Alexandra Gouvêa Dumas

Professora Doutora da Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2018) e professora da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe (2010- 2018) Possui Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1994), especialização em Educação Física/ Estudos do Lazer pela Universidade do Sudoeste da Bahia (1999), Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005). Doutora em Artes Cênicas pela UFBA em regime de co-tutela com a Université Paris- Ouest Nanterre LaDéfense (2011) com pesquisa sobre festas populares africana e brasileira,trabalho laureado com a Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2011. Realizou seu pós-doutorado na Université Paris Ouest- Nanterre La Défense, França, no ano letivo 2014-2015. tendo como resultado Nadir da Mussuca, um documentário sobre uma mulher negra, líder de uma comunidade quilombola. Foi fundadora, professora e coordenadora do Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares, da UFS. Tem experiência na área de Teatro em ensino e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro, teatro e culturas populares, manifestações cênicas afro-brasileiras e estudos do teatro negro. Membro do grupo de pesquisa ARDICO/ CNPq (Arte, Diversidade e Contemporaneidade), da Universidade Federal de Sergipe e do CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde lusophone), da Université Paris- Ouest Nanterre La Défense- França.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

2007 - 2011

UFBA/ PARIS X
Título: Mouros e Cristãos: caminhos, cenas, crenças e criações
Orientador: Armindo Jorge de Carvalho Bião / Idelette Muzart dos Santos
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mouros e Cristãos; Pesquisa em Artes; Teatro Popular; Etnocenologia; Culturas Populares; Auto de Floripes. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes Cênicas

2003 - 2005

Universidade Federal da Bahia
Título: A Luta de Mouros e Cristãos - Cenas de um folguedo popular da cidade de Prado- Bahia,Ano de Obtenção: 2005
Eliene Amâncio Benício.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mouros e Cristãos; Teatro Popular; Etnocenologia; cultura indígena; Culturas Populares; religiosidade popular. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física

1998 - 1999

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Futebol de Varzea em Comunidades
Orientador: Vitor Andrade de Melo

Graduação em Licenciatura Em Teatro

1998 - 2003

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Licenciatura Em Educação Física

1990 - 1994

Universidade Federal da Bahia

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Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro Popular. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Popular.

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Formação complementar

2013 - 2013

Shakespeare para professores. (Carga horária: 20h). , Royal Shakespeare Company, RSC, Brasil.

2013 - 2013

O jornal como recurso didático. (Carga horária: 8h). , Festival Internacional de Artes Cênicas, FIAC, Brasil.

2012 - 2012

Teatro Visual- Cia Chapitô. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Artes Cênicas, FIAC, Brasil.

2012 - 2012

Teatro como pedagogia. (Carga horária: 20h). , SESC, SESC, Brasil.

1997 - 1998

Extensão universitária em Oficina de Preparação do Ator. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro Popular.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Popular.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnocenologia.

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Organização de eventos

DUMAS, Alexandra G. ; TURLE, L. . 3º Fórum Negro de Arte e Cultura. 2019. (Congresso).

DUMAS, Alexandra G. ; REGINA, L. . Teatro negro: Sergipe em cena. 2018. (Outro).

DUMAS, Alexandra G. ; BONIFACIO, C. ; FERREIRA, Tassio ; MACHADO, E. . A lei 10639 e o Ensino de Teatro. 2018. (Congresso).

DUMAS, Alexandra G. ; SANTOS, Maria Nadir . Nadir da Mussuca- exibição. 2016. (Outro).

MUZART, I. ; DUMAS, Alexandra G. ; Edilene Matos ; Valette, Jean- René . Poétiques de Paul Zumthor. 2015. (Congresso).

DUMAS, Alexandra G. ; OLIVEIRA, Rogério Luiz ; GONÇALVES, Osmar . Mostra de Vídeo Pesquisa. 2015. (Congresso).

Maria Augusta Mundin Vargas ; DUMAS, Alexandra G. . XXXIX Simpósio Encontro Cultural de Laranjeiras. 2014. (Outro).

DUMAS, Alexandra G. ; CHARLOT, Bernard ; SILVA, V. A. . VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade- 20 a 22 set. 2012. (Congresso).

DUMAS, Alexandra G. ; Muzart . Amazonies Brésiliennes. 2009. (Congresso).

Arrabal, Fernando ; DUMAS, Alexandra G. . Encontro com Fernando Arrabal. 2008. (Outro).

Coelho, Filinto ; DUMAS, Alexandra G. ; TURENKO, N. . XV Prêmio Braskem de Teatro. 2008. (Outro).

DUMAS, Alexandra G. . L'outre-mer- (mise en scène). 2008. (Outro).

BIÃO, Armindo ; FARIAS, Sérgio ; DUMAS, Alexandra G. . V Colóquio Internacional de Etnocenologia. 2007. (Congresso).

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Participação em eventos

As artes e a cultura no cenário Sergipano.Descolonização e culturas e artes negras. 2020. (Simpósio).

Colóquio Internacional Cênico da Bahia POÉTICAS E VOZES DO FEMININO.Moda, Ativismo e Performance. Poéticas feministas e antiracistas. com. Carol Barreto (IHAC e NEIM-UFBA) Moda, Ativismo e Performance. Poéticas feministas e antirracistas. com. Carol Barreto. 2019. (Seminário).

Encontro Cultural de Laranjeiras.Pesquisa Preta Popular: interseção de raça e classe em saberes tradicionais. 2019. (Simpósio).

I Bienal Transatlântica - Floripesfera. CORPO, GESTO E MEMÓRIAno AUTO DE FLORIPES: invenção carolíngia e/ou tradição santomense?. 2019. (Exposição).

III Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias.Narrativas sobre o corpo negro: cenas e histórias que queremos contar. 2019. (Seminário).

XV ENECULT.CORPO NEGRO: UMA CONVENIENTE CONSTRUÇÃO CONCEITUAL. 2019. (Encontro).

70ª SBPC. Saberes Populares e Saberes Acadêmicos. 2018. (Congresso).

II EPA - Encontro de Professores de Artes.Teatro: ensino de artes e política. 2018. (Encontro).

II Fórum Negro das Artes Cênicas: poéticas, estéticas e epistemologias. L'ecole des sables: reflexões pedagógicas e questões corporais e estéticas- Prof Patrick Acpgny. 2018. (Congresso).

VIII Coloquio Internacional de Etnocenologia. Corpo negro: alteridades em jogo. 2018. (Congresso).

X Congresso da ABRACE. Me vejo no que vejo: a etnocenologia e seus espelhos. 2018. (Congresso).

X Congresso da ABRACE. 2018. (Congresso).

XLIII Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras.Tradição e contemporaneidade nas festas de rua. 2018. (Simpósio).

