Audrey Amorim Corrêa

Possui graduação em Ciências Biológicas (2006), especialização em Licenciamento Ambiental (2013), mestrado em Ciências Ambientais (2019) e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental (2024). Também possui formação de condutor ambiental local (2012). Atualmente atua como observadora no Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba e desenvolve pesquisas com uso do sensoriamento remoto para detecção e monitoramento de grandes baleias em parceria com o Laboratório de Informática da Biodiversidade da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e o Laboratório de Meio Ambiente e Geomática do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (campus Garopaba). Desde 2002 trabalha com baleia franca em Santa Catarina, tendo experiência com pesquisa sobre uso de habitat, biologia comportamental, estudo da interação de baleias francas com atividades de turismo embarcado na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio e monitoramento da espécie durante atividades de ampliação portuária. Também possui experiência no monitoramento de tetrápodes marinhos, em atividades de assistência técnica e atendimento a encalhes, necropsias, resgates e estabilização de animais. Em Imbituba atua como condutora ambiental local no Coletivo Taiá Terra onde realiza atividades de turismo de base comunitária especialmente relacionadas a pesca artesanal, observação de baleias, extrativismo sustentável e cultura tradicional. Tem interesse especial nos seguintes temas: conservação marinha, mamíferos marinhos, comportamento animal, cetáceos, baleia franca, sensoriamento remoto.

Informações coletadas do Lattes em 09/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

2020 - 2024

Universidade do Vale do Itajaí
Título: USO DO SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA PARA A CONSERVAÇÃO DE BALEIAS FRANCA (Eubalaena australis) EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO SUL DO BRASIL
André Silva Barreto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sensoriamento remoto; Baleias; Áreas marinhas protegidas.

Mestrado em Ciências Ambientais

2017 - 2019

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA LOCALIZAR BALEIAS-FRANCA-AUSTRAL (Eubalaena australis) EM ÁREA REPRODUTIVA NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL
, Ano de Obtenção: 2019.Patrícia Pinheiro Beck Eichler.Coorientador: Andre Silva Barreto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Eubalaena australis; Sensoriamento remoto; Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca; Sul do Brasil.

Especialização em Licenciamento Ambiental

2012 - 2013

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Mamíferos Marinhos e Impacto Sonoro

Graduação em Ciências Biológicas

2002 - 2006

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Distribuição e Ocorrência de Baleias Francas, Eubalaena australis (DESMOULINS, 1822), na Enseada Central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Imbituba - SC.
Orientador: Tânia G. dos Santos; Karina R. Groch

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Comunicação e Escrita Científica. (Carga horária: 4h). , ACS Publications, ACS, Brasil.

2020 - 2020

Uso de Drones na Conservação e Pesquisas com Fauna Marinha. (Carga horária: 6h). , Mar de Ideias, MAR DE IDEIAS, Brasil.

2020 - 2020

Remote Sensing for Coastal Ecosystems. , National Aeronautics and Space Administration - Headquarters, NASA, Estados Unidos.

2017 - 2017

Conversação em Inglês. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2017 - 2017

Operações Básicas em Geoprocessamento. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2016 - 2016

Noções de Anilhamento de Aves e Colheita de Material Biológico em Campo. (Carga horária: 8h). , Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Brasil, GEAS BRASIL, Brasil.

2016 - 2016

Atendimento a Emalhes de Grandes Cetáceos. (Carga horária: 8h). , APA da Baleia Franca/ICMBio, APABF/ICMBIO, Brasil.

2016 - 2016

Manejo de Fauna em Cativeiro. (Carga horária: 16h). , AIUKÁ Consultoria em Soluções Ambientais, AIUKÁ, Brasil.

2012 - 2012

Condutor Ambiental Local. (Carga horária: 190h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2010 - 2010

Programas de Monitoramento na Mitigação dos Efeitos Antropogênicos. (Carga horária: 8h). , Fundação Mamíferos Aquáticos, FMA, Brasil.

2010 - 2010

Recuperação de Áreas Degradadas. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2008 - 2008

Dinâmica populacional e conservação de cetáceos. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Oceanografia, AOCEANO, Brasil.

