Marcelo Portugal de Souza
possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1988), Especialização em Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Santo Antônio (1989-1990) e Especialização em Residência Médica em Clínica Médica/Gastroenterologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1990-1993). Possui treinamento em Elastografia Hepática Transitória (FibroScan) pelo Centro Hospitalar Lisboa Norte.EPE, Hospital de Santa Maria - Lisboa-Portugal (2011), Certificação de Treinamento e de Especialista em Elastografia Hepática pela ECHOSENS, Paris-França (2016 e 2023). Médico Gastro-hepatologista da UNIFÍGADO (Doenças do Fígado e Vias Biliares Ltda)-SSA-Ba (1993-2017), da Clínica AMO- SSA-Ba (2017 a 2020), Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)/UFBA - SSA-Ba (2007 a 2020), Coordenador do Ambulatório de Hepatites Virais e do Serviço de Elastografia Hepática do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)-UFBA (2007-2020). Realiza exames de Elastografia Hepática (FibroScan) no Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)/UFBA-SSA-Ba (2010-2020) e na Clínica AMO-SSA-Ba (2011-2020); Médico Hepatologista e Coordenador do Serviço de Elastografia Hepática do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - Unidade de Fígado (CEDAP 2)/SESAB (Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia) desde junho/2020; Assessor Médico da Superintendência Médica do Hospital Aliança-SSA-Ba (2019 a 2020), Assessor de Gestão do Serviço de Gastro-Hepatologia e Endoscopia (2020-2022),Coordenador do Sobreaviso e do Ambulatório de Gastro-Hepatologia e Presidente da Comissão de Revisão de Prontuários do Hospital Aliança Rede D'Or São Luiz desde 2020; Gerente Médico do Centro Médico Aliança - Rede D'Or SãoLuiz desde 2023
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
1990 - 1993
Universidade Federal da Bahia
Residência médica em: Clínica Médica e GastroenterologiaNúmero do registro: .
Especialização - Residência médica
1989 - 1990
Hospital Santo Antônio
Residência médica em: Clínica MédicaNúmero do registro: .
Formação complementar
2022 - 2022
Introdução à Metodologia Internacional de Acreditação da JCI. (Carga horária: 16h). , Consórcio Brasileiro de Acreditação, CBA, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação em Elastografia Hepática Transitória. (Carga horária: 560h). , Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, CHLN- HSM, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Organização de eventos
Portugal, M. ; Paraná, Raymundo . 3 Encontro Brasileiro de Elastografia Hepática. 2017. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Hepatologia do Milênio. 2017. (Outro).
Portugal, M. ; Paraná, Raymundo . 1 Encontro Brasileiro de Elastografia Hepática. 2016. (Outro).
Portugal, M. . Programa de Farmácia para Terapêutica da Hepatite C. 2016. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Programa de Fármácia para Terapêutica da Hepatite C. 2016. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Hepatologia do Milênio. 2016. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Almeida, Delvone . Hepatologia do Milênio. 2015. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Hepatologia do Milênio. 2014. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Hepatologia do Milênio. 2013. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Hepatologia do Milênio. 2012. (Outro).
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . XXI Congresso Brasileiro de Hepatolotogia,XIV Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral,IV Simpósio de Terapia Intensiva em Gastroenterologia e Hepatologia da UGH-HP, I Semana Sul Americana de Fígado e III Encontro Amazônico de Hepatites Virais. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Hepatologia. 2023. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 2022. (Simpósio).
14th Paris Hepatology Conference. 2021. (Outra).
Hepatologia do Milênio.Membro da Comissão Científica. 2021. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio. 2021. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Julgador de Trabalhos Científicos. 2021. (Simpósio).
XX SBAD. 2021. (Congresso).
Hepatologia do Milênio.Membro da Comissão Científica. 2020. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio. 2020. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Julgador de Trabalhos Científicos. 2020. (Simpósio).
Congresso Baiano de Gastroenterologia. 2019. (Congresso).
