Lauro Soares de Freitas
Lauro Freitas realizou toda sua formação acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2000 graduou-se em Engenharia Mecânica de Produção. Em 2003 concluiu o mestrado em Engenharia de Produção e em 2015 obteve o título de Doutor em Administração. Atuou como Coordenador do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras entre 2003 e 2007 e Diretor Adjunto da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte de 2008 a 2010. Foi assessor da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais e Gerente de projetos na Reitoria da Kroton Educacional. Atuou como pesquisador no NTQi - Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação e no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - CRISP. Atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da PUC Minas e docente nos programas de pós-graduação da Academia da Polícia Militar e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor visitante da Griffith University (Austrália) e da Universidade Politécnica de Moçambique. Também atua como pesquisador membro do Grupo de Empreendedorismo Tecnológico e Inovação (GETi) e do Centro de Pesquisas em Segurança Pública (CESP) da PUC Minas . Tem experiência profissional na área de Engenharia de Produção atuando principalmente em pesquisas sobre os seguintes temas: Engenharia de Serviços, Metodologias de avaliação e controle, Mapeamento e padronização de processos. No campo da Segurança Pública tem atuado em projetos relacionados à Institucionalização de modelos de gestão em organizações de segurança pública e nas seguintes plataformas de inovação policial: Policiamento Orientado ao Problema, Policiamento baseado em evidências, Intelligence-led Policing e Policiamento Comunitário.
Informações coletadas do Lattes em 06/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2011 - 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A institucionalização do modelo de gestão CompStat na Polícia Militar de Minas Gerais sob as perspectivas teóricas do translation e trabalho institucional
Orientador: em Griffith University ( Gustavo Abel Carillo Guzmán)
com Reynaldo Maia Muniz. Coorientador: Gustavo Abel Carillo Guzmán. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Translation; Compstat; Polícia; Trabalho Institucional; Mudança institucional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Mestrado em Engenharia de Produção
2001 - 2003
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Um Estudo do Planejamento dos Serviços Preventivos de Segurança Pública na PMMG, Ano de Obtenção: 2003
Lin Chih Cheng.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desenvolvimento de Produto; Gestão de Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Serviços; Polícia Comunitária; Polícia Orientada para Resolução de Problemas; Inovação em Serviços. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
Graduação em Engenharia Mecânica
1995 - 2000
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Identificação de Oportunidades de Novos Negócios: O desenvolvimento de uma metodologia para busca de informações e tomada de decisões
Orientador: Lin Chih Cheng
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2012 - 2012
New Perspectives on Community Policing. (Carga horária: 30h). , Virginia Center for Policing Innovation, VCPI, Estados Unidos.
2010 - 2010
Business English. (Carga horária: 80h). , San Diego University for Integrative Studies, SDUIS, Estados Unidos.
2004 - 2004
Gerenciando para Resultados. (Carga horária: 24h). , Instituto de Desenvolvimento Gerencial, IDG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Gestão de Operações de Serviços.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: GESTÃO DA QUALIDADE.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gestão de Desenvolvimento do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Serviços.
Organização de eventos
LOBATO, W. ; FREITAS, L. S. . 25 Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas. 2017. (Outro).
BAGNO, R. B. ; FREITAS, L. S. . X Workshop do Instituto de Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Produtos. 2016. (Outro).
FREITAS, L. S. ; FELIPPE, W. C. ; RESENDE, M. C. F. . X Seminário de Extensão Universitária da PUC Minas. 2015. (Outro).
FREITAS, L. S. . Primeira Semana da Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras. 2005. (Outro).
FREITAS, L. S. ; CHENG, L. C. . I Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 1999. (Congresso).
FREITAS, L. S. ; CHENG, L. C. . 5th International Symposium on QFD ? ISQFD. 1999. (Congresso).
Participação em eventos
Workshop Redes Sociais: estratégia e conteúdo. 2023. (Outra).
IV CDIO Brazilian Meeting. 2020. (Congresso).
I Seminário Integrado sobre Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO)T.Experiências Nacionais de Polícias Militares na Lavratura do TCO. 2019. (Seminário).
XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.Contribuições da Engenharia de Produção para a Segurança Pública Mineira. 2019. (Encontro).
I Fórum Avançado de Tecnologia. 2016. (Encontro).
XXI Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2016. (Encontro).
II Seminário "Engenheiro do Futuro". 2015. (Seminário).
IX Seminário de Extensão Universitária.Universidade e sociedade: desafios e perspectivas contemporâneas na lente da Engenharia de Produção. 2014. (Seminário).
II Seminário Internacional de Sistema Koban de Policiamento.Aplicação do Método IARA na Base Comunitária. 2011. (Seminário).
I Seminário Internacional de Policiamento Comunitário : Sistema Koban. 2010. (Seminário).
V Congresso Pitágoras 2008 - Criativação. 2008. (Congresso).
I Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2007. (Encontro).
III Encontro Anual de Gerenciamento de Projetos.Gestão de Projetos de Serviços Preventivos de Segurança Pública na PMMG.. 2007. (Encontro).
IV Congresso Pitágoras - Primeiro Emprego: "que trabalho dá".. 2007. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. SERVIÇOS PREVENTIVOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PONTOS DE SUCESSO E DE MELHORIA. 2007. (Congresso).
VII Seminário de Tecnologias da FUNCESI-FATEC.Fatores de Sucesso para o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços. 2007. (Seminário).
XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Projeto Informacional: Um ponto de partida para a contribuição da Gestão de Desenvolvimento de Produtos em Pequenas e Médias Empresas. 2007. (Encontro).
V Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos.V Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 2006. (Outra).
XI ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção.XI ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2006. (Encontro).
3ª Oficina Regional de Apoio à Auto-Avaliação (CPAS) - SINAES.3ª Oficina Regional de Apoio à Auto-avaliação (CPAS). SINAES. 2005. (Oficina).
Utilização de equipes multifuncionais no desenvolvimento de produto: um estudo de caso de uma pequena empresa do setor moveleiro.. 5° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2005. (Congresso).
X ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção.X ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2005. (Encontro).
IV Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos.IV Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 2004. (Outra).
IX ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção.- IX ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2004. (Encontro).
