Andre Bazzanella

Possui graduação em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Mestrado em História da Arte, com concentração em Antropologia da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências Sociais em Agricultura Desenvolvimento e Sociedade pelo CPDA da UFRRJ. Atualmente é Chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente em temas relacionados a estética, ambiente, território e identidades culturais de populações tradicionais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

2006 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O Encantamento como Campo Simbolico, uma abordagem estetica das narrativas sobre a experiencia do Fantastico
Orientador: Eli de Fatima Napoleao de Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Identidades; Estética; Encantamento; Caicaras.Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Mestrado em História da Arte

1994 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O jogo de espelhos: Uma estética do cotidiano e o caso exemplar de Hélio Oiticica,Ano de Obtenção: 1999
Rosza W. vel Zoladz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Graduação em Comunicação Visual

1978 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2001

Cooperativismo. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.

1982 - 1982

Técnica de Áudio Visual. , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

1982 - 1982

Criação, Ilustração e Produção Gráfica. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1979 - 1979

Cenografia. , Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, IAB/RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BAZZANELLA, André ; SANTOS, M. S. ; BARBOZA, V. . Ecomuseus e Museus Comunitários: sobre algumas outras formas de acautelamento e preservação do Patrimônio Cultural. 2019. (Outro).

BAZZANELLA, André ; SANTOS, A. P. ; GOMES, C. ; BUENO, F. ; PAPALI, M. A. ; SANTOS, M. S. ; ZANETTI, V. ; RIBEIRO, P. ; ABDALA, R. D. . 1º Simpósio Paisagens Culturais do Vale do Paraíba. 2018. (Outro).

BAZZANELLA, André . Lorena e sua história com os caminhos. 2018. (Outro).

BAZZANELLA, A. ; GUTLICH, G. R. ; SANTOS, A. P. ; VIEIRA, Benedito Trajano ; ABDALA, R. D. . Roda de Conversa IPHAN 80 anos. 2017. (Outro).

SANTOS, A. P. ; BAZZANELLA, A. ; ABDALA, R. D. . Roda de Conversa. 2017. (Outro).

BAZZANELLA, A. ; SANTOS, A. P. ; ABDALA, R. D. . Paisagens do Desenvolvimento. 2017. (Outro).

BAZZANELLA, A. ; FARINACI, J. . Saberes da Paisagem: nosso patrimônio comum. 2017. (Outro).

BAZZANELLA, A. ; PAPALI, M. A. ; ZANETTI, V. . Memória, Cultura e Paisagem. 2017. (Outro).

BAZZANELLA, A. ; SANTOS, A. P. ; ABDALA, R. D. . O Espírito do Lugar (Declaração de Quebec). 2017. (Outro).

BAZZANELLA, André ; KRETSCHMER, J. . 1º Seminário Literatura e Música. 2014. (Outro).

KRETSCHMER, J. ; BAZZANELLA, A. . IV Colóquio Internacional Intermediações Culturais. 2014. (Outro).

BAZZANELLA, André . Sobre o Olho e o Olhar. 1996. (Outro).

BAZZANELLA, André ; KRETSCHMER, J. . 1º Seminário Literatura e Música. 2014. (Outro).

KRETSCHMER, J. ; BAZZANELLA, A. . IV Colóquio Internacional Intermediações Culturais. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ecomuseus e Museus Comunitários: sobre algumas outras formas de acautelamento e preservação do patrimônio cultural.Patrimônio e a produção de espaços significantes. 2019. (Outra).

Encontro de articulações das Instituições Museológicas RR Vale do Paraíba. 2019. (Encontro).

III Festival Pixinguinha no Vale.Patrimônio Imaterial e suas formas de identificação e acautelamento. 2018. (Outra).

Lorena e sua história com os caminhos.Cidades e Caminhos. 2018. (Outra).

VIDA CAIPIRA: FOTOGRAFIA E ANTROPOLOGIA" e da roda de conversa "PROJETOS AUTORAIS DE FOTOGRAFIA. 2018. (Encontro).

II Festival Pixinguinha no Vale.O processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural Brasileiro. 2017. (Outra).

Semana de Ecologia e Arte do Centro Cultural da UERJ.Natureza como Patrimônio: imagens de uma Utopia. 2017. (Encontro).

IV Semana do Patrimônio Fluminense.Grandes Intervenções e seus Impactos no Território. 2014. (Encontro).

