Thalitha Acioli de Brito
Possui graduação em Curso Superior Tecnológico em Radiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2010) e graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário - CESMAC (2009). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital e Maternidade Santo Antônio. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria, Obstetríca, Clínica Médica. Tem formação em Pilates. Pós Graduada em Fisioterapia Cárdio-respiratória Hospitalar e Ambulatorial, Neonatologia, e Pós Graduada em Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida.Pós Graduada Lato Sensu em Acupuntura. Pós Graduada Lato Sensu em Auriculoterapia Clínica. Pós graduada em secretariado e Escrituração Escolar.
Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Auriculoterapia Clínica
2023 - 2024
Grupo Focus de Educação
Título: sem monografia
Orientador: sem orientador
Especialização em Acupuntura
2022 - 2023
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya
Título: sem monografia
Orientador: sem orientador
Especialização em Secretariado e Escrituração Escolar
2021 - 2022
Faculdade IBRA de tecnologia
Título: sem monografia
Orientador: sem orientador
Especialização em Gestão em Ergonomia e Qualidade de Vida
2018 - 2019
Equaciona Treinamento e Desenvolvimento Ltda
Título: A incidência da síndrome de Burnout em fisioterapeutas intensivistas
Orientador: Maria do Amparo Marinho de Melo
Especialização em Neonatologia
2012 - 2014
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: Avaliação da dor em recém-nascidos - uma revisão de literatura
Orientador: Patricia Julimeire
Especialização em Cardiorrespiratória Hospitalar e Ambulatorial
2010 - 2011
Faculdade Integrada Tiradentes
Título: Avaliação da dor em recém-nascidos durante a fisioterapia - uma revisão de literatura
Aperfeiçoamento em Atualização em Fisiot. Pediátrica e Neo. ciclo 3
2015 - 2015
Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva
Título: -. Ano de finalização: 2015
Aperfeiçoamento em Atualização em Fisiot. Pediátrica e Neo. ciclo 2
2014 - 2015
Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva
Título: -. Ano de finalização: 2015
Aperfeiçoamento em Atualização em Fisiot. Pediátrica e Neonatal
2013 - 2014
Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva
Título: -. Ano de finalização: 2014
Graduação em Curso Superior Tecnológico em Radiologia
2006 - 2010
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas
Título: A importância de exames radiológicos específicos para o fisioterapeuta
Orientador: Daisy Costa Miranda Quagliatto
Graduação em Fisioterapia
2005 - 2009
Centro Universitário - CESMAC
Título: Avaliação do estado de saúde e acompanhamento fisioterapêutico em pacientes com insuficiência coronariana
Orientador: Patrícia Nobre Calheiros da Silva
Formação complementar
2017 - 2017
Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2016 - 2016
Formação Completa no Método Pilates. (Carga horária: 200h). , Instituto Brasileiro de Pilates, IBRA PILATES, Brasil.
2015 - 2016
APH Máster Internacional. (Carga horária: 180h). , Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas, CEPEM, Brasil.
2013 - 2013
Atualização do Manejo Clínico da Dengue. (Carga horária: 2h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação Clínica e Técnica para um correto posicionamento em cadeira de ro. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
2008 - 2008
Terapia Manual. (Carga horária: 100h). , UniMarques, UM, Brasil.
2008 - 2008
Bandagem Funcional. (Carga horária: 20h). , Fisioesporte, FE, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Liga de geriatria e gerontologia. , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Ergonomia e ginástica laboral. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
2007 - 2007
I Curso Introdutório da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Geriatria e Gero. (Carga horária: 11h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
2007 - 2007
Dor: abordagem atual, desafios e oportunidades para médicos, gestores. , Aliviador, AD, Brasil.
2006 - 2006
Massoterapia e relaxamento corporal. (Carga horária: 30h). , Fonteclinica, FC, Brasil.
2006 - 2006
Iniciação ao SETAI (Quiropraxia Jsponesa). (Carga horária: 20h). , Fonteclinica, FC, Brasil.
2006 - 2006
Drenagem linfática corporal manual. (Carga horária: 20h). , Fonteclinica, FC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
BRITO, T. A. . Tomografia: O que devemos saber?. No dia 13 de outubro, com duração de 2 horas. 2008. (Outro).
Participação em eventos
III Jornada Alagoana de Técnicas em Diagnóstico por Imagem (JOTEDI-AL). 2010. (Outra).
II Congresso Acadêmico do CESMAC. 2009. (Congresso).
4º Congresso Internacional de Fisioterapia, 4º Simpósio Brasileiro sobre o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, 1º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Clínica e 2º Meeting sobre Empreendedorismo em Fisioterapia .. 2008. (Congresso).
I Congresso Acadêmico do CESMAC. 2008. (Congresso).
II Simpósio Sobre Doenças da Globalização. 2008. (Simpósio).
I Jornada Alagoana de Técnicas em Diagnóstico por Imagem. 2008. (Outra).
I Simpósio de Atualização em Fisioterapia Cardio-Respiratória. 2008. (Simpósio).
Tomografia: O que devemos saber?Realizada no auditório do espaço cultural da antiga reitoria, no dia 13 de outubro, com duração de 2 horas. 2008. (Outra).
Ação Saúde Cesmac. 2007. (Outra).
II Semana Acadêmica da FCBS e I Jornada de Iniciação Científica. Mini-curso: Atendimento aos pacientes com necessidades especiais: uma visão multidisciplinar. 2007. (Outra).
Palestra: Como eu trato urgências ortopédicas. 2007. (Outra).