XLIII Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras.Tradição e contemporaneidade nas festas de rua. 2018. (Simpósio).

Dia Internacional da mulher.A mulher negra na cultura popular. 2017. (Encontro).

Diferentes saberes nos estudos sobre África, africanidade e populações afrodiaspóricas.Cenas de ontem ecoando no hoje: literaturas atuais. 2017. (Seminário).

I ENICECULT.Há quem sambe diferente em outras terras: interfaces de memórias no Samba de Aboio. 2017. (Encontro).

I Fórum Negro das Artes Cênicas.GT- Discutindo pertencimento nas Artes Cênicas. 2017. (Encontro).

II Ciclo de Palestras- CampusLar.Questões étnico-raciais. 2017. (Seminário).

II Encontro de Cultura e Memória- Sergipe em foco.A mulher na cultura popular. 2017. (Encontro).

III Encontro de Cultura e Memória- Sergipe em foco.A mulher na cultura popular. 2017. (Encontro).

Mulheres negras fazendo cinema.Nadir da Mussuca: reflexões e relato de experiência. 2017. (Seminário).

Teatro da diáspora afrodescendente.Culturas Populares e culturas diaspóricas. 2017. (Seminário).

A cartilha do samba chula.Transmissão e educação musical, cênica, poética e patrimonial no Samba de roda e nas culturas populares: experiencias, reflexões, propostas e diálogos. 2016. (Encontro).

A luta da mulher negra no Brasil e na América Latina.Mulheres negras: Nadir da Mussuca. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Etnocenologia.Quando o instante cênico permanece: pesquisas etnocenológicas e registros audiovisuais. 2016. (Encontro).

I Ciclo de Debates: mulheres em cena.Nadir da Mussuca, a dona da voz: da ocultação à ostensão. 2016. (Seminário).

I Encontro Aldeia Mangue: prosas dançantes.Vozes que cantam: para ser ouvida, para ser visível. 2016. (Encontro).

III SEMAS- Questão social e cultura afro-brasileira.Cultura afro-sergipana. 2016. (Seminário).

Nadir da Mussuca- exibição.Nadir da Mussuca- uma mulher quilombola Exibição do documentário e palestra). 2016. (Outra).

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEATRO CONTEMPORÂNEO E REALIDADE.Documentário e práticas artísticas: invenção de verdades. 2016. (Seminário).

XII Mostra Pluriartística Novembro negro.Mulher e consciências negras. 2016. (Encontro).

AfroBrasileiro- MINC/ UFPE.Memórias da Mussuca: enCantos de Dona Nadir. 2015. (Seminário).

Mostra de Vídeo Pesquisa.Nadir da Mussuca- le documentaire. 2015. (Encontro).

Poétiques de Paul Zumthor. Corps, geste et mémoire. 2015. (Congresso).

Recherche Numérique et ouverture à l'international.La cotutelle: un partage d'expérience. 2015. (Simpósio).

Rencontres Brésilienne de Nanterre. Memoires et histoires de Nadir da Mussuca: de la recherche au documentaire . 2015. (Encontro).

II Congrés Internacional de Balls Parlats. Auto da Floripes, Mouros e Cristãos en São Tomé e Príncipe i Brasil. 2014. (Congresso).

VIII Colóquio Internacional EDUCON. Arte, Tradição e Contemporaneidade.. 2014. (Congresso).

XXXIX Simpósio Encontro Cultural de Laranjeiras. 2014. (Simpósio).

RENCONTRES BRESILIENNES DE NANTERRE .ENTRE AFRIQUE ET BRESIL : fêtes et mémoires carolingiennes. 2013. (Seminário).

7ème colloque international d?ethnoscénologie. La permanence de l'éphémère: la recherche académique et l'enregistrement d'images de spectacles représentés "en direct". . 2013. (Congresso).

III Conferência Municipal de Cultura de Laranjeiras. 2013. (Encontro).

Seminário ARDICO- 17.Extensão e Pesquisa Universitária: experiências e realizações no campo das artes cênicas (dança e teatro) / UFS.. 2013. (Seminário).

VI EDUCON. Formação de professores de teatro e a prática extensionista: o projeto ?O Palco na Sala/ PIBIX/ UFS?. 2013. (Congresso).

VII EDUCON. Arte, educação e contemporaneidade. 2013. (Congresso).

VII Reunião Científica ABRACE.Teatro, memória e novas tecnologias: pesquisa e organização cênica no contexto contemporâneo. 2013. (Seminário).

XXXVIIII Encontro Cultural.A lúdica nas manifestações culturais: o brincar e os brincantes. 2013. (Encontro).

colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica. O Auto de Floripes do Príncipe e do Minho: as princesas turcas. 2012. (Congresso).

III Seminário SESC de Arte-Educação.Professores de Teatro e Ação Cultural: a prática extensivo-universitária na formação de professores. 2012. (Seminário).

Oficina de Elaboração de Projetos Científicos.Elaboração de Projetos Científicos. 2012. (Oficina).

Seminário de Pesquisa ARDICO.Artes do Espetáculo: outros tempos, outras crenças e novas tecnologias. 2012. (Seminário).

Simpósio do XXXVII Encontro Cultural de Laranjeiras.Patrimônio Cultural, Turismo e Mídia. 2012. (Simpósio).

I Encontro dos Estudantes de Teatro.Arte-educação: desafios entre ensino e mercado. 2011. (Encontro).

I Encontro dos Estudantes de Teatro.Ensino de Teatro e cultura popular: um diálogo possível?. 2011. (Encontro).

Seminário de Pesquisa ARDICO.Análise de espetáculos: o Auto de Floripes (São Tomé e Príncipe) e a Luta de Mouros e Cristãos (Prado-Bahia-Brasil. 2011. (Seminário).

Viagens: 3 vezes África.São Tomé e Príncipe: relato de uma viagem. 2011. (Encontro).

Artes da cena e as tecnologias contemporâneas. 2010. (Seminário).

Imagens do corpo: uma radiografia da cena contemporânea. 2010. (Seminário).

VI Congresso da ABRACE. Etnocenologia e comportamentos espetaculares: desejo, necessidade e vontade. 2010. (Congresso).

VI ENECULT.Oralidade, escrita e cena. 2010. (Encontro).

Colloque International Amazonies Brésiliennes.Cuca Pingo de Ouro, Lindanor Celina. 2009. (Seminário).

Colloque International de coopération Scientifique Franco-Brésilienne. 2009. (Congresso).

Colloque International Maria Judite de Carvalho. 2009. (Congresso).

Corps et arts vivants: nouveaux savoirs, nouvelles techniques, nouvelles logiques?.Corps et oralité: tradition et actualisation des fêtes populaires. 2009. (Seminário).

