Raimundo José Cunha Araujo Junior
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1988), Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral de Fortaleza (1990-1991) e mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Titular Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - CBCD. Atualmente é medico cirurgião geral do Hospital Getúlio Vargas - Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (atuando como cirurgião membro da equipe de captação de órgãos) e Professor adjunto de cirurgia da UFPI e Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia hepatobileopancreática, morbimortalidade cirúrgica, segurança do paciente cirúrgico. É atualmente Professor da Disciplina de Clínica Cirúrgica I (DCG-CCS-UFPI), Preceptor do Internato em Clínica Cirúrgica do Curso de Médicina (UFPI) e da residência em Cirurgia Geral do HU-UFPI, Ex-membro efetivo da Comissão de Ética Médica do Hospital Primavera da Unimed Teresina, Ex-Conslheiro do CRM-Piauí e Membro do Comitê Editorial do Jornal de Ciências da Saúde do HU-UFPI.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Cirurgia
2008 - 2010
Universidade Federal do Ceará
Título: Isquemia Hepática Experimental e a ação precondicionante da L-Alanil-Glutamima, Ano de Obtenção: 2010
José Huygens Parente Garcia.Palavras-chave: isquemia reperfusão hepática; apoptose; glutamina.
Especialização - Residência médica
1990 - 1991
Hospital Geral de Fortaleza
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: 049872 Comissão Nacional de Residência Médica.
Formação complementar
1988 - 1988
Imunologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1982 - 1982
Aspectos de imunologia básica e imunologia de doen. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1974 - 1974
Desenho Artístico I. (Carga horária: 92h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; et alli . V Jornada piauiense de gastroenterologia e endoscopia digestiva. 1995. (Outro).
Participação em eventos
IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Hepatobilio Pancreática. Colecistite Aguda. 2013. (Congresso).
COMAPI 2010. Coledolitíase Tratamento Cirúrgico. 2010. (Congresso).
Curso Dicas especializadas em urgência.Abdome agudo. 2007. (Outra).
I Curso de Ataulização em Gastroenterologia.Doenças do Esôfago: Neoplasias do Esôfago. 2007. (Outra).
I Curso de Atualização em Gastroenterolgia.Doenças das Vias Biliares: Colangite Supurativa. 2007. (Outra).
I Curso de Atualização em Gastroenterologia.Doenças do Peritônio: Abdome Agudo. 2007. (Outra).
I Curso de Atualização em Gastroenterologia.Doenças das Vias Biliares: Colecistite Aguda. 2007. (Outra).
III Curso dem Endoscopia Digestiva Alta. 2003. (Outra).
Centro de Estudos dos Residentes do Hospital Santa Maria.Gastrectomia: indicações e tércnicas cirúrgicas. 2002. (Outra).
III Semana do aparelho Digestivpo do Maranhão. 2002. (Outra).
Curso de Urgências Médicas - Centro de Estudos do Hospital Casamater.Abdomen Agudo. 2001. (Outra).
Porgrama de educação continuada em Gastroenterologia - PROEGA. 2001. (Outra).
XI Congresso Médico do Piauí. 2001. (Congresso).
Centro de Estudos dos Residentes do Hospital Santa Maria.Hérnias: Inguinal, Incisional, Epigástrica e Umbilical. 2000. (Outra).
I Curso de trauma do hospital Casamater.Atendimento Inicial ao Traumatizado. 2000. (Outra).
26 Gastrão. 1999. (Outra).
II Congreso Nordestino de Terapia Intensiva.Emergências abdominais - Abdomen agudo traumático. 1999. (Simpósio).
I Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo facial da CASAMATER e Policlínica Odontológica do Piauí.Avalição pré-operatória. 1999. (Outra).
I Congresso Piauência de urgências médicas. Urgências cirúrgicas: Apendicite aguda e suas peculiaridades. 1998. (Congresso).
