José do Carmo
Mestre stricto sensu em Energia pela Universidade de São Paulo - USP. e pós-graduado lato sensu em Administração financeira Atuou durante dezenove anos no Grupo Votorantim, na área de energia elétrica, como Gerente de Planejamento e Coordenador de Programas de Eletrificação Rural. Membro do Instituto Votorantim para projetos sociais. Representante das Concessionárias de Energia Elétrica do Estado de São Paulo junto ao Ministério de Minas e Energia para o Programa Luz para Todos. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Extensão no Centro Universitário Estácio de São Paulo. Coordenou o MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão Financeira e Controladoria, e MBA em Gestão Fiscal e Tributária, todos na Estácio São Paulo e na Faculdade Estácio de Santo André. Professor na FGV em programa de cumprimentos - MBA e pós-graduação em Administração; - PADM, MBA em Finanças e Banking, MBA da Construção Civil (in company Banco do Brasil), MBA em Gestão Empresarial (in company Elektro), Pós em Administração, séries especiais e cursos livres. Atua profissionalmente como Consultor. Tem ampla experiência nas áreas de reorganização, planejamento, orçamento empresarial, planejamento estratégico e econômico-financeiro, valuation e área financeira.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA
2001 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: Planejamento e operação de políticas públicas de eletrificação rural no estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Prof. Dr. Fernando Selles Ribeiro - Escola Politécnica USP
Palavras-chave: Demanda de energia elétrica; Desenvolvimento socioeconômico; Modelo de eletrificação rural; Redes elétricas rurais; Universalização.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico / Especialidade: Teoria e Política de Planejamento Econômico. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produção e Distribuição de Energia Elétrica; Energia.
Especialização em Tutorial de Professores
2009 - 2009
Fundação Getúlio Vargas
Título: Tutoria para EAD
Orientador: Jacks Bezerra
Especialização em Metodologia do Ensino Superior MESTEAD T0001 0808
2008 - 2008
Fundação Getúlio Vargas
Título: Sem monografia
Orientador: Prof. Doutoranda Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
Especialização em Tutorial de Professores
2008 - 2008
Fundação Getúlio Vargas
Título: Sem monografia
Orientador: Prof. Doutoranda Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
Especialização em Administração Financeira
1997 - 1998
Universidade Braz Cubas - Faculdade Tibiriçá
Título: Planejamento Empresarial
Orientador: Prof. Dra. Ana Maria Navajas
Graduação em Administração de Empresas
1994 - 1997
Universidade Braz Cubas - Faculdade Tibiriçá
Título: CIA. LUZ E FORÇA SANTA CRUZ E A INTERLIGAÇÃO DAS DIVISÕES DE SUPRIMENTOS E DE CUSTOS
Orientador: Prof. Dr. George Oujeiko
Formação complementar
2015 -
Excel Avançado. (Carga horária: 30h). , Estácio Ensino Superior, EES, Brasil.
2012 -
MODELO DE ENSINO: CONCEPÇÃO E RECURSOS. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2012 -
Coordenador Gestor. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2012 -
GESTÃO FINANCEIRA DE CURSO. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2017
Compliance. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2016 - 2016
Comunicação empresarial. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2014 - 2014
Governança Corporativa. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2013 - 2013
Competências do Coordenador Gestor. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2013 - 2013
Sistema de Gestão. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2013 - 2013
Liderança e Gestão de Equipes. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2012 - 2012
Gestão Financeira. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de questões. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2012 - 2012
PIQ FORMAÇÃO CONTINUADA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2010
Relação Professor Aluno. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2010
Novo Modelo de Educação Superior: 1o Período. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2010
Ensino e Avaliação por Competências. (Carga horária: 36h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2007 - 2007
Tecnologia e Gestão para o Mercado de Capitais. (Carga horária: 8h). , SCA ? Sistema de Consultores Associados, SCA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Engenharia de custos marginais e tarifação de en. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1999 - 1999
? Determinação da Coordenação da Operação a Médio. (Carga horária: 30h). , Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.
1999 - 1999
? Newave I e II ? Planejamento da Operação a Longo. (Carga horária: 30h). , Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.
1999 - 1999
? Processo de estabelecimento do preço ASMAE, mini. (Carga horária: 30h). , Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENERGIA.
Organização de eventos
CARMO, J. . PALESTRA PARA ALUNOS DO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. 2011. (Outro).
CARMO, J. . PALESTRA PARA ALUNOS DO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. 2010. (Outro).
CARMO, J. . PALESTRA PARA ALUNOS DO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. 2010. (Outro).
CARMO, J. . PALESTRA PARA ALUNOS DO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. 2010. (Outro).
CARMO, J. . PALESTRA PARA ALUNOS DO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. 2010. (Outro).
CARMO, J. . PALESTRA PARA ALUNOS MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. 2010. (Outro).
Michel Nassirios ; Magda Zottin ; Alexandre Fernando Almeida ; BARRELLA, F. ; CARMO, J. . V SEMAG. 2007. (Outro).
Michel Nassirios ; Alexandre Fernando Almeida ; Magda Zottin ; BARRELLA, F. ; CARMO, J. . IV SEMAG. 2006. (Outro).
Participação em eventos
9 Encontro Nacional de Tutores FGV.9 Encontro de Tutores - Programa de Educação a distância da FGV. 2015. (Encontro).
Estratégias de Comunicação Aplicadas a Docentes (palestra). 2013. (Outra).
Seminário Doing Business in Brazil ? Emory University 2013. 2013. (Seminário).