2007 - 2007

Cambios climaticos y su influencia en ecosistemas. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Oceanografia, AOCEANO, Brasil.

2007 - 2007

Circulação oceânica no oceano Altântico. (Carga horária: 7h). , Associação Brasileira de Oceanografia, AOCEANO, Brasil.

2005 - 2005

Fundamentos da Oceanografia Geo.,Quim. e Física. (Carga horária: 8h). , Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.

2005 - 2005

Análise espacial na conservação de mam. marinhos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2005 - 2005

Ecotoxicologia Marinha. (Carga horária: 8h). , Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.

2004 - 2004

English as a Foreign Language. (Carga horária: 210h). , Embassy CES Massachussets, ECES, Estados Unidos.

2003 - 2003

Ecossistemas marinhos. (Carga horária: 40h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biologia Comportamental de Cetáceos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Monitoramento de grandes baleias.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Sensoriamento Remoto.

Participação em eventos

Baleia Franca - I Seminário de Pesquisa e Conservação.Sensoriamento remoto como ferramenta para a pesquisa de baleias francas. 2023. (Seminário).

Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental.Correlation Between Anthropic Variables and the Ocurrence of Marine Tetrapods in Santa Catarina Coastal Counties. 2023. (Simpósio).

19ª Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul e XIII Congresso da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos. Use of free satellite images as a tool for detection of marine mammals. 2022. (Congresso).

Workshop on Multiple Seismic Activities Offshore: Environmental Impact and Regulation. 2021. (Outra).

Encontro de Sustentabilidade Costeiro Marinho. 2012. (Encontro).

XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul..RIGHT WHALES AND OTHER BALEEN WHALES STRANDINGS ON THE COAST OF SANTA CATARINA STATE, SOUTHERN BRAZIL, 2002-2009.. 2010. (Outra).

I Seminário Regional de Integração de Unidades de Conservação e Terceiro Setor: Fortalecendo Parcerias.OCORRÊNCIA DE GRUPOS SOCIAIS DE BALEIAS FRANCAS AUSTRAIS NA APA DA BALEIA FRANCA ? SC, NAS TEMPORADAS REPRODUTIVAS DE 2002 A 2004.. 2009. (Seminário).

II Fórum de Discussão sobre as Espécies Brasileira Ameaçadas em Santa Catarina.Proposta status baleia franca em SC. 2008. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Oceanografia. Ocorrência de grupos de baleias francas austrais na APA da baleia franca ? SC, nas temporadas reprodutivas de 2002 a 2004.. 2008. (Congresso).

VII Semana Acadêmica de Biologia - UNISUL.Biologia e conservação de baleias francas austrais.. 2008. (Outra).

I Fórum de Discussão sobre as Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas, Ocorrentes em Santa Catarina.Baleias Francas: Ações para sua conservação. 2007. (Outra).

XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar COLACMAR. Ocorrência de grupos sociais de Eubalaena australis na Apa da Baleia Franca, SC, Brasil.. 2007. (Congresso).

Reunión Internacional sobre el Estudio de Mamíferos Acuáticos SOMEMMA-SOLAMAC.Distribuição e ocorrência de baleias francas, Eubalaena australis (DESMOULINS, 1822), na enseada central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Imbituba ? SC ? Brazil.. 2006. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Ocorrência, distribuição e estrutura dos grupos de baleias francas (Eubalaena australis, Cetacea, Mysticeti) na enseada central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, SC, Brasil.. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Oceanografia. Stand Projeto Baleia Franca. 2005. (Congresso).

I Seminário de Biologia. 2005. (Seminário).

IV Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos - ENCOPEMAQ. 2005. (Encontro).

VIII Simpósio de Biologia Marinha. 2005. (Simpósio).

Encontro dos Projetos Brasileiros de Conservação Marinha. 2004. (Encontro).

II Semana Integrada das Licenciaturas. 2003. (Outra).

1o Ciclo de Palestras: Biologia em Perspectiva. 2002. (Outra).