VII Jornada Médica de Campo Maior.Abdome agudo: Apendicite. 1998. (Outra).
50 Curso avançado de cirurgia video-laparoscópica em caixa preta e em animais. 1997. (Outra).
IX Congresso Médico do Piauí. Videolaparoscopia: apendicectomia. 1997. (Congresso).
VI Jornada Piauiense Integrada de Enfermidades Digestivas. Apensicectomia por videolaparoscopia. 1997. (Congresso).
I Curso de atualização em doença hipertensiva específica da gravidez. 1996. (Outra).
III Congresso Mdico-acadêmico do Piauí. Doença do Refluxo gastro-esofagiano. 1996. (Congresso).
II Seminário Nacional de Ciruirgia Video-endoscópica - SOBRACIL. 1996. (Seminário).
V Jornada piauiense de gastroenterologia e endoscopia digestiva.Membro da equipe de vídeo-cirurgia. 1995. (Outra).
V Jornada Piauiense de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.Presidente da Mesa-redonda: Doença da papila - Quando pensar e como tratar. 1995. (Outra).
V Jornada Piauiense de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.Conduta atual ma litíase biliar - Tratamento convencional. 1995. (Outra).
I Forum piauiense sobre erro médico. 1994. (Outra).
I Reunião Científico-cultural da academia de medicina do Piauí. 1994. (Outra).
I Semana de Atualização em Urgências Médicas.Apendicite Aguda. 1994. (Outra).
VIII Congresso médico do Piauí. Co-autor do tema livre;Pólipo inflamatório Fibróide de localização ileal. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Médico do Piauí. Co-autor do tema livre:Tumor de Klatskin: relato de um caso. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Médico do Piauí. Presidente da mesa de conferência: Infecçãoda ferida operatória. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Médico do Piauí. Co-autor do tema livre ileostomia: uma alternativa da cirurgia de urgência. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Médico do Piauí. Presidente da mesa do colóquio: Lesões metastáticas do fígado. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Médico do Piauí. Autor do tema livre: Reopeção programada (laparostomia ) - uma opçãp para peritonite grave. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Médico do Piauú. Co-autor do tema livre: Cisto de colédoco - apresentação de um caso. 1994. (Congresso).
XII Congresso da regional Norte-Nordeste de colo-proctologia. Co-autor do tema livre: abordagem cirúrgica para cancer de colon em um só tempo, relato de um caso. 1994. (Congresso).
XII Congresso da Regional Norte-Nordeste de colo-proctologia. Co-autor do tema livre "intussucepção ileo-colônicca em adulto - Relato de um caso. 1994. (Congresso).
Cursode Video-cirurgia. 1993. (Outra).
Curso Prático Teórico de Cirurgia Video-endoscópica. 1993. (Outra).
I Encontro Médico Maranhão- Piauí.Suturas mecânicas. 1993. (Encontro).
I Jornada Piauiense do Ostomizado.O que é ileostomia. 1993. (Outra).
Mesa redonda Doente Cirúrgico Crítico - Hospital Casamater.Reoperações Abdominais. 1993. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Cirurgia. 1993. (Congresso).
Curso sobre Cirurgia de Urgência - VII Congresso Médico do Piauí. 1992. (Outra).
I Jornada Piauiense sobre Abdome Agudo.Conduta do Abdome agudo traumático. 1992. (Encontro).
Simpósio Piauiense sobre Infecção Hospitalar. 1992. (Simpósio).
I Curso de Video-cirurgia laparoscópica do Ceará. 1991. (Outra).
VII Outubro Médico.Participação do Cirurgião na Unidade de Terapia Intensiva. 1991. (Encontro).
VII Outubro Médico.Secretário da Conferência: Conduta na Pancreatite Necro-Hemorrágica. 1991. (Outra).
III Semana do Médico. 1989. (Outra).
Terapia intensiva em Pneumologia. 1989. (Outra).