Valuation Risk and Asset Pricing (Palestra). 2013. (Outra).
III Seminário de Pesquisa Estácio. 2011. (Seminário).
Oportunidades e desafios da infraestrutura no Brasil. 2011. (Seminário).
Programa de Formação Docente. 2008. (Oficina).
Avaliação e Qualidade no Ensino Superior. 2007. (Oficina).
Inauguração das instalações da Rede de Distribuição de energia elétrica na área rural de Cerqueira Cesar.Discurso inicial à comunidade atendida de 40 famílias. 2007. (Encontro).
Seminário Concorrência no Ensino Superior Particular. 2007. (Seminário).
VII Workshop SCA ? Sistema de Consultores Associados sobre Tecnologia e Gestão para o Mercado de Capitais. Realizada em São Paulo. BOVESPA. 2007. (Encontro).
6 encontro de Energia no Meio Rural ? AGRENER 2006. 2006. (Congresso).
Formatura da quarta turma de administração de empresas da Faculdade Magister.Paraninfo. 2006. (Encontro).
Programa Luz para Todos.O êxito dos programas de eletrificação rural da Cia. Luz e Força Santa Cruz. 2006. (Encontro).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim. 2006. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Energia ? CBE. 2006. (Congresso).
? Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2006-2010. 2005. (Seminário).
Formatura da terceira turma de administração de empresas da Faculdade Magister.Paraninfo. 2005. (Encontro).
Programa Luz para Todos.A energia elétrica como vetor de desenvolvimento macroeconômico. 2005. (Encontro).
Programa Luz para Todos.O movimento de integração social do homem do campo. 2005. (Encontro).
? Seminário sobre Integração entre Planejamento Orçamentário e Planejamento Estratégico - Hyperion Latin American. 2004. (Seminário).
? Workshop de capacitação para professores ? avaliação contextualizada. 2004. (Seminário).
5 encontro de Energia no Meio Rural ? AGRENER 2004. 2004. (Congresso).
II Workshop de capacitação de Comitês do Instituto Votorantim. 2004. (Seminário).
II Workshop do Novo Modelo do Setor Elétrico ? ABCE. 2004. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético ? CBPE. 2004. (Congresso).
Seminário sobre Balanced Scorecard ? Hyperion Latin American. 2004. (Seminário).
Workshop de capacitação para professores ? Web Quest. 2004. (Seminário).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2005-2009 ? São Paulo ? VPAR. 2004. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Energia ? CBE. 2004. (Congresso).
I Workshop de capacitação de Comitês do Instituto Votorantim ?. 2003. (Seminário).
I Workshop de capacitação dos comitês do Instituto Votorantim ? Módulo Introdutório, São Paulo, VPAR. 2003. (Seminário).
Semana do Administrador.O Grupo Votorantim. 2003. (Encontro).
V Congresso Latino Americano de Geração e Transmissão de Energia Elétrica ? CLAGTEE. 2003. (Congresso).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2004-2008 ? São Paulo ? VPAR. 2003. (Seminário).
4 encontro de Energia no Meio Rural ? AGRENER 2002. 2002. (Congresso).
III workshop do Programa de Eletrificação Rural ?Luz no Campo?.. 2002. (Seminário).
IX Congresso Brasileiro de Energia ? CBE. 2002. (Congresso).
Microcentrais Hidrelétricas ? Procedimentos Práticos. 2002. (Oficina).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2003-2007 ? São Paulo ? VPAR. 2002. (Seminário).
II workshop do Programa de Eletrificação Rural ?Luz no Campo?.. 2001. (Seminário).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2002-2006 ? São Paulo ? VPAR. 2001. (Seminário).
? VIII SEPEF - Seminário de Planejamento Econômico-Financeiro do Setor Elétrico. 2000. (Seminário).
? Workshop da APTEL sobre disponibilidade e aluguel da infraestrutura de postes às empresas de Telefonia. 2000. (Oficina).
3 encontro de Energia no Meio Rural ? AGRENER 2000. 2000. (Congresso).
Congresso ENERSHOW 2000. 2000. (Congresso).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2001-2005 ? São Paulo ? VPAR ?. 2000. (Seminário).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 2000-2004 ? São Paulo ? VPAR. 1999. (Seminário).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 1999-2004 ? São Paulo ? VPAR. 1998. (Seminário).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 1998-2003 ? São Paulo ? VPAR. 1997. (Seminário).
1 Seminário de Gestão da Qualidade Total do Setor Elétrico na Cemig. 1996. (Seminário).
Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 1997-2002 ? São Paulo ? VPAR. 1996. (Seminário).
? Workshop de Planejamento Estratégico do Grupo Votorantim, ciclo 1996-2001 ? São Paulo ? VPAR. 1995. (Seminário).
Encontros sobre Qualidade Total na CESP. 1995. (Encontro).
X Encontro Nacional de Planejamento do Setor Elétrico na CPFL. 1993. (Encontro).
Seminário de O&M ministrado pelo Senac. 1977. (Seminário).
Participação em bancas
MENEZES, Nivaldo Costa;CARMO, J.; Schumann, Geraldo da Cunha. A relação entre a boa gestão e o sucesso das instituições de ensino superior em um cenário cada vez mais competitivo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Instituições de Ensino) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
BOMTEMPO, M.S.;CARMO, J.; PIRES, R. A.. Compensação de cheques: uma nova visão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
BOMTEMPO, M.S.;CARMO, J.; PIRES, R. A.. Como ohábito de leitura pode influenciar no processo de comunicação pessoal e profissional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André.
