Rosane Ferreira Lara

Professora de Ensino Fundamental dos municipios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (2009) com especialização em alfabetização pela FIJ Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010) . Atuou como promotora de leitura na Biblioteca Pública de Jardim Primavera (2000/2004), Biblioteca Para Todos. Integrante do corpo docente da Escola Municipal Barro Branco desde 2011 onde participa como pesquisadora e bolsista em um projeto da UERJ/FAPERJ. Iniciou em 2023, concluindo todas as disciplinas/atividades e aguardando a certificação, uma especialização em Literatura Brasileira de Autoria Feminina pela Educamais/Unimais. Atualmente estuda como aluna externa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na disciplina :Neoliberalismo, trabalho e educação, no Prograna de Pós Graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares( PPGEduc).

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Alfabetização

2009 - 2009

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: Formação em Alfabetização: Um estudo sobre a formação continuada dos professores alfabetizadores no Município de Duque de Caxias.
Orientador: Luciana Baroni Martinazzo

Graduação em Pedagogia

2004 - 2009

Universidade do Grande Rio
Título: FAP - Formação em alfabetização plena. Um estudo sobre a formação continuada dos professores atuantes no ciclo de alfabetização no Município de Duque de Caxias.
Orientador: Eunice Maria Ferreira Silva

Formação complementar

2010 - 2010

Atendimento educacional do aluno com deficiência. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS. (Carga horária: 25h). , CENTRO PATRIMONIAL E HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, CRPH, Brasil.

2008 - 2008

Buscando uma escola aberta à diversidade. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.

2006 - 2006

Educação Cidadã para uma cidade educadora.. (Carga horária: 30h). , fórum Mundial de Educação, FME, Brasil.

2004 - 2004

Ler e contar Histórias. (Carga horária: 8h). , Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.

2003 - 2003

Alfabetização: o novo paradigma. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio de Janeiro, SESCOOP-RJ, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em História da Baixada Fluminense. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2002 - 2002

preservação de acervo bibliográico e documental. (Carga horária: 50h). , Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.

2002 - 2002

Promotor de Leitura. (Carga horária: 16h). , Bibliotreca Pública de Estado do Rio de Janeiro, BPRJ, Brasil.

Participação em eventos

5o Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos ? 5o SELIEJA. 2025. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • LEMOS, A. G. ; FERREIRA, G. ; ALMEIDA, C. ; LAPA, R. C. ; LARA, R. F. . A EJA RESISTE. In: 5o Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos ? 5o SELIEJA, 2025, Rio de Janeiro. Reafirmando Direitos em tempos de Política Nacional de EJA. Rio de Janeiro: https://even3.com.br/ebook/seminario-laboratorio-investigacao-ensino-extensao/1138555, 2025.

  • LARA, R. F. . SABERES TRADICIONAIS, CIÊNCIAS E LITERATURA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA VALORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DA EJA. In: 5o Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos ? 5o SELIEJA, 2025, Rio de Janeiro. Anais do Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, ?Reafirmando Direitos em tempos de Política Nacional de EJA?.

  • LEMOS, A. G. ; LAPA, R. C. ; MARIANO, P. P. S. ; LARA, R. F. . SARAU DE POESIA NEGRA E LATINO-AMERICANA. In: 5o Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos ? 5o SELIEJA, 2025, Rio de Janeiro. Anais do Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, ?Reafirmando Direitos em tempos de Política Nacional de EJA?, 2025.

  • LARA, R. F. . Saberes tradicionais, Ciências e Literatura: Estratégias pedagógicas para valorização de conhecimento do alunos na EJA.. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEMOS, A. G. ; ALMEIDA, M. C. ; FERREIRA, G. ; LAPA, R. C. ; LARA, R. F. . A EJA resiste.. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEMOS, A. G. ; LAPA, R. C. ; LARA, R. F. ; MARIANO, P. P. S. . SARAU DE POESIA NEGRA E LATINO-AMERICANA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LARA, R. F. . Um olhar sobre a relação entre educação e trabalho acontece mediado pela cultura, história e práticas sociais excludentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LARA, R. F. . Pedagogo, atenção: o seu aluno será um profissional?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Dilemas e desafios da formação de comunidade leitora na periferia em periodos de pandenia: da leitura do mundo à leitura dos clássicos, Descrição: O projeto acontece na Escola Municipal Barro Branco. Tem o objetivo de investigar, incentivar e desenvolver infraestrutura de práticas leitoras junto ás familias de classes populares e aos professores para colaborar no desenvolvimento dos habitos de leitura e na ampliação do repertório dos estudantes, e , também, da comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rosane Ferreira Lara - Coordenador / Gilcilene de \oliveira Damasceno Barão - Integrante / Marcos Antônio Campos Couto - Integrante / Ana Karina Breener - Integrante / leandro Sartori Golçalves - Integrante / Janete Teixeira Lyra - Integrante / Rose Cipriano Lapa - Integrante / Priscila Peçanha da Silva Mariano - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. , alameda dona esmeralda, jardim primavera, 25215360 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36551660

Experiência profissional

2022 - Atual

Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 22

2004 - Atual

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20

2011 - Atual

Escola Municipal Barro Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora II, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.