Gilson de Queiroz Junior
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Salvador (2002), mestrado em Análise Regional pela Universidade Salvador (2005) e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Jorge Amado (2016). É Sócio-Diretor da Takeoff Consulting que é um empresa especializada em intermediação de negócios, M&A, consultoria empresarial, projetos industriais e de energia. Foi bolsista da Fapesb, na Diretoria de Inovação Tecnológica. É consultor da na área de projetos, com ênfase em energias renováveis e captação de recursos, além de desenvolver projetos de saneamento e tratamento de água. Foi professor do Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge lecionando disciplinas de gestão a todos os cursos de engenharia, além dos cursos de Administração, Contabilidade e Relações Internacionais. Lecionou na Faculdade Batista Brasileira - FBB, lecionando as disciplinas de Viabilidade Econômica de Projetos, Empreendedorismo e Custos de Produção.
Foi Gerente de Investimentos Senior da E+Co Brasil, atuando na prospecção e avaliação de projetos de matriz energética limpa e/ou renovável. Foi bolsista do Instituto Euvaldo Lodi da Bahia/FIEB, atuando como sub-coordenador do Observatório de Desenvolvimento Industrial da Bahia, que tem como temáticas de pesquisa a prospectiva estratégica no âmbito das cadeias produtivas, da demanda e oferta tecnológica e da inserção da indústria baiana no cenário internacional, e atuou em diversas empresa sempre na Gestão Administrativa e Financeira. Especialista nas áreas de elaboração e análise de projetos, incluindo-se a gestão de multi-projetos, captação de recursos, planejamento estratégico e orçamento corporativo. É especialista em Corporate Finance, Business Planning and Budget.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano
2004 - 2005
Universidade Salvador
Título: O POTENCIAL DO ESTADO DA BAHIA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL: UMA ABORDAGEM TÉCNICA E ECONÔMICA
, Ano de Obtenção: 2005.FERNANDO CARDOSO PEDRÃO.Palavras-chave: ARRANJOS PRODUTIVOS; BIODIESEL; GERAÇÃO DE EMPREGOS.
Mestrado profissional em andamento em MBA em Gestão de Projetos
2014 - Atual
Centro Universitário Jorge Amado
Título: , Ano de Obtenção:
Graduação em Ciências Econômicas
1998 - 2002
Universidade Salvador
Título: A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BRASILEIRA: O QUANTO SE CRIA DE VALOR ECONÔMICO AGREGADO
Orientador: ADELAIDE MOTTA DE LIMA
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Participação em eventos
Seminário Internacional sobre Cartões de Pagamento. 2010. (Seminário).
Conferência Biodieselbr. 2009. (Congresso).
Seminário internacional sobre a inserção do semi-árido Latino-Americano no processo de globalização de economia mundial.. 1998. (Seminário).
Orientou
GESTÃO DE PROJETOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO - ESTUDO DE CASO DO PROJETO GRANEL EM CONTAINERES NA BRASKEM UNIDADE PE3; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Gilson de Queiroz Junior;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ALIADO A GESTÃO DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO: ESTUDO SOBRE O AGRO-NEGOCIO DO DENDE NA BAHIA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Gilson de Queiroz Junior;
POTENCIAL EÓLICO NA BAHIA ? ANÁLISE TÉCNICA DA CIDADE DE CAETITÉ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Gilson de Queiroz Junior;
A IMPORTÂNCIA DO FATOR LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Gilson de Queiroz Junior;
Produções bibliográficas
-
QUEIROZ JUNIOR, Gilson de ; MAHL, A. A. . Perspectivas para o Biodiesel no Nordeste. Revista Desenbahia , v. 1, p. 117-140, 2011.
-
QUEIROZ JUNIOR, Gilson de . IMPLANTAÇÃO DO IVA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A CURVA DE LAFFER.. 1. ed. São Paulo: UICLAP, 2023. v. 1. 150p .
-
QUEIROZ JUNIOR, Gilson de . O potencial do Estado da Bahia para a produção de Biodiesel: uma abordagem técnica e econômica.. Salvador: UNIFACS, 2005 (Dissertação).
-
QUEIROZ JUNIOR, Gilson de . A competitividade da economia brasileira: o quanto se cria de valor econômico agregado.. Salvador: UNIFACS, 2002 (Monografia).
-
QUEIROZ JUNIOR, Gilson de . Implantação do IVA no Brasil: um olhar sobre a Curva de Laffer.. 2023. (Editoração/Livro).
Histórico profissional
Experiência profissional
2002 - Atual
Takeoff Consulting LtdaVínculo: Sócio-Gerente, Enquadramento Funcional: Sócio-Gerente, Carga horária: 8
Outras informações:
Sócio Gerente
?
Responsabilidades: Controle de custos, faturamento, análise e projeções financeiras, elaboração de orçamento anual vinculado ao planejamento estratégico definido pela diretoria, compreendendo a empresa como um todo e detalhando as unidades de negócios. Elaborar e avaliar projetos de investimentos no Brasil, assim como acompanhamento da liberação de recursos dos agentes financiadores.
?
Atividades ? Projetos econômico-financeiros, gestão financeira, auditorias, elaboração e análise de projetos industriais, análise setorial, planejamento estratégico e orçamento, planejamento econômico, elaboração, análise e gestão de projetos de biodiesel.
2010 - 2016
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Outras informações:
Professor das Seguintes disciplinas no curso de Engenharia da Produção:
- Viabilidade Econômica de Projetos
- Ética Profissional
- Estágio Supervisionado
- Tópicos Especiais II
- Orientação de TCC
2007 - 2009
EandCo - Energy Through EnterpriseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Investimentos Senio, Carga horária: 40
Outras informações:
Investment Officer/Gerente de Investimentos
?
Responsabilidades: Análise de projetos econômico-financeiros, gestão de portfolio de investimentos, gestão de contratos de investimentos, projetos para financiamento (recursos próprios e de terceiros), auditoria e relatórios contábil-financeiros, análise de Equity Investment e Projetos de Crédito de Carbono.
?
Atividades: Prospecção e gestão da carteira de clientes, projetos e relatórios para investimento (financiamento, equity investment e créditos de carbono), due diligence (auditoria de projetos), controle de contratos e relacionamento com suporte jurídico, relatórios setoriais e prospectivos de potenciais investimentos.
2010 - 2010
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista da Diretoria de Inovação Tecnológica.
2008 - 2010
Faculdade Batista BrasileiraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor das Seguintes disciplinas no curso de Engenharia da Produção:
- Gestão e Análise de Projetos
- Empreendedorismo
2007 - 2007
INSTITUTO EUVALDO LODI (BA)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Sub-Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
Sub-Coordenador/Observatório de Desenvolvimento Industrial da Bahia.
?
Responsabilidades: Desenvolvimento de indicadores industriais, análise de cadeia produtiva e multi-projetos, elaboração e análise de sistemas prospectivos, elaboração de artigos e pesquisas setoriais.
?
Atividades: Acompanhamento e controle de dados sobre os Arranjos Produtivos Locais ? APL?s, Demanda e Oferta Tecnológica e Internacionalização da Indústria Baiana. A partir desses dados são construídos diversos trabalhos, seguindo-se as diretrizes do IEL Nacional.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilson de Queiroz Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?