Francisco Erialdo de Souza

Graduado em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Pós-Graduado com Especialização em Geografia e Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Desenvolveu o ofício de professor por mais de dez anos, ensinando nos seguintes estabelecimentos de ensino: SESI; SENAC; Colégio Padrão; Centro Educacional Elita Carlos- CEDEC - e COLÉGIO DARWIN na cidade de Mossoró-RN. Foi Secretário Executivo de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEM - e exerceu a função de Coordenador E Supervisor Pedagógico em escolas estaduais e municipais no município de Grossos-RN. Foi professor no curso de Especialização da FIP. Ministrante de várias palestras na área de Educação e Meio Ambiente em empresas prestadoras de serviços a PETROBRAS e escolas pelo SESI e Prefeitura Municipal de Mossoró. Atuou como monitor de oficinas no curso de Gestão Ambiental da Universidade Potiguar ? UNP. É Supervisor de Campo e membro de mesa em defesas de relatórios de estágio a graduandos da UFERSA, UERN, UNP e IFRN. Ministrou vários cursos de capacitação de professores, nas redes pública e privada no município de Mossoró. Autor de Projetos de Educação Ambiental e Organizador de Grandes Eventos, tais como: Calendário Ecológico do Município; Congressos, Seminários, Programas, Simpósios, Mobilizações, Festivais, entre outros. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo de Educação Ambiental na Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB - desde o ano de 2010, no Município de Mossoró-RN. É membro da Comissão Tripartite do RN na área de Gestão Ambiental. É secretário Executivo da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do RN - ANAMMA. É Secretário Executivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente - CONDEMA - da cidade de Mossoró-RN.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em GEOGRAFIA E GESTAO AMBIENTAL

2007 - 2008

Faculdades Integradas de Patos
Título: A IMPORTANCIA DA ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO DE GROSSOSRN

Graduação em PEDAGOGIA

2003 - 2006

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: MEMORIAL
Orientador: MARIA DO SOCORRO ROCHA

Formação complementar

2014 - 2014

Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2014 - 2014

Apoio do P. de EA e Agric. Fam. nos territórios. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Fiscais Ambiental. (Carga horária: 40h). , Prefeitura de Mossoró - Gestão Ambiental e Urbanismo, GGA-GEDUR, Brasil.

2012 - 2012

3º Curso de Regulamentação Ambiental Rural PNC Rur. (Carga horária: 160h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2011 - 2011

Fiscalização Ambiental. (Carga horária: 15h). , Gerencia da Gestao Ambiental, GGA, Brasil.

2009 - 2009

ISSO 9001. (Carga horária: 20h). , meta consultoria, MT, Brasil.

2009 - 2009

AUDITORIA DA QUALIDADE E MEIO AMBIENTE E ISO 9001/. (Carga horária: 20h). , meta consultoria, META, Brasil.

2008 - 2008

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (SEB. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.

2007 - 2007

gerenciamento de resíduo sólido pelo programa gest. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2007 - 2007

Gestão Integrado de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2007 - 2007

violência domestica. (Carga horária: 120h). , UNICIFE, UNICEF, Brasil.

2006 - 2006

PNC. (Carga horária: 20h). , Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado do Rio Gra, IDEMA, Brasil.

1990 - 1990

atendimento ao publico. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Organização de eventos

SOUZA, F. E. . Semana de Gestão Ambiental. 2016. (Outro).

SOUZA, F. E. . Dia Nacional da Caatinga. 2016. (Outro).

SOUZA, F. E. . PROCEA. 2016. (Outro).

SOUZA, F. E. . VI SEMINÁRIO ÁGUA E ÁRVORE: PARCEIROS DA VIDA. 2016. (Outro).

SOUZA, F. E. . Semana da Gestão Ambiental. 2015. (Outro).

SOUZA, F. E. . Conferência Municipal de Meio Ambiente. 2014. (Outro).

SOUZA, F. E. . Fórum Estadual de Meio Ambiente. 2013. (Outro).

