Gustavo Pereira Cosenza
Possui graduação em Farmácia - Unicentro Newton Paiva (2003). Mestrado em Fisiologia e Farmacologia (2010) ICB-UFMG. Doutorado em Ciências de Alimentos (2015) FAFAR- UFMG. Pós Doutorado no Departamento de Alimentos FAFAR-UFMG) 2015-2019 Consultor em Desenvolvimento de Fitoterápicos, atua como consultor especializado em controle de qualidade de fitoterápicos, validação metodologia analíticos, estabilidade de medicamentos e fitoterápicos, técnicas de análises instrumentais (HPLC, GC, UV) . Professor de graduação e Pós Graduação em disciplinas: Farmacognosia, Farmacologia, Fitoterapia, Controle de Qualidade Físico Químico, Análise instrumental e Química Orgânica.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências de Alimentos
2011 - 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Quinas amargas Brasileiras: Histórico, perfil fitoquímico e atividade anthiperglicêmica e antihiperlipidêmica
Maria das Graças Lins Brandão. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Plantas amargas.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)
2007 - 2010
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Efeito do extrato bruto das folhas Echinodorus macrophyllus de de frações semipurificadas sobre a função renal em ratos com necrose tubular aguda induzida por gentamicina
, Ano de Obtenção: 2010.Maria Aparecida Ribeiro Vieira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2015 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.
Formação complementar
2018 - 2018
Workshop de Usuários de GC/MS e LC/MS Agilent. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento e operação do CLAE. (Carga horária: 10h). , Sinc do Brasil Instrumentação científica, SINC, Brasil.
2007 - 2007
Guia controle de qualidade de produtos cosméticos. (Carga horária: 8h). , Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Ind, SINDUSFARQ, Brasil.
2006 - 2006
Desenvolvimento/estabilidade Produtos cosméticos. (Carga horária: 8h). , Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Ind, SINDUSFARQ, Brasil.
2003 - 2003
Métodos modernos de cromatografia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2003 - 2003
Métodos modernos de cromatografia. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2000 - 2000
Atualização radiofarmácia. (Carga horária: 20h). , Unicentro Newton Paiva, UNP*, Brasil.
1999 - 1999
II Curso Antibióticos do Serviço de Infectologia. (Carga horária: 12h). , Hospital Mater Dei, HMD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Organização de eventos
COSENZA, G. P. . IV Semana de Integração Farmacêutica FISA/FUNCESI. 2012. (Outro).
COSENZA, G. P. . III Brazilian Conference on Natural Products. 2011. (Congresso).
COSENZA, G. P. . VI Semana de Integração Farmacêutica do Curso de Farmácia da FACCI-FUNCESI. 2011. (Outro).
Gustavo Pereira Cosenza . II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI reunião da Sociedade Latino-Americana de Fitoquímica. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Potencial amargo de espécies conhecidas na medicina tradicional brasileira como quinas. 2014. (Simpósio).
XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil. 2014. (Simpósio).
1 Seminário Regional dos Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 2012. (Seminário).
2 workshop de Fitoterápicos. 2012. (Simpósio).
4 Simpósio Internacional técnico e científico da Farmacopéia Brasileira. 2011. (Simpósio).
III Brazilian Conference on Natural Products. 2011. (Congresso).
XVII Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia. 2009. (Encontro).
XVII Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.Avaliação do efeito diurético do chá, extrato bruto e de frações semi purificadas da Echinodorus macrophyllus em ratos wistar. 2009. (Encontro).
II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino-Americana de Fitoquímica. Efeito de extrato bruto e de flavonóides isolados das folhas de Echinodorus macrophyllus sobre adiurese em ratos normais. 2008. (Congresso).
XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.Efeito do extrato bruto e de flavonóides isolados das folhas de Echinodorus macrophyllus sobre a diurese em ratos normais. 2008. (Encontro).
XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia. 2008. (Encontro).
Palestra sobre Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos. 2007. (Outra).
Workshop de desenvolvimento de produtos e estabilidade de cosméticos. 2006. (Outra).
Fórum Mineiro de Medicamentos Específicos e Fitoterápicos. 2004. (Outra).
9 Seminário de Plantas Medicinais. 2003. (Seminário).
XLIII Congresso Brasileiro de Química. 2003. (Congresso).
IV Encontro Mineiro de Análises Clínicas. 2002. (Encontro).
VI Seminário de Plantas medicinais. 2000. (Seminário).
II Curso de Antibióticos do Serviço de Infectologia do Hospital Mater Dei. 1999. (Outra).
