Rafael de Aguiar Costa

Atualmente é mestre em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá onde realizou seu trabalho sobre a "identidade e o conhecimento etnobotânico dos moradores do interior e entorno da Floresta Nacional do Amapá". É graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) e possui especialização em Análise e Avaliação de Impactos Ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biodiversidade Tropical

2011 - 2013

Universidade Federal do Amapá
Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha.Coorientador: Raullyan Borja Lima e Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Etnobotânica.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Especialização em Análise e Avaliação de Impactos Ambientais

2010 - 2013

FAculdade de Macapá
Orientador: Eliabi Ferreira Andrade

Graduação em Ciências Biologicas

2006 - 2008

Universidade do Vale do Paraíba
Orientador: MSC Maria A. da S. A. de Almeida e Biólog Miriam M. S. Silva
Bolsista do(a): Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

1998 - 2002

Escola Técnica Prof Everardo Passos
Bolsista do(a): Escola Técnica Prof Everardo Passos.

Formação complementar

2007 - 2007

Projeto de Maricultura. (Carga horária: 4h). , Sociedade de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Aquáticos.

2006 - 2006

Ecologia Vegetal e Animal nos Trópicos. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.

2006 - 2006

Acampamento Integrado do Curso de Ciências Biológi. (Carga horária: 17h). , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Participação em eventos

III Encontro do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical.Manejo da Tartaruga-da-Amazônia. 2011. (Encontro).

Preservação Ambiental - Realidade.Preservação Ambiental - Realidades. 2010. (Outra).

Preservação Ambiental - Realidades.Preservação Ambiental - Realidades. 2010. (Outra).

Projeto Q.AMA - Rebio do Parazinho.Projeto Q.AMA - Quelônios da Amazônia. 2010. (Outra).

XI Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica. Analise de creveja nacional por espectroscopia de fluorescencia. 2007. (Congresso).

XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. Análise de Cerveja Nacional por Espectroscopia de Fluorescência. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • Costa, R. A. . Estudo Comparativo da População de Quirópteros no Centro Urbano de São José dos Campos-SP e na Reserva Ecológica Augusto Rusch (Horto Florestal) Aplicado como Recurso Didático para o Ensino Fundamental da Rede Municipal, Estadual e Particular.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Costa, R. A. ; LIMA, A. ; SOUZA, A. R. ; MAGINI, M. R. R. ; CODOGNOTO, L. ; OLIVEIRA, H. P. M. . Analise de cerveja nacional por espectroscopia de fluorescência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

Costa, R. A. ; COSTA, R. A. . Projeto Q.AMA - Quelônios da Amazônia (Podocnemis expansa) -2010-. 2010. (Relatório de pesquisa).

Costa, R. A. . Morcegos Urbanos e Ruris. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Lúdica "Gibi").

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    A Identidade e o Conhecimento Etnobotânico dos Moradores da Floresta Nacional do Amapá, Descrição: O uso de plantas com propriedades medicinais é uma prática utilizada por diversas populações em todo o planeta. Esta prática é fruto da interação do homem com a natureza desde o início da história do homem e tem sido fundamental para a sobrevivencia de diversas populações que vivem em intima interação com a natureza. Estas populações em geral são formadas por povos indigenas e populações tradicionais, esta ultima, é fruto da mistura de culturas que se formou no Brasil durante o período colonial nos intersticios da monocultura. São reconhecidos no Brasil como: ribeirinhos, extrativistas, quilombolas, e outros. Neste sentido, o projeto é aplicado na Floresta Nacional do Amapá - AP e em seu entorno onde são encontradas familias de ribeirinhos que vivem e sobrevivem dos recursos disponiveis na natureza. Contudo, devido a instalação da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (UHECN), a região tem atraido pesquisadores e empreendimentos que diretamente e indiretamente influência a cultura local. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo caracterizar a população local e seu conhecimento etnobotânico, afim de, registrar e divulgar este conhecimento cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Fundação Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação financiado pelo CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Secretaria do Estado de Meio Amabiente

Vínculo: Contrato de serviço, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando como coordenador do Projeto Q.AMA na REBIO Parazinho e coordenador do Projeto EDUCA nas comunidades do entorno da REBIO Parazinho, além de prestar suporte técnico nas Undades de Conservação do estado do Amapá.

2007 - 2008

Universidade do Vale do Paraíba

Vínculo: estagiario, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 12