Atualização em Pediatria e Obstetrícia do Centro de Estudos do INAMPS. 1988. (Outra).
Cirurgia digestiva - Sepse abdominal. 1988. (Outra).
Curso: Endocrinologia Feminina (X Congresso Bras. de Endoc. e Metabologia). 1988. (Outra).
II Jornada Piauiense de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. 1988. (Outra).
V Jornada Norte-Nordeste de Endocrinologia e metaboliogia. 1988. (Outra).
V Jornada Norte-Nordeste de endocrinologia e metabologia.co-autor do tema livre Parotidite supurativa - a respeito de um caso. 1988. (Outra).
V Jornada Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia.Co-autor do tema live: Cistite enfisematosa - apresentação de uma caso. 1988. (Outra).
X Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. 1988. (Congresso).
I Curso de atualização em Gastroenterologia do Centro de Estudos do INAMPS. 1987. (Outra).
IV Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia.Autor do Poster: Rápida regressão de macroprolactinoma mantida com baixa dose de bromocriptina. 1987. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia. 1987. (Simpósio).
XVII Congresso brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. 1986. (Congresso).
I Curso de atualização em endocrinologia. 1985. (Outra).
I Curso de atualização em penumologia e cirurgia torácica. 1985. (Outra).
I Jornada de gastroenterologia e endoscopia digestiva do Piauí. 1985. (Outra).
Ciclo de Palestras sobre Ortopedia e Esterilidade conjugal. 1983. (Outra).
I Curso de atualização em clínica médica. 1983. (Outra).
Curso de Introdução à Cirurgia Crânio-Maxilo-facial. 1982. (Outra).
Participação em bancas
ARAUJO JUNIOR, R. J. C.; Diniz, T. P.. Análise da microbiologia da bile de pacientes submetidos à desobstrução cirúrgica das vias biliares no hospital universitário da Universidade Federal do Piauí. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Cirurgia Geral) - Hospital Universitário do Piaui/Ebserh.
REINALDO, L. G. C.;ARAUJO JUNIOR, RAIMUNDO JOSÉ CUNHA; Diniz, T. P.. O PAPEL DAS CIRURGIAS PALIATIVAS NO CÂNCER BILIOPANCREÁTICO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cirurgia Geral) - Programa de Residência Médica em Cirurgia Gewral HU - UFPI.
Orientou
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS NO HOSPITAL ALIANÇA; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; (Orientador);
AVALIAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PORTADORES DE TUMOR ESTROMAL GASTROINTESTINAL (GIST) TRATADOS EM UM HOSPITAL PRIVADO EM TERESINA ? PIAUÍ; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; (Orientador);
Correlação entre a internação em unidade de terapia intensiva após cirurgia bariátrica e a estratificação de risco pré-operatório através do escore POSSUM; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; (Orientador);
Correlação entre testes sanguíneos e a probabilidade de etiologia maligna na obstrução de vias biliares extra-hepáticas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Cirurgia Geral) - Hospital Universitário do Piaui/Ebserh; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
ACHADOS RADIOLÓGICOS DOS PACIENTES COM PANCREATITE AGUDA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Radiologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Prevalência do câncer de vesícula nos pacientes submetidos a colecistectomia eletiva devido colelitíase; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica Cirurgia Geral) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Prevalência dos fatores de risco para colecistite aguda em pacientes submetidos a colecistectomia eletiva devido a coleçitíase sintomática; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica Cirurgia Geral) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Análise dos achados endoscópicos no pré-operatório de cirurgia bariátrica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário UNINOVAFAPI; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Perfil epidemiológico de pacientes transplantados renais no Hospital Aliança casamater; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em internato) - Centro Universitário UNINOVAFAPI; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
