Ricardo Ribeiro Santos
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000), especialização em Administração da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará (2003) e mestrado-profissionalizante em administração pela Universidade Federal do Ceará (2007). Possui experiência como docente em Instutuições de Ensino Superior, as quais ministrou disciplinas como: gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de processos, introdução à administração e gestão da produção. Experiência em coordenação e implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente em empresas de grande porte. Na esfera pública, realizou auditoria interna para certificação ISO 9001 no Tribunal Regional Eleitoral - CE e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Atualmente é Analista de Gestão Pública da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, lotado na Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado, na qual está como Orientador da Célula de Gestão por Processos
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Administração
2005 - 2007
Universidade Federal do Ceará
Título: Gestão Ambiental Como Elemento Da Estratégia Empresarial: Um Estudo Longitudinal Em Uma Empresa Têxtil, Ano de Obtenção:
Orientador: Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
Palavras-chave: indicadores; têxtil; estratégia; ECP; Gestão Ambiental.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Administração da Qualidade
2001 - 2003
Universidade Federal do Ceará
Título: A Integração dos Sistemas de Gestão Ambiental e da Qualidade Dentro de um Programa de Qualidade Total
Orientador: Fernando Ribeiro de Melo Nunes
Formação complementar
2011 - 2011
Legislação aplicada à logística de suprimentos. (Carga horária: 30h). , ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2011 - 2011
Gerência de projetos ee programas. (Carga horária: 40h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2010 - 2010
Formação continuada para tutores. (Carga horária: 8h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas de redação oficial. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2010 - 2010
Formação de tutores em gestão de compras. (Carga horária: 60h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de termos de referência. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2008 - 2008
Auto-Avaliação continuada da Gestão Pública. (Carga horária: 32h). , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Auditores Líderes - ISO 14001:2004. (Carga horária: 40h). , BSI Brasil Sistemas de Gestão Ltda, BSI, Brasil.
2007 - 2007
Pregão eletrônico. (Carga horária: 24h). , Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará, SEPLAG - CE, Brasil.
2005 - 2005
Operação ARIS - Modelagem Básica. (Carga horária: 24h). , IDS Scheer Sistemas de Processamento de Dados, IDS SCHEER, Brasil.
2005 - 2005
Liderança de Resultados. (Carga horária: 7h). , Vicunha Têxtil do Brasil, VICUNHA, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Educação Ambiental. (Carga horária: 16h). , Superintendência Estadual do Meio Ambiente, SEMACE, Brasil.
2003 - 2003
Formação de Auditores Líderes - ISO 9001:2000. (Carga horária: 40h). , Avaliações, Treinamentos, Sistemas e Gestão, ATSG, Brasil.
2002 - 2002
Normalização, Metrologia e Avaliação da Conformida. , Confederação Nacional da Indústria, CNI, Brasil.
2001 - 2001
Hierarquia das Normas Legais e o Meio Ambiente. , GB Consultoria & Organização Empresarial, GB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão da Qualidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Participação em eventos
III Congresso CONSAD de Gestão Pública. PROJETO MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL DA FROTA DO ESTADO DO CEARÁ. 2010. (Congresso).
Semana do Meio Ambiente - Empresa CEARA DIESEL.A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. 2010. (Outra).
CONGRESSO CEARÁ GESTÃO PÚBLICA. A Experiência do Governo do Ceará na condução / implantação de melhorias no processo de abastecimento de combustível de veículos e máquinas. 2009. (Congresso).
Congresso Ceará Gestão Pública. 2008. (Congresso).
XI SIMPOI 2008 - SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO,LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.Avaliação Longitudinal do Perfil Estratégico de Conduta Ambiental: Uma Proposta de Método Analítico Quantitativo. 2008. (Simpósio).
1º Seminário Norte Nordeste de Manutenção/6º Seminário Regional de Manutenção - ABRAMAN(Associação Brasileira de Manutenção).Gestão Ambiental na Indústria Têxtil - Programa de Eficiência Energética. 2005. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, Ricardo Ribeiro; BACCHI, G. A.; PINTO, T. P.. BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE MASSAS E BISCOITOS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO.
