Jucimar Maia da Silva Júnior

Jucimar Maia da Silva Junior é Engenheiro de Software formado pela Universidade Federal do Amazonas em 1995. Em 2003 concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2013 concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. No período de 2005 a 2007 foi Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Manaus. Ingressou em 2008 na Universidade do Estado do Amazonas. Em 2014 criou o LUDUS, Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativo. Foi coordenador do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos e Coordenador e criador do curso do Bacharelado em Sistemas de Informação da UEA. Atualmente é Cientista-Chefe do LUDUS. Suas área de interesse são Empreendedorismo Digital, Jogos Eletrônicos, Engenharia de Software e Linguagens de Programação

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2008 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ooErlang - Uma Extensão de Erlang Orientada a Objetos
Orientador: Rafael Dueire Lins
Coorientador: Francisco Heron de Carvalho Jr. Palavras-chave: Erlang; Programação Orientada a Objetos; Compiladores; Linguagens Funcionais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Concorrente, Paralelo e Distribuído. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Distribuídos.

Mestrado em Engenharia Elétrica

2001 - 2003

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Uma aplicação de Voz Sobre IP usando o Session Initiation Protocol (SIP),Ano de Obtenção: 2003
Rafael Dueire Lins.Palavras-chave: VOZ SOBRE IP; SIP; SESSION INITIATION PROTOCOL; User Agent.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Bacharelado Em Processamento de Dados

1991 - 1995

Universidade Federal do Amazonas
Título: Platão: Sistema de Controle do Plano de Gestão da Universidade do Amazonas
Orientador: Ademar Teixeira

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação.

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Organização de eventos

SILVA JUNIOR, J. M. . ERIN 2017 - IV ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA. 2017. (Congresso).

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Participação em eventos

ERIN 2017 - IV ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA. Mini-Curso de Introdução ao Game Design. 2017. (Congresso).

ITS. 2010. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Desenvolvimento de Jogos em HTML5. 2010. (Simpósio).

SBRT. 2009. (Simpósio).

SBRT. 2008. (Simpósio).

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Participação em bancas

Aluno: Marcus Augusto da Silva Cordeiro

PEREIRA, M. F.; FREITAS, I. C. O.;SILVA JUNIOR, J. M.. Mecânicas de Jogo: uma exploração da trama semiótica da experiência interativa na série Metal Gear Solidarismos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas.

FIGUEIREDO, C. M. S.;SILVA JUNIOR, J. M.; OLIVEIRA, R. C.. Concurso ? Edital 093/2017 ? Área: Arquitetura de Computadores. 2018. Universidade Federal do Amazonas.

OLIVEIRA, R. C.; FIGUEIREDO, C. M. S.;SILVA, JUCIMAR MAIA. Comissão de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

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Comissão julgadora das bancas

Paulo Henrique Monteiro Borba

Paulo Borba; CASTOR, F.; Valdemar Cardoso da Rocha Júnior; Francisco Heron de Carvalho Júnior; SARAIVA, J.. ooErlang - Uma extensão de Erlang orientada a objetos. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Henrique Monteiro Borba

Paulo Borba; LIMA FILHO, F. J. C.; SARAIVA, J.. ooErlang - Uma extensão orientada a objetos da Linguagem Erlang eficiente e conservadora. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Francisco Heron de Carvalho Júnior

Saraiva, J.; de Lima Filho, F. J. C.; BORBA, P. H. M.;de Carvalho Junior, Francisco Heron; da Rocha Junior, V. C.;LINS, Rafael Dueire. ooErlang, Uma Extensão de Erlang Orientada a Objetos. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco.

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Orientou

Antonio Arquelau de Oliveira Silva Junior

Analise de elementos inteligentes para o dominó amazonense utilizando algoritmos genéticos; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Estevam Nicolas Chen

Geração Procedural de Melodias Através de Métodos Estocásticos; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Paulo Henrique de Alcantara Rocha

JUREMA - Otimização do processo de correção de provas utilizando algoritmo de detecção de plágio; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Raimundo Napoleão Artini Filho

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA AUXILIAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Bruno dos Santos de Araújo

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GERAÇÃO PROCEDURAL NO JOGO SKELETON CRAWLER; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

BRUNO RICHELE SILVA DE SOUZA

PROCESSO DE CRIAÇÃO DE DESIGN VISUAL E DE SOM DE UM JOGO 2 D: CASO MACHINERY; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Cristina Souza de Araújo

GAMIFICAÇÃO EM APLICATIVOS WEB E MÓVEL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