Hepatologia do Milênio.Palestrante da Reunião: Elastografia/Fibroscan com o tema "Welcome". 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador Logístico do Encontro Monotemático Laboratório e Bioimagem no Diagnóstico das Doenças de Fígado: Mesa Redonda 1: O Suporte do laboratório e imagem no diagnóstico das doenças do fígado. O que parece fácil, mas não é .... 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador logístico do do Café da manhã com especialista: PFIC/BRIC: Modelo Simplificado de Diagnóstico. 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador Logístico do Encontro Monotemático Laboratório e Bioiagem no Diagnóstico das Doenças de Fígado: Mesa Redonda: Estadiamento da Fibrose nas Doenças Hepáticas. 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio. 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador Logístico da Mesa Redonda: Tratamento da Hepatite C. 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador Logístico da Reunião: Elastografia/Fibroscan. 2018. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Relator do 3 Encontro Brasileiro de Elastografia Hepática: Recomendações de Elastometria Hepática no Estadiamento da Fibrose e Esteatose na NASH. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador do 3 Encontro Brasileiro de Elastografia Hepática: Recomendações de Elastometria Hepática no Estadiamento da Fibrose e Esteatose na NASH. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador do 3 Encontro Brasileiro de Elastografia Hepática. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Elastografia Hepática: Recomendações de Elastometria Hepática no Estadiamento da Fibrose e Esteatose na NASH. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Membro da Comissão Organizadora. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador Logístico da Atividade Multidisciplinar - Manejo das Metástases de Tu de Cólon. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador Logístico da Atividade Multidisciplinar - Tratamento da Hepatite C - Dos ensaios clínicos à vida real. 2017. (Simpósio).
Novel Frontiers in Unresectable HCC Treatmentt. 2017. (Outra).
XXIV Congresso Brasileiro de Hepatologia. O Papel do Fibroscan nos Portadores Inativos do Vírus B. 2017. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Hepatologia. Avaliador de sete (07) Posters. 2017. (Congresso).
51nd Annual Meeting of The European Association for Study. 2016. (Congresso).
Hepatologia do Milênio.Coordenador logístico da Mesa Redonda: O que parece ser simples mas não é fácil na Hepatologia. 2016. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador logístico da Conferência: BCLC - Limites e novos conceitos. 2016. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador logístico da Conferência de encerramento: Racionalizar o tratamento do paciente cirrótico Child C na prática clínica. 2016. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Coordenador logístico do Café da manhã com especialista: Recomendações da EASL para Elastografia Hepática Transitória na Hepatite B, C e NASH. 2016. (Simpósio).
Programa de Farmácia para Terapêutica da Hepatite C.Tratamento do Genotipo 1 com doença compensada. 2016. (Simpósio).
50nd Annual Meeting of The European Association for Study. 2015. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 2015. (Congresso).
Hepatologia do Milênio.Presidente da Conferência: Resistência aos antivirais na hepatite C da teoria à prática. 2015. (Simpósio).
XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia. Debatedor - Sessão Pôster: Doença Hepática Gordurosa Alcoólica e Não Alcoólica. 2015. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia. Debatedor no Café da Manhã com Especialista: Métodos Não Invasivos Para Avaliar Fibrose Hepática. 2015. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia. Moderador da Mesa Redonda - Métodos Não Invasivos. 2015. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia. Debatedor - Sessão Tema Livre - Métodos Não Invasivos. 2015. (Congresso).
49nd Annual Meeting of The European Association for Study. 2014. (Congresso).
Build on our experience: HCV 2014. 2014. (Encontro).
Curso de Atualização da Federação Brasileira de Gastroenterologia. 2014. (Outra).
Hepatologia do Milênio. 2014. (Congresso).
48nd Annual Meeting of The European Association for the Study of the Liver. 2013. (Congresso).
64nd Annual Meeting American Association for the Study of Liver Disease. 2013. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 2013. (Simpósio).