Cycle de Conférences- APEB/ GRIB.Étude comparative de spectacles populaires: Afrique- Brésil. 2009. (Seminário).

Journée du patrimoine Culturel Immatériel: sauvegarder? pourquoi?. 2009. (Seminário).

Journée Mondiale du Théâtre ITI avec Augusto Boal. 2009. (Seminário).

Le tchiloli de São Tome et Principe: manifestation d'une condition insulaire. 2009. (Seminário).

Polifonias insulares: a identidade cultural santomense: uma dinâmica feita de trajectórias linguísticas diferentes. 2009. (Seminário).

Recherche en Litterature et civilisation: aproches critique.Floripes et les siens: carolingiens et africains. 2009. (Seminário).

Seminaire de Mastre & Doctorat.Cultures et societés des pays de langue portugaise: une traditions carolingienne dans les rues de Bahia et de l'île de Principe. 2009. (Seminário).

Séminaire de recherche Littérature et Civilisation.Recherche du terrain: l'exemple d'une recherche sur l'île de Principe. 2009. (Seminário).

Séminaires de Recherche- Langue et cultures étrangères.Recherche de terrain: l'exemple d'une recherche sur l'île de Principe. 2009. (Seminário).

VI Coloquio Internacional de Etnocenologia. Oralidade, escrita e encenação: uma breve análise sobre o Auto de Floripes (PríncipeÁfrica). 2009. (Congresso).

Claude Lévi-Straus a 100 ans. 2008. (Encontro).

Collloque Littérature et Cinéma dans le pays lusophones. 2008. (Congresso).

IV ENECULT.Encruzilhada Atlântica na rota carolíngia. 2008. (Encontro).

L'iconographie au théâtre. 2008. (Encontro).

Seminaires Cultures du monde lusophone/ Cultures et societés des pays de langue portugaise. 2008. (Seminário).

Table Ronde Arcus 7.Langues, cultures, discours- Interventions des doctorants. 2008. (Encontro).

V Congresso ABRACE. ENCRUZILHADA ATLÂNTICA NA ROTA CAROLÍNGIA. 2008. (Congresso).

III ENECULT.Marujos em alta, mouros em baixa: cotação popular de folguedos na cidade de Prado-Ba. 2007. (Encontro).

V Colóquio Internacional de Etnocenologia.Mouros e Cristãos: pesquisa em andamento. 2007. (Encontro).

Bastião: um santo mouro e cabõco em campo baiano.ENECULT. 2006. (Encontro).

Floripes: uma princesa em letras, vozes e cenas. Congresso Brasileiro de Folclore. 2006. (Congresso).

IV Congressso da ABRACE. IV Congresso ABRACE. 2006. (Congresso).

Memória e Patrimônio Imaterial- Teatro.Teatro e Memória- Patrimônio Imaterial. 2006. (Seminário).

Painel sobre Memória e Referência Cultural. 2006. (Seminário).

Patrimônio Histórico e Educação.Memória e patrimônio imaterial. 2006. (Seminário).

Semana de Literatura de Cordel.Semana de Literatura de Cordel. 2006. (Seminário).

História do Teatro na Bahia.História do Teatro na Bahia. 2004. (Seminário).

História do Teatro na Bahia. 2004. (Outra).

II Encontro Franco-Brasileiro de História Oral. 2003. (Encontro).

O Teatro São João nos documentos do Arquivo Público da Bahia. 2003. (Seminário).

Forum Artista Cidadão. 2002. (Outra).

O Teatro em contextos especiais. 2002. (Seminário).

Shakespeare e o poder- Barbara Heliodora. 2002. (Seminário).

Teatro Português. 2002. (Outra).

Congresso Latino-Americano de Educação. 2001. (Congresso).

Oficina com o Grupo Latão. 2001. (Oficina).

Teatro Físico com Leo Kay. 1999. (Oficina).

Dança- Teatro- educação. 1998. (Seminário).

Educação Musical. 1998. (Seminário).

Curso de Biodança e Educação. 1997. (Oficina).

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Participação em bancas

Aluno: Tícia Viviani Souza Guia de Britto

A. Conrado;DUMAS, Alexandra G.; AMOROSO, D.. Microdança das mãos no fado: corporalidade no processo criativo do espetáculo "Emergências: corpos negros! qual beleza?". 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávia Santana Santos

DUMAS, Alexandra G.; Maicira Leão; FERREIRA, I. K. L.. Destecendo bordas: acercamentos do popular nas performances brasileiras de Berna Reale e Maicyra Leão. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jonathan Rodrigues Silva

DUMAS, Alexandra G.; SANTOS, Toni Edson C.; São José, A. M.. Samba de Pareia: pelos saberes do corpo que samba. 2019. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Aline Serzedelo Vilaça

DUMAS, Alexandra G.; SANTOS, Toni Edson C.; MACIEL, N. D. G.. ?LINHAS DE FORÇA?: Dançares ?gengibreiros? reterritorializados pela afrocentricidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luciana Oliveira Vieira

VIEIRA, L. O.; COLUCCI, B.; FRANCA, L. M.;DUMAS, Alexandra G.. Autorrepresentação de cineastas negras no curta-metragem nacional contemporâneo. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Cinema) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Edeise Gomes Cardoso Santos

DUMAS, Alexandra G.; AMOROSO, D.. Samba de Pareia na encruzilhada: traduções de uma dança afrocentrada. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Yasmin de Freitas Nogueira

DUMAS, Alexandra G.; Martins, Suzana; AMOROSO, D.; SILVA, M. S.; SANTOS, L. A. A.. Memórias do corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tássio Ferreira Santana

MARTINS, L.;DUMAS, Alexandra G.; CARRASCOSA, D.; Célida Salume Mendonça; Rosangela de Tugny. Pedagogia da Circularidade Afrocênica: candomblé congo-angola, filosofia bantu e ensino de arte transdisciplinar. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Emilena Sousa dos Santos

DUMAS, Alexandra G.; SEVERINO, J. R.; A.S. Ramos; Pedro Abib. Politicas Culturais comunitárias: estudo de caso do "Lindro Amor". 2017. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Toni Edson Costa Santos

DUMAS, Alexandra G.; Eliene Benicio; Noeli Turle; Érico José. Narrativas na rua: da inspiração djeli às rodas de histórias em Maceió. 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro - UFBA.

Aluno: Bianca Bazzo Rodrigues

DUMAS, Alexandra G.; SANTOS, M. T. L.. O Bando-Cangaço do Aldeia Mangue: pedagogias perversas para um estado constante de criação artística. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yasmin de Freitas Nogueira

Martins, Suzana;DUMAS, Alexandra G.; Lucianny Aparecida. Anamnese: por uma poética do corpo negro feminino. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mônica Pereira de Santana

DUMAS, Alexandra G.; C. LOPES; Paula Lice. Mulheres Negras: (Auto)- (Re)invenções Devires e criação de novos discursos de si nos corpos de criadoras negras. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Escola de Teatro - UFBA.

