CAMILA FLECK DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia Noturno pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Possui pós-graduação em Orientação Escolar e Supervisão. Cursando Especialização em Psicopedagogia institucional e Clínica na Universidade Franciscana(UFN).Atualmente é professor tutor a distância da Universidade Aberta do Brasil e assessora pedagógica da educação especial na 8ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul.
Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação
2013 - 2015
Universidade Federal de Santa Maria
Título: A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA INFANTIL E A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO,Ano de Obtenção: 2015
Doris Pires Vargas Bolzan.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Especialização em Pós-graduação em Orientação Escolar e Supervisão
2019 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: AS MUDANÇAS ADVINDAS NA BNCC E NO RCG E REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES .
Graduação em Pedagogia Noturno
2006 - 2011
Universidade Federal de Santa Maria
Título: A formação do pedagogo a partir das vozes discentes
Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Curso de formação continuada de professores. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Curso de formação continuada de professores. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Curso de formação continuada de professores. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Capacitação de tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
2009 - 2009
II Curso de Formação de Profissionais da Educação Escola que Protege. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
I Curso de Formação de Profissionais da Educação Escola que Protege. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
SANTOS, C. F. . Criança, cor e papel atersanal. 2012. (Exposição).
SANTOS, C. F. . I Semana de Recepção aos Calouros do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria. 2011. (Outro).
SANTOS, C. F. ; MOHR, A. C. . VI Seminário de Educação Especia: Discutindo Formação e Práticas do Educador Especial. 2010. (Outro).
SANTOS, C. F. ; SCHMIDT, M. ; CLOSS, M. P. . História da Educação em Cena. 2007. (Outro).
Participação em eventos
III Encontro do curso de Pedagogia a Distância/UAB da UFSM. 2018. (Encontro).
XVIII Congresso Internacional de Educação Popular ; XXVII Seminário Internacional de Educação Popular; V Seminário Internacional Sindical ; V Seminário Internacional de Educação Profissional do IFFAR IF .. 2018. (Seminário).
XVIII Congresso Internacional de Educação Popular ; XXVII Seminário Internacional de Educação Popular; V Seminário Internacional Sindical ; V Seminário Internacional de Educação Profissional do IFFAR IF ..PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS E O PROTAGONISMO INFANTIL. 2018. (Seminário).
Capacitação para facilitadores de Grupos de Apoio Cruz Azul. 2017. (Seminário).
II Encontro do curso de Pedagogia a Distância/UAB da UFSM. 2017. (Encontro).
5ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 3 Encontro Nacional do PIBID Matemática. 2016. (Encontro).
IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior.O TRABALHO PEDAGÓGICO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: A SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. 2016. (Seminário).
30ª Jornada Acadêmica Integrada.Cultura escrita: reflexões sobre ensinar e aprender. 2015. (Outra).
7ª Mostra de Ensino.CURSO NORMAL E A VIVENCIA COM CIRCUITOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS. 2015. (Outra).
XII Encontro sobre Investigação na Escola.Metodologia de projetos: Contribuições ao processo de construção da leitura e da escrita. 2013. (Outra).
XII Encontro sobre Investigação na Escola.Trabalhando com metodologia de projetos na Educação Infantil:Cobras, quem são elas?. 2013. (Outra).
XII Encontro sobre Investigação na Escola. 2013. (Outra).
27 Jornada Acadêmica Integrada.A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO. 2012. (Outra).
27 Jornada Acadêmica Integrada.AS DIMENSÕES CONSTITUINTES DA DOCÊNCIA SUPERIOR: DESAFIOS PRESENTES NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO. 2012. (Outra).
27 Jornada Acadêmica Integrada.SOLIDÃO PEDAGÓGICA UM A DA S MARCAS PRESENTE NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2012. (Outra).
27 Jornada Acadêmica Integrada.FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O CONTATO COM O S DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS. 2012. (Outra).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012. (Outra).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.ARTICULAÇÃO DE DUAS COMPETÊNCIAS EM UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DIURNO E NOTURNO DA UFSM. 2012. (Outra).
Reaproveitamento do papel descartado: uma experiência de educação ambiental nal n pré-escola. 2012. (Oficina).
26ª Jornada Acadêmica Integrada.Articulação de duas competências em um estudo comparativo entre os cursos de Pedagogia diurno e noturno. 2011. (Outra).
26ª Jornada Acadêmica Integrada.O conhecimento acadêmico e sua articulação vinculada ao campo de futura atuação profissional. 2011. (Outra).
26ª Jornada Acadêmica Integrada.Conhecimentos, saberes e fazeres no exercício da docência superior. 2011. (Outra).
EDUCERE X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, SUbjetividade de Educação-SIRSSE. Processos formativos iniciais: a construção da docência. 2011. (Congresso).
EDUCERE X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, SUbjetividade de Educação-SIRSSE. Os conhecimentos específicos e acadêmicos no exercício da docência em uma IES pública federal. 2011. (Congresso).
EDUCERE X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, SUbjetividade de Educação-SIRSSE. 2011. (Congresso).
I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. 2011. (Congresso).
I seminário interdisciplinar PIBID/UNIFRA- Formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica. 2011. (Congresso).
I seminário interdisciplinar PIBID/UNIFRA- Formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica.A formação do pedagogo: repercurssões referetes à prática em diferentes contextos. 2011. (Seminário).
I seminário interdisciplinar PIBID/UNIFRA- Formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica.Docentes e dicentes: um estudo sobre ações didático-pedagógicas. 2011. (Seminário).
SIC 2011- XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.O impacto da formação nos pedagogos: um estudo sobre formação inicial. 2011. (Outra).
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Simpósio).
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Áreas do conhecimento e as diferentes estratégias para a compreensão do conhecimento acadêmico. 2011. (Simpósio).
15° Jornada Nacional de Educação. 2010. (Outra).
15° Jornada Nacional de Educação.Avaliação institucional: um recorte do Centro de Educação da UFSM. 2010. (Outra).
15° Jornada Nacional de Educação.Apoio aos jovens frente aos desafios do ensino superior. 2010. (Outra).
25ª Jornada Acadêmica Integrada.Influência familiar: uma marca na trajetória de docentes de duas IES, uma pública e outra particular. 2010. (Outra).
25ª Jornada Acadêmica Integrada.DISCENTES E DOCENTES: O IMPACTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. 2010. (Outra).
25ª Jornada Acadêmica Integrada.INSEGURANÇA NA DOCÊNCIA: UMA MARCA PRESENTE NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE UMA IES PÚBLICA. 2010. (Outra).
25 Jornada Acadêmica Integrada.DESEMPENHO DISCENTE, QUALIDADE E AVALIAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFSM. 2010. (Outra).
II Semininário Internacional de gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos.Pesquisa diagnóstica e qualidade na avaliação do curso de Gestão Educacional. 2010. (Seminário).
II Semininário Internacional de gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos. 2010. (Seminário).
II Semininário Internacional de gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos. 2010. (Seminário).
Salão de Extensão 2010.Por dentro das CPAs. 2010. (Outra).
Salão de Extensão- 2010.Qualidade da avaliação de qualidade nas práticas das comissões próprias de avaliação/ CPAS localizadas no município de Santa Maria/ RS. 2010. (Outra).