The 2nd Latin American Meeting on Treatment of Viral Hepatitis. 2013. (Encontro).
XXII Congresso Brasileiro de Hepatologia. 2013. (Congresso).
10 Congresso de Gastroenterologia do Norte/Nordeste. Manifestações extra-hepáticas do Vírus da Hepatite C. 2012. (Congresso).
47nd Annual Meeting of The European Association for Study of the LiverA. 2012. (Congresso).
63nd Annual Meeting of the American Association for the Study of Liver Disease. 2012. (Congresso).
Curso Educação Médica Continuada em Hepatite C: Atualize-C.Elastografia Hepática. 2012. (Outra).
Fourth Latin American Summit on Hepatitis. 2012. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Discutidor do Café da Manhã: Métodos Não Invasivos e Algorritimos para Estadiar Doença Hepática: Uma Análise Crítica. 2012. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio. 2012. (Simpósio).
The 1st Latin American Meeting on Treatment of Viral Hepatitis. 2012. (Encontro).
XXII Congreso de la Asociación Latinoamericana para el Estudio del Hígado io. 2012. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 2011. (Simpósio).
III Encontro Amazônico de Hepatites Virais. 2011. (Encontro).
I Reunião Monotemática de Encefalopatia Hepática da Sociedade Brasileira de Hepatologia. 2011. (Outra).
I Semana Sul Americana de Fígado. 2011. (Outra).
IV Simpósio de Terapia Intensiva em Gastroenterologia e Hepatologia da UGH-HP. 2011. (Simpósio).
Lançamento MSD. 2011. (Outra).
Segundo Simposio Latinoamericano de Hepatitis Virales y Enfermedades Hepáticas: Cerrando la brecha hacia el futuro. 2011. (Simpósio).
Third Latin American Summit on Hepatitis. 2011. (Encontro).
XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia. Correlação entre o ìndice APRI e a Biópsia Hepática em Pacientes com Hepatite B e C: Uma Revisão Sistemática. 2011. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia. 2011. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia. Trombocitopenia em Pacientes com Hepatite Crônica por Virus C Antes e Durante Tratamento com Interferon Peguilado. 2011. (Congresso).
Encontro Multidisciplinar de Atualização em Hepatocarcinoma. 2010. (Encontro).
Hepatologia do Milênio. 2010. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Presidente da Conferência: Estado atual no Tratamento da Hepatite C. 2010. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio.Trombocitopenia em Pacientes com Hepatite Crônica por Vírus C Antes e Durante Tratamento com Interferon Peguilado. 2010. (Simpósio).
I Reunião de Expertos em Carcinoma Hepatocelular da Sociedade Brasileira de Hepatologia. 2010. (Outra).
I Reunião de Expertos em Hepatite C da Sociedade Brasileira de Hepatologia.Biópsia Hepática. 2010. (Outra).
I Reunião de Expertos em Hepatotoxicidade da Sociedade Brasileira de Hepatologia. 2010. (Outra).
IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. 2010. (Congresso).
Winners Meeting. 2010. (Encontro).
Hepatologia do Milênio. 2009. (Simpósio).
III Encontro dos Centros Amazônicos de Referência em Hepatites Virais. 2009. (Encontro).
III Simpósio Internacional de Medicina Intensiva em Gastroenterologia e Hepatologia e I Simpósio de Transplante de Fígado da Bahia. 2009. (Simpósio).
IV Sinpósio Internacional de Atualzação Hipertensão Portal e Tumores Hepáticos. 2009. (Simpósio).
XX Congresso Brasileiro de Hepatologia. 2009. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva. 2009. (Congresso).
Curso Depostgrado. 2008. (Outra).
Hepatologia do Milênio. 2008. (Simpósio).
IV Encuentro Colombo Venezoelano de Hepatología. 2008. (Encontro).
Second Latin American Summit on Hepatitis. 2008. (Outra).
XL Congresso Brasileiro de Gastroenterologia - VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. 2008. (Congresso).