DIEGO NABUYOSHI DE SOUZA TSUJI

DESENVOLVENDO UM JOGO DE LUTA 2D COM UNITY: SUPER PUNCH ACADEMY; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

JONH MAYLON CORREA E SILVA

DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIGITAL PADDLE MAN; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

José Maria Drumond de Vasconcelos Dias Filho

DESENVOLVIMENTO DO JOGO PADDLEMAN EM UNITY 5; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

José Raymundo Costa Ferreira Junior

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO E CENÁRIOS DE UM JOGO 2D COM UNITY 3D: CASO MACHINERY; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Moacir de Oliveira Miranda Júnior

ARQUITETURA UNITY PARA JOGO JUNGLE BLAST; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Raphael Maquiné Marinho

UTILIZAÇÃO DE GERAÇÃO PROCEDURAL DE OBSTACULOS E INIMIGOS PARA O JOGO ZOMBIE RUN; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Rodrigo de Souza Braga

DESENVOLVIMENTO DO JOGO JUNGLE BLAST; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Elétronicos) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Carlos Alberto Mota da Silva Filho

Agentes Evolutivos para Jogo de Dominó de quatro pontas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

ANNE DE SOUZA OLIVEIRA

Clone do PACMAN em HTML5; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

weverton Freitas Perdigão

Clone do Vanguard em HTML5; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Emiliano Carlos de Moraes Firmino

WebSocket para aplicações WEB em Erlang; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Lanier Menezes dos Santos

Comparação de Desempenho da Programação Concorrente Entre Java e Erlang Utilizando o Intel MPI Benchmarck; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Clarice de Souza Santos

Desenvolvimento do protocolo TFTP em Erlang; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Bruno Mendes

Desenvolvimento de um jogo de truco utilizando lógica fuzzy; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

João Guilherme Alves Martinez

Desenvolvimento de um cliente Java para o Protocolo SIP; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Edson Soares Borges

Desenvolvimento de um carro-robô controlado por rede sem fio usando Arduino; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Ismael Junior Vidal Paz

Módulo de similaridade de programas para o projeto Jurema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Victor Kaleb Leite Gomes

Desenvolvimento de jogo Genius usando Arduino; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

George da Rocha Medeiros Nunes

Desenvolvimento de um jogo de dominó para Android; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Cristiane Pereira Freire

Sistema de Gerenciamento de Trabalhos de Conclusão de Curso Utilizando CakePHP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Janderson de Melo Antunes

INTEGRANDO OS FRAMEWORKS CAKEPHP E FLEX PARA APLICAÇÕES WEB; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Raphael Maquiné Marinho

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PRÉ-SELEÇÃO DE DISCIPLINA COM PRINCÍPÍOS DE HEURÍSTICA DE USABILIDADE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Marcos Antonio de Oliveira Pena

Analisadores Léxico e Sintático em Java; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Moacir de Oliveira Miranda Júnior

Desenvolvimento de uma ferramenta de buscas na web para realizar consultas locais em domínios específicos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

RAFAEL BRITO DOS SANTOS

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE PARADA DE MÁQUINA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Marcelo da Silva Saad

Fmf: um estudo de caso de desenvolvimento em iPhone; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

João Lúcio Rolim de Moraes

Desenvolvimento do jogo Estar Guars utilizando ferramentas livres; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

José Maria Drumond de Vasconcelos Dias Filho

DESENVOLVIMENTO DO JOGO ELETRÔNICO MAGEKOM ? MACRO GESTÃO COMPETITIVA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

Carlos ALberto de Almeida Filho

Sistema de Controle Acadêmico da UTAM; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados) - Instituto de Tecnologia da Amazônia; Orientador: Jucimar Maia da Silva Junior;

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Foi orientado por

José Maria Drumond de Vasconcelos Dias Filho

Desenvolvimento do Jogo Eletrônico Magekom - Macro Gestão Competitiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Computação) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: José Maria Drumond de Vasconcelos Dias Filho;

Rafael Dueire Lins

Uma Aplicação de Voz sobre IP baseada no Session Inicialization Protocol; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Rafael Dueire Lins;

Rafael Dueire Lins

ooErlang Uma Extensão de Erlang Orientada a Objetos; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Rafael Dueire Lins;

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Produções bibliográficas

  • SILVA JUNIOR, J. M. ; LINS, R. D. ; SANTOS, L. M. . Comparing the Performance of Java, Erlang and Scala in Web 2.0 Applications. IADIS International Journal on WWWInternet , v. 10, p. 121-137, 2012.