Simpósio Internacional sobre Conservação de Baleias. 2002. (Simpósio).

Orientou

Fernanda Cerqueira dos Santos

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PARES DE FÊMEA-FILHOTE DE BALEIA FRANCA, Eubalaena australis, NA ÁREA CENTRAL DA APA DA BALEIA FRANCA, ENSEADA DE RIBANCEIRA E IBIRAQUERA, IMBITUBA SC, NA TEMPORADA REPRODUTIVA DE 2008; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Anhanguera de Anápolis; Orientador: Audrey Amorim Corrêa;

Maria Rosália Pacheco

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS MARINHOS QUE OCORREM NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DA BALEIA FRANCA, SANTA CATARINA, BRASIL; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Audrey Amorim Corrêa;

Heleno Dias de Castro

USO DE HABITAT DE BALEIAS FRANCAS (Eubalaena australis): OCORRÊNCIA NAS PRAIAS DO MAR GROSSO E GI ? LAGUNA/SC NO PERÍODO DE 2006-2008; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia Marinha) - Universidade Santa Cecília; Orientador: Audrey Amorim Corrêa;

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, AUDREY A. ; QUOOS, JOÃO H. ; BARRETO, ANDRÉ S. ; GROCH, KARINA R. ; EICHLER, PATRICIA P. B. . Use of satellite imagery to identify southern right whales ( Eubalaena australis ) on a Southwest Atlantic Ocean breeding ground. MARINE MAMMAL SCIENCE , v. 38, p. 87-101, 2022.

  • EICHLER, P. P. B. ; CORRÊA, A. A. ; COSTA, R. ; MIRANDA, L. B. . Seasonality of hydrographic conditions and foraminiferal species in Guanabara Bay (Rio de Janeiro, Brazil). REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE , v. 35, p. 1-19, 2020.

  • EICHLER, P. P. B. ; FARIAS, C. L. C. ; AMORIM, A. ; MOURA, D. S. ; ANDRADE, A. P. U. ; MARTINS, J. F. O. ; VITAL, H. ; GOMES, M. P. . SYMBIONT-BEARING FORAMINIFERA FROM REEFAL AREAS: A CASE STUDY FROM RIO GRANDE DO NORTE (RN, BRAZIL). JOURNAL OF FORAMINIFERAL RESEARCH , v. 49, p. 131-140, 2019.

  • EICHLER, P. P. B. ; SILVA, L. L. N. ; ANDRADE, A. P. U. ; MARTINS, J. F. O. ; FARIAS, C. L. C. ; MOURA, D. S. ; AMORIM, A. ; MARINHO, L. ; VITAL, H. ; GOMES, M. P. . Organically enriched sediments and foraminiferal species from the Açu Reef, indicators of upwelling in NE Brazil?. MARINE GEOLOGY , v. 417, p. 1-10, 2019.

  • EICHLER, P. P. B. ; GOMES, C. ; COSTA, R. ; AMORIM, A. ; GOMES, M. P. ; VITAL, H. . Foraminifera Distribution in Itapitangui River Mangrove, Cananeia (Sao Paulo, Brazil) and its Environmental Relations. Modern Approaches in Oceanography and Petrochemical Sciences , v. 3, p. 219-224, 2019.

  • EICHLER, P. P. B. ; GANN, M. M. ; RODRIGUES, A. R. ; MENDONCA, A. ; AMORIM, A. ; BONETTI, C. ; FARIAS, C. C. ; SOUZA, S. H. M. E. ; VITAL, H. ; GOMES, M. P. . The occurrence of the invasive foraminifera Trochammina hadai Uchio in Flamengo Inlet, Ubatuba, Sao Paulo State, Brazil.. MICROPALEONTOLOGY , v. 64, p. 391-402, 2018.

  • SANTOS, F. C. ; RODRIGUES, J. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Comportamental de pares de fêmea-filhote de baleia franca, Eubalaena australis, na área central da APA da Baleia Franca, enseada de Ribanceira e Ibiraquera, Imbituba SC, na temporada reprodutiva de 2008. Ensaios e Ciência (Campo Grande. Impresso) , v. 14, p. 83-101, 2011.