VI Seminário de Educação Especial: DIscutindo Formação e Práticas do Educador Especial. 2010. (Seminário).
XII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES- XII MEEP.ÂNIMA: Concepção, organização, estrutura e funcionamento. 2010. (Outra).
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.ESTUDO COMPARATIVO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES: DELINEANDO OS MARCADORES E MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA. 2010. (Simpósio).
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.SOLIDÃO PEDAGÓGICA UM A DA S MARCAS PRESENTE NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2010. (Simpósio).
XV ENDIPE: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2010. (Encontro).
XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação continuada de docentes universitários frente à perspectiva da inclusão. 2010. (Encontro).
XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O ingresso do jovem no ensino superior e o seu processo de aprendizagem. 2010. (Encontro).
XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
24 Jornada Acadêmica Integrada.O Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM e a formação continuada docente. 2009. (Outra).
2 Fórum Extensão Conta.Programa de Extensão Ânima. 2009. (Outra).
4 Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul. 2009. (Congresso).
4 Congresso Multidisciplinar de Saúde COmunitária do mercosul. O apoio psicopedagógico ao discente e a efetivação de políticas públicas no ensino superior. 2009. (Congresso).
II Curso de Formação de Profissionaos da Educação: Escola que Protege. 2009. (Outra).
IX Encontro sobre Investigação na escola.Ânima- um espaço de formação continuada de professores universitários. 2009. (Encontro).
IX Encontro sobre Investigação na escola. 2009. (Encontro).
VI Congresso Internacional de Educação- Educação e Tecnologia: sujeitos(des)conectados?. Ânima: Uma ferramenta de formação continuada de professores. 2009. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Educação- Educação e Tecnologia: sujeitos(des)conectados?. 2009. (Congresso).
VI Encuentro Nacional y III Latinoamericano: La Universidad como objeto de Investigación.O conhecimento do prefil psicopedagógico de jovens universitários em moradias estudantis e sua vinculação com os serviços de apoio aos discentes. 2009. (Encontro).
VI Encuentro Nacional y III Latino Americano: La Universidad como objeto de investigación. 2009. (Encontro).
VIII Seminário de Educação Superior- A Universidade como lugar de formação. 2009. (Seminário).
XXI Salão de Iniciação Científica.Aspectos psicopedagógicos e sociais dos moradores da Casa do Estudante da Universidade Federal de Santa Maria e a demanda por assistência estudantil. 2009. (Outra).
1 Forum Extensão Conta.ÂNIMA: Espaço interdisciplinar de pesquisa sobre a "Caracterização Psicossocial e Pedagógica dos moradores da casa do estudante da UFSM". 2008. (Seminário).
1 Forum Extensão Conta. 2008. (Seminário).
23ª Jornada Acadêmica Integrada. 2008. (Outra).
23 Jornada Acadêmica Integrada. O Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM- Ânima como um campo de pesquisa do jovem universitário. 2008. (Congresso).
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria- Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. 2008. (Outra).
I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A escola que Protege. 2008. (Outra).
I Encontro PRó-EJA-RS:"práticas pedagógicas e formação de professores em debate". 2008. (Encontro).
XIII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão;XI mostra de Iniciação Científica e VI mostra de Extensão. 2008. (Seminário).
XIII Seminário Iterinstitucional de ensino, pesquisa e extensão;XI mostra de Iniciação Científica e VI mostra de Extensão.Aspectos psicossociais e pedagógicos dos moradores da casa do estudante da UFSM a partir de um olhar interdisciplinar proposto pelo Ânima. 2008. (Seminário).
XII SImpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 4 Salão de Iniciação CIentífica. 2008. (Congresso).
XII SImpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 4 Salão de Iniciação CIentífica. Caracterização Psicossocial e Pedagógica dos moradores das Casas do Estudante da UFSM. 2008. (Congresso).
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Seminário).
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas.Metodologia do Ensino na Universidade: Intenções e Consequências das Práticas de Ensino. 2008. (Seminário).
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas.Práticas teatrais educativas. 2008. (Seminário).
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação.Programa Itinerante. 2008. (Seminário).
22 Jornada Acadêmica Integrada. Ânima- Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM como espaço de intervenção. 2007. (Congresso).
Diga não à violência, diga sim à vida. 2007. (Outra).
História da Educação em Cena.Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na rua Sait-Séverin. 2007. (Outra).
História da Educação em Cena. 2007. (Outra).
História da Educação em Cena.Crescimento e Iniciação do Jovem Arapesh. 2007. (Outra).
I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional. 2007. (Seminário).
VIII Congresso Internacional de Educação Popular e XVII Seminário Internacional de Educação Popular:. 2007. (Congresso).
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação.Programa Itinerante. 2007. (Outra).
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação. 2007. (Outra).
124 Sermana de Criatividade. 2004. (Outra).
Participação em bancas
FONTOURA, A. R. K.;SANTOS, C. F.. Interação professor X aluno e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Farroupilha/Campus Panambi-RS.
FONTOURA, A. R. K.;SANTOS, C. F.. O desafio de construir a relação ensino e aprendizagem na escola contemporânea.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Farroupilha/Campus Panambi-RS.
SANTOS, C. F.. Jogos e brincadeiras na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, C. F.. A ludicidade nas práticas pedagógicas realizadas na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, C. F.. Trage Oliveira.A análise de importância da aprendizagem da língua inglesa quando criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
Gestão Educacional e as Políticas Públicas: aprendizagem na formação inicial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Camila Fleck dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, C. F. ; CARDOSO, G. C. ; BASTOS, M. S. ; MILLANI, S. M. F. . Cultura escrita: estudos e vivências no programa mais educação. CCNExt - Revista de Extensão , v. 3, p. 1087-1093, 2016.
-
SANTOS, C. F. ; BOLZAN, D. P. V. ; MILLANI, S. M. F. . CIRCUITO DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS , v. 8, p. 124, 2016.
-
FLEIG, M. T. ; WIEBUSCH, A. ; SANTOS, C. F. ; BOLZAN, D. P. V. ; MILLANI, S. M. F. ; HAUTRIVE, G. M. F. . Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. FORMAÇÃO DOCENTE , v. 07, p. 85-96, 2015.
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; DOMINGUE, R. M. ; GONCALVES, E. M. ; LUFT, S ; MOHR, A. C. ; MEURER, A. C. ; SCHMIDT, M. ; SILVA, C. M. F. . O Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade Federal de Santa Maria como espaço de inclusão no Ensino Superior. Ponto de Vista Revista de Educação e Processos Inclusivos , v. 10 (2008), p. 65, 2008.
-
SANTOS, C. F. ; PIPPI, D. P. ; RAFFA, F. A. ; DELATORR, L. G. ; SCHONINGER, C. L. K. . Ludicidade e saúde no ensino de química para a terceira idade. In: Fabiana L. B. Pire;s Ana Rita K. Fontoura; Chawana S. L. Soares. (Org.). Compartilhando Saberes e Práticas Reflexivas na Formação Docente: da singularidade à pluralidade. 1ed.: Nova Edições Acadêmica, 2019, v. 1, p. 189-198.