Um estudo da aplicabilidade da Gestão de Desenvolvimento de Serviços no planejamento dos serviços preventivos da PMMG. 4° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2003. (Congresso).
III Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos.III Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 2002. (Outra).
I Seminário de Polícia Comunitária da PMMG.I Seminário de Polícia Comunitário da Polícia Militar de MG. 2002. (Seminário).
3° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de produtos. 3° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2001. (Congresso).
II Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos.II Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 2001. (Outra).
2° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 2° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2000. (Congresso).
1° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 1° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 1999. (Congresso).
2° Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste. 2 Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste. 1999. (Congresso).
5th International Symposium on QFD - ISQFD.5th International Symposium on QFD ? ISQFD. 1999. (Simpósio).
Participação em bancas
FREITAS, L. S.; SAPORI, L. F.; SILVEIRA, R. A.; ROCHA, C. A. V.. O Emprego do Drone pela Polícia Civil sob a Perspectiva da Investigação Criminal. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
TORRES JUNIOR, N.; FREITAS, J. S.;FREITAS, L. S.; De Laia, M. M.. COPRODUÇÃO EM SERVIÇOS ELETRÔNICOS NO SETOR PÚBLICO: Eventos críticos no desenvolvimento e implantação da Delegacia Virtual de Minas Gerais. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LIMA, F. P. A.;FREITAS, L. S.; DOS REIS, G. P.. Do Preconceito à Expertise - Percepção de Suspeitos em Abordagens Policiais. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GUIMARÃES E BORGES, R. S.; ckagnazaroff, I. B.;FREITAS, L. S.. Políticas Públicas de Enfrentamento À Problemática da Seca no Semiárido Mineiro: Uma análise sob a Perspectiva da Avaliação da Quarta Geração. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração do CEPEAD) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LADEIRA, M. B.; BRAGA, I. E. N.; TORRES JUNIOR, N.;FREITAS, L. S.. Fatores Críticos de Sucesso na Gestão de Processos de Negócios Intensivos em Conhecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LOPES, H. E. G.; OLIVEIRA, S. L.; MADUREIRA, J. M.; OLIVEIRA, F. A.;DE FREITAS, LAURO SOARES. O céu é o limite: avaliação de modelos de negócios sob uma visão totalizadora e não relativista da realidade. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
TORRES JUNIOR, N.; Myake, D. I.; GOSLING, M.;FREITAS, L. S.. A estrutura das Redes de Suprimentos em Serviços: uma análise à luz das diversas formas de oferta do serviço para o cliente. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SAPORI, L. F.; CAETANO, A. J.; MEDEIROS, R. P.; SOUSA, R. R.;FREITAS, L. S.. Nem Cora o Livro de Ombrear Co'o Sabre, Nem Cora o Sabre de Chamá-lo Irmão: A duplicidade de "habitus"da Cultura policial-militar. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
FREITAS, L. S.; ROCHA, C. A. V.; SAPORI, L. F.. Clima Organizacional e seus Reflexos na Motivação dos policiais Civis de Minas Gerais. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
TORRES JUNIOR, N.; BAGNO, R. B.;FREITAS, L. S.. Flexibilidade em operações: suas estratégias e táticas em entidades organizadoras de eventos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAUJO, G. F. S.; LIMA, F. P. A.;FREITAS, L. S.; GRECO, P. J.; BARROS, V. A.. "Mãos na Cabeça"! Um estudo qualitativo sobre o poder discricionário de polícia em abordagem policial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSENÇÃO A. O.;FREITAS, L. S.. Qualidade de Vida No Trabalho: Um estudo sobre o trabalho dos investigadores de Polícia lotados na Corregedoria Geral de Polícia Civil de Minas Gerais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Domingues, C. C.; Da Costa, A. M.;FREITAS, L. S.. Polícia Comunitária na Regional Barreiro: Análise do Projeto Jovem Pró-ativo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Polícia Comunitária e Segurança) - Escola Superior Dom Helder Câmara.
FREITAS, L. S.; MOREIRA, A. F.; SALES, S. A. T.. Equipamentos de Proteção para o Cavalo em operações de controle de Distúrbios Civis. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais.
FREITAS, L. S.; LUIZ, A. S.; VELOSO, M. S.. Avaliação da Qualidade do Gerenciamento dos Serviços de Manutenção do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais.
FREITAS, L. S.; CRUZ, M. V. G.; SOUZA, M. A. C.. A Criação da 6° Cia PM Ind MAT: Avaliação dos Reflexos na Produtividade das Frações de Polícia Militar Rodoviária Subordinadas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais.
GUEDES, G. C.;FREITAS, L. S.; SILVA, A. L. L. F. A.; SARAIVA, J. C. G.. Padronização de Instrumentos de acompanhamento e gestão do desempenho operacional dos Destacamentos PM do 21° BPM: análise diagnóstica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais.
FREITAS, L. S.; FREITAS, A. R.; GUALBERTO, L. N.; MOREIRA, C. N.. O Trabalho de Inteligência Estratégica como Mecanismo de Resolução de Problemas de Segurança Pública: Uma avaliação da Excelência na Pedreira Prado Lopes de 2003 à 2008.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais.
Oliveira, M. A.; Souza, R. V.;FREITAS, L. S.. Indicadores de Qualidade para Avaliação do Policiamento Comunitário na Polícia Militar de Minas Gerais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro.
FREITAS, L. S.; PAIVA, F. B.. Instalação de Telefonia Móvel de Emergência nas Frações destacadas da Segunda Região da Polícia Militar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Fundação João Pinheiro.
COTTA, L. S.;FREITAS, L. S.. Recursos Aeronáuticos e Bases Terrestres da PMMG empregados na Força-Tarefa Previncêndio do Estado: Uma Análise Crítica. 2006.
Neto, N. F.; SILVA, A. L. L. F. A.;FREITAS, L. S.. Programa de Direitos Humanos da PMMG aplicado pela 3° RPM: Análise da Gestão sob a perspectiva da efetividade e da Interação Social. 2006.
Do Nascimento, C. H. R.; Valle, M. A.;FREITAS, L. S.. Emprego das Patrulhas Tático Móvel e a influência desta atuação no cumprimento da missão principal das companhias Tático Móvel. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESP) - Fundação João Pinheiro.
