Glauber Schettino da Silva

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2003); Especialização em Reabilitação cardiopulmonar Universidade Castelo Branco - RJ (2007); Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia (socorros em urgência e emergência e Interpretação de exames de diagnóstico) e Medicina nas áreas de Morfuncional (Imagiologia), Tutoria e IESC, Supervisor da disciplina de morfofuncional no Centro Universitário Tiradentes - AL (2014); Coordenador e Intensivista do Serviço de Fisioterapia do Hospital do Coração de Alagoas (2008) e Hospital Vida - AL, Coordenador de estudos clínicos do Centro de Pesquisas CLINICOR/HCOR (2006-2013); Professor adjunto do curso de Fisioterapia (Fisioterapia cardiovascular e exames clínicos) da Universidade Estácio de Sá-FAL/Alagoas (2010-2019).

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Saúde

2010 - 2013

Universidade Federal de Alagoas
Título: "Desenvolvimento de um monitoramento cardiovascular em tempo real durante a aplicação do teste de caminhada de seis minutos: possiblidades de prognóstico em portadores de Síndrome Metabólica", Ano de Obtenção: 2013
Profa. Dra. Luíza Antas Rabelo.Coorientador: Prof. MSc. Marcos Antônio Eleutério da Silva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Síndrome Metabólica.; Teste de caminhada de seis minutos; Monitoramento cardiovascular em tempo real; Qualidade de vida.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Doenças cardiometabólicas.

Especialização em Fisioterapia Cardiorespiratoria

2005 - 2006

Universidade Castelo Branco
Título: Índice Tornozelo Braquial e Tonometrina de Aplanação em pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco no Hospital do Coração de Alagoas
Orientador: Marco Antônio Mota Gomes

Graduação em Fisioterapia

1999 - 2003

Universidade Estácio de Sá
Título: A importância da permanência integral do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva
Orientador: Maria de Fátima Figueiredo

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Formação em PBL. (Carga horária: 40h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Suporte básico de vida em neonato. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.

2013 - 2013

Regulamentação de Transporte de Substâncias. (Carga horária: 4h). , Lufthansa Cargo, LUFTHANSA CARGO, Brasil.

2013 - 2013

Instrutor em Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 30h). , HOSPITAL DO CORAÇÃO DE ALAGOAS, HCOR, Brasil.

2008 - 2013

Extensão universitária em Membro do Laboratório de Reatividade Cardiovascula. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Tópicos Especias em Farmacologia de Plantas. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

5º ICH-GCP Treinamento em Boas Práticas Clínicas. , ROCHE, ROCHE, Brasil.

2009 - 2009

Good Clinical Practices Training. (Carga horária: 10h). , Pfizer, PFIZER, Brasil.

2009 - 2009

Regulamentação de Transporte de Substâncias Infec.. (Carga horária: 100h). , Lufthansa Cargo, LUFTHANSA CARGO, Brasil.

2007 - 2007

Fisioterapia cardiovascular. (Carga horária: 300h). , Instituto do coração Dante Pazzanese, ICDP, Brasil.

2006 - 2006

Fisioterapia nas Disfunções da ATM. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos Firval, CEF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapia Intensiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Cardiometabólica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Pesquisa Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Suporte de Vida (básico e Avançado).

Participação em eventos

I congresso Nacional de Fisioterapia. I congresso Nacional de Fisioterapia. 2014. (Congresso).

I Mesa Redonda de Lesões Desportivas.BLS no Esporte. 2014. (Outra).

Reunião de Encerramento do Estudo Prever. 2014. (Outra).

XI Congresso do Departamento de Hipertensâo Arterial/ SBC. Análise Comparativa da Tonometria de Aplanação em Fumantes Passivos. 2014. (Congresso).

XI Congresso do Departamento de Hipertensâo Arterial/ SBC. Correlação entre os valores de Pressão Sistólica Central (PSc) e a Ascensão Matinal (AM). 2014. (Congresso).

XI Congresso do Departamento de Hipertensâo Arterial/ SBC. Efeito de um programa de atividade física supervisionada em hipertensos. 2014. (Congresso).

10º Congresso Alagoano de Cardiologia. Ventilação mecânica não invasiva, aumenta a tolerância ao exercício no idoso?. 2013. (Congresso).

10º Congresso Alagoano de Cardiologia. Análise Comparativa da Tonometria de Aplanação em Fumantes Passivos. 2013. (Congresso).

10º Congresso Alagoano de Cardiologia. 2013. (Congresso).

10º Congresso Alagoano de Cardiologia. Efeito de Um Programa de Atividade Física Supervisionada em Hipertensos. 2013. (Congresso).

10º Congresso Alagoano de Cardiologia. Ferramentas Utilizadas na Reabilitação Cardíaca na Insuficiência Congestiva. 2013. (Congresso).

10º Congresso Alagoano de Cardiologia.Senescência Cardíaca e as Evidências na sua Assistência. 2013. (Seminário).

Curso Teórico-prático de Reabilitação Cardiopulmonar: da avaliação ao treinamento. 2013. (Outra).

IX Intensicardio- IX Congresso Brasileiro de Cardiologia Intensiva. 2013. (Congresso).

IX Internacional Symposium on Vasoactive Peptides.Six-Minute Walk Test Monitoring in Real Tiime: A New Auxiliary Tool in the Analysis of the Arterial Pressures and the Functional Physical Capacity in Metabolic Syndrome Patients. 2013. (Simpósio).

