Maria Helena de Melo Aragão
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1976), graduação em Letras PORTUGUES/INGLES pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo (1976) e graduação em Pedagogia Supervisão Escolar de 1° E 2° Graus pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1986), é Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagopas( 2010). Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas( UNEAL ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, História da Educação no Brasil , História da Educação em Alagoas e Gestão Universitária, atua principalmente nos seguintes temas: Memória Histórica do Ensino Superior em Alagoas, Políticas Públicas,Democracia e Qualidade Social.Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil.
Informações coletadas do Lattes em 10/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal de Alagoas
Título: Ensino Superior na Universidade Estadual de Alagoas:contextos e trajetória,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Professor Doutor Élcio de Gusmão Verçosa
Palavras-chave: Educação superior em Alagoas; reformas educacionais; Universidade.Setores de atividade: Educação.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
1993 - 1995
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A PRATICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA FUNESA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA
Orientador: MARIA DE LURDES ROCHA DE LIMA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Alfabetização
1988 - 1990
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: ALFABETIZAÇÃO:PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar de 1° E 2° Graus
1982 - 1986
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Introdução A Prática Proficional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Organização da Educação Básica no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Participação em eventos
Forum de Pró-Reitores de Graduação da Região Nordeste - FORGRAD. 2017. (Outra).
4o Encontro Acadêmico do CAMUZP.O Ensino Superior na Universidade Estadual de Alagoas: formação e atuação docente.. 2016. (Encontro).
CONGRESSO DE ENSINO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNEAL. Ciências Humanas, educação, Planejamento e Avaliação Educacional. 2015. (Congresso).
CONAE- Conferência Nacional de Educação.O Plano Nacional de Educação na Articulação da CONAE 2014. 2014. (Outra).
III FORUM UNIVERSITÁRIO DA UNEAL.A UNEAL NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS. 2011. (Outra).
Oficina Ensino, Retenção e Evasão nas Universidades Brasileiras - FORGRAD Regional Sudeste. 2011. (Encontro).
SEMINARIO NACIONAL MILTON SANTOS: 10 ANOS DEPOIS - ENTRE A SAUDADE E A PERENIDADE DO PENSAMENTO DE UM GEOGRAFO CIDADÃO.. 2011. (Seminário).
V COLOQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEPORANEIDADE.EVOLUÇÃO SOCIAL DO CONCEITO DE TEMPO. 2011. (Outra).
VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS.DISCUTINDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL: DO SONHO À REALIDADE. 2011. (Encontro).
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES.A UNIVERSIDADE NO BRASIL, HISTÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE.. 2011. (Encontro).
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Outra).
IV EDUCON ? Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade. Plano Municipal de Educação-PME: A Experiencia do Municipio de Arapiraca. 2010. (Congresso).
IV EDUCON ? Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade. A história do Ensino Superior da Universidade Estadual de Alagoas(UNEAL), Tecendo os Fios de Uma Trajetória.. 2010. (Congresso).
19° ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE.Plano Municipal de Educação-PME: A Experiencia do Municipio de Arapiraca. 2009. (Encontro).
IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS. 2009. (Encontro).
IV EPEAL- ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS.O Tempo e o Homem: Uma Reflexão para Compreender o Tempo. 2009. (Encontro).
IV EPEAL- ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS.Uso do Blog na Educação. 2009. (Encontro).
III Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - EPEAL. 2008. (Encontro).
III Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - EPEAL.A formação do pedagogo pesquisador: uma experiência metodológica na construção do conhecimento. 2008. (Encontro).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).
V Congresso de História da Educação. 2008. (Congresso).
Encontre de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação. 2007. (Encontro).
Encontro de Formação Continuada de Conselheiros de Educação. 2007. (Encontro).
ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).
I SEMINARIO DE ESTUDOS CIENTIFICOS DE INTERDISCIPLINARES DE PEDAGOGIA. 2005. (Seminário).
AVALIAR PARA QUE? AVALIANDO AS POLITICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. 2003. (Seminário).
I e II JORNADA PEDAGOGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARAPIRACA-FFPA.I e II JORNADA PEDAGOGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARAPIRACA-FFPA. 2003. (Encontro).
III CICLO DE PALESTRAS PEDAGOGICAS. 2003. (Encontro).
IV SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO.IV SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO. 2003. (Seminário).
PRIMEIRA JORNADA PEDAGOGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES.PRIMEIRA JORNADA PEDAGOGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES. 2003. (Encontro).
PRIMEIRA JORNADA PEDAGOGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES DO PROGRAMA ESPECIAL PARA GRADUAÇÃO DE PROFESSORES EM NIVEL SUPERIOR-PGP. 2003. (Encontro).