-
SANTOS, C. F. ; CANABARRO, M. S. ; RAMALHO, R. ; NOGUEIRA, V. S. . TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. In: Gilfredo Castagna; Iásin Schäffer Stahlhöfer; Vanessa dos Santos Nogueira. (Org.). Transversalidade Acadêmica: Temáticas de Formação Humana. 1ed.São Paulo: Perse, 2019, v. IV, p. 220-234.
-
SCHONINGER, C. L. K. ; SANTOS, C. F. ; SANTOS, V. I. B. ; SEVERO, C. ; REIS, R. . CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: Fabiana L. B. Pire;s Ana Rita K. Fontoura; Chawana S. L. Soares. (Org.). Compartilhando Saberes e Práticas Reflexivas na Formação Docente: da singularidade à pluralidade. 1ed.: Nova Edições Acadêmica, 2019, v. 1, p. 199-211.
-
SANTOS, C. F. ; SCHONINGER, C. L. K. ; CASTRO, A. ; NASCIMENTO, C. B. ; ROOS, L. ; SILVA, M. P. ; PROENCA, V. S. . A CONSCIENTIZAÇÃO DOS MALEFÍCIOS DO TABAGISMO NO ENSINO DA QUÍMICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. Compartilhando Saberes e Práticas Reflexivas na Formação Docente: da singularidade à pluralidade. 1ed.: Nova Edições Acadêmica, 2019, v. 1, p. 212-222.
-
SANTOS, C. F. ; SOUZA, S. R. ; NOGUEIRA, V. S. . AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA. In: Gilfredo Castagna; Iásin Schäffer Stahlhöfer; Vanessa dos Santos Nogueira. (Org.). Transversalidade Acadêmica: Temáticas de Formação Humana. 1ed.São Paulo: Perse, 2019, v. 1, p. 70-85.
-
SANTOS, C. F. ; LIMBERGER, D. ; NOGUEIRA, V. S. . Um resgate histórico da Sociologia da Infância. Transversalidade Acadêmica: Temáticas de Formação Humana. 1ed.São Paulo: Perse, 2018, v. 3, p. 126-137.
-
SANTOS, C. F. ; NOGUEIRA, V. S. ; SILVA, C. M. F. ; SCHRODER, C. M. . O percursos histórico e sociológico dos estudos sobre infância. Transversalidade Acadêmica: Temáticas de Formação Humana. 1ed.São Paulo: Perse, 2018, v. 3, p. 166-178.
-
SANTOS, C. F. ; NOGUEIRA, V. S. ; MARION, D. A. M. ; KOPESKI, G. Q. . Sociologia da Infância. Transversalidade Acadêmica: Temáticas de Formação Humana. 1ed.São Paulo: Perse, 2018, v. 3, p. 140-151.
-
SANTOS, C. F. ; NOGUEIRA, V. S. ; BOLFE, A. C. ; SANTOS, I. M. . História e Sociologia da infância: duas áreas em construção. In: Gilfredo Castagna; Iásin Schäffer Stahlhöfer; Vanessa dos Santos Nogueira. (Org.). Transversalidade Acadêmica: Temáticas de Formação Humana. 1ed.São Paulo: Perse, 2018, v. 3, p. 154-163.
-
SANTOS, C. F. ; TRINDADE, T. P. ; BOLZAN, D. P. V. . O TRABALHO PEDAGÓGICO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: A SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2016, Santa Maria. IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2016.
-
SANTOS, C. F. ; BOLZAN, D. P. V. . Teoria e prática: preparação prática do docente na formação inicial. In: III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do CUrso de Especialização em Gestão Educacional-UFSM, 2012, Santa Maria. III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica, 2012.
-
SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M . AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS D E UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES. In: IV ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais da IV ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. p. 1-12.
-
STAHL, L.R ; SANTOS, C. F. . O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES. In: IV ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais da IV ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. p. 1-15.
-
SANTOS, C. F. ; BOLZAN, D. P. V. . Processos formativos iniciais: a construção da docência. In: X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação- SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: CHAMPAGNAT, 2011. p. 6564-6576.
-
SANTOS, C. F. . O ingresso do jovem no ensino superior e o seu processo de aprendizagem.. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de DIdática e Prática de Ensino, 2010.
-
THONES, A. P. ; MOHR, A. C. ; SANTOS, C. F. ; SILVA, C. M. F. ; SCHMIDT, M. ; SEVERO, C. K. ; POZOBON, L. L. . POLÍTICAS PÚBLICAS NA UFSM: O PAPEL DO ÂNIMA ENQUANTO APOIO AO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região Sul - ANPEDSUL, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região Sul - ANPEDSUL, 2010. p. 1-12.
-
POZOBON, L. L. ; SANTOS, C. F. ; GONCALVES, E. M. . O conhecimento do perfil psicopedagógico de jovens universitários residentes em moradias estudantis e sua vinculação com os serviços de apoio aos discentes. In: VI Encuentro Nacional y III Latinoamericano: La Universidad como objeto de Investigación, 2009, Córdoba. VI Encuentro Nacional y III Latinoamericano: La Universidad como objeto de Investigación, 2009.
-
SANTOS, C. F. ; GONCALVES, E. M. ; MOHR, A. C. . Ânima: Uma ferramenta de formação continuada de professores. In: VI Congresso Internacional de Educação- Educação e Tecnologia: sujeitos(des)conectados?, 2009, são leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia:sujietos (des)conectados?, 2009.
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. . ÂNIMA: Espaço interdisciplinar de pesquisa sobre a. In: 1 Forum Extensão Conta, 2008, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2008.
-
RAFFA, F. A. ; SCHONINGER, C. L. K. ; PIERINI, N. K. ; SEVERO, C. ; SANTOS, C. F. . ERA UMA VEZ? A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A LITERATURA INFANTIL. In: 36 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2018, Porto Alegre. Extensão, ação transformadora : anais do 36. SEURS [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2018. p. 1-934.
-
BASTOS, M. S. ; BOLZAN, D. P. V. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; SANTOS, C. F. ; KONIG, F. R. ; TRINDADE, H. P. . Múltiplas facetas na proposição de um curso de licenciatura: a formação do educador em debate.. In: 29 Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. 29 Jornada Acadêmica Integrada, 2014.
-
TRINDADE, T. P. ; BOLZAN, D. P. V. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; KONIG, F. R. ; SANTOS, C. F. ; BASTOS, M. S. . A pesquisa como provocadora de novos saberes: quem é o professor iniciante?. In: 29 Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. 29 Jornada Acadêmica Integrada, 2014.
-
SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; ISAIA, S.M.A . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O CONTATO COM O S DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.
-
SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A . AS DIMENSÕES CONSTITUINTES DA DOCÊNCIA SUPERIOR: DESAFIOS PRESENTES NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.
-
VESTENA, N. P. ; LAZZARIN, M. L. L. ; SANTOS, C. F. . A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO, 2012.
-
RODRIGUES, M. O ; ISAIA, S.M.A ; SILVA, M. T. ; SANTOS, C. F. . SOLIDÃO PEDAGÓGICA UM A DA S MARCAS PRESENTE NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.