Aluno: Ana Cláudia Moraes de Carvalho

GUILHON, G.; SANTABRIGIDA, M.;DUMAS, Alexandra G.. "Puta, Pistoleira, Dona de Cabaré: a espetacularidade do corpo-cavalo de Dona Rosinha Malandra no Terreiro da Cabocla Herundina e Dona Rosinha Malandra. Icoaraci,PA". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tássio Ferreira Santana

Célida Salume Mendonça;DUMAS, Alexandra G.; TUGNY, R. P.. Pedagogia da Circularidade Afrocênica: candomblé Congo- Angola, Filosofia Bantu e Ensino de Arte Transdisciplinar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline Serzedello Neves Vilaça

DUMAS, Alexandra G.; MACIEL, N. D. G.; SANTOS, Toni Edson C.. Linhas de força: dançares gengibreiros. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Tícia Viviani Souza Guia de Britto

A. Conrado; AMOROSO, D.;DUMAS, Alexandra G.. Performatividade feminina no fado e no samba: músicas de amor e dor em práticas plurais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daiane Nonato de Lima

DUMAS, Alexandra G.; AMOROSO, D.; A. Conrado. O (re)inventar das Cambindas de Triunfo: diálogos de corpo, memória e tradição. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Soiane Gomes de Paula

A. Conrado; L. Santos;DUMAS, Alexandra G.. Quadrilhas juninas na região metropolitana de Salvador: memórias e transformações ao pé da fogueira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Amanda Lemos Gonçalves dos Santos

DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, C.; JAPIASSU, C.. Brecht no cinema. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jean Costa Souza

CARVALHO, Clovis;DUMAS, Alexandra G.; CERAVOLO, S. M.. A economia simbólica dos museus de folclore: a fabricação do folclore sergipano em exposições museológicas (1948-1976). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Flávia Santana Santos

DUMAS, Alexandra G.; Maicira Leão; FERREIRA, I. K. L.. Desmanche de bordas: transmutações do popular nas performances de Berna Reale e Maicyra Leão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: JONATHAN RODRIGUES SANTOS

DUMAS, Alexandra G.; NOBREGA, N.. CORPO-PAREIA: O jeito de corpo da mulher negra quilombola da Mussuca. Uma análise dos corpos que sambam e processos do corpo para cena. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luciana Oliveira Vieira

DUMAS, Alexandra G.; VIEIRA, L. O.; Beatriz Colucci. Autorrepresentação de cineastas negras no curta-metragem nacional contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Edeise Gomes Cardoso Santos

DUMAS, Alexandra G.; AMOROSO, D.; GOMES, Edeise. A pareia boa é de dois em dois: aterrar como encruzilhada de criação em dança. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jéssica Santos

PRAXEDES, G.;DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, C.. Grotowski, Stanilavski e o ensino de teatro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Thiago da Cunha Romero

DUMAS, Alexandra G.; TURLE, L.; SANCHES, J.. AFRONTE AKULOBEE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro- Direção) - Escola de Teatro - UFBA.

Aluno: Catharina Maia Caetano

DUMAS, Alexandra G.; Malomalo, B.. Aspectos quilombistas na UNILAb: uma reflexão a partir das escrevivências de estudantes africanos/as e afro-brasileiros/as. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira.

Aluno: Raul Henrique Araújo Santos

DUMAS, Alexandra G.; SANTOS, R. H. A.; LEAO, M.. Aproximação entre etnografia e encenação teatral: o Outro em cena. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: MARIA LUÍSA DE ANDRADE RIBEIRO

DUMAS, Alexandra G.; Christine A. De Santana; Brasil, Linda. Gênero, sexualidade e o ensino de teatro: entre inquietações e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Dayane Lima Melo

DUMAS, Alexandra G.; Christine A. De Santana; PRAXEDES, G.. O cabra da peste no teatro de Ariano Suassuna: um estudo sobre nordestinidade no Auto da Compadecida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Aldaci Alves de Menezes

DUMAS, Alexandra G.; SILVA, J. R.; VILACA, A. S. N.. Cultura negra em cena: o teatro como caminho para o conhecimento da cultura afro-brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Zelda Leite

DUMAS, Alexandra G.; Christine A. De Santana; José R S Sampaio. O som que eu vejo: a radionovela e o ensino de teatro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Thaiane Bispo Nascimento

GOMES, M. Selister;DUMAS, Alexandra G.; SILVA, J. A.. Turismo e patrimônio cultural: as manifestações culturais da Mussuca em Laranjeiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Bárbara Sabatele Araujo Santos

L. Benevides;DUMAS, Alexandra G.. Construindo parcerias: a cultura indígena na perspectiva da lei n 11.645/2008. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rafael Jesus da Silva Dastas

DUMAS, Alexandra G.; CARVALHO, Clovis. O asè do ákarà aje: exposição museológica, patrimônio afro-religioso e "batalha das memórias" no Memorial das Baianas de Acarajé, Salvador- BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luciano Batista de Gois

DUMAS, Alexandra G.; PRAXEDES, G.. Cantos e encantos da contação de história: África e a lei no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Tihago dos Santos Santana

DUMAS, Alexandra G.; SANTANA, C. A.. Ler como em ato: a teatralidade do sensível para o inteligível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Vanessa Corrêa

DUMAS, Alexandra G.; SANTANA, C. A.. Um vulcão em cena: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E PALCOS POPULARES NO TEATRO DE DIANE VELÔSO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Franciane Maria Melo Cruz

DUMAS, Alexandra G.; JUNIOR, C.; Maia, U.. Melanina em cena: o protagonismo do negro no teatro sergipano nas décadas de 70,80 e 90 do século XX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Eline Ramos Costa

DUMAS, Alexandra G.; GOMES, M. Selister; AZEVEDO, Denio. S.. HISTÓRIA CRÍTICA E VALORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA PROPOSTA PARA O MUSEU AFRO-BRASILEIRO DE SERGIPE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jonathan Rodrigues

DUMAS, Alexandra G.; LEAO, M.. Ao som do corpo de pareia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Monalisa Dias Menezes

DUMAS, Alexandra G.; Maia, U.; Benevides, Lourdisnete. Arte na escola: um panorama analítico da aplicação do teatro no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Adelina Maria de Santana Souza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Érica Carneiro da Rocha Lopes

DUMAS, Alexandra G.; Célida Salume Mendonça. A REDESCOBERTA DO ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE PROCESSO CRIATIVO COM ELEMENTOS DE TEATRO PÓS-DRAMÁTICO NA ESCOLA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro- Licenciatura) - Escola de Teatro - UFBA.