  • EICHLER, P. P. B. ; FARIAS, C. L. C. ; MOURA, D. S. ; CORRÊA, A. A. ; VITAL, H. ; GOMES, M. P. . Foraminifera biodiversity coupled with environmental quality in Pium River estuary and Pirangi Coral Reef (RN, Brazil) A biodiversidade foraminifera associada à qualidade ambiental no estuário do Rio Pium e no Coral de Pirangi (RN, Brasil). In: Rogério Santos da Costa, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. (Org.). Tecnologias para a sustentabilidade : debates Interdisciplinares IX. 1aed.Palhoça - SC: Unisul, 2018, v. , p. 23-43.

  • GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; ROCHA, M. E. C. ; SERAFINI, P. P. ; MOREIRA, L. M. P. ; DE-ROSE-SILVA, R. ; FLORES, P. A. C. . Right whales strandings off Santa Catarina State, Southern Brazil, 2002-2010. In: Workshop on the Assessment of Southern Right Whales, 2011, Buenos Aires. Report of the Workshop on the Assessment of Southern Right Whales, 2011.

  • CASTRO, H. D. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . USO DE HABITAT DE BALEIAS FRANCAS (Eubalaena australis): OCORRÊNCIA NAS PRAIAS DO MAR GROSSO E GI ? LAGUNA/SC NO PERÍODO DE 2006-2008.. In: I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 2009, Santos. I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 2009.

  • GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; ROCHA, M. E. C. ; SERAFINI, P. P. ; MOREIRA, L. M. P. ; PALAZZO JR., J. T. . Development of whalewatching activities in Southern Brazil: conservation implications for right whales. In: Reunião Annual do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia, 2009, Ilha da Madeira. Report of the Scientific Committee Meeting of the 61th International Whaling Commission, 2009.

  • Valente, F. S. ; CORRÊA, A. A. ; Carvalho, K ; BARRETO, ANDRÉ S. . Correlation Between Anthropic Variables and the Ocurrence of Marine Tetrapods in Santa Catarina Coastal Counties. In: VI Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental, 2023, Itajaí-SC. VI Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental, 2023.

  • CORRÊA, A. A. ; EICHLER, P. P. B. ; QUOOS, J. H. . Uso de Imagens de Satélite como Ferramenta para Localizar e Quantificar Indivíduos de Baleias Franca na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca / ICMBio, Santa Catarina ? Brasil.. In: XVII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2017. XVII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2017.

  • LISBOA, T. N. ; CORRÊA, A. A. ; PALAZZO JR., J. T. ; SOPRANA JR., P. ; CASTILHOS, G. G. ; SANTOS, J. T. . Ocorrência de Baleia Franca (Eubalaena australis) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS) durante a temporada reprodutiva de 2012. In: IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis. IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013.

  • MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. ; SERAFINI, P. P. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. . Turismo de observação de baleias embarcado (TOBE) na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/Icmbio gestão e manejo através de uma Unidade de Conservação. In: Congresso Latino-americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú. XIV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar, 2011.

  • CASTRO, H. D. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Ocorrência de baleias francas austrais (Eubalaena australis) na temporada reprodutiva de 2008, enseadas do Mar Grosso e Gi ? Laguna/SC.. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.

  • Souza, B.G. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Distribuição dos grupos de Eubalaena australis e sua relação com atividades náuticas na temporada reprodutiva de 2007, enseada de Ribanceira e Ibiraquera, Imbituba - SC.. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO, 2008.

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Ocorrência de grupos de baleias francas austrais na APA da Baleia Franca ? SC, nas temporadas reprodutivas de 2002 a 2004.. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO, 2008.

  • QUITO, L. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Ocorrência de baleias francas austrais na enseada da Ribanceira e Ibiraquera (Imbituba ? SC), temporada reprodutiva de 2007. In: XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008, Arraial do Cabo. XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008.

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Uso de habitat das baleias francas austrais e sua relação com fatores ambientais na temporada reprodutiva de 2005, Praia da Vila, Imbituba ? SC, Brasil.. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar COLACMAR, 2007. Anais XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2007.