  • STINGHEN FILHO, I. A. ; CHEN, E. N. ; BARBOZA, R. S. ; SILVA JUNIOR, J. M. . A INTERFACING CONTROLLER FOR GAMES BASED ON GESTURE RECOGNITION. In: International Conferences WWW/Internet, 2018, Budapeste. A INTERFACING CONTROLLER FOR GAMES BASED ON GESTURE RECOGNITION, 2018.

  • ARTINI FILHO, R. N. ; SILVA JUNIOR, J. M. . FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA AUXILIAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. In: V SIMEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017, Joinville - SC. Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017. v. 1. p. 1075-1090.

  • BARBOZA, R. S. ; BARBOSA, M. P. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Desenvolvimento rápido de ambientes para realidade virtual em Unity utilizando PhotoSphere e CubeMap. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba/Paraná. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

  • SILVA JUNIOR, J. M. ; ARAÚJO, Cristina de Souza ; ALVES, L. M. . Desenvolvimento de áudio para jogos com Unity e FMOD. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba/Paraná. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

  • CHEN, E. N. ; ARAÚJO, Cristina de Souza ; SILVA JUNIOR, J. M. . Geração Procedural de Melodias Através de Métodos Estocásticos. In: ERIN 2017 - IV ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA, 2017, Manaus/AM. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento DigitalERIN 2017 - IV ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA, 2017.

  • GOMES, J. R. S. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Estudo de Caso sobre Estimativa de Esforço de Software Utilizando Técnica de Inteligência Artificial. In: ENCOSIS, 2015, Manaus - Amazonas. ENCOSIS, 2015.

  • SILVA JUNIOR, J. M. ; LINS, R. D. ; AQUINO, D. H. B. . ooErlang: Object-oriented Erlang. In: IADIS International Conference on Applied Computing, 2012, Madri. IADIS International Conference on Applied Computing, 2012. p. 155-162.

  • SILVA JUNIOR, J. M. ; LINS, R. D. ; SANTOS, L. M. . Assessing the Performance of Java and Erlang in Web 2.0 Applications. In: IADIS International Conference WWW/Internet, 2012, Madri. IADIS International Conference WWW/Internet, 2012. p. 315-322.

  • SILVA JUNIOR, J. M. . MyGUI: Um Estudo de Caso sobre a Criação de Padrão de Interface Gráfica para o Usuário para FUCAPI. In: I Congresso de Informática da Amazônia, 2001, Manaus. Anais do I Congresso de Informática da Amazônia, 2001.

  • STINGHEN, I. ; CHEN, E. N. ; BARBOZA, R. S. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Gesture Recognition Using Leap Motion: A Machine Learning-based Controller Interface. In: SBGAMES 2018, 2018, Foz do Iguaçu. Gesture Recognition Using Leap Motion: A Machine Learning-based Controller Interface, 2018.

  • OLIVEIRA NETO, W. A. ; OLIVEIRA NETO, K. M. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Generation of 3D objects based on Virtual Reality drawings using Convolutional Neural Networks. In: SBGAMES, 2018, Foz do Iguaçu. Generation of 3D objects based on Virtual Reality drawings using Convolutional Neural Networks, 2018.

  • FILHO, IVO ALUÍZIO STINGHEN ; CHEN, ESTEVAM NICOLAS ; DA SILVA JUNIOR, JUCIMAR MAIA ; DA SILVA BARBOZA, RICARDO . Gesture recognition using leap motion. In: ACM SIGGRAPH 2018 Posters, 2018, Vancouver. ACM SIGGRAPH 2018 Posters on - SIGGRAPH '18, 2018. p. 1.

  • CARVALHO, M. K. H. ; STINGHEN FILHO, I. A. ; NASCIMENTO, L. H. O. ; ALVES, L. M. ; BARBOZA, R. S. ; ARAÚJO, Cristina de Souza ; SILVA JUNIOR, J. M. . OccultVR:Interação com realidade virtual usando o kinect. In: 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2017, Curitiba/PR. Anais do 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2017.

  • SILVA, JUCIMAR MAIA ; LINS, RAFAEL DUEIRE . ooErlang. In: the eleventh ACM SIGPLAN workshop, 2012, Copenhagen. Proceedings of the eleventh ACM SIGPLAN workshop on Erlang workshop - Erlang '12. New York: ACM Press, 2012. p. 65-66.

  • SILVA JUNIOR, J. M. ; FIRMINO, E. C. M. . Desenvolvimento de Jogos em HTML5. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010, Florianópolis. SBC Proceedings of SBGames 2010, 2010. v. IX.

  • COSTA, L. B. ; BARBOZA, Ricardo da Silva ; SILVA JUNIOR, J. M. . Tutorial: Introdução ao desenvolvimento de jogos para Oculus Rift/ VR usando Unity 3D. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

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Outras produções

SILVA JUNIOR, J. M. ; CARVALHO, M. K. H. ; STINGHEN FILHO, I. A. ; NASCIMENTO, L. H. O. ; ARAÚJO, Cristina de Souza . OccultVR. 2017.

SILVA, E. J. L. A. ; ARAÚJO, Cristina de Souza ; SILVA JUNIOR, J. M. . Carreta Furacão - Legends. 2016.

BARBOSA, M. P. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Asteroid Squad. 2014.

COSTA, L. B. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Fábrica de Robos. 2014.

BENIGNO, F. P. ; SILVA JUNIOR, J. M. . PileBlocks. 2014.

ALMEIDA, L. G. ; SILVA JUNIOR, J. M. . The Legend of Vitoria Regia. 2014.

ALMEIDA, L. G. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Manaus Attack. 2014.

COSTA, L. B. ; SILVA JUNIOR, J. M. . SoapMan. 2014.

PEREIRA, A. L. O. ; SILVA JUNIOR, J. M. . Skunk. 2014.

SILVA JUNIOR, J. M. ; LINS, R. D. ; FIRMINO, E. C. M. ; BERNARDINO, R. B. . ooErlang - Erlang to OO Programmers. 2013.

MACIEL, M. J. S. ; SILVA JUNIOR, J. M. . PROTUS - Sistema de Protocolo da Prefeitura de Manaus. 2006.

BARBOZA, Ricardo da Silva ; ARAÚJO, Cristina de Souza ; OLIVEIRA, Raimundo Correa de ; SILVA JUNIOR, J. M. . Portal de Manaus. 2005.

SILVA JUNIOR, J. M. . MyIM: Uma ferramenta integrada de mensagens instantâneas, presença e voz sobre IP usando o Session Initiation Protocol (Em desenvolvimento). 2002.

SILVA JUNIOR, J. M. . Sistema de Fiscalização Integrada PORTAL DA AMAZÔNIA. 1999.

SILVA JUNIOR, J. M. . Sistema de Internamento de Mercadorias Estrangeiras (PLI). 1999.

SILVA JUNIOR, J. M. . Sistema de Internamento de Mercadoria Nacional (SINAL). 1999.

SILVA JUNIOR, J. M. . Sistema de Controle de Projeto de Pesquisa. 1998.

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Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Inteligentes para o Setor Acadêmico e Setor Produtivo utilizando Tecnologia da Informação. ( PDTI ), Descrição: Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Inteligentes para o Setor Acadêmico e Setor Produtivo utilizando Tecnologia da Informação ( PDTI ) tem por objetivo fortalecer as atividades de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação da UEA ( Universidade do Estado do Amazonas ). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Ricardo da Silva Barboza - Integrante / LINS, RAFAEL DUEIRE - Integrante / Carlos Mauricio Seródio Figueiredo - Integrante / elloa barreto guedes da costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Mobilidade para Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação para o fortalecimento do Setor de Criação de Sistemas, Aplicativos e Jogos Eletrônicos no Estado do Amazonas ( GAMESAMA ), Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo dar mobilidade aos pesquisadores para pesquisar e desenvolver, empregando as mais modernas técnicas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Sistemas Embarcados e Computação em Nuvem, processos e produtos para resolver problemas do governo, setor produtivo e do setor acadêmico e ainda criar mão-de-obra especializada, colaborando assim na resolução de problemas não-triviais e no avanço do estado da arte. Além disto, favorece a firmação do LUDUS - Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma iniciativa que congloba um grupo de pesquisadores com interesses afins, fomentando um diferencial estratégico na formação de capital humano que contribui para o fortalecimento de uma instituição pública de ensino e do Estado do Amazonas como um todo. A criação de jogos e aplicativos em Realidade Virtual é uma área estratégica para o desenvolvimento tecnológico e científico da região visto que grandes empresas do ramo se estabeleceram no Pólo Industrial de Manaus. Os investimentos mundiais na área chegaram a US$ 3,5 bilhões até 2016, incluindo a aquisição da Oculus pelo Facebook, investimentos da Google, Intel e Apple. A previsão de crescimento nesse mercado para 2017 é de US$ 10 bilhões e em 2018, US$ 20 bilhões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Implantação do LUDUS ? Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa, Descrição: Projeto que visa implantar o setor de economia criativa na UEA/EST. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (20) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / ricardo da silva barboza - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Comparação entre wrappers para jogos desenvolvidos em HTML5, Descrição: Investigar e comparar os vários empacotadores que existem e decidir qual seria mais interessante usar para desenvolver jogos html5 na UEA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Técnicas de Otimização para Jogos Mobile, Descrição: Investigar e desenvolver técnicas para otimizar a carga e funcionamento de jogos desenvolvidos na plataforma mobile Android. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Usabilidade em jogos mobile, Descrição: Investigar e desenvolver técnicas para analisar usabilidade e criar interfaces gráficas para jogos mobile. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lahis Gomes Almeida - Integrante.

