Ana Paula Gonçalves Ferreira

Possui graduação em Habilitação Esp. P / O Magistério pela Escola Municipal Integração de Ensino de 2 Grau (1996), graduação em Fisioterapia pela Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul (1999), Esp. pela Fundação de Medicina do ABC, em Patofisiologia (2001) e mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2005). Atualmente é coordenadora dos estágios supervisionados do curso de Fisioterapia, professora titular do Centro Universitário de Santa Fé do Sul-UNIFUNEC, nos estágios supervisionados em geriatria e ministrante das aulas de Fisioterapia Aplicada a Geriatria e Gerontologia, idealizadora e supervisora do projeto em extensão para os acadêmicos do curso de Fisioterapia, direcionado aos idosos frequentadores do Serviço da Assistência Social, denominado: Centro Dia Maturidade. Foi docente dos curso Técnico em Enfermagem ns disciplinas de: Anatomia e Fisiologia Humana; Ciclo Vital do ser Humano e Microbiologia e Parasitologia Humana, no período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2015. Docente no curso de Nutrição na disciplina de Patologia Geral do ano de 2015 ao ano de 2024. Foi tutora do projeto pet-saude do Ministério da Saúde, no período de abril de 2013 a, aprovado pelo Ministério da Saúde em parceria com a secretaria de saúde municipal e Unifunec, intitulado: " Abordagem do HIV/AIDS na terceira idade nas Estratégias de Saúde da Família e Universidade Aberta a Terceira Idade- UNATI. Está como presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA do UNIFUNEC apartir do ano de 2016 até dias atuais. Foi presidente do Conselho Municipal do Idoso do Município e Santa Fé do Sul do ano de 2016 a maio do ano de 2022.Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Geriátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa idosa, envelhecimento, intervenção terapêutica, equilíbrio e quedas.

Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Promoção de Saúde

2003 - 2005

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO IDOSO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Orientador: Wilson Mestriner Junior
, Ano de Obtenção: 2005.Palavras-chave: IDOSO; ATENÇÃO PRIMÁRIA; FISIOTERAPIA.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Pós-Graduação Em Patofisiologia

2001 - 2001

Faculdade de Medicina do ABC
Título: ATIVIDADE FÍSICA COMO PREVENÇÃO DE FRATURAS PROVOCADAS POR OSTEOPOROSE EM IDOSOS
Orientador: Fisioterapêuta Ruth Marta Santana

Graduação em Fisioterapia

1995 - 1999

Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul
Título: EXERCÍCIO FÍSICO EM INDIVÍDUOS PORTADORES DO DIABETES MELITO TIPO II
Orientador: Profª Rosimeire Rossafa Agostinho Corrêa

Graduação em Habilitação Esp. P / O Magistério

1992 - 1996

Escola Municipal Integração de Ensino de 2º Grau

Ensino Médio (2º grau)

1992 - 1995

Escola Municipal Integração de Ensino de 2º Grau

Ensino Fundamental (1º grau)

1984 - 1991

Eepsg Professor Itael de Mattos

Formação complementar

2019 - 2019

facilitador do metodo EPASI. (Carga horária: 10h). , Instituto Bioquantum, IBQ, Brasil.

2016 - 2017

Formação em Bioalinhamento. (Carga horária: 150h). , Instituto Bioquantum, IBQ, Brasil.

2014 - 2014

Processos de avaliação no ensino superior e suas tecnologias. (Carga horária: 8h). , IMP DE ENSINO SUPERIOR, IMP, Brasil.

2012 - 2012

Curso de capacitação de submissão de projetos na plataforma Brasil. (Carga horária: 4h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2009 - 2009

Intervenção Neurosensóriomotora no 1º ano de vida. (Carga horária: 8h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2008 - 2008

Pneumologia e Terapia Intensiva. (Carga horária: 12h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2008 - 2008

Pilates-Conceito e Aplicabilidade em Solo e Bola. (Carga horária: 8h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2007 - 2007

Estética Facial. (Carga horária: 40h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2007 - 2007

Estética Corporal. (Carga horária: 50h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2006 - 2006

I Curso de Exercícios Terapêuticos em Bola Suiça. (Carga horária: 32h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2004 - 2004

Introdução A Terapia M. E Mobilização do S Nervoso. (Carga horária: 4h). , Escola de Terapia Manual E Postural, ESCOLA DE TERAPI, Brasil.