  • Acosta, N. C. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Ocorrência de grupos sociais de Eubalaena australis na APA da Baleia Franca, SC, Brasil.. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar COLACMAR, 2007. Anais XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2007.

  • CORRÊA, A. A. ; QUOOS, J. H. ; BARRETO, ANDRÉ S. . Use of free satellite images as a tool for detection of marine mammals. In: 19ª Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul (19ª RT) e do XIII Congresso da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos (XIII SOLAMAC), 2022, Praia do Forte Bahia. 19ª Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul (19ª RT) e do XIII Congresso da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos (XIII SOLAMAC), 2022.

  • PEREIRA, M. L. ; CORRÊA, A. A. ; RAMPON, A. D. ; SCOLARO, B. . O Coletivo Taiá Terra de Condutores Ambientais e seus Cinco Anos de Atuação no Litoral Centro-Sul de Santa Catarina.. In: II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS), 2017. II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS), 2017.

  • OLIVEIRA, D. E. ; CANENA, A. C. ; CORRÊA, A. A. ; MARTINS, K. S. F. ; SILVA, N. ; SOUZA, G. C. ; FERIOLI, R. ; CASTILHO, P. V. . Evidências de Interação Antrópica por Armas de Fogo em Leão Marinho (Otaria flavescens) (SHAW, 1800) na Região Sul de Santa Catarina, Brasil ? Relato de Casos. In: VIII Encontro Nacional sobre Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ENCOPEMAQ), 2017. VIII Encontro Nacional sobre Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ENCOPEMAQ), 2017.

  • MOREIRA, L. M. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; PRETTO, D. ; CORRÊA, A. A. . Registros de elefante marinho e foca caranguejeira na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio, SC. In: VII ENCOPEMAQ, 2013, São Leopoldo. VII ENCOPEMAQ, 2013.

  • MOREIRA, L. M. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; FLORES, P. A. C. ; CORRÊA, A. A. . Encalhe e resgate de juvenil de baleia franca na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio, SC.. In: VII ENCOPEMAQ, 2013, São Leopoldo. VII ENCOPEMAQ, 2013.

  • SANTOS, F. C. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. ; RODRIGUES, J. . INTERAÇÃO ENTRE FÊMEAS E FILHOTES DE EUBALAENA AUSTRALIS NA ENSEADA DE RIBANCEIRA E IBIRAQUERA, SANTA CATARINA, BRASIL, 2008.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • SANTOS, F. C. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. ; RODRIGUES, J. . PADRÃO COMPORTAMENTAL DE PARES DE FÊMEA-FILHOTE DE EUBALAENA AUSTRALIS (DEUSMOLINS, 1822) NA TEMPORADA REPRODUTIVA DE 2008, ENSEADA DE RIBANCEIRA E IBIRAQUERA, IMBITUBA, SANTA CATARINA, BRASIL.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • RODRIGUES, G. R. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . REGISTRO DE MOLESTAMENTO EM BALEIAS FRANCAS (Eubalaena australis) POR GAIVOTÕES (Larus dominicanus) NA ÁREA DE REPRODUÇÃO DO SUL DO BRASIL, 2009.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; MOREIRA, L. M. P. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. ; SEVERO, S. ; ROCHA, M. E. C. . PUBLIC AND GOVERNMENTAL INVOLVEMENT FOR THE ESTABLISHMENT OF AN EFFECTIVE MARINE MAMMAL STRANDING NETWORK WITHIN A MARINE PROTECTED AREA IN SOUTHERN BRAZIL.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; MOREIRA, L. M. P. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. ; SEVERO, S. ; ROCHA, M. E. C. . STRANDING DATA AT RIGHT WHALE ENVIRONMENTAL PROTECTION AREA 2008/2009.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. ; GROCH, K. R. ; FREITAS, R. ; BOM, K. C. M. ; FLORES, P. A. C. ; PRETTO, D. ; CORRÊA, A. A. ; FARIAS, D. S. ; GUIMARAES, G. M. ; MARTINS, L. ; AMORIM, W. . PROTOCOLO DE ENCALHES NA APA DA BALEIA FRANCA: O CASO DA BALEIA DE BRYDE NO COSTÃO DE ITAPIRUBÁ, SC.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; De-Rose-Silva, R. ; ROCHA, M. E. C. ; MOREIRA, L. M. P. ; FLORES, P. A. C. ; PRETTO, D. . MONITORAMENTO DAS BALEIAS FRANCAS DURANTE AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE IMBITUBA (SC) ? CONCILIANDO DESENVOLVIMENTO E CONSERVAÇÃO.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. ; ROCHA, M. E. C. ; SERAFINI, P. P. ; MOREIRA, L. M. P. . RIGHT WHALES AND OTHER BALEEN WHALES STRANDINGS ON THE COAST OF SANTA CATARINA STATE, SOUTHERN BRAZIL, 2002-2009.. In: XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010, Florianópolis. XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, 2010.