WARLET, M. V.;CARMO, J.; PIRES, R. A.. A Gestão da Coleta Seletiva do Lixo no Município de São Paulo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
PIRES, R. A.;CARMO, J.; WARLET, M. V.. Falha de Comunicação Interna em uma Empresa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
PIRES, R. A.;CARMO, J.; WARLET, M. V.. E-Branding - A Internet como Instrumento de Fixação de Marca: Tecnisa no Twitter. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
SARETTA, V.;CARMO, J.; BOMTEMPO, M.S.. Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André.
PRADO, S.R.;CARMO, J.; PIRES, R. A.. Etiqueta Empresarial: Histórico e Importância na Vida Profissional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
PIRES, R. A.;CARMO, J.. Análise Financeira na Construção Civil de Empreendimentos Residenciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
BUENO, R. S. A. R.;CARMO, J.; PIRES, R. A.. Novos Negócios: O poder do Comércio Eletrônico. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
SANTOS, F.C.; SCHREINER, S. R.;CARMO, J.. Os Desafios da Liderança de Pessoas no Cenário Empresarial Atual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
BOMTEMPO, M.S.;CARMO, J.; PRADO, S.R.. A Importância do Plano de Negócios para o Empreendedorismo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
WARLET, M. V.; RAIMUNDO, C.;CARMO, J.. Terceirização de Serviços: Um Estudo sobre os Processos de Terceirização em Áreas Financeiras. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial.
WARLET, M. V.;CARMO, J.. Estratégia de Marketing da Escola de Idiomas CNA Unidade Mooca: Um estudo das estratégias de marketing utilizadas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
CERQUEIRA, Ricardo; TODT, Juergen;CARMO, J.. União da Tecnologia de Informação, Logística e a Manutenção como Estratégia de Gerenciamento. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
CERQUEIRA, Ricardo;CARMO, J.; TODT, Juergen. Conscientização da Importância do Uso do EPI na Construção Civil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
FELIX, G. R. A.; BARBOSA DA SILVA, Maurício Jacques;CARMO, J.. Depressão no Trabalho: Um estudo de caso em uma empresa de varejo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Centro Universitário Radial.
MASTROPASCHA, Cynthia; BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana;CARMO, J.. Gestão de Recursos Humanos: Da Administração de Pessoal à Gestão Estratégica de Talentos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana;CARMO, J.; MARCULA, M.. O líder educador como mediador da aprendizagem nas empresas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
FARIA, M. A.; SANTOS, E. M.;CARMO, J.. Liderança focada em Empowerment. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Centro Universitário Radial.
FARIA, M. A.; SANTOS, E. M.;CARMO, J.. Segurança no Trabalho no Segmento de Construção Civil Pesada. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Centro Universitário Radial.
FARIA, M. A.; SANTOS, E. M.;CARMO, J.. ONG e o caminho para a sustentabilidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Centro Universitário Radial.
SCHREINER, S. R.;CARMO, J.; GONCALVES, E. B.. Sistema de Pagamentos Brasileiro: Seus impactos e as novas tendências. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
MOREIRA, LEA P.; BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana; WARLET, M. V.;CARMO, J.. O desafio de gerir pessoas no século XXI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
CAPPI, K. A.; MASTROPASCHA, Cynthia; BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana;CARMO, J.. Gestão de Recursos Humanos: da Administração de Pessoal à Gestão Estratégica de Talentos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
GONCALVES, S. M. F.; MASTROPASCHA, Cynthia; BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana;CARMO, J.. Gestão Estratégica de Pessoas e a Importância dos Valores, Clima e Cultura Organizacional no Desafio de Implantação da Espiritualidade Corporativa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial.
Cláudia Eliza A. Ferreira;CARMO, J.; Roberto Oliveira Cardozo. Ética empresarial SA 8000. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister.
CARMO, J.; RIBEIRO, E. A.; FILHO, A. G. Desenvolvimento sustentável: ações integradas entre agentes econômicos, sociais e políticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
FILHO, A. G;CARMO, J.; Michel Nassirios. Logística reversa: uma alternativa para o crescimento da imagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
LICCIARDI, N.; PEREIRA FILHO, E.;CARMO, J.. Liderança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
LICCIARDI, N.; PEREIRA FILHO, E.;CARMO, J.. Banco de horas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
NUNES, N. C. R; Michel Nassirios;CARMO, J.. Qualidade de vida no trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
LICCIARDI, N.;CARMO, J.; MEDEIROS, R. E. Liderança nas Organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
NUNES, N. C. R; Michel Nassirios;CARMO, J.. Negociação em vendas: a importância do treinamento para negociadores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio.
Isabel Solimeu; Andrea Abdelmalak;CARMO, J.. Coutinho.Planejamento em Recursos Humanos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister.
