João Augusto Oliveira Luiz

Atualmente trabalhando como Engenheiro de automação na empresa FIT - Sorocaba no laboratório de automação e experimentações robóticas montando e programando diversas maquinas e dispositivos de automação. Cursou Engenharia de Controle e Automação na Unesp campus Sorocaba, onde já participou de um projeto de iniciação científica envolvendo processamento digital de imagem para a identificação de glaucoma em imagens de fundo de olho e monitoramento da doença. Também participou da 5ª Semana da Engenharia em um curso sobre introdução ao Labview e suas aplicações em industrias. Durante o período de agosto/2013 a agosto/2014 realizou intercâmbio pelo programa ciência sem fronteira financiado pela CAPES e o CNPq na instituição Minnesota State University - Mankato, onde cursou componentes curriculares referentes ao curso de Engenharia de Controle e Automação. Após o retorno, realizou diversos estudos envolvendo a aplicação de tecnologia assistiva utilizando sistema Android para orientação e deslocamento de pessoas com deficiência auditiva em ambientes fechados.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Gestão: Projetos

2020 - 2021

Fundação Getúlio Vargas
Título: N/A

Graduação em Engenharia de Controle e Automação

2010 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Auxílio ao diagnóstico do glaucoma baseado em métodos de processamento digital de imagem
Orientador: Márcio Alexandre Marques
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2010

2009 - Atual

Colégio Técnico de Campinas
Ano de interrupção: 2010

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Anglo Itatiba

Ensino Fundamental (1º grau)

1999 - 2006

Colégio Litteratus

Formação complementar

2013 - 2014

Extensão universitária em Control and Automation Engineering. , Minnesota State University, MNSU, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Participação em eventos

V Semana da Engenharia. 2011. (Oficina).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Sistema de Auxílio ao Diagnóstico e Seguimento do Glaucoma Baseado em Métodos de Processamento Digital de Imagens Através da Utilização de Instrumentação Virtual - LABVIEW, Descrição: Mensurar a escavação do nervo óptico para acompanhar a evolução da doença facilitando o seu diagnóstico e fornecendo maior precisão. O projeto visa implementar um software, utilizando instrumentação virtual LabVIEW que possibilite, através de técnicas de processamento digital de imagens, processar fotografias do disco óptico e da camada de fibras nervosas com o objetivo de quantificar a evolução do glaucoma, identificando e segmentando a imagem em regiões de interesse, analisando a dimensão da escavação do nervo óptico e, consequentemente, fornecendo subsídios aos médicos para auxiliá-los no diagnóstico e terapêutica desta patologia, e principalmente no acompanhamento da evolução do tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Augusto Oliveira Luiz - Coordenador / Marilza Antunes de Lemos - Integrante / Galdenoro Botura Junior - Integrante / Marcio Alexandre Marques - Integrante / Ricardo Torres Soares - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2020 - 2021

    Estação de aplicação de etiquetas e inspeção cosmética, Descrição: Projeto de um sistema robotizado capaz de aplicar etiquetas contendo informações do produto, e uma película protetora com precisão de 1mm sobreposta à etiqueta. Para garantir o correto posicionamento, foi utilizado um robô 6 eixos de teto EPSON, responsável por manipular o produto, e uma câmera BASLER para aquisição de imagem. O processamento de imagem foi realizado em LabVIEW, utilizando técnicas de filtros e medições precisas para tal análise. Essas imagens também foram salvas em uma base de dados, usada por um software de machine learning, responsável por identificar possíveis falhas no produto de forma autônoma. Além da inspeção de precisão de aplicação, foi desenvolvido um sistema de correção automática de desvio, capaz de identificar tendências de erro e corrigir automaticamente. Durante esse projeto, participei do levantamento de requisitos junto ao cliente, fui responsável pela criação da arquitetura elétrica e de software do sistema, alinhamentos técnicos e de riscos entre o time de desenvolvimento e os stakeholders, e criação do cronograma geral da solução, relacionado à parte eletrônica do projeto. Realizei a programação do robô, criação das documentações técnicas do projeto, interface de usuário e programação do sistema de controle geral da solução e comunicação com sistemas terceiros, além de participar ativamente junto ao gerente de projeto durante as reuniões técnicas com os stakeholders.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Augusto Oliveira Luiz - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Dispositivo para monitoramento de redes de alta tensão, Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo microcontrolado para monitoramento de linhas de alta tensão, com leitura por indução da corrente transmitida, energy harvesting para alimentação do circuito e comunicação via rede sem fio de longo alcance. Criação de uma interface de usuário para monitoramento em tempo real dos dispositivos em campo em um supervisório SCADA, comunicando via protocolo mqtt com os dispositivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Augusto Oliveira Luiz - Coordenador / Alessandro Lucindo da Luz - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Flextronics Instituto de Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Automação Senior, Carga horária: 80

2020 - 2021

Flextronics Instituto de Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Automação Pleno, Carga horária: 80

2017 - 2020

Flextronics Instituto de Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Automação Junior, Carga horária: 80

2015 - 2016

Flextronics Instituto de Tecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em automação, Carga horária: 30

2012 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - Atual

Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10