Filipe Antônio Motta Braga

Mestre em Engenharia de Software pela UFPE. Possui Especialização em Engenharia de Software pela FBV e Especialização em Formação Complementar em Análise de Teses pela UFPE e Motorola. Professor Executor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor de Pós Graduação. Servidor Público do Tribunal Regional do Trabalho atuando como Analista Judiciário na área de Infraestrutura. Possui graduação em Ciência da Computação com experiência em Engenharia de Software, Infraestrutura e Testes. Trabalha com software livre desde 2002 e possui certificações Linux (LPI), Java (SCJP) e Ubuntu ( UCI e UCP ).

Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Computação

2013 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: UM PANORAMA SOBRE O USO DE PRÁTICAS DEVOPS NA INDÚSTRIA DE SOFTWARE,Ano de Obtenção: 2015
Alexandre Macos Lins Vasconcelos.Coorientador: Célio Santana.

Especialização em Engenharia de Software

2006 - 2008

Associação Educacional Boa Viagem
Título: Software de Currículos para Web

Especialização em Curso Sequencial de Formação em Análise de Testes

2006 - 2006

Motorola
Título: FestIM - Fast Email Setup Tools and Instant Message
Bolsista do(a): Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, FADE, Brasil.

Graduação em Ciência da Computação

1999 - 2003

Centro Universitário de João Pessoa

Formação complementar

2012 - 2012

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 24h). , Regional Recife do Project Management Institute.

2010 - 2010

Postfix para tráfego intenso de e-mails. (Carga horária: 40h). , 4Linux.

2010 - 2010

Ubuntu Certified Professional. , Canonical Ltd.

2009 - 2009

ITIL. (Carga horária: 20h). , Agencia de Tecnologia da Informacao.

2008 - 2008

Certificação Linux - LPIC - 1. , Linux Professional Institute.

2007 - 2007

Testes Avançados. , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A.

2007 - 2007

Desenvolvendo Casos de Testes Reusáveis. , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A.

2007 - 2007

Sun Certified Programmer. , Sun Microsystems.

2006 - 2006

Testes de Caixa Preta. , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A.

2006 - 2006

Testes Exploratórios. , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A.

2005 - 2005

Formação Java (SE, EE). , Macromedia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.

Participação em eventos

Forum Internacional de Software Livre. Mesa de Reunião Espresso Livre. 2012. (Congresso).

8 CERTFORUN. 2010. (Outra).

Latinoware. 2009. (Congresso).

2 Pernambuco School of Software Engineering - Testing. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BRAGA, F. A. M. ; Palestra sobre Ciencias da Computação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

BRAGA, F. A. M. ; MOB DELIVERY. 2012.

BRAGA, F. A. M. ; Fest IM. 2006.

BRAGA, F. A. M. ; Augusto Braga - Corretor de Imóveis. 2012; Tema: Augusto Braga - Corretor de Imóveis. (Site).

BRAGA, F. A. M. ; LPI - Certificação LINUX. 2010; Tema: LPI - Certificação LINUX. (Blog).

BRAGA, F. A. M. ; Pos Graduação Latu Sensu em Redes de Computadores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRAGA, F. A. M. ; Pos Graduação Latu Sensu em Redes de Computadores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Curso Sequencial de Formação Complementar em Analise de Testes, Descrição: Programa de Imersão Tecnologica, Planejamento, Projeto, Execução e Automação de tipos de testes aplicados em Celulares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Filipe Antônio Motta Braga - Coordenador / Luiz Claudio - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2015

AGENCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Aplicacoes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernam

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Exercendo funções de instrutoria na capactiação dos servidores públicos do estado de pernambuco nas áreas de Segurança da Informação, Expresso Livre, Informática Básica e outros.

2003 - Atual

GETEPE

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas

Outras informações:
Atuando como Gerente de T.I. exercendo atividades de coordenação, supervisão, análise e projeto de sistemas assim como coordenando e especificando a infraestrutura dos servidores internos e externos da instituição.

2009 - 2009

Faculdade Santo Agostinho de Teresina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor Pós Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores em Ênfase em Certificação Linux e Segurança Corporativa (40 horas disciplina: Certificação Linux LPI 101 e 40 horas na disciplina Certificação Linux LPI 102)

2006 - 2008

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Criação de Casos de Testes Execução de Casos de Testes Criação de Processo de Teste Validação de Casos de Teste Análise de ferramentas de gerência de teste e controle de bugs Acompanhamento de estagiários nas atividades de criação e execução de casos de teste

Atividades

  • 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Informatica, Projeto EPSON.,Linhas de pesquisa

  • 11/2003

    Serviços técnicos especializados , GETEPE, .,Serviço realizado, Atuando como Gerente T.I. exercendo funções de coordenação, supervisão, análise, projeto e desenvolvimento de sistemas assim como a especificação e coordenação da infraestrutura dos servidores internos e externos da instituição..

2006 - 2008

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes, Carga horária: 40

2006 - 2006

Motorola

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes

2001 - 2002

Tribunal Regional do Eleitoral

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Area de Redes

2002 - 2003

Tribunal Regional do Trabalho 13ª

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Jr.

2015 - Atual

Tribunal Regional do Trabalho 1º- Região

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Judiciário Tecnologia da Informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor, Carga horária: 20