Fernando da Silva Cunha

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Ilha Solteira (2010). Durante o curso de graduação foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) e densenvolveu Trabalho de Graduação, ambos os projetos na área de Proteção de Sistemas de Energia Elétrica.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Automação de Sistemas Elétricos

2013 - Atual

Instituto Nacional de Telecomunicações

Graduação em Engenharia Elétrica

2005 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: José Roberto Sanches Mantovani

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Mais - Sistema de Ensino

Ensino Fundamental (1º grau)

1993 - 2000

Centro Educacional SESI

Formação complementar

2011 - 2011

Treinamento dos equipamentos SEL-421 451 487B 487E. (Carga horária: 40h). , Schweitzer Engineering Laboratories, Comercial Ltda..

2010 - 2010

Sistema Automatizado de Teste de Proteção OMICRON. (Carga horária: 24h). , Adimarco Representações e Serviços Ltda.

2010 - 2010

Seg. em Instalações e Serviços com Eletricidade. (Carga horária: 40h). , Sistema energi@on-line.

2009 - 2009

Educação Financeira, módulo Master. (Carga horária: 6h). , BM&FBOVESPA.

2006 - 2006

PSPICE. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Circuitos Digitais. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2002

Windows, Word, Exel e PowerPoint. (Carga horária: 120h). , E.E Lourdes Pereira - Infolp.

1998 - 1998

Iniciação à Reparação e Manutenção Predial. (Carga horária: 120h). , Serviço Social da Indústria.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Participação em eventos

XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Desenvolvimento de uma Metodologia de proteção digital de sobrecorrente. 2009. (Congresso).

XV Reunião de Iniciação Cientifica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP.Desenvolvimento de uma Metodologia de Proteção Digital de Sobrecorrente. 2009. (Encontro).

XIV Reunião de Iniciação Científica. 2008. (Simpósio).

27º Semana da Engenharia Elétrica. 2008. (Oficina).

I Ciclo de Palestras e Exposição sobre Energia. 2007. (Outra).

25º Semana da Engenharia Elétrica. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CUNHA, F. S. ; MANTOVANI, J. R. S. . DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PROTEÇÃO DIGITAL DE SOBRECORRENTE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, F. S. ; MANTOVANI, J. R. S. . DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE PROTEÇÃO DIGITAL DE SOBRECORRENTE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CUNHA, F. S. . Algoritmo Genético Aplicado na Coordenação da Proteção de Sobrecorrente para Sistemas de Distribuição em Anel. 2010. (Trabalho de Graduação).

CUNHA, F. S. ; MANTOVANI, J. R. S. . Planejamento da expansão e confiabilidade da operação de sistemas elétricos, Proteção Digital de Sobrecorrente. 2009. (Relatório de pesquisa).

CUNHA, F. S. ; MANTOVANI, J. R. S. . Planejamento da expansão e confiabilidade da operação de sistemas elétricos, Proteção Digital de Sobrecorrente. 2009. (Relatório de pesquisa).

Prêmios

2009

Mensão Honrosa, XV Reunião de Iniciação Científica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Spin - Engenharia de Automação Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40

2010 - 2013

Eltman Engenharia e Sistemas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Testes de esquemas de proteção para sistemas elétricos de potência: conhecimentos básicos em teste de IEDs aplicados em geração, transmissão de energia elétrica e indústrias; testes funcionais em painéis de proteção e controle de bays; montagem de plataforma de testes para relés de proteção. Elaboração de listas de pontos para subestações de transmissão de acordo com o Submódulo 2.7 dos Procedimentos de Rede do ONS; teste em campo dos alarmes das subestações para validação da lista de pontos; levantamento de dados, em campo, para elaboração de listas de pontos. Implantação de esquemas de sinalização e telecomando de equipamentos de subestações de energia elétrica: execução de projeto de supervisão de estado de disjuntores, seccionadores e bloqueio/desbloqueio funções de proteção; execução de projeto de comando local e remoto de bloqueio/desbloqueio de funções de proteção e manobra de tapes de transformadores.

2010 - 2010

PREFEITURA DE ILHA SOLTEIRA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento da atividades de manutenção, da Diretoria de Obras e Serviços da Prefeitura de Ilha Solteira, em instalações elétricas de baixa tenão de prédios públicos e iluminação pública.

2008 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica

Outras informações:
Bolsista PIBC / CNPq / UNESP, no projeto intitulado "Planejamento da expansão e confiabilidade da operação de sistemas elétricos através de técnicas de otimização combinatorial e heurísticas", sob a orientação do Professor Dr. José Roberto Sanches Mantovani.