XX Congresso de La Asociación Latinoamericana para el Estudio del HÍgado. 2008. (Congresso).
Curso de Atualização em Hepatologia Clínica. 2007. (Outra).
Hepatologia do Milênio. 2007. (Simpósio).
I Encontro de Atualização dos Centros de Referência Amazônicos pela Hepatite Viral. 2007. (Encontro).
Second Annual State of the Art Treatment of Viral Hepatitis. 2007. (Encontro).
V HEPGASTRO. 2007. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Hepatologia. 2007. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 2006. (Simpósio).
State of the Art Treatment of Viral Hepatitis. 2006. (Encontro).
Hepatologia do Milênio. 2005. (Simpósio).
I Reunião Monotemática sobre NASH da Sociedade Brasileira de Hepatologia. 2005. (Outra).
XVIII Cngresso Brasileiro de Hepatologia. 2005. (Congresso).
Biennial Scientific Meeting of the International Association for the Study of the Liver.Steatohepatitis Related to Chronic Hepatitis C Virus: Clinical and Histological Profiles. 2004. (Encontro).
Hepatologia do Milênio. 2004. (Simpósio).
XVIII Reunion de la Asociación Latinoamericana para el Estúdio del Hígado. 2004. (Outra).
Hepatologia do Milênio. 2003. (Simpósio).
II Congresso de Endocrinologia de Língua Portuguesa, I Jornada de Hepatologia de Língua Portuguesa, I Encontro Luso-Brasileiro de Intersecções entre o Fígado e as Glândulas Endócrinas. 2003. (Congresso).
III HEPGASTRO. 2002. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 2001. (Simpósio).
II HEPGASTRO. 2001. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia. 2001. (Congresso).
I Congresso de Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva da Bahia e I Congresso Baiano de Enfermagem em Endoscopia e Gastrenterologia. 2000. (Congresso).
Hepatologia do Milênio. 1998. (Simpósio).
XXXV Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, XI Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva,VIII Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Secretário da Sessão de Temas Livres: Intestino, Pâncreas e Fígado. 1998. (Congresso).
Simpósio sobre Doenças Ácido-Pépticas. 1997. (Simpósio).
Simpósio Via Satélite - Sandostatin em Gastroenterologia. 1997. (Simpósio).
I Congresso Norte-Nordeste de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, I Encontro Franco-Brasileiro de Gastro-Hepatologia e Endoscopia Digestiva e IV Curso Anual de Atualização e Terapêutica em Gastro-Hepatologia. 1996. (Congresso).
III Curso Anual de Terapêutica em Gastro-Hepatologia. 1995. (Outra).
XIII Congresso Brasileiro de Hepatologia. 1995. (Congresso).
II Curso Anual de Terapêutica em Gastro-Hepatologia. 1994. (Outra).
XII Congresso Brasileiro de Hepatologia. ESTEATOHEPATITE NÃO ALCOÓLICA. 1993. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Hepatologia. 1993. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Hepatologia.PARACENTESE ASSOCIADA AA DEXTRANO-70 NO TRTAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇA CRÔNICA DE FÍGADO E ASCITE DE GRANDE VOLUME. 1993. (Seminário).
Jornada Brasileira de Hepatologia. 1992. (Outra).
II Curso de Atualização em Doenças do Fígado - Hepatites a vírus. 1991. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LEMBRANÇA, L. ; MEDINA, J ; Portugal, M. ; Almeida, Delvone ; SOLLA, J ; GADELHA, R ; Freitas, F ; Paraná, Raymundo . Epidemiological assessment of liver disease in northeastern Brazil by means of a standardized liver biopsy protocol. Annals of hepatology , v. 10, p. 43-49, 2011.
-
João E. Pereira ; Helma Pinchemel Cotrim ; Luiz A R, Freitas ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Lyra, Luiz G C . Esteato-hepatite relacionada ao vírus da hepatite C: perfil clínico-histológico / Steatohepatitis related to hepatitis C virus: clinical and histological profiles. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial , v. 42, p. 02, 2006.