9ª Oficina do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN. 2009. (Oficina).

Seminário Qualidade na Conservação de Monumentos. 2009. (Seminário).

7ª Oficina do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN. 2008. (Oficina).

2ª Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.Imagem e Memória. 2007. (Outra).

2ª Oficina do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN. 2007. (Oficina).

2ª Semana de Administração do IPHAN. 2007. (Outra).

Debate dia do Folclore.Dia do Folclore, Radio MEC. 2005. (Outra).

II Encontro Nacional de Agendas 21 Locais e I Seminário Internacional de Agenda 21. 2005. (Encontro).

VIII Semana da Cultura Popular, Instituto de Artes-UERJ.?Cultura popular e transmissão do saber?. 2005. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Biólogos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.Projeto Caetés: Aspectos Etnobotânicos da Baixada de Jacarapaguá, região de Vargem Grande Piabas. 2005. (Encontro).

Cultura Popular em Debate.Ensino de Arte e Cultura Popular. 2003. (Encontro).

VI Semana da cultura popular.O ensino da arte e a cultura popular: Eu, voce e os outros. 2003. (Seminário).

Sobre a Arte Contemporânea - Caixa Econômica Federal.?Sobre a Arte Contemporânea?. 2002. (Outra).

Sociedade da Informação: realidade e ficção.?Sociedade da Informação?. 2002. (Outra).

Memória e Esquecimento na Arte - 3º Encontro do Mestrado em História da Arte da EBA-UFRJ.O Horizonte da Desorientação: a Cidade da Arte. 2001. (Encontro).

Imagem e Significação - 4o. Encontro do Mestrado em História da Arte da EBA-UFRJ.Homem e símbolo, a referência do concreto. 1997. (Encontro).

Seminário EBA-180, Pós-graduação da Escola de Belas Artes. 1996. (Seminário).

1o. Encontro do Mestrado em História da Arte. 1994. (Encontro).

Io. Encontro Latino-americano de Educação Através da Arte. 1977. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mônica de Mendonça e Sica Martins Aguiar

BAZZANELLA, André; Lima, Ricardo Gomes; GUIMARAES, L. B.; FERREIRA, L. F.. Caminhos da Paisagem - Re [Descobertos] S. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ.

Aluno: Danielle de Moraes Brandão

BAZZANELLA, A.; GOMES, C.; ZANETTI, V.; COSTA, S. M. F.. Promoção da cidade por meio de sua imagem: uma análise do município de Bananal - SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Mariana Priester

Thompson, Analúcia; GUIMARAES, C.; SANTOS, H.;BAZZANELLA, André. Os olhares sobre o bairro histórico de Paraty/RJ: Análise de intervenções na arquitetura civil e no espaço público. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aluno: Monica Sica

BAZZANELLA, A.; FRADE, I.. A Poética da Terra: Diálogos entre Arte e Natureza na paisagem de Francisco Severino. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPGARTES) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Antônio de Siqueira

BAZZANELLA, André; BOLL, A.; ABDALA, R. D.. Políticas públicas de preservação do patrimônio histórico de Taubaté. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Depto. de Ciências Sociais e Letras - UNITAU.

BAZZANELLA, André. Seminário de Qualificação. 2014. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

BAZZANELLA, André. Comissão de Análise Documental e Pré-seleção e Comissão de Entrevista 3º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN-AM. 2007. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Jose Teixeira Carneiro

LIMA, Eli de Fátima Napoleão de;CARNEIRO, M. J.; Menezes, R.. O campo simbólico do encantamento: por uma abordagem estética ds narrativas e construção de identidades em comunidades tradicionais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Eli de Fátima Napoleão de Lima

LIMA, Eli de Fátima Napoleão deMOREIRA, Roberto José; CESCO, S.; WADDINGTON, May; CATÃO, Helena. O Encantamento como campo simbólico. Uma abordagem estética das narrativas sobre as experiências do Fantástico. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Eli de Fátima Napoleão de Lima

LIMA, Eli de Fátima Napoleão de; CARNEIRO, Maria José Teixeira; MENEZES, R.. O Campo Simbólico do Encantamento: por uma abordagem estética das narrativas e construção de identidades em comunidades tradicionais.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Susana Cesco