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Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Integrante / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Integrante / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Integrante / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Integrante / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de uma linguagem orientada a objetos para a máquina virtual do Erlang, Descrição: Construir um compilador de um sub-conjunto da linguagem Java que funcione sobre a Máquina Virtual do Erlang. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Daniel Henrique Braz de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Interface Web Interativa em HTML 5 e CSS3 para jogos de computador online multiusuários massivos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma interface para um jogo online multiplayer massivo utilizando o padrão aberto HTML5. A linguagem de programação será JavaScript. A interface será construída usando os modernos padrões de interface homem-computador para melhorar interatividade. Sua arquitetura usará Padrões de Projetos para a máxima reutilização de código e robustez. Será construída uma API usando o padrão REST para a comunicação com o motor do jogo, visto que REST é um padrão aberto usado para construção de serviços Web ( Web Services ).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Emiliano Carlos de Moraes Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de motor para jogos online multiusuários massivos em Erlang, Descrição: O objetivo deste projeto é criar um motor para jogos online multiusuários massivos através de uma arquitetura escalável, paralela e distribuída. Devido as suas características de paralelismo, concorrência e robustez, a linguagem de desenvolvimento será Erlang. A ideia é modularizar e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Rodrigo Barros Bernardino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de uma Metodologia Ágil para desenvolvimento de softwares distribuídos e paralelos de tempo real usando Autômatos Finitos, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma metodologia ágil para desenvolvimento de sistemas distribuídos de tempo real que usem módulos escritos em diferentes linguagens e de paradigmas diferentes. Essa metodologia deverá ser empregada para o desenvolvimento do MMOG, priorizar a modularização e aplicar conceitos de Engenharia de Software para facilitar a manutenção e adequação para qualquer tipo de jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucimar Maia da Silva Junior - Coordenador / Lanier Menezes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

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Prêmios

2017

Professor Homenageado pela Turma de Engenharia da Computação, Universidade do Estado do Amazonas.

2013

Professor Homenageado pela Turma de Engenharia da Computação, Universidade do Estado do Amazonas.

2012

Professor Homenageado pela Turma de Engenharia da Computação, Universidade do Estado do Amazonas.

2011

Professor Homenageado pela Turma de Engenharia da Computação, Universidade do Estado do Amazonas.

2010

Professor Homenageado pela Turma de Engenharia da Computação, Universidade do Estado do Amazonas.

2009

Professor Homenageado pela Turma de Engenharia da Computação, Universidade do Estado do Amazonas.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Tecnologia. , Avenida Darcy Vargas, 1200, Parque 10, 69050-020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 88154759, URL da Homepage:

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Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor Adjunto, Carga horária: 40

2007 - 2008

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor com Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2015

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Jogos Eletrônicos, Modelagem e Projeto de Sistemas, Ética, Metodologia Científica para Computação

  • 03/2014

    Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia, Pós Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.,Cargo ou função, Coordenador.

  • 03/2014

    Ensino, Desenvolvimento de Jogos Elétronicos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Programação de Jogos Eletrônicos

  • 01/2014

    Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia, Coordenação do curso de Sistemas de Informação.,Cargo ou função, Coordenador.

  • 01/2014

    Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação.

  • 08/2007

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, compiladores, Engenharia de Software, Paradigmas de Linguagens de Programação, Programação Concorrente, Sistemas Distribuídos, Tecnologia Web

2005 - 2007

Prefeitura Municipal de Manaus

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Sub-Secretário de Ciência e Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2005 - 01/2007

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação, .,Cargo ou função, Sub-Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação.

1995 - 2004

Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas/ DBA, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2002 - 12/2004

    Direção e administração, Departamento de Informática, Assessoria de Gestão.,Cargo ou função, Gerente de Desenvolvimento e Processo.

  • 02/2003 - 01/2004

    Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, programação orientada a objetos, Estruturas de Dados

1999 - 2001

Instituto de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2000 - 03/2001

    Ensino, Tecnologia Em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Java, Estrutura de Dados, Engenharia de Software