Participação em bancas
COSENZA, GUSTAVO. Avaliação fitoquímica e citotóxica de plantas medicinais brasileiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Gustavo Pereira Cosenza. Efeito da Radiação Gama na Qualidade de Morangos cv Albion. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COSENZA, G. P.. Determinação do perfil químico de cagaita (Eugenia dysenterica) e do seu sorvete utilizando a espectrometria de massas com ionização por paper spray e a microextração em fase sólida no modo headspace combinado com a cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. 2019. Tese (Doutorado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COSENZA, G. P.. Avaliação da atividade gastroprotetora de extratos de Campomanesia lineatifolia em modelos experimentais de lesão gástrica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COSENZA, G. P.. Padronização química e biológica de extrato de Costus spiralis visando sua potencial aplicação no tratamento de doenças renais. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COSENZA, GUSTAVO P.. Estudo da influência do armazenamento na segurança e viabilidade de Lactobacilus em leite fermentado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé.
COSENZA, GUSTAVO P.. Análise microbiológica de maionese em comida de rua na região de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé.
COSENZA, GUSTAVO P.. Efeito do Armazenamento na fermentação natural do suco de uva integral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé.
COSENZA, G. P.; OLIVEIRA, J. A.; COELHO, V. T. S.. Avaliação da atividade antibacteriana do Gossypium herbaceum sobre bactérias patogênicas do trato urinário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. A utilização do sebo bovino na produção do biodiesel pelo processo de transesterificação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. A utilização do sebo bovino na produção do biodiesel pelo processo de transesterificação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. O uso do óleo de cártamo e de óleo de coco para a redução de peso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. O uso do óleo de cártamo e de óleo de coco para a redução de peso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Nanotecnologia na indústria farmacêutica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Nanotecnologia na indústria farmacêutica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Prospecção fitoquímica e desenvolvimento analítico por espectometria de espécie conhecida por salsa parilha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Prospecção fitoquímica e desenvolvimento analítico por espectometria de espécie conhecida por salsa parilha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
SILVA, J. A. O.; GUIMARAES, E. M.;Gustavo Pereira Cosenza. Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana do óleo essencial de cravo da índia frente as bactérias E. coli e S. aureus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
SILVA, J. A. O.;Gustavo Pereira Cosenza; COELHO, V. T. S.. Qualidade do mel de Santa Bárbara e região. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
SILVA, J. A. O.;Gustavo Pereira Cosenza; COELHO, V. T. S.. Avaliação da qualidade de Maytenus ilicifolia, Echinodorus grandiflorus, Phyllantus niruri comercializadas em Itabira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COELHO, V. T. S.; SILVA, J. A. O.;Gustavo Pereira Cosenza. Dispensação de medicamentos: análise dos procedimentos realizados em uma unidade hospitalar do município de Itabira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. Boas práticas na fabricação da cachaça artesanal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Boas práticas na fabricação da cachaça artesanal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Papilomavírus humano e o câncer do colo uterino: perfil epidemiológico de exames citopatológicos realizados em Belo Horizonte e a importância de medidas preventivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Papilomavírus humano e o câncer do colo uterino: perfil epidemiológico de exames citopatológicos realizados em Belo Horizonte e a importância de medidas preventivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Hipovitaminose A. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Diabetes Mellitus: Insulinoterapia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. O uso de anfetaminas no tratamento da obesidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Caracterização das Cavidades Naturais e Descrição da Importância do Estudo Microbiológico de Cavernas com Potencial Biotecnológico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia.
COSENZA, G. P.. Cosméticos Orgânicos: Uma revisão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. Análise de automedicação no Brasil: Orientação Farmacêutica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. Avaliação da atividade antifúngica do extrato de própolis verde e parda sobre Candida ssp. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. Uso da Bauhinia forficata no tratamento do Diabetis Mellitus tipo II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. Aspecto epidemiológico da dengue no município de Itabira, MG, Brasil, 2007-2010.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, GUSTAVO PEREIRA. Assuntos regulatório de uma Indústria de Cosméticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, GUSTAVO PEREIRA. Banca de avaliação para professor do Curso de Farmácia- FUNCESI. 2012. Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
COSENZA, G. P.. Banca de seleção de Professor para o curso de Farmácia da FACCI- FUNCESI. 2011. Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.