-
Paraná, Raymundo ; Vitvitski, L ; Berby, F ; Portugal, M. ; Helma Pinchemel Cotrim ; Cavalcanti, A ; Trepo, C . HCV genotypes in northeast Brazil: unexpected high prevalence of genotype 3ª unrelated to intravenous drug abuse. Arquivos de Gastroenterologia (Online) , v. 01, p. 01, 2000.
-
Paraná, Raymundo ; Vitvitski, L ; Berby, F ; Portugal, M. ; Helma Pinchemel Cotrim ; Cavalcanti, A ; Lyra, L ; Trepo, C . HCV infection in northeastern Brazil: unexpected high prevalence of genotypes and absence of Africa genotypes. Arquivos de Gastroenterologia (Online) , v. 37, p. 213-216, 2000.
-
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Vitvitski, L ; Helma Pinchemel Cotrim ; Lyra, L ; Trepo, C . Severe strongyloidiasis during interferon plus ribavirina therapy for chronic HCV infection. European Journal of Gastroenterology and Hepatology , v. 12, p. 245-246, 2000.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Andrade, Andrade ; Paraná, Raymundo ; Lyra, L ; Portugal, M. . Nonalcoholic Steatohepatitis (NASH). Liver International , v. 19, p. 299-304, 1999.
-
Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Variantes do VHB - Importância Clínica. Hepatologia Clínica e Cirúrgica. 3ed.São Paulo: São Paulo, 2000, v. , p. 218-233.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; L A R ; Portugal, M. ; Paraná, Raymundo ; L G C, Lyra . Hepatic changes in workers from a petrochemical plant in Salvador. In: 46TH Annual Meeting American Association for the Study of Liver Disease, 1995, Chicago. Hepatology, 1995. v. 22. p. 405-405.
-
MEDINA, J ; Pinheiro, L ; Portugal, M. ; Almeida, Delvone ; SOLLA, J ; Paraná, Raymundo . Avaliação Inicial do Projeto Mutirão de Biopsia Hepática do Hospital Universitário da UFBA: Análise de 1a. Etapa.. In: XX Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2009, Gramado. Revista da AMRIGS., 2009. v. 53. p. S86-S86.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; João E. Pereira ; Luiz A R, Freitas ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Lyra, L G . Esteato-hepatite e Hepatite Crônica pelo vírus C: importância da histologia. In: XVIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2003, Recife. GED-Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, 2003. v. 22. p. SUPL 3-S17.
-
João E. Pereira ; Helma Pinchemel Cotrim ; Luiz A R, Freitas ; Lyra, L G ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. . Esteato-hepatite e Virus C da Hepatite: influência e fatores de risco. In: XVIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2003, Recife. GED-Gastroendterologia e Endoscopia Digestiva, 2003. v. 22. p. Supl3-S80.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Lyra, Luiz G C ; Andrade, Andrade ; Luiz A R, Freitas . Esteato-hepatite não alcoólica (NASH): doença hepática tóxica em trabalhadores da indústria. Follow-up. In: XIV Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1997, Goiânia. GED - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, 1997. v. 16. p. 206-206.
-
Leila Araújo ; Oliveira, D A ; Paraná, Raymundo ; LOPES, C. ; Portugal, M. ; Helma Pinchemel Cotrim ; Lyra, L G . Esteatose hepática e grau de obesidade. In: I Congresso de Endocrinologia de Língua Portuguesa, 1997. I Congresso de Endocrinologia de língua Portuguesa, 1997.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Lyra, L G ; Andrade, Andrade ; Luiz A R, Freitas . Nonalcoholic Steatohepatitis (NASH) and industrial toxins. Follow-up of patients removed from one industrial area. In: Annual Meeting American Association for the Study of Liver Disease, 1997, Chicago. Hepatology, 1997. v. 26. p. 149A-149A.