MELO FILHO, LEONEL DEL REY DE;FREITAS, L. S.; DE SOUZA, M. L. P.. Processo de Desenvolvimento de Produto em uma Startup de Tecnologia de Informação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
BRANDÃO, G. R.;FREITAS, L. S.; MELO FILHO, LEONEL DEL REY DE. A influência do Fator Humano na Atividade de Manufatura da Indústria Eletroeletrônica no Contexto da Gestão da Qualidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
SILVA RIBEIRO, J. L.;FREITAS, L. S.; LERY SANTOS, R. C.. Aplicação do Ciclo PDCA para análise dos níveis de ruído para mecânicos de aeronaves no aeroporto Carlos Drummond de Andrade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
NETO, A. C.;FREITAS, L. S.; LERY SANTOS, R. C.. Qualidade de Vida no Trabalho nas áreas de Logística e Tecnologia de Informação: Um estudo no sudeste brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
DE SOUZA, M. L. P.;FREITAS, L. S.; MELO FILHO, L. R.. Análise da Aplicação do Roadmapping no Contexto de Startup. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
MELO FILHO, LEONEL DEL REY DE;FREITAS, L. S.; REIS DE PAULA, R. A. S.. Gestão do Desenvolvimento de Produto em uma indústria de laticínios: planejamento do produto com foco no plano de marketing. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
HANRIOT, P. M.;FREITAS, L. S.; DE AZEVEDO, A. A.. Redução de Estoque Atrelado a Estabilidade do Nível de Serviço Logístico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
DE SOUZA, M. L. P.;FREITAS, L. S.; MELO FILHO, LEONEL DEL REY DE. Investigação do Effectuation na formação Empreendedora do Engenheiro de Produção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
HANRIOT, P. M.;FREITAS, L. S.; LIMA, C. R.. Importância da Gestão da Informação na Agropecuária Mineira para se adaptar a era digital dentro do cenário da Indústria 4.0. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
NUNAN, C. S.;FREITAS, L. S.; Salume, P. K.. Impactos do foodtech na Cadeia de Suprimentos: Estudo de Caso em Hamburguerias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
LIMA, C. R.;DE FREITAS, LAURO SOARES; HANRIOT, P. M.. Melhoria Produtiva Baseada na Utilização de Ferramentas da Qualidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção (Campus Coração Eucarístico)) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
DA SILVA, B. C.; SANTOS, L. L.; RIBEIRO, R. E. D.; REIS, R. V. M.; HANRIOT, P. M.;FREITAS, L. S.. Aplicação das Ferramentas do Pilar Controle da Qualidade do WCM para resolver um problema de Vazamento do Líquido Refrigerante no Cabeçote do Motor por Problema de Fundição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
FALK, R. C. C.; HANRIOT, P. M.;FREITAS, L. S.; LERY SANTOS, R. C.. Servitização como Estratégia Competitiva em uma Empresa do setor de Máquinas de Corte a Laser. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção - Campus Betim) - Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais.
GONCALVES, F. P.;FREITAS, L. S.; TORRES JUNIOR, N.; BAGNO, R. B.. Abordagem Lúdica para Ensino de Metodologia de Resolução de Problemas e Planejamento de Experimentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.
DOS SANTOS, A. P.; GUIMARÃES, D. F.;FREITAS, L. S.; HANRIOT, P. M.. A utilização dos recursos do Digital MockUp na viabilização da engenharia simultânea: Um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
FREITAS, L. S.; HANRIOT, P. M.; SILVA, V. L.. Melhoria no processo de gestão de estoques de peças de reposição numa Concessionária de veículos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
FERNANDES, J. M.;FREITAS, L. S.; PINTO, R. L. M.. Um Estudo sobre o Fluxo de Processo e Layout Industrial para Proposição de melhorias em uma empresa de manufatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Saintyves, J.;FREITAS, L. S.; AMARAL, C. C. R.. O Estudo Lean e aplicação de suas ferramentas para alcance de melhores resultados no setor de manutenção de equipamentos em uma mineradora: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Saintyves, J.;FREITAS, L. S.; TROIAN, R.. Estudo de tempos e movimentos na oficina de recuperação de rodeiros da MRS Logística por meio da técnica de cronoanálise: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Pedrosa, M. M.;FREITAS, L. S.; BAGNO, R. B.. Análise do posto de trabalho em uma Indústria Alimentícia: Uma aplicação de Métodos e Processos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Campos, A. L; COSTA, D. C.; BAGNO, R. B.;FREITAS, L. S.. Melhoria Contínua em Processos Produtivos: Estudo de Caso de carregamento e fusão em dois fornos a indução em uma fundição de ferro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Saintyves, J.; Veloso, C.;FREITAS, L. S.. Lean Manufacturing aplicado no setor de lavagem de Locomotivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Saintyves, J.; Veloso, C.;FREITAS, L. S.. Implantação do Lean Manufacturing na ZF Sistemas de Direcao. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Saintyves, J.; Veloso, C.;FREITAS, L. S.. Proposta de Implementação de Alternativas Sustentáveis no Processo Produtivo das Cachaças Artesanais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Carvalho, A. L; Gazolla, E. C.;FREITAS, L. S.. Sustentabilidade nas Organizações: abordagem na Indústria da Construção Civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Salume, P. K.; Pinto, M. R;FREITAS, L. S.. A Gestão de Processos e Gerenciamento de Projetos Aplicados a Reestruturação e Otimização de um Processo de Negócio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Pinto, M. R; Salume, P. K.;FREITAS, L. S.. O comportamento do Consumidor: Um estudo sobre o processo de escolha de um casal ao adquirir um automóvel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
BAGNO, R. B.;FREITAS, L. S.; LERY SANTOS, R. C.. Desenvolvimento de Produtos e Tecnologias Sociais: elaboração de um modelo de desenvolvimento para empresas do Terceiro Setor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
NOGUEIRA, T. F.; BRAGA FORTES, V. M.;FREITAS, L. S.. Gestão da Inovação na Indústria Automobilística: Um estudo da relação cliente-fornecedor no desenvolvimento de novos produtos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MARQUES, H. L. P.; RETTORE, M.;FREITAS, L. S.. Otimização da rotina de Aprovação de Peças: Uma redução de custos baseada em análise estatística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CARVALHO, L. F. C.; TEIXEIRA, R. M.;FREITAS, L. S.; AZEVEDO, A. M.. Indicadores de Qualidade: Elaboração e Gerenciamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Dal FERRO, C.; OLIVEIRA, C. M.; CORREA, D; LIMA, E.; SILVA VIEIRA, R. M.;FREITAS, L. S.; SOARES, C. H.. Proposta de aplicação de Ferramentas do Lean Manufacturing em uma empresa de ramo Alimentício.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Faculdade Pitágoras - BH.
