Edna Rodrigues Santos Porto
Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando em uma unidade da Pró-Reitoria de Ensino. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012); Especialização em Educação em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. É mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou no Programa de IST/HIV/Aids por mais de seis anos, como psicóloga clínica e educadora em saúde. Atualmente é avaliadora externa de projetos de pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública-SUAP; participa do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (OPARÁ/UNIVASF). Os interesses de pesquisa e de atuação direta envolvem: os processos de aprendizagem, formal e informal, de jovens adultos; mais recente o interesse pelas temática étnico racial, no que se refere às políticas educacionais para relações étnico-raciais no ensino superior, as políticas de ações afirmativas de cotas raciais para ingresso no mercado de trabalho, incluindo o recorte de gênero.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação Matemática
2025 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: César Donizeti Pereira Leite
Mestrado em Psicologia Cognitiva
2013 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Raciocínio proporcional: a resolução de problemas por estudantes da EJA
, Ano de Obtenção: 2015.Drª Síntria Lautert.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Educação em Saúde
2014 - 2015
o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Título: PROCESSOS EDUCATIVOS NA PRODUÇÃO DE SAÚDE: UMA REFLEXÃO DA FUNÇÃO DE PRECEPTORIA NO SUS A PARTI DA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Orientador: Izabella Maria Pereira Virgínio
Graduação em Psicologia
2007 - 2011
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: Avaliação Psicológica Para Motorista: Um estudo a partir de parâmetros de qualidade
Orientador: Drª. Marina Pereira Gonçalves
Formação complementar
2025 - 2025
Ambientais Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 30h). , ESCOLA VIRTUAL DO GOVERNO, E.V.G, Brasil.
2025 - 2025
1º Fórum de Ensino: Uso da Inteligência Artificial no Ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2024 - 2024
Gestão e Implementação de Políticas Públicas e de Organismos de Políticas p. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Curso Modular de Microsoft Office e Ferramentas do Google - Modulo III. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2022 - 2022
INTRODUÇÃO À LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Inglês Básico I. (Carga horária: 80h). , Escola de Idiomas Aecus, AECUS, Brasil.
2015 - 2015
Curso em Conceitos e Instrumentos para a Avaliação de Programas. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde coletiva.
Organização de eventos
SANTOS, E. R. . Encontro: Aspectos Teóricos da Teoria dos Campos Conceituais e suas Implicações Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Outro).
SANTOS, E. R. . 1º Fórum de Terapia Cognitivo Comportamental do Vale do São Francisco. 2015. (Outro).
SANTOS, E. R. . A inserção do portador da sindrome de Down na sociedade. 2007. (Exposição).
Participação em eventos
1° Fórum de Ensino: uso da Inteligência Artificial no Ensino. 2025. (Outra).
1º Fórum Regionalsobre a realidade materno-estudantil nas IES-NORDESTE. 2024. (Encontro).
Política Tributária e Mulher Negra - Websérie Políticas Econômicas e Mulheres Negras. 2024. (Outra).
ConnectFASJ. 2018. (Outra).
Conferência Territorial LGBT do Sertão do São Francisco. 2016. (Outra).
7° Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro. 2015. (Outra).
III Ciclo de Debates do LDAPP. "Desenvolvimento sóciocognitivo: conhecendo os outros e asi mesmo". 2012. (Outra).
I Simpósio de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco.. 2012. (Simpósio).
Saúde Mental em cena: Uma abordagem no território. 2011. (Outra).
VII Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).
I Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco. 2010. (Encontro).
Qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde na atenção à Saúde do Idoso. 2010. (Oficina).
I Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social no Vale do São Francisco - A Psicologia Social no Vale: Tecendo Possibilidades. 2009. (Encontro).
IX Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições - Atenção Psicológica: fundamentos, Pesquisa e Prática. 2009. (Simpósio).
Formação em psicologia: desafios contemporâneos e perspectivas no campo da saúde. 2008. (Encontro).
III Simpósio de Gestão Empresarial - Oficina do Empreendedor. 2008. (Oficina).
I Mini-curso audiovisual: Noções básicas de criação e edição de vídeos. 2008. (Outra).
Participação em bancas
MAGALHÃES, P. M. C. A.; SILVA, M.F.B.;Porto, E. R. S.. Briefing antropológico: o uso de arquétipos em peças publicitárias e seu poder de afetação na construção da identidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade São Francisco de Juazeiro.
SANTOS, E. R.. A Linguagem Matemática e a Incompreensão dos Conceitos Matemáticos: dois fatores de insucesso na aprendizagem da teoria dos conjuntos numa turma de 1º ano do ensino médio em uma escola de Petrolina-Pe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Pernambuco.
SANTOS, E. R.. Dificuldades na Resolução de Problema Envolvendo o Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Pernambuco.