Orientou
Qualidade de vida no trabalho: custo ou investimento?; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; (Orientador);
Novos negócios: a falta de capacitação de empreendedores como impulsionadora da falência empresarial; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; (Orientador);
Análise financeira baseada no desempenho empresarial como ferramenta na tomada de decisão; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; (Orientador);
O uso do supply chain management e seus suportes como ferramenta para a indústria no segmento de plástico industrial; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; (Orientador);
PLANO DE NEGÓCIOS DA AROMA LAVANDERIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: José do Carmo;
PLANO DE NEGÓCIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA TRANSACTION; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: José do Carmo;
PLANO DE NEGOCIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA LIMA CORRETORA DE SEGUROS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: José do Carmo;
PLANO DE NEGÓCIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA DE CHOCOLATES GRANUMAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: José do Carmo;
PLANO DE NEGÓCIOS DA CHOCO ISLAND; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: José do Carmo;
PLANO DE RECURSOS HUMANOS: UMA VISÃO HOLÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
COMPRAS: CENTRO DE DESPESAS OU CENTRO DE LUCROS?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
OPERAÇÕES PORTUÁRIAS: GARGALO NOS PORTOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
DESIGN ESTRATÉGICO: COMO VALORIZAR, INOVAR E COMPETIR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
CADEIA DE SUPRIMENTO CROSSDOCKING; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
PROJETO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO E AS EMPRESAS DE CONSULTORIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA VISÃO SOBRE A PRODUÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A IMPORTÂNCIA DE CUSTOS NOS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE CARGA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
ESTRATÉGIAS DE COBRANÇA PARA REDUÇÃO E CONTROLE DA INADIMPLÊNCIA NO SETOR EDUCACIONAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GERENCIAMENTO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E REDUÇÃO DE CUSTOS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUS REFLEXOS NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
BENCHMARKING: METODOLOGIA ESTRATÉGICA DE MELHORIA QUE BUSCA SUPERIORIDADE ENTRE AS EMPRESAS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Logística: a embalagem vista como diferencial parao o sucesso de uma empresa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Assédio Moral no Ambiente de Trabalho sob novas perspectivas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Logística Reversa com foco no descarte do lixo eletrônico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Informática: a importância da análise de pontos de função nas medições de software; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A evolução da logística e a hipercompetição; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Outsourcing no Mercado de Telecomunicações; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Empresa Familiar e sua Falência por falta de um Sucessor; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Ensino superior: causas e reflexos da evasão em uma IES; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Evolução da mulher na sociedade: o reflexo de suas conquistas e desafios na atualidade brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Empreendedorismo no Brasil: indivíduos empreendedores e empresas duradouras; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Aplicação de CRM em Instituições de Ensino; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso nas organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Endomarketing: sua importância como fator de motivação em empresa do setor hoteleiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Inclusão social: os caminhos para inserção de deficientes na sociedade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Da originalidade de uma microregião cafeeira às evoluções urbanas e a caracterização para uma cidade turística; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Os desafios da liderança empresarial na atualidade com vista à satisfação de colaboradores nas organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Compras eletrônicas coletivas: uma nova modalidade em busca da fidelização dos clientes; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Balanced Scorecard Aplicado às micro e pequenas empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias; Orientador: José do Carmo;
Endomarketing: a comunicação interna como fator de sucesso nas organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias; Orientador: José do Carmo;
Motivação e liderança: o líder como vetor de sucesso nas organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
O novo perfil de consumidor: o consumidor consciente como agente transformador nas estratégias das empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias; Orientador: José do Carmo;
O mercado madeireiro: os impactos que influenciam a sustentabilidade ambiental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
E-commerce: vantagens das compras coletivas e o acesso da população ao lazer e cultura em Santo André; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
A importância do planejamento financeiro para uma empresa de pequeno porte; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Cenário econômico-financeiro: a taxa básica de juros Selic e sua influência na sociedade brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Inserção e integração das pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias; Orientador: José do Carmo;
O planejamento como fator de sobrevivência de micro e pequenas empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias; Orientador: José do Carmo;
Jornada de trabalho excedente: uma perspectiva financeira sobre o dimensionamento de equipes x planejamento financeiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
A inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
Logística reversa e os efeitos da mitigação de riscos ambientais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
O preconceito racial nas organizações como fator de dificuldade para o crescimento profissional; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
Empregabilidade: as exigências do novo milênio; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
Excelência no atendimento: o caminho para a fidelização de clientes; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Ética associada ao marketing na indústria farmacêutica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Estácio Radial de Santo André; Orientador: José do Carmo;
Dificuldades na pulverização da distribuição física de "nobreakers" com bateria selada para agências bancárias no Estado da Paraíba; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Sistema integrado de informação e sua importância para a controladoria nas organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A controladoria geral da união e a sua importância no controle e verificação da correta aplicação de verbas transferidas aos municípios; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Administração de conflitos: a negociação como solução eficaz; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão do Capital Humano nas Organizações) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A importância da Gestão Financeira no Terceiro Setor; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A Privatização da INFRAERO, seu Impacto Econômico e de Segurança Nacional na Aviação Civil Brasileira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Impactos da Reestruração Produtiva no Desenvolvimento e Integração da Região do Grande ABC; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Conflitos no Chão de Fábrica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Fatores Motivacionais e a Qualidade dos Serviços Prestados pelo Funcionalismo Público: A Experiência da Praça de Atendimento da Prefeitura Municipal de Santo André; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Marketing Esportivo: A Liberdade de Expressão no Esporte; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Previdência Complementar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
A Importância dos Fundamentos Aplicáveis à Auditoria Interna e a sua Contribuição para o Desenvolvimento Organizacional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Ex-presidiário: Busca Incessante de sua Ressocialização na Sociedade e no Mercado de Trabalho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Estudo do Clima Organizacional das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do Centro Paula Souza como Ferramenta para a Gestão de Pessoas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Dependente Químico nas Organizações: Como Ajudar na Recuperação, Convívio Familiar e Valorização da Auto-Estima; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
A Influência do Estilo de Liderança no Desenvolvimento da Equipe; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
