PATRICIA CESAR HORTA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora do Centro Universitário da Cidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia empresarial

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sistemas de Gestão

2006 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: Gestão de Mudanças vs Fatores Críticos de Sucesso em implantação de sistema: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2009
José Rodrigues de Farias Filho.

Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação

1998 - 1999

Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Psicologia

1993 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Falta de Sinergia entre o fim da graduação e a inserção no mercado de trabalho
Orientador: Mara Regina Chuairi da Silva, MSc

Formação complementar

2002 - 2004

MBA em Gestão de Negócios. (Carga Horária: 388h). , IBMEC Educacional S.A, IBMEC/SA, Brasil. , Título: Educação à Distãncia e a Disponibilidade dos Docentes. , Orientador: Sandra Regina Holanda Mariano, DSc.

2000 - 2000

· Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1997 - 1997

Qualidade de Serviços através de O&M. , Fundação Mudes, MUDES, Brasil.

1996 - 1996

Qualidade de Serviços. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1995 - 1995

Comportamento Humano na Empresa. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Estratégia empresarial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2016

Deloitte Touche Tomatsu

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora Senior, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2010

Computer Sciences Corporation

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Senior, Carga horária: 40

2005 - Atual

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da disciplina Planejamento e Gestão Estratégica, curso de Administração de Empresas e Marketing Professora da disciplina Introdução ao Marketing, curso de Administração de Empresas. Professora da disciplina Plano de Negócios, Curso de Administração de Empresas

2003 - 2004

Teamwork Hunting

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Liderei as primeiras assistentes de projeto, fazendo treinamento on the job e transição de conhecimentos; - Em paralelo às atividades operacionais de hunting, elaborei, junto à diretoria, Projeto Piloto de Desenvolvimento de Trainees com proposta diferenciada para acompanhamento e avaliação do desenvolvimento de cada trainee, com objetivo efetivo de prepará-los para assumir posições gerenciais dentro da empresa sem perda ou subutilização dos mesmos; - Analisei e propus melhoria e otimização do banco de dados da empresa bem como propus a adoção do recurso de captação e gerenciamento de currículos Vagas.com. objetivando, otimização e possibilidade de gestão colaborativa dos processos de seleção (adotado após minha saída).

2002 - 2003

Linha Verde Ltda

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Conduzi e assessorei estudo de viabilidade para formatação de sistema de franquias de negócio, através de diagnóstico da situação da empresa e propostas de adaptações necessárias para melhor funcionamento da empresa; - Montei o fluxograma do processo de produção das velas, possibilitando a transição de conhecimentos de forma mais didática e eficaz; - Após análises com base em consulta à profissional qualificado da Vigilância Sanitária e confecção e do Plano de Negócios da empresa no momento anterior às mudanças, contra indicou-se a expansão através de franquias.

2000 - 2002

LP Consultoria para Desenvolvimento Organizacional Ltda

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 44

Outras informações:
Projetos: Companhia Vale do Rio Doce ? Ger. de Tecnologia de Exploração - Fevereiro / Abril 2002 - Projeto de assessoria e orientação à Gerência Geral de Tecnologia de Exploração de Minério, objetivando otimizar a gestão dos conhecimentos necessários através do Mapeamento das Competências por funções e cargos; - O produto entregue ao cliente permite a gestão dos conhecimentos necessários para a realização dos seus processos de trabalho, por estarem explícitos, o que permite o compartilhamento entre os seus profissionais, análise de expectativas, resultado e atividades, podendo ser agrupados por qualquer das partes envolvidas (stakeholders), grandes resultados, e grandes ações para obtenção do resultado. Inclui-se ainda nesta ferramenta a visualização das áreas e funções que planejam, executam ou utilizam as informações geradas. Os trabalhas foram executados em parceria total com a área, com transferência de conhecimentos por tratar-se de uma tabela dinâmica, que precisa de atualizações na velocidade do desenvolvimento tecnológico da empresa. DME do Brasil - Novembro de 2000 / Julho 2001 - O trabalho executado da DME do Brasil (empresa alemã, fornecedora mundial de refratários e serviços de engenharia especializados para a indústria siderúrgica.) foi feito em duas etapas, sendo a primeira análise e explicitação das práticas correntes de administração, e propostas de melhorias com base nas melhores práticas de mercado. A segunda etapa foi a efetiva implementação das sugestões priorizadas pela diretoria da empresa; - Todo o trabalho foi realizado de acordo com os princípios básicos da gestão de conhecimentos, tornar explícitos (e documentados em mídia eletrônica) os conhecimentos tácitos, o que permite a difusão da cultura organizacional, a disseminação e multiplicação dos conhecimentos e a constante atualização e aperfeiçoamento dos mesmos. DOCEGEO (CVRD)Dezembro de 2000 / Junho de 2001 - Projeto de assessoria e orientação a Docegeo no processo d

1995 - 1999

Face participações e Assessoria

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 44

Outras informações:
Ministério da Saúde ? Unid. Hospitalares Próprias RJ Janeiro de 1999 / Abril de 1999 Secretaria Virtual ? Psicologia da PUC /Rio Maio de 1998 / Julho 1998 - Formação de uma rede Intranet ? software Livelink da Canadense Open Text, com o objetivo de integrar a direção de 12 hospitais Federais do Rio de Janeiro (Ministério da Saúde) e as 04 Secretarias do Departamento de Psicologia da PUC do Rio de Janeiro; - Conduzi a especificação das informações que circulariam, de acordo com as normas de segurança e acesso estabelecidas com a diretoria, treinei os usuários, ofereci suporte técnico ao longo do processo de implementação e confeccionei de manual de uso. CEG ? Companhia Estadual de Gás do Rio de Janeiro Outubro de 1995 / Junho 1997 - Projeto com objetivo de tornar acessíveis e de fácil visualização as áreas financeira e fiscal de transparência essencial para as análises dos consórcios da privatização; - Reestruturar e modernizar o trabalho na Companhia Estadual de Gás, feito em três grandes etapas, onde os principais objetos atendidos foram: diagnóstico e proposições quanto à informatização da CEG; Assessoria no processo de definição e escolhas estratégicas na empresa quanto ao modelo de informação pretendido e equipamentos / aplicativos que deveriam ser adquiridos para a concretização das escolhas; coordenação os trabalhos de migração / implantação, atingindo oito áreas diferentes da empresa.