FREITAS, L. S.. Círculos de Controle da Qualidade: Estudo dos fatores que interferem na vitalidade e perpetuidade dos grupos numa mineradora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
FREITAS, L. S.; Claúdio Henrique Soares; SANTOS, L. C.. "Aplicação do Indicador de Eficiência Global do Equipamento para melhoria da Produtividade em uma linha de Produção". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
SANTOS, L. C.;FREITAS, L. S.. Implementação da filosofia KAIZEN na melhoria do sistema de produção de tubos aluminizados com costura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
SANTOS, L. C.;FREITAS, L. S.; ALVES, F. O.. A Importância dos Custos Baseados Nas Atividades para a Racionalização de estoques e definição dos processos numa empresa de mineração. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
BAGNO, R. B.; Cançado, C. J.;FREITAS, L. S.. Aplicação da Gestão do Conhecimento no ambiente de Desenvolvimento de Produtos: Intensificando a formação de profissionais em uma subsidiária brasileira da Indústria automobilística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
BARBOSA, S. L.; SANTOS, F. C.;FREITAS, L. S.; SOARES, C. H.. Gestão por Processos aplicado a Serviços. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
LOBATO, W.;FREITAS, L. S.. Comissão Avaliadora de Projetos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC/FAPEMIG. 2017. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
FREITAS, L. S.. Prêmio Sociedade Mineira de Engenharia de Ciência e Tecnologia 2008 - 17° Edição. 2008.
FREITAS, L. S.. Prêmio Sociedade Mineira de Engenharia de Ciência e Tecnologia 2007 - 16° Edição. 2007.
FREITAS, L. S.. Prêmio Sociedade Mineira de Engenharia de Ciência e Tecnologia 2006 - 15° Edição. 2006.
FREITAS, L. S.. Prêmio Sociedade Mineira de Engenharia de Ciência e Tecnologia 2005 ? 14 Edição. 2005.
FREITAS, L. S.. Prêmio Sociedade Mineira de Engenharia de Ciência e Tecnologia 2004 ? 13 Edição. 2004.
Orientou
Análise da Implementação da Patrulha Rural na 2a RPM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
O Pensamento Lean é uma opção viável para a Polícia Militar de Minas Gerais?; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Planejando e Gerenciando a Segurança em Megaeventos - o Caso da atuação da Polícia Militar de Minas Gerais no Carnaval de Belo Horizonte; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Gestão Por Competências Aplicadas às Seções de Licitação da Polícia Militar de Minas Gerais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Sensação de Segurança em Minas Gerais: Estratégias adotadas pela 1 Região de Polícia Militar no Policiamento Ostensivo, na Comunicação Organizacional e no uso da Tecnologia; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Análise da Nova Gestão Operacional da Polícia Militar de Minas Gerais decorrente da Reestruturação Administrativa; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Qualidade do Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos na sede da 11ª Região da Polícia Militar, na perspectiva dos fundamentos e critérios estabelecidos na Diretriz para a Excelência da Gestão da Polícia Militar de Minas Gerais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Atuação do Batalhão Policiais Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais em Ocorrências de Alta Complexidade Envolvendo Reféns; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Análise do Crime de Roubo na Cidade de Contagem entre os anos de 2011 e 2015; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Viatura Auto Bomba com corpo de bomas dotado de acionamento pneumático ou eletromagnético: Uma análise Crítica de Operações pelo método PDCA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Assistentes Administrativos: Avaliação de sua efetividade na Primeira Região de Polícia Militar de Minas Gerais no ano de 2014; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Incorporação da Polícia Comunitária - Sistema Koban nas Bases Comunitárias da Polícia Militar de Minas Gerais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Polícia e Família: Paradigma de uma Realidade; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Análise do Crime de Saidinha de Banco na área sob a responsabilidade do 39° Batalhão PMMG no período de 2009 a 2012: A influência das ações preventivas na redução do crime; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Uma análise do Funcionamento dos Conselhos de Segurança Pública do Quadragésimo segundo Batalhão da Polícia Militar: Dificuldades e Boas Práticas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Base Comunitária no Sistema Koban - Um estudo da implementação no Bairro Florença; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Descentralização na Polícia Militar de Minas Gerais: Uma análise dos pelotões de Montes Claros, sob a Perspectiva da Polícia comunitária; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Segurança Pública e Aeroportos - Um Estudo de Caso sobre o Contexto do Aeroporto Internacional Tancredo Neves; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Armas não-letais e o Batalhão de Eventos da Polícia Militar de Minas Gerais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
As formas de Liderança Organizacional no Trabalho dos Coordenadores Socioeducativos frente ao desafio de Ressocialização de adolescentes autores de atos Infracionais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Um estudo sobre Estratégias no nível Operacional da PMMG: o Caso do 16° BPM de MG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Análise da Aplicação do Método Desdobramento da Função Qualidade (QFD) no Desenvolvimento do Serviço de Patrulha Escola da PMMG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Filosofia Gerencial do Empowerment e a Polícia Militar de Minas Gerais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Interface entre o modelo de Gestão Pública de Minas Gerais e o sistema de Defesa Social: Uma análise sobre a implementação de uma plataforma de Gerência de Projetos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Base Comunitária Móvel: Inovação ou Repetição de Estratégias Tradicionais - O caso do 39° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
O Policiamento Comunitário no 22° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais: A visão dos Policiais e dos Presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Produção Científica sobre Polícia Comunitária na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Inovações Policiais e a Produção Científica na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Um Estudo sobre a Valorização das Ações Preventivas Comunitárias na Polícia Militar de Minas Gerais: O Caso da 3° RPM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Polícia Comunitária e Segurança) - Escola Superior Dom Helder Câmara; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Gestão das Ocupações do Patrimônio Imobiliário das Frações Operacionais da Polícia Militar de Minas Gerais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