SANTOS, Ricardo Ribeiro; BACCHI, G. A.; CAVALCANTE, A. L.. IMPLANTAÇÃO E CONDUÇÃO DE PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO CEARÁ - CAGECE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO.
SANTOS, Ricardo Ribeiro; BACCHI, G. A.; PINHEIRO, K. B. P.. GESTÃO SOCIOAMBIENTAL, O DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO.
SANTOS, Ricardo Ribeiro; SILVA, Fernando José da; CAMPOS, Sarah Camargo. SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE LOGÍSTICA EM MARACANAÚ-CE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO.
Orientou
BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE MASSAS E BISCOITOS; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO; Orientador: Ricardo Ribeiro Santos;
IMPLANTAÇÃO E CONDUÇÃO DE PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO CEARÁ - CAGECE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO; Orientador: Ricardo Ribeiro Santos;
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE LOGÍSTICA EM MARACANAÚ-CE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO; Orientador: Ricardo Ribeiro Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; SILVA FILHO, J. C. L. ; ABREU, M. C. S . Avaliação longitudinal de conduta ambiental empresarial: uma proposta de método analítico quantitativo. Revista Produção Online , v. 11, p. 240-262, 2011.
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . A EXPERIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NA CONDUÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL DE VEÍCULOS E MÁQUINAS. In: Desirée Custódio Mota Gondim; Patrícia Maria campos Pinheiro; Marcelo Correia Lima da Rocha. (Org.). GESTÃO NO CEARÁ: Seleção de boas práticas em administração pública. 1ed.Fortaleza: Gráfica LCR, 2010, v. 1, p. 13-19.
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; ARRAES, V. M. ; MENDONCA, A. B. . REDESENHO DE PROCESSOS: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ EM PROVER MELHORIA NA GESTÃO. In: VI CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2013, BRASÍLIA. VI CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2013.
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . PROJETO MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL DA FROTA DO ESTADO DO CEARÁ. In: III Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2010, Brasília. III Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2010.
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . A Experiência do Governo do Ceará na condução / implantação de melhorias no processo de abastecimento de combustível de veículos e máquinas. In: Congresso Ceará Gestão Pública, 2009, Fortaleza-CE. Melhorias no Abastecimento de Combustível de Veículos e Máquinas no Ceará, 2009.
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; ABREU, M. C. S ; SILVA FILHO, J. C. L. . AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DO PERFIL ESTRATÉGICO DE CONDUTA AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE MÉTODO ANALÍTICO QUANTITATIVO. In: SIMPOI - SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 2008, SÃO PAULO. Anais Eletrônicos. São Paulo: FGV, 2008. v. XI.
-
SILVA FILHO, J. C. L. ; ABREU, M. C. S ; SANTOS, Ricardo Ribeiro . . Avaliação da Gestão Ambiental através da identificação da relação entre pressão e conduta ambiental. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008, RIO DE JANEIRO. Anais do ENEGEP. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008. v. XXVII. p. 11710.
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; ARRAES, V. M. ; MENDONCA, A. B. . REDESENHO DE PROCESSOS: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ EM PROVER MELHORIA NA GESTÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . PROJETO MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL DA FROTA DO ESTADO DO CEARÁ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . A Experiência do Governo do Ceará na condução / implantação de melhorias no processo de abastecimento de combustível de veículos e máquinas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; ABREU, M. C. S ; SILVA FILHO, J. C. L. . Avaliação Longitudinal do Perfil Estratégico de Conduta Ambiental: Uma Proposta de Método Analítico Quantitativo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . GESTÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: UM ESTUDO LONGITUDINAL EM UMA EMPRESA TÊXTIL 2007 (Dissertação).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . A integração dos sistemas de gestão ambiental e da qualidade dentro de um programa de qualidade total 2003 (Monografia).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . Pós Graduação em Marketing Estratégico (disciplina: Gestão da Qualidade). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . Gestão de Compras (modalidade EAD). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; RODRIGUES, R. H. P. . Gestão da Frota na Administração Pública. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . Curso Desenvolvimento de Técnicas Gerenciais no Processo de Abastecimento da Frota do Estado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro . Curso Gestão de Frota. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, Ricardo Ribeiro ; SILVA, Fernando José da ; CASTRO JÚNIOR, Orlando Vieira de . Curso de extensão em SGI ? Sistema de Gestão Integrado: Qualidade e Meio Ambiente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG. , Centro Administrativo Governador Virgílio Távora - Avenida Central com Variante A - s/n, Cambeba, 60830900 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31013828, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2011
Organização Educacional EvolutivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
Outras informações:
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS e INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Atividades
-
02/2008 - 08/2011
Ensino, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GESTÃO DE PROCESSOS e INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
2011 - Atual
Governo do Estado do CearáVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Orientador da Célula de Gestão por Processos, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerência das atividades de redesenho de processos e planejamento estratégico
2007 - Atual
Governo do Estado do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Gestão Pública, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA DOS RECURSOS HÍDRICOS.