2003 - 2003

Trat. da Articulação do Ombro E Av. Proprioceptiva. (Carga horária: 8h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2002 - 2002

Comunicação Verbal. (Carga horária: 12h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

2002 - 2002

Oxigenoterapia E Ventilação Mecânica. , Lumiar Healt Care de São Caetano do Sul S P, LUMIAR/S, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Terapia Manual E Analítica. (Carga horária: 30h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Terapia Manual Global. (Carga horária: 48h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Ventilação Mecânica. (Carga horária: 12h). , Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

1998 - 1998

Windows 95 / Word 97. , Microlins Informática Centro de Formação Profisional Cursos de Computação, MICROLINS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia/Especialidade: Fisioterapia Geriátrica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia/Especialidade: Promoção de Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Promoção de Saúde/Especialidade: Fisiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Promoção de Saúde/Especialidade: Patologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Promoção de Saúde/Especialidade: Atenção Primária.

Participação em eventos

16º Fórum Científico e 6º Congresso Multidisciplinar. 2025. (Congresso).

SIPAT 2025.Saúde Mental e Bem Estar do Trabalhador. 2025. (Outra).

Treinamento de Brigada de Incêndio. 2025. (Outra).

SIPAT 2024. 2024. (Outra).

SIPAT 2023. 2023. (Outra).

13° Fórum Científico e 3° Congresso Multidisciplinar UNIFUNEC. Integração Fisioterapia e Odontologia em pós-operatório de pacientes submetidos a cirugia ortognática. 2022. (Congresso).

Incêndio- Prevenção e Combate no Campo- Técnicas.Incêndio- Prevenção e Combate no Campo-Técnicas. 2022. (Outra).

Semana Acadêmica do UNIJALES.A internação domiciliar através de empresas de home care. 2022. (Outra).

SIPAT 2022. 2022. (Outra).

SIPAT 2021. 2021. (Outra).

1º Seminário Municipal sobre Perspectivas da Pessoa Idosa.Perspectivas da Pessoa Idosa. 2019. (Seminário).

SIPAT 2019. 2019. (Outra).

XXVIII Semana Acadêmica do curso de Fisioterapia. 2019. (Outra).

Elaboração de Projetos para Conselhos de Direitos do Idoso.Elaboração de Projetos para Conselhos de Direitos do Idoso. 2018. (Encontro).

Elaboração de questões nos moldes do ENADE. 2018. (Outra).

Formação de Conselheiros para os Conselhos de Direitos do Idosos.Formação de Conselheiros para os Conselhos de Direitos do Idoso. 2018. (Encontro).

XXIX Semna Acadêmica do curso de Fisioterapia. 2018. (Outra).

6 Caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania. 2015. (Feira).

6º Fórum Científico.Educação, Ciência e Tecnologia" Biodiversidade, Qualidade de Vida e Cidadania". 2015. (Outra).

II Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho. 2015. (Encontro).

Processos de Avaliação no Ensino Superior e suas Tecnologias. 2014. (Outra).

VIII semana de enfermagem.Abordagem do HIV/AIDS na terceira idade nas estratégias de saúde da família e universidade aberta à terceira idade. 2013. (Outra).

3º Fórum de Iniciação Científica da Funec. 2012. (Outra).

Curso de Capacitação de Submissão de Projetos na Plataforma Brasil. 2012. (Outra).

2º Fórum de Iniciação Científica da Funec.Membro da banca avaliadora. 2011. (Outra).

1ºForum de Iniciação Científica da Funec.Banca examinadora de trabalhos. 2010. (Outra).

Evento promovido pela Unati/Funec, na cidade de Ap. d'Oeste.Exercícios Terapêuticos na Terceira Idade e as principais doenças que acometem o idoso. 2009. (Encontro).