A Influênica do Clima Organizacional nos Índices de Rotatividade de Pessoal e de Absenteísmo nas Empresas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Tecnologia da Informação: O Software Livre como Alternativa na Redução da Pirataria de Software no Ambiente Corporativo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Geração Y: A Revolução de uma Nova Era; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Marca Própria TAEQ - Grupo Pão de Açúcar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Os Fundos de Pensão Como Financiadores do Desenvolvimento Econômico do País; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Comunicação Interna entre a Empresa e seus Colaboradores como Ferramenta Motivacional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Sustentabilidade Bancária: Práticas e Indicadores dos Bancos Brasileiros; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Qualidade de Vida na Gestão Administrativa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Estratégia de Negócios em Materiais Ortopédicos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Marketing Voltado à Venda de Produtos Ortopédicos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Planejamento de Vendas e Operações S&OP; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A Importância Social e Econômica da Reciclagem na Sociedade Tecnológica: O Isopor como Matéria Prima de Múltiplas Funções; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Controladoria para a empresa: Compreender e identificar como a controladoria pode contribuir no processo de criação de valor em uma empresa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Técnicas de venda: etapas da venda consultiva; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
A responsabilidade social empresarial como fator de vantagem competitiva na empresa sustentável; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Proposta de um sistema de custo par empresa de médio porte; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Planejamento de Vendas e Operações S&OP; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Gestão do Risco de Crédito em uma Empresa de Serviços; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
CRÉDITO EDUCACIONAL, ENSINO SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
A importância dos Controles Internos e do Gerenciamento de Riscos Operacionais nas Instituições Financeiras; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Prestação de Contas: Transparência no Terceiro Setor; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Um Plano de Negócios voltado à abertura de uma empresa de Serviços: Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Responsabilidade Social, seu uso como Ferramenta Estratégica pelas Organizações e o impacto destas ações frente à Comunidade; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Gestão Profissional e Gestão Familiar em Empresas Metalúrgicas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Auditoria Interna: Uma importante ferramenta estratégica organizacional; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria Estratégica e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Um Estudo sobre o Impacto Cultural Organizacional em um Processo de Aquisição de Empresa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Desenvolvimento da Comunicação Organizacional na Empresa Autometal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Forma de se Comunicar com a Equipe como Ferramenta Motivadora para Entrega de Resultados; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Empreendedorismo no Brasil: A necessidade de se aprender a investir; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Qualidade Total: Certificação ISO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Business Inteligence: A Importância do Desenvolvimento do BI nas Organizações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Educação Continuada como Ferramenta de Qualidade para Profissionais da Área Contábil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Comunicação Empresarial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Radial Santo André; Orientador: José do Carmo;
Gestão da Própria Imagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Controle Interno para Gestão de Empresas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Verificação de possíveis impactos decorrentes da implantação Enterprise Resource Planning (ERP); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
O desafio de gerir pessoas no século XXI; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
A liderança como força motivadora para o cumprimento de meta; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
A importância da Administração no Terceiro Setor; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Word Class Maintenance como Estratégia Corporativa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
O desafio da mudança nas empresas de segurança privada; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Um processo para auxiliar a unificação de sistemas informatizados; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Aplicação do Endomarketing para Motivação dos Funcionários: O uso da ferramenta como diferencial positivo nas organizações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Políticas de Segurança da Informação: Estudo de caso da UniRadial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Gestão da Cadeia de Suprimentos do Tribunal Regional do Trabalho 2a Região; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Estácio Uniradial; Orientador: José do Carmo;
Os fundos de pensão como financiadores do desenvolvimento econômico do País; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Administração Financeira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
O uso da ISO 9001 como ferramenta de gestão estratégica na empresa familiar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Aquisições e fusões: Mudanças na cultura organizacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Aquisições: Quais as vantagens, desvantagens, e como minimizar os conflitos entre culturas organizacionais diferentes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
A administração financeira em empresa familiar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Gestão de Processos: reestruturação e melhoria de processos críticos na área fiscal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
A influência da comunicação na gestão de projetos na área de ferramentaria; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Centralização de Estoque; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Análise de Crédito: uma visão crítica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Gerenciamento de um projeto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio; Orientador: José do Carmo;
Marketing de Relacionamento: análise do pós-venda e a busca da melhoria do atendimento ao cliente; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - UniRadial Estácio; Orientador: José do Carmo;
A crise financeira internacional e o impacto sobre a Bovespa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Estratégia de Negociação em Compras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Balanced Scorecard voltado às telecomunicações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Regime Aduaneiro Especial em Entrepostos Aduaneiros; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Operação de Draw Back no comércio internacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário Radial; Orientador: José do Carmo;
Contabilidade e os Custos Incorridos na Hotelaria Brasileira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
A Dinâmica do Marketing de Relacionamento focado no pós-venda e seus reflexos na qualidade do atendimento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
A influência do Planejamento e Controle da Produção na melhoria do Relacionamento com o Cliente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
O Valor das Marcas: a marca Coca-Cola e o que ela representa para a empresa em estudo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Peças sobressalentes em área de produção industrial: um estudo voltado à melhoria dos processos gerenciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Os caminhos do desenvolvimento mercadológico: elaborando apresentações para o fechamento de um projeto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
O efeito do processo de fusão de empresas no planejamento estratégico em marketing; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
A qualidade das informações financeiras e a sua influência nos processos de gestão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Cia; do Metropolitano de São Paulo - Metrô: a importância do Departamento Financeiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Agronegócios e Financiamento Agrícola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Economia Brasileira e o Comércio Internacional: impactos das variações cambiais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Proposição de Técnicas que facilitam as vendas na Indústria Farmacêutica ao seu cliente: o médico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
As vantagens competitivas do varejo: um enfoque na evolução tecnológica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Ética em Vendas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Efeitos da desvalorização cambial no mercado brasileiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Logística Internacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
A Expansão da Soja no Brasil: a energia elétrica atraindo investimentos para o agronegócio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
O sócio indesejável; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Lei Postal: O Impacto na Logística das Remessas Expressas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Terceirização de Frotas: um projeto que transforma um problema em oportunidade; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Investimento Estrangeiro Direto no Brasil: uma análise do impacto na Balança Comercial no período de 2000 a 2003; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Marketing Esportivo: um enfoque sobre as vantagens e desvantagens em investir no segmento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
O Panorama do Mercado de Trabalho para o Portador de Deficiência Física: análise das oportunidades; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Fusões, Aquisições e Alianças Empresariais: aspectos positivos e negativos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União Cultural e Educacional Magister; Orientador: José do Carmo;
Produções bibliográficas
-
CANTARIN, E. L. F. ; CARMO, J. . Metodologia Científica: Instrumentos para Construção do Progresso Cognitivo. REDE Revista Expressão da Estácio , v. 1, p. 91-105, 2013.