Orientou
Caracterização do azeite de oliva brasileiro pelo perfil de ácidos graxos; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Desenvolvimento de controle de qualidade e estabilidade de uma pomada contendo barbatimão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Desenvolvimento de controle de qualidade e estabilidade de uma pomada contendo barbatimão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Uso de plantas medicinais nos municípios de Passabem e Santa Maria de Itabira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Pessoa; Ação hipoglicemiante de compostos químicos presentes na casca de Passiflora edulis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Ação hipoglicemiante de compostos químicos presentes na casca de Passiflora edulis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Novos fármacos anticoagulantes de via oral para o tratamento da trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Efeito farmacológico da espécie Camellia sinensis (chá verde); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Efeito farmacológico da espécie Camellia sinensis (chá verde); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Garcinia cambogia no auxílio ao tratamento da obesidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Garcinia cambogia no auxílio ao tratamento da obesidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Quantificação de solventes residuais orgânicos pelo método de cromatografia gasosa acoplado a headspace na matéria prima ativa nimesulida; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Estudo comparativo da planta Hypericum perforatum e fluoxetina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Validação de método analítico: doseamento de nitrato de miconazol por espectrofotometria no ultravioleta; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Validação de método analítico: doseamento de nitrato de miconazol por espectrofotometria no ultravioleta; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Água para uso Farmacêutico: uma abordagem físico-química; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Estudo de degradação da sinvastatina em comprimidos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Validação de sistemas computadorizados; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Desenvolvimento e validação do método analítico para doseamento de cloridrato de esmolol 10 mg/mL solução injetável; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Estudo sobre eficácia de sanitizantes no controle de biofilme bacteriano em uma indústria de cosméticos no município de Belo Horizonte - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Estudo sobre eficácia de sanitizantes no controle de biofilme bacteriano em uma indústria de cosméticos no município de Belo Horizonte ? MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Santa Luzia; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Atividades terapêuticas da própolis de Apis melifera na prevenção da cárie; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Famácia) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Determinação de Compostos fenólicos e alcaloides e atividade antioxidante em tremoço (Lupinus sp); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gustavo Pereira Cosenza;
Produções bibliográficas
-
BUENO FERREIRA, LARISSA ; NUNES DOS SANTOS, TAMIRES ; COSENZA, GUSTAVO ; SILVA DO CARMO, ARIENE ; LINHARES BELLO DE ARAÚJO, RAQUEL ; SHIVAPPA, NITIN ; R. HÉBERT, JAMES ; DOS SANTOS, LUANA CAROLINE . The Association of the Inflammatory Index of the Maternal Diet with the Type of Delivery, Maternal Nutritional Status, and the Lipid Profile of Human Milk. Breastfeeding Medicine , v. 18, p. 291-299, 2023.
-
SOARES, ANA PAULA DA COSTA ; DE FARIA, NATÁLIA CRISTINA ; GRACIANO, GUILHERME FONSECA ; DOS SANTOS, ANA LUIZA SOARES ; VALENZUELA, VIRGINIA DEL CARMEN ; TOULSON DAVISSON CORREIA, MARIA ISABEL ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; ANASTÁCIO, LUCILENE REZENDE . Cinnamon Infusion Reduces Satiety and Increases Energy Intake: A Randomized Crossover Trial. ANNALS OF NUTRITION AND METABOLISM , v. 78, p. 265-272, 2022.
-
BARBOSA, COSME DAMIÃO ; TROVATTI UETANABARO, ANA PAULA ; RODRIGUES SANTOS, WILDON CÉSAR ; CAETANO, RENATA GOMES ; ALBANO, HELENA ; KATO, RODRIGO ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; AZEREDO, ANTONIO ; GÓES-NETO, ARISTÓTELES ; ROSA, CARLOS AUGUSTO ; TEIXEIRA, PAULA ; ALVARENGA, VERÔNICA ORTIZ ; ALVES LACERDA, INAYARA CRISTINA . Microbial-physicochemical integrated analysis of kombucha fermentation. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 148, p. 111788, 2021.
-
GOMES, STTEFANY VIANA ; DIAS, BRUNA VIDAL ; PEREIRA, RENATA REBECA ; DE PÁDUA LÚCIO, KARINE ; DE SOUZA, DÉBORA MARIA SOARES ; TALVANI, ANDRÉ ; BRANDÃO, GERALDO CÉLIO ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; DE QUEIROZ, KARINA BARBOSA ; COSTA, DANIELA CALDEIRA . Different source of commercial vegetable oils may regulate metabolic, inflammatory and redox status in healthy rats. Journal of Functional Foods , v. 66, p. 103780, 2020.
-
QUINTÃO, ANNA LÍDYA DA CUNHA ; SILVA, VIVIANE DIAS MEDEIROS ; ARQUELAU, PRISCILA BORGES DE FARIA ; GOMES, DHIONNE CORREIA ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; LACERDA, INAYARA CRISTINA ALVES ; COSTA, ELAINE CRISTINA DA ; CORREA, THAIS ROTSEN ; FANTE, CAMILA ARGENTA . Influence of gamma radiation treatment on the profile of phenolic compounds and on the quality parameters of strawberries cv. Albion during storage. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 991975147, 2020.