VII Simpósio UNATI/FUNEC.Planejamento e adaptação do ambiente para pessoas idosas. 2009. (Simpósio).

IX Semana da Fisioterapia da FUNEC e V Pratas da Casa. 2008. (Outra).

IX JORI-Jogos Regionais do Idoso na Estância Turística de Santa Fé do Sul-SP.Participação nos Jogos Regionais do Idoso. 2005. (Encontro).

48º Jogos Regionais na EStância Turistica de Santa Fé do Sul.Supervisor de Equipes no Atendimento Fisioterapêutico. 2004. (Outra).

V SEMANA DA FISIOTERAPIA.Atuação da Fisioterapia na Promoção da Saude do Idoso. 2004. (Outra).

IV SEMANA DE EVENTOS CULTURAIS E CIENTÍFICOS DA FUNEC.IV SEMANA DE EVENTOS CULTURAIS E CIENTÍFICOS DA FUNEC. 2003. (Outra).

VI SIMPÓSIO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA.VI SIMPÓSIO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. 2000. (Simpósio).

I CICLO DE MINICURSOS.I CICLO DE MINICURSOS. 1996. (Outra).

PALESTRAS SOBRE: OBESIDADE E FATORES DE RISCO - 24/09 STRESS E ENFERMIDADES SISTÊMICAS - 25/09.PALESTRAS SOBRE: OBESIDADE E FATORES DE RISCO - 24/09 STRESS E ENFERMIDADES SISTÊMICAS - 25/09. 1996. (Outra).

I CICLO DE PALESTRAS.I CICLO DE PALESTRAS. 1995. (Outra).

I ENCONTRO DE EDUCADORES E FUTUROS EDUCADORES DE SANTA FÉ DO SUL.I ENCONTRO DE EDUCADORES E FUTUROS EDUCADORES DE SANTA FÉ DO SUL. 1994. (Encontro).

FISIOTERAPIA DESPORTIVA E DO I ENCONTRO DE AERÓBICA E DANÇA.FISIOTERAPIA DESPORTIVA E DO I ENCONTRO DE AERÓBICA E DANÇA. 1990. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Eloisa Lourenço

FERREIRA, A. P. G.; CALAZANS, M. C. L. R.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. A equoterapia em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.

Aluno: Franciellle Maiara Silva Bettiol

SILVA, Ana Paula Gonçalves da; CALAZANS, M. C. L. R.. Enfoque da Fisioterapia no desenvolvimento motor do bebê prematuro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.

Aluno: Bruna Moreira Ferreira

SILVA, Ana Paula Gonçalves da; CALAZANS, M. C. L. R.. Atuação da Fisioterapia na recuperação da mobilidade motora e endurance muscular respiratória do paciente submetido a ventilação mecânica em ambiente hospitalar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul.

Aluno: Lucas Henrique Brustrolin Pressoto

SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Série de Wilians como recurso terapêutico no tratamento de lombalgia crônica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.

Aluno: Poliana Bortoleti e Sara Lopes Alves

SILVA, Ana Paula Gonçalves da; ABBUD, R. M. R.. Pão de lentilha enriquecido com beterraba e couve: análises sensoriais e físico-química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.

Aluno: Lima, Laiza Lopes de

SILVA, Ana Paula Gonçalves da. A importancia da fisioterapia domiciliar no atendimento de paciente idoso: uma revisão da literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul.

Aluno: Sanitar, Franciele Basso; Nogueira Marilene R

SILVA, Ana Paula Gonçalves da. de Santana.A influencia da cinesioterapia como recurso terapêutico para equilíbrio do idoso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul.