-
MAZZARO, D. A. ; CARMO, J. . COMO A COMUNICAÇÃO E A IMAGEM INSTITUCIONAL TRANSFORMAM SIMPLES INFORMAÇÕES EM NOTÍCIAS. Contexto Radial (São Paulo) , v. 12, p. 48-54, 2010.
-
REZENDE, M. A. ; JACON, R. E. ; CARMO, J. . WORLD CLASS MAINTENANCE COMO ESTRATÉGIA CORPORATIVA. Contexto Radial (São Paulo) , v. 12, p. 34-41, 2010.
-
CARMO, J. ; MENEZES, Nivaldo Costa . REVISTA NP - Reorganização Empresarial. Reorganização Empresarial2 min para ler O caminho para o sucesso das pequenas e médias empresas do segmento pet., São Paulo - SP, p. 40 - 41, 20 abr. 2018.
-
CARMO, J. ; MENEZES, Nivaldo Costa . REVISTA NP - Valuation ? Conhecendo o valor de mercado de pequenas e médias empresas. Valuation ? Conhecendo o valor de mercado de pequenas e médias empresa, São Paulo, p. 223 - 224, 05 fev. 2018.
-
CARMO, J. . Que tal fazer uma pós-graduação em 2010?. DIÁRIO DE SÃO PAULO, OSASCO®IÃO, p. 4 - 4, 20 dez. 2009.
-
CARMO, J. . Programa Luz para Todos. Pérola do Norte, Ribeirão Claro - PR, p. 3 - 3, 11 out. 2005.
-
CARMO, J. . Programa Luz para Todos. A Voz do Vale, Avaré - SP, 27 ago. 2005.
-
CARMO, J. . Programa Luz para Todos. A Comarca Regional, Avaré-SP, p. Geral 2 - Geral 2, 26 ago. 2005.
-
CARMO, J. . Programa Luz para Todos. Observador, Piraju - SP, p. geral 11 - geral 11, 20 ago. 2005.
-
CARMO, J. . Programa Luz para Todos. Folha de Piraju, Piraju - SP, 20 ago. 2005.
-
CARMO, J. . Programa Luz para Todos. Sudoeste do Estado, Santa Cruz do Rio Pardo, p. 1-Z - 1-Z, 20 ago. 2005.
-
CARMO, J. ; BETIOL JUNIOR, G. ; Paulo E. Strazzi ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . A experiência do Modelo Santa Cruz de Eletrificação Rural e o Programa Luz para Todos. In: XI Congresso Brasileiro de Energia, 2006, Rio de Janeiro. Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável Anais 2006. Rio de Janeiro: CHIVAS PRODUÇÕES, 2006. v. I. p. 67-78.
-
CARMO, J. ; FERREIRA JUNIOR, H. ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . Os possíveis impactos ambientais causados pelo aumento do lixo rural. In: II Conferencia de PCH Mercado e Meio Ambiente, 2006, São Paulo. Revista PCH Notícias & SHP News. Itajubá: Revista PCH Notícias & SHP News, 2006.
-
BIAZON, R. B. ; CARMO, J. ; CAMPOS JR, D. B. ; FERREIRA JUNIOR, H. ; FOGAGNOLI, M. ; OLIVEIRA, E. F. ; PEREIRA, O. O. . Comparação de custos entre um projeto convencional de eletrificação rural e um projeto híbrido solar e elétrico no interior de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Eficiência Energética - CBEE, 2005, Belo horizonte. Congresso Brasileiro de Eficiência Energética 2ª semana de eficiência energética Anais do CBE 2005. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Eficiência Energética, 2005. v. Único. p. 297-302.
-
MARQUES, R. M. B. S. ; CARMO, J. ; RIBEIRO, F. S. . A universalização do atendimento no campo gerando um problema de exclusão social. In: 5 Congresso Internacional de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída ? Agrener 2005, 2005, Campinas. Anais AGRENER GD 2004, 2005.