-
OLIVEIRA, CÍNTIA TARABAL ; RAMOS, ANA LUIZA COELI CRUZ ; MENDONÇA, HENRIQUE DE OLIVEIRA PRATA ; CONSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; SILVA, MAURO RAMALHO ; FERNANDES, CHRISTIAN ; AUGUSTI, RODINEI ; MELO, JÚLIO ONÉSIO FERREIRA ; FERREIRA, ADALIENE VERSIANI MATOS ; ARAÚJO, RAQUEL LINHARES BELLO DE . Quantification of 6-gingerol, metabolomic analysis by paper spray mass spectrometry and determination of antioxidant activity of ginger rhizomes (Zingiber officinale). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e366984822, 2020.
-
COSENZA, GUSTAVO P. ; VIANA, CELSO T.R. ; CAMPOS, PAULA P. ; KOHLHOFF, MARKUS ; FAGG, CHRISTOPHER W. ; BRANDÃO, MARIA G.L. . Chemical characterization, antihyperlipidaemic and antihyperglycemic effects of Brazilian bitter quina species in mice consuming a high-refined carbohydrate diet. Journal of Functional Foods , v. 54, p. 220-230, 2019.
-
PENIDO, F. ; SANDE, D. ; COSENZA, G. P. ; MARTINS, B. ; ROSA, C. ; LACERDA, I. . Volatile compounds and fatty acids in sour cassava starch obtained with using Lactobacillus plantarum as a pure culture and in co-culture with Pichia scutulata. CHEMICAL ENGINEERING TRANSACTIONS , v. 75, p. 373-378, 2019.
-
SILVA, J. A. ; D. N. S. Santos ; COSENZA, G. P. ; MELO, J. C. S. ; MONTEIRO, M. R. P. ; ARAUJO, R. L. B. . Determinação da atividade antioxidante de polifenóis extraíveis, macromoleculares e identificação de lupanina em tremoço branco (Lupinus albus). SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES , v. 12, p. 12-19, 2019.
-
SOUZA, MARIANA WANESSA SANTANA DE ; LOPES, EVELYN DE SOUZA OLIVEIRA ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; ALVARENGA, VERÔNICA ORTIZ ; LABANCA, RENATA ADRIANA ; ARAÚJO, RAQUEL LINHARES BELLO DE ; LACERDA, INAYARA CRISTINA ALVES . Effect of inulin, medium-chain triglycerides and whey protein isolate on stability and in vitro digestibility of enteral nutrition formulas. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 75, p. 1-10, 2019.
-
DIAS-SOUZA, MARCUS VINÍCIUS ; DOS SANTOS, RENAN MARTINS ; CERÁVOLO, ISABELA PENNA ; COSENZA, GUSTAVO ; FERREIRA MARÇAL, PEDRO HENRIQUE ; FIGUEIREDO, FLÁVIO JR BARBOSA . Euterpe oleracea pulp extract: Chemical analyses, antibiofilm activity against Staphylococcus aureus, cytotoxicity and interference on the activity of antimicrobial drugs. MICROBIAL PATHOGENESIS , v. 114, p. 29-35, 2018.
-
FERREIRA, MAGDA ; SCHWANZ, MELISSA ; COSENZA, GUSTAVO ; HENRIQUES, AMELIA ; SOARES, LUIZ ALBERTO LIRA . ANALYSIS OF VANILLIN BY TLC AND HPLC-PDA IN HERBAL MATERIAL AND TINCTURE FROM Vanilla planifolia Jacks ex. Andrews. Drug Analytical Research , v. 2, p. 1-7, 2018.
-
PEREIRA, C. A. ; OLIVEIRA, L. L. ; Aytube L. Coaglio ; Fernanda S.O. Santos ; CEZAR, R. S. ; MENDES, T. ; OLIVEIRA, F. L. ; COSENZA, GUSTAVO P. ; Walter S. Lima . Anti-helminthic activity of Momordica charantia L. against Fasciola hepatica eggs after twelve days of incubation in vitro. Veterinary Parasitology (Print) , v. 228, p. 160-166, 2016.
-
SOMAVILLA, NÁDIA S. ; COSENZA, GUSTAVO P. ; FAGG, CHRISTOPHER W. ; BRANDÃO, MARIA G.L. . Morpho-anatomy and chemical profile of native species used as substitute of quina (Cinchona spp.) in Brazilian traditional medicine. Part II: Remijia ferruginea. Revista Brasileira de Farmacognosia-Brazilian Journal of Pharmacognosy , v. 27, p. 153-157, 2016.