IX Internacional Symposium on Vasoactive Peptides.Increased Lipid Peroxidation in Patients With Metabolic Syndrome: Role of the Myeloperoxidase-hydrogen Peroxide Pathway. 2013. (Simpósio).

67º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Comportamento da pressão sistólica central em medidas de mapa em 24h na vigília e no sono.. 2012. (Congresso).

67º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Correlação entre os valores de Índice de Amplificação Sistólica (AI) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

67º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Congressista. 2012. (Congresso).

67º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Correlação entre os valores de velocidade de onda de pulso (VOP) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

67º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Correlação entre os valores da pressão sistólica central (PSC) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

Curso de Atualização em Reabilitação Cardiometabólica do Núcleo Alagos.Palestrante. 2012. (Outra).

I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da UNCISAL - LIFE.Patologias Cardíacas no Atleta. 2012. (Outra).

II Simpósio de Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular.Intervenção motora no pós operatório de cardiopatia congênita. 2012. (Simpósio).

Jornada Padagógica 2012.1. 2012. (Outra).

VII Reunião Regional da Federação de Sociedade da Biologia Experimental - FeSBE.Papel do desbalanço redox na patogenia da síndrome metabólica: Repercussões cardiometabólicas e na função vascular. 2012. (Outra).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Comportamento da Velocidade de Onda de Pulso com medidas de MAPA de 24h na vigília e no sono. 2012. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Comportamento do índice de amplificação (AI) com medidas de mapa de 24h na vigília e no sono. 2012. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Correlação entre os valores de Índice de Amplificação Sistólica (AI) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Correlação entre os valores de Índice de Amplificação Sistólica (AI) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Correlação entre os valores de velocidade de onda de pulso (VOP) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Comportamento da pressão central com medidas de mapa de 24h na vigília e no sono - resultados preliminares. 2012. (Congresso).

XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. Correlação entre os valores de Índice de Amplificação Sistólica (AI) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. Correlação entre os valores de velocidade de onda de pulso (VOP) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. Comportamento da pressão central com medidas de mapa de 24h na vigília e no sono. 2012. (Congresso).

XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. Correlação entre os valores da pressão sistólica central (PSC) nas medidas de consultório e 24h na vigília e sono. 2012. (Congresso).

XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. Comportamento do índice de amplificação (AI) com medidas de mapa de 24h na vigília e no sono. 2012. (Congresso).

1º Ciclo de palestras em fisioterapia intensiva da Estácio de Alagoas.Monitorização no pós-operatório imediat. 2011. (Outra).

9º Congresso Alagoano de Cardiologia. 2011. (Congresso).

9º Congresso Alagoano de Cardiologia. Correlação entre tabagismo e doença arterial obstrutiva periférica em indivíduos submetidos a cateterismo cardíaco. 2011. (Congresso).

9º Congresso Alagoano de Cardiologia. Correlação entre lesão coronariana severa e índice tornozelo-braquial limítrode. 2011. (Congresso).

9º Congresso Alagoano de Cardiologia. Congressista. 2011. (Congresso).

PREVER.Capacitação para a coleta, processamento e envio da amostras biológicas para o Estudo PREVER na fase de Ensaios Clínicos. 2011. (Outra).

V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da SONAFE/ V Jornada Brasil-Argentina de Fisioterapia Esportiva. 2011. (Congresso).

VIII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. Avaliação da influência do tabagismo na prevalência da Hipertensão Mascarada (HM) e a influência do tabagismo Augmentation Index (AI). 2011. (Congresso).

VIII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. Correlação dos valores de Augmentation Index (AI) e do Índice Ambulatorial de Rigidez Arterial (IARA) em pacientes de uma Clínica Cardiológica de Maceió-AL. 2011. (Congresso).

VIII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. Verificação da correlação do Augmentation Index com o Índice de Massa Corpórea (IMC) em pacientes de uma Clínica Cardiológica de Maceió-AL. 2011. (Congresso).

V Jornada Alagoana de Nefrologia.Índice tornozelo-braço em pacientes hemodialíticos. 2011. (Outra).

Atuação do Fisioterapeuta em UTI Cardio-Toráxica.Atuação do Fisioterapeuta em UTI Cardio-Toráxica. 2010. (Outra).

Congresso Acadêmico UFAL. Índice tornozelo-braço em pacientes hemodialíticos. 2010. (Congresso).

3ª SEMPEx.Atuação do Fisioterapeuta na UTI Cardio-Toráxica. 2009. (Outra).

5° ICH-GCP Workshop Treinamento em Boas Práticas Clínicas. 2009. (Outra).

I Encontro Alagoano dos Estudantes Tecnólogos da FAA Gestão Hospitalar e Gestão de saúde. 2009. (Encontro).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão and XVIII Scientific Sessions of the Inter-American Society of Hypertension. 2009. (Congresso).

I Encontro Interdisciplinar sobre Atuação no Paciente Disfágico da UTI. 2008. (Encontro).

III Jornada Alagoana de Fisioterapia Esportiva.Síndrome Metabólica x Atividade Física. 2008. (Outra).

I simpósio de atualização em fisioterapia cardio-respiratória. 2008. (Simpósio).