-
BETIOL JUNIOR, G. ; CARMO, J. ; PAZZINI, L. H. ; Paulo E. Strazzi ; RIBEIRO, F. S. . Os padrões técnicos de engenharia aplicados aos programas de eletrificação rural implementados em São Paulo. In: X Congresso Brasileiro de Energia, 2004, Rio de Janeiro. A Universalização do Acesso à Energia. Rio de Janeiro: CHIVAS PRODUÇÕES, 2004. v. IV. p. 2293-2301.
-
CARMO, J. ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . O uso da energia elétrica como fator de desenvolvimento rural integrado no Estado de São Paulo: montagem de unidade de padronização e armazenamento de café beneficiado. In: X Congresso Brasileiro de Energia - CBE, 2004, Rio de Janeiro. A Universalização do Acesso à Energia. Rio de Janeiro: CHIVAS PRODUÇÕES, 2004. v. II. p. 779-786.
-
CARMO, J. ; MARQUES, R. M. B. S. ; BETIOL JUNIOR, G. ; RIBEIRO, F. S. . O Impacto Positivo do Programa Luz no Campo na Extensão Rural em Ribeirão Claro. Estudo de Caso: Projeto de Sericicultura. In: 1ª Semana de Energia da UNICAMP - 5 Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída - AGRENER 2004, 2004, Campinas. 1ª Semana de Energia da UNICAMP Caderno de Resumos. São Paulo: KITMAIS COM. SERV. LTDA, 2004. p. 54-65.
-
CARMO, J. ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . Universalização no campo e responsabilidade social ? estudo de caso: à vontade de fazer. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético - CBPE, 2004, Itajubá. IV CBPE, 2004.
-
CARMO, J. ; JUSTO, M. C. . Ex-presidiário: a busca incessante de sua ressocialização na sociedade e no mercado de trabalho. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; NASSIF, C. L.T. ; NASSIF, C.A.T. . A Importância Da Administração No Terceiro Setor. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11C3. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; CLEMENTE, K. . Fatores Motivacionais E A Qualidade Dos Serviços Prestados Pelo Funcionalismo Público: A Experiência Da "Praça De Atendimento". In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; NASEH, A.C. . Geração Y: A Revolução De Uma Nova Era. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; FALCONI, I.P.S. . O Software Livre Com Alternativa Na Redução Da Pirataria De Software No Ambiente Corporativo. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; MARTINS, C.A. . Os Fundos De Pensão Como Financiadores Do Desenvolvimento Econômico Do País. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; FRANZE, P. ; GONÇALVES, P.H.F. . Verificação De Possíveis Impactos Decorrentes Da Implantação De Enterprise Resource Planning (Erp). In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; SILVA, A.G. . Crédito Educacional, Ensino Superior E O Mercado De Trabalho. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
LUCATO, A.H. ; CARMO, J. . Gerenciamento Do Capital Humano Nas Empresas Como Fator De Influência Na Administração De Recursos Humanos. In: III Seminário de Pesquisa Estácio, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTÁCIO. Rio de Janeiro: Corpo Editorial Estácio, 2011. v. 11CIII. p. 1-257.
-
CARMO, J. ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . Proposta para substituição de tecnologia no meio rural. Case Study: Replacement of Bulbs at the Countryside. In: 5th Latin-American Congress: Electricity Generation and Transmition, 2003, São Pedro. TOPIC 6 - EFFICIENT USE OF ENERGY BOOK OF ABSTRACTS AND PROCEEDINGS. Guaratinguetá: José Luz Silveira, 2003. v. B-170. p. 112-113.
-
CARMO, J. ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . Universalization Of Public Energy Services - Case Study: The Rural Environment Before and after the Law 10.438. In: 5th Latin-American Congress on Electricity Generation and Transmition, 2003, São Pedro. TOPIC 6 SUBSTATIONS AND EQUIPMENTS FOR HIGH-VOLTAGE INTERCONNECTION OF ELECTRIC SYSTEMS LEGISLATION FOR THE ELECTRIC ENERGY TRADE PROJECT DEVELOPMENT TARIFF SYSTEMS. Guaratinguetá: José Luz Silveira, 2003. v. B172. p. 75-75.
-
CARMO, J. . Cases de Gestão de Custos para provas presenciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARMO, J. . Cases de Gestão de Custos para provas presenciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARMO, J. . Cases de Gestão de Custos para provas presenciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARMO, J. . Cases de Gestão de Custos para provas presenciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARMO, J. . Cases de Gestão de Custos para provas presenciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARMO, J. . Eletrificação Rural e a inclusão social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, R. M. B. S. ; CARMO, J. ; RIBEIRO, F. S. . A universalização do atendimento no campo gerando um problema de exclusão social?. 6 Congresso Internacional de Energia no Meio Rural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARMO, J. ; BETIOL JUNIOR, G. ; MARQUES, R. M. B. S. ; RIBEIRO, F. S. . O impacto positivo do programa Luz no Campo na extensão rural em Ribeirão Claro ? PR. Estudo de caso: projeto de sericicultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARMO, J. . A ascensão da Childrens?s play 2008 (Textos produzidos para fins acadêmicos).
-
CARMO, J. . O caso da Metalúrgica Diamantina S/A. 2008 (Textos produzidos para fins acadêmicos).
-
CARMO, J. . Caso da Orange agro industrial S/A 2008 (Textos produzidos para fins acadêmicos).
-
CARMO, J. . A geração de conflitos e a gerência nas organizações 2008 (Textos produzidos para fins acadêmicos).
-
CARMO, J. . A Bella S.A entra no mercado de aparelhos de barbear 2008 (Textos produzidos para fins acadêmicos).