-
Luiz A R, Freitas ; Lyra, L G ; Lyra, Luiz G C ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Andrade, Andrade . Aspéctos morfológicos da esteato-hepatite não alcoólica em trabalhadores da indústria petroquímica. In: XIV Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1997, Gôiania. GED - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. São Paulo, 1997. v. 16. p. 167-167.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Luiz A R, Freitas ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Lyra, L G ; Andrade, Andrade . Nonalcoholic Steatohepatitis an environmental area: a liver disease in workers from an industrial area. In: Annual Meeting American Association for the Study of Liver Disease, 1996, Chicago. Hepatology, 1996. v. 24. p. 337A-337A.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; L A R ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; Moreno, L ; L G C, Lyra . Alterações hepáticas em trabalhadores de uma área industrial em Salvador-Bahia. In: XIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1995, Florianopólis. GED - GAstroenterologia e Endoscopia Digestiva, 1995. v. 14. p. 168-168.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Paraná, Raymundo ; Freitas, F ; Portugal, M. ; Leal, L ; Cavalcanti, A ; L G C, Lyra . Estaeato-hepatite não alcoólica: fatores predisponentes e principais características. In: XIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1995, Florianopólis. GED - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, 1995. v. 14. p. 160-160.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Paraná, Raymundo ; Luiz A R, Freitas ; Portugal, M. ; Andrade, Andrade . Estudo prospectivo sobre aspéctos clínicos, epidemiológicos e histológicos da doença em uma área industrial em Salvador - Bahia. In: XIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1995, Florianopólis. GED - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, 1995. v. 14. p. 139-139.
-
Paraná, Raymundo ; Helma Pinchemel Cotrim ; Silva, F ; Mccurtey, M L B ; Trepo, C ; Portugal, M. ; Lyra, L . Etiologia e evolução clínica da hepatite aguda viral esporádica não A, não-B. In: XIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1995, Florianópolis. GED - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, 1995. v. 14. p. 160-160.
-
L, Silva ; Paraná, Raymundo ; Helma Pinchemel Cotrim ; MOTA, ; BOENNEC, M.L ; Portugal, M. ; Trepo, C ; Lyra, L . Significado da transmissão vertical do anti-HCV, transferência passiva ou infecção. In: XII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1993, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Hepatologia Salvador, 1993. v. 01. p. 104-104.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Paraná, Raymundo ; Portugal, M. ; MOTA, ; Santana, G ; Lyra, L . Carcinoma Hepatocelular (CHC) na Bahia:epidemiologia e fatores de risco associados. In: XII congresso Brasileiro de Hepatologia, 1993, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1993. v. 01. p. 61-61.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Paraná, Raymundo ; Cavalcanti, A ; Marback, R ; Portugal, M. ; Lyra, L . Esteato Hepatite Não Alcoólica. In: XII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1993, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1993. v. 01. p. 170-170.
-
Helma Pinchemel Cotrim ; BARRETO, ; Paraná, Raymundo ; Dultra, D ; Pinto, M ; Portugal, M. ; Lyra, L . Paracentese associada a Dextrano/70(D70) no tratamento de pacientes com doença crônica (DCF) e ascite de grande volume. In: XII Congresso Brasileiro de Hepatologia:SBH, 1993, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1993. v. 01. p. 34-34.
-
Portugal, M. . Trombocitopenia em Pacientes com Hepatite Crônica por Vírus C Antes e Durante Tratamento com Interferon Peguilado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Portugal, M. . Correlação entre Índice APRI e a Biópsia Hepática em Pacientes com Hepatite B e C: Um Revisão Sistemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Helma Pinchemel Cotrim ; Freitas, F ; Paraná, Raymundo ; L, Moreno ; Portugal, M. ; Lyra, L . Hepatic changes in workers from a petrochemical plant in Salvador, Bahia, Brasil. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital Aliança. , Av. Juracy Magalhães Jr, 2096, Centro Médico Aliança Sala 411, Rio Vermelho, 41920900 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 21084810
Experiência profissional
2010 - Atual
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Gastro-Hepatologista HUPES/UFBA/CEDAP, Carga horária: 24
Outras informações:
Médico Concursado em 2008.