I Simpósio de Atualização em Fisioterapia Cardio-respiratória.Exercício Físico nas Doenças Metabólicas. 2008. (Simpósio).

Workshop de Fisioterapia na ATM: avaliação e tratamento... 2008. (Outra).

7º Congresso Alagoano de Cardiologia. Morte Súbita no Esporte. 2007. (Congresso).

7º Congresso Alagoano de Cardiologia. 2007. (Congresso).

III Jornada de Fisioterapia em Cardiologia de Alagoas. Morte Súbita no Esporte. 2007. (Congresso).

II Jornada Alagoana de Fisioterapia Esportiva.Avaliação Cardiorespiratória no Atleta. 2007. (Outra).

I Jornada Alagoana de Fisioterapia Esportiva.Morte Súbita no Esporte. 2006. (Outra).

Simpósio Internacional de Disfunção na ATM: Dor orofacial. 2006. (Simpósio).

XII Encontro Nordestino de Estudantes de Fisoterapia. 2006. (Encontro).

I Cíclo de Atualização Geron-geriatria: "Qualidade de vida na melhor idade".Qualidade de vida na melhor idade. 2005. (Simpósio).

II Seminário de Fisioterapia Desportiva.Mistrante - Seminário de fisioterapia desportiva. 2005. (Seminário).

Parada Cardiorespiratória (PCR): Socorro e diagnóstico.Parada Cardiorespiratória(PCR): Socorro e diagnóstico. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: JULIANA KARLA TORRES SILVA E MIRELLE PATRÍCIA VIANA VIEIRA

SCHETTINO-SILVA, Glauber. ?QUIMIOTERÁPICOS E EFEITOS CARDIOTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA) - Centro Universitário Tiradentes.

Aluno: Fernando José de Vasconcelos Paes

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. CONDUTA MEDICAMENTOSA NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA NA DOR LOMBAR AGUDA, REVISÃO SISTEMÁTICA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA) - Centro Universitário Tiradentes.

Aluno: Júlio Cesar Neri da Silva

SILVA, Glauber Schettino da; ANA CALLES. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS SUBMETIDOS A HEMODIÁLISE.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Tiradentes.

Aluno: RAFAEL HENRIQUE F DA SILVA

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. RESPOSTA DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA, PRESSÃO ARTERIAL, E DUPLO PRODUTO APOS SESSÕES DE EXERCÍCIOS.. 2018.

Aluno: Tatiane dos Santos Silva

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA, FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA. 2017.

Aluno: JOÃO LUIZ LARANJEIRA LIMA

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. A FUNCIONALIDADE E A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA EM PACIENTES DE PÓS INTERNAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. 2017.

Aluno: MAYCON ANDERSON MAXIMIANO

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. ANALISE DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE IDOSOS USUÁRIOS DE TECNOLOGIA ASSISTIDA. 2017.

Aluno: CYBELLE MELO DO NASCIMENTO

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. REPERCUSSÃO DO QUESTIONÁRIO DE SAINT GEORGE E DPOCITICOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Alagoas.

Aluno: LARISSA DE HOLANDA LESSA

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. PERFIL DOS PACIENTES EM USO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Andrezza Thomaz S

SCHETTINO, Glauber; BRANDAO, A. T. S.. Brandão.Alteração da força muscular respiratória e das capacidades pulmonares em trabalhadores da construção civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Aluno: Tânia Mayla Resende de Gusmão

SCHETTINO-SILVA, Glauber; GUSMAO, T. M. R. G. M. R.. Caracterização da postura de pacientes submetidos à Esternotomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Tiradentes - AL.

Aluno: Barbara Camila Rodrigues

TEIXEIRA, B.;SCHETTINO, Glauber. Correlação entre força muscular e equilíbrio em idosos hospitalizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Tiradentes - AL.

Aluno: Mayara Lages

SCHETTINO-SILVA, Glauber; LAGES, M.. Correlação entre a qualidade de vida, foçar muscular respiraátoria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Tiradentes - AL.

Aluno: Lívia dos Santos Andrade

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. Análise do conhecimento da doença e sua correlação com os níveis socioeconômico e cognitivo em cuidadores de crianças com paralisia cerebral no município de Maceió. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Aluno: Adriana Rosa Sedon de Abreu

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. Nível de atividade física no lazer em professor da rede estadual de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Aluno: Amanda Aragão Silva

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. Análise da capacidade vital em pacientes no pós-operatório de cirurgias abdominais altas em um Hospital de Maceió/AL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Aluno: Larissa Maranhão Costa de Almeida

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. Perfil clínico e sócio demografico dos portadores de doenças venosas atendidos em centros de saúde de Maceió-AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Aluno: Andréa Lúcia Alpoim Ferreira

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. Relação entre os testes de genovalgo estático e geno valgo dinâmico em atletas de futebol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Aluno: Ana Caroline de Oliveira Santos

SILVA, GLAUBER SCHETTINO. Investigação dos fatores de risco para doença venosa crônica em fisioterapeutas docentes de Maceió- AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL.

