

Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: advogado

Atividades

  • 01/1994 - 01/2004

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Ênfase nas áreas cível e comercial.

1993 - 1993

Araújo de Castro Rangel Associados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: advogado, Carga horária: 0

Atividades

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Advocacia cível.

1991 - 1992

Advocacia Alfeu Alves Pinto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: advogado, Carga horária: 0

Atividades

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Advocacia trabalhista.

1991 - 1991

Advocacia Paulo José da Costa Jr

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: advogado, Carga horária: 0

Atividades

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Advocacia crimimal.

1989 - 1991

Polyglot Communications

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: tradutor, Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, tradutor.

1989 - 1990

Minagerais Companhia de Mineração

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 0

Atividades

  • Estágios , Departamento Jurídico, .,Estágio realizado, Ênfase nas áreas cível e comercial.

1989 - 1989

Editora Maltese

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: tradutor, Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Tradutor.

1987 - 1988

Companhia Adriática de Seguros Gerais

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 0

Atividades

  • Estágios , Departamento Jurídico, .,Estágio realizado, Ênfase nas áreas cível e comercial.