Deocy França
Atualmente, é professor do ensino superior da Universidade Federal do Paraná, na área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Coordenador Geral dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite - projeto de âmbito estadual. Com experiência em Tecnologia de Processamento de Carnes e Leite, atua ainda em Microbiologia de Alimentos de Origem Animal e Saúde Pública, além de desenvolver projetos de Plantas de Processamento de Leite e de Frigoríficos.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Tecnologia de Alimentos
1985 - 1986
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Paschoal Robs
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Formação complementar
2013 - 2013
Formulação de Dietas para Bovinos Leiteiros. (Carga horária: 45h). , Agripoint Consultoria.
2006 - 2006
Produção Integrada - PI. (Carga horária: 15h). , Embrapa Gado de Leite.
2006 - 2006
Produção Integrada - PI. (Carga horária: 16h). , Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.
2005 - 2005
Auditor Líder da Qualidade. (Carga horária: 40h). , BVQi.
2004 - 2004
Patologias e Manejo em Malacocultura. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Patologia de Organismos Aquáticos - Maringá.
2004 - 2004
Microorganismos Parasitas em Organismos Aquáticos. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1998
The Comprehensive HACCP Course. (Carga horária: 24h). , IDEXX Laboratories.
1994 - 1994
Extensão universitária em Especialização em Suinocultura e Patologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1982 - 1982
Microbiologia de Alimentos. (Carga horária: 60h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos.
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.
Participação em eventos
Simpósio Paranaense dos Centros Mesorregionais De Excelência em Tecnologia do Leite.Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite: Missão e Desafios. 2013. (Simpósio).
Simpósio Paranaense dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite.Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite de Curitiba - Projetos e Resultados. 2013. (Simpósio).
Inovatec Paraná - 2012 - Feira Paranaense de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades. 2012. (Outra).
Anuga. 2011. (Congresso).
Fórum das Américas: Leite e Derivados. 2009. (Congresso).
Semana Acadeêmica Internacional de Medicina Veterinária.A Qualidade do Leite. 2009. (Simpósio).
1º Workshop Internacional de Leite e Queijos. 2009. (Simpósio).
Desenvolvimento Sustentável em Guaraqueçaba. 2008. (Outra).
Políticas de Ciência e Tecnologia e Condições de Trabalho Docente. 2006. (Seminário).
AveSui 2005. 2005. (Seminário).
VIII Encontro Brasileiro de Patologias de Organismos Aquáticos. 2004. (Encontro).
49 ICoMST. 2003. (Congresso).
XX Semana Acadêmica de Medicina Veterinária.Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2003. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes. 2001. (Congresso).
Extensão Universitária. organização. 2000. (Congresso).
Discussão e Elaboração do Roteiro de BPF no Setor Alimentício. 2000. (Oficina).
Controle Reprodutivo e Sanitário da População Canina e Felina da Ilha do Mel-PR. 2000. (Outra).
III Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos. 1999. (Simpósio).
I Seminário de Alimentação Escolar do Paraná.Doenças Transmitidas por Alimentos. 1997. (Outra).
Seminário sobre Avanços e Perspectivas em Tecnologia de Carnes. 1996. (Seminário).
Ciclo de Palestras Rotary Club.Nutrição e Alimentação. 1995. (Encontro).
X Simpósio Ajinomoto de Tecnologia da Carne. 1994. (Simpósio).
I Encontro de Estágios da UFPR. 1992. (Oficina).
Participação em bancas
FRANÇA, D.. Características e composição da pele de peixe de água doce. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.
HARODA, M. M.;FRANÇA, D.. Tecnologia de Produtos de Origem Animal. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná.
FRANÇA, D.. Doenças Parasitárias. 2004. Universidade Federal do Paraná.
FRANÇA, D.. Inspeção de Produtos de Origem Animal. 1999. Universidade Federal do Paraná.
FRANÇA, D.. Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal. 1999. Universidade Federal do Paraná.
FRANÇA, D.; FERRARI, M.V.. Avaliação Final em estágio Probatório. 2002. Universidade Federal do Paraná.
KERN, M. H.;FRANÇA, D.. Manejo Apícola de Abelhas Africanizadas no Apiário APISOMMER. 2010. Universidade Federal do Paraná.
SCHLOTTAG, T.H.;FRANÇA, D.. Aspectos Alimentares e Nutricionais de Abelhas Apis Mellifera L.. 2010. Universidade Federal do Paraná.
MOTTA, L. da;FRANÇA, D.. Identificação do Perfil dos Consumidores de Produtos Apícolas, Frequentadores da Loja APISOMMER no Período de 05 de Abril a 05 de Maio de 2010. 2010. Universidade Federal do Paraná.
CORDEIRO, M.A.M.R.;FRANÇA, D.. Acompanhamento dos ïndices de Repetição de Cio nas Fêmas Assistidas pelo Programa de Inseminação Artificial em São José dos Pinhais-PR. 2010. Universidade Federal do Paraná.
JAIME, C.;FRANÇA, D.. Manejo e Seleção na Criação de Abelhas Rainha. 2009. Universidade Federal do Paraná.
RAMIRES, C. H.;FRANÇA, D.. A influência da Qualidade Microbiológica da Água na Qualidade do Leite. 2007. Universidade Federal do Paraná.
MAXIMIANO, S. F.;FRANÇA, D.. Comparação entre os Teores de Gordura, Proteína e Contagem de Células Somáticas dos Leites Bubalino x Bovino. 2007. Universidade Federal do Paraná.
FRANÇA, D.; ROSA, F.. Diferentes Métodos de Cozimento sobre a Carne Suína e Bovina. 2006. Universidade Federal do Paraná.