Orientou

UNIT

SUPERVISÃO DA DISCIPLINA DE MORFOFUNCIONAL; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Tiradentes; (Orientador);

Rafaella Oliveira

CORRELAÇÃO DA APNÉIA DO SONO COM A SÍNDROME CORONARIANA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Glauber Schettino da Silva

AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCOS CARDIOVASCULARES NA POPULAÇÃO JOVEM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Glauber Schettino da Silva

ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DO SONO EM ESTUDANTES SEDENTÁRIOS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

MADJA MARIA CARVALHO

INCIDÊNCIA DE PACIENTES RONCADORES COM DOENÇA CORONARIANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Amélia M

Cordeiro Vilela Gomes; Avaliação do Indicie de Tornozelo-Braquial em pacientes submetidos a angiografia Coronariana; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Jose Ricardo Herrera

Perfil Antropométrico e fatores de Risco Cardiovascular dos estudantes de Alagoas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Camila Carvalho Preira

Atuação fisioterapêutica na anemia falciforme:revisão sistemática; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Fagner Costa de Melo

Síndrome Metabólica na criança e no adolescente: revisão da literatura sobre novos critérios de classificação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Adriana Rocha da Silva

O índice tornozelo-braquial (ITB) como um importante indicador de risco cardiovascular- revisão sistemática metassíntese; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Elena de Cássia fragosode Melo Ferreira

Efeito de um programa de atividade física supervisionada em hipertensos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Paloma Sarah Nunes Felix Souza

Análise da tonometria de aplanação em indivíduos fumantes, não fumantes e fumantes passivos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Ticiana Figueiredo Barbosa Almeida

Intervenção da Fisioterapia intradialítica em pacientes renais crônicos com foco na qualidade de vida; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Glauber Schettino da Silva

Análise do índice tornozelo braquial de pacientes acometidos com câncer de mama e câncer de próstata submetidos à quimioterapia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Tiradentes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Amélia M

Cordeiro Vilela Gomes; Avaliação do Indicie de Tornozelo-Braquial em pacientes submetidos a angiografia Coronariana; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

MARIA INÊS GOMES

Hipertensão Sistólica espúria na juventude; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Vanessa Silva Cavalcanti

Avaliação do Indicie de Tornozelo-Braquial e fatores de risco em uma população assintomática; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Estácio de Sá Alagoas - FAL, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glauber Schettino da Silva;

Produções bibliográficas

  • FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; NUNES-SOUZA, VALÉRIA ; GUEDES, GLAUCEVANE DA SILVA ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO ; RABELO, LUÍZA ANTAS . Oxidative Status Imbalance in Patients with Metabolic Syndrome: Role of the Myeloperoxidase/Hydrogen Peroxide Axis. Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Print) , v. 2014, p. 1-14, 2014.

  • Mariana Torres Uchôa ; Diego Nunes ; Maria Eliete Pinheiro ; SILVA, GLAUBER SCHETTINO ; MOTA-GOMES, Marco A. . Ã?ndice tornozelo-braço em pacientes hemodialíticos. Jornal Vascular Brasileiro (Impresso) , v. 11, p. 256-262, 2012.

  • MOTA-GOMES, Marco A. ; FEITOSA, A. M. ; PEDROSA, R. P. ; SILVA, GLAUBER SCHETTINO ; GOMES, A. C. M. . Monitorização Residencial da Pressão Arterial e Sua Contribuição no Diagnóstico e Tratamento da Hipertensão Arterial. Hipertensão (São Paulo. Impresso) , v. 14, p. 5, 2011.

  • MOTA-GOMES, Marco A. ; FEITOSA, A. M. ; AZEVEDO, S. ; GOMES, A. C. M. ; MIRANDA, R. D. ; SILVA, Glauber Schettino da . Automedida da pressão arterial - Opnião do antagonista. Revista Brasileira de Hipertensão , v. 15, p. 199-200, 2008.

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; VILELA, A. . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À ANGIOGRAFIA CORONARIANA. In: III CONGRESSO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA, 2015, Maceió. III CONGRESSO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA, 2015.

  • MOTA-GOMES, Marco A. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; GOMES, A. C. M. . Avaliação de Rigidez Arterial Correlacionando Dois Marcadores Distintos: Augmentation Index (AI) X ìndice Ambulatorial de Rigidez Arterial (IARA).. In: 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2014, Brasilia. Avaliação de Rigidez Arterial Correlacionando Dois Marcadores Distintos: Augmentation Index (AI) X ìndice Ambulatorial de Rigidez Arterial (IARA)., 2014. v. 103. p. 1-136.

  • GOMES, A. C. M. ; FEITOSA, A. M. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, Marco A. . Comportamento da pressão sistólica central com medidas de MAPA de 24h na vígilia e no sono numa população de hipertensos do avental branco.. In: 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2013, Rio de Janeiro. 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2013. v. 101. p. 1-240.

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; GOMES, A. C. M. ; FEITOSA, A. M. ; MOTA-GOMES, Marco A. . Correlação entre os valores da pressão sistólica central (PSc) nas medidas de consultório e 24h na vígilia e sono. In: 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2012, Recife. 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2012. v. 99. p. 1-140.

  • SCHETTINO, Glauber . ANÁLISE DO IMPACTO DO COVID-19 EM PACIENTES ACOMETIDOS COM DOENÇAS CRÔNICAS. In: INTERNACIONAL SAÚDE ÚNICA (INTERFACE MUNDIAL), 2020, recife. INTERNACIONAL SAÚDE ÚNICA (INTERFACE MUNDIAL). recife: Even3 Publicações, 2020. v. 1. p. 1606-1607.

