Leidiane Cavalcante Figueira

Possui graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal do Pará e mestrado em Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atua principalmente em pesquisas ligada a espectroscopia e óleos vegetais.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em RECURSOS NATURAIS DA AMAZÔNIA

2010 - 2012

Universidade Federal do Oeste do Pará
Cláudio Márcio Rocha Remédios.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará. Palavras-chave: Espectroscopia; Óleos Vegetais.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..

Graduação em Licenciatura Plena em Física Ambiental

2005 - 2009

Universidade Federal do Pará
Orientador: Cláudio Marcio Rocha Remédios
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Participação em eventos

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Espectrometria Vibracional (FT-IR) do Óleo de Buriti e de seus principais componentes. 2008. (Seminário).

XXVI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Correlação entre espectros vibracionais do óleo de buriti e de seus componentes majoritários. 2008. (Encontro).

VI Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas. 2008. (Encontro).

V Congresso de Ciência e Tecnologia e do VII Salão de Pesquisa e Iniciação Científica. Determinação da Concentração de Betacaroteno em Ácido Oléico. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FIGUEIRA, L. C. ; SOUSA, T.L. ; MOREIRA, S. G. C. ; ALCANTARA JR, Petrus ; REMÉDIOS, C. M. R. ; ANGELICA, R. S. . Correlação Entre Espectros Vibracionais do Óleo de Buriti e de seus Componentes Majoritários. In: XXVI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2008, Recife. Anais do evento, 2008. v. único.

  • SOUSA, T.L. ; FIGUEIRA, L. C. ; MOREIRA, S. G. C. ; ALCANTARA JR, Petrus ; REMÉDIOS, C. M. R. ; ANGELICA, R. S. . Propriedades Vibracionais de Óleos processados do Fruto da Palma. In: XXVI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2008, Recife. Anais do evento, 2008. v. Único.

  • FIGUEIRA, L. C. ; REMÉDIOS, C. M. R. . Espectrometria Vibracional (FT-IR) do Óleo de Buriti e seus Principais Componentes. In: XIX Seminário de Iniciação Científica UFPA, 2008, Belém. Anais do Evento, 2008. v. único.

  • FIGUEIRA, L. C. ; SOUSA, T.L. ; REMÉDIOS, C. M. R. . Determinação da Concentração de Betacaroteno em Ácido Oléico. In: V Congresso de Ciência e Tecnologia e do VII Salão de Iniciação Científica, 2007, Santarém. VII Salão e Iniciação Científica no Centro Universitário Luterano de Santarém, 2007.

  • SOUSA, T.L. ; FIGUEIRA, L. C. ; REMÉDIOS, C. M. R. . Caracterização dos Espectros de Absorção no Infravermelho dos Ácidos Esteárico e Palmitico. In: V Congresso de Ciência e Tecnologia e do VII Salão de Iniciação Científica, 2007, Santarém. Anais do evento 2007, 2007. v. único.

  • FIGUEIRA, L. C. ; REMÉDIOS, C. M. R. . Espectros Vibracionais do Óleo de Buriti e de alguns de seus principais componentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FIGUEIRA, L. C. ; SOUSA, T.L. ; MOREIRA, S. G. C. ; ALCANTARA JR, Petrus ; REMÉDIOS, C. M. R. ; ANGELICA, R. S. . Correlação Entre Espectros Vibracionais do Óleo de Buriti e de seus Componentes Majoritários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIRA, L. C. ; SOUSA, T.L. ; REMÉDIOS, C. M. R. . Determinação da Concentração de Betacaroteno no Ácido Oléico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2012

    Espectroscopia Vibracional Aplicada a Produtos Naturais da Amazônia, Descrição: A Espectroscopia Vibracional aplicada a produtos naturais da Amazônia pode fornecer resultados importantes para as indústrias de alimentos, fármacos e de cosméticos. A riqueza existente na flora e na fauna da região amazônica, constitui-se numa imensa fonte de matéria prima para a produção de novos materiais. A valorização econômica de alguns óleos vegetais extraídos de frutos da região passa pelo melhoramento tecnológico de uma cadeia que envolve: o cultivo das plantas, a extração dos óleos e a caracterização de seus constituintes em substâncias bio-ativas. Nas pesquisas previstas nesse projeto pretendemos identificar por espectroscopia os principais processos de oxidação que alteram o nível de qualidade de vários óleos vegetais da Amazônia. Pretendemos também monitorar as alterações, nos seus espectros de absorção no Infravermelho induzidas pela presença de dopantes, de forma controlada, como beta-caroteno e outras substancias constituintes de óleos vegetais. Estaremos investigando os efeitos da variação de parâmetros termodinâmicos como temperatura sobre as propriedades vibracionais de óleos vegetais. Os estudos relacionados a esse projeto visam agregar valores a esses produtos além de preservar o meio ambiente através de uma exploração racional e tecnicamente controlada sem ocorrência de fortes abalos ao ecossistema. Alguns desses materiais oriundos da floresta amazônica apresentam certa variabilidade nos seus componentes. Como produto florestal primário, a exploração destes materiais apresenta algumas características originárias de seu manejo que vão definir, em última instância, as possibilidades de suas aplicações industriais e, portanto, estabelecer o seu padrão de qualidade para o mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém. , Avenida Macheral Rondon S/n, Caranazal, 68040-070 - Santarem, PA - Brasil, Telefone: (93) 30649060

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade Federal do Oeste do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora de Física, Carga horária: 90

Outras informações:
Atuei como professora colaboradora no curso de licenciatura do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (PARFOR) na turma de Licenciatura Integrada em Matemática e Física da UFOPA, ministrando a disciplina Movimentos: variações e conservações.

2008 - 2009

Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

2007 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Discente