Orientou
Perfil do produtor de leite no Município de Araucária-PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Manejo no pré-abate de Bovinos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Avaliação de Carcaça Suína e Bovina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Perfil do produtor de leite no Município de Piraquara-PR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Fatores que afetam a qualidade do leite produzido em São José dos Pinhais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
A Qualidade da Matéria-prima na fabricação do iogurte Natural Integral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Aplicação do Sistema APPCC no Fluxograma de Produção de Queijo Mussarela; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Manejo pré-abate de bovinos e sua influência na qualidade da carcaça e da carne; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Ocorrência de Exsudação e outros Defeitos de Qualidade Intrínseca em Cirtes Congelados de Carne de Frango; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Estágio Curricular realizado na Fazenda Canguiri; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Estágio Curricular realizado na Fazenda Canguiri; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Estágio Curricular realizado na Fazenda Canguiri; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Estágio Curricular no Departamento de Med; Veterinária; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Estágio Curricular realizado no Departamento de Md; Veterinária; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deocy França;
Inspeção e Tecnologia de Produtos Cárneos; 1978; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Deocy França;
Produções bibliográficas
-
SILVA, A.W.C. ; FRANÇA, D. ; MATOS, E.R. ; AZEVEDO, C. . CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE NEMATOPSIS SP PARASITA DE OSTRA CRASSOSTREA RIZOPHORAE DA REGIÃO DO PONTAL DO PARANÁ. PARANÁ/BRASIL.. In: Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos - ENBRAPOA, 2004, Laguna-SC. RESUMOS Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos. Londrina: Gráfica da Universidade Estadual de Londrina, 2004. p. 74-74.
-
FRANÇA, D. ; REIS, A. L. S. ; RICCA, R. ; LENZER, F. T. B. . Avaliação do Perfil Produtivo de Propriedades Leiteiras do Município da Lapa-PR. In: V Sul Leite - Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira da Região Sul do Brasil, 2012, Maringá-PR. Avaliação do Perfil Produtivo de Propriedades Leiteiras do Município da Lapa-PR, 2012.
-
FRANÇA, D. ; LENZER, F. T. B. ; REIS, A. L. S. ; MONTANHINI, M. . Desenvolvimento de Micro-organismos Psicrotróficos no Leite Cru Sob a Influência de Diferentes Tempos e Temperaturas de Armazenamento Refrigerado. In: V Sul Leite - Simpósio Sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira da Região Sul do Brasil, 2012, Maringá-PR. Desenvolvimento de Micro-organismos Psicrotróficos no Leite Cru Sob a Influência de Diferentes Tempos e Temperaturas de Armazenamento Refrigerado, 2012.
-
FRANÇA, D. ; MUZZILI, O. ; NAIME, S. ; REIS, A. L. S. ; LENZER, F. T. B. . Implantação da Rede de Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite - CMETL - no Estado do Paraná. In: V Sul Leite Simpósio Sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira da Região Sul do Brasil, 2012, Maringá-PR. Implantação da Rede de Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite - CMETL - no Estado do Paraná, 2012.
-
FRANÇA, D. . Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FRANÇA, D. . Desenvolvimento Sustentável em Guaraqueçaba. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2012
Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - Atual
Implantação de Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite, Descrição: Promover e incentivar ações e projetos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Paraná, mediante a integração de equipes de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e extensionistas, em atividades regionalizadas, com foco na melhoria tecnológica dos processos produtivos e da qualidade do leite e derivados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Deocy França - Coordenador / Eder Paulo Fagan - Integrante / Vanerli Beloti - Integrante / Geraldo Tadeu dos Santos - Integrante / Patrícia Barcellos Costa - Integrante / Tangriani Simioni Assmann - Integrante / Luciano Farinha Watzlawick - Integrante / Guilherme de Almeida S. Tedrus - Integrante.
-
2003 - 2009
Centro de Tecnologia de Leite do Setor de Ciências Agrárias, Descrição: Implantação de uma Usina de Beneficiamento de Leite na Fazenda Experimental do Canguiri - UFPR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná, departamento de medicina veterinária. , Rua dos Funcionários 150 - Setor de Ciências Agrárias, Juvevê, 80035-050 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33505614, Ramal: 5614, Fax: (41) 33505614
Experiência profissional
2011 - Atual
Frigorífico PalmaliVínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico
Outras informações:
Relatório Técnico focado nas condenações de carcaças suínas. O relatório visava diminuir as incidêndias de PSE e DFD, que provocavam perdas econômicas e de produtividade consideráveis.
2009 - Atual
Frimesa Cooperativa Central - MatrizVínculo: Coordenador de Convênio, Enquadramento Funcional: Coordenador de Convênio, Carga horária: 4
1986 - 1986
RISOTOLÂNDIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LDAVínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico
1979 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2011
Outras atividades técnico-científicas , departamento de medicina veterinária, .,Atividade realizada, Coordenador Núcleo Temático Tecnologia de Alimentos - Fazenda Experimental Canguiri.
-
02/2006 - 02/2012
Direção e administração, departamento de medicina veterinária, .,Cargo ou função, Coordenador de Convênios.
-
12/2003 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , departamento de medicina veterinária, .,Linhas de pesquisa
-
03/2002 - 03/2004
Direção e administração, departamento de medicina veterinária, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Medicina Veterinária.
-
10/1999 - 10/2001
Direção e administração, departamento de medicina veterinária, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Medicina Veterinária.
1977 - 1979
Dow ChemicalVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pesquisa e Desenvolvimento
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Deocy França e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?