-
PALHARES, RAFAEL MELO ; GONÇALVES DRUMMOND, MARCELA ; DOS SANTOS ALVES FIGUEIREDO BRASIL, BRUNO ; PEREIRA COSENZA, GUSTAVO ; DAS GRAÇAS LINS BRANDÃO, MARIA ; OLIVEIRA, GUILHERME . Medicinal Plants Recommended by the World Health Organization: DNA Barcode Identification Associated with Chemical Analyses Guarantees Their Quality. Plos One , v. 10, p. e0127866, 2015.
-
BRANDÃO, MARIA DAS GRAÇAS LINS ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; PEREIRA, FLÁVIA LIPARINI ; VASCONCELOS, ARIELA SILVA ; FAGG, CHRISTOPHER WILLIAM . Changes in the trade in native medicinal plants in Brazilian public markets. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 185, p. 7013-7023, 2013.
-
SOMAVILLA, NÁDIA S. ; COSENZA, GUSTAVO P. ; FAGG, CHRISTOPHER W. ; BRANDÃO, MARIA G. L. . Morpho-anatomy and chemical profile of native species used as substitutes of quina (Cinchona spp.) in Brazilian traditional medicine. Part I: Polyouratea hexasperma. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso) , v. 23, p. 592-599, 2013.
-
COSENZA, GUSTAVO P. ; SOMAVILLA, NÁDIA S. ; FAGG, CHRISTOPHER W. ; BRANDÃO, MARIA G.L. . Bitter plants used as substitute of Cinchona spp. (quina) in Brazilian traditional medicine. Journal of Ethnopharmacology , v. 149, p. 790-796, 2013.
-
PORTELLA, VIVIANE GOMES ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; DINIZ, LÚCIO RICARDO LEITE ; PACHECO, LÍLIAN FERNANDA ; CASSALI, GIOVANNI DANTAS ; CALIARI, MARCELO VIDIGAL ; BRANDÃO, MARIA DAS GRAÇAS LINS ; VIEIRA, MARIA APARECIDA RIBEIRO . Nephroprotective Effect of Echinodorus macrophyllus Micheli on Gentamicin-Induced Nephrotoxicity in Rats. Nephron Extra , v. 2, p. 177-183, 2012.
-
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; STANISLAU, A. M. ; FERNANDES, G. W. . Influence of Brazilian herbal regulations on the use and conservation of native medicinal plants. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 164, p. 369-377, 2010.
-
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; CESAR, I. C. ; TAGLIATI, C. A. ; MARQUES, L.C. . Influence of the preparation method on the low efficacy of multi-herb commercial products: the example of João da Costa e Associações. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso) , v. 20, p. 250-255, 2010.
-
DINIZ, L. R. L. ; SANTANA, P. C. ; RIBEIRO, A. P. A. F. ; PORTELLA, V. G. ; PACHECO, L. F. ; MEYER, N. B. ; CESAR, I. C. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, M. G. L. ; VIEIRA, M. A. R. . Effect of triterpene saponins from roots of Ampelozizyphus amazonicus Ducke on diuresis in rats.. Journal of Ethnopharmacology , v. 123, p. 275-279, 2009.
-
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; GRAEL, C.F ; Netto Júnior, N.L ; MONTEMOR, R. . Traditional uses of American plant species from the 1st edition of Brazilian Official Pharmacopoeia. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso) , v. v 19, p. 478-487, 2009.
-
SANTOS, VR ; PEREIRA, EMR ; NUNES, LS ; FREIRE, NR ; COSENZA, G ; BRANDÃO, MGL ; PRETTI, H ; AGUIAR, EG . Susceptibility of oral pathogenic microorganisms to Brazilian medicinal plants extracts. PLANTA MEDICA , v. 75, p. 193, 2009.
-
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; Moreira, R.A . Medicinal plants and other botanical products from the Brazilian Official Pharmacopoeia. Revista Brasileira de Farmacognosia , v. 16, p. 408-420, 2006.
-
MALTA JÚNIOR, A. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, M. G. L. . Plantas medicinais mineiras e a Farmacopéia Brasileira. In: Maria das Graças Lins Brandão. (Org.). Plantas Medicinais e Fitoterapia. Belo Horizonte: O Lutador, 2003, v. V 1, p. 31-35.
-
OLIVEIRA, C. T. ; COSENZA, GUSTAVO P. ; FERNANDES, C. ; FERREIRA, A. V. M. ; ARAUJO, R. L. B. . DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇAO QUIMICA, ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E QUANTIFICAÇÃO DO 6-GINGEROL DE DIFERENTES TIPOS DE CULTIVO DE RIZOMAS DO GENGIBRE (Zingiber officinale). In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Belem do Pará. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018.