O controle da Qualidade dos serviços de Rouparia do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais: O desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Currículo do curso técnico em segurança pública da Polícia Militar de Minas Gerais: uma análise frente à Matriz Curricular Nacional do Ministério da Justiça; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Projetos Complexos de Longo Prazo na Segurança Pública: Um Estudo sobre Vetores de Análise e Dimensões de Gestão; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Um estudo sobre o fenômeno de homicídios no bairro Jardim Felicidade de 2005 a 2008; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Polícia Comunitária e Segurança) - Escola Superior Dom Helder Câmara; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A utilização de Cães nas Atividades de Investigação ao Tráfico de Drogas: o caso da Polícia Civil de Minas Gerais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos de Criminalidade) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Prática da Filosofia de Polícia Comunitária nas Atividades da Nona Companhia Especial da PMMG; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos de Criminalidade) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Gerenciamento de Projeto de um Software para a Segurança Pública: O Estudo de Caso do Projeto PCnet; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos de Criminalidade) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Desafios para a Implementação de uma plataforma de gerenciamento de projetos: o Caso da Polícia Militar de Minas Gerais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Avaliação da disciplina de Defesa Pessoal para o curso do CTSP no Centro de Ensino Técnico da Polícia Militar de Minas Gerais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Academia da Polícia Militar de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Sistema de Video-vigilância "Olho Vivo" como programa auxiliar de redução de Criminalidade na região noroeste de Belo Horizonte; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos de Criminalidade) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
O emprego do Policiamento à Pé sob o Enfoque da Filosofia de Polícia Comunitária na Sexta Região da Polícia Militar de Minas Gerais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Diagnóstico do Sistema de Radiocomunicação da 8° RPM; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Gestão Estratégica de Segurança Pública) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Da atuação do Grupamento Especializado em Policiamento de Área de Risco (gepar) no aglomerado morro das pedras: Uma análise crítica; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A; F; da Silva; Avaliação de Resultados as ações preventivas de Polícia Comunitária em Belo Horizonte: Reflexões a respeito da aplicação de um modelo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Estudo bibliográfico sobre as causas de insucessos e dificuldades na implementação de Modelos de Gestão da Qualidade em empresas brasileiras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Fatores que influenciam o sucesso da Parada de Manutenção: Um Estudo de Caso em uma empresa do setor Siderúrgico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
A Tecnologia da Informação na Gestão da Manutenção Industrial: Um estudo de Caso em uma Indústria do setor de autopeças; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Gestão de Relacionamento com Fornecedores: Um estudo de caso de avaliação de Desempenho em uma indústria do Segmento de Regratários; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Fatores de Sucesso na condução de Círculos de Controle da Qualidade - CCQ: Uma análise comparada entre duas grandes empresas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Aplicação de Ferramentas da Qualidade para a Melhoria do Indicador "Aderência ao Planejamento da Manutenção Preventiva" de uma empresa de Locação de Máquinas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Médidas Básicas para Implantação de um programa de ergonomia na indústria Siderúrgica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Projeto Informacional: Uma melhoria no Desenvolvimento de Produtos em uma empresa de fundição; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de produção) - Faculdade Pitágoras - BH; Orientador: Lauro Soares de Freitas;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, ALINE GABRIELLA NASCIMENTO RAMIRO ; SALUME, PAULA KARINA ; DE FREITAS, LAURO SOARES . Restauração e modernização de equipamentos industriais: um estudo de caso sob a perspectiva de gestão de projeto em parada de manutenção. REVISTA GESTÃO & TECNOLOGIA , v. 19, p. 214-238, 2019.
-
FREITAS, LAURO SOARES DE ; MELO FILHO, LEONEL DEL REY DE ; CHENG, LIN CHIH ; CARMO, MARCO AURÉLIO ZANCANELA DO . Análise da aplicação do método desdobramento da função qualidade -QFD- em serviços preventivos de polícia. Revista Produção Online , v. 15, p. 243-275, 2015.
-
MELO FILHO, L. R. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, L. C. ; FREITAS, L. S. . Estratégia de Intervenção na Gestão de Inovação de Produto em PMEs: Caso Firmas de Fundição. Revista Gestão Industrial , v. 11, p. 92-119, 2015.
-
FREITAS, L. S. ; CHENG, L. C. . A Study of the Applicability of Service Development Management in the Minas Gerais State Military Police. Brazilian Journal of Operations and Production Management , v. 2, p. 57/2-80, 2006.
-
LEIJOTO, T. F. P. ; ALBERTO, J. G. C. ; OLIVEIRA, S. L. ; FREITAS, LAURO SOARES DE ; MARTINS, H. C. . Análise da Situação Econômica e Financeira de uma Empresa de Equipamentos e Consumíveis para soldagem e corte com base no estudo das Demonstrações Contábeis. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Coletânea Nacional Sobre Engenharia de Produção 6: Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto e Gestão Econômica. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 6, p. 325-338.
-
MACEDO, A. F. ; GONCALVES, J. A. ; DE FREITAS, L. S. ; LIMA, C. R. ; HANRIOT, P. M. . Análise de Desempenho de um Operador Logístico da Cadeia de Suprimentos da Indústria Automobilística: Ações de Melhorias para Aumento do Nível de Serviço. In: Andressa Amaral de Azevedo; Alessandra Lopes Carvalho. (Org.). Coletânea de Trabalhos de Engenharia de Produção. 1ed.Belo Horizonte: Os Autores, 2017, v. 1, p. 206-227.
-
DE FREITAS, L. S. ; BRASIL, L. M. I. ; BARBOSA, R. M. ; HANRIOT, P. M. ; Gazolla, E. C. . Um estudo sobre a viabilidade de aplicação da metodologia de desenvolvimento de produtos enxutos ao projeto Baja da PUC Minas. In: Andressa Amaral de Azevedo; Alessandra Lopes Carvalho. (Org.). Coletânea de Trabalhos de Engenharia de Produção. 1ed.Belo Horizonte: Os Autores, 2017, v. 1, p. 356-375.