PRIMEIRA JORNADA PRDAGOGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES DO PROGRAMA ESPECIAL PARA GRADUAÇÃO DE PROFESSORES EM NIVEL SUPERIOR-PGP. 2003. (Encontro).
4°CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-CONED. FORUM NACIONAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. 2002. (Congresso).
ENCONTRO NACIONAL DE ADMINISTRADORES ACADEMICOS.ENCONTRO NACIONAL DE ADMINISTRADORES ACADEMICOS. 2002. (Encontro).
III SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO.III SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO. 2002. (Seminário).
PRIMEIRO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA DE ARAPIRACA.PRIMEIRO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA DE ARAPIRACA. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. HIV/AIDS na gestação: uma questão de implementação de estratégias eficazes para a prevenção.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pedagogia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. O Ensino de História e suas novas metodologias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Metodologia do Ensino de História: novas práticas educativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. do Nascimento.Motivaçao dos licenciados em Ciências Biológicas da Uneal para a Docência no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A cultura fumageira frente ao processo de escolarização no município de Arapiraca: avanços e desafios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Apenados e o Processo de ressocialização nos presidios através da educação apartes teóricos, vivências e experiências.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Religião, ação política e compromisso transformador: as CEB's em Girau do Ponciano nas décadas de 1980 e 1990.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. O Ensino de História da África nas Escolas Estaduais de Arapiraca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. O Processo de Organização Política de Alagoas: comarca, capitania e província (1817-1822). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Repensando o ensino de História na Rede Pública Municipal de Girau do Ponciano-AL: uma analise das ações pedagógicas dos professores do ensino fundamental e da aprendizagem dos alunos nessa disciplina.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Poder e discriminação de gênero: uma análise sobre a participação da Princesa Isabel no contexto político e social do Brasil Oitocentista e na causa abolicionista.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Craveiro Costa e Moreno Brandão: visões sobre a formação histórica de Alagoas no período colonial.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A Igreja Católica no Brasil Colônia: catequese indígena, instrumento de libertação ou opressão?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
Lima, Maria Aparecida Gomes;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A Prova como Instrumento de Avaliação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
SANTOS, I. R.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Familia X Escola - Interfaces da relação Pais, Professores e Alunos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
da Silva ,Eunice Nunes;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Um Fracasso Escolar na Perspectiva da Formação Docente no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAUJO, E. S.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Retrato da Educação Municipal de Arapiraca - Uma Reflexão das Concepções de Aprendizagem e Saberes na Educação da Escola Hugo Lima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
CASTRO, E. M. L.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A importancia do Ludico, Brinquedo, Brincadeira e Jogo na Visão das Professoras de creche. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
ALBUQUERQUE, S. L. F.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A Influencia da Igreja Catolica no Processo Escolar de Arapiraca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
SILVA, S. C. V.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Os Fundamentos da Pedagogia Freireana e o Ensino de Filosofia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
SANTOS, T.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Aluno- Dificil: Compreenção e Estrategias para Ação Educativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
GOMES, J. F.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Evasão na Escola Miguel Matiaas:Um Estudo de Caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A indústria da seca no sertão alagoano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. A importância do Rio São Francisco para a cidade Traipu-AL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.
FERREIRA, L. A.;ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Educação Ambiental no Ensino de Geografia de 5ª a 8ª Serie no Municipio de Teotonio Vilela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; GOMES, Jacinta de Fátima Matos; SANTOS, Flaudizio Barbosa. A HISTORIA DO ADVENTISMO NO BRASIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; BALBINO, Elizete Santos. INCLUSÃO: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; ARAÚJO, Maria Jose de Brito; SANTOS, Flaudizio Barbosa. FORMAÇÃO CNTINUADA:TENDENCIA DESAFIOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; SANTOS, Flaudizio Barbosa; REGO, Claudia Cristina Barbosa. FAMILIA E ESCOLA:PARCERIA PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; REGO, Claudia Cristina Barboza; SANTOS, Juracy Pinheiro dos. UM OLHAR CRITICO SOBRE AS DIMENSÕES QUE PERMEIAM AS CAUSAS SA EVASÃO ESCOLAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; ARAÚJO, Maria Jose de Brito; MARQUES, Ângela Maria. EVASÃO ESCOLAR UM CASO PESSOAL OU SOCIAL? EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; ALMEIDA, Maria de Fatima Guimarães; REGO, Claudia Cristina Barboza. A IMPORYANCI DA MERENDA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; REGO, Claudia Cristina Barboza; SANTOS, Flaudizio Barbosa. O ENSINO RELOGIOSO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBRIGATÓRIO OU FACULTATIVO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Banca Examinadora de Defesa de Memorial para Ascensão Funcional. 2016.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Banca Examinadora de Defesa de Memorial de Ascenção Profissional para Professor Titular. 2016.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; FREITAS, I. M. D.. Defesa de Memorial Progressão Vertical Para Professora Titular. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo; GOMES, Jacinta de Fátima Matos; NOBREGA, Vulma da Silva; SANTIAGO, Maria Jose. MAGISTÉRIO DE NIVEL SUPERIOR. 1994. Fudação Universidade Estadual de Alagoas.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE MONITOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013.