-
COELHO, L. L. D. ; ARAUJO, R. L. B. ; OLIVEIRA, C. T. ; FERNANDES, C. ; FERREIRA, A. V. M. ; COSENZA, G. P. . Desenvolvimento de metodologia para determinação do gengirol zinziber officinale roscoe. In: XXIV Semana de iniciação científica / PRPQ, 2015, Belo Horizonte. XXIV Semana de iniciação científica / PRPQ. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Pesquisa/UFMG, 2015.
-
PEREIRA, C. A. J. ; OLIVEIRA, L. L. ; SANTOS, F. S. O. ; COAGLIO, A. S. L. ; CESAR, R. S. M. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, M. G. L. ; LIMA, W. S. . Caracterização química de extratos das folhas de Momordica charantia e Calotropis procera e avaliação do potencial anti-helmíntico sobre ovos de Fasciola hepatica. In: V Encontro de Pesquisa em Parasitologia: Novas abordagens para antigos problemas, 2015, Belo Horizonte. V Encontro de Pesquisa em Parasitologia: Novas abordagens para antigos problemas. Belo Horizonte, 2015.
-
DIMAS, M. N. ; COSENZA, G. P. ; CAMPOS, P. ; TARSO, C. ; BRANDÃO, M. G. L. . Perfil fitoquímico e atividade antihiperglicêmica e antihiperlipidêmica de quinas amargas brasileiras. In: XXIV Semana de iniciação científica / PRPQ, 2015, Belo Horizonte. XXIV Semana de iniciação científica / PRPQ. Belo Horizonte, 2015.
-
OLIVEIRA, V. B. ; COSENZA, G. P. ; ARAUJO, R. L. B. ; BEZERRA, K. M. ; BRANDÃO, M. G. L. . Avaliação da capacidade antioxidante, composição centesimal e teor de flavonoides e carotenoides de três espécies nativas usadas na alimentação brasileira no século 19. In: I Siimpósio Brasileiro de Compostos Bioativos, 2014, Campinas. I Siimpósio Brasileiro de Compostos Bioativos. Campinas, 2014.
-
COSENZA, G. P. ; ANTUNES, R. ; ROCHA, M. P. ; MACHADO, Y. ; SILVA, R. A. S. ; BEZERRA, K. M. ; FAGG, CHRISTOPHER W. ; BRANDÃO, M. G. L. . Potencial amargo de espécies conhecidas na medicina tradicional brasileira como quinas. In: XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2014, Goiânia. XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2014.
-
OLIVEIRA, V. B. ; VIANA, C. T. R. ; PIMENTA, A. F. G. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, MARIA DAS GRAÇAS LINS . Potencial de plantas conhecidas como salsaparrilhas no tratamento de dislipidemias, induzidas por dieta, em camundongos Balb/c. In: III Simpósio Internacional de Plantas Medicinais e Nutracêuticos (3ISMNP), juntamente com a III Conferência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, 2012, Aracaju. III Simpósio Internacional de Plantas Medicinais e Nutracêuticos (3ISMNP), juntamente com a III Conferência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais. Aracaju, 2012.
-
PALHARES, R. M. ; MUGGE, FLB. ; BRASIL, B. ; DRUMMOND, M. ; COSENZA, G. P. ; OLIVEIRA, G. . Application of the DNA barcode technology and thin layer chromatography (TLC) for the identification of fraud in marketed vegetal drugs and herbal medicines approved by Anvisa. In: 58º Congresso Brasileiro de Genética, 2012, Foz do Iguaçu. 58º Congresso Brasileiro de Genética. Foz do Iguaçu, 2012.
-
ALMEIDA, J. M. A. ; SOARES, D. G. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, M. G. L. . Ensinando sobre plantas medicinais na escola. In: V Simpósio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia / Sudeste, 2010, Viçosa. V Simpósio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia / Sudeste. Viçosa, 2010. p. 17-17.
-
COSENZA, G. P. ; PORTELLA, V. G. ; DINIZ, L. R. L. ; VIEIRA, M. A. R. ; BRANDÃO, M. G. L. . Avaliação do efeito diurético do chá, extrato bruto e de frações semi purificadas da Echinodorus macrophyllus em ratos wistar. In: XVII Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2009, Belo Horizonte. XVII Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2009.
-
SANTOS, V. R. ; PEREIRA, E. M. R. ; FREIRE, N. R. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, M. G. L. ; PRETTI, H. ; AGUIAR, E. G. . Susceptibility of oral pathogenic microorganisms to Brazilian Medicinal Plants Extracts. In: 57th International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product, 2009, Genebra. 57th International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product, 2009.