-
BAPTISTA, R. P. ; ALBERTO, J. G. C. ; OLIVEIRA, S. L. ; FREITAS, LAURO SOARES DE ; MARTINS, H. C. . Análise da Dinâmica Financeira de uma Empresa do Setor Siderúrgico pela Ótica do Modelo Dinâmico de Fleuriet. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Coletânea Nacional Sobre Engenharia de Produção: Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto e Gestão Econômica. 6ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 6, p. 468-479.
-
DE FREITAS, LAURO SOARES . Polícia Gestora. O Tempo, Belo Horizonte, p. 17 - 17, 06 jan. 2019.
-
FREITAS, L. S. . A contribuição da Engenharia de Produção para a qualidade e produtividade nas empresas brasileiras. AMCHAM NOW.
-
DE FREITAS, L. S. ; GUZMÁN, G. A. ; ERIKSSON, Z, U. . The ?glocal? problem of ?War on Drugs? and translations of viable solutions. In: 34th European Group for Organization Studies - EGOS, 2018, Tallinn. 34th EGOS Colloquium - Surprise in and around Organizations: Journeys to the Unexpected. Tallinn: EGOS, 2018.
-
SANTOS, A. G. R. ; DE FREITAS, L. S. ; Salume, P. K. . Restauração e Modernização de Equipamentos Industriais: Um Estudo de Caso sob a Perspectiva de Gestão de Projeto em Parada de Manutenção. In: Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2017, São Paulo. VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade - VI SINGEP. São Paulo, 2017.
-
FREITAS, L. S. ; BRASIL, L. M. I. ; BARBOSA, R. M. . Dificuldades subjacentes à gestão de desenvolvimento de veículos off road numa equipe iniciante de estudantes de engenharia. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2016, Juiz de Fora. XII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2016.
-
BAPTISTA, R. P. ; ALBERTO, J. G. C. ; OLIVEIRA, S. L. ; DE FREITAS, L. S. ; MARTINS, H. C. . Análise da Dinâmica Financeira de uma empresa do setor siderúrgico pela ótica do modelo dinâmico de Fleuriet. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2016, Bauru - São Paulo. XXIII Simpósio de Engenharia de Produção - Gestão de Operações em Serviços e seus impactos sociais, 2016.
-
LEIJOTO, T. F. P. ; ALBERTO, J. G. C. ; OLIVEIRA, S. L. ; DE FREITAS, L. S. ; MARTINS, H. C. . Análise da Situação Econômica e Financeira de uma Empresa com base no Estudo de Demonstrações Contábeis. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2016, Bauru - São Paulo. XXIII Simpósio de Engenharia de Produção - Gestão de Operações em Serviços e seus Impactos Sociais, 2016.
-
FREITAS, L. S. ; PEREIRA, D. F. . A implementação de um sistema ERP Oracle-EBS em nível de instância global em uma empresa multinacional americana: um estudo de caso das particularidades da Engenharia de Planejamento. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010, São Carlos. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010.
-
FREITAS, L. S. ; TRIVELATO, L. F. L. ; FONSECA, A. M. . Projeto Informacional: Um ponto de partida para a Contribuição da Gestão de Desenvolvimento de Produtos em pequenas e Médias Empresas. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007.
-
FREITAS, L. S. ; BRETZ, L. P. ; TAVARES, E. F. . Uma avaliação sobre o gerenciamento e os resultados obtidos pelo modelo de referência APQP na cadeia automobilística brasileira. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2006, Fortaleza. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.
-
JUNIOR, L. C. N. ; FREITAS, L. S. ; TRIVELATO, L. F. L. . Re-estruturação de um processo produtivo na fabricação de locomotivas e a autonomia de equipes de trabalho. In: XIII Simpósio de Engenharia de Produção, 2006, Bauru. XIII Simpósio de Engenharia de Produção, 2006.
-
TRIVELATO, L. F. L. ; FREITAS, L. S. . Utilização de equipes multifuncionais no desenvolvimento de produto: um estudo de caso de uma pequena empresa do setor moveleiro. In: 5° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2005, Curitiba. 5 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2005.
-
FREITAS, L. S. ; CHENG, L. C. . Um estudo da aplicabilidade da Gestão de Desenvolvimento de Serviços no planejamento dos serviços preventivos da PMMG. In: 4° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2003, Gramado. 4 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2003.
-
BRACARENSE, A. Q. ; FREITAS, L. S. . Projeto e Construção de uma Cadeira de Rodas com Variação de Posição. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia, 1999, Águas de Lindóia. XV Congresso Brasileiro de Engenharia.
-
FREITAS, L. S. . A Cadeira de rodas com variação de Posição (CVP).. In: Semana de Iniciação Científica da U.F.M.G., 1998, Belo Horizonte. VII Semana de Iniciação Científica da U.F.M.G., 1998.
-
TORRES JÚNIOR, NOEL ; AZEVEDO, AMÉRICO LOPES DE ; SIMÕES, ANA CORREIA ; LADEIRA, MARCELO BRONZO ; SOUSA, PAULO RENATO DE ; FREITAS, LAURO SOARES DE . Unveiling undergraduate production engineering students' comprehension of process flow measures. Produção (São Paulo) , 2022.
-
DOS SANTOS PAES, A. C. ; ALMEIDA, R. M. ; MELO FILHO, LEONEL DEL REY DE ; DE SOUZA, M. L. P. ; DE FREITAS, L. S. . Estudo sobre a influência da aplicação conjunta de métodos no contexto de startups. ANAIS XV ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO , 2019.
-
DE FREITAS, L. S. . A Qualidade dos Serviços de Policiamento Comunitário Australiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SAPORI, L. F. ; DE FREITAS, L. S. . PESQUISA SOBRE TORTURA, MAUS-TRATOS E ASSISTÊNCIAS A PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL. 2020. (Relatório de pesquisa). 2020.
DE FREITAS, LAURO SOARES ; LIRA, E. G. . MAPEAMENTO E CRONOANÁLISE DE PROCESSOS FIM DO INSS - BELO HORIZONTE. 2018.
