Felipe Menezes Machado
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2008) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2011). Atualmente é Consultor do Cervello Soluções Avançadas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Aprendizagem de máquina.
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Computação
2009 - 2011
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Detecção de comunidades em grafos multicamada muito grandes
Orientador: Virgilio Augusto Fernandes Almeida
, Ano de Obtenção: 2011.
Formação complementar
2012 - 2012
Cryptography. (Carga horária: 60h). , Coursera, COURSERA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Desafios de Programação. (Carga horária: 128h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Introduction to Artificial Intelligence. (Carga horária: 60h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2011 - 2011
Machine Learning. (Carga horária: 60h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Aprendizagem de máquina.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Análise de grandes volumes de dados (Bigdata).
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Grafos.
Participação em eventos
ACM International Collegiate Programming Contest - World Finals 2011. Equipe UFMG. 2011. (Olimpíada).
Produções bibliográficas
-
MACHADO, F. M. ; SANTOS, M. C. ; ALMEIDA, V. A. F. ; GUEDES NETO, D. O. . Characterizing Mobility and Contact Networks in Virtual Worlds. In: Facets of Virtual Environments, 2009, Berlin. Facets of Virtual Environments, 2009. v. 33. p. 44-59.
Prêmios
2011
Menção honrosa na final mundial do ACM International Collegiate Programming Contest 2011, ACM / IBM.
2010
4º lugar (medalha de prata) na final brasileira da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2010
1º lugar na etapa regional da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2009
20º lugar na final brasileira da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2009
2º lugar na etapa regional da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2008
19º lugar na final brasileira da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2008
1º lugar na etapa regional da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2007
37º lugar na final brasileira da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2007
1º lugar na etapa regional da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2006
2º lugar na etapa regional da Maratona de Programação, SBC / ACM.
2006
18º lugar na final brasileira da Maratona de Programação, SBC / ACM.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação. , Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-010 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34995860, Fax: (31) 314995858, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Cervello Soluções AvançadasVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
2011 - 2011
Centre de Recherche Inria Sophia Antipolis - MéditerranéeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Estagiário, Carga horária: 40
2012 - 2012
SambatechVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento Sênior, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto e desenvolvimento de sistema de coleta e processamento de dados da plataforma de vídeos da empresa. Projeto de APIs internas e externa. Gerenciamento dos dados coletados em bancos de dados. Análise de soluções de banco de dados (relacionais e não-relacionais) para o sistema em questão, com grande volume de dados. Desenvolvimento de cliente de coleta de dados. Desenvolvimento de servidor de coleta de alta performance. Desenvolvimento de API web para a interface do produto.
Desenvolvimento de plataforma de vídeos para ensino a distância. Programação C/C++/Objective-C para criação de aplicação cliente (aplicação desktop). Projeto e desenvolvimento de servidor da plataforma, com comunicação com o cliente desktop. Desenvolvimento da interface Web do produto.
2008 - 2010
SambatechVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Carga horária: 40
2013 - 2021
Soluções de Software InteligentesVínculo: Sócio e Diretor, Enquadramento Funcional: CTO, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Menezes Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?