Aluno: Jaqueline Paixão da Cruz

DUMAS, Alexandra G.; CHARLOT, Bernard. A formação do professor de arte: o processo pedagógico no ensino-aprendizagem nas escolas de Laranjeiras- SE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ewerton Batista dos Santos

DUMAS, Alexandra G.; Ana Angélica F. Gois; L. Benevides. Nariz Vermelho: fundamentos do clown na ação da UTrIso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ariane Rios Oliveira Moreira

DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, George.. Figurino teatral e materiais recicláveis: uma possível junção entre criatividade e educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ricardo Falcão Teti Júnior

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.. Análise semiótica da iluminação cênica em "Orfeu e Eurídice" de Pina Bausch. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jaqueline dos Santos

DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, George.. A representação da escola nas telenovelas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Viviane Kelly de Santana

MASCARENHAS, George.; Carlos Mascarenhas;DUMAS, Alexandra G.. Psicodrama como método de aquecimento na construção de personagens teatrais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Francis Silva Oliveira

DUMAS, Alexandra G.; L. Benevides; JUNIOR, C.. A relevância artística e social do ator, arte-educador e dançarino Rivaldino Santos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Irene Castro Santos Souza

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.; SENA, Leilane. Fábrica de Teatro Popular Nordeste: Teatro do Oprimido em Sergipe. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Lidiane Souza Nobre

DUMAS, Alexandra G.; Maicira Leão; L. Benevides. A necessidade de educar o olhar para investigar e entender a arte como um fator ímpar no processo de transformação afetivo e social do/no indivíduo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Geovannina Oliveira

MASCARENHAS, George.; OLIVEIRA, G.;DUMAS, Alexandra G.. Mestres e aprendizes no Batalhão de São João: um estudo sobre as relações entre a oralidade e arte-educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rusivania Ferreira

DUMAS, Alexandra G.; NUNES, Veronica; L. Benevides. Lambe-sujos e Caboclinhos: em espetáculo a céu aberto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Elisângela Santos

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.. Aprendendo e ensinando uma nova lição: metodologia do ensino de teatro do Projeto Pintando o Sete no9 povoado Serra do Machado- SE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Giovana Alves

DUMAS, Alexandra G.; L. Benevides; LEAO, M.. As oficinas de teatro no PETI: em foco a inclusão social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: João Roberto Cordeiro

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.; JUNIOR, C.. A influência do cristianismo no texto dramático Hamlet, de William Shakespeare. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Leandro Santana da Silva (Leandro Handel

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.; LEAO, M.. A poética do grupo Boca de Cena como instrumento sóciopedagógico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luiz Ailton Andrade Santos Filho

DUMAS, Alexandra G.; LEAO, R. Matos. Sete chamas em nome da honra: teatralidade presente no ritual da Ordem Demolay. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Faculdade Social.

Aluno: Valdelice Matos Santos

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.; LEAO, M.. Teatro de vanguarda em Sergipe: o método Bosco Scaffs. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rogério Santos Alves

DUMAS, Alexandra G.; CHARLOT, Bernard; LEAO, M.. O projeto artístico como ferramenta educacional para a produção da cidadania: o caso do projeto 'Nosso palco é a rua'". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Gustavo Floriano dos Santos

L. Benevides;DUMAS, Alexandra G.. Teatro-educação: uma experiência no Centro de Referência da Assistência Social do Bairro Coqueiral- SE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe.

MARTINS, L.; LIGIERO, Z.;DUMAS, Alexandra G.. Docente efetivo- Escola de Teatro. 2018. Escola de Teatro - UFBA.

DUMAS, Alexandra G.; LEAO, R. Matos; MASCARENHAS, George.. Concurso Docente Efetivo- NTE/UFS. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.; Célida Salume Mendonça; MASCARENHAS, George.. Concurso Docente Efetivo- NTE/UFS. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

MASCARENHAS, George.; JUNIOR, C.;DUMAS, Alexandra G.. Seleção professor substituto- UFS. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.; Lindolfo Amaral. IV Festival Sergipano de Teatro. 2014. Secretaria do Estado de Cultura- SE.

Lindolfo Amaral;DUMAS, Alexandra G.. III Festival Sergipano de Teatro. 2013. Secretaria de Cultura- SE.

DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, George.; JUNIOR, C.. Seleção de Monitoria- Expressão Corporal e Expressão vocal. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, George.; JUNIOR, C.. Seleção Monitoria- Improvisação e Jogos Didáticos. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

CHARLOT, Bernard;DUMAS, Alexandra G.. VII Colóquio Internacional"Educação e Contemporaneidade. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.. 23 Encontro de Iniciação Científica- UFS- Avaliação de Trabalhos. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.. Seleção de Projetos PIBIC 2012- UFS. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.. Projetos PIBIX 2012. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.. 22 Encontro de Iniciação Científica - UFS- Avaliação de Trabalhos. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.; MASCARENHAS, George.; JUNIOR, C.. Seleção monitoria- Licenciatura em Teatro-UFS. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, Alexandra G.; SAMPAIO, R.; Benevides, Lourdisnete. Seleção Monitoria- Licenciatura em Teatro UFS. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

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Comissão julgadora das bancas

Armindo Jorge de Carvalho Bião

BIÃO, A.; COSTA, E. B. A.; E. S. C.. Mouros e Cristãos: Cenas de um folguedo Popular da Cidade de Prado, Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Eliene Benício Amâncio Costa

COSTA, E. B. A./ SOUZA, E.B.. Mouros e Cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado, Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Edilece Souza Couto

COUTO, Edilece S.; BENÍCIO, Eliene; BIÃO, Armindo. Mouros e Cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado-Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Edilece Souza Couto

COUTO, Edilece S.; BIÃO, Armindo de Carvalho; FARIAS, S.; SANTOS, Idelette M. F. dos. Mouros e Cristãos: caminhos, cenas, crenças e criações. Estudo de espetáculos carolíngios - Príncipe (São Tomé e Príncipe - África)/ Prado (Bahia-Brasil). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Edilece Souza Couto

COUTO, Edilece S.; BENÍCIO, Eliene; BIÃO, Armindo. Mouros e Cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado-Bahia. (Exame de qualificação de mestrado).. 2005. Outra participação, Universidade Federal da Bahia.