DE FREITAS, LAURO SOARES . Conceitos e Aspectos históricos da Gestão da Qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Qualidade e Grau de Qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Evolução do Conceito de Gerenciamento da Qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Tendências no Gerenciamento da Qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Planejar o Gerenciamento da Qualidade - Entradas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Planejar o Gerenciamento da Qualidade - Ferramentas e Técnicas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Planejar o Gerenciamento da Qualidade - Saídas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Processo de Gerenciar a Qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Gerenciar a Qualidade - Ferramentas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Processo de Controlar a Qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Ferramentas para controlar a qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Saídas do processo de controlar a qualidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
DE FREITAS, LAURO SOARES . Gerenciar a Qualidade - Saída. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
CASTRO, C. M ; FREITAS, L. S. . Guia da Disciplina Pesquisa Aplicada às Organizações II. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).
CASTRO, C. M ; FREITAS, L. S. . Guia da disciplina Pesquisa Aplicada às Organizações I. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo programático de disciplina).
FREITAS, L. S. . Guia da disciplina Sistema de Desenvolvimento de Produtos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia da Disciplina Sistema de Desenvolvimento de Produtos da Faculdade Pitágoras).
FREITAS, L. S. . Guia da Disciplina Introdução à Engenharia de Produção. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Contéudo programático estruturado de disciplina do curso de Engenharia de Produção).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2018
Pesquisa de Vitimização e Avaliação da Percepção da População de Belo Horizonte sobre o Contexto da Segurança Pública, Descrição: Este estudo corresponde a uma segunda etapa de uma pesquisa de vitimização realizada na Capital Mineira para avaliar e reformular políticas públicas de prevenção ao crime e a violência. No mês de maio de 2018 foi aplicado um questionário para 1720 moradores e comerciantes residentes na capital mineira para fins de comparação com dados coletados no ano de 2017. O nível de confiança da pesquisa foi de 95% e a margem de erro de 2,7%. Dentre os aspectos avaliados destacam-se: a sensação de segurança de moradores e comerciantes nos turnos matutino e noturno; a confiança nos órgãos de segurança pública; a percepção de risco de vitimização, o nível de conhecimento e avaliação da população sobre os serviços preventivos prestados pela Polícia Militar de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lauro Soares de Freitas - Coordenador / Marcelo Costa Souza - Integrante., Financiador(es): Confederação Nacional do Transporte - Remuneração.
-
2017 - 2017
Pesquisa de Vitimização e Avaliação da Percepção da População de Belo Horizonte sobre o Contexto da Segurança Pública, Descrição: Concebido nos moldes de uma pesquisa de vitimização, este estudo teve o propósito de coletar informações estratégicas de segurança pública com a população belorizontina para avaliar e reformular políticas públicas de prevenção ao crime e a violência. No período entre setembro e outubro de 2017, foi realizado um survey com 1720 moradores e comerciantes residentes na capital mineira. Dentre os aspectos avaliados destacam-se: a sensação de segurança de moradores e comerciantes nos turnos matutino e noturno; a confiança nos órgãos de segurança pública; a percepção de risco de vitimização, o nível de conhecimento e avaliação da população sobre os serviços preventivos prestados pela Polícia Militar de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lauro Soares de Freitas - Coordenador / Marcelo Costa Souza - Integrante., Financiador(es): Confederacao Nacional dos Transportes - Remuneração.
-
2016 - 2017
Um estudo sobre a viabilidade de aplicação da metodologia de desenvolvimento de produtos enxutos (lean) no projeto de veículos Baja da PUC Minas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lauro Soares de Freitas - Coordenador / Rodrigo Mascarenhas Barbosa - Integrante / Lucas Mendes Indio do Brasil - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2016 - 2017
O Estado da Arte e o Mercado de Jogos de Aprendizagem para cursos de Engenharia de Produção, Descrição: Este projeto de iniciação científica da PUC Minas tem o objetivo geral de sistematizar o conhecimento científico em literatura nacional e internacional sobre atividades práticas lúdicas no ensino de Engenharia de produção, bem como mapear os jogos disponíveis no mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lauro Soares de Freitas - Coordenador / Igor Ignácio Almeida - Integrante / Beatriz de Oliveira Dias - Integrante / Filipe França Silva - Integrante / Pedro Leôncio Domingues Santos - Integrante., Financiador(es): Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais - Bolsa.
-
2015 - 2015
A Produção Científica dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais: Um Estudo Bibliográfico das Monografias Desenvolvidas nos Cursos de Especialização no Século XXI, Descrição: O objeto de interesse nesta pesquisa científica são as monografias dos cursos de especialização elaboradas pelos policiais militares da PMMG no Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) e no Curso de Especialização em Gestão da Segurança Pública (CEGESP). O recorte temporal da pesquisa compreende os anos entre 2000 e 2015. Cerca de 1495 monografias foram mapeadas em classificadas dentro de 8 categorias de análise. Por meio de uma análise bibliométrica pretende-se fornecer uma visão geral sobre a produção bibliográfica dos oficiais da PMMG evidenciando suas particularidades, características metodológicas e tendências temáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lauro Soares de Freitas - Coordenador / Marcos Ângelo vieira Júnior - Integrante.
Prêmios
2023
Paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Produção 1S/2023, PUC Minas - Departamento de Engenharia de Produção.
2022
Paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Produção 2S/2022, PUC Minas - Departamento de Engenharia de Produção.
2022
Paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Produção 1S/2022, PUC Minas - Departamento de Engenharia de Produção.
2021
Paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Produção 2S/2021, PUC Minas - Departamento de Engenharia de Produção.
2019
Paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Produção, Campus Coração Eucarístico, segundo semestre., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2018
Paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Produção, Campus Coração Eucarístico, segundo semestre., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2016
Medalha de Mérito de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Gabinete Militar do Governo de Minas Gerais.