LIMA, Eli;MOREIRA, Roberto José.CESCO, Susana; RIBEIRO, M. W. T.; CATAO, H.. O Encantamento como Campo Simbólico. Uma Abordagem Estética das Narrativas sobre as Experiências do Fantástico.. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Renata de Castro Menezes

LIMA, E. F. N.; CARNEIRO, M. J.;MENEZES, R.C.. O campo simbólico do Encantamento: Por uma abordagem estética das narrativas e construção de Identidades em comunidades tradicionais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Roberto José Moreira

LIMA, Eli Napoleão deMOREIRA, R. J.; CESCO, S.; WADDINGTON, M.; CATAO, H.. O encantamento como campo simbólico: Uma abordagem estética das narrativas sobre a experiência do fantástico. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

HELENA CATÃO HENRIQUES FERREIRA

LIMA, E. F. N.; MOREIRA, R. J.; CESCO, S.; WADDINGTON, M.;FERREIRA, Helena. Catão. H.. O Encantamento como Campo Simbólico. Uma Abordagem Estética das Narrativas sobre as Experiências do Fantástico. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Freitas Priester

Título provisório: Considerações sobre os critérios mas intervenções arquitetônicas em Paraty/RJ; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Carolina Trindade Fernandes

Comunidade Divino Espírito Santo: modos e saberes da construção tradicional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em Patrimôniio) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Bazzanella;

Carmen Rocha Betel Calderón

Paisagem Cultural do bairro de São Raimundo, Manaus/AM; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em Patrimôniio) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Bazzanella;

Janaina S

de Gouveia ; Miriam C; Romão; Projeto Caetés: Aspectos Etnobotânicos da Baixada de Jacarepaguá, Região de Vargem Grande-Piabas; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andre Bazzanella;

Janaína Silva de Gouveia

Projeto Caetés: o ambiente e o campo simbólico; 2003; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andre Bazzanella;

Janaina S

de Gouveia; Fernanda Fracalanza; Dados etnobotânicos da região do Recreio e Vargem Grande/Rio de Janeiro; 2001; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Andre Bazzanella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eli de Fátima Napoleão de Lima

O campo simbólico do Encantamento; Uma abordagem estética das narrativas sobre a experiência do Maravilhoso; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Eli de Fátima Napoleão de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BAZZANELLA, André . Eu, você, nós e os outros. Textos escolhidos de arte e cultura, Rio de Janeiro, v. 1, 2004.

  • BAZZANELLA, André . Presença transitiva e realidade virtual. Revista Interfaces, Rio de Janeiro, v. 3, 1997.

  • BAZZANELLA, André . A construção de um módulo-vida na UFRJ. Revista Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, 1995.

  • BAZZANELLA, André . Paraty: associações de uma paisagem histórica. In: Raquel Tardin. (Org.). Análise, ordenação e projeto da paisagem: uma abordagem sistêmica. 1ed.Rio de Janeiro: Riobooks, 2018, v. , p. 49-89.

  • BAZZANELLA, A. . Histórias que brotam da terra. Quatro Cinco Um, São Paulo, p. 26 - 26, 01 out. 2017.

  • BAZZANELLA, André . O horizonte da desorientação: A cidade da arte. In: Terceiro Encontro do Mestrado em História da Arte da EBA-UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Memória e esquecimento na arte. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. v. único. p. 15-20.

  • BAZZANELLA, André ; NEVES, M. C. M. . O patrimônio nacional e o inventário de referências culturais como processo educativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAZZANELLA, André . Alteridades e identidades no campo do Patrimônio Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BAZZANELLA, André ; CATAO, H. . Patrimônio Cultural e Turismo em Paraty. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAZZANELLA, A. ; SIQUEIRA, E. D. . O Iphan em Paraty: Desafios do Patrimônio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAZZANELLA, André ; MUNHOZ, Mauro ; WERNECK, P. . Museu do Território e narrativas populares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL, A. ; BAZZANELLA, André . O significado de Paraty como Patrimônio Cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAZZANELLA, A. ; SIQUEIRA, E. D. . Paraty: o patrimônio em sua totalidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAZZANELLA, A. ; BARBOSA, A. ; BARRETO, I. ; LIVINO, F. . Patrimônio Cultural e grandes intervenções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAZZANELLA, André . Patrimônio, Memória Cultural e Turismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAZZANELLA, André ; SANTOS, M. S. ; ZANETTI, V. . Carta para Brumadinho. Taubaté: GPPTC, 2019 (Artigo).