ANÁLISE DE HEPATECTOMIAS REALIZADAS EM HOSPITAL PRIVADO DE TERESINA-PI; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Correlação do diagnóstico ultrassonográfico e achados cirúrgicos dos pacientes com dor abdominal no Hospital de Urgências de Teresina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Perfil dos pacientes submetidos à apendicectomia em Hospital de Urgências de Teresina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em internato) - Centro Universitário UNINOVAFAPI; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Perfil dos pacientes admitidos com obstrução intestinal no Hospital de Urgência de Teresina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em internato) - Centro Universitário UNINOVAFAPI; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Fístulas Digestivas: Perfil, diagnóstico e manejo em serviço de urgência e emergência de; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Risco Cirúrgico perioperatório calculado pelo escore POSSUM em pacientes submetidos a transplante renal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - faculdade de Saúde Ciências humans e tecnológicas do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Tumor periampular: Relato de Caso; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Abscesso Piogênico - Complicação de coledocolitíase; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
M; Silva; Eduardo L; A; LIMA e Reanto A; Valentim; Estenose pós-operatória em via biliar cursando com colangite de repetição: relato de caso; 2011; Orientação de outra natureza; (Internato de Cirurgia - Medicina) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Formiga; leonardo S, Barros e Theodoro R; G; Neto; Carcinoma Hepatocelular: relato de caso; 2011; Orientação de outra natureza; (Internato de Cirurgia - Medicina) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
INFLUÊNCIA DA N-ACETILCISTEÍNA E GLUTAMINA NA LESÃO PULMONAR CAUSADA PELA ISQUEMIA-REPERFUSÃO HEPÁTICA EM Rattus norvegicus; 2010; Orientação de outra natureza; (Cirurgia Experimental) - Centro Universitário UNINOVAFAPI; Orientador: Raimundo José Cunha Araujo Junior;
Produções bibliográficas
-
REINALDO, LUIS GUSTAVO CAVALCANTE ; ARAÚJO JÚNIOR, RAIMUNDO JOSÉ CUNHA ; DINIZ, THIAGO MELO ; MOURA, RAFAEL DE DEUS ; MENESES FILHO, ANTÔNIO JOSÉ ; FURTADO, CAIO VICTOR VERÇOSA DE MACEDO ; DOS SANTOS, WASHINGTON LUIS CONRADO ; COSTA, DORCAS LAMOUNIER ; EULÁLIO, KELSEN DANTAS ; FERREIRA, GABRIEL R. ; COSTA, CARLOS HENRIQUE NERY . The spleen is the graveyard of CD4+ cells in patients with immunological failure of visceral leishmaniasis and AIDS. Parasites & Vectors , v. 17, p. 1-8, 2024.
-
REINALDO, LUIS G. C. ; ARAÚJO-JÚNIOR, RAIMUNDO J. C. ; DINIZ, THIAGO M. ; MOURA, RAFAEL D. ; MENESES-FILHO, ANTÔNIO J. ; FURTADO, CAIO V. V. M. ; SANTOS, WASHINGTON L. C. ; COSTA, DORCAS L. ; EULÁLIO, KELSEN D. ; FERREIRA, GABRIEL R. ; COSTA, CARLOS H. N. . Splenectomy in Patients with Visceral Leishmaniasis Resistant to Conventional Therapy and Secondary Prophylaxis: A Retrospective Cohort. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , v. 107, p. 342-348, 2022.
-
ARAUJO JUNIOR, RAIMUNDO JOSÉ CUNHA ; CARVALHO NETO, ISAAC ANTÃO DE ; BARRETO FILHO, NICANOR ; REINEALDO, LUÍS GUSTAVO CAVALCANTE ; DANTAS, KAROLINE DANTAS . Sulco de Rouviere. Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí , v. 5, p. 13-22, 2022.
-
SILVA, RENATA MENDES DA ; MARTINS, EDUARDO BRUNO LOBATO ; ARAÚJO JUNIOR, RAIMUNDO JOSÉ CUNHA . Achados tomográficos dos pacientes com Pancreatite Aguda no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí , v. 5, p. 13-22, 2022.
