Solange Medeiros Pitombeira de Lucena
Possui graduação em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1983), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é gestão acadêmica - unirio/cederj do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologia na educação, ensino fundamental, formação de professores e matemática.
Informações coletadas do Lattes em 27/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2008 - 2012
Universidade Federal Fluminense
Título: Formação de Professores a Distância no curso de Pedagogia da UNIRIO: análise das concepções pedagógicas dos agentes implicados no curso
Orientador: Waldeck Carneiro da Silva
, Ano de obtenção: 2012. Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de Professores; Agentes Pedagógicos.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
1999 - 2002
Universidade Católica de Petrópolis
Título: A Construção do Vínculo Afetivo na educação a Distância on-line, Ano de Obtenção: 2002
Márcia Pires R. Magalhães Gomes.Palavras-chave: Educação a Distância; Vínculo Afetivo; Ambiente de Aprendizagem on-line.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Psicopedagogia
1997 - 1999
Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro
Título: Estudo de Caso: Dificuldades na Alfabetização
Orientador: Profª Drª Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Especialização em Informática na Educação
1993 - 1994
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Logo
Orientador: Prof. Dr
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
LUCENA, Solange M.P. . V Encontro Estadual de Educação Matemática. 2010. (Outro).
Mônica Mandarino ; Isabel Ortigão ; LUCENA, Solange M.P. . Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro de Gestores de EaD das IES da ABRUEM.Integrou a Comissão Organizadora. 2023. (Seminário).
Seminário Comemorativo de 20 anos dos cursos de graduação EAD na UERJ.Integrou a Comissão Organizadora. 2023. (Seminário).
Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.ANÁLISE DA QUALIDADE SOCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIRIO. 2011. (Encontro).
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Formação de Professores do Curso de Pedagogia a Distância da Unirio. 2011. (Congresso).
II Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Políticas Públicas de Formação de Professores a Distância na perspectiva de uma Educação Emancipadora. 2010. (Congresso).
V Encontro Estadual de Educação Matemática - EEMAT.O Computador no Ensino da Matemática. 2010. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Pensar a Educação a Distância na Perspectiva da inclusão/exclusão. 2010. (Congresso).
Encontro de Professores do Curso de EJA_ MEC/SECAD/UFF/NUEC.TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Encontro).
II Seminário de Educação Brasileira.Pensar a educação a Distância na perspectiva da Inclusão/Exclusão. 2009. (Seminário).
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Formação de professores a distância na perspectiva de uma educação emancipadora: é possível?. 2009. (Encontro).
6º Seminário Nacional de Educação a Distância - ABED. 2008. (Seminário).
I Encontro de Docentes e Discentes de Educação a Distância - Unirio/CEDERJ/UAB. 2008. (Encontro).
Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino/Aprendizagem. Avaliando o impacto na Prática Docente de Professores do Ensino Fundamental do Curso de Lic. em Pedagogia a Distância.. 2008. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2008. (Congresso).
Colóquio de Pesquisa em educação e Mídia: diálogos entre culturas.. 2007. (Outra).