  • BRAGA, E. P. R. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . OCORRÊNCIA DE BALEIAS FRANCAS (Eubalaena australis) NAS PRAIAS DE ITAPIRUBÁ NORTE E SUL, TEMPORADA 2007, IMBITUBA-SC.. In: 3° Mostra de Biotecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA, 2009, Belo Horizonte. 3° Mostra de Biotecnologia e Meio Ambiente, 2009.

  • SANTOS, F. C. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Pares de fêmea-filhote de baleia franca (Eubalaena australis): ocorrência e comportamento durante a temporada 2008, nas enseadas de Itapirubá Norte e Itapirubá Sul - Imbituba/SC.. In: VI Encopemaq e II Simpósio Nordestino de Mamíferos Aquáticos, 2009, Salvador. VI Encopemaq e II Simpósio Nordestino de Mamíferos Aquáticos, 2009.

  • Espíndola, J. A. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Primeiro registro de baleia franca no mês de janeiro na área de reprodução no sul do Brasil em 25 anos de monitoramento.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

  • BUENO, P. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Ocorrência e comportamento de baleias francas (Eubalaena australis) na temporada reprodutiva de 2007, Cabo de Santa Marta, Laguna ? SC.. In: V Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos ? ENCOPEMAQ, 2008, São Vicente. V Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos ? ENCOPEMAQ, 2008.

  • Souza, B.G. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Grupos sociais de baleias francas austrais: ocorrência da APA da Baleia Franca ? SC, temporada reprodutiva de 2007.. In: V Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos ? ENCOPEMAQ, 2008, São Vicente. V Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos ? ENCOPEMAQ, 2008.

  • De-Rose-Silva, R. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; Nisa-Castro-Neto, W. ; França, J.L. . Ocorrência de Eubalaena australis (MYSTICETI) em Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul ? Brasil: Temporada reprodutiva de 2007.. In: XIII Reunión de Trabajo de Especialistas em Mamíferos Acuáticos de América del Sur ? 7º. Congreso SOLAMAC, 2008, Montevideo. XIII Reunión de Trabajo de Especialistas em Mamíferos Acuáticos de América del Sur ? 7º. Congreso SOLAMAC, 2008.

  • Paiva, E.G. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Comportamento de pares fêmea-filhote de baleia franca austral (Eubalaena australis) na enseada de Itapirubá Norte ? Imbituba (SC), temporada reprodutiva de 2007.. In: XXVI Encontro Anual de Etologia, 2008, Poços de Caldas. XXVI Encontro Anual de Etologia, 2008.

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Respiration patterns of right whales in Southern Brazil: are they affected by whalewatching boats?. In: 17th Biennial Conference on the Biology of Marine Mammals, 2007, Cabo. 17th Biennial Conference on the Biology of Marine Mammals, 2007.

  • Espíndola, J. A. ; CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Ocorrência de baleias francas, Eubalaena australis (DESMOULINS, 1822), nas enseadas de Garopaba e Siriú, Garopaba-SC-Brasil.. In: XI Reunião Acadêmica de Biologia da UNISINOS - XI RABU, 2007, São Leopoldo. XI Reunião Acadêmica de Biologia da UNISINOS - XI RABU, 2007.