  • SCHETTINO, G. ; Juliana Torres ; GOMES, M. I. ; ANA CALLES ; DUQUE, P. A. ; VIEIRA, M. ; TENORIO, C. ; SILVA, GLAUBER SCHETTINO . ?QUIMIOTERÁPICOS: EFEITOS CARDIOTÓXICOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO CARDIOLÓGICO DOS PACIENTES?. In: XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SBC, 2019, Alagoas. XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SB, 2019.

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . ?Prevalência da hipertensão arterial sistólica isolada em pacientes usuários de unidades básicas do 5o e 8o distritos sanitários do município de Maceió.?. In: XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SBC, 2019, Alagoas. XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SBC, 2019.

  • SCHETTINO, Glauber ; ANA CALLES ; Juliana Torres ; MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO ; GOMES, M. I. ; DUQUE, P. A. . ?Análise dos dados hemodinâmicos numa população com síndrome metabólica: um estudo de caso-controle?. In: XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SBC, 2019, Alagoas. XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SBC, 2019.

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO ; Juliana Torres ; DUQUE, P. A. ; GOMES, M. I. ; ANA CALLES . ?Correlação entre a doença hepática gordurosa não alcoólica e a SMet: uma estratégia de rastreamento preventivo em pacientes de risco moderado?. In: XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SB, 2019, Alagoas. XVI CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SB, 2019.

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . ASSOCIAÇÃO DO RISCO DE APNEIA DO SONO EM PACIENTES QUE REALIZARAM ANGIOGRAFIA CORONARIANA NO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE ALAGOAS. In: 28° FORÚM CIENT[ÍCO - CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS CARDIOVASCULAR, 2018, MACEIO. ASSOCIAÇÃO DO RISCO DE APNEIA DO SONO EM PACIENTES QUE REALIZARAM ANGIOGRAFIA CORONARIANA NO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE ALAGOAS, 2018.

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; VILELA, A. . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À ANGIOGRAFIA CORONARIANA.. In: XVIII Simpósio Internacional de Fisioterapia cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, 2016, Belo Horizonte. XVIII Simpósio Internacional de Fisioterapia cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, 2016.

  • SCHETTINO, Glauber ; ANA CALLES . PERFIL DE DOENTES RENAIS CRÔNICOS ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA REALIZADOS DURANTE A HEMODIALISE. In: XVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATORIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA, 2016, Belo Horizonte. XVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATORIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA, 2016.

  • GOMES, A. C. M. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, Marco A. . Correlação entre valores de Velocidade de Onda de Pulso (VOP) nas medidas de consultório e 24h na vígilia e sono.. In: . XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia - Anais. Manaus: Sociedade Brasileira de Cardiologia - Norte Nordeste, 2013, Manaus. XXXII Congresso Norte Nordeste de Cardiologia - Anais. Manaus: Sociedade Brasileira de Cardiologia - Norte Nordeste, 2013. v. v10. p. 48-24.

  • SCHETTINO, Glauber ; MELO, C. ; SANTOS, F. . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE EM HIPERTENSOS. In: 10° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA, 2013, Maceio. 10° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA, 2013.

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO ; AMORIM, J. . ANÁLISE COMPARATIVA DA TONOMETRIA DE APLANAÇÃO EM FUMANTES PASSIVOS. In: 10° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA, 2013, Maceio. 10° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA.

  • SCHETTINO, Glauber ; FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO ; ELEUTERIO, M. . AVALIAÇÃO INTEGRADA DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS E DA QUALIDADE DE VIDA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME METÁBOLICA. In: 10° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA, 2013, Maceio. 10° CONGRESSO ALAGOANO DE CARDIOLOGIA, 2013.

  • SCHETTINO, Glauber ; FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; ELEUTERIO, M. . SIX MINUTE WALK TEST MONITORING IN REALTIME: A NEW AUXILIARY OOL IN THE ANALYSIS OF THE ARTERIAL PRESSURES AND THE FUNCTIONAL PHYSICAL CAPACITY IN METABOLIC SYDROME PATIENTS. In: IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM VASOACTIVE PEPTIDES, 2013, Belo Horizonte. IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM VASOACTIVE PEPTIDES, 2013.

  • FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; SCHETTINO, Glauber ; NUNES-SOUZA, VALÉRIA ; GUEDES, GLAUCEVANE DA SILVA . INCREASED LIPID PEROXIDATION IN PATIENTS WITH METABOLIC SYNDROME. In: IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM VASOACTIVE PEPTIDES, 2013, Belo Horizonte. IX INTERNATIONAL SYMPOSIUM VASOACTIVE PEPTIDES, 2013.

  • MOTA-GOMES, Marco A. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; GOMES, A. C. M. . Comportamento do Índice de Amplificação (AI) com medidas de MAPA de 24h na vígilia e no sono - resultados preliminares.. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2012, São Paulo. Comportamento do Índice de Amplificação (AI) com medidas de MAPA de 24h na vígilia e no sono - resultados preliminares., 2012. v. 1. p. 1-251.

  • MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; GOMES, A. C. M. . Correlação entre os valores de Velocidade de Onda de Pulso (VOP) nas medidas de consultório e 24h na vígilia e sono - Resultados Preliminares.. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2012, São Paulo., 2012, São Paulo. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2012, São Paulo., 2012. v. 1. p. 1-250.