-
CARMO, J. . Plano de Eletrificação Rural da Cia. Luz e Força Santa Cruz 2ª etapa 2006 (Eletrificação Rural).
-
CARMO, J. . Acompanhamento dos programas de eletrificação rural da CLFSC 2005 (Eletrificação Rural).
-
CARMO, J. . Plano de Eletrificação Rural da Cia. Luz e Força Santa Cruz 2003 (Eletrificação Rural).
Outras produções
João Francisco de Castro Carção ; CARMO, J. . Revisão Tarifária Aneel. 2006.
CARMO, J. . Modelo para Valuation. 2009.
CARMO, J. . MBA em Gestão Empresarial. 2010.
CARMO, J. . MBA em Controladoria Estratégica e Finanças. 2010.
CARMO, J. . MBA em Gerenciamento de Projetos na visão do PMI. 2010.
CARMO, J. . Avaliação Empresarial. 2008.
CARMO, J. . Banco de dados. 2004.
CARMO, J. . Ferramentas e aplicativos para o Planejamento Plurianual. 1995.
CARMO, J. . Implantação, desenvolvimento e acompanhamento do Programa de Melhoria do Setor Elétrico - PMS e PMEF orientados pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.. 1991.
CARMO, J. ; ROGER LEANDRINO . Controle do Ativo Fixo, correção integral, depreciação e custos de obras. 1991.
CARMO, J. . Acompanhamento de Custos. 1989.
CARMO, J. . Máquinas Denis Ltda.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARMO, J. ; SILVA, N. S. ; MENEZES, Nivaldo Costa . Biovital Indústria e Comércio de Especialidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARMO, J. . Treinamento empresarial em finanças. 2014. .
CARMO, J. . Lojas da Peggou alimentação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARMO, J. . Modelo de Avaliação de Empresas (Valuation). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas MBA).
CARMO, J. . Modelos para Custos em Restaurantes. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gastronomia).
CARMO, J. . Modelo para obtenção de pontos de equilíbrio, Margem de Segurança e GAO. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software didático).
CARMO, J. . Simulações de Lote Econômico de Compra (LEC). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software didático).
CARMO, J. . Projeto KPMG Nivel I. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARMO, J. . Dimensionamento de Mercado e Cálculos de Viabilidade de um Projeto. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Integrado).
CARMO, J. . Avaliação de TCC. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banca de TCC).
Sidney Tozzini ; CARMO, J. . MAGINVEST. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software didático).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
Game Empreendedor Virtual, Descrição: O objetivo geral deste projeto é criar um ambiente virtual onde empresas da modalidade Micro Empreendedor Individual (MEI) poderão realizar negócios por meio da plataforma virtual e ainda se capacitar de maneira lúdica com os conceitos de gestão empresarial. A interface gráfica é simples e o participante trabalha o conceito de custo de oportunidade, o que torna factível aos futuros investidores compararem dentre as situações apresentadas para a tomada de decisão aquela de maior rentabilidade do investimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José do Carmo - Coordenador.
Prêmios
2010
Paraninfo da Turma de Administração de Empresas de 2010, Giro Formaturas.
2009
Paraninfo da Turma de Tecnólogos em Gestão Financeira de 2008, Estácio Uniradial.
2009
Professor homenageado pela turma de Tecnólogos em Gestão Financeira de 2008, Estácio Uniradial.
2009
Professor homenageado, Giro Formaturas.
2008
Paraninfo da turma de Administração de Empresas de 2008, Estácio Uniradial.
2006
Paraninfo da turma de Administração de Empresas, Faculdade Magister.
2005
Paraninfo da turma de Administração de Empresas, Faculdade Magister.
1996
Concurso de Monografias, Universidade Braz Cubas - Faculdade Tibiriçá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Estácio Ensino Superior, Campus Jabaquara. , Av. Jabaquara, 1870, 6º andar, Saúde, 04046-300 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 48319300, Ramal: 9327, Fax: (011) 55940941, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: FGV Online, Carga horária: 4
1989 - 2007
Grupo Votorantim Cia Luz e Força Santa CruzVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento, Carga horária: 110, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalhou desde 1974 em empresas conceituadas no ramo de engenharia e a partir de 1989, nas áreas de finanças, custos, suprimentos e planejamento. No Grupo Votorantim, em uma de suas empresas, a Companhia Luz e Força Santa Cruz, concessionária de geração e distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo e norte do Paraná, foram 19 anos. As atribuições mais recentes, até 2007, foram as de Gerente de Planejamento econômico financeiro e Coordenador de projetos de eletrificação rural. Foi representante das concessionárias de energia elétrica do Estado de São Paulo, nomeado pelo Ministério de Minas e Energia ? MME; membro do Instituto Votorantim para projetos sociais; atuou junto aos governos: federal e estadual defendendo interesses comuns das concessionárias no que diz respeito às políticas públicas de governo para inclusão social do homem do campo no processo produtivo. Foi supervisor do Jornal ?Força Rural? que acompanhou o desenvolvimento dos projetos de eletrificação rural (políticas públicas de inclusão social). É instrutor de treinamento e, atualmente, buscando novos desafios profissionais, começa a carreira de consultor independente, e presta consultoria ao Grupo CPFL na área de eletrificação rural, onde dá apoio aos projetos de eletrificação rural.
2013 - Atual
Consultor IndependenteVínculo: Socio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20
2008 - Atual
Centro Universitário Estácio de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José do Carmo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?