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. ; Santos, T. G. . Ocorrência, distribuição e estrutura dos grupos de baleias francas (Eubalaena australis, Cetacea, Mysticeti) na enseada central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, SC, Brasil.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Distribuição e ocorrência de baleias francas, Eubalaena australis (DESMOULINS, 1822), na enseada central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Imbituba ? SC ? Brazil.. In: Reunión Internacional sobre el Estudio de Mamíferos Acuáticos SOMEMMA-SOLAMAC, 2006. Reunión Internacional sobre el Estudio de Mamíferos Acuáticos SOMEMMA-SOLAMAC (12a RT / 6o Congreso de la SOLAMAC), 2006.

  • CORRÊA, A. A. . Baleias Francas e o Uso Não-Letal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORRÊA, A. A. . Baleias Francas e o Uso Não-Letal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . OCORRÊNCIA DE GRUPOS SOCIAIS DE BALEIAS FRANCAS AUSTRAIS NA APA DA BALEIA FRANCA ? SC, NAS TEMPORADAS REPRODUTIVAS DE 2002 A 2004.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORRÊA, A. A. ; GROCH, K. R. . Biologia e Conservação de Baleias Francas Austrais - Projeto Baleia Franca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. . Programa de Monitoramento de Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências. 2010.

CORRÊA, A. A. ; SILVA, A. F. . Mamíferos Marinhos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. F. ; CORRÊA, A. A. . Educação Ambiental na Zona Costeira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. ; CORRÊA, A. A. . Turismo de Observação Embarcado de Baleias -Treinamento para Operadoras para atuar na área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Turismo de Observação Embarcado de Baleias -Treinamento para Operadoras para atuar na área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Protocolo de atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Protocolo de atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Protocolo de atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Protocolo de atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Protocolo de atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . Protocolo de atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERAFINI, P. P. ; KOLESNIKOVAS, C. K. M. ; GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; SEVERO, S. ; MOREIRA, L. M. P. ; ROCHA, M. E. C. . PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A ENCALHES NO INTERIOR DA APA DA BALEIA FRANCA - MAMÍFEROS, AVES E TARTARUGAS MARINHAS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para ação em campo).

GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. . Ecologia e Comportamento de Baleias Francas (Eubalaena australis). 2009. (Apostila).

GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. ; HORACIO, G. P. . Ecologia e Comportamento das Baleias Francas - Eubalaena australis. 2008. (Apostila).

GROCH, K. R. ; CORRÊA, A. A. . Ecologia e Comportamento das Baleias Francas - Eubalaena australis. 2007. (Apostila).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2024

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Doutorado

Outras informações:
Uso do sensoriamento remoto como ferramenta para a conservação de baleias francas em unidade de conservação no sul do Brasil

2015 - 2016

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Projeto, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuava no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na Base de Estabilização em Laguna-SC. Coordenava a equipe técnica de monitoramento de praias; executava o monitoramento de praias (registro, identificação taxonômica, biometria e coleta de material biológico); auxiliava os Médicos Veterinários nas necropsias bem como na estabilização dos animais vivos. Elaborava relatórios e integrava dados da unidade executora. Executava outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério do superior imediato. Participou de capacitação técnica em necropsia de aves marinhas e manejo de fauna em cativeiro.

2012 - 2012

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Participação nos encontros e oficinas setoriais sobre a pesca artesanal para o plano de manejo da APA da Baleia Franca

2011 - 2012

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Bolsista na APA da Baleia Franca/ICMBio, através de edital do SISBIOTA-Brasil no projeto de Mapeamento da Diversidade e Distribuição de Mamíferos Marinhos em Águas Brasileiras. Atuou no levantamento, revisão e análise de dados de encalhes e avistagens de mamíferos marinhos na área da UC, bem como na inserção de dados no SIMMAM, e participou no registro e atendimento de encalhes de animais marinhos nos anos de 2011 e 2012 junto a equipe da APABF e instituições parceiras. Colaborou na elaboração do Plano de Contingência para encalhes de mamíferos marinhos na APA da Baleia Franca/ICMBio.