-
SANTOS, C. F. . ARTICULAÇÃO DE DUAS COMPETÊNCIAS EM UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DIURNO E NOTURNO DA UFSM. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis do Maranhão. Anais/Resumos da 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012.
-
SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A ; SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; SCREMIN, G. . Articulação de duas competências em um estudo comparativo entre os cursos de Pedagogia diurno e noturno. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.
-
SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; SANTOS, C. F. ; SCREMIN, G. ; ISAIA, S.M.A . O conhecimento acadêmico e sua articulação vinculada ao campo de futura atuação profissional. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.
-
RODRIGUES, M. O ; SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. ; SCREMIN, G. ; ISAIA, S.M.A . Conhecimentos, saberes e fazeres no exercício da docência superior. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.
-
SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; STAHL, L.R ; ISAIA, S.M.A . Os conhecimentos específicos e acadêmicos no exercício da docência em uma IES pública federal. In: X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação- SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: CHAMPAGNAT, 2011. p. 12801-12808.
-
SANTOS, C. F. ; MOHR, A. C. ; CLOSS, M. P. ; SCHMIDT, M. ; SILVA, C. M. F. . Formação continuada de docentes universitários frente à perspectiva da inclusão. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino, 2010, belo horizonte. XV ENDIPE, 2010. p. 1-11.
-
SANTOS, C. F. ; FELIX, G. T. ; MENIN, K. B. . Pesquisa diagnóstica e qualidade na avaliação do curso de Gestão Educacional. In: II Semininário Internacional de gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos, 2010, santa maria/rs. II SIGE 2010, 2010.
-
SANTOS, C. F. ; FELIX, G. T. ; MENIN, K. B. ; FOLETTO, T. . Avaliação Institucional: um recorte do Centro de Educação da UFSM.. In: 15ª Jornada Nacional de Educação, 2010, Santa Maria. Anais ddo evento, 2010.
-
SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M ; STAHL, L.R ; SILVA, M. T. ; ISAIA, S.M.A . DISCENTES E DOCENTES: O IMPACTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. In: 25 Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. Anais 25ª JAI, 2010.
-
WIELEWICKI, H. G. ; MENIN, K. B. ; FELIX, G. T. ; SANTOS, C. F. . DESEMPENHO DISCENTE, QUALIDADE E AVALIAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFSM. In: 25 Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. Anais 25ª JAI, 2010.
-
STAHL, L.R ; SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. ; BUSS, A. M . INFLUÊNCIA FAMILIAR: UMA MARCA SIGNIFICATIVA NA TRAJETÓRIA DE DOCENTES DE DUAS IES, UMA PÚBLICA E OUTRA PARTICULAR. In: 25 Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. Anais 25ª JAI, 2010.
-
SILVA, M. T. ; STAHL, L.R ; ISAIA, S.M.A ; SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M . INSEGURANÇA NA DOCÊNCIA: UMA MARCA PRESENTE NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE UMA IES PÚBLICA. In: 25 Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. Anais 25ª JAI, 2010.
-
SANTOS, C. F. ; CLOSS, M. P. ; MOHR, A. C. ; POZOBON, L. L. . Ânima- um espaço de formação continuada de professores universitários. In: IX Encontro sobre Investigação na escola, 2009, Lajeado. IX Encontro sobre investigação na escola, 2009.
-
SANTOS, C. F. ; CLOSS, M. P. ; SCHMIDT, M. ; MOHR, A. C. . Aspectos Psicopedagógicos e sociais dos moradores da casa do estudante da universidade federal de santa maria e a demanda por assistência estudantil. In: XXI Salão de Iniciação Científica, 2009, Porto Alegre. XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira Iniciação Científica, IV Salão UFRGS Jovem, 2009.
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; SCHMIDT, M. . Metodologia do Ensino na Universidade: Intenções e Consequencias das Práticas de Ensino. In: XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas, 2008, Santa Maria. XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas, 2008.
-
COSTA, A ; SANTOS, C. F. ; MACHADO, S. F. ; OLIVEIRA, D. L. S. . A inclusão de práticas teatrais no âmbito do ensino da Pedagogia: análise da funcionalidade do Teatro como ferramenta de educação. In: 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008.
-
SANTOS, C. F. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE VISITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CORSAN. In: Seminário de Educação de Cruz Alta, 2019, Cruz Alta. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, 2018. v. 6. p. 541-542.
-
SANTOS, C. F. ; MILLANI, S. M. F. ; CONCEICAO, E. F. V. ; BOLZAN, D. P. V. ; CARDOSO, G. C. ; KONIG, F. R. . Cultura escrita: reflexões sobre ensinar e aprender. In: 30ª Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2015, Santa Maria. Anais 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015.
-
SCREMIN, A. F. ; BOLZAN, D. P. V. ; SANTOS, C. F. ; MARTINS, D. C. ; ROMANOWSKI, C. L. . CURSO NORMAL E A VIVENCIA COM CIRCUITOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS. In: 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015.
-
SANTOS, C. F. . O impacto da formação nos pedagogos: um estudo sobre formação inicial. In: XXIII Salão de Iniciação CIentífica da UFRGS, 2011, Porto Alegre. Anais do XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011.
-
SILVA, M. T. ; SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A ; SCREMIN, G. ; RODRIGUES, M. O . Áreas do conhecimento e as diferentes estratégias para a compreensão do conhecimento acadêmico. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extenção, 2011, Santa Maria. Anais XV Sepe 2011, 2011.
-
SANTOS, C. F. ; SEVERO, C. K. ; MOHR, A. C. ; POZOBON, L. L. ; SCHMIDT, M. ; CLOSS, M. P. . Apoio aos jovens frente aos desafios do ensino superior. In: 15ª Jornada Nacional de Educação, 2010, Santa Maria. Anais do evento, 2010.
-
MOHR, A. C. ; SANTOS, C. F. ; SEVERO, C. K. ; THONES, A. P. ; POZOBON, L. L. ; CLOSS, M. P. ; SCHMIDT, M. . ÂNIMA: Concepção, organização, estrutura e funcionamento. In: XII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2010, Lajeado. Anais da XII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2010. p. 224-224.
-
SILVA, M. T. ; STAHL, L.R ; SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M ; ISAIA, S.M.A . ESTUDO COMPARATIVO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES: DELINEANDO OS MARCADORES E MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Unifra. Santa Maria: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL., 2010. v. VOLUME.
-
SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M ; SILVA, M. T. ; ISAIA, S.M.A . Solidão Pedagógica: uma marca presente na entrada efetiva do magistério superior. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL., 2010. v. 1,2010.
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; MOHR, A. C. ; CLOSS, M. P. ; MEURER, A. C. . Programa de Extensão Ânima. In: 2 Fórum Extensão Conta, 2009, Santa Maria. 2 Fórum Extensão Conta, 2009. p. 82-82.
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; MOHR, A. C. ; COSTAS, F. A. T. ; CLOSS, M. P. ; MEURER, A. C. . O apoio psicopedagógico ao discente e a efetivação de políticas públicas no ensino superior. In: 4 Congresso Multidisciplinar de Saúde COmunitária do mercosul, 2009, gramado. 4? Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do mercosul- A comunidade como Protagonista, 2009.