-
CUNHA ARAUJO JUNIOR, RAIMUNDO JOSÉ . A formação do cirurgião. Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí , v. 5, p. 9-13, 2022.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; MELO, A. C. C. F. S. ; , Lucas Palha Dias Parente ; , Lucas Rodrigues Melo ; VILELA, N. G. B. . ANÁLISE COMPARATIVA DO REGISTRO CIRÚRGICO DE CÂNCER DE PÂNCREAS DURANTE OS PRIMEIROS MESES DA PANDEMIA DE COVID-19 E O MESMO PERÍODO DOS ÚLTIMOS ANOS NO ESTADO DO PIAUÍ. Journal de Ciências da Saude do HU UFPI , v. 4, p. 9-14, 2021.
-
ARAUJO JUNIOR, R.J.C. ; MOREIRA, A.B.deS. ; FERREIRA, I.M ; PÁDUA, C.C. de ; MELO JUNIOR, J.A. de C. ; TELES, J. B. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . Cancer de vesícula biliar incidental em pacientes submetidos à colecistectomia eletiva devido à colelitíase. Anais do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí , v. 15, p. 13-19, 2014.
-
REINALDO, L. G. C. ; FERREIRA, I.M ; MELO JUNIOR, J.A. de C. ; TELES, J. B. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . Escala MELD como parâmetro para mensurar morbidade e mortalidade de pacientes ictéricos em um hospital escola. Anais do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí , v. 15, p. 49-67, 2014.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; LOPES, E.A. ; GUIMARAE, T. C. . Risco cirúrgico perioperatorio calculado pelo escore possum em pacientes submetidos a transplante renal. Anais do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí , v. 16, p. 41-46, 2014.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; DINIZ, T. M. . Anastomoses biliodigestivas: indicações, técnicas e resultados em hospital universitário de Tereina. Anais do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí , v. 16, p. 57-65, 2014.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; Silva Junior, Raimundo Gerônimo da ; VASCONECELOS, M.P.P. de ; GUIMARÃES, S.B. ; VASCONCELOS, P.R.L. ; GARCIA, J.H.P. . Preconditioning with L-alanyl-glutamine reduces hepatic ischemia-reperfusion. Acta Cirúrgica Brasileira (Online) , v. 26, p. 8-13, 2011.
-
ViEIRA, Sabas Carlos ; Lina Gomes dos Santos ; MENESES, I. S. ; GOMES, J.R.B. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; CARVALHO, T. C. B. . Pólipo inflamatório fibróide de localização ileal. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 22, p. 233-234, 1995.
-
MENESES, E.S. ; SILVA, F.M. ; ANDRADE, F.J.C. ; SANTOS, L.G. ; ViEIRA, Sabas Carlos ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . Úraco persistente em adulto. Jornal Brasileiro de Medicina , v. 68, p. 107-108, 1995.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; RIBEIRO, João Luiz Vieira . Efeito da castração sobre o volume globular em Rattus novergicus machos. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 41, p. 794-796, 1989.
-
Melo, A.R.C ; Wilton Mendes da Silva ; MELO, T. E. R. C. ; MELO, F. V. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; MARQUES FILHO, C. N. ; Vera Lucia Araujo Rios . Tireoidite subaguda. Arquivos Brasileiros de Medicina , v. 62, p. 439-442, 1988.
-
BRÜCHER, BJÖRN L.D.M. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; ROVIELLO, FRANCO ; ENGEL, A. ; JAMALL, I. S. ; SALBE, J. ; RUPNIK, M. S. ; OLEAS, R. ; SZOLD, A. ; SANTOS, L. L. ; ROVIELLO, F. ; WALLNER, G. ; RIVKIND, A. ; SCHERER, M. A. ; KYCLER, W. ; KERMANSARAV, M. ; MARUSCH, F. ; ZILBERSTEIN, B. ; SPYCHALA, A. ; SOKMEN, S. . Covi-19: Pandemic Surgery Guidance. Covi-19: Pandemic Surgery Guidance. 3ed.Panama: Libromed Panama, 2023, v. , p. 19-.