Aluno: Deisy G

Souza, Deysy G. e Silveira, Pollieinne;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Souza e Pollieinne Silveira.Eficiência da massagem plantar no equilíbrio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Carla M

CARDOSO, C. M. B.; ALMEIDA, F. C. O.; BENTO, J. B.; SANTOS, M. D.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. B. Cardoso, Fernanda C. O. de Almeida, Juliane B. B.Abordagem Fisioterapêutica na Disfunção Sexual Feminina:estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Pollyanna Freitas Del Valle

VALLE, P. F.; CAMILO, F. C. S. M.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Análise do apoio plantar em crianças de 7 a 13 anos portadoras de obesidade infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Caroline P

FERREIRA, A. P. G.; COSTA, E. D. M.; SANTOS, M. D.;SOUZA, T. F. Q.SILVA, Ana Paula Gonçalves da. de F.; Daisy de A. Alencar e Lívia N. de Queiroz.Relação entre o posicionamento pélvico e a força pressórica muscular perineal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.

Aluno: Catarina M

BASSO, C. M.; SILVA, E.; VIANA, L. A.; ASSUMPCAO, R. A.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Basso, Estéfane Silva, Luciria A. Viana.Relato de Caso no Tratamento Fisioterapêutico, pós-operatório de lipoaspiração na região de culote utilizando o Método Vodder. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Eliane S

FREITAS, E. S.; SILVA, S. R. G. C.; SANTOS, M. D.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. de Freitas, Samira R. G. C. da Silva.Eficácia do Biofeedback na constipação intestinal crônica do tipo funcional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Fabiana da Silva, Keila F

SILVA, F.; DAZZI, K. F. R.; CALAZANS, M. C. L. R.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. R. Dazzi.Análise da incidência das AMERT em funcionários de agências bancárias da Estância Turistica de Santa Fé do Sul:um estudo de relação entre sexo, idade, tempo de trabalho e escolaridade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Ariadne M

MAZIERO, A. M.; OLIVEIRA, J. G. R.; FERRAZ, A. D. R.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Maziero, Josiane G. R. de Oliveira.Cinesioterapia para alívio da dor na mão reumatóide: estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Geisi J

PEREZ, G. J. P.; RIBEIRO, N. G.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. P. Perez.A influência do envelhecimento sobre o perfil lipídico- análise laboratorial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Frederico Cândido Corrêa

CORREA, F. C.; SILVA, A. L. P. A. F.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Abordagem Fisioterápica na prevençao e tratamento da osteoporose através da atividade física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Mirian C

RIBEIRO, M. C. N.; PAGAN, P.; MERIGUI, L. F.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. Nascimento Ribeiro, Patrícia Pagan.Comportamento da glicemia sanguínea em pacientes diabéticas tipo I e II, submetidas à prática de exercícios aeróbios. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Viviane O

AGUIAR, V. O.; SOUSA, C. C. P.;SILVA, Ana Paula Gonçalves da. de Aguiar.Padrão postural no paciente geriátrico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

SILVA, Ana Paula Gonçalves da. 6 Fórum Científico da Funec. 2015. Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul.

Orientou

Santos, Danilo Rodrigues dos; Poiati, Leonardo Santos

Exercício cinesioterapêutico em grupo como benefício na melhora do paciente idoso com queixa de fraqueza em membros superiores: relato de caso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Monica Casimiro

Envelhecimento saudável e a assistência oferecida dentro de alguns modelos de atenção à saúde; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Erika A

Corrêa Leal; Lívia Ferreira de Souza; Maria Eduarda; Reabilitação em paciente tabagista com enfisema pulmonar: Relato de Caso; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Emily C

R; de Lima; Gabriely S; Silva Santiago; Júlia de O; ; Tratamento Fisioterapêutico na Síndrome do piriforme em uma paciente: relato de caso; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Maria Eduarda Pessoa Viana da Silveira

Equoterapia no equilíbrio postural do idoso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Leonardo Alves Mendes Costa

A eficácia da Terapia Manual no Tratamento da Lombalgia: Revisão da Literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Gabriella Ferreira Machado e Isabella de Souza Sena

A ansiedade durante a pandemia e sua interferência na obesidade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Ruas, Danieli Bolonhesi; Silva, Francieli Passos

Benefícios da cinesioterapia em idoso com enfoque em membros inferiores: relato de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

CORREA, Luara Cristiano; TRIVELATO, Nayara Bogaz

Abordagem Teórica da Efetividade da Cinesioterapia Funcional e Cognitiva no idoso portador de Mal de Alzheimer; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Aline G