Cumpriu carga horária no Hospital Universitário Prof. Edgard Santos - HUPES/UFBA, exercendo as seguintes funções: Coordenador do Ambulatório de Hepatologia (4ª feiras) no Ambulatório Magalhães Neto, Preceptor da Residência Médica em Gastroenterologia/Hepatologia, Coordenador do Serviço de Elastografeia Hepática (FibroScan) e Coordenador do Programa de Treinamento em Biópsia Hepática no período de 2008 a 2020.
Atualmente cumpre carga horária no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP) - Unidade de Fígado desde junho/20, exercendo as seguintes funções: Médico Hepatologista, Preceptor de Hepatologia (Estágio Opcional de Internato e de Residência Médica), Coordenador do Serviço de Elastografia Hepática (FibroScan)
2011 - 2020
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord do Serviço de Elastografia Hepática
Outras informações:
Hospital Universitário Professor Edgard Santos (UHPES) - UFBA
2006 - 2020
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Amb de Hepatites Virais- HUPES/UFBA
2017 - 2019
CLINICA AMOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Gastro-hepatologista, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento na especialidades Gastroenterologia e Hepatologias e realização de exame de Elastografia Hepática (FibroScan)
2011 - 2019
CLINICA AMOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico - Realiza Ex de Elastografia Hepática, Carga horária: 6
2020 - Atual
Hospital AliançaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assist. de Gestão da Gastro-Hepatologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Assessor de Gestão do Serviço de Gastro-Hepatologia e Endoscopia
Coordenador do Sobreaviso e do Ambulatório de Gastro-Hepatologia
Presidente da Comissão de Revisão de Prontuário desde 2021
2019 - 2020
Hospital AliançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Médico da Superintendência, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador do Sobreaviso e do Ambulatório de Gastro-Hepatologia
Membro da Comissão da Revisão de Prontuário
1993 - 2017
Unifígado - Doenças do Fígado e vias Biliares LtdaVínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico Gastro-hepatologista
1993 - 1995
Hospital Prof. Edgard SantosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Gastro-Hepatologista, Carga horária: 12
Outras informações:
Médico VoluntárioAmbulatório de Hepatologia, Área de Laparoscopia e Laboratório de PesquisaHospital Professor Edgard Santos - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
2011 - 2011
Hospital Universitário de Santa Maria- Faculdade de Medicina de LisboaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Medico Gastro-Hepatologista, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio no serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital Universitário de Santa Maria (Lisboa- Portugal) destinado, fundamentalmente, na aprendizagem da técnica de Elastografia Hepática Transitória (FibroScan), participando também nas diversas atividades do serviço (visita de enfermaria, consultas ambulatoriais e reuniões científicas) no peíodo de 17 a 30.01.11.
2009 - Atual
Sociedade Brasileira de HepatologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Medico Gastro-Hepatologista
Outras informações:
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia
2009 - 2011
Sociedade Brasileira de HepatologiaVínculo: Membro titular, Enquadramento Funcional: Médico gastro-hepatologista
Outras informações:
Médico responsável pelo do Programa de Treinamento/Capacitação em Biópsia Hepática
Membro do Conselho Fiscal
1993 - 2001
Hospital PortuguêsVínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 24
Outras informações:
Médico Plantonista - Unidade Semi-Intensiva de Gastro-Hepatologia - Hospital Português
1993 - 1994
Instituto de Gastroenterologia e Hepatologia da BahiaVínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico Gastroenterologista, Carga horária: 12
Outras informações:
Atendimento em consultório na especialidade de Gastro-hepatologia.
1993 - 1995
Hospital Ernesto Simões FilhoVínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista
Outras informações:
Médico plantonista da emergência
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Portugal de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?