  • BAZZANELLA, A. . Microcosmo. Divino de São Lourenço - ES, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BAZZANELLA, André . Paraty, Território: Mito oou realidade. Rio de Janeiro: In-Fólio, 2015 (Artigo).

  • BAZZANELLA, André . Culturas de Fibra, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BAZZANELLA, André . Descortinando o desconhecido: patrimônio imaterial dos grupos étnicos do Alto Rio Negro em Manaus. Manaus, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BAZZANELLA, André . Considerações sobre o tombamento do Rio Carioca, município deo Rio de Janeiro- RJ. 2018.

BAZZANELLA, André . Curso de Capacitação para gestores de bens culturais Centro Lúcio Costa/UNESCO/IPHAN. 2016.

BAZZANELLA, André ; BUENO, F. ; SANTOS, M. S. . Educação Patrimonial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BAZZANELLA, André ; SANTOS, M. S. ; ZANETTI, V. . 10ª Roda de Conversa Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba Ecomuseus e Museus Comunitários: sobre algumas outras formas de acautelamento e preservação do Patrimônio Cultural. 2019. (Artigo).

BAZZANELLA, André . Desenho e Teoria. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BAZZANELLA, André . ?Vôo cego, o olhar encontrado". 2003. Instalação.

BAZZANELLA, André . Caminho das Artes. 2001. Outra.

BAZZANELLA, André . IIIa exposição NUCLEAR ? RJ. 1999. Pintura.

BAZZANELLA, André . Coletiva. 1996. Gravura.

BAZZANELLA, André . individual. 1994. Escultura.

BAZZANELLA, André . Bandeira Pouca é Bobagem, Circo Voador, RJ. 1994. Instalação.

BAZZANELLA, André . Individual. 1993. Escultura.

BAZZANELLA, André . Individual. 1993. Pintura.

BAZZANELLA, André . Novíssimos. 1993. Escultura.

BAZZANELLA, André . Coletiva. 1993. Escultura.

BAZZANELLA, André . 4 Quadros. 1993. Escultura.

BAZZANELLA, André . Pintura de cinco. 1993. Escultura.

BAZZANELLA, André . Terra Incógnita. 1992. Pintura.

BAZZANELLA, André . Parliamentary Earth Summit, Palácio Tiradentes, Rio-92. 1992. Escultura.

BAZZANELLA, André . Coletiva. 1991. Pintura.

BAZZANELLA, André . Verso e Reverso do Rio. 1991. Instalação.

BAZZANELLA, André . A Forra do Boi. 1991. Outra.

BAZZANELLA, A. . Mostra Carioca de Artes Plásticas. 1989. Pintura.

BAZZANELLA, André . Individual. 1988. Desenho.

BAZZANELLA, André . |Individual. 1988. Pintura.

BAZZANELLA, André . Individual. 1987. Desenho.

BAZZANELLA, André . Wasser 2. 1987. Instalação.

BAZZANELLA, André . Coletiva. 1987. Gravura.

BAZZANELLA, André . Coletiva. 1986. Pintura.

BAZZANELLA, André . A Figura em Discussão. 1984. Desenho.