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Orientou

Fernanda Silva Nogueira

O TEATRO DO CRIA NA PERSPECTIVA DO TEATRO NEGRO: Um olhar Auto etnográfico; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Catarina Brito Coelho

Raízes da Infância: Uma oficina/trajeto da cultura da infância e o ensino de teatro; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro- Licenciatura) - Escola de Teatro - UFBA; (Orientador);

Anilda Cerqueira Santos

O teatro de fantoche e a identidade negra; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro- Licenciatura) - Escola de Teatro - UFBA; (Orientador);

Dadiele Lima Cardoso

O teatro de rua e as possibilidades de cenas no espaço urbano; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro- Licenciatura) - Escola de Teatro - UFBA; (Orientador);

Jonathan Rodrigues Silva

Samba de pareia: saberes do corpo que samba; 2019; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Aline S

Vilaça; ?LINHAS DE FORÇA?: Dançares ?gengibreiros? reterritorializados pela afrocentricidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

João Vitor Soares

MUSICENAFRO: EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA TEATRAL NEGRO-REFERENCIADA EM CONCORDÂNCIA COM A LEI 10; 639/03; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro- Licenciatura) - Escola de Teatro - UFBA; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

MARIA LUÍSA DE ANDRADE RIBEIRO

Gênero, sexualidade e o ensino de teatro: entre inquietações e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Dayane Lima Melo

O cabra da peste no teatro de Ariano Suassuna: um estudo sobre o que é ser nordestino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Aldaci Alves de Menezes

Cultura negra em cena: o teatro como caminho para o conhecimento da cultura afro-brasileira no âmbito escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Zelda Leite

O som que eu vejo: a radionovela e o ensino de teatro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Tihago dos Santos Santana

Ler como em ato: a teatralidade do sensível para o inteligível; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Vanessa Correia

UM VULCÃO EM CENA: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E PALCOS POPULARES NO TEATRO DE DIANE VELÔSO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Jonathan Rodrigues Silva

Ao som do corpo de Pareia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Jaqueline Paixão da Cruz

A formação do professor de arte: o processo pedagógico no ensino-aprendizagem nas escolas de Laranjeiras- SE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Irene Castro Santos Souza

Fábrica de Teatro Popular Nordeste: Teatro do Oprimido em Sergipe; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Rusivania Ferreira

Lambe-sujos e Caboclinhos: um espetáculo a céu aberto; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Giovana Alves

As oficinas de teatro no PETI- SE: em foco a inclusão social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Elisângela Santos

Aprendendo e ensinando uma nova lição: metodologia do ensino de teatro do Projeto Pintando o Sete no povoado de Serra do Machado-SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Janete de Jesus Bezerra

Boi Janeiro de Prafuso- Bahia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Jadson Da Rocha Santos

LAMBE SUJO E CABOCLINHOS: referências estéticas e possibilidades pedagógicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Jorge Luis de Andrade Ribeiro

SAMBA DE PAREIA: referências estéticas e possibilidades pedagógicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Tihago dos Santos Santana

Leitura em Cena: O texto dramático e a linguagem teatral na formação do leitor; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

Bárbara Luana de Menezes

O PALCO NA SALA: O Ensino do teatro e cultura popular na cidade de Laranjeiras- SE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Alexandra Gouvea Dumas;

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Foi orientado por

Idelette Rosette Muzart Fonseca dos Santos

Maures et Chrétiens : spectacles de tradition carolingienne en Afrique, Príncipe, et Brésil, Bahia; Início: 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Co-Tutela CDFB/UFBA/Paris X) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Armindo Jorge de Carvalho Bião

Mouros e Cristãos : estudo cênico comparativo de espetáculos de tradição carolíngia na África e no Brasil; 2011; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Armindo Jorge de Carvalho Bião;

Eliene Benício Amâncio Costa

Mouros e Cristãos: Cenas de um folguedo popular da cidade de Prado, Bahia; 2005; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Eliene Benicio Amancio Costa;

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Produções bibliográficas

  • VILACA, A. S. N. ; DUMAS, Alexandra G. . CAMINHOS DE VOLTA: Reflexões afrorreferenciadas sobre dançares de herança ?gengibreira?. CADERNOS DO GIPE-CIT (UFBA) , v. 1, p. 40-63, 2019.

  • DUMAS, Alexandra G. . (Im)Precisões do Navegar no Auto de Floripes: Artes da Cena e Circulação Cultural entre África e Portugal. Repertório: Teatro & Dança (Online) , v. 24, p. 173-181-181, 2015.

  • DUMAS, Alexandra G. . A voz de um corpo que fala: pessoas, espaços e personagens no Auto de Floripes (São Tomé e Príncipe, África). Plural Pluriel , v. 13, p. 01-12, 2015.

  • DUMAS, Alexandra G. ; Célida Salume Mendonça . Trapiche Artes e Educação. Trapiche: Artes e Educação , v. 01, p. 48-53, 2014.

  • DUMAS, Alexandra G. . Brincando e aprendendo uma velha lição. Candeeiro (UFS) , v. 21, p. 46, 2013.

  • DUMAS, Alexandra G. . NÃO SE APRENDE SAMBA NO COLÉGIO? folguedos populares e processos pedagógicos. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento , v. 01, p. 81-90, 2013.

  • DUMAS, Alexandra G. . Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 2, p. 148-162, 2012.

  • Muzart ; DUMAS, Alexandra G. . Les femmes dans le théâtre brésilien. Plural Pluriel , v. 8, p. 10-20, 2011.

  • DUMAS, Alexandra G. . Madalena, uma falsa baiana: impressões sobre a lavagem parisiense. Repertório Teatro & Dança , v. 14, p. 171-175, 2010.

  • DUMAS, Alexandra G. . Beckett: entre a cruz e as letras- uma leitura sobre Fim de Partida. Diálogos Possíveis (FSBA) , v. ano 5, p. 112-122, 2006.

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Outras produções

DUMAS, Alexandra G. . Paz na Escola. 2005.

DUMAS, Alexandra G. . Cartilha da Rede Social. 2004.

DUMAS, Alexandra G. . Circo e Esporte Moderno: algumas aproximações. 2020.

DUMAS, Alexandra G. . O JOGO DRAMÁTICO E O MIMO: CORRELAÇÕES ENTRE JEAN-MARIE CONTY E JACQUES LECOQ. 2019.

DUMAS, Alexandra G. . Elaboração de Projetos- Produção Cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

F. Onisajé ; DUMAS, Alexandra G. . Na nossa pele. 2018. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. . corpoQdiz. 2017. Performática.

DUMAS, Alexandra G. ; JUNIOR, C. ; RODRIGUES, J. . Presente!. 2016. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; Muzart . O beijo no asfallto. 2015. Radialística.

DUMAS, Alexandra G. ; RODRIGUES, J. . Egiogbe. 2014. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; PRADDO, Marcelo . Leitura Musicada. 2010. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. . L'outre-mer- France Antarctique. 2009. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. . L'outre-mer- Chez Nous. 2008. Teatral.

CASTRO, João Osório de ; BIÃO, Armindo ; DUMAS, Alexandra G. . Barbeiro Caba Bom. 2006. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. . Lux in tenebris. 2005. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; GARCIA, L. ; MATOS, M. ; WAGNER, T. . Do Fino Véu ao Céu da Boca. 2003. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. . A mais forte. 2003. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; ALVES, Hamilton . Cabeças. 2003. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; PEPEU, L. ; MELO, W. ; BITENCOURT, C. . Paixão de Cristo: O Salvador em Salvador. 2002. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; GARCIA, L. ; MATOS, M. ; WAGNER, T. . Do Fino Véu ao Céu da Boca. 2002. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; NICOLIN, D. ; MATOS, S. ; MOSCOVITS, G. . A Alma Boa de Setsuan. 2000. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. ; SALMERON, S. ; LEAL, A. . Salvador da Bahia Capitá. 1997. Teatral.

DUMAS, Alexandra G. . Nadir da Mussuca. 2016. Vídeo.

DUMAS, Alexandra G. . Oficina de Expressão Corporal. 1999. .

Marfuz, Luis ; DUMAS, Alexandra G. . Prêmio Braskem de Teatro. 2010 (Produção Cultural).

DUMAS, Alexandra G. . Mouros e Cristãos- Edital FUNCEB. 2008 (Produção Cultural).

GUERREIRO, Fernando ; DUMAS, Alexandra G. ; BAHIA, Luciano ; SANTO, F. E. . Premio Braskem de Teatro 2007. 2007 (Produção Cultural).

DUMAS, Alexandra G. . Prêmio Braskem de Teatro 2005. 2006 (Produção Cultural).

DUMAS, Alexandra G. . Prêmio Braskem de Teatro 2006. 2006 (Produção Cultural).

DUMAS, Alexandra G. . Telejornal TV UFBA. 2003.

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Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    IRANTI: memória e pesquisa de cenas pretas, Descrição: O teatro se constrói de histórias e de tempos que não aparecem na cena destinada ao público, mas que são fundamentais para se construir o que será visto no seu formato final, na estreia e nas apresentações posteriores. São caminhos e tempos trilhados voltados para estudos, erros, tentativas, experimentações, acertos, ensaios... Ou seja, não se constrói a peça final sem um conjunto de coisas que ficam fora dos olhos dos espectadores. O projeto IRANTI : memória das cenas faz parte da montagem focada em Pele Negra, Máscaras brancas, texto de Frantz Fanon, da Cia de Teatro da UFBA, projeto associado ao coletivo de artistas, professores e pesquisadores do Fórum Negro de Artes Cênicas. A proposta é selecionar seis estudantes-pesquisadores da Escola de Teatro da UFBA, orientados pela professora Alexandra G. Dumas e pelo professor Stenio Soares, e tem como propósito promover ações de observação, registro, estudos, reflexões e avaliação do processo de criação da referida montagem em áreas definidas e interligadas como: música, corpo, voz, maquiagem, figurino, iluminação, cenário, dramaturgia, direção. Pretende-se que essa experiência seja um estágio relevante na formação de estudantes- pesquisadores da Escola de Teatro da UFBA, tendo como foco de análise um processo criativo, colaborativo afrorreferenciado, tendo como perspectiva não só a montagem de um espetáculo, mas também a produção de conhecimentos pautados em uma trajetória inspirada em referenciais criativos, metodológicos e artísticos afrocentrados. O resultado desse processo inclui a produção de um acervo de memórias composto por fotos, vídeos, documentos, escrita de artigos, a ser disponibilizado em plataforma digital e organizado em apresentações do processo para eventos diversos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandra Gouvea Dumas - Coordenador / Licko Turle - Integrante / Stenio Soares - Integrante / Juliana Bispo Santos - Integrante / Juliana Rodrigues Novais Santos - Integrante / Camila Regina da Cruz - Integrante / Juliana Luz - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Samba Sergipe!, Descrição: O projeto Samba Sergipe! é um desdobramento da pesquisa realizada no pós-doutorado que tinha como objeto de estudo as formas de transmissão de conhecimento, memória e oralidade. No contato com uma das manifestações e pessoas pesquisadas foi possível identificar tipos de samba que acontecem na comunidade da Mussuca: O Samba de Pareia e o Samba de Pareia., esse último trata-se de um samba de celebração de nascimento. Quando uma criança nasce na Mussuca, os pais oferecem à comunidade bebida e comida para apresentar a criança aos seus pares. O Samba de Pareia, composto por mulheres, dançado em pares e em roda, convida os demais moradores para essa celebração. Na mesma Mussuca, outro tipo de samba, com menos tradição no lugar, também compõe a lista de folguedos desse ambiente. É o Samba de Coco, liderado também por uma mulher, Dona Maria. Com provável origem nos rituais de trabalho da quebra do coco e extração das coconhas, o Samba de Coco tem um introdução mais recente na cultura mussuquense. Assim como no Samba de Pareia, os instrumentos percussivos como tambor, ganzá, além do pandeiro compõem a banda. Sendo que no Samba de Coco a sanfona pode estar presente. Não só na Mussuca, mas em povoado como o Mosqueiro, o Samba de Coco também é elemento forte na cultura sergipana. O terceiro elemento dessa tríade do samba é o Samba de Aboio que acontece no povoado Aguada, na cidade de Carmópolis. Celebra-se Santa Bárbara, em período da Semana Santa, mas com forte teor de religiosidade africana. Conta-se que uma negra africana, moradora da região de Aguada, identificou numa pedra trazida por sua neta, a presença de Santa Bárbara, simbolizada num raio. São muitas camadas de rituais que compõem esse samba. A música percussiva, tocada em tambores rústicos, ocupa um lugar de destaque na festa. O lugar de relevância de rituais afro ? descendentes que acontecem em Sergipe têm uma magnitude ainda pouca explorada em pesquisas. Sendo o samba um elemento de significativa representação na composição cultural brasileira, faz-se importante uma pesquisa que se dedique ao tema, localizando-o no estado de Sergipe, destacando suas características e particularidades, seja no ritmo, no ritual, no corpo e nos demais elementos cênicos que compões tais espetáculos. Pesquisa sobre a espetacularidade de três modalidades de samba que acontecem no estado de Sergipe: 1- Samba de Pareia 2- Samba de Coco 3- Samba de Aboio. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandra Gouvea Dumas - Coordenador / Edeise Gomes - Integrante / Luan Vinicius de Almeida - Integrante / Jonathan Rodrigues Silva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    MEMÓRIA, GESTO E VOZ: Processos de ensino-aprendizagem em manifestações tradicionais, Descrição: Pesquisa de pós doutorado realizada na Université Paris Ouest Nanterre La Défense sob a orientação da professora Idelette Muzart. O presente projeto tem como objetivo investigar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados por mestres e brincantes de manifestações populares tradicionais de caráter cênico. Ao observar a trajetória de líderes de brincadeiras e folguedos percebe-se que, mesmo sendo no campo da informalidade, há recorrências de ações que podem ser organizadas em categorias como: transmissão oral, apreciação, repetição, ritmo e presença interativa. Tais categorias têm como pano de fundo os estudos da Oralidade, que no seu bojo teórico aborda questões como emissão, transmissão, recepção, permanência de conhecimento. O desenvolvimento dessa investigação no pós- doutorado se constituirá, de forma prioritária, de um estudo teórico que terá como objetivo fazer associações entre os referenciais bibliográficos pesquisados na França acerca do tema e sua relação com a Teatralidade e com a experiência de vida e de aquisição e transmissão de conhecimentos de mestres da cultura popular da cidade de Laranjeiras- Sergipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandra Gouvea Dumas - Coordenador / Idelette Muzart - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2013 - 2014