-
DOMINGUE, R. M. ; SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; LUFT, S ; HUBNER, M. J. . O Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM-Ânima como um campo de pesquisa do jovem universitário. In: 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008.
-
COSTA, A ; SANTOS, C. F. ; SCHMIDT, M. ; CLOSS, M. P. ; RIGUI, M. P ; BERGUER, A . Práticas teatrais educativas. In: XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas, 2008, Santa Maria. XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas, 2008.
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. . Ânima -Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM como espaço de intervenção. In: 22 Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. 22 Jornada Acadêmca Integrada, 2007.
-
PIERINI, N. K. ; SANTOS, C. F. . PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS E O PROTAGONISMO INFANTIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STAHLHOFER, A. ; FELDEN, L. K. ; COSTA, C. F. ; SANTOS, C. F. . Escola de Educação Infantil e a violência escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOTON, M. R. ; BAYER, B. L. ; SANTOS, C. F. . Violência: conhecemos, mas temos que combater. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROOS, L. ; PROENCA, V. S. ; SANTOS, C. F. . Desafios e possibilidades na educação de jovens e adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; SEVERO, C. ; SANTOS, V. I. B. ; REIS, R. ; STOLBERG, C. R. ; NASCIMENTO, C. B. ; SIQUEIRA, A. P. S. . Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; ROMANOWSKI, C. L. ; BOLZAN, D. P. V. . Registro do circuito de atividades diversificadas: interdisciplinariedade e alfabetização matemática a partir das reflexões dos estudantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; ROMANOWSKI, C. L. . É tudo culpa da centopeia: interdisciplinaridade na alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. . Pedagogia da infância: perspectivas e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. . Planejamento Interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOLZAN, T. G. ; SANTOS, C. F. ; BOLZAN, D. P. V. . O TRABALHO PEDAGÓGICO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: A SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. F. . EDUCAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA ATUALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; TREVISAN, P. F. F. . Vivências Lúdicas no Atendimento Educacional Especializado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; ROCHA, N. . Metodologia de Projetos: Contribuições ao processo de construção da leitura e da escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; ROCHA, N. . Trabalhando com Metodologia de Projetos na educação infantil: cobras, quem são elas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; ISAIA, S.M.A . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O CONTATO COM O S DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; BOLZAN, D. P. V. . Teoria e prática: preparação prática do docente na formação inicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. T. ; ISAIA, S.M.A ; SANTOS, C. F. ; RODRIGUES, M. O . AS DIMENSÕES CONSTITUINTES DA DOCÊNCIA SUPERIOR: DESAFIOS PRESENTES NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VESTENA, N. P. ; LAZZARIN, M. L. L. ; SANTOS, C. F. . A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. O ; ISAIA, S.M.A ; SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. . SOLIDÃO PEDAGÓGICA UM A DA S MARCAS PRESENTE NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. . Processos formativos iniciais: a construção da docência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, C. F. ; RODRIGUES, M. O ; SILVA, M. T. ; SCREMIN, G. ; ISAIA, S.M.A ; STAHL, L.R . Os conhecimentos específicos e acadêmicos no exercício da docência em uma IES pública federal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A ; SCREMIN, G. ; RODRIGUES, M. O ; SILVA, M. T. . Articulação de duas competências em um estudo comparativo entre os cursos de Pedagogia diurno e noturno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; SILVA, M. T. ; RODRIGUES, M. O ; ISAIA, S.M.A ; SCREMIN, G. . Docentes e discentes: um estudo sobre ações didático-pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. F. . O impacto da formação nos pedagogos: um estudo sobre formação inicial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. O ; SILVA, M. T. ; ISAIA, S.M.A ; SANTOS, C. F. . Conhecimentos, saberes e fazeres no exercício da docência superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. T. ; SANTOS, C. F. ; RODRIGUES, M. O ; ISAIA, S.M.A . A formação do pedagogo: repercurssões referetes à prática em diferentes contextos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. T. ; SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A ; SCREMIN, G. ; RODRIGUES, M. O . Áreas do conhecimento e as diferentes estratégias para a compreensão do conhecimento acadêmico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, C. F. ; MOHR, A. C. . O ingresso do jovem no ensino superior e o seu processo de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOHR, A. C. ; CLOSS, M. P. ; SCHMIDT, M. ; SEVERO, C. K. ; POZOBON, L. L. ; CLOSS, K. M. ; SANTOS, C. F. . Ânima: concepção, organização, estrutura e funcionamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MENIN, K. B. ; FELIX, G. T. ; FOLETTO, T. . Por dentro das CPAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MENIN, K. B. ; FOLETTO, T. ; FELIX, G. T. ; RODRIGUES, C. M. C. . Qualidade da avaliação de qualidade nas práticas das comissões próprias de avaliação/CPAs localizadas no município de Santa Maria/RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; FELIX, G. T. ; MENIN, K. B. ; FOLETTO, T. . Avaliação institucional: um recorte do Centro de Educação da UFSM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; MOHR, A. C. ; CLOSS, M. P. ; SCHMIDT, M. . Formação continuada de docentes universitários frente à perspectiva da inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MENIN, K. B. ; FELIX, G. T. . Pesquisa diagnóstica e qualidade na avaliação do curso de Gestão Educacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. F. ; STAHL, L.R ; SILVA, M. T. ; BUSS, A. M ; ISAIA, S.M.A . DISCENTES E DOCENTES: O IMPACTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. O ; SILVA, M. T. ; SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A . Influência familiar: uma marca na trajetória de docentes de duas IES, uma pública e outra particular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. T. ; SANTOS, C. F. ; ISAIA, S.M.A ; RODRIGUES, M. O . INSEGURANÇA NA DOCÊNCIA: UMA MARCA PRESENTE NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE UMA IES PÚBLICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MENIN, K. B. ; FELIX, G. T. ; WIELEWICKI, H. G. . DESEMPENHO DISCENTE, QUALIDADE E AVALIAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFSM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. T. ; STAHL, L.R ; SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M ; ISAIA, S.M.A . SOLIDÃO PEDAGÓGICA UM A DA S MARCAS PRESENTE NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, M. T. ; STAHL, L.R ; SANTOS, C. F. ; BUSS, A. M ; ISAIA, S.M.A . ESTUDO COMPARATIVO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES: DELINEANDO OS MARCADORES E MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SEVERO, C. K. ; MOHR, A. C. ; SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; SCHMIDT, M. ; CLOSS, M. P. . Apoio aos jovens frente aos desafios do ensino superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; CLOSS, M. P. ; SCHMIDT, M. ; MOHR, A. C. . Aspectos psicopedagógicos e sociais dos moradores da Casa do Estudante da Universidade Federal de Santa Maria e a demanda por assistência estudantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. . O nucleo de apoio ao estudante da ufsm e a formação contínua docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; MOHR, A. C. ; COSTAS, F. A. T. ; CLOSS, M. P. ; MEURER, A. C. . O apoio psicopedagógico e a efetivação de políticas públicas no ensino superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; CLOSS, M. P. ; MOHR, A. C. ; SCHMIDT, M. . Programa de Extensão Ânima. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MOHR, A. C. ; POZOBON, L. L. . Ânima- um espaço de formação continuada de professores universitários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MOHR, A. C. ; POZOBON, L. L. . Ânima: uma ferramenta de formação continuada de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; GONCALVES, E. M. . O conhecimento do perfil psicopedagógico de jovens universitários residentes em moradias estudantis e sua vinculação com os serviços de apoio aos discentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. . ÂNIMA: Espaço interdisciplinar de pesquisa sobre a "Caracterização Psicossocial e Pedagógica dos moradores da casa do estudante da UFSM". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; COSTAS, F. A. T. ; HUBNER, M. J. ; DOMINGUES, R. M. . Caracterização do aluno da Universidade Federal de Santa Maria que busca atendimento no Ânima e reflexões sobre políticas públicas de assistência estudantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; POZOBON, L. L. ; COSTAS, F. A. T. ; MEURER, A. C. . O Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM- Ânima como um campo de pesquisa do jovem universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; SCHMIDT, M. ; POZOBON, L. L. . Metodologia do Ensino na Universidade: Intensões e Consequências das Prátocas de Ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; MOHR, A. C. ; MEURER, A. C. ; GONCALVES, E. M. ; COSTAS, F. A. T. ; POZOBON, L. L. ; HUBNER, M. J. ; DOMINGUES, R. M. ; LUFT, S . A caracterização psicossocial e pedagógica dos moradores das casas do estudante da UFSM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, C. F. ; COSTAS, F. A. T. ; POZOBON, L. L. ; MEURER, A. C. ; DOMINGUES, R. M. . Aspectos psicossociais e pedagógicos dos moradores da Casa do Estudante da UFSM a partir de um olhar interdisciplinar proposto pelo Ânima. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. F. ; COSTA, A ; OLIVEIRA, D. L. S. ; MACHADO, S. F. ; RIGUI, M. P . A inclusão de práticas teatrais no âmbito do ensino da Pedagogia: análise da funcionalidade do Teatro como ferramenta de educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; SCHMIDT, M. . Programa Itinerante. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
POZOBON, L. L. ; SANTOS, C. F. . Ânima Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM como espaço de intervenção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; SCHMIDT, M. ; COSTA, S. R ; LOPES, C. ; GIACOMELLI, G. ; CARODOSO, G. . Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na rua Sait-Séverin. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. F. ; CUNHA, G. R. ; SILVA, F. B. K. ; LUZ, G. ; POZEBON, S. . Crescimento e Iniciação do jovem Arapesh. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SANTOS, C. F. ; COSTA, A . Programa Itinerante. 2007. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes, Descrição: temática deste projeto de pesquisa Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes tem como foco aprofundar a compreensão relativa à docência e os processos formativos dos estudantes e professores formadores das licenciaturas em contextos emergentes. Os estudos de BOLZAN (2002 a 2015); BOLZAN; ISAIA, 2006, 2007, 2008); ISAIA e BOLZAN (2006a a 2009); ISAIA (2003a a 2010); ANASTASIOU (2002, 2004); PIMENTA (2002), TARDIF (2005); GARCIA (1997, 1998); SHÖN (1992,1997, 2000); SARMENTO (1994); PÉREZ GÒMEZ (1990,1997) darão a sustentação teórica a esta nova investigação. Este estudo será desenvolvido em seis etapas e seus objetivos específicos são: conhecer as ideias e/ou concepções acerca da aprendizagem da docência dos sujeitos em contextos emergentes; reconhecer os processos formativos vivenciados pelos sujeitos da docência em contextos emergentes, identificar os movimentos produzidos no processo de aprendizagem docente em contextos emergentes e identificar os contextos emergentes na educação superior e sua implicação na aprendizagem da docência. Assim, optamos pela narrativa sociocultural por se tratar de um estudo qualitativo, comportando uma análise que centra sua atenção nos processos de construção compartilhada. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas ideias, revelando a subjetividade/objetividade das relações vividas na construção da docência. Acreditamos que, ao compreender os processos formativos expressos pelos professores em diferentes níveis de formação e suas implicações na docência será possível contribuir para a reconstrução de bases formativas e para a formação de professores em contextos emergentes... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador / Doris Pires Vargas Bolzan - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Ana Carla Hollweg Powaczuk - Integrante / Silvana Martins Freitas Millani - Integrante / Celso Ilgo Henz - Integrante / Luciana Dalla Nora dos Santos - Integrante / Tásia Fernanda Wisch - Integrante / Karla Madrid Fonseca - Integrante / Graziela Escandiel de Lima - Integrante / Giovana M. F. Hautrive - Integrante / Andressa Wiebusch - Integrante / Daniela Dal Ongaro - Integrante / Thaís Pulgatti Trindade - Integrante / Gabriela Cedalia Cardoso - Integrante / Maria Talita Fleig - Integrante / Marilia Salles Bastos - Integrante / Hellen de Prá da Rosa - Integrante / Andiara Dewes - Integrante / Gislaine A. R. da Silva Rossetto - Integrante / Sybelle Regina Carvalho Pereira - Integrante / Adriana Claudia Martins Fighera - Integrante / Juliana Lima Moreira Rhoden - Integrante / Sheila Fagundes Goulart - Integrante / Silvana Zancan - Integrante / Vanessa Sandri - Integrante / Mônica Possebom - Integrante / Maria Rosângela Silveira Ramos - Integrante / Evanir Agostinho de Oliveira - Integrante / Maria Helena Ludwig - Integrante / JORDANA REX BRAUN - Integrante / Lisisane Pappis - Integrante.
-
2010 - 2013
Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior, Descrição: O estudo aqui proposto insere-se na linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A partir dos estudos de ISAIA e BOLZAN (2003; 2004; 2005; 2006), ZABALZA (2004), ANASTASIOU (2002; 2004), PIMENTA (2002), ALTET (2002), TARDIF (2005) e ROGOFF (1994; 1995), pretendemos, nesta pesquisa, obter uma maior compreensão a respeito de como os professores que atuam na educação básica e superior se apropriam dos conhecimentos para praticar a docência, durante a formação continuada e em serviço, aproximando-os vez ou outra das questões práticas, buscando compreender de que forma esse processo repercute no seu fazer pedagógico. A relevância deste estudo coloca-se, pois, na busca de uma maior aproximação entre os estudos teóricos durante a formação profissional e as práticas docentes que se realizam no cotidiano pedagógico, levando-se em conta os movimentos constitutivos da professoralidade. Valendo-nos das temáticas em pauta, adotaremos uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e sociocultural, envolvendo várias formas de pesquisa e modos de tratamento dos achados. Assim, optamos pela abordagem narrativa sociocultural que é uma abordagem complexa por se tratar de um estudo qualitativo que comporta uma análise que centra sua atenção nos processos de construção coletiva, a partir da realidade sociocultural dos sujeitos participantes do processo, pois, através da análise da atividade discursiva/narrativa dos professores é possível fazer uma leitura dos significados das atividades dos docentes. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas idéias, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais vividas na docência. (CONNELLY E CLANDININ, 1995; BOLZAN, 2001, 2002). Observamos que o tratamento dos achados nem sempre é fácil de ser efetivado, uma vez que em muitas situações as reconstruçõe. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador / Luana Rosalie Stahl - Integrante / REJANE CAVALHEIRO - Integrante.