  • GOMES, A. C. M. ; MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO ; SCHETTINO-SILVA, Glauber . Correlação entre os valores de Índice de Amplificação Sistólica (AI) nas medidas de consultório e 24h na vígilia e sono - Resultados Preliminares. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão,, 2012, São Paulo. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão,, 2012. v. 1. p. 1-250.

  • FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; SCHETTINO, Glauber ; GUEDES, GLAUCEVANE DA SILVA . Papel do desbalanço REDOX na patogenia da síndrome metabólica: repercussões cardiometabólicas e na função vascular. In: FESBE REGIONAL 2012, 2012, Maceio. FESBE REGIONAL 2012, 2012.

  • GOMES, A. C. M. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, Marco A. . Comportamento da Pressão Central com medidas de MAPA de 24h na vígilia e no sono.. In: IX Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial/SBC; X Congresso Latinoamericano de Hipertensão Arterial - LASH; IV Simpósio de Hipertensão Arterial do MERCOSUL, II Simpósio Luso Brasileiro de Hipertensão, 2012, Porto Alegre. Comportamento da Pressão Central com medidas de MAPA de 24h na vígilia e no sono., 2012. v. '.

  • SILVA, Glauber Schettino da . O RESTO É SILÊNCIO: O SUICÍDIO EM HAMLET E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PSIQUIATRIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHETTINO, Glauber . As consequências da pandemia sobre a saúde da pele. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . NUTRIÇÃO E TRANSTORNOS ALIMENTARES DOS PACIENTES EM TEMPOS DE COVID-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . MEDICAÇÃO ANTICONCEPCIONAL E SUAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA SAÚDE DA MULHER. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHETTINO, Glauber . Análise do impacto do covid-19 em pacientes acometidos com doenças crônicas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . ASSOCIAÇÃO DO RISCO DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM PACIENTES QUE REALIZARAM ANGIOGRAFIA CORONARIANA NO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE ALAGOAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . ANALISE COMPARATIVA ENTRE FUMANETES E NAO FUMANTES AVALIADOS NA TONOMETRIA DE APLANAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . Quimioterápicos: efeito cardiotóxicos e a importância do acompanhamento cardiologico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; VILELA, A. . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À ANGIOGRAFIA CORONARIANA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, Marco A. ; GOMES, A. C. M. ; FEITOSA, A. M. . Avaliação de Rigidez Arterial Correlacionando dois Marcadores Distintos: Augmentation Index (AI) X ìndice Ambulatorial de Rigidez Arterial (IARA). 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; SCHETTINO-SILVA, Glauber . Increased lipid peroxidation in patients with metabolic syndrome: role of the myeloperoxidase-hydrogen peroxide pathway. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA . Six-minute walk test monitoring in real time: a new auxiliary tool in the analysis of the arterial pressures and the functional physical capacity in metabolic syndrome patients.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. C. M. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, Marco A. . Comportamento da pressão sistólica central com medidas de MAPA de 24h na vígilia e no sono numa população de hipertensos do avental branco.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, LUCAS JOSÉ SÁ DA ; SCHETTINO-SILVA, Glauber . Papel do desbalanço REDOX na patogenia da síndrome metabólica: repercussões cardiometabólicas e na função vascular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHETTINO-SILVA, Glauber ; GOMES, A. C. M. ; MOTA-GOMES, Marco A. . Avaliação da Influência do tabagismo na prevalência da hipertensão mascarada (HM) e a influência do tabagismo no Augmentation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. C. M. ; SCHETTINO-SILVA, Glauber ; MOTA-GOMES, Marco A. . Verificação da correlação do Augmentation Index com o índice de Massa Corpórea (IMC) em pacientes de uma Clínica Cardiológica de Maceió-AL. 2011.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA 2018 (MANUAL DE UNIDADE CURRICULAR).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . ABRANGÊNCIA DAS AÇÕES DE SAÚDE 2018 (MANUAL DA UNIDADE CURRICULAR).

  • SILVA, GLAUBER SCHETTINO . CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO 2018 (MANUAL DA UNIDADE CURRICULAR).

  • SCHETTINO, Glauber ; ANA CALLES . VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA. Maceio 2013 (PROTOCOLO MÉDICO - HOSPITAL DO CORAÇÃO DE ALAGOAS).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Incidências de pacientes roncadores com doença coronariana, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    CORRELAÇÃO DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO COM SÍNDROME CORONARIANA AGUDA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL (ITB) COMO UM IMPORTANTE INDICADOR DE RISCO CARDIOVASCULAR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    Análise do índice tornozelo braquial de pacientes acometidos com câncer de mama e câncer de próstata submetidos à quimioterapia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador / Juliana Torres - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Avaliação do Indicie de tornozelo-braquial em pacientes pós-cateterismo cardíaco, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Avaliação de Hipertensão Sistólica espúria na Juventude, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Avaliação do indice tornozelo-braquial e fatores de risco cardiovasculares em uma população assintomática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador / Vanessa Silva Cavalcante - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Tonometria de Aplanação em jovens paciente normotensos e tabagistas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2009 - 2014

    ESTUDO PREVER - FINEP, Descrição: Um estudo de fase III, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, para avaliar os efeitos de RO4607381 sobre o risco cardiovascular (CV) em pacientes com DCC estável, com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) recentemente documentada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Marco Antônio Mota Gomes - Coordenador / Annelise Costa Machado Gomes - Integrante.