2016
Professor homenageado dos formandos em Engenharia de Produção da PUC Minas (2 Semestre de 2016) - Campus Betim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2016
Professor homenageado dos formandos em Engenharia de Produção da PUC Minas (2 Semestre de 2016) - Campus Barreiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2016
Professor homenageado dos formandos em Engenharia de Produção da PUC Minas (1 Semestre de 2016) - Campus Barreiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2015
Professor Homenageado pela turma de Engenharia de Produção da PUC Minas - Unidade Betim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2015
Professor homenageado dos formandos em Engenharia de Produção da PUC Minas (1 Semestre de 2015) - Campus Betim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2012
Professor homenageado dos formandos em Engenharia de Produção da PUC Minas (2 Semestre de 2012) - Campus Barreiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2011
Professor Homenageado da Turma de Engenharia de Produção da PUC-MG 2011, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2011
Medalha "Alferes Tiradentes", Polícia Militar de Minas Gerais.
2007
Patrono da Turma de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras - 2° semestre de 2007, Faculdade Pitágoras.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Engenharia de Produção. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico, 30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33194712, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico da PUC Minas São Gabriel, Carga horária: 40
2011 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:Organização e Planejamento da ManutençãoLogística I - SuprimentosLogística II - DistribuiçãoIntrodução à Engenharia de ProduçãoFundamentos dos Sistemas Produtivos IGestão de Operações em ServiçosFundamentos dos Sistemas Produtivos IIntrodução à Engenharia de ProduçãoTrabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso IIElaboração e Gestão de ProjetoTópicos Avançados em Engenharia de Produção I
2022 - 2023
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Eng. de Produção, Carga horária: 10
2014 - 2023
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Eng. de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Campus Coração Eucarístico
2014 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Eng. de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas
Atividades
-
01/2015
Direção e administração, Instituto Politécnico da PUC Minas, Departamento de Engenharia de Produção - IPUC/PUC Minas.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas.
-
01/2015
Direção e administração, Instituto Politécnico da PUC Minas, Departamento de Engenharia de Produção - IPUC/PUC Minas.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Unidade Coração Eucarístico.
-
06/2012 - 06/2013
Direção e administração, Instituto Politécnico da PUC Minas.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção - Campus Betim.
2005 - 2010
Fundação João PinheiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado do CESP, Carga horária: 5
Outras informações:
Docente da disciplina "Dinâmica das Organizações" no Curso de Especialização em Segurança Pública - CESP de 2005 até 2009. Docente orientador de monografias do Curso de Especialização em Segurança Pública e do Curso de Gestão Estratégica da Segurança Pública - CEGESP de 2005 até o final do segundo semestre de 2010.
2017 - Atual
Academia da Polícia Militar de Minas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 2
Outras informações:
Docente da disciplina "Polícia e Sociedade" no Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública/ Curso Superior de polícia (CEGESP/CSP).
2003 - 2004
Academia da Polícia Militar de Minas GeraisVínculo: Coordenador e Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor Instrutor, Carga horária: 5
Outras informações:
Coordenador e Professor do Curso de Mobilização Social para o Desenvolvimento de Serviços Preventivos Comunitários do Estado Maior da PMMG
2001 - Atual
Núcleo de Tecnologia da Qualidade e InovaçãoVínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado do NTQi, Carga horária: 2
Outras informações:
Pesquisador Adjunto do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação do Departamento de Engenharia de Produção, UFMG desde o ano de 2002.
Atividades
-
01/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação.,Linhas de pesquisa
2008 - 2012
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós-graduação do CRISP, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da Disciplina Gestão Estratégica da Segurança Pública no Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública.
2002 - 2002
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do DEP/UFMG, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor responsável pela condução das atividades acadêmicas da disciplina Sistema de Desenvolvimento de Produtos.
2008 - 2010
Faculdade PitágorasVínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto de Faculdade, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelas atividades de Direção das Faculdades Pitágoras Campi: Cidade Jardim e Jardins durante o ano de 2008 e Guajajaras e Rio de Janeiro no ano de 2009.
2007 - 2008
Faculdade PitágorasVínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Acadêmicos, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelo projeto, implantação, avaliação e manutenção de projetos acadêmicos do Sistema Universitário Pitágoras.
2004 - 2007
Faculdade PitágorasVínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Engenharia de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2007
Faculdade PitágorasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor no curso de Engenharia de Produção das disciplinas: Estatística I, Estatística II, Introdução à Engenharia de Produção, Estratégia de Manufatura, Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia-a-dia, e Sistema de Desenvolvimento de Produto.
Professor do curso de Administração na disciplina: Teoria Geral da Administração I e II
2009 - 2010
Faculdade Pitágoras de Administração SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação
Outras informações:
Professor da Disciplina Gestão Hospitalar em Centros Cirúrgicos e Centro de Materiais e Esterilização
2009 - 2009
Faculdade Pitágoras de Administração SuperiorVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor do programa de MBA em Engenharia de Produção, sendo responsável pela disciplina de Gestão de Desenvolvimento de Produtos.
2008 - 2009
Faculdade Pitágoras de IpatingaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Prof. da Pós Graduação
Outras informações:
Professor do programa de pós-Graduação em Gestão da Qualidade, lecionando a Disciplina de Gestão de desenvolvimento de produtos e serviços. Carga horária - 20 horas.
1998 - 2000
Jabil Circuits do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Marketing, Carga horária: 20
Outras informações:
Várias pesquisas de mercado para a empresa foram conduzidas.
Atividades
-
01/1998 - 01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Área de Novos Negócios.
2015 - 2015
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MOÇAMBIQUEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do Programa de Mestrado, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuação como docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração Pública da Escola Superior de Altos Estudos e Negócios, lecionando a disciplina Gestão de Projectos.
2003 - Atual
Polícia Militar do estado de Minas GeraisVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor organizacional, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação mediante prestação de serviços de consultoria para as seguintes unidades e órgãos da PMMG: Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais, Diretoria de Apoio Logístico, Comando de Policiamento da Capital, Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Academia da Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, dentre outros.
1996 - 1998
PJ Consultoria & AssessoriaVínculo: Membro do grupo de projetos, Enquadramento Funcional: Empresário Júnior, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou na fundação da PJ, em atividades de treinamento, consultoria e assessoria organizacional nas áreas de Qualidade, Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Marketing.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lauro Soares de Freitas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?