V jornada de fisioterapia. Mini-curso FNP. 2007. (Outra).
I semana acadêmica - FCBS. 2006. (Outra).
IV jornada de fisioterapia e curso de postura: noções de avaliação e diagnóstico. 2006. (Outra).
XII Eneefisio - Curso terapia manual. 2006. (Encontro).
XII Eneefisio - Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia. 2006. (Encontro).
Orientou
Ganhos funcionais da mobilização precoce em ambientes de terapia intensiva e enfermarias após cirurgia cardíaca; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Cidade de Maceió; (Orientador);
Abordagem do Método Kabat da paralisia facial de Bell; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Cidade de Maceió; (Orientador);
O impacto da inserção do fisioterapeuta na equipe multiprofissional nas unidades de urgência e emergência; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thalitha Acioli de Brito;
Os benefícios do ultrassom terapêutico na síndrome do túnel do carpo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Cidade de Maceió; Orientador: Thalitha Acioli de Brito;
Efeitos da mobilização precoce no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Cidade de Maceió; Orientador: Thalitha Acioli de Brito;
Os benefícios da reabilitação com realidade virtual em pacientes acometidos pela doença de Parkinson; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Cidade de Maceió; Orientador: Thalitha Acioli de Brito;
Eficiência terapêutica dos exercícios físicos intradialíticos em pacientes com doença renal crônica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Cidade de Maceió; Orientador: Thalitha Acioli de Brito;
Produções bibliográficas
-
BRITO, T. A. . Assistência precoce da fisioterapia na UCI neonatal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, T. A. ; COSTA, R. C. ; SILVA, Patrícia Nobre Calheiros da ; COSTA, Cinthia Maria Xavier . Acompanhamento fisioterapêutico na fibrose cística - relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, R. C. ; BRITO, T. A. ; SILVA, Patrícia Nobre Calheiros da . : Avaliação do estado de saúde e acompanhamento fisioterapêutico em pacientes com insuficiência coronariana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, T. A. ; WANDERLEY, T. ; COSTA, R. C. . Comparação da funcionabilidade após a fisioterapia numa paciente com síndrome pós-pólio - relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, R. C. ; BRITO, T. A. . Proposta de um programa cinesioterapêutico como prevenção dos transtornos cumulativos laborais em motoristas de ônibus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, T. A. . Estimulação precoce no RN crítico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2009
2º lugar na categoria comunicação oral - Acompanhamento fisioterapêutico na fibrose cística - relato de caso, Centro de Estudos Superiores de Maceió.
2008
1° lugar na categoria pôster - Proposta de um programa cinesioterapêutico como prevenção dos transtornos cumulativos laborais em motoristas de ônibus, Centro de Ensino Superior de Maceió.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
HOSPITAL E MATERNIDADE SANTO ANTONIOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2010 - 2011
HOSPITAL E MATERNIDADE SANTO ANTONIOVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 15
Outras informações:
Área hospitalar (UCI- unidade de cuidades intermediários neonatal; clínica médica - geriatria, neurologia, oncologia; pós-cirúrgico de urologia e ginecologia; obstetrícia - pré-parto, peri-parto e pós-parto, reabilitação cardíaca e respiratória).
2011 - 2012
CLÍNICA INFANTIL SANTA MARIAVínculo: Serviço terceirizado, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 15
2010 - 2011
CLÍNICA INFANTIL SANTA MARIAVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuação em enfermaria pediátrica (nas áreas de respiratória, neurologia). Em Unidade de Cuidados Intermediários com recém-nascidos.
2010 - 2013
Clínica FisioteravidaVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Área ambulatorial (pediatria,cárdio-respiratória, neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia).
2009 - 2009
Clínica FisioteravidaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2009 - 04/2009
Estágios , Clínica Fisioteravida.Estágio realizado, Estágio extracurricular nas áreas de Traumatologia, Ortopedia, Neurologia, Pediatria.
2008 - 2008
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MACEIÓVínculo: Monitora de cinesioterapia, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 492
Atividades
-
03/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ensino Superior de Maceió, Centro de Ensino Superior de Maceió.Atividade realizada, Monitoria em Cinesioterapia.
2007 - 2008
Clínica de Tratamento da DorVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 60
Outras informações:
Nas áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Neurologia.
Atividades
-
08/2007 - 01/2008
Estágios , Clínica de Tratamento da dor.Estágio realizado, Estágio extracurricular na área de Traumatologia, Ortopedia.
2007 - 2008
Hospital Escola Portugal RamalhoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 72
Outras informações:
Ergonomia e ginástica laboral.
Atividades
-
08/2007 - 01/2008
Estágios , Hospital Escola Portugal Ramalho.Estágio realizado, Estágio extracurricular em Ginástica Laboral e Ergonomia.
2007 - 2007
Hospital Universitário Professor Alberto AntunesVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 120
Outras informações:
Unidade de Terapia Intensiva adulto e neonatologia.
Atividades
-
08/2007 - 11/2007
Estágios , Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.Estágio realizado, Estágio em respiratória nas UTIs adulto e neonatal.
2007 - 2007
Universidade Aberta a Terceira Idade da UncisalVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 36
Outras informações:
Ergonomia e ginástica laboral.
Atividades
-
08/2007 - 10/2007
Estágios , Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas.Estágio realizado, Estágio em Ginástica Laboral e Ergonomia.
2015 - 2018
Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências MédicasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente e Coordenadora
2017 - 2024
Faculdade Alagoana de AdministraçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta - Preceptor de Estágio, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thalitha Acioli de Brito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?