2010 - 2010

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Turismo de Observação Embarcado de Baleias Francas -Treinamento para operadoras de turismo que se cadastraram para atuar na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio durante a temporada reprodutiva da espécie.

2009 - 2009

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Turismo de Observação Embarcado de Baleias Francas -Treinamento para operadoras de turismo que se cadastraram para atuar na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/ICMBio durante a temporada reprodutiva da espécie.

2007 - 2009

Coalisão Internacional da Vida Silvestre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi responsável pelo monitoramento diário desde terra sobre o uso de habitat e comportamento das baleias francas, e pelo monitoramento das interações entre as baleias francas e o turismo embarcado (whalewatching) durante as temporadas reprodutivas da espécie. Atuava no registro e atendimento de encalhes de cetáceos em parceria com outras instituições na área da APA da Baleia Franca - SC. Gerenciava o Programa de Voluntariado, organizava o banco de dados e participava da produção de relatórios e trabalhos científicos. Durante todos estes anos na instituição, representou-a em eventos nacionais e internacionais, incluindo reuniões da Rede de Encalhes do Sul do Brasil - REMASUL e Conselho da APA da Baleia Franca - CONAPABF.

2003 - 2009

Coalisão Internacional da Vida Silvestre

Vínculo: Projeto Baleia Franca, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2002 - 2002

Coalisão Internacional da Vida Silvestre

Vínculo: Projeto Baleia Franca, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Monitoramento das baleias francas a partir de pontos fixos no litoral centro-sul de Santa Catarina para estudos sobre uso de habitat, ocorrência, distribuição e comportamento da espécie durante as temporadas reprodutivas; atividades de educação ambiental junto às escolas da região e produção de relatório.

2005 - 2006

International Wildlife Coalition

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16

Outras informações:
Pesquisa e monitoramento de baleias francas na APA da Baleia Franca - SC, com produção de relatórios periódicos, e acompanhamento de pesquisadores estrangeiros durante visitas técnicas para observação de baleias francas em SC.

2004 - 2004

International Wildlife Coalition

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa e monitoramento cetáceos a partir de embarcação de whalewatching em Cape Cod Bay e Stellwagem Bank, incluindo foto-id de baleias jubartes (Megaptera novaeangliae) em área de alimentação; cruzeiros para foto-identificação e estudo de comportamento de baleias francas (Eubalaena glacialis) em área de alimentação; e palestra para os passageiros a bordo. Participou de meetings e talks junto a bióloga e pesquisadora Regina Asmutis-Silvia.

2024 - Atual

Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental

Vínculo: Observador de cetáceos, Enquadramento Funcional: Observador de cetáceos

2017 - 2019

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Mestrado

Outras informações:
Uso de imagens de satélite para localizar e quantificar baleias francas na área reprodutiva do Brasil

2014 - Atual

Franca Consultoria Ambiental

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Bióloga

Outras informações:
Atua em trabalhos de monitoramento ambiental, laudos e pareceres técnicos, PRAD, EAS, EIA/RIMA, ECA, entre outros.

2012 - Atual

Instituto Augusto Carneiro

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Bióloga

Outras informações:
Consultoria técnica. Participou da formulação de projeto sobre baleias francas no Estado do RS: monitoramento e desenvolvimento do turismo de observação, submetido à Fundação Grupo Boticário e aprovado em 2015.

2012 - Atual

Marítima Estudos Bênticos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Bióloga

Outras informações:
Presta consultoria na área de biologia, ecologia e monitoramento de mamíferos marinhos.

2009 - 2011

Oikos Consultoria Ambiental

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga

Outras informações:
Consultoria em licenciamentos ambientais, EIA-RIMA, PRAD, RAP, EAS, pareceres técnicos, monitoramentos ambientais, entre outros.

2002 - 2002

Casa Familiar do Mar e C. Comunitário do Pescador

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de Ciências voltadas ao ambiente marinho e à pesca, e atividades de educação ambiental para filhos de pescadores artesanais.