-
2010 - 2012
Docência, tutoria e discência em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA): processos formativos nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria., Descrição: O presente projeto objetiva: investigar o perfil, competências e necessidades foramtivas dos protagonistas que interagem no contextovirtual dos cursos de licenciatura da UFSM, tendo como foco a perspectiva de sua formação e desenvolvimento profissional; desenvolver indicadores de avaliação processual dos processos formativose tecnológicos nos cursos de licenciatura a distância, tendo como perspectiva a sua qualificação permanente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / ADRIANA MOREIRA DA ROCHA MACIEL - Coordenador.
-
2010 - 2012
A GÊNESE DOS MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA NA PRAXIOLOGIA AUTOBIOGRÁFICA DE PROFESSORES INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA., Descrição: O Projeto em pauta envolve os movimentos construtivos de constituir-se como docente na Educação Profissional Tecnológica, portanto, na Educação Superior. A problemática da proposta investigativa encontra-se na gênese formativa do saber docente dos professores da Educação Profissional Tecnológica, estruturada em um conhecimento específico, do qual os professores são originários em sua primeira formação e que provavelmente influenciará na gênese dos movimentos construtivos da docência superior. A pesquisa será pautada em uma praxiologia autobiográfica, centrada no estudo do saber docente, seu processo construtivo, inicial e evolutivo, e como se expressa na investigação autobiográfica. Propomos o acompanhamento de dois grupos de docentes ingressantes como efetivos em cursos de graduação tecnológica de uma Instituição Pública Federal. Prevê o acompanhamento da transição desses sujeitos de profissionais para o contexto de atuação docente em cursos de graduação tecnológica, abrangendo no máximo 05 anos de inserção profissional na docência superior. Os objetivos gerais serão [1] investigar as trajetórias formativas de professores ingressantes no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e que atuam com a Graduação Tecnológica, buscando apreender a gênese dos saberes docentes, na confluência entre os saberes profissionais específicos do campo profissional de origem e os saberes da docência nos movimentos construtivos que envolvem os anos iniciais na profissão docente na Educação Superior. [2] inferir quais os possíveis elementos que constituirão o amálgama entre as duas referências profissionais e que, ao longo do processo formativo e da carreira será o elo integrador da práxis pedagógica nos diferentes contextos de atuação. Desdobrando-se este horizonte investigativo pretendemos: [a] esboçar a trajetória formativa dos professores; [b] comparar as trajetórias formativas dos dois grupos, como subsídio para a compreensão de suas trajetórias docentes; [c] apreender a gênese dos movimentos construtivos da docência dos professores ingressantes, tendo por fio condutor a confluência entre os saberes profissionais específicos do campo profissional e os saberes da docência; [d] comparar os processos vivenciados pelos professores, tendo como foco a ambiência docente e os níveis de apoio ao profissionalismo interativo; [e] descobrir e clarificar os movimentos construtivos da docência e seus marcadores para o estudo em foco e sujeitos participantes; [f] construir uma base teórico-metodológica específica para o estudo dos movimentos construtivos da docência dos professores ingressantes na Educação Profissional e na Educação Superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Marciele Taschetto da Silva - Integrante / Luana Rosalie Stahl - Integrante / ADRIANA MOREIRA DA ROCHA MACIEL - Coordenador.
-
2010 - 2011
OS MOVIMENTOS DA DOCÊNCIA SUPERIOR: CONSTRUÇÕES POSSÍVEIS NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO, Descrição: Este projeto aprofunda a temática do projeto Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo comparativo sobre trajetórias docentes, aprovado pelo CNPq (processo n 309235/2006-5, chamada PQ10/2006, com vigência de 01/03/07 a 28/02/2010). O aprofundamento que pretendemos envolve a inclusão do estudo sobre a relação existente entre as áreas de conhecimento e o que, nos achados da pesquisa anterior, denominamos de movimentos construtivos da docência superior. Assim o projeto em pauta: Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento , aprovado pelo CNPq (processo303346/2009-4, chamada PQ -2009, com vigência de 36 meses a partir de 01/03/2010, busca investigar se as áreas específicas de conhecimento dos professores de uma IES pública podem influir nos movimentos construtivos da docência universitária. Quando falamos em áreas específicas de conhecimento é importante sinalizar que estamos considerando também os saberes acadêmicos delas decorrentes, que são trabalhados no processo da docência. Estes são entendidos. (GAMBOA, 2009) como produtos que não exigem sua relação imediata com o processo da relação pergunta/resposta, inerente ao conhecimento científico. A questão que norteará a investigação é: Quais as repercussões da área de conhecimento específico dos professores nos movimentos construtivos da docência? Tendo por fio orientador esta problemática, optamos por uma investigação pautada em uma abordagem de cunho narrativo. (CONNELLY; CLANDININ, 1995; McEVAN, 1998; BOLIVAR; DOMINGO e FERNÁNDEZ, 2001; GOODSON, 2004).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Greice Scremin - Integrante / Andréia de Mello Buss - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Coordenador / Doris Pires Vargas Bolzan - Integrante / Marciele Taschetto da Silva - Integrante / Michele de Oliveira Rodrigues - Integrante / ADRIANA MOREIRA DA ROCHA MACIEL - Integrante / MIRIAN HAUBOLD BARBOSA - Integrante / HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTA - Integrante / REJANE CAVALHEIRO - Integrante / AMARA LUCIA HOLANDA TAVARES BATTISTEL - Integrante., Número de produções C, T & A: 15
-
2010 - 2011
O impacto da formação nos pedagogos: estudo exploratório em instituição universitária, Descrição: Esta investigação se insere na Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Contempla uma reordenação e ampliação do projeto Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo sobre trajetórias docentes, aprovado pelo CNPq (processo n 500421/2003-0, com vigência de 01/03/04 a 28/02/07). A reordenação e ampliação envolvem a inclusão do estudo de uma instituição de ensino superior confessional o que permitirá um estudo comparativo preliminar sobre os ciclos de vida profissional docente, demandando a elaboração e reorganização dos objetivos propostos no projeto acima citado. O projeto em desenvolvimento na Instituição confessional conta com o apoio da FAPERGS e tem por título: Professores do ensino superior: um estudo sobre os ciclos de vida profissional docente de uma IES confessional. Portanto o projeto em pauta envolve duas Instituições de Ensino Superior, uma pública e outra confessional, congregando professores dos cursos de licenciatura e bacharelado que nelas atuam. O problema escolhido diz respeito aos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior, delimitado no que Huberman (1989) designa de carreira pedagógica e que, neste projeto, denomina-se trajetória docente. Assim, o problema escolhido diz respeito a seguinte indagação: Como ocorrem os ciclos de vida profissional de professores do ensino superior que atuam em uma IES pública e em uma confessional, tendo em vista o seu modo de conceber a docência? Tendo por problemática os ciclos de vida profissional de professores do ensino superior e o modo como concebem sua docência, opta-se por uma investigação pautada em uma abordagem de cunho narrativo. (CONNELLY; CLANDININ, 1995; McEVAN, 1998).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Greice Scremin - Integrante / Andréia de Mello Buss - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Coordenador / Doris Pires Vargas Bolzan - Integrante / Marciele Taschetto da Silva - Integrante / Luana Rosalie Stahl - Integrante / Michele de Oliveira Rodrigues - Integrante / ADRIANA MOREIRA DA ROCHA MACIEL - Integrante / MIRIAN HAUBOLD BARBOSA - Integrante / HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTA - Integrante / REJANE CAVALHEIRO - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa., Número de produções C, T & A: 20
-
2010 - 2010
Princípio e diretrizes para a avaliação institucional participativa no curso de pós-graduação especialização lato sensu em gestão educacional do centro de educação da ufsm, Descrição: implementar um processo de avaliação participativa a fim de fundamentar as reformulações necessárias nas políticas, práticas e concepções do ensino, pesquisa, extensão e gestão do currículo do curso de especialização em gestão educacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador / Karoline Brondani Menin - Integrante / Glades Tereza Felix - Integrante / camila campagnolo - Integrante / HAMILTON DE GODOY WIELEWICKI - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2010
Princípio e diretrizes para a avaliação institucional participativa no curso de educação especial licenciatura plena do centro de educação da UFSM, Descrição: Entender e analisar criticamente os indicadores de qualidade dos segmentos acadêmicos do curso de educação especial licenciatura plena do CE/UFSM, relativos ao período de 2004 a 2009. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Fabiane Adela Tonetto Costas - Coordenador / camila campagnolo - Integrante.