-
MORAIS, K. D. ; FIGUEIREDO, C. C. R. ; ARAUJO, R. B. A. ; LEMOS, N. R. ; ALENCAR, A. S. ; CARVALHO, A. M. C. ; SILVA, G. R. E. ; LUZ, J. L. T. F. ; COSTA, R. J. A. ; REINALDO, L. G. C. ; RODRIGUES, H. O. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; DINIZ, T. M. . ADENOCARCINOMA DE VESICULA BILIAR SIMULANDO COLECISTITE AGUDA ASSOCIADA A ABSCESSO HEPÁTICO. In: Benedito Rodrigues da Silva Melo. (Org.). Elevados Padrões de Desempenho Técnico e ético. 1ed.Ponts Grossa: Atena, 2020, v. , p. 12-15.
-
MORAES, K. D. ; RODRIGUES, H. O. ; DUTRA, D. A. M. ; MEDEIROS, T. S. G. ; COSTA, A. R. G. ; REINALDO, L. G. C. R. C. ; ARAUJO, R. B. A. ; BRITO, E. A. ; ALENCAR, A. S. ; SILVA, I. M. ; DINIZ, T. M. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . COLANGIOCARCINOMA EM PACIENTE JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN. In: Benedito Rodrigues da Silva Melo. (Org.). Medicina: elevados padrões de desempenho técnico e ético. 1ed.Ponts Grossa: Atena, 2020, v. , p. 40-43.
-
Jose Rodrigues dos Santos ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; RODRIGUES, Lorena Chaib ; TORRES, O. J. M. . Colecistite aguda. Cirurgua de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Rubio Ltda, 2019, v. , p. 403-.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . Cirurgia. In: Virirato Campelo, Arquimedes Cardoso e Gerardo Vasconcelos de Mesquita. (Org.). Curso de Medicina da UFPI - 50 anos. 1a.ed.Teresina: Edufipi, 2018, v. , p. 72-76.
-
REINALDO, LUIS GUSTAVO CAVALCANTE ; ARAÚJO JÚNIOR, RAIMUNDO JOSÉ CUNHA ; DINIZ, THIAGO MELO ; MOURA, RAFAEL DE DEUS ; COSTA, DORCAS LAMOUNIER ; EULÁLIO, KELSEN DANTAS ; COSTA, CARLOS HENRIQUE NERY . Recurrent kala-azar: report of two cured cases after total splenectomy. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO , 2020.
-
BRÜCHER, BJÖRN L.D.M. ; NIGRI, GIUSEPPE ; TINELLI, ANDREA ; LAPEA, JOSE FLORENCIO F. ; ESPIN-BASANY, ELOY ; MACRI, PAOLO ; MATEVOSSIAN, EDOUARD ; RALON, SERGIO ; PERKINS, RAY ; LÜCK, RAINER ; KUBE, RAINER ; DA COSTA, JOSE MC ; MINTZ, YOAV ; TEZ, MESUT ; ALLERT, SIXTUS ; SÖKMEN, SELMAN ; SPYCHALA, ARKADIUSZ ; ZILBERSTEIN, BRUNO ; MARUSCH, FRANK ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . COVID-19: Pandemic surgery guidance. 4open , 2020.