D; Couto; Caroline H; L; de Oliveira; Marianne L; Aspectos relacionados ao cuidador familiar no convívio com o portador da doença de Alzheimer: revisão da literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Anni Suellen Saeki e Jaqueline Aparecida Costa

Análise Comparativa da Aplicação da Escala de Depressão de Hamilton em idosaa institucionalizadas e não institucionalizadas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

PAULO CORRÊA JUNIOR

A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO; 2004; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Leonardo Barbosa Souza

Atendimento Fisioterapêutico dos idosos requentadores do Centro dia Maturidade; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

PILONI, Natalia; Oliveira, Lesli Persiliana de Aquino;

A interação da polifarmácia no atendimento ao idoso nas Instituições de Longa Permanência; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Luély C

S; ; Noemi M; S; F; ; Gabriela B; k; ; Cibely P; S; S; ; Análise do índice de conhecimento dos idosos das estratégias de saúde da Família (ESF´S); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Aline Zambolim

Abordagem Fisioterapêutica das Doenças Uroginecológicas que acometem o idoso; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Petter André B

Ibanez; Simara E; Nogueira e Viviane J; Gulo; Análise da distribuição da pressão plantar em idosos com idade compreendida entre 60 e 70 anos por meio da Baropodometria em posição ortostática; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Claudia L

Luiz; Fabiana Soares e Sinara V; Morais; Proposta de Intervenção Terapêutica em grupo de idosos institucionalizados que apresentam déficits na praxia fina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Raíssa Rocha de Oliveira

Análise Integrativa das Pricipais Características do Perfil Empreendedor relacionado ao profissional Fisioterapeuta; 2025; Orientação de outra natureza; (fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL; Orientador: Ana Paula Gonçalves Ferreira;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Abordagem Teórica da Efetividade da Cinesioterapia Funcional e Cognitiva no Idoso Portador de Mal de Alzheimer. Anais do 6º Fórum Científico , v. 6, p. 1-1, 2015.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . A interação da polifarmácia no atendimento ao idoso nas instituições de longa permanência. Anais do 6º Fòrum Científico da FUNEC , v. 6, p. 1-1, 2015.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Abordagem do HIV/AIDS na Terceira idade nas Estratégias de Saúde da Família e Universidade Aberta Á Terceira Idade. Anais do 6º Fórum Científico da FUNEC , v. 6, p. 1-1, 2015.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Análise do Índice de conhecimento dos idosos das Estratégias de Saúde da Família(ESFs) sobre o AIV/AIDS na Terceira Idade. 5º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC , v. 5, p. 1-1, 2014.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Incidência do HIV/AIDS na Terceira Idade. 4º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC , v. 4, p. 1-1, 2013.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da ; SANTOS, M. D. . Abordagem Fisioterapêutica nas doenças uroginecológicas do idoso. 3º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC , v. 3, p. 1-1, 2012.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da ; LUIZ, C. L. . Proposta de intervenção terapêutica em grupos de idosos institucionalizados que apresentam déficits na praxia fina. Anais: Fórum de Iniciação Científica da FUNEC , v. 1, p. 1-1, 2010.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Exercícios Terapêuticos na Terceira Idade. O Jornal, jornal, p. A9 - A9, 07 nov. 2009.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Desenvolvimento Neuropsicomotor da criança normal de 0 a 4 anos. O Jornal, Santa Fé do Sul, 11 abr. 2007.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Estimulação Precoce. Jornal Regional, jornal, 10 abr. 2007.

  • LUIZ, C. L. ; SANTANA, F. S. ; Morais, Sinara Vasconcelos ; SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Proposta de intervenção terapêutica em grupo de idosos institucionalizados que apresentam déficits na praxia fina. In: 1º Fórum de Iniciação Científica, 2010, Santa Fé do Sul. Fórum de Iniciação Científica da Funec. Santa Fé do Sul: Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da Funec, 2010. v. 1. p. 64-64.