Participação em bancas
Lima, Jéssica Mara R. S.;LUCENA, Solange M.P.. A Construção da Autonomia do Aluno na Educação a Distância. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LUCENA, Solange M.P.; Lima, Jéssica Mara R. S.. Laboratório Móvel de Informática (LMI): descrição de um modelo de utilização de um computador por aluno em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LUCENA, Solange M.P.; Tânia Cozzi. Educação e Saúde: a importância da saúde física no processo ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Barbosa, Gabriela S.;LUCENA, Solange M.P.. Jogos matemáticos: Possíveis Contribuições do Lúdico à Aprendizagem da Matemática para Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Barbosa, Gabriela S.;LUCENA, Solange M.P.. História da Matemática e suas Aplicações no Ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LUCENA, Solange M.P.; OLLIVEIRA, Carmen I. C.. Educação a Distância. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLLIVEIRA, Carmen I. C.;LUCENA, Solange M.P.. A propaganda da mídia televisiva integrada à prática pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Lima, Jéssica Mara R. S.;LUCENA, Solange M.P.. Seleção de Tutores - Matemática. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Farias, Francisco R.;LUCENA, Solange M.P.. Seleção de professor ao Curso de Especialização em Educação Especial a Distância. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LUCENA, Solange M.P.; Maria Angela M. Correa. Seleçao de professor ao Curso de Especialização em Educação Especial a Distância. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Conhecimentos e Competências para design instrucional em EAD - uma proposta; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Educação a Distância e Educação Continuada: processos e produtos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Leitura em Tempo Real: o hipertexto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Avaliação de software para o ensino da Matemática; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Usando recursos computacionais no ensino da Matemática; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Interatividade no processo ensino-aprendizagem a distância mediada pelo computador; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
O Emprego da Novas Tecnologias no Ensino da Língua Portuguesa; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
O ensino da Informática aplicada aos cursos de Odontologia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Implementação do curso de Expedito de técnnicas de ensino: um estudo de caso na marinha breasileira; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Educação a Distância) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Educação a Distância na era da aceleração; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Educação a Distância) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Informática Educativa Aplicada na Educação Matemática no Segundo Segmento do Ensino Fundamenalo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Como a Internet pode ser usada para motivar alunos do ensino médio; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
O ensino da tecnologia das construções através da educação a distância: análise de materiais; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Educação a Distância) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Prospecção da Educação a Distância aliada à Informática neste novo milênio; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A importância da informática Educativa na educação Infantil; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Influência da Internet na língua escrita dentro do ccontexto escolar; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Educação a Distância via Internet e a Interatividade professor-aluno em curso de Inglês on-line; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Gestão Democrática da Informática Educativa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Tecnologias de Informação e Comunicação; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Fundamentos para elaborar uma pr0posta de formação de profesores em EAD on-line; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Educação a Distância) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Informática Educativa e a sua applicação no Ensino Médio; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Os desafios da docência na construção do conhecimento- Tecnologias da informação e comunicação (TIC?) em favor da educação; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
As brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A importância do lúdico na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A importância do origami nos processos de ensinar e aprender Matemática na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A história da Matemática e seus reflexos em sala de aula; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Educação e Saúde:a importância da saúde física no processo ensino-aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A INFORMÁTICA COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Televisão como Ferramenta Pedagógica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Educação e as novas tecnologias de informação e comunicação; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
A Relação entre Aprender e Ensinar no Processo de Construção do Conhecimento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Aplicações Tecnológicas no Processo Ensino Aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Aplicações Tecnológicas no Processo Ensino Aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Educação e a Influência dos Meios de Comunicação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Solange Medeiros Pitombeira de Lucena;
Produções bibliográficas
-
LUCENA, Solange M.P. . Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos. In: Medeiros, Cecília C. et al. (Org.). Educação de Jovens e Adultos na diversidade: políticas e práticas pedagógicas. 1ed.Niterói: Intertexto, 2009, v. 178, p. 13-178.
-
LUCENA, Solange M.P. ; Silva, Waldeck . Formação de Professores no Curso de Pedagogia a Distância da Unirio. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto. ESUD 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.
-
LUCENA, Solange M.P. . Pensar a Educação a Distância na Perspectiva da inclusão/exclusao. In: VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2010, Cuiabá -Mato Grosso. VII ESUD 2010, 2010.