Porto, E. R. S.. II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco. 2017. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Orientou
Comunicação Inclusiva: Um Estudo de Caso Sobre a Acessibilidade da Publicidade para Pessoas com Deficiência Visual; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade São Francisco de Juazeiro; Orientador: Edna Rodrigues Santos Porto;
Saúde Mental: Um Plano de Comunicação para a Faculdade Unibras de Juazeiro-BA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade São Francisco de Juazeiro; Orientador: Edna Rodrigues Santos Porto;
Produções bibliográficas
-
PORTO, D. A. ; Porto, E. R. S. ; BITENCOURT, R. B. . A representação dos estudantes de matemática sobre o processo interativo e colaborativo proporcionado pela plataforma do Facebook no processo de aprendizagem de matemática aplicada. In: Editora Poisson. (Org.). Educação no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 14, p. 006-133.
-
Porto, E. R. S. ; LAUTERT, S. L. ; BORBA, R. E. S. R. ; SANTOS, E. M. . A resolução de problemas de proporção por estudantes da 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos. In: Débora Pereira Laurino; Sheyla Costa Rodrigues. (Org.). Estudos em Educação e Ciências. 1ed.Porto Alegre: Editora da FURG, 2016, v. 1, p. 43-72.
-
SANTOS, E. R. . Avaliação psicológica para motorista: Um estudo a partir de parâmetros de qualidade. In: Angelo A. S. Sampaio; Daniel H. P. Espíndula. (Org.). Pesquisa e Prática em Psicologia no Sertão. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2016, v. 1, p. 243-267.
-
Porto, E. R. S. ; SOUZA, L. M. ; PAIXAO, R. C. P. ; SOUSA, C. C. F. . Acidentes ocupacionais com material biológico a partir da perspectiva da equipe odontológica. In: DO CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE HIV-AIDS E VíRUS RELACIONADOS, 2019, Salvador. Anais do Congresso Brasileiro sobre HIV-Aids e Vírus Relacionados. Campinas: GALOÁ, 2018. v. 1.
-
SANTOS, E. R. ; BATISTA, V. S. L. . Relações interpessoais: estudo de caso na unidade básica de saúde Manoel Possídio. In: VI Congresso Norte Nordeste de Psicologia - CONPSI, 2009, Pará. Psicologia e compromisso social: unidade na diversidade, 2009.
-
CASTRO, D. M. ; BARROS, G. L. ; ROCHA, K. J. J. ; OLIVEIRA, J. ; SANTANA, L. B. ; ALVES, L. ; VASCONCELOS, L. A. ; SANTOS, E. R. . Os significados construídos por estudantes de escola pública de Petrolina-PE sobre o HIV/AIDS.. In: I ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL NO VALE DO SÃO FRANCISCO. A PSICOLOGIA SOCIAL NO VALE: TECENDO POSSIBILIDADES, 2009, Petrolina. I encontro da associação brasileira de psicologia social no vale do São Francisco, 2009. v. I. p. 1-74.
-
SANTOS, E. R. ; Gilney Costa ; Lúcia Marisy R. S. de Oliveira ; BATISTA, V. S. L. ; Mércia Santos . Ritos, crenças e mitos: estudo de caso sobre o candomblé em Juazeiro-Bahia como movimento religioso e cultural a partir da perspectiva quanti-qualitativa. In: ISPRB/ISEP/ISPG - I Seminário de pesquisadores do Recôncavo da Bahia / I Seminário Estudantil de pesquisa / I Seminário de Pós-Graduação, 2007, Cruz das Almas - Bahia. ISPRB/ISEP/ISPG - I Seminário de pesquisadores do Recôncavo da Bahia / I Seminário Estudantil de pesquisa / I Seminário de Pós-Graduação, 2007.
-
Porto, E. R. S. . Aconselhamento Individual Pré e Pós testagem Rápida em HIV, Sífilis e Hepatites B e C. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Porto, E. R. S. . Neurociência e aspectos psicossociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Porto, E. R. S. . Sexualidade Saudável. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Porto, E. R. S. . Refletindo sobre o processo de feminização da Aids. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, D. A. ; SANTOS, E. R. . A INSERÇÃO DE CONTEÚDOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MEDIO INTEGRADO DO IFSERTÃO PE: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL USANDO SIMULADORES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Msc. Lucivanda Borges ; SANTOS, E. R. ; Jéssica Santos ; Dayane Oliveira . ABRIGAMENTO: ANÁLISE DO CONTEXTO INSTITUCIONAL E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTO/JUVENIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. R. ; CASTRO, D. M. ; BARROS, G. L. ; OLIVEIRA, J. ; SANTANA, L. B. ; ROCHA, K. J. J. ; ALVES, L. ; VASCONCELOS, L. A. . Os Significados Construídos por Estudantes de Escola Pública de Petrolina-Pe sobre o HIV/AIDS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. R. ; BATISTA, V. S. L. ; Gilney Costa . Relações Interpessoais: Estudo de Caso na Unidade Básica de Saúde Manoel Possídio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. R. . Inserção do portador de Down na sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, E. R. ; Mércia Santos ; BATISTA, V. S. L. ; Gilney Costa ; Lúcia Marisy R. S. de Oliveira . RITOS, CRENÇAS E MITOS: ESTUDO DE CASO SOBRE O CANDOMBLÊ EM JUAZEIRO-BA COMO MOVIMENTO RELIGIOSO E CULTURAL A PARTIR DA PESPECTIVA QUANTI-QUALITATIVA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PORTO, D. A. ; SANTOS, E. R. . Refletindo as rupturas e continuidades no processo de aprendizagem de matemática a partir da Teoria dos Campos Conceituais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, E. R. ; PORTO, D. A. . Aspectos teóricos da Teoria dos Campos Conceituais e suas implicações educacionais voltadas para a educação de Adultos. 2015. .