ARAGÃO, Maria Helena de Melo. BANCA DE SELEÇÃO DE MONITOR DE BIOLOGIA. 2011. Universidade Estadual de Alagoas.
Orientou
PROJETO DE INICIAÇÃO IENTIFICA; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas; (Orientador);
REVENDO O ENSINO DE GEOGRAFIA E PROPONDO A CONSTRUÇÃO HISTÓRIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA ESCOLA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
CULTURA FUMAGEIRA: avanço ou atraso no processo de scolarização de Arapiraca nos anos 1940-1950; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A Experiencia na Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, Campo Alegre/AL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
Práticas Pedagógicas docentes: resistências metodológicas no ensino de história; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
Polícia Militar, cidadania e política dentro da democracia brasileira; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
Gestão democrática e participativa na escola pública brasileira: colegiado escolar e outros conselhos; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
A importância do lúdico na educação infantil: o prazer em aprender; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
A Laicidade do Estado e o ensino religioso na Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INCLUSIVA OU EXCLUDENTE?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
MOVIMENTO DA REVOLTA DA VACINA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
ENTRE SOMBRAS E LUZES: PADRE CÍCERO DO JUAZEIRO E A SEDIÇÃO DO JUAZEIRO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
BOCA DA MATA: HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
LIVRO DIDÁTICO: ATIVIDADES DIDÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEDRO JOAQUIM DE JESUS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RESGATE DA ESSÊNCIA HUMANA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
COOPERATIVA DE COLONIZAÇÃO AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DE PINDORAMA: NARRATIVA E MEMÓRIA DOS TRABALHADORES; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
A REVOLUÇÃO FARROUPILHA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
O PAPEL DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
História do Ensino da História com Foco Especial nos Parâmetros Curriculares; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
História da Inclusão no Brasil: Um Direito ao Desafio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
HISTORIA DO ADVENTISMO NO BRASIL; 2006; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
A IMPORTANCIA DA MERENDA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2005; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fudação Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
O ENSINO RELIGIOSO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBRIGATÓRIO OU FACULTATIVO; 2005; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
O abuso sexual e a culpabilização da vítima; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
História e Memória da Educação Superior em Arapiraca: Uma análise de inovações e Impactos Socioeconômicos e Culturais no Processo de Desenvolvimento de Arapiraca de 1990 a 2010; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Helena de Melo Aragão;
Outras produções
ARAGÃO, Maria Helena de Melo ; SILVA, José Aragão da . CURSO DE PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Maria Helena de Melo ; ARAGÃO,Jádney Flávio de Melo . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INSPEÇÃO ESCOLAR. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Maria Helena de Melo ; ARAGÃO,Jádney Flávio de Melo . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Maria Helena de Melo ; ARAGÃO,Jádney Flávio de Melo . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEO-HISTÓRIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Maria Helena de Melo . CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Maria Helena de Melo ; XAVIER, Rafael Albuquerque . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEO-HISTÓRIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Maria Helena de Melo ; ARAÚJO, Maria Jose de Brito ; BRAZ, Luiza Maria . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Abuso sexual e a culpalização da vítima., Descrição: Essa investigação faz parte das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa de História da Educação de Alagoas/Trajetória da Educação do Agreste e Sertão Alagoano - TEASA. A prática do abuso sexual, com destaque o crime de estupro, são práticas antigas e, que vem crescendo na sociedade contemporânea. O tratamento dado pelo Estado a estas práticas tem variado ao longo do tempo e de acordo com as concepções da sociedade. Entretanto as altas taxas de ocorrências somado as escassas de queixa, instauração de inquérito policial, seguido de processo judicial e condenação é comum na sociedade brasileira. Essa realidade é preocupante por isso a pesquisa busca debater e encontrar formas de conscientização e enfrentamento desse problema. Segundo o modelo patriarcal a educação vem permitindo que os homens exerçam domínio sobre a vida e até mesmo sobre o corpo da mulher. E ao casar sua dedicação e obediência passa a ser do marido, de forma que pelas regras impostas por esse modelo de educação, leva a crer que há diferença entre homens e mulheres no que se refere aos papeis que esses devem desenvolver. A própria oprimida leva através de geração e geração, mesmo sem culpa, sua contribuição para com a violência que sofre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Helena de Melo Aragão - Coordenador / MAYSA KEISSY RAMOS DE LIMA - Integrante / Luiz Geraldo Rodrigues de Gusmão - Integrante.