-
LUCENA, Solange M.P. ; Silva, Waldeck . ANÁLISE DA QUALIDADE SOCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCENA, Solange M.P. ; Silva, Waldeck . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUCENA, Solange M.P. . A Educação a Distância na perspectiva da inclusão/exclusão.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUCENA, Solange M.P. . Políticas públicas de formação de professores a distância na perspectiva de uma educação emancipadora.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUCENA, Solange M.P. . Pensar a educação a Distância na Perspectiva da Inclusão/Exclusão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCENA, Solange M.P. . Formação de Professores a distância na perspectiva de uma educação emancipartória: é possível?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Adilson Florentino ; LUCENA, Solange M.P. . Avaliando o Impacto na Prática Docente de Professores do Ensino Fundamental a partir do Curso de Licenciatura a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCENA, Solange M.P. . Vínculo afetivo e a educação no ciberespaço. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LUCENA, Solange M.P. . Relatório de avaliação final do cumprimento do Termo de Saneamento e Deficiências de Polo de apoio a EAD.ncias de Polo de apoio a EAD.. 2011.
LUCENA, Solange M.P. . Relatório de avaliação final do cumprimento do Termo de Saneamento e Deficiências de Polo de apoio a EAD. 2011.
LUCENA, Solange M.P. . Relatório de avaliação final do cumprimento do Termo de Saneamento e Deficiências de Polo de apoio a EAD.. 2011.
LUCENA, Solange M.P. . TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Aperfeiçoamento a Distância em Educação de Jovens e Adultos).
LUCENA, Solange M.P. . Educação e Internet. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCENA, Solange M.P. ; Mara Lúcia Reis Monteiro Cruz . VIII - COINFE - Congresso Estadual de Informática na Educação. 2004. (Comissão Científica).
LUCENA, Solange M.P. . Internet na Educação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCENA, Solange M.P. . Multimídia na Educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCENA, Solange M.P. . Novas Tecnologias da Infromação e da Comunicação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCENA, Solange M.P. . Contextualizando as Grandes Áreas do Conhecimento.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2009
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista _UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora da Disciplina de TCC do Curso de Pós Graduação em Educação Especial a Distância.
2005 - Atual
Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de JaneiroVínculo: Bolsista UAB/CAPES, Enquadramento Funcional: Gestão Acadêmica - UNIRIO/CEDERJ, Carga horária: 20
Outras informações:
2011/2012 - Coordenadora de Tutoria
2004 - 2005
Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de JaneiroVínculo: Bolsa - FAPERJ, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
2002 - 2003
Centro Universitário Moacyr Sreder BastosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora -Curso de Pedagogia
Outras informações:
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos - Disciplinas: Educação a Distância? 2002/2003.
2012 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplina - Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I
2012 - 2012
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplina: Educação MAtemática para Crianças, Jovens e Adultos II.
Período de greve - maio a setembro de 2012.
2003 - 2003
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática
Disciplina - Redes na Educação
2002 - 2002
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática
Disciplina - Multimídia na Educação
2001 - 2001
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratada do curso de Pedagogia, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente do Curso de Pedagogia da UERJ (Professora Contratada)- Disciplinas: Metodologia do Ensino da Matemática e Informática Educativa ? Agosto/ Dezembro de 2001.
2001 - 2001
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática
Disciplina - Multimídia na Educação
1999 - 1999
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática
Disciplina - Tópicos Avançados em Informática Aplicada à Educação
2005 - 2006
Centro Universitário CariocaVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Pós- Graduação Lato- Sensu em Informática Aplicada à Educação da Unicarioca 2005 ?2006.
1998 - 2005
Centro Universitário CariocaVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Pós- Lato- Sensu, Carga horária: 8
Outras informações:
Docente do Curso de Pós- Graduação Lato- Sensu em Informática Educacional da Unicarioca. Disciplina - Multimídia em Educação. 1998 - 2005.
2000 - 2004
Centro Universitário CariocaVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Pós- Graduação Lato- Sensu em Educação a Distância da Unicarioca 2000 ?2004.
1994 - 1998
TREND- Tecnologia EducacionalVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora/ Consultora do Projeto de Informática Educacional da Trend -Tecnologia Educacional - 1994- 1998.
1985 - 2012
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora de Matemática - Aposentada
1979 - 1997
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 22
Outras informações:
Professora das séries iniciais do ensino fundamental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Solange Medeiros Pitombeira de Lucena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?