-
SANTOS, E. R. . Psicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Outras produções
SANTOS, E. R. ; Gilney Costa ; Mércia Santos ; Vanessa Lantyer . Inclusão social: derrubando preconceitos... gerando cidadania. 2007 ((Obra de artes visuais/Vídeo).).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Pilates na dor lombar crônica inespecífica, Descrição: O projeto de pesquisa pretende analisar a eficácia de um protocolo de exercícios de Pilates na capacidade funcional e qualidade de vida em subgrupos de dor lombar crônica, segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Rodrigues Santos Porto - Integrante / Bruna Angela Antonelli - Integrante / Rita di Cássia de Oliveira Angelo - Coordenador / Paulo Adriano Schwingel - Integrante / Luana Marcela Nascimento da Silva - Integrante / Everaldo Ramos de Jesus Júnior - Integrante / Alaine Souza Lima - Integrante / Lais Regina de Holanda Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
2021 - 2022
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: COLABORADOR VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações:
COLABORADOR VOLUNTÁRIO LOTADO NO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS;Ministrou a disciplina Psicologia da Educação
Atividades
-
09/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco.Cargo ou função, Membro da Comissão de Ações Intercampi instituída pela Portaria N 2052/REITORIA/UNIVASF, de 27 de setembro de 2024.
-
07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO.Cargo ou função, Membro do GT Diversa Serra da Capivara.
-
07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO.Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente de Recebimento e Encaminhamento de Demanda dos Estudantes com Necessidades Específicas da Universidade Federal Vale do São Francisco,.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO.Cargo ou função, Membro da Subcomissão Institucional de Pessoas com Deficiência referente ao processo seletivo do SISU.
-
04/2022 - 08/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO.Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração do fluxo de atendimento aos alunos com necessidades educacionais específicas,.
2015 - 2021
CENTRO DE INFORMAÇÃO EM DST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 30
Atividades
-
03/2015 - 01/2021
Serviços técnicos especializados , CENTRO DE INFORMAÇÃO EM DST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS - BA - Brasil.Serviço realizado, Aconselhamento pré e pós testagem para as infecções sexualmente transmissíveis; Atendimento psicológico clínico para pessoas vivendo com Hiv/Aids; Desenvolvimento de atividades educativas extra muros; Condução de atividades formativas para descentralização do aconselhamento e testagem para infecções sexualmente transmissíveis.
2016 - 2022
Faculdade São Francisco de JuazeiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:- Psicologia para o Curso de Fisioterapia;- Psicologia para o Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda;- Comportamento do Consumidor para o Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda;- Antropologia na Saúde para o curso de Enfermagem.
2017 - 2018
Faculdade São Francisco de JuazeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 6
Outras informações:
Integra o grupo de pesquisa que faz parte do Laboratório de estudos, pesquisa e saberes interdisciplinares da Fasj
2016 - 2017
Faculdade São Francisco de JuazeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 16
Outras informações:
Serviços técnicos especializados ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico
2016 - 2017
Faculdade São Francisco de JuazeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselhos, Comissões e Consultoria
Outras informações:
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
2015 - 2017
Complexo Social Luz para LibertaçãoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Institucional, Carga horária: 4
2015 - 2015
INSTITUO DE EDUCAÇÃO SUPERIORVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora no Curso de Especialização Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Educação Especial, ministra a disciplina Psicopedagogia para Psicopedagogia para Superdotados.
2015 - 2015
Centro Integrado de EnsinoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora no curso de Pós-graduação Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Educação Especial, ministra as disciplinas: Dificuldades de Aprendizagem (30 h/a) e Psicopedagogia para Alunos Superdotados (30 h/a)
2012 - 2013
CURSO NOBREVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Ministra a disciplina Psicologia para turmas do curso Técnico em Enfermagem e Segurança do Trabalho.
2011 - 2011
Ministério da Educação ? Programa Brasil AlfabetizadoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Desempenho da função de coordenador tendo, como principal atividade, auxiliar os educadores do programa a desenvolverem métodos e técnicas no ensino de jovens e adultos não escolarizados.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edna Rodrigues Santos Porto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?