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . Cirurgia Segura. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, RAIMUND J.C. . II SIMPÓSIO SOBRE CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR: MEDICINA REGENERATIVA E MATERIAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, RAIMUND J.C. . ABORDAGEM DO ABDOMEN AGUDO INTERCORRÊNCIAS NO PÓSOPERATÓRIO'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . ABORDAGEM DO ABDÔMEN AGUDO INTERCORRÊNCIAS NO PÓS-OPERATÓRIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . cirurgia, profissão e paixão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . O papel da cirurgia nas pancreatites aguda e crônica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REINALDO, L. G. C. ; ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; MONTEIRO, M. S. S. ; ARAUJO, L. C. ; MUNIZ, L. D. R. C. ; ARAUJO, L. E. S. . IV Congresso de Cirurgia do Fígado, do Pâncreas e das Vias Biliares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; REINALDO, L. G. C. ; MONTEIRO, M. S. S. ; ARAUJO, L. C. ; DEHOLANDA FILHO, J. C. . VI Congresso de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; SANTOS, J.R.dos ; BENEVIDES, L. ; LOPES, E.A. . Correlação entre a internação em Unidade de Terapia Intensiva após cirurgia bariátrica e a estratificação de risco pós-operatório através do escore POSSUM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. ; MOREIRA, A.B.deS. ; FERREIRA, I.M ; MELO JUNIOR, J.A. de C. ; PÁDUA, C.C. de ; NOGUEIRA, V.U. . Carcinoma incidental da vesícula biliar em colecistectomia eletiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . EFEITO DA N-ACETILCISTEÍNA EM MEMBRO IN FERIOR DE RATTUS NOVERGICUS SUBMETIDOS À ISQUEMIA-REPERFUSÃO NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE PRÉ-CONDICIONAMENTO ISQUÊMICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO JUNIOR, R. J. C. . Rapida regressão de macroprolactinoma mantida com baixa dose de bromocriptina. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
ISQUEMIA HEPÁTICA EXPERIMENTAL E A AÇÃO DA L-ALANIL-GLUTAMINA, Descrição: Projeto de pesquisa para Dissertação do Curso de Mestrado STRICTO SENSU em Cirurgia, sob orientação do Prof. Dr. José Huygens Parente Garcia, aprovada na Comissão de Ética em Pesquisa Animal - CEPA, da UFC, sob o nr 37/08, em reunião realizada em 30 de setembro de 2008.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo José Cunha Araujo Junior - Coordenador.
Prêmios
1994
Honra ao Mérito Cirúrgico, Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Capítulo do Piauí.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Saúde, Hospital Universitário. , Avenida Universitária - lado ímpar, Ininga, 64049550 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32372060
Experiência profissional
2012 - Atual
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico Cirurgia plantonista 24Hs, Carga horária: 24
2008 - 2010
Universidade Federal do CearáVínculo: Outro (especifique)n mestrando, Enquadramento Funcional: Aluno
2010 - 2012
Centro Universitário UNINOVAFAPIVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Técnica Operatória, Carga horária: 6
2008 - 2010
Centro Universitário UNINOVAFAPIVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do internato, Carga horária: 10
2009 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e Anestesiologia
1994 - 1997
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cirurgião instrutor de residência médica
Outras informações:
Instrutor da residência de cirurgia geral
1994 - 1994
Universidade Federal do PiauíVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: substituto
Outras informações:
Disciplina: Fisiologia para Medicina
2005 - 2005
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina de Técnica Operatória e cirurgia experimental
2005 - 2005
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador da Disciplina
Outras informações:
Coordenador da Disciplina de Técnioca Operatória e Cirurgia Experimental do curso de Medicina
2006 - 2006
Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo FilhoVínculo: Sociedade Piauiense de Ensino, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Disciplina Terapia Intensiva Cirúrgica e Trauma no Curso de Especialização em Medicina Intesiva em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
2003 - 2003
Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo FilhoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Curso de Especialização em Gastroenterologia
1990 - 1991
Policlínica Fortaleza S.A.Vínculo: Médico Intensivista, Enquadramento Funcional: Médico plantonista, Carga horária: 12
1991 - 1992
Sociedade Beneficiente Sâo CamiloVínculo: Médico Intensivista, Enquadramento Funcional: Nédico Plantonista, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raimundo José Cunha Araujo Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?