  • Ibanez, Petter André Benitez ; Gulo, Viviane de Jesus ; Zuri, Josiane T. S. Calvo ; NOGUEIRA, S. E. ; SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Análise da distribuição da pressão plantar em idosos com idade compreendida entre 60 e 70 anos por meio da baropodometria em posição ortostática. In: 1º Fórum de Iniciação Científica da Funec, 2010, Santa Fé do Sul. Fórum de Iniciação Científica da Funec. santa Fé do Sul: Funec, 2010. v. 1. p. 54-54.

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Jogos Regionais do Idoso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Atuação da Fisioterapia na Promoção da Saude do Idoso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SILVA, Ana Paula Gonçalves da . Projetos de extensão universitária do curso de Fisioterapia da FUNEC. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERREIRA, A. P. G. . Estética facial e corporal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Municipal de Educação E Cultura de Santa Fé do Sul, Unidade de Ensino Superior, Santa Fé do Sul. , Avenida mangará nº. 477, Jardim Mangará, 15775-000 - Santa Fe do Sul, SP - Brasil, Telefone: (17) 36419000, Ramal: 9012, Fax: (17) 36419040, URL da Homepage:

Experiência profissional

2001 - 2001

Cemiag Lar Golda Meir de São Paulo

Vínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: estágio voluntário na área de geriatria, Carga horária: 35

Outras informações:
Estágio voluntário nas áreas de geriatria, pneumologia e ortopedia

Atividades

  • 07/2001 - 08/2001

    Serviços técnicos especializados , Cemiag Lar, São Paulo.Serviço realizado, GEREATRIA, PNEUMOLOGIA E ORTOPEDIA, PERFAZENDO UM TOTAL DE 102 HORAS.

2001 - 2001

Casa de Repouso Raio de Luz de Santo André São Paulo S P

Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2001 - 10/2001

    Serviços técnicos especializados , Casa de Repouso, São Paulo S P.Serviço realizado, ATENDIMENTO À DOMICÍLIO - GERIATRIA.

1998 - 1998

Ginásio de Esportes de Santa Fé do Sul

Vínculo: ESTÁGIO extra curricular, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/1998 - 10/1998

    Estágios , Ginásio, Santa Fé do Sul.Estágio realizado, SUPERVISIONADO, CARGA HORÁRIA 90 HORAS.

2009 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 2

Outras informações:
A disciplina ministrada é Fisioterapia Aplicada a Geriatria

2009 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Outras informações:
Supervisora dos estágios de geriatria no Lar São Vicente de Paulo e Centro de Reabilitação-Funec

2009 - 2009

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Saúde Ambiental no curso técnico de Gestão Ambiental, como professora convidada

2008 - 2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Docente dos Estagios Supervisionados de Pediatria, na creche e no Centro de Reabilitação-Funec

2006 - 2006

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Noções de Gerontologia, no II Curso de Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos, promovido por meio de parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e UNATI/FUNEC

Atividades

  • 07/2009

    Extensão universitária , Centro de Reabilitação.Atividade de extensão realizada, Estagio extra-curricular de Exercícios Terapêuticos para Terceira Idade.

  • 02/2009

    Estágios , Lar São Vicente de Paulo.Estágio realizado, Estagio de Geriatria no Lar São Vicente de Paulo e no Centro de Reabilitação.

  • 08/2008

    Extensão universitária , Centro -dia Maturidade.Atividade de extensão realizada, Estagio extra-curricular para alunos do curso de fisioterapia.

1998 - 1998

Associação de Pais E Amigos dos Excepcionais de Santa Fé do Sul

Vínculo: Estagio extra curricular, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/1998 - 12/1998

    Estágios , Apae, Santa Fé do Sul.Estágio realizado, SUPERVISIONADO, CARGA HORÁRIA 90 HORAS.

1999 - 1999

Associação Hospitalar de Ilha Solteira

Vínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1999 - 01/1999

    Estágios , Associação, Ilha Solteira.Estágio realizado, FISIOTERAPIA, NO PERÍODO DE 11/01/99 À 15/01/99.