-
2012 - 2013
Discutindo a construção de projetos pedagógicos de cursos do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas: do sonho à realidade., Descrição: A investigação tem como objeto a análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia da Uneal. A pesquisa preocupa-se em analisar reflexivamente as possibilidades e limitações/resistências que auxiliam ou dificultam seu desenvolvimento como produção coletiva. Os procedimentos analíticos estão fundamentados nas contribuições de Buarque( 1994), Dias Sobrinho(1994),Dourado(2004) e Santos (1995, 1999 ), no que se refere a sustentação teórica relacionada a perspectiva de currículo no que diz respeito a cultura escolar (acadêmica). Os segmentos desta pesquisa configuram-se em um espaço no qual os agentes e a instituição possuem interesses distintos e estabelecem, simultaneamente,relações contraditórias e de cumplicidade.Nesta lógica, a tendência histórica de construir um projeto político-pedagógico requer enfrentar os desafios do cotidiano da universidade, de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e participativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Helena de Melo Aragão - Coordenador / Mariany Alves do Nascimento - Integrante / Mayara Rodrigues Barbosa - Integrante / Inalda Maria Duarte de Freitas - Integrante.
-
2011 - 2012
A universidade no Brasil: História, cultura e sociedade., Descrição: Essa investigação faz parte das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa de História da Educação de Alagoas/Trajetória da Educação do Agreste e Sertão Alagoano - TEASA. O foco está em investigar os nexos processuais entre universidade, história, cultura e sociedade, a partir de análises desenvolvidas no campo da história da educação. Utiliza principalmente as contribuições de Drèze e Debelle (1993), Fernandes (1975), Althusser (1983), Charles & Verger (1996), Morin (2002), Chauí (1999) e Verçosa (1996). Nesta pesquisa estuda-se as relações que se estabelece entre essas instâncias e que a relação universidade-sociedade exige o repensar que reelabore modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade. A elaboração de um "corpus" de saberes, por meio dos nexos processuais entre universidade, história, cultura e sociedade, requer o entendimento de autores e atores contracenando com a história, teorias sociais e tendências pedagógicas da prática universitária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Helena de Melo Aragão - Coordenador / MARIA JOSE DE BRITO ARAÚJO - Integrante / Maria Luiza Braz - Integrante.
-
2010 - 2013
História e Memória da Educação Superior em Arapiraca:Uma Análise de Inovações e Impactos Socioeconômicos e Culturais no Processo de Desenvolvimento de Arapiraca( 1990 a 2010), Descrição: Trata-se de uma pesquisa do grupo'-Trajetória da Educação do Agreste e Sertão Alagoano-TEASA da Uneal, e tem como objeto de pesquisa o Ensino Superior em Arapiraca, procura-se problematizar os processos históricos do ensino superior no município de Arapiraca. Tem como vertente de análise a trajetória do ensino duperior nesa cidade, considerando o contexto socioeconômico do municípo e o ensino superior no Estado.Procura demonstrar o caráter colonialista e oligárquico do ensino ali desenvolvido apresentando recortes temporais e históricos que ilustram o crescimento deste nível de ensino desde 1990 até 2010.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maria Helena de Melo Aragão - Coordenador.
-
2006 - 2006
O trabalho de creche: um exercício de análise do discurso de auxiliares e berçaristas envolvidas no processo, Descrição: A pesquisa fez parte das ações desenvolvidas no ensino da disciplina Metodologia do Ensino de Educação Infantil. O foco dessa investigação esteve na escuta de auxiliares e berçaristas de creche sobre suas necessidades profissionais e às demandas dessa primeira etapa da educação básica em relação ao trabalho de creche. A intenção era de investigar a materialidade linguística na fala das entrevistadas.Assim, o projeto elegeu 2 creches de arapiraca-AL como "locus" da investigação.O "corpus" de análise versou sobre a formação e qualificação profissional.Queríamos saber que sentidos os discursos desses profissionais revelam, silenciam, ocultam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (35) . , Integrantes: Maria Helena de Melo Aragão - Coordenador.
-
2005 - 2006
A Formação do Pedagogo Pesquisador: uma experiência metodológica na construção do conhecimento, Descrição: trata-se da construção de uma nova METODOLOGIA DE ENSINO, a partir de uma pedagogia crítica,que valoriza a formação do docente e do educador-pesquisador.Está fundamentada na prática institucionalizada, com suas formas de educar configurando sua cultura e tradições, pela ação dos que fazem educação: com seus modos de agir,pensar,seus valores, seus conhecimentos,etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Helena de Melo Aragão - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Alagoas. , rua:governador Luiz cavalcante, Alto do Cruzeiro, 57301-000 - Arapiraca, AL - Brasil, Telefone: (82) 35398083, Fax: (82) 35213019, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Fudação Universidade Estadual de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheira Titular do Conselho Universitário
2015 - Atual
Fudação Universidade Estadual de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró- Reitora de Graduação
2013 - 2015
Fudação Universidade Estadual de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Campus I- UNEAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2013
Fudação Universidade Estadual de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Campus I- UNEAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1981 - 2006
Fudação Universidade Estadual de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) PROFESSOR TITULAR, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Prática Profissional e ao Curso de Pedagogia, Educação, Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação
-
02/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Prática Profissional e ao Curso de Pedagogia, Edfucação, Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
-
02/2007 - 12/2007
Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação
-
02/2007 - 12/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
02/2005 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃ DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
02/2005 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL E AO CURSO DE PEDAGOGIA
-
02/2004 - 12/2006
Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
-
02/2004 - 12/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DA EDUCAÇÃO
-
02/2005 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Estadual, Estadual.,Atividade realizada, PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS FUNESA/FESO-findação educacional serra dos orgãos.
-
12/2004 - 03/2006
Ensino, Especialização Em Geo História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
-
05/2005 - 08/2005
Outras atividades técnico-científicas , Estadual, Estadual.,Atividade realizada, CORDENAÇÃO DO PRIMEIRO SEMINÁRIO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS E INTERDISCIPLINARES DO CURSO DE PEDAGOGIA.
-
05/2003 - 12/2004
Estágios , Estadual, .,Estágio realizado, COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA E MATEMATICA DE 5° A 8° SÉRIE/CONVENIO COM O PETI-programa de erradicação do trabalho infantil.
-
02/2002 - 12/2004
Estágios , Estadual, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca Ffpa.,Estágio realizado, ESTÁGIO EM GENTÃO EDUCACIONAL.
-
02/2001 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS/MESAS REDONDAS/PALESTRAS
-
05/2000 - 07/2004
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETORA PARA ASSUNTOS ACADEMICOS.
-
05/2000 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Estadual, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca Ffpa.,Cargo ou função, Membro de conselho superior.
-
09/2000 - 06/2004
Direção e administração, Estadual, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca Ffpa.,Cargo ou função, COORDENADORA DE CURSO.
-
06/2002 - 09/2002
Treinamentos ministrados , Estadual, Funesa Convenio Siesc.,Treinamentos ministrados, SECRETARIADO EXECUTIVO
-
02/1999 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTO DA ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR
-
02/1999 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO EDUCASIONAL
-
01/1999 - 09/2000
Direção e administração, Estadual, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca Ffpa.,Cargo ou função, CHEFE DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS PEDAGOGICOS-APE.
-
02/1996 - 12/1998
Ensino, Adiministração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTIFICA
-
02/1987 - 12/1996
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO DE 1° E 2° GRAUS
-
02/1987 - 12/1996
Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO DE 1° E 2° GRAUS
-
02/1987 - 12/1996
Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO DE 1° E 2° GRAUS
-
02/1990 - 12/1993
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA GERAL
-
02/1990 - 12/1993
Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA GERAL
-
02/1990 - 12/1993
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA GERAL
-
09/1981 - 12/1988
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRATICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
2006 - Atual
Universidade Estadual de AlagoasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professoer Titular, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2008 - 10/2008
Ensino, Curso em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Docência no Ensino Superior
-
08/2005 - 08/2005
Ensino, Curso de Pedagogia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Docência no Ensino Superior
-
03/2005 - 03/2005
Ensino, Curso em Geo-História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Docência do Ensino Superior
-
10/2003 - 10/2003
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Docência do Ensino Superior
2006 - 2006
Faculdade Atlântico LtdaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora da disciplina Docência do Ensino superior
Atividades
-
04/2008 - 04/2008
Ensino, Curso de Pedagogia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Docência do Ensino Superior
1998 - 1998
Sistema Integrado de Educação, Saúde e Cultura LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Formadora educação saúde e cultura, Carga horária: 5
Outras informações:
Curso de formação continuada para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Helena de Melo Aragão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?