  • 2009 - 2013

    TRIAL PRECISION - PFIZER INC, Descrição: Estudo Randomizado, Duplo-Cego, de Grupos Paralelos sobre a Segurança Cardiovascular em Pacientes com Osteoartrite ou Artrite Reumatóide com Alto Risco para Doença Cardiovascular Comparando Celecoxibe a Naproxeno e Ibuprofeno?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Marco Antônio Mota Gomes - Coordenador / Annelise Costa Machado Gomes - Integrante.

  • 2009 - 2013

    TRIAL ENGAGE - DAIICHI-SANKYO, Descrição: Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, double-dummy, de grupos paralelos, multicêntrico e multinacional para avaliação da eficácia e segurança do DU-176b comparado com varfarina em pacientes com fibrilação atrial ?  anticoagulação eficaz de nova geração por bloqueio do fator xA na fibrilação atrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Marco Antônio Mota Gomes - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    TRIAL DAL-OUTCOMES / ROCHE, Descrição: Um estudo de fase III, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, para avaliar os efeitos de RO4607381 sobre o risco cardiovascular (CV) em pacientes com DCC estável, com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) recentemente documentada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    TRIAL ROCKET-AF / Johnson & Johnson Pharmaceutical Research & Development, Descrição: Um Estudo Prospectivo, Randomizado, Duplo-Cego, Double-Dummy, Grupo-Paralelo, Multicêntrico, Evento- Dirigido, De Não-Inferioridade Comparando a Eficácia e a Segurança de  Rivaroxaban (BAY 59-7939) Uma Vez Ao Dia por Via Oral com Varfarina em Dose Oral Ajustada para a Prevenção de AVC e Embolismo Sistêmico Não- SNC em Sujeitos com Fibrilação Atrial Não-Valvular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Marco Antônio Mota Gomes - Coordenador / Annelise Costa Machado Gomes - Integrante.

  • 2009 - 2011

    TRIAL IRBAN - SANOFI-AVENTIS, Descrição: Eficácia e segurança da terapia de combinação em dose fixa de irbesartana/anlodipino em comparação com a monoterapia de irbesartana em pacientes com hipertensão não controlada com monoterapia de irbesartana 150 mg - Um estudo prospectivo, randomizado, aberto, com avaliação de desfechos em esquema cego, multicêntrico e de Fase III.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    TRIAL BOREALIS - SANOFI-AVENTIS, Descrição: Estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, de avaliação cega, de não-inferioridade, comparando a eficácia e a segurança do idraparinux biotinilado (SSR126517E), administrado por via subcutânea, uma vez por semana, com dose ajustada de varfarina oral, na prevenção de acidente vascular cerebral e eventos tromboembólicos sistêmicos em pacientes com fibrilação atrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    TRIAL TRILOGY - Eli Lilly e Company, Descrição: Registro CEP-FCBS/CESMAC nº 641/09 ?Comparação de Prasugrel e Clopidogrel na Síndrome Coronariana Aguda (SCA) de indivíduos com Angina Instável/Infarto do Miocárdio sem Supradesnivelamento de ST (AI/IAMSSST) tratados clinicamente ? Estudo TRILOGY ACS?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Centro Integrado de Pesquisas - CIP BRASIL, Descrição: Hipertensão Mascarada em Tabagistas Adultos ? Estudo Multicêntrico de Prevalência no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Marco Antônio Mota Gomes - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    TRIAL TRIDENT - QUINTILES BRASIL, Descrição: Estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, de grupos paralelos para avaliar os efeitos de BG9928 intravenoso no peso corporal de indivíduos que apresentam insuficiência cardíaca aguda descompensada e insuficiência renal?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Marco Antônio Mota Gomes - Coordenador / Annelise Costa Machado Gomes - Integrante.

  • 2009 - 2010

    TRIAL IMPROVE-IT / SCHERING-PLOUGH, Descrição: Estudo Multicêntrico, Duplo-Cego, Randomizado, para Estabelecer o Benefício Clínico e a Segurança de Vytorin (Ezetimibe/Sinvastatina) vs. Sinvastatina em Monoterapia em Indivíduos de Alto Risco que se Apresentam com Síndrome Coronariana Aguda (Melhores Resultados: Estudo Clínico Internacional sobre Eficácia de Vytorin.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Integrante / Annelise Costa Machado Gomes - Integrante / MOTA-GOMES, MARCO ANTÔNIO - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    TRIAL APPRAISE - PPD BRASIL, Descrição: Estudo Fase III, randomizado, duplo cego, para Avaliar a Segurança e Eficácia do Apixaban em indivíduos com recente síndrome coronariana aguda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    ASSURE - ASTRAZENICA, Descrição: Estudo controlado, randomizado, duplo-cego, double-dummy, com grupos paralelos, fase III, multicêntrico para avaliar a eficácia e segurança do inibidor oral direto da trombina AZD0837 comparada à da varfarina para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral e eventos embólicos sistêmicos (EES) em sujeitos de pesquisa com fibrilação atrial.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glauber Schettino da Silva - Coordenador.

Prêmios

2016

1° lugar no Simpósio em Iniciação Científica - Estácio de Sá - CNPQ, CNPQ.

2015

1º Lugar na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, Metabólica e Sono durante o III CONGRESSO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA, CONEFIR.