2001 - 2001

Clínica Chaves Monteiro de Sâo Paulo

Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2001 - 10/2001

    Serviços técnicos especializados , Clínica Chaves, São Paulo.Serviço realizado, ATENDIMENTO À DOMICÍLIO - FISIOTERAPIA GERAL.

1999 - 1999

Clínica de Fisioterapia da Funec

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagio extra curricular, Carga horária: 0

1999 - 1999

Clínica de Fisioterapia da Funec

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagio extra curricular, Carga horária: 0

1998 - 1998

Clínica de Fisioterapia da Funec

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagio extra curricular, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1999 - 05/1999

    Estágios , Clínica, Santa Fé do Sul.Estágio realizado, SUPERVISIONADO NO SETOR DE CARDIOLOGIA, CARGA HORÁRIA 90 HORAS.

  • 05/1998 - 05/1998

    Estágios , Clínica, Santa Fé do Sul.Estágio realizado, SUPERVISIONADO, CARGA HORÁRIA 30 HORAS.

  • 02/1998 - 03/1998

    Estágios , Clínica, Santa Fé do Sul.Estágio realizado, SETOR DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA - FUNEC, CARGA HORÁRIA 33 HORAS.

2001 - 2001

Fisio Care

Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

Atividades

  • 08/2001 - 08/2001

    Serviços técnicos especializados , Fisio Care, São Paulo.Serviço realizado, ATENDIMENTO À DOMICÍLIO - FISIOTERAPIA GERAL.

2002 - 2006

Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Outras informações:
Ministrei aula nessa instituição, no cargo de supervisora de estágio de geriatria ate final do ano de 2006, depois houve um concurso, no qual, retornei ao cargo em 2008

Atividades

  • 09/2009

    Extensão universitária , Centro de Reabilitação da FUNEC.Atividade de extensão realizada, Supervisora do estagio de Exercícios Terapêuticos na Terceira Idade.

  • 08/2008

    Extensão universitária , Centro-dia maturidade Geraldo Martinez.Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Universitaria.

  • 02/2008

    Estágios , FUNEC.Estágio realizado, Supervisora dos estagios de geriatria.

  • 07/2007 - 09/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Modulo de Saude e Qualidade de Vida para o Programa: Instrução e Treinamento do Programa de Educação para o Trabalho Santander Santa Fé do Sul

  • 02/2002 - 12/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE GERIATRIA

2001 - 2002

Home Service de Sâo Paulo S P

Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: fisioterapeuta

Outras informações:
Prestação de serviço de fisioterapia a empresa de home care mencionada

Atividades

  • 10/2001 - 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Home Service, São Paulo.Serviço realizado, ATENDIMENTO À DOMICÍLIO - FISIOTERAPIA GERAL.

1999 - 2001

Intensive Home Care

Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/1999 - 05/2001

    Serviços técnicos especializados , Intensive Home Care, Sâo Paulo.Serviço realizado, ATENDIMENTO À DOMICÍLIO - FISIOTERAPIA GERAL.

2001 - 2001

Medial Saúde de Sâo Paulo

Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2001 - 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Medial Saúde, São Paulo.Serviço realizado, ATENDIMENTO À DOMICILIO - FISIOTERAPIA GERAL.

1999 - 1999

Secretaria de Estado de Educação de Santa Fé do Sul

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagio extra curricular, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1999 - 04/1999

    Estágios , Secretaria, Santa Fé do Sul.Estágio realizado, AVALIAÇÃO POSTURAL NOS ALUNOS DAS TURMAS DE TREINAMENTO DA EE ANTONIO MARIN CRUZ EM MARINÓPOLIS, SOLICITADO PELA ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA DA DELEGACIA DE ENSINO "PROF. ANNIBAL AMARO DA CRUZ".

2013 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Tutora do projeto Pet-saúde, Enquadramento Funcional: Tutora do projeto Pet-Saude, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto aprovado pelo ministério da saúde em parceria com a secretaria municipal e Funec, envolvendo alunos do curso de fisioterapia e enfermagem padrão, sendo os integrantes: 1 tutor e 2 preceptores