-
2010 - 2010
Programa de Avaliação Institucional do Centro de Educação da UFSM/PAICE, Descrição: Este documento trata de que queremos com a avaliação institucional na UFSM e no Centro de Educação;em escuta aos resultados da avaliação na Instituição. Conta com 15 projetos(5 de pesquisa, 2 de extensão, 4 de eventos e 4 de ensino).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Integrante / Fabiane Adela Tonetto Costas - Integrante / José Luiz Padilha Damilano - Integrante / CLÓVIS GUTERRES - Integrante / Karoline Brondani Menin - Integrante / Glades Tereza Felix - Coordenador / camila campagnolo - Integrante / HAMILTON DE GODOY WIELEWICKI - Integrante / SIMONE FREITAS DA SILVA GALLINA - Integrante / MARLEI TEREZINHA MAINARDI - Integrante., Número de produções C, T & A: 6
-
2008 - 2012
Jogo didático no cotidiano escolar alfabetizatório, Descrição: Este projeto tem como principal objetivo, resgatar a utilização dos jogos didáticos como relevante complementação dentro do processo de ensino-aprendizagem escolar. Sabemos que os jogos possuem caráter lúdico, e que os torna uma ferramenta atraente para maioria dos alunos. Através de ações como: sensibilizar os professores a utilizarem jogos didáticos de alfabetização em suas ações pedagógicas em sala de aula; investigar como os jogos didáticos influenciam no desenvolvimento do ensino e aprendizagem; modificar aspectos teóricos, práticos e conceitualizações pessoais referentes à utilização dos jogos dentro da instituição escolar, tentando adequá-las para a utilização das mesmas no processo de ensino-aprendizagem; criação do espaço lúdico JOGOTÉCA, que será destinado aos alunos desta escola, os quais se encontram no processo de alfabetização. A introdução do trabalho será feita através da sensibilização dos professores para com a utilização dos jogos didáticos. Para isso, realizaremos oficinas e seminários relacionados a formas de utilização dos jogos, importância, contribuições que ele traz ao aprendizado dos alunos, apresentação e aplicação de alguns jogos e também a como elaborar jogos didáticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador / Gabrielle Rosa da Cunha - Integrante / Simone Pozebon - Integrante / MARCIA PIRES CARDONA - Integrante / CLAIR REZENDE VIEIRA - Integrante / DEBORA ORTIZ DE LEAO - Integrante / REGINA MARIA MELO - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO E EDUCAÇÂO INCLUSIVA - GEPEIN, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO E EDUCAÇÂO INCLUSIVA - GEPEIN, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador.
-
2009 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO E EDUCAÇÂO INCLUSIVA - GEPEIN, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador.
-
2009 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO E EDUCAÇÂO INCLUSIVA - GEPEIN, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador.
-
2009 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO E EDUCAÇÂO INCLUSIVA - GEPEIN, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador.
-
2009 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO E EDUCAÇÂO INCLUSIVA - GEPEIN, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Camila Fleck dos Santos - Coordenador.
Prêmios
2011
Apresentador de trabalho classificado entre os 40 melhores do evento, Universidade Federal de Santa Maria.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta. , R. Palmeira, Zona Norte, 97015900 - Panambi, RS - Brasil, Telefone: (55) 33753529
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Aberta do BrasilVínculo: professor tutor a distância, Enquadramento Funcional: professor tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Tutor a Distância da Disciplina: 2 semestre de 2013- Libras; 1 semestre de 2014- Pesquisa em Educação I.
2012 - 2016
Instituto Estadual de Educação Olavo BilacVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2011 - 2011
Instituto Estadual Padre CaetanoVínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou Estágio Curricular Supervisonado no 3 ano C nessa instituição de ensino, perfazendo um total de 120 horas como regente da turma.
2011 - 2011
Instituto Estadual Padre CaetanoVínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações:
Realizou Estágio Curricular Supervisonado/Dificuldade de Aprendizagem na sala de recursos com 2 estudantes do 3 C nessa instituição de ensino, perfazendo um total de 120 horas.
2010 - 2010
Escola Municipal de Educação Infantil Aracy Trindade CaurioVínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou Estágio Curricular Supervisonado no Pré A nessa instituição de ensino, perfazendo um total de 120 horas como regente da turma.
2012 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora infantil, Carga horária: 32
Outras informações:
Professora referência na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
2006 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: estudante, Enquadramento Funcional: estudante
2010 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação CIentífica FAPERGS no projeto O impacto na formação dos pedagogos- um estudo exploratório.
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pela PRAE-Assistência ao estudante, Carga horária: 16
Outras informações:
Foi bolsista de iniciação científica na CAICE- Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação.
2008 - 2009
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 16
Outras informações:
Bolsista FIEX (2008-2009) no projeto Caracterização psicossocial e psicológica dos moradoras da Casa do Estudante da UFSM.
2007 - 2008
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pela PRAE-Assistência ao estudante, Carga horária: 16
Outras informações:
Foi bolsista no projeto intitulado "Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM", junto ao ÂNIMA/CE, desenvolvendo as seguintes atividades: atendimento ao público, atendimento de telefone, encaminhamentos de memorandos, serviços gerais de secretaria, marcações de consultas, leituras e pesquisas referentes ao projeto do ÂNIMA.
2017 - 2017
Instituto Federal Farroupilha/Campus Panambi-RSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou nas disciplinas de Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Práticas Pedagógicas, História da Educação.
2017 - 2021
Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta/Panambi-RSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
2021 - Atual
8ª Coordenadoria Regional de Educação, 8ª CREVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica Educação Especial, Carga horária: 40
2019 - Atual
Faculdade ciencias da saudeVínculo: Membro do NDE, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações:
Compõe o Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia EAD.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CAMILA FLECK DOS SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?