SOUZA, F. E. ; SOUZA, F. E. . Festival do Talento Infantil para Meio Ambiente. 2011. (Festival).

SOUZA, F. E. ; SOUZA, F. E. . Festival do Talento Infantil para Meio Ambiente. 2011. (Festival).

SOUZA, F. E. . Fórum Estadual de Meio Ambiente. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Projeto Extensão.Educação Ambiental. 2011. (Seminário).

COFERENCIA DAS CIDADES, SAÚDE E AÇÃO SOCIAL. 2008. (Seminário).

CONFERENCIA DE MEIO AMBIENTE. 2008. (Outra).

seminário moradia ecologica pela FIERN. 2008. (Seminário).

OFICINAS DO SELO UNICEF.VALORES AFRO INDIGENAS. 2007. (Oficina).

SEMINARIO INTEGRADOR DO COLETIVO EDUCADOR DA B.HIDROGRAFICA DO RIO APODI/MOSSORÓ.SEMINARIO. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

SOUZA, F. E.. Avaliação do Uso e Conservação do Solo na Comunidade de Gangorra, Tibau/RN. 2011. Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Produções bibliográficas

  • SOUZA, F. E. . IMPORTANCIA DA GESTÃO AMBIENTAL E A QUALIDADE DA GESTÃO PÚBLICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Mossoró, DIRETORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. , Av. Desembargador Dionísio Filgueira, CENTRO, 59610090 - Mossoró, RN - Brasil - Caixa-postal: 59675, Telefone: (84) 33151333, Ramal: 27, Fax: (84) 33153008, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2013

Faculdades Integradas de Patos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 45

Outras informações:
Professor da disciplina Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidades no Curso de Espacialização de Geografia e Gestão Ambiental.

2012 - 2013

Serviso Social da Industria

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor de Jovens e Adultos nas empresas e Palestrante

2011 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Parceiro, Enquadramento Funcional: Supervisor e orientado de Espagio Supervision, Carga horária: 102

Outras informações:
Exerço trabalho de Supervisão , orientação e coordenação de estagiários dos vários cursos das Universidades em Mossoró-RN.

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Mossoró

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CARGO COMINICIONADO, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerce a função de Gerente Executivo de Educação Ambiental

2010 - 2010

Serviço Nacional de Aprendizagem

Vínculo: Contratado para lecionar um c, Enquadramento Funcional: Serviços Prestado, Carga horária: 15

Outras informações:
Lecionei a Disciplina de Saúde Ambiental no Curso de Podologia

2010 - Atual

Gerencia Executiva ~da Gestão Ambiental de Mossoró-RN

Vínculo: Cargo Comicionado, Enquadramento Funcional: Coordenador De Projetos Ambientais ., Carga horária: 40

2010 - Atual

ASSOCIACAO NACIONAL DE MUNICIPIOS E MEIO AMBIENTE

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizo trabalhos de documentação, organização de eventos, mobilização, palestras etc

2009 - 2010

colegio darwin

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Outras informações:
AINDA ATUO

2009 - 2010

Centro Educacional Elita Carlos

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Outras informações:
ATUANTE

2009 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO, Carga horária: 8

Outras informações:
INSTRUTOR DE CURSO NO EXPOTEC 2009 TMA: MEIO MABIENTE, AGENDA 21, POLÍTICAS PÚBLICAS E RESÍDUOS SÓLIDOS.

2008 - 2010

Colégio Padrão

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Outras informações:
atualmente trabalho na referica escola como professor.

2006 - 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE GROSSO RN

Vínculo: PREFEITURA M. DE GROSSOS, Enquadramento Funcional: CARGO COMINICIONADO, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TRABALHO COMO SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE

2005 - 2005

Fórum

Vínculo: Mobilizador, Enquadramento Funcional: Vooluntário, Carga horária: 3

Outras informações:
Mobilizador do Programa de Capacitação de Gestores Ambientais - RN