-
COSENZA, G. P. ; PORTELLA, V. G. ; DINIZ, L. R. L. ; VIEIRA, M. A. R. ; BRANDÃO, M. G. L. . Efeito do extrato bruto e de flavonóides isolados das folhas de Echinodorus macrophyllus sobre a diurese em ratos normais. In: XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2008, Belo Horizonte. XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2008.
-
COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, M. G. L. ; VIEIRA, M. A. R. . Efeito do Echinodorus macrophyllus sobre a função renal em ratos com necrose tubular aguda induzida por gentamicina. In: II Congresso de Fitoterápicos de Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino Americana de Fitoquímica, 2008, Belo Horizonte. Programa e livro de resumos. Belo horizonte: O lutador, 2008. p. 93-94.
-
FREIRE, N. R. ; NUNES, L. S. ; CHITARRA, V. R. ; BONFIM, R. F. A. ; PEREIRA, E. M. R. ; COSENZA, G. P. ; BRANDÃO, MARIA DAS GRAÇAS LINS ; SANTOS, V. R. . Atividade antimicrobiana de Anacardium humile St Hil contra microorganismos potencialmente patogênicos da cavidade bucal. In: II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latinoamericana de Fitoquímica, 2008, Belo Horizonte. Programa e Livro de Resumos. Belo Horizonte: O Lutador, 2008. p. 160-160.
-
COSENZA, G. P. ; ROCHA, L.T.S ; COELHO, M. M. ; BRANDÃO, MARIA G.L. . Prospecção fitoquímica e avaliação da atividade anti-inflamatória das plantas utilizadas na preparação do fitoterápica João da Costa e associações. In: XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto. XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003.
-
MALTA JÚNIOR, A. ; COSENZA, G. P. ; STEHMANN, J. R. ; SANTOS, V. R. ; BRANDÃO, M. G. L. . Carcaterização química de tinturas (Casearia arborea e Stryphnodendron adstringens) utilizadas no tratamento de odontopatologias. In: XVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2000, Recife. Livro de Resumos. Recife: UFPE, 2000. v. único. p. 180-180.
-
MALTA JÚNIOR, A. ; COSENZA, G. P. ; SANTOS, V. R. ; BRANDÃO, M. G. L. . Comportamento do propilenoglicol como solvente extrator para cascas do barbatimão. In: XVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2000, Recife. Programa e resumos do XVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil. Recife-PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2000. p. 176-176.
-
ARAUJO, R. L. B. ; COSENZA, GUSTAVO PEREIRA ; FERREIRA, A. V. M. ; MELO, J. O. F. ; AUGUSTI, R. ; FERNANDES, C. ; SILVA, M. R. ; MENDONCA, H. O. P. ; RAMOS, A. L. C. C. ; OLIVEIRA, C. T. . Quantification of 6-gingerol, metabolomic analysis by paper spray mass spectrometry and determination of antioxidant activity of ginger rhizomes (Zingiber officinale). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , 2020.
-
Gustavo Pereira Cosenza . Farmacovigilância/ Legislação de Fitoterápicos (Anvisa). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gustavo Pereira Cosenza . As bases da Fitoterapia: Farmacobotânica e Fitoquímica/ Tecnologia Farmacêutica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSENZA, G. P. . Legislação aplicada a fitoterápicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSENZA, G. P. . Metodologias Analíticas na Farmacopeia Brasileira e nas Diferentes Farmacopeias do Mundo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSENZA, G. P. . Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSENZA, G. P. . Desenvolvimento e pesquisa de fitoterápicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSENZA, G. P. . Introdução a Fitoterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; COELHO, M. M. ; ROCHA, L.T.S . Prospecção fitoquímica e avaliação da atividade antiinflamatória das plantas utilizadas na preparação do fitoterápico jõao da costa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
COSENZA, G. P. . Desenvolvimento e controle de qualidade de fitoterápicos. 2009.
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; VIEIRA, M. A. R. . Plantas que curam. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSENZA, G. P. . Técnicas cromatográficas aplicadas a produtos farmacêuticos e fitoterápicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSENZA, G. P. . 'Introdução a Fitoterapia' do Curso 'Fitoterapia Aplicada à Prática Nutricional'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSENZA, G. P. . Aula teórica 'Metodologia da Pesquisa Científica' e a Aula Prática 'Visita Orientada ao Setor de Plantas Medicinais do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG do Curso de Extensão 'Fitoterapia Aplicada à Prática Nutricional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSENZA, G. P. . Aula prática II - Visita orientada ao setor de plantas medicinais MHNJB-UFMG. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSENZA, G. P. . Aula Prática II 'Visita Orientada ao Setor de Plantas Medicinais do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG do Curso de Extensão 'Fitoterapia Aplicada à Prática Nutricional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRANDÃO, M. G. L. ; COSENZA, G. P. ; OLIVEIRA, V. B. . Ensinando sobre plantas medicinais na Escola (Kit didático). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kit de laboratório didático e CD de instrução).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2014
Revisão de Monografias para a Farmacopéia Brasileira, Descrição: Descrição: Trat-se de um convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no quel serão desenvolvidas Monografias para drogas vegetais, a serem incluídas na Sexta Edição da Farmacopéia Brasileira. Serão desenvolvidos métodos físico-químicos e químicos para drogas vegetais, tinturas e extratos-fluidos (Financiamento ANVISA R$ 250.000,00). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Pereira Cosenza - Integrante / BRANDÃO, MARIA DAS GRAÇAS LINS - Coordenador / Amélia Teresinha Henriques - Integrante.