2013

1° Lugar categoria: Pôster no X Congresso Alagoano de Cardiologia em fisioterapia, Sociedade Alagoana de Cardiologia., Sociedade Alagoana de cardiologia.

2010

1° Lugar categoria: Pôster no VIII Congresso Alagoano de Cardiologia, Sociedade Alagoana de Cardiologia., Sociedade Alagoana de cardiologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • CLINICOR. , Av Moreira e Silva, 951, Farol, 57021500 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32012900

Experiência profissional

2014 - Atual

Centro Universitário Tiradentes - AL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Adjunto, Carga horária: 38

Outras informações:
Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estudantil do curso de fisioterapia (NDE) Docente do curso de graduação em Fisioterapia nas Disciplinas Fisioterapia reumatofuncional e Interpretação de Diagnostico de Exames complementares Supervisor da Disciplina de Morfofuncional do curso de medicina Docente do Curso de graduação em Medicina nas áreas de Morfuncional (Imagiologia) e Tutoria.

2012 - 2019

Estácio de Sá Alagoas - FAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente do curso de graduação de Fisioterapia nas Disciplinas de Fisioterapia Cardiovascular, Exames de imagem (2011); Anatomia humana II (2012-2015) Docente do curso de Graduação de Educação Física na Disciplinas: Exames complementares e Anatomia humana II; (2012-2014) Docente do curso de Graduação de Enfermagem nas Disciplinas: Anatomia humana I; Imunologia Básica. (2012-2013)

2011 - 2012

Estácio de Sá Alagoas - FAL

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Precepetor, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em Fisioterapia cardiovascular Hospitalar - Hospital do Coração de Alagoas

Atividades

  • 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estácio de Sá - FAL.,Linhas de pesquisa

2008 - Atual

Hospital do Coração de Alagoas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador/Plantonista, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenador de geral do Serviço de Fisioterapia da Empresa Fisiointensive - Prestadora de Serviço no Hospital do Coração de Alagoas Plantonista da Unidade de terapia intensiva cardíaca Diretor Financeiro da Empresa Fisiointensive.

2013 - Atual

Hospital Vida de Maceió

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Intensivista, Carga horária: 12

Outras informações:
Coordenador do Serviço de fisioterapia Plantonista da Unidade de Terapia Intensiva

2007 - 2016

Centro de Pesquisas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estudos Clínicos, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do Centro de pesquisa CLINICOR/HCOR

Atividades

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, CLINICOR / HCOR.,Linhas de pesquisa

2011 - 2016

Hospital Estadual Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Plantonista e Coordenador de Fisioterapia, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenador do Serviço de Fisioterapia Plantonista da Unidade de Terapia intensiva Plantonista da Unidade de pronto atendimento Plantonista da Unidade de de Cuidado intensivo neonatológico

2008 - 2013

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno / pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do Laboratório de Reatividade Cardiovascular - LRC, pesquisa na linha de doenças cardiometabólicas

Atividades

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboraório de Reatividade Cardiovascular.,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente do curso de Graduação em Fisioterapia, na disciplina de Exames complementares.

2011 - 2011

IESA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente do curso de graduação de Fisioterapia, na discipplina de Cinesioterapia.

2007 - 2010

IESA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 32

Outras informações:
Docente do curso de formação Tecnólogica em Gestão Hospitalar e Gestão em Saúde

2003 - 2005

SENAI - Departamento Nacional

Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente da disciplinas:Primeiros Socorros e Epidemiologia Para os cursos técnico: Técnico Segurança do Trabalho

Atividades

  • 09/2003 - 06/2005

    Ensino, Tecnico Em Seguranca do Trabalho, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, ergonomia, primeiros socorros, epidemiologia

2006 - 2008

Servico Nacional de Apredizagem Comercial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente das disciplinas: Metodologia da pesquisa, Anatomia, Fisiologia, Primeiros Socorros e Semiologia Técnico em Enfermagem, Técnico em Analises Clínicas, Técnico em Radiologia, Técnico em nutrição e Técnico em Protese

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Tecnico Em Enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, primeiros socorros, introducao a pesquisa, anatomia

2009 - 2010

Hospital Estadual Ib Gatto Falcão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fisioterapeuta ambulatorial

2004 - 2005

clinica de fisioterapia

Vínculo: Prestacão de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

Atividades

  • 03/2004 - 05/2005

    Serviços técnicos especializados , Privado.,Serviço realizado, Fisioterapia em Reabilitação cardiorespiratória.

2003 - 2005

Hospital Sao Lucas Nova Friburgo

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Geral Fisioterapeuta da Unidade Coronariana

2006 - 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRANQUINHA

Vínculo: Prestador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 0

Outras informações:
Fisioterapeuta ambulatorial

Atividades

  • 03/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Branquinha, Programa Saude da Familia.,Serviço realizado, fisioterapia.

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fisioterapeuta ambulatorial

2005 - 2016

CLINICOR

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa, Carga horária: 20

2011 - 2013

Espaço Ciências - Universidade Castelo Branco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente da curso de Pós-graduação "Lato Sensu" em Fisioterapia Cardiorrespiratória, na disciplina de Reabilitação cardíaca.

2013 - Atual

Centro Universitário Tiradentes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 35

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisa com Sono e risco cardiovascular.