BAZZANELLA, André . 1o Salão de Escultura, Desenho e Artes Gráficas da SBBA, RJ. 1978. Desenho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba, Descrição: OBSERVATÓRIO DA PAISAGEM DO VALE DO PARAÍBA Projeto de Pesquisa multidisciplinar e interinstitucional da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (IPHAN-SP) envolvendo pesquisadores e docentes da Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP, da Universidade de Taubaté (UNITAU), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP - SJC), do Ecomuseu (SJC), além de organizações populares e da sociedade civil. O Observatório da Paisagem tem como objeto de estudo as múltiplas expressões da paisagem (natural, social e cultural) da RMVPLN, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, inspirado na Declaração de Quebec (ICOMOS, 2008), que considera o Patrimônio Cultural formado pelos elementos tangíveis (materiais) e intangíveis, tais como memória, crenças, conhecimento tradicional e a ligação ao lugar, bem como leva em consideração as comunidades locais, guardiãs destes valores, no manejo e preservação do Patrimônio Cultural. O projeto tem abordagem multidisciplinar e se vale de diversificadas fontes de informação para melhor compreender, administrar e conservar o patrimônio local, estimulando o entendimento do Espírito do Lugar como forma de construir uma ação mais abrangente do caráter vivo e, ao mesmo tempo, permanente de monumentos, sítios e paisagens culturais. O Projeto tem por objeto a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre os partícipes multi-institucionais, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos fundamentado em: 1. Intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas; 2. Realização de cursos, programas e eventos de interesse comum aos partícipes; 3. Utilização conjunta de bibliotecas e laboratórios, de ambas as entidades; 4. Desenvolvimento de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão; 5. Intercâmbio de pessoal para atuação em projetos conjuntos dos partícipes proporcionando inclusive oportunidade de estágios curriculares ou não. Integrantes: André Bazzanella (coordenador IPHAN), Ademir Pereira dos Santos e Rachel Duarte Abdala (UNITAU), Valéria Zanetti (UNIVAP), Maria Aparecida Papali (UNIVAP), Cilene Gomes (UNIVAP), Pedro Ribeiro (UNIVAP), Enedi Prince Silva (PIBID- UNIVAP); Maria Siqueira Santos e Fábio Martins Bueno (CECP); Ludmila Fuzzi (Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional ? IPHAR) Alunos: Doutorado (UNIVAP) ? Aline Costa, Clayton Galdino, Rosa Scaquetti, Cláudia Maria Moraes Santos Mestrado (UNIVAP ? Danielle Brandão) Graduação: (UNITAU) - Laine Claro Oliveira, Arquitetura e Urbanismo - bolsistas Prex Graduação: (UNITAU) ? xxxxxxx VER COM A RAQUEL ABDALA bolsistas Prex. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Andre Bazzanella - Coordenador / Fábio Bueno - Integrante / Maria Siqueira Santos - Integrante / Ademir Pereira dos Santos - Integrante / Cilene Gomes - Integrante / Valéria Zanetti - Integrante / Maria Aparecida Papali - Integrante / Pedro Ribeiro - Integrante / Rachel Duarte Abdala - Integrante / Ludmila Fuzzi - Integrante / Enedi Prince Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Indicação para o prêmio CAPES 2014, Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais CPDA/UFRRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Superintendência do IPHAN-SP. , Rua Coronel Domingues de Castro, 33, Centro, 12140000 - São Luís do Paraitinga, SP - Brasil, Telefone: (012) 36711672, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2006 - Atual

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Ciências Sociais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2009

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente Interino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2005

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Folclore II, Arte Popular II, Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana II

    Atividades

    • 08/2005 - 11/2005

      Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore II, Arte popular II, Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana II

  • 1996 - 1996

    Escola de Belas Artes - UFRJ

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

  • 1994 - 1994

    Escola de Belas Artes - UFRJ

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/1996 - 11/1996

      Extensão universitária , Departamento de Intercâmbio Cultural, .,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão em desenho e criação.

    • 03/1994 - 11/1994

      Ensino, Pintura, escultura, gravura, comunicação visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho I, Desenho artísticoII, Desenho artístico III, Plástica II, Desenho anatômico II

  • 1995 - 1995

    Escola de Artes Visuais do Departamento de Cultura do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

    Atividades

    • 03/1995 - 06/1995

      Ensino, Processo criativo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Desenho, criação

  • 2004 - 2004

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

  • 2003 - 2003

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

  • 2002 - 2002

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

  • 2001 - 2001

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

  • 2000 - 2000

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2004 - 05/2004

      Ensino, Desenho, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Desenho

    • 09/2003 - 11/2003

      Ensino, Desenho, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Desenho

    • 04/2002 - 06/2002

      Ensino, Desenho, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estudos da cor e do desenho

    • 03/2001 - 06/2001

      Ensino, Projeto artesão, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Identidade visual

    • 07/2000 - 10/2000

      Ensino, Projeto artesão, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Identidade Visual

  • 2004 - 2004

    Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Funcionário contratado, Assistente I, DAS-6

    Atividades

    • 05/2004 - 11/2004

      Direção e administração, Gabinete do prefeito, .,Cargo ou função, Cargo administrativo: Supervisor para os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim.

  • 2002 - 2002

    Caixa Econômica Federal

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 11/2002 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, RJ, .,Cargo ou função, Consultor técnico de artes plásticas.

  • 2017 - Atual

    Escola do Patrimônio - Centro Lúcio Costa/IPHAN

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente

  • 2017 - Atual

    Escola do Patrimônio - Centro Lúcio Costa/IPHAN

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente