Daniel Cintra Cugler

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Paulista (2003), pós-graduação lato-sensu em modelagem e projeto de bancos de dados pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Ciências da Computação na área de bancos de dados pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutorado em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (2014), trabalhando na área de bancos de dados, no domínio de biodiversidade. Realizou parte do doutorado na Universidade de Minnesota, Estados Unidos (09/2012 a 09/2013), trabalhando com mineração de dados espaciais com enfoque em detecção de anomalias em bancos de dados de observações biológicas. Desde 04/2017 é professor efetivo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Fundou e lidera no IFSP o LabTech - Laboratório para Inovação em Tecnologia, registrado oficialmente no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Entre 04/2014 a 03/2017 foi docente no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde foi coordenador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (01/2015 a 02/2017). Foi Diretor Geral substituto do IFTM campus Patrocínio entre 11/2015 a 02/2017. Entre 02/2015 e 05/2015 foi DiretorGeral interino do IFTM campus Patrocínio. Além disso, fundou no IFTM campus Patrocínio o Laboratório de Inovação em Tecnologia (LabITec), registrado oficialmente no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Desenvolveu o aplicativo Silence Scheduler para plataforma Android, que possui mais de 60.000 downloads no ambiente Google Play. Trabalhou por mais de 5 anos no departamento de Tecnologia da Informação da maior metalúrgica produtora de implementos agrícolas da américa latina. Atua na área de banco de dados, eScience, IoT, e na utilização da plataforma Arduíno (e similares) e mobile com enfoque em pesquisa aplicada.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Computação

2010 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: Supporting the Collection and Curation of Biological Observation Metadata
Orientador: em University of Minnesota ( Shashi Shekhar)
com Claudia Bauzer Medeiros. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Ciência da Computação

2008 - 2010

Universidade Federal de São Carlos
Título: WOntoVLab: Um processo para autoria de laboratórios virtuais baseado em workflows e ontologias,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Mauro Biajiz (in memoriam), Marilde T. P. Santos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Laboratório Virtual; Ontologias; workflow.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Modelagem e projeto de Banco de Dados

2004 - 2005

Universidade Federal de São Carlos
Título: Sistema web para vídeo locadora
Orientador: Mauro Biajiz

Graduação em Ciências da Computação

2000 - 2003

Universidade Paulista

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

E.M.P.S.G. Adelino Bordignon

Ensino Fundamental (1º grau)

1988 - 1996

fundação bradesco

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: eScience.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Internet of Things (IoT).

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Bancos de dados científicos.

Organização de eventos

CUGLER, D. C. . Semana de Cursos 2015 - IFTM Campus Patrocínio. 2015. .

AVILA, F. M. R. ; CUGLER, D. C. ; MELO, J. G. . Membro de comissão organizadora do processo seletivo simplificado para provimento de cargo temporário de professor substituto da área de Informática II - Redes (Edital 030 de 19/06/2015).. 2015. (Concurso).

CUGLER, D. C. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - IFTM Campus Patrocínio.. 2014. .

CUGLER, D. C. . Comissão organizadora da Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços - IFTM Campus Patrocínio - Portaria 038 de 18/07/2014. 2014. .

CUGLER, D. C. . VII Workshop de teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica do Instituto de Computação - UNICAMP. 2012. (Outro).

Participação em eventos

O Mapa da Mina.Arduino: Unindo o Poder da Eletrônica e Computação na Criação de Projetos. 2014. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Sistema Gerenciável para Automação de Acionamentos Elétricos. 2014. (Feira).

XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2014. (Congresso).

XIV Simpósio Brasileiro de GeoInformática - GeoInfo. 2013. (Simpósio).

VII Workshop de teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica do Instituto de Computação - UNICAMP.An architecture for retrieval of animal sound recordings based on context variables. 2012. (Outra).

VI Workshop de teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica do Instituto de Computação - UNICAMP. 2011. (Outra).

XII Simpósio Brasileiro de GeoInformática - GeoInfo. 2011. (Simpósio).

XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - V e-Science Workshop. Managing Animal Sounds - Some Challenges and Research Directions. 2011. (Congresso).

10th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. WOntoVLab: a virtual laboratory authorship process based on workflow and ontologies. 2010. (Congresso).

XI Simpósio Brasileiro de GeoInformática - GeoInfo. 2010. (Simpósio).

XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE.WOntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais baseada em Workflows e Ontologias. 2009. (Simpósio).

XXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - SBBD.OntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais Baseada em Ontologias. 2009. (Simpósio).

VII É dia de Java - UFSCar. 2008. (Outra).

XXIII SBBD - Simpósio brasileiro de banco de dados - SBBD. 2008. (Simpósio).

VI É dia de Java - UFSCar. 2007. (Simpósio).

II É dia de Java - UFSCar. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Guilherme de Queiros Freitas e Renan Garatini

RODRIGUES, R. J. G.; POLIDO, M. F.;CUGLER, D. C.. Sistema de Controle Patrimonial de Bens Permanentes do IFSP Campus Boituva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Brenda M

CUGLER, D. C.; RODRIGUES, R. J. G.; POLIDO, M. F.. Ribeiro Leite e Isabela Fernanda Capeti.Um aplicativo para alerta de enchentes através de monitoramento de oscilação de nível de água em rios e represas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Gustavo H

POLIDO, M. F.; RODRIGUES, R. J. G.;CUGLER, D. C.. R. Santana e Estevão M. F. Silva.Fundação crescer criança: Uma aplicação social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Angelo Rodrigo Ribeiro da Silva

CUGLER, D. C.; POLIDO, M. F.. Solus, um software para monitoramento de painéis solares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Albert Kliemke Neto e Fernando Fernandes de Deus

ISLER, P. R.; POLIDO, M. F.;CUGLER, D. C.. Otimização do uso de carros oficiais do IFSP utilizando algoritmos genéticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Adolfo Batista Neto e Klinsmann Erich Wedemann

DIAS, G. L.; CUNHA, L. E. C.;CUGLER, D. C.. Sistema Web para Customização de Pizzas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: João Carlos Gonçalves

SOARES, J. A. J. P.;CUGLER, D. C.; SILVA, E. C.. Mineração de dados em ambientes e educacionais: Uma aplicação prática dos dados de auto-avaliação institucional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Ana Claudia de Freitas Carvalho

AGUIAR, M. A.;CUGLER, D. C.; OLIVEIRA, C. C.. Desenvolvimento de Aplicação para Streaming de Músicas: Streamu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marcos Vinícius Brito de Lima

OLIVEIRA, C. C.;CUGLER, D. C.; SOARES, J. A. J. P.. Simulação de espalhamento de fluidos baseado em autômatos celulares bidimensionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Heleno Rodrigo Gonçalves

GONCALVES, H. R.; AGUIAR, M. A.; CHAGAS, D. C.;CUGLER, D. C.. Sistema gerenciador de atividades e vendas de produtos para academias de musculação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Rodrigo Cassiano Goncalves

FURTADO, A. F.;CUGLER, D. C.; MACHADO, L. B.. Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em eletrônica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Warley Luiz Machado da Silva

ANDRADE, A. M.;CUGLER, DANIEL CINTRA; SILVA JUNIOR, V. L.. Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Wemerson de Brito Castro

ANDRADE, A. M.;CUGLER, DANIEL CINTRA; SILVA JUNIOR, V. L.. Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Matheus Alves Nascimento

ANDRADE, A. M.;CUGLER, D. C.; SILVA JUNIOR, V. L.. Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Rafael Henrique Santos Oliveira

TOMAZ, L. B. P.;CUGLER, D. C.; CHAGAS, D. C.. Relatório de Estágio Supervisionado de Atividades Profissionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

CUGLER, D. C.; MOREIRA, J.; OLIVEIRA, V. F.. Edital n 30 de 19/06/15 - Processo Seletivo Simplificado Professor Substituto - Campus Patrocínio. 2015. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

OLIVEIRA, V. F.;CUGLER, D. C.; ALVES, M. A.. Membro de banca de seleção de projetos de extensão do Edital 03/2014 Programa de Apoio a Projetos de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro.. 2015. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

CUGLER, D. C.. Avaliador de invento - Categoria Propriedade Industrial - Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços do IFTM.. 2014. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Orientou

Joberson Elias Ferreira e Caroline de Nicola

Rede Social Petos; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Paulo Don João Scarano

A definir; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Jonathan Benicio de Lima Oliveira

Controle alimentar para diabéticos; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Dante Mesquita Neto

A definir; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Gustavo Henrique dos Santos Paula e João Pedro Ferreira

Sistema baseado em IoT para monitoramento e segurança de residências; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Grace K

G; dos Santos e Anielle C; O; V; dos Santos; BeautySoftL Sistema gerenciador para servicos de beleza; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Paulo Camargo e Aline Mendonça

T-indico: Uma plataforma para conectar prestadores de serviços e clientes; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Isabela Fernanda Capeti e Brenda Melissa Ribeiro Leite

Smart River: Um aplicativo para alerta de enchentes através de monitoramento de oscilação de nível de água em rios e represas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Carlos Eduardo da Silva

Uso de IoT para coleta de batimentos cardíacos e envio de arritmias cardíacas através de Smartwatch; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Jonas Rosa da Silva Bonventi

Sistema para planejamento de vendas com ferramentas de Business Intelligence; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Marcelo Tsuji Tanaka e Willian Soares de Lima

Especificação do Software: "A feira em casa"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

RAFAEL HENRIQUE DA SILVA SANTOS e ITALO LIRA MOLINA

BESTPLACE um catálogo digital para captação de pedidos de empresas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

MURILO VIANNA VERCELLINO

FONESHAKE Um aplicativo móvel para gestão de serviços e comunicação com clientes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Rafael Correa Campos

PETAPP, uma aplicação móvel para comércio de animais: Software Auxiliador para Instituições Pets; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Douglas Diniz Carvalho

Utilização de tecnologias web para criação de software auxiliador de inventário patrimonial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Juliano Jerônimo da Silva Tavares

Jogo Digital para ensino da disciplina Estrutura de Dados I; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, IFSP Institucional; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Jonathan Benicio de Lima Oliveira

Uma rede social para plataformas móveis para auxiliar pessoas que desejam largar seus vícios; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, IFSP Institucional; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Guilherme de Queiroz Freitas

Sistema de Controle de Patrimônios através de RFID; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

André Ricardo dos Reis

Sistema de Irrigação Inteligente Baseado em Sensores, Válvulas Solenóides e Software; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Thaynara Silva Pinto

Sistema Gerenciável para Automação de Acionamentos Elétricos - Um Estudo de Caso em Alertas Sonoros; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Computação e Informática) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

William Ferreira dos Anjos

Orientação de estágio; Sistema para Gestão de Clínicas Médicas; 2016; Orientação de outra natureza; (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Daniel Cintra Cugler;

Produções bibliográficas

  • CUGLER, D. C. ; MEDEIROS, C. M. B. ; TOLEDO, L. F. . An architecture for retrieval of animal sound recordings based on context variables. Concurrency and Computation , p. n/a-n/a, 2012.

  • Shekhar, Shashi ; Evans, Michael R. ; Gunturi, Viswanath ; Yang, KwangSoo ; Cugler, Daniel Cintra . Lecture Notes in Computer Science. 1. ed. Springer Berlin Heidelberg, 2014. 81-63p .

  • Cugler, Daniel Cintra ; Medeiros, Claudia Bauzer . Adaptive Acquisition of VGI to Fill Out Gaps in Biological Observation Metadata. Advances in Geospatial Technologies. 1ed.: IGI Global, 2017, v. , p. 271-290.

  • SHEKHAR, S. ; CUGLER, D. C. . Parallel Computing. In: Douglas Richardson. (Org.). The International Encyclopedia of Geography: People, the Earth, Environment, and Technology. 1ed.: , 2016, v. , p. 1-.

  • SOUSA, R. B. ; CUGLER, D. C. ; MALAVERRI, J. E. G. ; MEDEIROS, C. M. B. . A Provenance-based Approach to Manage Long Term Preservation of Scientific Data. In: 30th IEEE International Conference on Data Engineering., 2014, Chicago, USA. Workshop on Long Term Preservation Workshop on Long Term Preservation for Big Scientific Datafor Big Scientific DataWorkshop on Long Term Preservation for Big Scientific Data, 2014.

  • RIBEIRO, R. ; SILVA, A. F. F. ; CUGLER, D. C. . Robo Explorador Terrestre. In: Mostra Nacional de Robótica, 2014, São Carlos/SP. Mostra Nacional de Robótica, 2014. p. 121-124.

  • CUGLER, D. C. ; MEDEIROS, C. M. B. ; SHEKHAR, S. ; TOLEDO, L. F. . A Geographical Approach for Metadata Quality Improvement in Biological Observation Databases. In: 9th IEEE International Conference on e-Science, 2013, Beijing, China. 9th IEEE International Conference on e-Science, 2013.

  • MOTA, M. S. ; LONGO, J. S. C. ; CUGLER, D. C. ; MEDEIROS, C. M. B. . Using Linked Data to Extract Geo-Knowledge. In: XII Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2011, Campos do Jordão, Brazil. XII Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2011. p. 111-116.

  • CUGLER, D. C. ; MEDEIROS, C. M. B. ; TOLEDO, L. F. . Managing Animal Sounds - Some Challenges and Research Directions. In: V e-Science Workshop, 2011, Natal, Brazil. V e-Science Workshop, 2011.

  • CUGLER, D. C. ; YAGUINUMA, C. A. ; SANTOS, M. T. P. . WOntoVLab: A Virtual Laboratory Authorship Process Based on Workflow and Ontologies. In: The 10th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2010, Sousse, Tunisia. The 10th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2010. p. 690-694.

  • MELO, H. V. F. ; CUGLER, D. C. ; TEIXEIRA, C. A. C. . WebLabs: Um Modelo para Especificação e Validação de Pré-Configurações. In: XV Simposio Brasileiro de Sistemas Multimedia e Web - Webmedia'2009, 2009, Fortaleza, Brazil. XV Simposio Brasileiro de Sistemas Multimedia e Web - Webmedia'2009, 2009.

  • CUGLER, D. C. ; YAGUINUMA, C. A. ; BIAJIZ, M. ; SANTOS, M. T. P. . OntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais Baseada em Ontologias. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - SSBD'2009, 2009, Fortaleza, Brazil. VIII Wokshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados, 2009. p. 19-24.

  • SILVA, C. E. ; CUGLER, D. C. . Uso de IoT para monitoramento cardíaco e envio de alertas de emergência através de smartwatch. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2018, Itapetininga. VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2018.

  • LARA, E. A. ; CUGLER, D. C. . O Paradoxo de Monty Hall: A Matemática abrindo portas - Uma resolução com recurso computacional. In: III Colóquio de Matemática da Região Sudeste, 2015, Uberlândia/MG. III Colóquio de Matemática da Região Sudeste, 2015.

  • CUGLER, D. C. ; YAGUINUMA, C. A. ; BIAJIZ, M. ; SANTOS, M. T. P. . WOntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais baseada em Workflows e Ontologias. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis, Brazil. Resumo, 2009.

  • PINTO, T. S. ; CUGLER, D. C. . Sistema Gerenciável para Automação de Acionamentos Elétricos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUGLER, D. C. . Abstract of the content seen in: Discipline Distributed Systems - MO441 - UNICAMP 2010 (Relatório Técnico).

Outras produções

CUGLER, D. C. . Silence Scheduler: Scheduling the Ringer Behaviour of Android Smartphones. 2011.

CUGLER, D. C. . WOntoVLab Framework. 2010.

CUGLER, D. C. . Ferramenta Laboratório Virtual para o ambiente TIDIA-Ae. 2010.

CUGLER, D. C. ; MELO, H. V. F. . Ferramenta Laboratório Remoto para o ambiente TIDIA-Ae. 2009.

PINTO, T. S. ; CUGLER, D. C. . Sistema Gerenciável para Automação de Acionamentos Elétricos. 2014.

CUGLER, D. C. . Avaliador de invento apresentado na categoria Propriedade Industrial da Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços 2014 do IFTM Campus Patrocínio.. 2014.

CUGLER, DANIEL CINTRA . Revista Pesquisa FAPESP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TOLEDO, L. F. ; Cugler, Daniel Cintra ; MEDEIROS, C. M. B. . Jornal da Cultura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Cugler, Daniel Cintra ; MEDEIROS, C. M. B. ; TOLEDO, L. F. ; CORBO, M. . Jornal da UNICAMP. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUGLER, D. C. . Introdução ao Arduino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Cugler, Daniel Cintra . Eu vou bem no ENADE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Projeto Saco Verde Reutilização de banners de lona para a produção de EcoBags, Descrição: Desenvolvimento de plataforma computacional para conectar cidadãos e cooperativas de reciclagem para viabilizar a coleta de materiais recicláveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Cintra Cugler - Integrante / Felipe Augusto Ferreira de Almeida - Coordenador / Rafael Henrique da Silva Santos - Integrante / Bruno Nogueira Luz - Integrante / Israel Mendes da Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Arapuan - Interoperability of Agricultural data in eScience, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Maria Bauzer Medeiros em 17/12/2018., Descrição: Interoperabilidade de dados agricolas em eScience. CNPq project: 428459/2018-8. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Cintra Cugler - Integrante / Claudia Bauzer Medeiros - Coordenador / André Santanchè - Integrante / Julio Cesar dos Reis - Integrante / Carla Macario - Integrante / Eliane Martins - Integrante / Gilberto Zonta Pastorello Jr - Integrante / Khalid Belhajjame - Integrante / Marcos Antonio Vaz Salles - Integrante / Rubens A. C. Lamparelli - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Fontes Renováveis e Eficiência Energética no IFSP - Campus Boituva como Vetores para Novos Cursos e Redução de suas Despesas de Energia Elétrica, Descrição: Projeto aceito na Chamada 001/2016 - PEE e P&D da ANEEL. Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior, através de uma instalação com minigeração solar fotovoltaica associada a ações de eficiência energética nos sistemas de ar condicionado do IFSP Campus Boituva e ações de P&D.
Responsável pelo desenvolvimento do Remote, produto composto por software + hardware para automação/controle remoto de condicionadores de ar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Cintra Cugler - Integrante / Felipe Augusto Ferreira de Almeida - Coordenador / Mario Luiz Ferrari Pin - Integrante / Robert Dias Ximenes - Integrante / Ronaldo Gama - Integrante / André Luiz de M. Teixeira - Integrante / Natallie Zilio de Souza Teixeira - Integrante., Financiador(es): Companhia Piratininga de Força e Luz - Matriz - Outra.

  • 2015 - 2017

    Sistema de zeladoria urbana participativa para o desenvolvimento social e produtivo de municípios brasileiros. Um estudo de caso na cidade de Patrocínio/MG (R$ 185.000,00) - Processo: 468005/2014-5, Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada que objetiva desenvolver um sistema computacional que provenha um canal de comunicação bidirecional entre secretarias públicas e cidadãos (através da ouvidoria de municípios), de modo a viabilizar a zeladoria urbana participativa. Este canal deverá ser suportado por plataformas Web e mobile.

O Intuito do projeto é permitir que secretarias públicas (por exemplo, segurança e saúde) possam adotar tal sistema para incentivar a utilização do cidadão como agente fiscalizador. Isso permitirá que diversas categorias de problemas ocorridos nos municípios possam chegar rapidamente ao conhecimento dos órgãos responsáveis, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficiente; e, portanto, gerando crescimento para o município e benefícios aos cidadãos.

O sistema será validado através de um estudo de caso aplicado à ouvidoria da cidade de Patrocínio/MG. Dez por cento (10%) do apoio financeiro do projeto foi provido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Cintra Cugler - Coordenador / Lidia Bononi Paiva Tomaz - Integrante / Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Patrocínio/MG - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2015

Destaque no V Seminário de Inovação Tecnológica do IFTM - Seção BIC EM CNPq. Trabalho: Sistema Gerenciável para Automação de Acionamentos Elétricos - Um Estudo de Caso em Alertas Sonoros, Inst Fed. do Triângulo Mineiro.

2014

Destaque na categoria Novos produtos, processos e serviços - Feira de Novos Produtos - Invento Sistema Gerenciável para Automação de Acionamentos Elétricos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

2011

Best Paper Award - XII Brazilian Symposium on GeoInformatics - GEOINFO - Paper: Using Linked Data To Extract Geo-knowledge, .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Boituva. , Av. Zélia de Lima Rosa, 100, Portal dos Pássaros, 18550000 - Boituva, SP - Brasil, Telefone: (15) 33638610

Experiência profissional

2014 - 2017

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2015 - 02/2017

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Cargo ou função, Substituto da Direção Geral. (Portaria 1882 - DOU 24/11/2015).

  • 02/2015 - 02/2017

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio.,Cargo ou função, Coordenador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Portaria 161 - DOU - 11/02/2015).

  • 05/2014 - 01/2015

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio.,Cargo ou função, Substituto da Coordenação do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio (Portarias 726 de 23/05/2014 e 162 de 06/02/2015).

  • 05/2014 - 01/2015

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio.,Cargo ou função, Substituto da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Portarias 748 de 29/05/2014 - 162 de 06/02/2015).

2012 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa Estágio Docente - PED C, Carga horária: 6

2007 - 2010

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e densenvolvimento de sistemas., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto TIDIA - AE Fase 2: Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada. Aprendizado eletrônico.
Bolsas recebidas: FAPESP TT-IV (processo 2005/60653-1, período 09/2007 a 08/2008), FAPESP TT-IV (processo 2008/11202-5, período 09/2008 a 08/2009) e FUNAPE (processo 0198/2009, período 09/2009 a 06/2010).

2002 - 2007

Marchesan implementos e máquinas agrícolas TATU S/A

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Programação, adm. servidores e suporte., Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2002

WTI Tecnologia

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Programação, suporte e treinamentos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR Sistema de intervenções localizadas em telefonia móvel 19/01/2009