Prêmios
2016
Prêmio de melhor tese do Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.
2015
Professor homenageado turma de Farmácia, Funcesi- Itabira.
2012
Paraninfo - Formandos de graduação em Farmácia, Faculdade de Santa Luzia - FACSAL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Farmácia da UFMG. , Avenida Antonio Carlos, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34096970
Experiência profissional
2009 - Atual
Grupo Ideal Brasil- Consultoria e EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
Outras informações:
Consultor técnico de desenvolvimento e controle de qualidade de Fitoterápicos.
2009 - 2013
Grupo Ideal Brasil- Consultoria e EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 4
Outras informações:
Coordenador pedagógico dos preparatório para concursos públicos e pós graduação na área de saúde.
2014 - 2015
Fundação Comunitária de Ensino Superior de ItabiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
2011 - 2012
Fundação Comunitária de Ensino Superior de ItabiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2014 - 08/2015
Ensino, Famácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fitoquímica, Controle de qualidade físico-química
-
02/2011 - 07/2012
Ensino, Famácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química orgânica, Fitoquímica, Farmacognosia
2011 - 2013
Agência Nacional de Vigilância SanitáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Projeto de elaboração de monografia de drogas vegetais e derivados para a inclusão na Farmacopéia Brasileira 5 Edição
2010 - 2012
INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação
Atividades
-
02/2010 - 02/2012
Ensino, Gestão Tecnologia e Desenvolvimento de Cosméticos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Fitocosméticos
2004 - 2008
Pharmascience LaboratóriosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Desenvolvimento de Fito, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do desenvolvimento de fitoterápicos: desenvolvimento de formulações, estudo de estabilidade, elaboração de documentação para registro e desenvolvimento de métodos analíticos
2009 - 2011
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de Curso (professor), Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das disciplinas: Fitoterapia, Controle de qualidade físico químico e farmacologia
2009 - 2015
Faculdade de Santa LuziaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2012 - 07/2015
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II
-
02/2011 - 07/2015
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise Farmacêutica Instrumental e Controle de Qualidade Físico-Química
-
02/2010 - 07/2015
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Farmacognosia
-
08/2009 - 12/2014
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química orgânica II
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Farmacodinâmica I
2013 - 2015
VP Consultoria NutricionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação
Atividades
-
11/2013 - 07/2015
Ensino, Fitoterapia Funcional, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Fórmulas Farmacêuticas e Farmacologia Aplicada a Plantas Medicinais e Fitoterápicos
2012 - 2012
Pós-GraduarVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação
Atividades
-
09/2012 - 09/2012
Ensino, Nutrição Clínica: Evidências,Fundamentos e Terapia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos de Farmacologia, Drogas e Nutrientes, Princípios Ativos e Fitoterápicos em Nutrição
2016 - Atual
Instituto de Pós-Graduação e GraduaçãoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professo de Pós graduação
Outras informações:
Professor de Pós graduação de Gestão Industrial Farmacêutica Disciplina Controle de Qualidade Físico Químico
2019 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Técnico em Farmácia (TAE), Carga horária: 40
Outras informações:
Atua em técnicas cromatográficas como (UPLC e GC/MS), realizando desenvolvimento de métodos analíticos em matrizes alimentares e naturais;
Análise de metabólitos por GC/MS e UPLC de bebidas fermentadas;
Realiza manutenções básicas nos equipamentos: GC Agilent 7890B/ MS (5977A), HPLC Prominece (Shimadzu) e sistema de UPLC Waters Acquity.
2020 - 2021
Nova FaculdadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de disciplinas do curso de Farmácia: Físico química, Fisiologia
2025 - Atual
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de disciplinas do curso de Farmácia: Química Farmacêutica, Controle de Qualidade físico químico, Tecnologia de Alimentos, Análise Instrumental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gustavo Pereira Cosenza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?