    EXPRESSÕES ESPETACULARES TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM LARANJEIRAS- SE: APRENDIZAGEM ESPONTÂNEA OU ENSINO SISTEMATIZADO?, Descrição: A formação estética brasileira se dá, em grande escala, pela informalidade do contato direto, nos momentos de lazer, com expressões artísticas como a escuta de rádios, o acesso à internet e a assistência da televisão, e em algumas cidades, a exemplo de Laranjeiras- SE, nas apresentações de suas manifestações espetaculares e tradicionais locais. No cotidiano, o acesso à cultura fica restrito à espontaneidade das ruas ou ao que a televisão e rádios oferecem. Ou seja, a educação estética fica associada ao entretenimento espontâneo ou ao imediato, acrítico e de fácil consumo. No espaço formal, a escola é quem assume, ou deveria assumir, a responsabilidade no acesso ao universo artístico, especialmente, através da disciplina curricular Artes. Em termos gerais, essa disciplina não recebe a devida atenção, sendo relegada à professores sem a formação específica na área, à uma carga horária reduzida, espaços inadequados para as aulas, dentre outros empecilhos que afetam uma educação com qualidade. Além das questões acima levantadas, o foco voltado para a cultura popular é muito raro nos processos educativos acerca do teatro. Assim, o presente projeto de pesquisa pretende atuar nessa realidade com o intuito de investigar manifestações espetaculares e tradicionais da cidade de Laranjeiras, elaborar e experimentar ações de ensino de Artes/Teatro através desses referenciais estéticos locais. O propósito é desenvolver uma pesquisa de métodos e conteúdos numa abordagem sistematizada, diferente da que acontece espontaneamente no contato direto com o evento, nas datas festivas, nos espaços públicos das ruas e praças, através de oficinas de criação dramatúrgica, desenvolvimento de jogos de interpretação, expressão corporal e improvisação, contextualização histórica de folguedos. O foco inicial se concentrará no Lambe Sujos e Caboclinhos. Ao trazer para o ambiente escolar uma manifestação já muito bem conhecida pela sua comunidade, no que tange a sua apreciação, pretende-se promover uma maior valorização através do conhecimento mais aprofundado sobre sua história, num processo que pretende também desenvolver a educação estética e criativa de forma a explorar conteúdos históricos e artísticos relevantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Gouvea Dumas - Coordenador / Jussara Rosa tavares - Integrante / Jadson Rocha - Integrante / Jorge Luis Ribeiro - Integrante., Financiador(es): UFS- COPES - Bolsa.

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Prêmios

2017

Melhor Pesquisa e Filme Etnográfico - Nadir da Mussuca, SESC - I Mostra SESC Serigy de Cinema.

2012

Menção Honrosa Prêmio CAPES de Tese, CAPES.

Histórico profissional

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Experiência profissional

2014 - 2015

Université Paris Ouest Nanterre La Défense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2018

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2017

    Direção e administração, POSGRAP, .,Cargo ou função, Coordenação Pós-graduação Culturas Populares.

  • 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, POSGRAP, .,Cargo ou função, Membro COMPIBIC.

  • 10/2013

    Direção e administração, Núcleo de Teatro- UFS, .,Cargo ou função, Vice- Coordenadora do Núcleo de Teatro.

  • 09/2013

    Direção e administração, Núcleo de Teatro- UFS, .,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante.

  • 03/2012

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Didática Aplicada ao Ensino de Teatro, Estágio Supervisionado 1, Estágio Supervisionado 3, Metodologia do Ensino de Teatro, Novas Tecnologias e o Ensino de Teatro, Expressões Cênicas do Folclore Brasileiro

  • 03/2011

    Estágios , Núcleo de Teatro- UFS, .,Estágio realizado, Professora das disciplinas relacionadas ao Estágio.

  • 02/2014 - 08/2014

    Direção e administração, Núcleo de Teatro- UFS, .,Cargo ou função, Coordenação do Núcleo de Teatro.

  • 01/2011 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Sergipe, .,Cargo ou função, Consultora Ad Hoc- PIBIX.

  • 03/2014 - 07/2014

    Direção e administração, Núcleo de Teatro- UFS, .,Cargo ou função, Coordenação- Núcleo de Teatro- UFS.

  • 08/2011 - 11/2012

    Extensão universitária , PROEX, .,Atividade de extensão realizada, Palco na Sala- Coordenação Alexandra Gouvea Dumas.

  • 08/2011 - 11/2011

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Roteirização e Montagem Cenográfica 1, Estágio Supervisionado de Roteirização e Montagem Cenográfica 2, Fundamentos do Ensino de Teatro, Metodologia do Ensino de Teatro, Novas Tecnologias e o Ensino de Teatro, Seminário, Teatro e Ação Cultural, Teatro e Folclore Brasileiro

2019 - Atual

Escola de Teatro - UFBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Colegiado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Escola de Teatro - UFBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora NDE, Carga horária: 2

2018 - Atual

Escola de Teatro - UFBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Escola de Teatro - UFBA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Profesora da disciplina Expressões Dramáticsa do Folclore Brasileiro- Cursos Licenciatura em Teatro, Direção Teatral

1995 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professora Substitura, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 4

2000 - 2001

Comunicação Interativa

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2000 - 01/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação de Jovens e Professores em Cidadania

1997 - 1999

Escola Pracatum

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1997 - 12/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal, Formação para Cidadania

  • 03/1997 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Eventos Culturais e Comunitários, .,Serviço realizado, Organização e produção de eventos culturais.

1996 - 2000

Fundação Cidade Mãe

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1996 - 12/2000

    Ensino, Oficina de Esporte, Lazer e Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Esporte e Lazer, Oficina de Teatro