-
07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN.
-
01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA.
-
10/2013
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO.
-
10/2013
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN.
-
09/2013
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL DE MESSEJANA.
-
07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE GESTÃO DOS BENS PATRIMONIAIS DO ESTADO.
-
03/2012
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PROJETO DE ANÁLISE E MODELAGEM DO PROCESSO DE GESTÃO DE CONTRATOS, CONVÊNIOS E INSTRUMENTOS CONGÊNERES.
-
07/2015 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
-
06/2015 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS CIDADES DO CEARÁ.
-
06/2014 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO.
-
05/2013 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO ISSEC.
-
07/2012 - 03/2013
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE APURAÇÃO DE DESVIOS DE CONDUTA DOS SERVIDORES VINCULADOS À LEI COMPLEMENTAR Nº 98/2011 Julho/.
-
09/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE ADITAMENTO DE CONVÊNIO E TERMO DE AJUSTE.
-
06/2012 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ.
-
03/2012 - 05/2012
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, REDESENHO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO VOLTADO AOS PROJETOS FINALÍSTICOS.
-
08/2011 - 09/2011
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Atividade realizada, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONTROLADORIA GERAL DE DISCIPLINA DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E SISTEMA PENITENCIÁRIO.
-
07/2009 - 08/2011
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Coordenadoria de Gestão de Compras.Serviço realizado, Gestor de Registro de Preço.
-
07/2008 - 12/2009
Direção e administração, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG.Cargo ou função, Gerente de Projeto: Melhoria no gerenciamento do abastecimento de combustível da frota de veículos do Governo do Estado do Ceará.
-
01/2007 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará - SEPLAG, Coordenadoria de Gestão de Compras.Serviço realizado, GESTÃO DE CONTRATOS.
2004 - 2014
Polo Soluções GerenciaisVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Instrutor e Consultor
Outras informações:
Ministra treinamentos e realiza consultorias nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental.
2004 - 2014
Polo Soluções GerenciaisVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Auditor
Outras informações:
Prestação de serviço de consultoria/auditoria organizacional, na área ambiental, correspondente à avaliação do SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (preparação da documentação, realização da auditoria de adequação da documentação, realização da auditoria de campo, elaboração do relatório de auditoria), visando avaliar o sistema de gestão ambiental da COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ com base na resolução 306 do CONAMA.
Prestação de serviço de consultoria/auditoria organizacional, na área de Qualidade, correspondente à avaliação do SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (preparação da documentação, realização da auditoria de adequação da documentação, realização da auditoria de campo, elaboração do relatório de auditoria), visando avaliar o sistema de gestão da qualidade do TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ - TRE, com base na norma ISO9001.
2003 - 2005
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de cursos sequenciais, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Gestão da Qualidade
Gestão da Produção
Modelos Organizacionais Contemporâneos
Concepção de Produtos e Processos
2000 - 2006
Vicunha Têxtil do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe TQC, Carga horária: 44
Atividades
-
07/2000 - 12/2006
Direção e administração, Vicunha Têxtil do Brasil S/A.Cargo ou função, Chefe TQC.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Ribeiro Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?